PDA

Ver Versão Completa : Junta de cabeçote mais fina



Tqf2
28-12-08, 23:31
Olá galera,

Preciso de uma juda de vocês..

Quero melhorar a taxa de compressão da minha moto, e pra isso tenho algumas opções:
1- Rebaixar o cabeçote;
2- Colocar uma junta de cabeçote mais fina;
3- Retira a junta e colocar apenas cola.

Bom..
A 1ª, eu não tenho coragem não, pois rebaixar... é irreversível..

A 2ª opção seria a melhor, pois com uma junta mais fina ficaria bem melhor, o problema é que não encontro uma junta dessas pra comprar, e é aí que quero a ajuda...
Onde compro uma junta mais fina????

A 3ª, tenho medo de vazar tudo...

Então... Alguém me indica um lugar pra comprar essa junta mais fina........?

PS: Lembrando que minha moto é uma Yamaha Fazer 250cc
Abraços.

watsoncol
28-12-08, 23:32
QUal o objetivo? Se melhorar a taxa de compresão o que muda?

Diego.fcs
28-12-08, 23:33
Quando peguei minha moto ela estava com essa cola, aquele silicone vermelho. Num vaza não, já pensei em fazer isso para testar. É só pegar um bom mecânico que ele tem a manha e faz certinho... Já vi usar muito em carros/motos antigos, já que num acha mais a junta e usa esse silicone.

Ivan RJ
29-12-08, 00:23
É o silicone para alta temperatura, mas vc pensa que irá ganhar o que fazendo isso? Absolutamente nada, e caso o pistão de um toque em uma das válvulas...
Não seria melhor fazer uma excelente revisão na sua moto, com um mecânico competente? Vc não acha que sua moto já anda mais que o suficiente para o nosso transito e nossas ruas e estradas? Não seria melhor comprar um kit para a Fazer? Não seria melhor partir para uma Comet 250 ou GS 500?
Um grande abraço a todos os irmãos.

thiago proton.
29-12-08, 00:31
Se isso ajudar

As juntas e as colas químicas, utilizadas para proporcionar a perfeita vedação do cabeçote do motor e de outros componentes do veículo, como transmissão e diferencial, têm aplicações apropriadas que devem ser respeitadas pelo profissional na hora da substituição. Essas peças desempenham a importante função de impedir o vazamento de fluídos e gases, e ainda distribuem uniformemente a temperatura dentro do motor.



Atualmente existem dois tipos de juntas no mercado: as sólidas, construídas a partir de vários metais, como o revestido de borracha, papelão hidráulico, beater, borracha e cortiça aglomerada com borracha; e as líquidas, conhecidas também como cola ou trava química, que têm como base ingredientes como o silicone, vamac e flúor. Apesar de terem características próprias, as juntas, como todos sabem, devem ser trocadas toda vez que a peça for aberta.

A principal diferença entre as juntas é a maneira na qual executam a vedação, que no caso das sólidas é feita por esmagamento ou compressão, e nas líquidas por adesão. A aplicação correta depende da estrutura do sistema, ou seja, do projeto que a montadora desenvolveu para o componente.

Vale lembrar que alguns veículos novos saem da linha de montagem com a junta líquida em determinadas partes, enquanto os modelos mais antigos que já estão em trabalho, utilizam juntas sólidas. O mais importante, entretanto, é procurar sempre por produtos originais e de qualidade garantida, que tenham as especificações descritas na embalagem.

O que tem no mercado

A evolução das juntas acompanhou o crescimento da indústria automotiva, afinal, têm a responsabilidade de durar muito mais e ter melhor desempenho, isso porque os motores trabalham em regimes mais severos e os prazos de garantia da montadora foram estendidos.



Na Sabó, a tecnologia mais atual em termos de vedação são as juntas metálicas MLS, que são múltiplas lâminas de metal revestidas de borracha, ou as do tipo SLS, formadas por uma única lâmina de metal revestida ou não de borracha.

A Elring Klinger fabrica as juntas de cabeçote Metaloflex (multicamadas), compostas de várias camadas de metal envolvidas em elastômero. "O sistema de juntas com vedação elástica nos entalhes possibilita a redução de vibração, com isso, menor consumo de óleo. Juntas com espessuras variáveis são utilizadas para otimizar a queima de combustível e, assim, reduzir a emissão de hidrocarbonetos. Para os motores diesel, principalmente os de altíssima compressão, essa tecnologia é ideal", analisa Pedro Bighetti, coordenador técnico - aftermarket da marca.



As juntas top de linha da marca Victor Reinz, do grupo Affinia, são do tipo multi-layer, ou seja, montadas em camadas metálicas, 100% livres de amianto e voltadas para aplicação na maioria das marcas. A empresa acredita que as novas tecnologias em juntas automotivas são as "inteligentes", que usam sensores para monitorar a temperatura da câmara de combustão e a detonação.

