PDA

Ver Versão Completa : oneomania



Rafa Davidson
26-12-08, 19:10
Compras por compulsão: consumidor pode estar doente sem saber!


Falar em compras por compulsão pode parecer uma simples questão de mau hábito. Mas, conforme destaca a Serasa em seu guia contra a inadimplência, não é apenas este o grande problema das pessoas.

Doente, eu?
Comprar pelo puro prazer de gastar, por modismo, status etc, seja qual for o motivo dos seus gastos, se o seu dinheiro vai embora indiscriminadamente então você pode estar sofrendo de uma doença chamada "oneomania".
De acordo com o neuro-psicólogo Daniel Fuentes, coordenador de Ensino e Pesquisa do Ambulatório do Jogo Patológico e Outros Transtornos do Impulso (AMJO), do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas, a doença atinge mais as mulheres: quatro para cada homem.
Não foi encontrada uma razão especial para o fato, mas acredita-se que fatores culturais estão associados à compra por compulsão. Para se ter uma idéia da gravidade do problema, um oneomaníaco sente no efeito de comprar a mesma sensação que um usuário de drogas!
Além disto, como tal, a demora para aceitar o problema é muito comum, chega a levar mais de 10 anos, conforme destaca a Serasa. O grande problema é que somente quando perde o controle da situação é que o comprador compulsivo então busca ajuda médica ou de grupo, como os Devedores Anônimos.
A entidade até elaborou um questionário para avaliar o grau de compulsividade das pessoas com relação ao dinheiro, que serve para alertar aqueles que não estão seguros de ter ou não o problema.

Trabalho sério
Fundado em 1967 nos EUA, o grupo de auto-ajuda possui um trabalho sério de reabilitação destas pessoas, ajudando os devedores a lidar melhor com o planejamento orçamentário. No Brasil desde abril de 1997, o grupo presta serviços em São Paulo, Paraná e Rio de Janeiro, e deve chegar a Minas Gerais e Bahia em breve.

Em reuniões semanais que duram cerca de duas horas, as pessoas trocam experiências e desabafam com outros consumidores que sofrem do mesmo impulso pelo consumo.

Ainda segundo a Serasa, cerca de 3% da população brasileira sofrem deste mal. Na população geral, este percentual varia de 1,1% a 5,9%.

Fonte: www.infomoney.com.br
_________________

Eu tô tentando não chegar a esse ponto, mas é difícil resistir, só pra vcs terem uma ideia eu tenho quatro celulares (tinha seis, mas dei um pro meu pai e outro pra minha mãe), um mp4, um mp3, duas cameras digitais, sou viciado em comprar eletronicos, mas as vezes dá vontade de comprar roupa ou qualquer porcaria que aparece, dá uma sensação de alivio, uma certa euforia, já cheguei a pagar R$ 954,00 de um cartão de crédito, dificil eu sair de casa e não voltar com alguma coisa, o pior é admitir pra si mesmo que precisa se tratar, o que tem me segurado mais é a compra da moto, CNH e todas essas coisas, se não fosse isso... :d

se servir pra alguém fica ae o relato...

moisespatriarca
26-12-08, 19:20
Serviu sim :OK:
E onde eu consigo esse guia contra a inadimplência? :#

Rafa Davidson
26-12-08, 19:22
Serviu sim :OK:
E onde eu consigo esse guia contra a inadimplência? :#


isso ae eu num sei :#

moisespatriarca
26-12-08, 19:24
Não que eu seja assim (fase de negação :G ), mas é sempre bom se manter informado. :drool:

Se alguém souber , por favor, me mande!!! :OK:

Rafa Davidson
26-12-08, 19:26
Não que eu seja assim (fase de negação :G ), mas é sempre bom se manter informado. :drool:

