PDA

Ver Versão Completa : Como detectar "fim" da embreagem ?



higoff
31-12-08, 15:48
Pessoal,

Minha moto está com 12600 Km, com embreagem original.
Ando muito com garupa, muitas das vezes no anda e para do trânsito do RJ. Como eu faço pra perceber se a embreagem está chegando ao final da sua vida útil ? Existe algum teste, seja ele técnico ou até mesmo algum indício que eu mesmo possa perceber no dia a dia ?

Qual é a quilometragem média que dura a embreagem de uma CG Sport ?

Abs e obrigado !

ammanzoli
31-12-08, 16:04
amigo acabando creio que nao ... a nao ser que seja um defeito de fabrica ou mal uso(que mais provavel) mas em media ela dura de 60 mil KM para mais ... mas e dificil dizer o quanto .... de qualquer forma procura ver se ela nao esta muito alta (mal regulada) ex. vc mal emcosta na embreagem e ela ja sobre o giro do motor ... ou so depois que vc aperta mais ... se foi so emcontando manda regular .. caso ela estaja sendo acionada mais baixo ..esta certo ... agora para saber realmente se ela esta com defeito ... e barulho entrando ao acionar .. ou ate mesmo depois de vc solta ela toda .. vc acela e motor sobe o giro porem nao anda .. e pq vai ter que tr5oca ..... mas antes procure regular


bom axo da para enteder ne rsrs :lol: :lol: :lol: :drool: :drool: :drool:

Furious VIPER
31-12-08, 16:09
Dicas:
-Sempre pare a moto no NEUTRO para não ficar usando a embreagem nem o cabo.
-Evite "queimar embreagem"... akelas aceleradas com a embreagem pressionada enqto anda com a moto.
-Cabo sepre bem lubrificado.
-Embreagem sempre regulada, não muito no fim nem no início do curso do manete.

Não sei detectar o fim da embreagem tb, vou ficar de olho no tópico.

moisespatriarca
31-12-08, 16:15
Geralmente é quando ela patina, ou seja, vc solta o manete mas a moto não anda, ou custa pra sair do lugar, principalmente em primeira marcha, ou quando dá trancos ao tentar trocar de marcha (em algumas motos ela dá tranco pra engatar a primeira, mas isso muitas vezes é só questão de regulagem da embreagem ou até da marcha lenta que está baixa demais :OK:)

Mas 12mil/lm é pouco pra ferrar ela, a não ser que vc queime a embreagem demais.

Mantenha ela sempre regulada. Você tem o manual dela, geralmente no manual vem indicando qual é a folga ideal pra se deixar a regulagem, mas um bom mecânico vai te dizer qual a melhor maneira , ou espera mais um pouco que alguém aqui com certeza sabe :OK:

higoff
01-01-09, 07:30
de qualquer forma procura ver se ela nao esta muito alta (mal regulada) ex. vc mal emcosta na embreagem e ela ja sobre o giro do motor ... ou so depois que vc aperta mais ...



Isso realmente não ocorre, ammanzoli. Acho que a regulagem tá certinha, pois existe uma certa folga entre o o acionamento da manete e o da embreagem em si.




Mas 12mil/lm é pouco pra ferrar ela, a não ser que vc queime a embreagem demais.



Eu até ando direitinho. Pelo menos eu acho que não queimo embreagem... rs... Mas é que ando quase sempre com a esposa, e acredito que com garupa a embreagem seja um pouco mais exigida. De uns tempos pra cá, não sei se é impressão minha, mas sinto que a arrancada dela está mais "xoxa" quando estou com garupa.



Dicas:
-Sempre pare a moto no NEUTRO para não ficar usando a embreagem nem o cabo.
-Evite "queimar embreagem"... akelas aceleradas com a embreagem pressionada enqto anda com a moto.
-Cabo sepre bem lubrificado.
-Embreagem sempre regulada, não muito no fim nem no início do curso do manete.

Não sei detectar o fim da embreagem tb, vou ficar de olho no tópico.


