PDA

Ver Versão Completa : Segurança do garupa.



Volverine MF
31-12-08, 22:36
Na maioria dos acidentes de moto de que tenho noticia, o garupa se machuca mais, as vezes até mesmo indo a óbito, enquanto o piloto sai ileso ou apenas com ferimentos leves.

Por isso tenho até receio de levar garupa.

Então faço lhes algumas perguntas:

1ª - Seria apenas coincidência ou o passageiro é mais vulvenavel msm?
2ª - Será que há alguma diferença entre o passageiro que tem conhecimento sobre pilotagem de moto e um totalmente leigo, no que se refere a segurança ?
3ª - Como aumentar a segurança do passageiro?
4ª - O que aumenta ou diminui a segurança do passageiro? (equipamentos, técnicas, vicios, etc)
5ª - Em caso de acidente, se houver como fazer algo, o que fazer?

Furious VIPER
31-12-08, 22:42
Belas perguntas Volverine....

Complicado afirmar assim só na "achologia"... afinal não temos dados concretos.

Uma hipótese para o garupa se machucar mais é q ele pode estar menos atento q o piloto. Também pode ser pq ele não tem nenhum ponto de apoio pra absorção do impacto (alça do garupa não conta pq em caso de queda ele solta), enqto o piloto se apóia nas pedaleiras e no guidon. Ainda pode ser pq a traseira da moto é "ricocheteada" em um acidente, enqto o centro da moto (banco do piloto) só recebe o impacto sem efeito chicote.

Volverine MF
31-12-08, 22:56
Belas perguntas Volverine....

Complicado afirmar assim só na "achologia"... afinal não temos dados concretos.
Vlw Viper.

Realmente, é complicado responder sem dados concretos, por isso seria muuuuuuuuito bom se houvesse algum estudo sobre esse assunto.

Alias, isso tras outro questionamento: Existe crash test pra moto?

Afinal, um teste desses poderia apontar a falha de segurança no que se refere ao garupa.



Ps.: Sei que aqui no Brasil não deve ter - certeza de que não tem -, mas será que em algum outro lugar do mundo como a Europa talvez tenha esses testes pra moto?

Furious VIPER
31-12-08, 23:03
Vlw Viper.

Realmente, é complicado responder sem dados concretos, por isso seria muuuuuuuuito bom se houvesse algum estudo sobre esse assunto.

Alias, isso tras outro questionamento: Existe crash test pra moto?

Afinal, um teste desses poderia apontar a falha de segurança no que se refere ao garupa.



Ps.: Sei que aqui no Brasil não deve ter - certeza de que não tem -, mas será que em algum outro lugar do mundo como a Europa talvez tenha esses testes pra moto?

Eles devem pensar "bah, o maluco bateu de moto, se fudeu... nem vamos gastar dinheiro com crasch tests." hehehhee
Em motos o q é comum nas esportivas é o teste do túnel de vento... pra tu ver como sempre se preocupam com velocidade... mas com segurança nem sempre.

allbass
01-01-09, 03:44
Belas perguntas Volverine....

Complicado afirmar assim só na "achologia"... afinal não temos dados concretos.

Uma hipótese para o garupa se machucar mais é q ele pode estar menos atento q o piloto. Também pode ser pq ele não tem nenhum ponto de apoio pra absorção do impacto (alça do garupa não conta pq em caso de queda ele solta), enqto o piloto se apóia nas pedaleiras e no guidon. Ainda pode ser pq a traseira da moto é "ricocheteada" em um acidente, enqto o centro da moto (banco do piloto) só recebe o impacto sem efeito chicote.


na Unica queda que tive com a moto(areiao...fazendo graça :NOOK:)
a garupa levou a melhor...eu estava bem lento...deu tempo de ela ateh
se levantar do banco..e sai andando enquanto eu caia e ficava preso
em baixo da moto..machuquei uma perna q queimei a outra hahahaha..
alem de perder um retrovisor...o tombo foi besta...falta de experiencia mesmo...



Eles devem pensar "bah, o maluco bateu de moto, se fudeu... nem vamos gastar dinheiro com crasch tests." hehehhee
Em motos o q é comum nas esportivas é o teste do túnel de vento... pra tu ver como sempre se preocupam com velocidade... mas com segurança nem sempre.


olhando no painel na pagina pricipal do forum esse foi o primeiro post do ano de 2009

Parabens...rs :G :OK: :OK: :OK:

Rodrigo_Alves
01-01-09, 03:48
Também deve-se levar em conta que, digamos, 80% dos motociclistas sempre reservam o capacete mais simples para o garupa e não recomenda o garupa a adotar técnicas de segurança de pilotagem a dois. Um exemplo: Domingo agora, eu estava na rua e vi uma Shadow novinha parada numa sinaleira; o piloto usava jaqueta, calça jeans e capacete Mach 5 novinho; a guria que estava na garupa estava de "short", blusinha e capacete Peels F7 (aquele bem simples)...