Se alguém souber , por favor, me mande!!! :OK:


eu nunca cheguei a ficar devendo, mas vivo pagando contas uahuahua

:s

Roni Breda
27-12-08, 00:35
No site do banco itau, tem uma apostila sobre credito consciente, é muito boa para ler

superkyo
27-12-08, 01:41
Com certeza naum devo ter essa doença até pq sou meio pão duro com oq eu naum gosto, exemplo roupa e tenis q eu uso até desfazer, pra ter uma idéia tenis de sair eu comprei um em 1999 e usei até 2005 quando tive q trocar pq fui no PETAR ( andar em cavernas, rios, etc ) e destruiu o tenis, dai comprei outro q estou até hj e já está desfazendo tenis ruim ( um durou 6 anos e só destruiu por causa do PETAR, esse só de uso normal tá acabando com 4 anos só )

Agora com oq eu gosto q é ELETRONICOS eu passo mta vontade de comprar, só pra ter uma idéia na minha lista de espera constam : comera fotografica digital, filmadora digital e PC novo........

Mas eu fico só na vontade, me controlo mais pq naum tenho grana e ficar gastando dos pais eu naum consigo.......

pickloco13
27-12-08, 08:30
Eita os caras estao gerando até lista de compras por aki
rsrsrsrsrsrsrs

Rafa Davidson
27-12-08, 10:09
Com certeza naum devo ter essa doença até pq sou meio pão duro com oq eu naum gosto, exemplo roupa e tenis q eu uso até desfazer, pra ter uma idéia tenis de sair eu comprei um em 1999 e usei até 2005 quando tive q trocar pq fui no PETAR ( andar em cavernas, rios, etc ) e destruiu o tenis, dai comprei outro q estou até hj e já está desfazendo tenis ruim ( um durou 6 anos e só destruiu por causa do PETAR, esse só de uso normal tá acabando com 4 anos só )

Agora com oq eu gosto q é ELETRONICOS eu passo mta vontade de comprar, só pra ter uma idéia na minha lista de espera constam : comera fotografica digital, filmadora digital e PC novo........

Mas eu fico só na vontade, me controlo mais pq naum tenho grana e ficar gastando dos pais eu naum consigo.......


ainda bem que não gasto a grana dos meus pais e por enquanto tô me controlando, mesmo tento um celular novo na mira auhahuaa

DOUGLAS 00
27-12-08, 10:34
Por isso que o capitalismo deu certo: Vivemos para ter.

Pelo fato de a vida não ter muito sentido, (não vou entrar no assunto "religião") o prazer que o consumo proporciona é inegável. As vezes aspiramos mudanças, e o simples fato de comprar um celular gera prazer e alivia nossas inseguranças.

Rafa Davidson
27-12-08, 13:10
Por isso que o capitalismo deu certo: Vivemos para ter.

Pelo fato de a vida não ter muito sentido, (não vou entrar no assunto "religião") o prazer que o consumo proporciona é inegável. As vezes aspiramos mudanças, e o simples fato de comprar um celular gera prazer e alivia nossas inseguranças.



são as doenças de vida moderna, compulsões, anorexia, bulimia...

Cyber
27-12-08, 15:42
achei que oneomaniaco seria uma pessoa fanática por produtos da One Industries (http://www.oneindustries.com/)

moisespatriarca
27-12-08, 16:22
Por isso que o capitalismo deu certo: Vivemos para ter.

Pelo fato de a vida não ter muito sentido, (não vou entrar no assunto "religião") o prazer que o consumo proporciona é inegável. As vezes aspiramos mudanças, e o simples fato de comprar um celular gera prazer e alivia nossas inseguranças.