Furious,

Na verdade nunca entendi pq alguns motociclistas dão aquelas aceleradinhas na redução de marcha, mas já achava que não era boa coisa... rs... De qualquer jeito, não tenho o costume de fazer isso e o resto das suas dicas só não me preocupo até agora com a lubrificação do cabo. O que vc recomenda ? Um WD40 ?

Abs e obrigado, povo !!!

Furious VIPER
01-01-09, 14:20
Furious,

Na verdade nunca entendi pq alguns motociclistas dão aquelas aceleradinhas na redução de marcha, mas já achava que não era boa coisa... rs... De qualquer jeito, não tenho o costume de fazer isso e o resto das suas dicas só não me preocupo até agora com a lubrificação do cabo. O que vc recomenda ? Um WD40 ?

Abs e obrigado, povo !!!

Eu recomendo óleo... sei lá qual! hehehe Vê com teu mecânico... mas óleo é o melhor lubrificante pros cabos.

higoff
01-01-09, 16:12
Eu recomendo óleo... sei lá qual! hehehe Vê com teu mecânico... mas óleo é o melhor lubrificante pros cabos.


Vc diz óleo... tipo óleo de motor, transmissão ??? WD40 é óleo mineral fino, e acho q penetra melhor pelo conduíte do cabo, não ?

Abs !!!

sandro_ventania
01-01-09, 16:34
-Sempre pare a moto no NEUTRO para não ficar usando a embreagem nem o cabo.

Furios, eu vejo diferente...posso até estar errado...mas quando eu paro no sinal e mantenho a embreagem apertada e quando o sinal abre eu vou embora, eu estou usando a embreagem apenas uma vez
(um ciclo = aperta e solta)
Agora quando eu aperto para parar no sinal ponho no neutro, solto a embreagem, quando o sinal abre eu torno a apertar a embreagem e solta-la para sair eu acabo usando ela duas vezes, isto...dois ciclos...teoricamente duplo desgastes.
o momento critico da embreagem é quando os discos estão se afstando ou se aproximando, pois é nesse momento que ocorre o atrito entre os discos e consequente desgaste.
assim eu analiso...mas posso estar errado.

Stone
01-01-09, 18:58
sim, está errado



fiz esse desenho rapidinho, acho que vai ajudar um pouco em suas dúvidas

http://img379.imageshack.us/img379/3446/embreagemas9.jpg


Obs. não sei se todos os nomes estão corretos


http://www.pequenasnotaveis.com.br/index.php?topic=21380.0#quickreply

para ver se a embreagem está gasta basta abrir a tampa direita do motor, desmontar a embreagem e medir os discos com um paquímetro, mas acho que não compensa, melhor é "sentir" se está patinando...

Furious VIPER
01-01-09, 19:19
Sandro, não te esquece q enqto tu tá com a embreagem "pressionada" (manete) ela tá em ação. Então é mais desgaste pro cabo tb. Ela no estado "normal" é sem fazerforça... nós forçamos o contrário qdo apertamos o manete pra engatar uma marcha.

Tqf2
01-01-09, 19:51
Na verdade nunca entendi pq alguns motociclistas dão aquelas aceleradinhas na redução de marcha, mas já achava que não era boa coisa... rs... De qualquer jeito, não tenho o costume de fazer isso

Na verdade esse é um procedimento muito usado em corridas...

Pois há alguns carros esportivos que fazem isso spzinho, ou seja..
Você pressiona (no caso a borboleta atrás do volante) câmbio pra trocar de marcha e ele dá um leve toque na aceleração antes de reduzir..

Isso é bom...

O correto é reduzir marcha com um leve toque na aceleração.

Stone
01-01-09, 19:58
sem dar essa aceleradinha a moto dá um tranco quando reduz....

Ps. acho engraçado a galera que não reduz de marcha quando para, depois fica procurando a marcha com a moto parada....

ammanzoli
01-01-09, 20:08
sem dar essa aceleradinha a moto dá um tranco quando reduz....

