PDA

Ver Versão Completa : Xenon Proibido ? Certeza ?



TOBI
02-01-09, 11:34
PROIBIDO?

Os faróis de xenon não foram proibidos.

A reportagem que publicou que os faróis de xenon foram proibidos foi infeliz.

A resolução 227/2007 do Contran, que entrará em vigor em 01/01/2009, descreve sobre a utilização de faróis de descarga de gás (xenon). O Contran publicou também a resolução 294/2008 que altera a resolução 227/2007 - esta que causou os boatos sobre a proibição dos faróis xenon. Esta resolução em nenhum momento utiliza as nomenclaturas faróis de xenon ou de descarga de gás e muito menos os proibiu. O que causou a má interpretação de algumas pessoas, é que ela diz que os faróis baixos com uma fonte luminosa tendo um fluxo luminoso objetivo que exceda a 2.000 lúmens devem ser instalados somente conjuntamente com a instalação do(s) dispositivo(s) da limpeza do farol. E esta alteração serve para qualquer tipo de fonte de luz.

Outro problema que causará futuramente (após 01/01/2009) é sobre a sua fiscalização. Os agentes de trânsito (incluindo CET, PM e etc.) terão de possuir ferramentas e meios que comprovem o fluxo luminoso superior a 2.000 lúmens.

Para consulta:

Resolução 227/2007:

Resolução 294/2008.

Furious VIPER
02-01-09, 11:38
Então vai continuar essa putaria de cegar as pessoas pra lá e pra cá?
Palhaçada isso!!
PINTO pra qm tem xenon! :lol:

Tqf2
02-01-09, 11:57
Então vai continuar essa putaria de cegar as pessoas pra lá e pra cá?
Palhaçada isso!!
PINTO pra qm tem xenon! :lol:


Não é só o xenon que cega as pessoas....

Mas um conjunto de fatores...

Farol forte e principalmente Desrregulado.....

Pode ser uma lâmpada halogênea... se tiver desrregulada, vai cegar também....

Quem nunca ficou "cego" quando uma carreta vem de encontro com aquele tanto de farol na sua cara....?

kasinski
02-01-09, 12:02
eu pego muita estrada a noite..... tô querendo colocar xenon por causa disso!!!
mas tô esperando pra ver o q vai dar essa história toda!!!

Hanniball_King_CbaMT
02-01-09, 12:05
mesmo assim os homi nao entendem muito de lei nao, aposto que vai pegar geral...
eu tenho um bi xenom 8000k da DID, mas nao instalei ainda, vou esperar um pouco pra ver o que acontece,
ja me aconselharam a instalar e baixar o globo otico, assim so ilumina a rua, mas os homi qdo quer nao perdoa né!
qto a cegar os outros,
com certeza, o que mais me incomoda sao os xenom nos carros, uns caras nao tem nocao, e todo mundo leva a fama.
e tambem que devia ser o direito, tipo de vingança, ja perdi a conta de qtos enxurradas levei dos carros, os caras nao tao nem ai, por isso cega los é nosso direito de vingança!!!

t+

Furious VIPER
02-01-09, 12:24
Eu sou irredutível qdo o assunto é XENON!!
Xenon simplesmente instalado seja em carro ou moto, cega sim, é porco, é mal feito!
E "regular" não é focar o globo óptico um pouco pra baixo. Regular é comprar um globo óptico próprio para xenon e instalar direito, como o NuAutoCustoms tá fazendo na Titan dele.

BrunoDias
02-01-09, 12:33
tinha q proibir o farol do palio tambem, puts, aquilo cega ate a mae aheauieheaiea

Furious VIPER
02-01-09, 12:37
tinha q proibir o farol do palio tambem, puts, aquilo cega ate a mae aheauieheaiea

O pessoal aki fala muito desse farol mas eu sinceramente não reconheço esse farol, tipo nõa se destaca. Pra mim ele ilumina igual os outros, e olha q tem uma pá de palio aki, de todos os modelos (com lente lisa, claro).

lagreca
02-01-09, 13:02
Palhaçada mesmo, tem que proibir logo essa merda, como diz o Viper, PINTO pra qm tem xenon!

Quem usa xenom é tudo viadinho egocentrico !

Roberval3000
02-01-09, 13:28
xenon é farol de carro de rico e nao existe lei q atinge rico.

vou continuar usar xenon sossegado, ia tirar esse mes já :clap: :clap: :clap: :clap:

Roberval3000
02-01-09, 13:29
Lei seca vai mudar, vcs vão ver, qdos os filhinhos dos bacanas se sentirem prejudicados , a lei acaba ou acaba nao pegando.

Kaveira
02-01-09, 13:38
Essa estórinha de xenon proibido é só pra sair no jornal, pra dizer que fazem alguma coisa.

Algum imbecil leu três linhas da resolução, coxixou com o colega do lado que já publicou no jornal que a merda do xenon vai ser proibida.

Vai ser que nem o refletivo do capacete. Já viram alguém ser multado por causa da falta do refletivo?

Pinto pra quem especula essa informação e pra quem tem xenon!

Virlei5
02-01-09, 16:28
Aqui na minha cidade, a PM ta multando qualquer tipo de farol que não seja branco, não interessando se é Xenon, ou lâmpada colorida

Marcio
02-01-09, 17:33
Xenon tem que vir de fabrica... esses instalados nessas equipadoras ofuscam pq o globo óptico do farol não foi feito pra esse tipo de luz.

Cyber
02-01-09, 18:57
Galera não sei não viu, passei o ano novo no litoral paranaense e o cotamotran fez uma limpa nas motos com xenon, desde cg até 1000, o patio estava lotado, apesar que o cotamotran do paraná abusa e retém o veiculo as vezes pelo simples fato de não ir com a cara do motorista, é um abuso de autoridade sem limites.

Mas aqui "eles" proibiram o uso do xenon sim, pelo menos na lei deles.

destbr
02-01-09, 20:48
eu costumo fazer assim qdo vem um carro com xenon vagabundo iluminando até a lua:

fico mirando o retrovisor nele, pra pessoa sentir o gostinho :D
se eu estiver de carro, tb miro o retrovisor nele! muito bom!
simples assim :OK:

o problema é ter ficado muito barato, daí qualquer pedaço de lata tem esse farol.
vejo fuscas caindo aos pedaços com esse farol e outro dia vi um monza hatch moído com isso tb, impressionante!

mas de carro ou de moto, mirem o espelho no vagabundo q ja ajuda bastante a dar o troco :)

Hanniball_King_CbaMT
02-01-09, 22:34
Eu sou irredutível qdo o assunto é XENON!!
Xenon simplesmente instalado seja em carro ou moto, cega sim, é porco, é mal feito!
E "regular" não é focar o globo óptico um pouco pra baixo. Regular é comprar um globo óptico próprio para xenon e instalar direito, como o NuAutoCustoms tá fazendo na Titan dele.



hummm. interessante,
vou pesquisar esse globo ótico próprio pra xenom, alguem pode dar uma dica de como funciona?

Rogerin
02-01-09, 22:46
acho que qualquer coisa que dê mais segurança é bem vinda,ta certo que tem muito filho da **** cegando os outros com essa merda,sai iluminando morcego por ai,mas deviamos é brigar pra melhorarem a parte eletrica das pequenas,que é um lixo,alguns gostam do farol 35W mas será que a maioria dos que reclamam é cega?como moro em um buraco a 30Km de BH,agora que passou as chuvas ficaram as grotas nas ruas,fui comprar um remédio para meu pai que estava mau anoite,umas 01:15 AM,e por causa do farol ridiculo da minha moto passei em um buraco que não dava pra ver no escuro,resultado,minha roda foi pro saco,comprei outra roda,mas vou so,esperar a poeira abaixar pra mexer na parte eletrica da minha moto,comprar uma bateria e colocar xenon.
Acho que no Brasil nenhuma autoridade tem direito de exigir nada,ja que o descaso é enorme,roubam de nós com os impostos e as ruas são uns lixos,buraquera e sem sinalização,(salvo o pessoal ai do sul,onde a realidade é outra comparado ao interior de minas).