Beto
02-01-09, 18:56
òtimo TEMA........... :clap:BETO........ Ha vez q esqueço q estou com garupa.....bom lembrar q para ser carregado em uma moto a pessoa no mínimo é uma pessoa conhecida , uma vida. Lendo essa discução , prometi a mim msm tomar mais cuidado. Agora sempre q for levar alguem q seja leigo, antes farei mil alertas e orientações. Qdo for motociclista experiente, ñ vou fazer gracinha nem tentar impressionar , vou ao contrário mostrar como sou cuidadoso e tranquilo . òtimo ano.......Beto :#

Furious VIPER
02-01-09, 19:09
Domingo agora, eu estava na rua e vi uma Shadow novinha parada numa sinaleira; o piloto usava jaqueta, calça jeans e capacete Mach 5 novinho; a guria que estava na garupa estava de "short", blusinha e capacete Peels F7 (aquele bem simples)...

Kd a segurança??
O cara gasta mais de 30 mil na moto e não gasta nem 300 no capacete??

Volverine MF
02-01-09, 19:22
Acho que uma forma de aumentar a segurança, não só do garupa mas do condutor tbm, é considerar que o "peso extra" interfere muito na pilotagem.

Os freios por exemplo merecem atenção especial.

Se qdo estou sozinho na moto e me aproximo de um semaforo fechado começo a frear a apenas 50 metros da faixa de pedestre, qdo estou com garupa preciso começar a frear um tanto antes, pois o "peso extra" aumenta a distancia de frenagem.

Isso quer dizer tbm de devemos diminuir a velocidade, principalmente quando se esta na cidade, pois se for preciso parar de repente será mais dificil com o peso extra e em alta velocidade.

Outra coisa que interfere mto é o conhecimento do garupa sobre andar de moto.
Qdo o garupa é leigo geralmente não sabe como acompanhar os movimentos do piloto e da moto, e inclina o corpo qdo estão em linha reta, fazendo com que a moto incline tbm, ou então nas curvas não inclinam suficiente fazendo com que a curva saia aberta demais ou inclinam demais fazendo correr o risco de cair.
Em resumo, qdo se leva uma pessoa que sabe andar na garupa é quase como se não tivesse ninguém lá.

Estranho msm foi esses dias atrás, qdo fui dar carona pra um amigo que anda de moto e parecia a pessoa mais leiga do mundo.
Acho que ele nunca tinha andado na garupa, rsrs.

Furious VIPER
02-01-09, 19:29
Mas eu ando bem de moto.. pilotando e tal... tipo, normalzinho, prudente pra caramba. Mas qdo ando na garupa... q desespero, eu sou muito ruim! hehehe

moisespatriarca
02-01-09, 19:30
Por isso faço questão de moto com apoio pro garupa (sissybar), e minha garupa oficial (filha), anda pouco comigo, nem dá tempo de esquecer que ela está lá :G :lol: :lol: :lol:
Mas ela já conhece todos os macetes da garupa, deixar que o pai pilote a moto, não ficar se remexendo no banco, nem tentando ver pra onde a gente está indo... :lol:

Volverine MF
02-01-09, 19:42
[...]deixar que [...] pilote a moto, não ficar se remexendo no banco, nem tentando ver pra onde a gente está indo... :lol:
Isso tudo é muito importante.



qdo ando na garupa... q desespero, eu sou muito ruim! hehehe
:lol: :lol: :lol:

Ah, eu acho q ando de boa na garupa, ao menos nunca reclamaram, rs.

ammanzoli
02-01-09, 20:04
axo que e pq a maioria dos garupas nao sabem andar .. e num acidente tb nao estao vendo direito oque esta acontece .. axo que por isso se ferram mais .. ex e aqueles que anda durao em e cegurando nas alças .. que na maioria das motos nao foram feitas para segura e sim amarrar alguma carga

Tqf2
03-01-09, 11:39
Acredito eu, que um dos principais motivos do garupa se machucar mais em acidentes, é que ele não tem o mesmo apóio do piloto.

Em um acidente o pilto pode se apoiar no guidon, e o garupa.....? Este será lançado... :0_0:

Um dos acidentes que eu tive, aliás, o primeiro e ainda foi o mais grave..
Eu estava na garupa e batemos na rodovia...

Fui literalmente lançado por cima do piloto...

Resultado: Osso do rosto (abaixo do olho) trincado, escoreações em 99% das costas.... alés das escoreações nas mãos, quadris e nádegas :0_0: :lol: pq a calça jeans rasgou toda.... :# (ai que vergonha)
O capacete depois do acidente, nem pra plantar cebolinha servia mais.. :lol: abriu no queixo que passava um dedo,, em cima ele ficou todo "fofo"...

Se eu não estivesse de capacete, teria morrido na hora..

O piloto teve apenas um dedo da mão quebrado e pouquíssimas escoreações

Volverine MF
04-01-09, 01:41
Tqf, interessante ler o relato de alguém que já se acidentou na garupa.

Mas qdo vc se acidentou já andava de moto?

Quer dizer, vc é daqueles que sabe andar na garupa ou é igual ao Viper, parece um robozinho? :lol:

E vc acha que outras coisas "ajudaram" vc se machucar mais?