Ps. acho engraçado a galera que não reduz de marcha quando para, depois fica procurando a marcha com a moto parada....


realmente .. vejo muito isso.. :lol: :lol:

higoff
01-01-09, 20:19
Furios, eu vejo diferente...posso até estar errado...mas quando eu paro no sinal e mantenho a embreagem apertada e quando o sinal abre eu vou embora, eu estou usando a embreagem apenas uma vez
(um ciclo = aperta e solta)
Agora quando eu aperto para parar no sinal ponho no neutro, solto a embreagem, quando o sinal abre eu torno a apertar a embreagem e solta-la para sair eu acabo usando ela duas vezes, isto...dois ciclos...teoricamente duplo desgastes.
o momento critico da embreagem é quando os discos estão se afstando ou se aproximando, pois é nesse momento que ocorre o atrito entre os discos e consequente desgaste.
assim eu analiso...mas posso estar errado.


Na boa, eu tb achava q era assim ! Não sabia do esquema que o Stone postou. Valeu Stone !
Achava que o desgaste da embreagem era somente em relação ao atrito, que ocorria somente quando a embreagem estava sendo apertada ou sendo solta, ou seja, no meio termo.



Na verdade esse é um procedimento muito usado em corridas...

Pois há alguns carros esportivos que fazem isso spzinho, ou seja..
Você pressiona (no caso a borboleta atrás do volante) câmbio pra trocar de marcha e ele dá um leve toque na aceleração antes de reduzir..

Isso é bom...

O correto é reduzir marcha com um leve toque na aceleração.


Mas... isso é bom numa moto de rua ?
Manter a aceleração na passagem de marcha é interessante, pois vc mantém o motor na faixa útil de torque e ganha preciosos milésimos de segundo.

Vejo mta gente fazendo isso, mas com Honda Fan... será que faz sentido ? Ou só em motores de competição ?

Acho q em moto de rua isso só gasta embreagem e gasolina...

Abs !

sandro_ventania
01-01-09, 22:16
Desculpe pessoal, mais não estou convencido, as alegações não fazem sentido...
Quando a moto está no cavalete central e a roda gira mesmo com a embreagem puxada não é por causa do atrito é por causa do oleo que fica entre os discos, tanto é que com a moto quente esse efeito é bem diminuido ou para de vez.
Quem já viu a troca da embreagem de motores de fusca percebe bem isso, pois é apenas um disco.
Mau hábito é de andar com o pé na embreagem(carro) pois involuntariamente voce pode estar afrouxando a tensão nos discos.
Ainda não me convenci.

Stone
01-01-09, 23:06
é só você compreender o funcionamento de embreagens de motos e verás... quando você puxa a embreagem a campana se separa do cubo, geralmente menos de 1 mm, os discos não se separam, ficam encostados, só que sem pressão sobre eles

TorteX
01-01-09, 23:25
Embreagem patinando é a coisa mais chata do mundo...a parati do meu pai ta patinando...com incriveis 50 mil km :0_0: :0_0:
É um saco...num pode soltar uma vez mais rapido ela que vai ja aqueeela acelerada vrooooooooom

higoff
01-01-09, 23:49
Bem, uma das respostas legais que o tópico está me trazendo é: Quando a embreagem começa a dar problema, eu vou "sentir" essa diferença, através da patinada dos discos. Mas eu vou conseguir chegar até em casa, mesmo com algum esforço, quando eu sentir isso ?

Isso diminui um pouco o meu "desespero"... rs... em saber q há chances de eu não ficar na rua.

Abs !!!

GuilhermeRS
02-01-09, 00:03
Vc vai sentir que o motor acelera mais do que deveria, como se estivesse no neutro...