Jimmy1979
03-01-09, 09:22
Olha só ... ontem voltando pra casa, passei por uma Hornet da policia de transito, tava na uns 60 km/h, deu uns 30 segundo só escutei a aceleração e a sirene, emparelou e mandou encostar ... pediu docs, carteira, olhou a moto toda, numeração de chassi e...... o xenon.

PM " tá sabendo que esse tipo de lampada é ilegal meu jovem ? "
eu " pq ?"
PM " Está em desacordo com a resolução blb bla bla em vigor desde de ontem. "
eu " comprei a moto nova já esse dispositivo instalado "
PM " continua sendo ilegal "
eu " oficial, eu passei pelo senhor, e tenho certeza que não houve ofuscamento pelo seu retrovisor, assim como várias vezes encostado em outros veiculo ou de frente em pista simples não ocorreu ... tenho faixo de luz baixa dentro do padrão como qualquer outra lampada halogena. Não acho que esteja em desacordo com a lei, mesmo, isso hipotéticamente, não sendo um dispositivo original da moto.
PM " então me diga quantos qtos lumens possue essa lampada ? Tem regulador automático de altura ? tem lavador de lente ....( ele olhou dentro do farol ) e teu bloco ótico está derretendo ... isso prova que não é orginial ..

pensei ..... agora ele me fu%&* !

Olhou de novo e pediu para ligar o farol, tomou distancia de uns 3 metros, faz uma careta, devolveu meus documentos... " Tire essa mer%&* ... o próximo não será tão bonzinho !!! "

Bixooo hahaha Tremia como vara verde.
Infelizmente vou desligar o meu. POR ENQUANTO. Vou manter todo sistema elétrico montado ( reator e reles ficam atrás, na rabeta ). Só colocar a lampada original.

Quem tem xenon, terá que ter sorte ! Só isso que digo !

Abaixo a foto como fica meu farol ... ! Tenho certeza que não ofusca nada de frente !!!!

http://img229.imageshack.us/img229/4091/dsc03231gu4.jpg

Jimmy1979
03-01-09, 09:27
Ahhhhh .. outra coisa ! Ele não fala em proibição, se proibição é só multa e regularização, ele falou várias vezes que é ILEGAL... é pátio direto. :0_0:

Furious VIPER
03-01-09, 10:39
Ahhhhh .. outra coisa ! Ele não fala em proibição, se proibição é só multa e regularização, ele falou várias vezes que é ILEGAL... é pátio direto. :0_0:

Se tá fora da lei e o problema é com o veículo, é multa, pontos na tua carteira, e retenção do veículo sim. Pq tem q regularizar o veículo pra situação ficar legal e tu poder rodar com ele dnovo.

TOBI
08-01-09, 21:01
Só acho que cada um sabe o peso da cruz que carrega ... se não uma hora vai sentir...

Luigi
09-01-09, 07:09
Furiosa, podia mover os posts do topico da dafra para cá não ?

agm2112
09-01-09, 08:05
Não entendo isso ... existe alguma lei que nos proíba de cagar na calçada ? Se não existir vamos nos sentir no direito de cagar na calçada todos os dias ? "proibido" ou não, o que me importa unicamente é o egoísmo de uns que se acham no direito de querer enxergar mais a noite, mesmo que para isso todos a sua volta enxerguem menos. As leis são criadas para todos, devido a falta de educação de alguns. Por isso sempre estamos pagando pelo erro dos outros. Já vi num post aí pra cima que tem gente querendo botar Xenon na moto para "se vingar" dos carros ... é o fim.

Tem gente aqui que acha que o xenon é o santo graal ... é apenas uma lâmpada, e não uma religião ...

higoff
09-01-09, 08:12
acho que qualquer coisa que dê mais segurança é bem vinda,ta certo que tem muito filho da $#@%$# cegando os outros com essa $#@%$#,sai iluminando morcego por ai,mas deviamos é brigar pra melhorarem a parte eletrica das pequenas,que é um lixo,alguns gostam do farol 35W mas será que a maioria dos que reclamam é cega?como moro em um buraco a 30Km de BH,agora que passou as chuvas ficaram as grotas nas ruas,fui comprar um remédio para meu pai que estava mau anoite,umas 01:15 AM,e por causa do farol ridiculo da minha moto passei em um buraco que não dava pra ver no escuro,resultado,minha roda foi pro saco,comprei outra roda,mas vou so,esperar a poeira abaixar pra mexer na parte eletrica da minha moto,comprar uma bateria e colocar xenon.
Acho que no Brasil nenhuma autoridade tem direito de exigir nada,ja que o descaso é enorme,roubam de nós com os impostos e as ruas são uns lixos,buraquera e sem sinalização,(salvo o pessoal ai do sul,onde a realidade é outra comparado ao interior de minas).


Parabéns, Rogerin ! Vc disse tudo o que eu penso !
Não sou a favor de colocar holofotes as pequenas, mas é fato de que esse farol original com lâmpada de 35 W é ridículo !!!
Andar à noite em pistas sem nenhuma iluminação é uma tortura. Pra quem só anda em pista iluminada, o farol não está fazendo droga de diferença nenhuma ! Poderia ser uma lanterna à pilha que daria na mesma !

A farol PRECISA funcionar bem nas condições de pouquíssima ou nenhuma iluminação, pois está é uma de suas funções: iluminar ! Pra quem gosta de farol original e mora no Rio de Janeiro, experimente ir pra Visconde de Mauá à noite. Na vez que eu fui, só não caí nas crateras da estrada pq um amigo meu que estava numa Ecosport foi atrás de mim iluminando tudo. E olha q ele usa farol e lâmpada originais na Ecosport.

PS.: Minha visão é PERFEITA no escuro ! Não foi colocar a culpa na minha visão da incompetência das fábricas em produzir um farol decente.
PS. 2: Não defendo o Xenon mal instalado. Defendo uma solução que melhore a iluminação sem ofuscar ninguém. Acho q é nisso que temos de nos concentrar em discutir, mesmo que seja num novo tópico. Não adianta ficarmos repetindo pelos cotovelos que Xenon é ruim. Eu sei que é, pô ! Mas a iluminação original também é ! Rs...

agm2112
09-01-09, 08:24
A farol PRECISA funcionar bem nas condições de pouquíssima ou nenhuma iluminação, pois está é uma de suas funções: iluminar ! Pra quem gosta de farol original e mora no Rio de Janeiro, experimente ir pra Visconde de Mauá à noite. Na vez que eu fui, só não caí nas crateras da estrada pq um amigo meu que estava numa Ecosport foi atrás de mim iluminando tudo. E olha q ele usa farol e lâmpada originais na Ecosport.


Já fui pelo menos 10 vezes a Visconde de Mauá ... basta andar devagar que dá tempo de achar todas as crateras pelo caminho ... aquela estrada está longe de poder ser percorrida em qualquer velocidade acima de 50km/h ... E olha que eu tenho uma XLX, a moto com o pior farol de todos os tempos... mas como ela não é uma moto de corrida, não precisa iluminar as estrelas, pois ela foi feita para uma velocidade compatível com o farol.

douglasybrazul
09-01-09, 08:33
eu até pensava em comprar o xenon para colocar no up uma fazer tw ou comet
mas depois da lei nem quero mais

eu tenho lampada azul

a iluminação eh igual a original porém é mto mais branca e deixa a moto mto bonita de noite

fora quando o farol ta apagado o globo fica azulado e combina com a moto aosidkasoidk

mas aqui no forum falaram que foi proibida

mas num outro forum falaram que não

dai eu jah não sei de mais nada aiosdjkasiod

Richard
09-01-09, 09:30
hummm. interessante,
vou pesquisar esse globo ótico próprio pra xenom, alguem pode dar uma dica de como funciona?