Em relação às juntas líquidas de silicone, Felício Cintra, consultor de Novos Negócios da Timken, que comercializa as travas da Permatex, comenta que nos motores modernos, as juntas sofrem mais micro-movimentos devido à alta temperatura e é necessário um sistema de vedação muito eficiente. "O silicone, por ter resistência elevada, forma uma barreira impermeável e quando aplicado compensa essas vibrações, diz".

No caso das juntas líquidas, a Henkel, que produz as colas da Loctite, afirma que a tendência é a utilização de juntas pré-aplicadas e pré-curadas, como as do tipo CIPG "Curing In Place Gasket", que são anaeróbicas com maior flexibilidade, e os adesivos com base em Poliuretano e MS (modified silanes).

Trocando as juntas

As principais circunstâncias em que as juntas precisam ser substituídas são quando o componente precisa de uma retifica e em casos de irregularidade no funcionamento, que provoque danos ou vazamentos, como superaquecimento, quebra da correia dentada, de parafusos ou prisioneiros, no caso dos cabeçotes.



"As juntas devem atender ao tempo de vida do motor, por isso é recomendável fazer a checagem dos sistemas de vedação no mínimo a cada 1 mil km ou dois meses para veículos que rodam pouco, isso para verificar se não há desgaste prematuro, cujas causas estão relacionadas com a montagem incorreta do produto ou mau uso do motor", comenta Luiz Freitas, gerente de Marketing da Sabó.

De acordo com a Elring Klinger, uma junta de cabeçote deve durar entre 80 mil km e 100 mil km, em condições normais de trabalho. Porém, fatores externos como o tipo do combustível e do lubrificante utilizados, as condições do líquido de refrigeração e a falta de manutenção preventiva também comprometem o componente. "A junta de cabeçote é a parte principal da vedação entre cabeçote e bloco, um conjunto que trabalha com altas pressões e altas temperaturas", enfatiza o coordenador.

Juntas sólidas

Os componentes de vedação exigem muita atenção tanto no manuseio quanto na montagem. De acordo com a Sabó, o profissional deve ter cuidado ao manusear as juntas, além de fazer o armazenamento em local fresco e livre de umidade, para não danificar nem deformar a peça. Na aplicação, deve-se tomar muito cuidado e seguir as instruções de montagem na embalagem do produto ou do fabricante do veículo. "Estes cuidados envolvem o torque dos parafusos, a seqüência de aperto, a planicidade ou rugosidade das flanges e a limpeza das superfícies de contato com a junta", explica Freitas.




Para completar as dicas, a Elring Klinger indica o seguinte: manter a junta sempre na sua embalagem original até o momento da instalação, estocar em prateleiras limpas e planas e não colocar volumes pesados sobre as juntas armazenadas.

A aplicação de produtos incorretos pode trazer sérios problemas para o conjunto, inclusive a perda total. Inicialmente ocorre vazamento de fluidos (água, óleo ou gases de combustão) para dentro ou fora do sistema. No entanto, algumas falhas podem ser detectadas por meio dos indicadores de temperatura e pressão de óleo no painel de instrumentos, vestígio de vazamento de fluidos no sistema e baixo desempenho, barulho excessivo e funcionamento irregular.

Para a Victor Reinz, é muito difícil fazer montagem errada da junta, pois tem as furações e tamanhos iguais aos da parte onde será montada O torque errado é que pode causar vazamentos ou mesmo queima da peça, no caso da junta de cabeçote.

Nao deixem de ver as fotos e as montagens passo a passo do motor no site da revista- O Mecanico:

http://www.omecanico.com.br/modules/revista.php?recid=98&edid=9

CHIDERA
29-12-08, 00:48
axo q ele num ker taxar para aumentar o desempenho...e sim porq ele põe alcool no tanque num eh issu memu Tqf2????C for isso tbm estive pensanod em colokar minha 150 no alcool e taxar ela jah q o motor tem apenas 6 mil km e num vejo problemas nisso axo q guenta um bukado...jah tive uma titan 97 no alcool soh com aumento de gicles e nada de taxa fikou razoavel para oq eu kria economia na alta tbm num tenho doq reclamar soh senti q quando qria torque mesmo ela da uma embaralhada e depois desenvolvia...axo q taxando deve fikar quase perfeito...

qnt a tirar soh uma ju ta sera q jah resolve oproblema???

V0LK0V
29-12-08, 05:49
tem uma resposta bem explicada do thiago ali em cima.

Na CB400 eu substitui algumas juntas originais pela junta liquida (uma branca), inclusive a do cabeçote, nao teve vazamentos nem em usos extremos.

Tqf2
29-12-08, 07:27
axo q ele num ker taxar para aumentar o desempenho...e sim porq ele põe alcool no tanque num eh issu memu Tqf2????C for isso tbm estive pensanod em colokar minha 150 no alcool e taxar ela jah q o motor tem apenas 6 mil km e num vejo problemas nisso axo q guenta um bukado...jah tive uma titan 97 no alcool soh com aumento de gicles e nada de taxa fikou razoavel para oq eu kria economia na alta tbm num tenho doq reclamar soh senti q quando qria torque mesmo ela da uma embaralhada e depois desenvolvia...axo q taxando deve fikar quase perfeito...

qnt a tirar soh uma ju ta sera q jah resolve oproblema???