É normal a roda girar no Neutro??? A minha faz isso quando coloco no cavalete, só que é tao pouca força que se encostar o dedo no pneu já para...

destbr
02-01-09, 01:27
a minha nao gira no neutro, mas gira (e tb para no dedo) se estiver engrenada e com a embreagem acionada!

sobre a acelerada entre as reducoes, acho isso extremamente saudavel ao cambio, pois qdo vc faz isso, vc esta colocando o motor na rotacao adequada para a proxima marcha e com isso nao há trancos.
se vc reduz sem acelerar, a marcha (que esta girando conforme a velocidade da roda) é engrenada numa velocidade diferente ao do motor, causando trancos (e creio que mais desgaste).
nao é manter a rotacao do motor ao reduzir e sim uma bombada de leve no acelerador já anula os trancos.
a passagem fica tao perfeita, q é possível engatar suavemente a primeira marcha com a moto "meio rapida" (mas nao faço isso, claro! só coloco a primeira qdo estou quase parando).

allbass
02-01-09, 13:31
a minha nao gira no neutro, mas gira (e tb para no dedo) se estiver engrenada e com a embreagem acionada!



Acredito q isto seja normal...todas as motos que vi faziam isso
inclusive a minha...

Doidooo
02-01-09, 14:27
eu sempre reduzi dando uma acelerada antes de reduzir (segurando a embreagem)...
minha embreagem teve um desgaste muuuuuuito precoce... troquei os discos a 2 dias com 10000 km rodados... o mecânico me falou que a minha embreagem ainda aguentava até uns 5000 km ainda, mas já tava muuuito ruim de arrancada, trocando os discos melhorou muito, ainda mais aqui onde eu moro que só tem morro...

Tqf2
02-01-09, 15:23
sem dar essa aceleradinha a moto dá um tranco quando reduz....


Pelo contrário Stone...

Andando de Biz, sempre que vou redizir marcha, dou uma aceleradinha de leve na hora de reduzir, e assim a moto sempre reduziu mais suave, NÃo dá o tranco..

Em todas motos que tive, sempre fiz isso e nunca tive nenhum problema de embreagem... NUNCA...

Minha Titan 125cc ano 2000, foi vendida com mais de 115.000KM e nenhum problema de motor e/ou embreagem....

higoff
02-01-09, 16:06
a minha nao gira no neutro, mas gira (e tb para no dedo) se estiver engrenada e com a embreagem acionada!

sobre a acelerada entre as reducoes, acho isso extremamente saudavel ao cambio, pois qdo vc faz isso, vc esta colocando o motor na rotacao adequada para a proxima marcha e com isso nao há trancos.
se vc reduz sem acelerar, a marcha (que esta girando conforme a velocidade da roda) é engrenada numa velocidade diferente ao do motor, causando trancos (e creio que mais desgaste).
nao é manter a rotacao do motor ao reduzir e sim uma bombada de leve no acelerador já anula os trancos.
a passagem fica tao perfeita, q é possível engatar suavemente a primeira marcha com a moto "meio rapida" (mas nao faço isso, claro! só coloco a primeira qdo estou quase parando).




Já eu sempre fiz diferente... ao invés de dar a aceleradinha, solto a embreagem devagar. Com isso o motor tem a velocidade igualada a do câmbio com suavidade, sem dar trancos e fazendo uso do freio motor. Na verdade, eu tento sempre reduzir a marcha sem dar muito tempo pra rotação cair, para evitar desgaste excessivo da embreagem.
Além disso, não dar a aceleradinha pode poupar o carburador, pq cada vez que as suas borboletas saem da posição de marcha lenta existe ali um desgaste extra. Eu vi isso em algum vídeo na internet, onde o mecânico entrevistado dizia também que aquelas aceleradinhas que algumas pessoas dão nos sinais de trânsito são extremamente prejudiciais ao carburador.

Abs !!!

alexandregf
02-01-09, 17:34
Aproveitando a discução sobre embreagem...

Quando a moto está parada no semáforo. É melhor ficar com ela engatada ou no neutro?