Dá uma pesquisada que eu já discuti muito isso com o Luigi e o Nuautocustom...ahehahhe


Jimmy1979

Vc teve sorte mesmo...

E dá pra perceber que o policial se informou pelo menos um pouco sobre o xenon, pois mostrou seu farol derretendo e quantos lumesn e talz...

A coisa vai pegar pra quem tem xenon...



o problema é ter ficado muito barato, daí qualquer pedaço de lata tem esse farol.


Realmente esse é um dos maiores problemas




eu até pensava em comprar o xenon para colocar no up uma fazer tw ou comet
mas depois da lei nem quero mais

eu tenho lampada azul

a iluminação eh igual a original porém é mto mais branca e deixa a moto mto bonita de noite

fora quando o farol ta apagado o globo fica azulado e combina com a moto aosidkasoidk

mas aqui no forum falaram que foi proibida

mas num outro forum falaram que não

dai eu jah não sei de mais nada aiosdjkasiod



Se a sua lampadinha tiver o BULBO azul, pode arrancar ela da moto pq não pode mais...

E fala pro pessoal do outro forum aí, pra ler a resolução direito, pq nela deixa bem explicito que a iluminação deve ser proveniente de uma lampada com BULBO BRANCO (cristal, transparete, etc, no caso), então se sua lampada deixa o globo optico azul pq ela tem o BULBO azul, pode esquer dela, se for parado e pegar um policial meio crica, tá fudido...


Agora a todos...

Prestem atenção... Em nenhum momento a resolução diz que está proibindo alguma coisa, ela está apenas deixando o controle mais rigido pra parar com essa palhaçada que tá virando os sistemas de iluminação dos veiculos devido a essa modinha idiota do xenon...

Prestenção galera...

higoff
09-01-09, 12:46
Já fui pelo menos 10 vezes a Visconde de Mauá ... basta andar devagar que dá tempo de achar todas as crateras pelo caminho ... aquela estrada está longe de poder ser percorrida em qualquer velocidade acima de 50km/h ... E olha que eu tenho uma XLX, a moto com o pior farol de todos os tempos... mas como ela não é uma moto de corrida, não precisa iluminar as estrelas, pois ela foi feita para uma velocidade compatível com o farol.


Na última vez fui à noite, e caiu uma chuva...
Ajudaria muito se o farol fosse mais forte...
Iluminação nunca é demais, desde que seja bem concentrada e ilumine principalmente o chão.

Roberval3000
09-01-09, 13:09
podem chorar mas eu nao vou tirar

TorteX
09-01-09, 13:44
Meu irmão conversou hoje com um tenente da policia camarada dele aqui...
Falou pra ficar despreocupado com o uso de lampadas de bulbo azul, que a policia daqui nunca multou nem apreendeu por pequenas modificações, como escapamento e talz, falou que só vai multar se for uma coisa muito absurda mesmo...
Meu unico problema é que pego br todo dia, la tem uns comando de rodoviaria, esses sim são *** pra car%&$#%
Mais ta feito, num vo tira as diamond nem da tw nem da cb... :)

douglasybrazul
09-01-09, 13:48
Meu irmão conversou hoje com um tenente da policia camarada dele aqui...
Falou pra ficar despreocupado com o uso de lampadas de bulbo azul, que a policia daqui nunca multou nem apreendeu por pequenas modificações, como escapamento e talz, falou que só vai multar se for uma coisa muito absurda mesmo...
Meu unico problema é que pego br todo dia, la tem uns comando de rodoviaria, esses sim são $#@%$# pra car%&$#%
Mais ta feito, num vo tira as diamond nem da tw nem da cb... :)



Feitoria

nem eu vou tirar a azulona da ybr asiodjasiodjasodij

vou ver com os coxinha da praia o que eles falam

vou ir perguntar pra eles sem estar de moto aosdikasdoi :lol:

TorteX
09-01-09, 14:08
Feitoria

nem eu vou tirar a azulona da ybr asiodjasiodjasodij

vou ver com os coxinha da praia o que eles falam

vou ir perguntar pra eles sem estar de moto aosdikasdoi :lol:


Falar com qualquer um não adianta muita coisa viu, cada policial de rua que vc pergunta uma coisa, cada um responde diferente, na ultima multa que tomei, tinha dois pm, um falava que era de 4 ponto e outro falava que era de 7...
Tem que falar com alguem mais alto, ai vai saber melhor...

agm2112
09-01-09, 14:20
Acho que a melhor coisa é nem dar assunto pros PMs ... tudo certinho pros caras não terem o que falar.... aqui no RJ eles são todos desonestos e estão sempre buscando algo pra pedir uma "cervejinha", esteja você certo ou errado ...

san_haim
09-01-09, 16:09
Eh por essas e outras que eu prefiro morar em sp.. haiuhauihauihuai

Eh, ta confuso o bagulho, e se eu colocar a lampada de bulbo azul e for parado por um rodoviário e tomar uma multa? Posso tomar multa nem pensar, to com 13 pontos...

Melhor eu continuar com meu farol de merda mesmo.

TOBI
10-01-09, 21:02
HA HA HA HA HA HA... Falei que não ia vingar isso de novo.... Já estão liberando até vistoriado no INMETRO... :OK: :OK: :OK: :OK:

Sai até no DOC... :clap: :clap: :clap:

Luigi
10-01-09, 23:06
HA HA HA HA HA HA... Falei que não ia vingar isso de novo.... Já estão liberando até vistoriado no INMETRO... :OK: :OK: :OK: :OK:

Sai até no DOC... :clap: :clap: :clap:

Mas NUNCA FOI PROIBIDO, só precisa fazer o CSV isso foi falado desde o começo, menos pela rede bobo!

Rogerin
10-01-09, 23:52
acho que junto com o barraco que ta o xenaum,todos deviam reclamar do farol das pequenas,podem retirar o xenon dos carros na rua,multar,fazer oq for,mas mesmo assim o farol das pequenas é horrivel,e devia ser revisado,creio que não é só eu que estou cego e não vejo nada com eles,muita gente odeia os farois 35W mas até hoje saem motos assim de fabrica,ta certo,xenon mau regulado incomoda mesmo,mas andar em estrada sem iluminação com farol 35W é tão ruim quanto bater em mãe na noite de natal,e aos que moram em cidades maravilhosas que não tem buracos,experimentem pegar a BR135 até montes claros,acho que até indiana jones afinaria...

higoff
11-01-09, 13:06
acho que junto com o barraco que ta o xenaum,todos deviam reclamar do farol das pequenas,podem retirar o xenon dos carros na rua,multar,fazer oq for,mas mesmo assim o farol das pequenas é horrivel,e devia ser revisado,creio que não é só eu que estou cego e não vejo nada com eles,muita gente odeia os farois 35W mas até hoje saem motos assim de fabrica,ta certo,xenon mau regulado incomoda mesmo,mas andar em estrada sem iluminação com farol 35W é tão ruim quanto bater em mãe na noite de natal,e aos que moram em cidades maravilhosas que não tem buracos,experimentem pegar a BR135 até montes claros,acho que até indiana jones afinaria...


Até que enfim alguém me entende e concorda comigo... heheheheheh !