Isso mesmo..

Pessoal, não quero taxar a moto pra andar mais, ou ficar fazendo racha ou qualquer outra coisa banal..

É pq eu ando em média 1.000 km por semana e daí rodo com uma mistura de 70% de alcool...

Todos sabemos que pra uma melhor eficiência, o alcool necessita de uma taxa de compressão maior, poir isso é que preciso dessa dica...... :D

ricardowillemann
29-12-08, 08:31
Amigo

a nossa gasolina jah tem uma grande quantidade de alcool e vc ainda mistura 70% em moto original ?

mecheu oq no motor ? q bico esta usando ?

CHIDERA
29-12-08, 08:36
tah origi memu foi batizando aos poucos...

superkyo
29-12-08, 08:48
Eu tento, mas naum entendo pq tem gente q coloca alcool em moto a gasolina, pior q é mto, mais mto mais comum do q eu imaginava to ficando até com medo com a quantidade de gente q ando vendo q faz isso em moto 250cc ( tava pensando em pegar uma usada )

Tqf2
29-12-08, 10:54
Eu tento, mas naum entendo pq tem gente q coloca alcool em moto a gasolina,... (continua)


Por 2 motivos:

Primeiro e principal: Economia, visto que ando mais de 1.000KM por semana e no alcool essa moto faz praticamente quase a mesma Km/l do que com gasolina (28 contra 25) sendo que o alcool é 50% do preço da gasolina.

Segundo: O alcool é muito menos poluente que nossa gasolina, a moto trabalha (não sei pq) mais macia, com menos barulho.

Antes que falem dos possíveis problemas... Já estou ciente e já disse isso em diversos tópicos, sei do risco de andar no alcool e assumo todos eles.

Apenas queria abrir a cabeça da moçada que alcool é o combustível do futuro e não sei pq não sai de fábrica motos a alcool.

Bom mas esse tópico não é pra isso, certo.........?

Falei com um mecânico e ele me disse que há possibilidade de fazer uma junta..... :0_0: isso confere..?

ricardowillemann
29-12-08, 10:57
Sim

vc pode mandar fazer uma junta sob-medida

ai sim ficava bom o serviço

CiclopeX
29-12-08, 11:26
Quais as circunstancias de se usar alcool na moto? quais os requisitos para se utilizar essa mistura??

jhol
29-12-08, 14:22
Tqf2 mano faz isso nao
se tua moto fosse carburador dava pra fazer sim
mas IE nao da nao
vai ter q troca a bomba de combustivel por uma bomba pra alcool se existi essa bomba pra moto
vai ter q troca o bico injetor se existi tbm
vai ter q faze gambiarra pra moto anda sem falhas
pra péga de manha
aaa resumindo tem q mexe muita coisa pra coloca moto IE a alcool

talvez ajude oq eu falei nao so mecanico de moto mas sim de carro
melhor procurar um mecanico de moto q tenha experiencia com IE

Tqf2
29-12-08, 14:48
Tqf2 mano faz isso nao


ô cara, valeu pela preocupação..

MAs ela já roda com essa mistura faz tempão... mais de 20.000KM....... :0_0:

Quero apenas melhorar a taxa de compressão dela agora.... pra daí sim ficar 100%

Ah, ela num dá trabalho nenhum de manhã, num falha, não engasga, nem nada.. o POwered é testemunha do que falo, pq direto damos uns rolê de moto...

V0LK0V
29-12-08, 15:53
quando o alcool terminar de corroer o tanque, o bico e outras peças de sua moto venha aki e relate ok.

pq eu digo isso? pq as pessoas tem que entender que o alcool que vem na bomba e o HIDRATADO, e o que vem na gasolina e o anidrio que e puro, ou seja o HIDRATADO vem misturado 5% de agua, essa é a agua que corroe tudo, por isso que veiculos a alcool tem tratamento no tanque, e em todo o sistema que tem contato com o combustivel...

Tqf2
29-12-08, 18:22
quando o alcool terminar de corroer o tanque, o bico e outras peças de sua moto venha aki e relate ok.



OK :D

Sei disso... e como disse: Eu estou assumindo todos os riscos... :P

Bom galera.. Acho que esse tópico desviou do assunto que pretendia...

Vim pedir ajuda pra galera, pra me indicarem uma junta mais fina, ou como fazê-la e tal,,, mas praticamente só estamos falando do alcool...

Tqf2
29-12-08, 18:24
Moderadores...

Se quiserem podem trancar esse tópico...... :offtopic:

O assunto foi totalmente distorcido :d

BrunoDias
29-12-08, 18:37
Topico trancado a pedido do autor