Á uma dica que eu soube aqui em outro tópico, quando for ligar a moto, é melhor ligar com ela no neutro do que engatada, pois poupa mais a embreagem.

gottex
02-01-09, 18:06
a minha ta começando a dar problema de embreagem ela ta com 55 000 km mais ou menos ela patinha se arranco muito bruscamente tipo arrandao .
e eu percebi que antes eu andava na faixa de rotaçao em 7000rpm ela tava em 100 agora ela fica nuns 90 a 95 tem que ir a 7500 p/ dar 100 a 110 .
e na reduçao eu aprendia a reduriz elevando a rotaçao faz um tempinho entao p/ reduzir nem uso embreagem ela engata macio e sem tramco tanto reduzindo como subindo marcha ( devagar e claro ) se for dar um gas ai eu uso embreagem se tiver de boa vai so no tempo da rotaçao e nao da tramco .

Stone
02-01-09, 18:36
Pelo contrário Stone...

Andando de Biz, sempre que vou redizir marcha, dou uma aceleradinha de leve na hora de reduzir, e assim a moto sempre reduziu mais suave, NÃo dá o tranco..

Em todas motos que tive, sempre fiz isso e nunca tive nenhum problema de embreagem... NUNCA...


Minha Titan 125cc ano 2000, foi vendida com mais de 115.000KM e nenhum problema de motor e/ou embreagem....


num entendi ;/ , pelo contrário? você falou a mesma coisa que eu.....

alexandregf, no semáforo o correto é deixar no neutro, tanto em motos quanto em carros

quando for ligar a moto, o certo também é em neutra, mas as vezes a campana está gasta e os discos ficam "trancados", aí quando você engata a marcha a moto dá um pulo

a CG as vez dá um pulo que quase vira pra trais... huahauau

sandro_ventania
03-01-09, 17:20
Falando em redução de marchas...
Eu sempre reduzo pra primeira quando estou quase parado...mas as vezes, erro a conta e reduzo pra primeira pensando que estou reduzindo pra segunda, isto é,com alguma velocidade...aí escuto a caixa de marcha fazer um barulho tipo de motor de carro em marcha-a-ré. Só escuto isso na redução pra primeira com alguma velocidade, nas outras marchas não tem esse barulho...
Isso é normal?

Stone
03-01-09, 17:31
acho que não, deve ter algums dentes da engrenagem gastos ou algo assim...

higoff
03-01-09, 23:51
Aproveitando a discução sobre embreagem...

Quando a moto está parada no semáforo. É melhor ficar com ela engatada ou no neutro?


Á uma dica que eu soube aqui em outro tópico, quando for ligar a moto, é melhor ligar com ela no neutro do que engatada, pois poupa mais a embreagem.


Acho que só pelo fato de ela girar quando engatada e suspensa pelo cavalete, mas com a embreagem acionada, já vale a pena colocarmos a moto no netro ao parar no semáforo. Isso mostra que ali já existe um atrito, mesmo que muuuito leve. O q vcs acham ?
Já até comecei a fazer isso... rs...

Abs !

Stone
04-01-09, 16:54
exato, mato a pal :clap: :clap:

Canabirro
20-07-11, 20:15
Vc diz óleo... tipo óleo de motor, transmissão ??? WD40 é óleo mineral fino, e acho q penetra melhor pelo conduíte do cabo, não ?

Abs !!!


Olá Higoff, utilize óleo de máquina singer, ele é bom para cabos de acelarador, freio, embreagem, etc..., mas antes retire o cabo, limpe com desengripante (WD) e depois lubrifique. A embreagem fica molinha.

Bandit
21-07-11, 10:38
minha Yes com 8 mil Km travou no meio da rua :0_0: .. nao passava de marcha, tinha pego ela na mao do meu irmao a 2k apenas, sabe oq era? Embreagem Baixa, ou seja, ele puxou o cabo ali no ajuste da manete e deixou bem baixa... isso ACABA com a moto, verifica a sua... como era Noob de moto, levei na suzuki, o cara me mandou pro mecanico levantou ela, deixou bemmm alta, e disse "anda assim, ai tem embreagem pra sua vida inteira" ... ai fikou perfeita, agora so uso embregem alta.. e questao de costume msm..

P.S. pra sair da CC com embreagem alta, foi um sofrimento, passei ate vergonha, soltava, soltava, soltava, e a moto fikava gritando |:(