Tqf2
02-06-09, 12:09
Me desculpem dessenterrar ese tópico, mas fiz uma viagem à Cuiabá na quinta feira (28/05) e retornei no Domingo (31/05) e tomei 2 multas por causa do Xenon.

Na ida, fui parado pela PRF em Cacú MS e o policial me multou por farol danificado e falou, quer ir com esse farol, vá, mas lhe aconselho a trocar.

Na volta fui parado na PRF de Cuiabá MT e lá o policial me multou e fez voltar até Cuiabá, achar uma autoelétrica aberta no domingo e substituir o farol.
Detalhe, mandou retirar todo o sistema, até o reator, caso contrário nãi iria me liberar.

Em ambas as vezes era durante o dia, e aleguei que no estado de SP já fui parado diversas vezes e NUNCA me falaram nada sobre o farol, apenas perguntavam quantos lumens era.

Inclusive na Ida pra Cuiabá, fui parado perto de Votuporanga por uma viatura, pois meu farol estava apagado acidentalmente e eu não tinha percebido, o policial pediu que acendesse o farol e dar luz alta e baixa,,, e me liberou sem questionar nada sobre o xenon.

Então.. há realmente eu merecí essas multas?
Pq em SP eles deixam andar e em MT e MS não?

mantabodyboarder
02-06-09, 12:54
Chama-se Vista Grossa!

rocksul
02-06-09, 12:57
Aqui levei minha moto pra fazer a inpeção no detran e não foi aprovado, mesmo com o laudo do inmetro.

Tqf2
02-06-09, 13:12
Aqui levei minha moto pra fazer a inpeção no detran e não foi aprovado, mesmo com o laudo do inmetro.


Por causa do Xenon ?

agm2112
02-06-09, 13:21
Deus salve o xenon. Amém.

blaugusto
02-06-09, 13:41
Eu já quis pôr xenon... mas depois de estudar por que é que o dos outros me ofuscavam eu desisti.

rocksul
02-06-09, 13:48
Por causa do Xenon ?

Sim, eu tentei regularizar.
O farol alto da minha moto - original - é uma bosta de suíno - ou seja, non ecxiste.

Richard
02-06-09, 14:02
Os policiais estão certos em ter lhe multado...

Xenon sem regularizar está proibido, então vc estava fora da lei e ainda teve sorte do cara te liberar pra vc arrumar, se é um cara mais chato é patio direto...

Teve sorte, tio...

Roberval3000
02-06-09, 14:14
Me desculpem dessenterrar ese tópico, mas fiz uma viagem à Cuiabá na quinta feira (28/05) e retornei no Domingo (31/05) e tomei 2 multas por causa do Xenon.

Na ida, fui parado pela PRF em Cacú MS e o policial me multou por farol danificado e falou, quer ir com esse farol, vá, mas lhe aconselho a trocar.

Na volta fui parado na PRF de Cuiabá MT e lá o policial me multou e fez voltar até Cuiabá, achar uma autoelétrica aberta no domingo e substituir o farol.
Detalhe, mandou retirar todo o sistema, até o reator, caso contrário nãi iria me liberar.

Em ambas as vezes era durante o dia, e aleguei que no estado de SP já fui parado diversas vezes e NUNCA me falaram nada sobre o farol, apenas perguntavam quantos lumens era.

Inclusive na Ida pra Cuiabá, fui parado perto de Votuporanga por uma viatura, pois meu farol estava apagado acidentalmente e eu não tinha percebido, o policial pediu que acendesse o farol e dar luz alta e baixa,,, e me liberou sem questionar nada sobre o xenon.

Então.. há realmente eu merecí essas multas?
Pq em SP eles deixam andar e em MT e MS não?


Fiquei com medinho agora, sera q eu tiro?



Sim, eu tentei regularizar.


esse negocio d e regularizar xenon existe mesmo?
Muitos falam q existe mas nunca vi alguem q conseguiu. kkkkkk

sigo usando o xenon

Hunt3r
02-06-09, 14:35
Recorre das multas TomateQueijoFeijão2.
Afinal, os caras não tinham nenhum aparelho pra provar que tu estava com Xenon, ou tinham?

Abraços!

Tqf2
02-06-09, 21:42
Recorre das multas TomateQueijoFeijão2.
Afinal, os caras não tinham nenhum aparelho pra provar que tu estava com Xenon, ou tinham?

Abraços!


E precisa de aparelho pra provar.......??? :o0:

Tqf2
04-06-09, 23:48
Será que eu consigo reccorer essas multas se eu tiver uma Nota Fiscal, que minha moto estava na revisão no dia da multa?

mantabodyboarder
05-06-09, 01:24
Se discriminar a moto e placa, é válida a tentativa

Luigi
05-06-09, 08:20
Recorre das multas TomateQueijoFeijão2.
Afinal, os caras não tinham nenhum aparelho pra provar que tu estava com Xenon, ou tinham?

Abraços!


Aparelho pra medir se tava com xenon ?

Cara dá pra ver NITIDAMENTE e ainda tem os cabos e reator etc

agm2112
05-06-09, 09:56
Aparelho pra medir se tava com xenon ?

Cara dá pra ver NITIDAMENTE e ainda tem os cabos e reator etc


Cara, é o mesmo aparelho que mede se a moto é preta ou branca... se chama OLHO !

Alan Ranieri
05-06-09, 10:17
Um dia desses vi um carro importado devia vim com xenon de fabrica, não ofuscava nada e iluminava muito, diferente dos carros velhos que colocam o kit.

SethM
05-06-09, 10:37
Retirado do forum gs500
http://gs500online.com.br/gsForum//index.php?showtopic=11868&hl=xenon&st=20

A autuação pelo uso do xenon é improcedente como auto de infração sob quaisquer circunstâncias pois, a fim de aferir a autuação, a autoridade seja rodoviária, do CET ou da policia militar, deve estar equipada e fazer uso dos aparelhos de medição que comprovem que o kit de xenon instalado produza de forma plena acima de 2000 lumens, conforme consta na resolução 294.

2▪ A única forma de aferir e comprovar que o kit de xenon instalado infringe a regulamentação 294 é levar o veiculo ao único laboratório no Brasil que conta com os equipamentos necessários para o teste, no setor de fotometria da USP em São Paulo, onde segundo o coordenador da área, paga-se de R$5.000,00 a R$15.000,00 por teste, o que inviabiliza ao CONTRAN desembolsar tal quantia para comprovar tecnicamente a autuação de cada carro.


em resumo....a policia militar e rodoviaria tem mais oq fazer pra entrar em um furiosa dessas.
mesmo pq nao foram constatados acidentes q prove q a causa foi o xenon.

agm2112
05-06-09, 10:48
Não precisa levar a moto pra NASA .... se o cara quiser multar, vai multar. E se entrar com recurso, vai perder.

Furious VIPER
05-06-09, 11:07
Os policiais estão certos em ter lhe multado...

Xenon sem regularizar está proibido, então vc estava fora da lei e ainda teve sorte do cara te liberar pra vc arrumar, se é um cara mais chato é patio direto...

Teve sorte, tio...

Pior q é verdade!!!!




Recorre das multas TomateQueijoFeijão2.
Afinal, os caras não tinham nenhum aparelho pra provar que tu estava com Xenon, ou tinham?

Abraços!

A pior desculpa de todos os tempos para não ser multado!!! hahahaha



Cara, é o mesmo aparelho que mede se a moto é preta ou branca... se chama OLHO !

Espetaculaaaaaaaaaaaaaar a resposta!!!