Eu sei exatamente o que é isso, só a possibilidade de comprar peças pra consertar minha motoca já está me deixando maluco :G

:lol:

Rafa Davidson
27-12-08, 22:41
achei que oneomaniaco seria uma pessoa fanática por produtos da One Industries (http://www.oneindustries.com/)


:0_0:

tu é maluco postar um link desses aqui? :d

Furious VIPER
27-12-08, 22:59
Confesso q não me entra na cabeça a pessoa gastar mais do q ganha!
Entendo que isso seja um problema... uma doença... mas é estranho acreditar qdo é com os outros. Se fosse comigo certamente eu entenderia e não gostaria nada nada.
Só digo q mulher q gasta demais não tem chance comigo. Eu qro trabalhar muito, estudar muito, construir um império, ter um nome a zelar na minha área de atuação.. e ter grana sim, mta grana, mas deixar pelo menos mais 2 gerações garantidas de dinheiro... afinal as necessidades básicas estão cada vez mais caras e meus futuros filhos/netos não tem culpa nenhuma disso.

cabra de brasilia
28-12-08, 15:37
Já fui de ir pra rua e não conseguir voltar sem comprar algo......graças a Deus não sei porque motivo nunca fiz dívidas......mas o dinheiro que entrava saia.......certo dia falei que ia parar com isso e pronto.....parece brincadeira ou mágica mas foi simples assim!.......hoje entro em um hipermercado ou shopping já vou naquilo que eu preciso ou quero e pronto!......não fico sapeando sobre as prateleiras/vitrines ou olhando promoções........porém ainda sou viciado em celular e comida......não a toa que estou 20 e tantos kg acima do peso......porém dei um basta em celular chega......comprei um Nokia de 180 Reais e disse que esse só troco quando quebar ou a bateria for pro pau.......chega.......o ano de 2009 não vou fazer promessas nem expectativas...simplesmente vou fazer as coisas e pronto.......nada de compras bestas......vou parar de comer na rua (nada nada só com besteiras alimentícias gasto uns 150 mensais!)......e se Deus quiser um trampo melhor e que eu consiga comprar minha motinha nem que seja uma Dafra Speed/Kansas...........

Agorinha um colega meu gente fina pra cacete me liga aqui (domingão 16:00 sol filé) pra ir lá nas quebradas dele...lugar massa tem um lago artificial com barzinhos ao redor e tal......como vou?.....ficar meia hora na parada de ônibus aqui do lado de casa e ainda tenho de pegar outro ônibus pra chegar lá.....enfim iria chegar se tivesse sorte as 18:00 de moto eu estaria as 16:45..........pô final de sumana sem uma motinha pra curtir é mal.......... :s ....................mas tem de ser uma motinha.......com 20 conto ando mais de 200 Km........

Rafa Davidson
28-12-08, 15:54
Já fui de ir pra rua e não conseguir voltar sem comprar algo......graças a Deus não sei porque motivo nunca fiz dívidas......mas o dinheiro que entrava saia.......certo dia falei que ia parar com isso e pronto.....parece brincadeira ou mágica mas foi simples assim!.......hoje entro em um hipermercado ou shopping já vou naquilo que eu preciso ou quero e pronto!......não fico sapeando sobre as prateleiras/vitrines ou olhando promoções........porém ainda sou viciado em celular e comida......não a toa que estou 20 e tantos kg acima do peso......porém dei um basta em celular chega......comprei um Nokia de 180 Reais e disse que esse só troco quando quebar ou a bateria for pro pau.......chega.......o ano de 2009 não vou fazer promessas nem expectativas...simplesmente vou fazer as coisas e pronto.......nada de compras bestas......vou parar de comer na rua (nada nada só com besteiras alimentícias gasto uns 150 mensais!)......e se Deus quiser um trampo melhor e que eu consiga comprar minha motinha nem que seja uma Dafra Speed/Kansas...........

Agorinha um colega meu gente fina pra cacete me liga aqui (domingão 16:00 sol filé) pra ir lá nas quebradas dele...lugar massa tem um lago artificial com barzinhos ao redor e tal......como vou?.....ficar meia hora na parada de ônibus aqui do lado de casa e ainda tenho de pegar outro ônibus pra chegar lá.....enfim iria chegar se tivesse sorte as 18:00 de moto eu estaria as 16:45..........pô final de sumana sem uma motinha pra curtir é mal.......... :s ....................mas tem de ser uma motinha.......com 20 conto ando mais de 200 Km........


Honda POP