Retirado do forum gs500
http://gs500online.com.br/gsForum//index.php?showtopic=11868&hl=xenon&st=20

A autuação pelo uso do xenon é improcedente como auto de infração sob quaisquer circunstâncias pois, a fim de aferir a autuação, a autoridade seja rodoviária, do CET ou da policia militar, deve estar equipada e fazer uso dos aparelhos de medição que comprovem que o kit de xenon instalado produza de forma plena acima de 2000 lumens, conforme consta na resolução 294.

2▪ A única forma de aferir e comprovar que o kit de xenon instalado infringe a regulamentação 294 é levar o veiculo ao único laboratório no Brasil que conta com os equipamentos necessários para o teste, no setor de fotometria da USP em São Paulo, onde segundo o coordenador da área, paga-se de R$5.000,00 a R$15.000,00 por teste, o que inviabiliza ao CONTRAN desembolsar tal quantia para comprovar tecnicamente a autuação de cada carro.

em resumo....a policia militar e rodoviaria tem mais oq fazer pra entrar em um furiosa dessas.
mesmo pq nao foram constatados acidentes q prove q a causa foi o xenon.

SethM... não precisa de um aparelho pra isso, é ÓBVIO q é xenon.
E no caso particular do xenon, tem mais é q multar se não estiver regularizado... a possibilidade de regularizar existe, o cara só não faz se não kiser.
E provavelmente vítimas do xenon não podem dar seus testemunhos pois já partiram dessa pra melhor... daí complica mesmo!!

blaugusto
05-06-09, 11:09
Um dia desses vi um carro importado devia vim com xenon de fabrica, não ofuscava nada e iluminava muito, diferente dos carros velhos que colocam o kit.


É só olhar para um Tucson com Xenom de fábrica e um Honda Civic com Xenom colocado pelo dono do carro.
A diferença na qualidade de iluminação é gritante.

Concordo que com Xenon a motoca fica muito mais bonita, mas pelamordeDeus... na minha cara não p@$$@...

agm2112
05-06-09, 11:15
Semana passada atropelei um bicho que nem cheguei a ver o que era (talvez um gato ou gambá) porque veio um infeliz no sentido oposto com essa tranqueira de xenon. Mal consegui ver o asfalto. Se fosse um farol bem regulado ou um xenon de fábrica, poderia ter desviado tranquilamente. Não dá pra arriscar a segurança dos outros por um negócio "bonitinho".

Furious VIPER
05-06-09, 11:18
Agora eu vejo a diferença entre xenons originais e adaptados... muito mais facilmente q antes!
De moto o piloto está mais alto... portanto não pega exatamente nos olhos... agora de carro, tu ficas mais baixo e o foco do xenon adaptado vem direto nos olhos!
Vejo as vezes akela luz azulada xegando pelo retrovsor e nada de incomodar... certamente é original! Qdo vejo akela luz me cegando, é adaptado sem sombra de dúvidas!!

O pior caso q eu já vi foi um Punto passando por mim com os faróis DESLIGADOS e os faroletes com xenon ligados, apontando pra cima... meudeusdocéu, coisa horrível, e ainda conseguia cegar qm tava na frente. Isso as 21h!! É foda!!

Richard
05-06-09, 13:11
Retirado do forum gs500 Parei de ler aqui
http://gs500online.com.br/gsForum//index.php?showtopic=11868&hl=xenon&st=20


A autuação bla blabla bla blablablabla blabla


zzzzzzz


2▪ A única forma bla blablabla blabla

zzzzzzz

zzz

zzzzzzz



em resumo....a policia militar e rodoviaria tem mais oq fazer pra entrar em um furiosa dessas.
mesmo pq nao foram constatados acidentes q prove q a causa foi o xenon.


zzzzzzzzzz zzz zzzzz... Opa, perai


A policia militar e RODOVIARIA estão fazendo uma parte do trabalho delas que é TIRAR ESSAS BOSTAS DAS RUAS.

Pra começar, esse monte de coisa de recurso e blablabla por que o cara não levou a moto pro unico lugar que a vistoria custa 3 bilhões de dolares é conversa... Nós estamos no B-R-A-S-I-L, se o cara quiser multar ele vai multar e ponto final, se vc vai recorrer depois é problema seu...

E se vai ganhar ou perder é problema seu TAMBEM.

Basicamente é o seguinte, o cara olha um farol iluminando os morcegos que passam pela via, param o cara e mandam arrancar, ponto final.

E trouxa é quem arrisca de andar com isso e pra ser parado e depois ter que ficar correndo atrás de recurso e os caraio...

Tqf2
05-06-09, 23:37
Só uma coisa...

NUNCA ofusquei o Zóio de minguém com o Xenon da minha moto..

Sei disso pq NUNCA ninguém deu sinal de luz pra mim...(tipo assim: Dê luz baixa)

MAs tudo bem..
Sei que estava errado e tal..

Não quero entrar na discussão se ofusco ou não, pq nenhum de vc's aqui já andaram comigo na rodovia, seja em sentido contrário ou a favor...



Apenas qeria saber o pq que os policiais do estado de Sp, pelo menos por aqui, NUNCA falaram nada sobre Xenon e os de Lá de MT encherem o saco.,

Adrian Gabriel
05-06-09, 23:43
Eu particularmente ouvi sempre falar que esse tipo de farol é proibido ( a não ser que seja de fábrica) , mas não sei se é verdade mesmo, se tem uma lei que comprova isso, ou se é apenas boato.[/size]

Furious VIPER
05-06-09, 23:58
Só uma coisa...

NUNCA ofusquei o Zóio de minguém com o Xenon da minha moto..

Sei disso pq NUNCA ninguém deu sinal de luz pra mim...(tipo assim: Dê luz baixa)

MAs tudo bem..
Sei que estava errado e tal..

Não quero entrar na discussão se ofusco ou não, pq nenhum de vc's aqui já andaram comigo na rodovia, seja em sentido contrário ou a favor...



Apenas qeria saber o pq que os policiais do estado de Sp, pelo menos por aqui, NUNCA falaram nada sobre Xenon e os de Lá de MT encherem o saco.,

Poxa cara... tu q sempre pareceu consciente nos comentários... dizer q não ofusca os outros?
Bloco óptico original + xenon = ofuscamento com certeza!! O fato de não te darem luz alta é pq já estamos ficando acostumados com essas pragas de xenon q se dermos luz alt pra todos, acabamos queimando nosss lâmpadas!!

Luigi
06-06-09, 09:12
Menos furius, menos!

A GS com xenon não OFUSCAVA NINGUÈM também!
Eu testei de fárias maneiras, meu irmão andando com ela (110kg) e eu de carro, andando na frente, vindo de direção contrária etc.

Chamava atenção, mas não ofuscava, de dia nem de noite.

Bi-xenon, bem regulado, pelo menos no globo optico da GS (que o "refletor" é no vidro e não no fundo do farol) não ofusca.
Mas eu tirei pra não me encomodar como o TQF@$@()*# tá se encomodando ;)

chuckzin
06-06-09, 11:44
Xenon ofusca só quem tem miopia ou problema de catarata --'

Me encomoda muito mais a vista, um halogeneo de 60W do que a luz azul do xenon, e isso que tenho olhos claros..

O problema é o Brasil mesmo, um equipamento que otimiza a visão do condutor, trazendo consigo mais segurança para o mesmo, não poder ser instalado, mas se vier de fábrica tudo ok!

Nossa legislação de transito do tempo de bois e carroças, com suas inumeras falhas, é uma piada, sem graça diga-se de passagem! :NOOK:

R.L
06-06-09, 12:19
mas tem gnt que faz so de sacanagem, coloca o xenon nos farois de neblina, ai é pra zua quem vem de frente mesmo, ta lokoo!!!!

Furious VIPER
06-06-09, 13:42
Menos furius, menos!

A GS com xenon não OFUSCAVA NINGUÈM também!
Eu testei de fárias maneiras, meu irmão andando com ela (110kg) e eu de carro, andando na frente, vindo de direção contrária etc.

Chamava atenção, mas não ofuscava, de dia nem de noite.

Bi-xenon, bem regulado, pelo menos no globo optico da GS (que o "refletor" é no vidro e não no fundo do farol) não ofusca.
Mas eu tirei pra não me encomodar como o TQF@$@()*# tá se encomodando ;)

Luizinho, te coordena, tu não entendeu o q eu falei!!

persiu
06-06-09, 15:23
Eu tenho xenon no meu carro e sinceramente no começo eu incomodava muitas pessoas "sem querer".

Logo notei que estava sendo desagradável e baixei o foco do farol baixo resolvendo 90% das reclamações. E mesmo com o foco do farol um pouco mais baixo, raramente preciso usar farol alto.

Tô louco para colocar xenon na moto também por questão de segurança. Mas com uma série de adaptações (Trocar bateria, alternador) prefiro adiar um pouco !!!

O problema de muitos motoristas é que não se preocupam em olhar para sua trajetória e sim para o ambiente, admirando os carros que vem de frente olhando diretamente para os seus faróis independente de xenon ou não !!! Experimentem olhar para o teto do carro ou para o retrovisor que esteja mais próximo de você !!!

E no caso de alguém estar atrás de você com xenon, muitos retrovisores internos possuem uma alavanca que quando deslocada eliminam o reflexo alterando o foco. O que serve no caso de caminhões ou veiculos maiores também !!!

Luigi
07-06-09, 11:17
Furiosa, falasse isso:


Bloco óptico original + xenon = ofuscamento com certeza!!


O que eu falei errado? Você falou ofuscamento COM CERTEZA.

A GS tinha o globo óptico original, um xenon xinglig de 80 reais H4-3 (bi-xenon) e não ofuscava ninguém, ao menos que o cara deitasse na frente da moto no chão!
Tirei porque não queria gastar tempo e dinheiro legalizando como a FALCON MOTARD tinha, sim, o xenon dela era legalizado. (Farois Modificados)

Agora, ela sim ofuscava, isso eu não nego, o farol de lander + suspensões macias, mesmo com a lampada 60w já espalha bastante luz com o xenon não tinha como regular 100% não.

Furious VIPER
07-06-09, 11:34
Furiosa, falasse isso:
O que eu falei errado? Você falou ofuscamento COM CERTEZA.

A GS tinha o globo óptico original, um xenon xinglig de 80 reais H4-3 (bi-xenon) e não ofuscava ninguém, ao menos que o cara deitasse na frente da moto no chão!
Tirei porque não queria gastar tempo e dinheiro legalizando como a FALCON MOTARD tinha, sim, o xenon dela era legalizado. (Farois Modificados)

Agora, ela sim ofuscava, isso eu não nego, o farol de lander + suspensões macias, mesmo com a lampada 60w já espalha bastante luz com o xenon não tinha como regular 100% não.

Ah, eu esqueci q as TUAS motos andam demais, bebem de menos e qr modificação fica perfeita!! Desculpa!!
Engraçado q com qqr outra pessoa os problemas acontecem... um dia ainda descubro!

Luigi
07-06-09, 14:21
Ué, ficou sem argumento e começou a defgecar pelos dedos ?

Eu postei que no FAROL DE LANDER, o xenon H4-3 não ficou perfeito, ele ofuscava sim. Isso na minha Falcon, e ela tinha o tal do xenon legalizado (antes desse auê todo)

Agora na GS ficou sim perfeito e não ofuscava ninguém. Legal é que o cara NUNCA viu uma GS500 com xenon H4-3 bem regulado e fica falando merda.
A sim a do CG-killer não vale pois ele usava o GLOBO OPTICO da twister na GS dele quando usava xenon! ;)

Furious VIPER
07-06-09, 14:40
Voltamos ao velho papo:
"Se o Luigi faz, é bom... se os outros fazem é porcaria"!!

ammanzoli
07-06-09, 15:39
pega fogo cabare

Luigi
07-06-09, 19:36
Voltamos ao velho papo:
"Se o Luigi faz, é bom... se os outros fazem é porcaria"!!



Invejinha? Vá anda de uno vai!
Onde eu falei isso veio!

O CG killer colocou na GS com farol de TWISTER, e se não me engano ele usava aquele H4-2 (xenon só na baixa) que espalha bem, então mesmo no farol da GS acho que não ficaria bom, na dele, ou na minha!
Agora porque eu faço a coisa direito, só na minha fica certo ? Falei também que fiz no farol de lander na minha ex-falcon e não ficou 100%, ofuscava sim ocasionalmente porque a moto trabalhava muito as suspensões e o farol sempre "subia".

Mas não adianta tentar ensinar um cara que anda de UNO e coloca manoplas amarelas em moto como se faz uma modificação BEM FEITA ;)

Furious VIPER
07-06-09, 20:48
Invejinha? Vá anda de uno vai!
Onde eu falei isso veio!

O CG killer colocou na GS com farol de TWISTER, e se não me engano ele usava aquele H4-2 (xenon só na baixa) que espalha bem, então mesmo no farol da GS acho que não ficaria bom, na dele, ou na minha!
Agora porque eu faço a coisa direito, só na minha fica certo ? Falei também que fiz no farol de lander na minha ex-falcon e não ficou 100%, ofuscava sim ocasionalmente porque a moto trabalhava muito as suspensões e o farol sempre "subia".

Mas não adianta tentar ensinar um cara que anda de UNO e coloca manoplas amarelas em moto como se faz uma modificação BEM FEITA ;)





Realmente, onde eu estava com a cabeça qdo discuti contigo?
Desculpa Super Motard Rider... qdo eu comprar uma GS eu volto a falar contigo!!

Luigi
08-06-09, 08:16
Engraçado quando a pessoa fica sem argumento, começa a falar merda.
Eu si divirto com isso aqui, maior falta de informação encontrada na net, todo mundo "eu acho eu acho eu acho" mas provar que é bom ... ;)

Furious VIPER
08-06-09, 10:42
Engraçado quando a pessoa fica sem argumento, começa a falar $#@%$#.
Eu si divirto com isso aqui, maior falta de informação encontrada na net, todo mundo "eu acho eu acho eu acho" mas provar que é bom ... ;)


Tuas palavras ainda não me provaram q O TEU XENON era o melhor de todos, perfeitamente dentro da lei, e com total respeito aos outros condutores.
Faço minhas as tuas palavras:
" 'eu acho eu acho eu acho' mas provar que é bom ... ;)"

agm2112
08-06-09, 10:49
Calma povo ... hoje é quarta feira !

Luigi
08-06-09, 11:07
Tuas palavras ainda não me provaram q O TEU XENON era o melhor de todos, perfeitamente dentro da lei, e com total respeito aos outros condutores.
Faço minhas as tuas palavras:
" 'eu acho eu acho eu acho' mas provar que é bom ... ;)"



Palavras ? Eu postei fotos etc do meu xenon onde o corte era perfeito, e baixo, sem "ofuscar". Isso nos tópicos antigos sobre ele.

Também nõa falei que o meu era o melhor de todos, qualquer GS500 (estou falando este modelo de moto pois eu testei o farol) com um xenon H4-3 com defletor, e regulagem do farol correta o xenon fica sem ofuscar.

Mas eu não disse que era "dentro da lei", dentro da lei só fazendo vistoria e legalizando, coisa que eu não fiz, por isso retirei.

Xenon na baixa:

http://i89.photobucket.com/albums/k231/luigibnu/Baixo.jpg

A Marca preta na parede é o borrachão do parachoque TRASEIRO de um celta 2001

Xenon na alta:

http://i89.photobucket.com/albums/k231/luigibnu/Alto.jpg

E agora furiosa ? Vai falar o que ? Que isso ai ofusca?

blaugusto
08-06-09, 11:13
Bi-xenon, bem regulado, pelo menos no globo optico da GS (que o "refletor" é no vidro e não no fundo do farol) não ofusca.



Taí uma coisa que eu havia me esquecido: refletor no vidro. Dessa forma o Xenon não iria ofuscar mesmo, independente da lâmpada utilizada.

Quem entende um pouco de física sabe o porque!

rocksul
08-06-09, 11:17
Na minha moto a luz baixa não incomodava em nada, agora a alta era totalmente fiadaputa! Eu gostava de usar ela qdo os branco davam sinal de luz alta pra mim e qdo tava bem perto eu dava a luz alta e dava aquele "tchum" e alumiava tudo! A luz alta do Xenon era do caramba! Parecia aquelas S10 com 10 holofotes halogenos com luz até no Santo Antônio.
Eu usava normalmente a luz baixa que já é melhor que a atual luz alta. E a luz alta quando estava só eu na pista etc e tal, usando luz baixa qdo vinha carro no sentido contrário bla bla bla.

Quanto a teoria do SMR, sem discussões. Não sei pq tu perde tempo discutindo com ele Viper. Ele é o mestre

http://img30.imageshack.us/img30/2190/novo6.jpg

Luigi
08-06-09, 11:20
Rock a minha alta tb era bem fiodaputa, iluminava muito, pareçia um holofote, mas cegava tudo que estava a frente, pois pegava desde o parachoque dos carros, até o teto.
Eu praticamente não usava, só na pista quando era mão simples!

rocksul
08-06-09, 11:37
Rock a minha alta tb era bem fiodaputa, iluminava muito, pareçia um holofote, mas cegava tudo que estava a frente, pois pegava desde o parachoque dos carros, até o teto.
Eu praticamente não usava, só na pista quando era mão simples!

Mas que era massa dar luz alta na cara dos troxa que davam sinal de luz pro cara baixar a luz que já era a baixa, mazaaaa isso era.

Furious VIPER
08-06-09, 11:42
Luigi... uma foto não me adianta de nada!!! Provas concretas meu velho!!

Luigi
08-06-09, 12:00
Que prova tu quer Furiosa ?

Como que uma foto não prova nada ?

Jimmy1979
08-06-09, 12:04
Luigi... uma foto não me adianta de nada!!! Provas concretas meu velho!!


Do luigi tinha o mesmo corte de facho como o xenon da minha ... assim ...

http://img134.imageshack.us/img134/208/dsc03130j.jpg

Tqf2
08-06-09, 12:16
O meu também era assim...

Há uma proteção na parte de baixo da lâmpada impedindo que a luz baixa pegue todo refletor...

Quando a luz se movimenta, daí sim,, pega todo refletor sendo então a liz alta.

MAs qual o procedimento pra legalizar.....?

Há essa possibilidade......?

Sei que precisa ter regulagem de altura e um lavador pro farol..

Será que serve esses esquichos de água de parabrisas? São pequenos, fáceis de colocar.

rocksul
08-06-09, 13:18
Não existe a possibilidade de legalizar motos - pelo menos no detran do RS. Já tentei e não consegui, mesmo com laudo do inmetro e tudo.
Pra lei brasileira, moto é tudo igual. Carro importado pode. Moto importada não pode porque é moto.
No dia que levei minha moto para regularizar tinha um gol bolinha sendo legalizado sem o tal limpador de farol e com luz alta "alta pra caraio"

Luigi
08-06-09, 13:20
Rock, pela lei:

Veiculos fabricados até 2008 não precisa do limpador nem do regulador de altura.
Motos também não, mesmo as fabricadas apois 2009.

Agora vai da interpretação de cada estado. É foda, pela lei, poderia legalizar sem problemas a sua moto!

Marcio Hecht
08-06-09, 14:24
como nosso amigo falou




Rock, pela lei:

Veiculos fabricados até 2008 não precisa do limpador nem do regulador de altura.
Motos também não, mesmo as fabricadas apois 2009.

Agora vai da interpretação de cada estado. É foda, pela lei, poderia legalizar sem problemas a sua moto!


Moto dah pra regularizar, no LAUDO DO CSV( inmetro) deve constar que a luz eh emitida branca..

entaum até 8000k pode.. sobre a regulagem para naum prejudicar a visão dos outros motoristas vaiser feito no
proprio CSV queremitir o laudo.

a lei eh clara eh soh ler....

ah soh vai estar regularizado se constar no documento do veiculo.

abraço

Roberval3000
08-06-09, 14:28
todo mundo fala q dá pra regularizar o Xenon.

Mas desafio alguem a mostrar uma foto do documento q prova q conseguiu mesmo.

todo mundo fala q dá pra regularizar o Xenon.

Mas desafio alguem a mostrar uma foto do documento q prova q conseguiu mesmo.

todo mundo fala q dá pra regularizar o Xenon.

Mas desafio alguem a mostrar uma foto do documento q prova q conseguiu mesmo.
[hr]Mensagem unida: 1244482182[hr]
parece filhote de pombo

dizem q existe mas ninguem ve

Marcio Hecht
08-06-09, 14:40
E jah fiz um monte de carros e motos com Xenon...

naum vou fikar postando documentos na internet neh?

abraço

Luigi
08-06-09, 14:53
A ex-Falcon tinha no doc

No compo observações constava (além das outras modificações)
Farois Modificados

rocksul
09-06-09, 14:05
Vou colar abaixo o email que foi respondido do detran-rs para mim.
Apenas já escrevendo e tentando esclarescer, os veículos que já tinham no doc antes de 2009 tudo jóia, para que quer regularizer o doc a partir de 2009 já deve estar dentro das novas normas. Portanto quem tem moto regularizada de 2009 pra trás pode usar quem quer regularizar tomou no rabo pq não tem limpador de farol, se phodeu.
Abaixo, o emala.

[hr]


CP Ouvidoria da Divisão de Atendimento por Bruna Mello de Freitas para mim
mostrar detalhes 09:25 (4 horas atrás) Responder



Sr:Jean F. Droescher

As Resoluções 227 e 294 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) que tratam do sistema de iluminação dos veículos entraram em vigor no dia 1° de janeiro de 2009. Os veículos fabricados e modificados a partir desta data deverão seguir as normas previstas nessas Resoluções. As normas também regulamentam o uso dos faróis equipados com fonte de luz de descarga de gás e/ou com o fluxo luminoso acima de 2.000 (dois mil) lumens.
No que se refere aos faróis de descarga de gás (xenônio), as Resolução exigem dispositivo de limpeza e de regulagem. Tanto os veículos saídos de fábrica a partir de janeiro de 2009 quanto os que forem modificados para o uso deste tipo de farol deverão possuir esses dispositivos. Já os veículos fabricados e modificados com o farol de descarga de gás antes do dia 1° poderão continuar circulando, no entanto, no caso dos veículos modificados é necessário que tenham cumprindo as normas previstas na Resolução 292 que trata das modificações de veículos. A informação referente à modificação deve constar no Certificado de Registro do Veículo (CRV) e no Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRV).
De acordo com o artigo 98 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), para realizar alterações nas características do veículo o proprietário deve antes solicitar autorização do Departamento Estadual de Trânsito (Detran). Somente após a autorização é que alteração pode ser efetuada. Depois de realizada a modificação, o veículo deverá passar por uma inspeção de segurança veicular em uma Instituição Técnica Licenciada (ITL). Essa ITL é licenciada pelo Denatran e acreditada pelo Inmetro. Caso o veículo seja aprovado na inspeção, a ITL emitirá o Certificado de Segurança Veicular (CSV). O Certificado deverá ser entregue ao Detran, que incluirá a alteração na documentação do veículo.
Para a modificação do sistema de iluminação do veículo é recomendável que o proprietário se informe junto ao fabricante se o veículo pode sofrer as modificações desejadas. No caso do sistema de iluminação deve se observar também as cores das lâmpadas. Segundo a Resolução 227, independente do tipo de lâmpada a cor do facho de luz emitido pelo farol deve ser branca. De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), conduzir o veículo com característica alterada é uma infração de natureza grave, com multa de R$ 127,69, cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação e a retenção do veículo para regularização.

Passo a Passo:

1°. Solicitar autorização do Departamento Estadual de Trânsito (Detran)
2°. Realizar a modificação dentro das normas previstas pela legislação vigente. No caso do sistema de iluminação - Resoluções 227 e 294
3°. Realizar inspeção veicular em uma Instituição Técnica Licenciada (ITL).
A inspeção pode ser realizada em qualquer ITL do País. Em caso de aprovação a ITL emite o Certificado de Segurança Veicular (CSV)
4°. O CSV deve ser entregue ao Departamento Estadual de Trânsito. O Órgão incluirá as informações referentes à modificação nos documentos do veículo.
Farol de descarga de gás
Todos os veículos fabricados ou modificados com farol de descarga de gás a partir de 1° de janeiro de 2009 deverão possuir:
1. Dispositivo de limpeza do farol
2. Dispositivo de regulagem do farol
3. Facho de luz emitida na cor branca
No que se refere à regulagem do farol as Resoluções do Contran permitem tanto o dispositivo de regulagem automática quanto o manual do tipo contínuo ou gradual. Segundo a Resolução 294, o dispositivo manual deve possuir posição de repouso que permita que os faróis possam voltar à posição de inclinação vertical inicial por meio dos parafusos de regulagem ou outros meios similares. (Resolução 294 - Anexo I, item 4.3.6.2.1 e parágrafos 4.3.6.1.1 e 4.3.6.1.2 e Anexo I, item 4.3.6.2.2 e parágrafo 4.3.6.1.1)
As Instituições Técnicas Licenciadas verificarão se os veículos modificados com o farol de descarga de gás atendem aos requisitos estabelecidos no Regulamento Técnico da Qualidade – RQT 24, publicada pela Portaria 30/02 do Inmetro, e nas Resoluções 227 e 294 do Contran.
Para realizar modificação no sistema de iluminação do veículo:


O DETRAN/RS agradece o seu contato. Informações de serviços prestados por esta autarquia estão disponíveis através deste e-mail, no site http://www.detran.rs.gov.br/ e do Disque Detran - 0800 510 33 11. Ligações de outros Estados devem ser realizadas para o número (51) 3288-2000 - serviço tarifado.

DETRAN/RS em defesa da vida.

Atenciosamente,

Bruna

Atendimento Eletrônico




Meu emala:



------------- Mensagem Original -------------
Data: Sexta-feira, 5 de Junho de 2009 10:32
De: Unprivileged user < [email protected] >
Para: [email protected]
Assunto: 20090605102502.P.Ouvidoria

Protocolo : 20090605102502
Nome : Jean F. Droescher
Local : Sapucaia do Sul
e-mail : [email protected]
sugestoes : Eu tenho uma dúvida quanto a instalação de faróis de xenônio em motocicletas. Antes da lei de proibição de faróis de xenônio, eu possuia este tipo de lâmpada na moto. Meu farol era eficiente e não ofuscava o veículo da frente. Com a lei em atuação precisei remover os faróis e hoje uso a lâmpada halogena comum. Como eu viajo bastante a noite (e prefiro assim) e tenho visto muitos mas muitos veículos que não são originais de fábrica com o farol xenônio em uso, eu gostaria de saber o que eu posso fazer para regulamentar o farol de xenônio em minha motocicleta.
Venho salientar que o Brasil não pode generalizar motos assim como não generaliza carros. Quando coloquei faróis de xenônio em minha moto comprei todo o conjunto do farol utilizado na europa pelo mesmo veículo, lá, ele saí de fábrica com xenônio. O conjunto é composto por lâmpadas, reatores e globos do farol.
Que fique claro, minha motocicleta não é uma CG, YBR da vida, não utilizo a motocicleta para aparecer nem nada. Eu busco apenas uma maneira melhor e mais segura de viajar a noite. Quero estar regulamentado pela lei. O problema é que para nossa lei atual, motocicleta é tudo igual.
Tentei regularizar no Detran de Sapucaia do Sul - RS e eles não possuem documentação para tal. Realizei os testes do Inmetro mas não consigo regularizar simplesmente porque o Detran da minha cidade não dispõe de documentação para tal.

[hr]

A parte do farol europeu é enroleishon.

mantabodyboarder
10-06-09, 00:13
Só um detalhe que essas resoluções não são aquelas que falam de AUTOMÓVEIS?

No texto não era Veículos, e sim automóveis??

Alan Ranieri
10-06-09, 11:01
Taí uma coisa que eu havia me esquecido: refletor no vidro. Dessa forma o Xenon não iria ofuscar mesmo, independente da lâmpada utilizada.

Quem entende um pouco de física sabe o porque!


Tem alguma coisa haver com difusão da luz quando atravessa o policarbonato ser diferente quando atravessa o vidro?

Daninean
12-06-09, 14:34
Então Luigi

Motos até 2008......(2008 ou mais velhas) está liberado o Xenon até 8.oook certo ?

blaugusto
12-06-09, 14:47
Tem alguma coisa haver com difusão da luz quando atravessa o policarbonato ser diferente quando atravessa o vidro?


Não não... é que nesses casos o "bloco" é liso e a lente tem aquelas ondulações.
Nos veiculos novos o bloco tem as "ondulações" e a lente é lisinha.

rocksul
12-06-09, 16:36
Então Luigi

Motos até 2008......(2008 ou mais velhas) está liberado o Xenon até 8.oook certo ?

Pelo que eu entendi, é motos até 2008 que estavam regulamentadas. Se sua moto é 2008 e vc pretende regulamentar agora, não dá.

higoff
12-06-09, 22:13
Uma coisa curiosa... observem...

Todos os veículos fabricados ou modificados com farol de descarga de gás a partir de 1° de janeiro de 2009 deverão possuir:
1. Dispositivo de limpeza do farol
2. Dispositivo de regulagem do farol
3. Facho de luz emitida na cor branca
No que se refere à regulagem do farol as Resoluções do Contran permitem tanto o dispositivo de regulagem automática quanto o manual do tipo contínuo ou gradual. Segundo a Resolução 294, o dispositivo manual deve possuir posição de repouso que permita que os faróis possam voltar à posição de inclinação vertical inicial por meio dos parafusos de regulagem ou outros meios similares. (Resolução 294 - Anexo I, item 4.3.6.2.1 e parágrafos 4.3.6.1.1 e 4.3.6.1.2 e Anexo I, item 4.3.6.2.2 e parágrafo 4.3.6.1.1)
As Instituições Técnicas Licenciadas verificarão se os veículos modificados com o farol de descarga de gás atendem aos requisitos estabelecidos no Regulamento Técnico da Qualidade – RQT 24, publicada pela Portaria 30/02 do Inmetro, e nas Resoluções 227 e 294 do Contran.



Ou seja...
Dispositivo de regulagem manual todas têm... e até faz algum sentido...

Mas pra que RAIOS um esguicho de limpeza ?!?!? Um farol limpo não ofusca, já o sujo ofusca ? Poeira e lama agora refrata e/ou reflete a luz ?
Alguém entendeu isso ? Rs...

Abs !!!