PDA

Ver Versão Completa : CG - Mecânica - CDI x Platinado



philosopher
02-01-09, 12:18
Bom dia pessoal!

Andei pesquisando e na faixa de R$ 2500 dá pra comprar uma CG Today aproximadamente ano 90.

Pelo que li na internet, a CG 2002 e posteriores tem ignição eletrônica, enquanto as anteriores usam platinado e condensador.

Não sei exatamente qual a diferença, mas imagino que ignição eletrônica tenha vantagens de desempenho.

Minha dúvida é a seguinte:
A Today sem CDI funciona bem ou dá muito problema? O desempenho é mesmo ruim? É fácil achar peças pra motores sem CDI? As peças são baratas?

Desde já, agradeço pela colaboração!

Diego.fcs
02-01-09, 12:34
Cara, o CDI começou a ser utilizado nas CG Today, é certeza que essa aí num tem CDI? Acho que tem sim...

Essa questão foi muito discutida aki, os 2 sistemas são bons, tudo dependerá do conjunto e do acerto da moto. Eu tenho uma moto antiga, originalmente com platinado mas comprei ela com CDI, vejo que é melhor, o CDI trabalha de uma maneira mais "linear", o platinado funciona beleza, só que atualmente tá difícil achar platinados bons, só acha ruim e vive queimando. O platinado não tem limitador, alguns gostam, mas em compensação vc pode andar num giro muito alto e tirar o motor do ponto certo fora que pode danificar o motor.

Outra coisa, fiz esse teste em carro. Andei no mesmo carro antes e depois do platinado. Com a ignição eletrônica o motor roda mais livre, parece que rende mais e quando vc acelera ele num dá aquelas leves "engasgadas", responde melhor...

Se vc comprar uma com platinado não tem problema, procure andar sempre com um reserva, e se quizer, passe ela para CDI.

DOUGLAS 00
02-01-09, 12:39
To achando as today caras ai... a minha eu paguei bem caro, saiu por 2.000.

Quanto ao CDI, é fácil converte-lá. Sai menos de 100 dinheiros

Stone
02-01-09, 18:40
sai menos de 50 dinheiros...

philosopher
02-01-09, 20:07
Legal.

Sabendo que é fácil converter pra CDI, dá pra pensar com carinho na compra de uma.

Valeu galera!

Fora isso, tem algum ponto negativo considerável nas CGs Today em comparação com as CG 125 mais modernas?

O único detalhe que eu reparei foi a alça do garupa que não tem nas laterais. Mas não sei se isso gera tanto desconforto.

Diego.fcs
03-01-09, 13:39
Olha cara, eu tenho até uma certa preferência pelas mais antigas, me parecem mais robustas, fora que a manutenção delas é muito mais barata, e num paga o absurdo do IPVA. Questão de desempenho não vai mudar muita coisa não, acho até que é a mesma coisa. To com minha bolinha aki toda acertada e ando na pista a 100~120km/h fazendo 35km/l.

A today é uma moto que o pessoal aki gosta muito, falam muito bem dela, acho que vale a pena sim, se achar uma boa por um preço bom compensa.

Adriano CG bolinha
03-01-09, 21:15
Amigo vai na fé se a moto for boa vai na fé tive uma e rodava muito com ela .... a minha era 92 preta já tinha o cdi original .. as mais antigas se não me engano não tem mais facil como disseram acima de trocar, mais por este valor dependendo de onde vc mora compra uma 92 ou mais nova...
Ponto negativo dessa moto ..Eu não curtia o painel dela(coloquei o da strada).... A moto é show ...

philosopher
04-01-09, 09:43
Bom dia pessoal!

Ontem fiz umas pesquisas nas garagens das redondezas pra ver o preço da CG. Por aqui, as antigas (87 a 91) estão custando entre 1800 a 2500.

Contudo, as mais novas (Titan 98, 99) estão custando na faixa de 3000. Então, qdo eu for trocar, pode ser que compense pegar uma Titan 99 mesmo. De repente o pessoal aceita a Biz + 500 como pagamento.

O duro é que a mecânica da Biz tá redondinha, dá até dó de trocá-la. :s Mas pelo conforto da CG pra passar nas valetas e buracos daqui, acho que vai valer a pena. :D

Valeu pelas dicas pessoal.

Abraços.

junior1rodrigues
04-01-09, 16:45
Ouvi dizer que as "today" são as melhores cg's que a Honda já fez.
Já passei pelo desprazerde levar ralo de uma quando tive uma fan |:(

Diego.fcs
04-01-09, 17:06
Cara, não sei se as CGs mais antigas serão mais confortáveis que sua biz. As mais antigas normalmente são mais duronas, mas são bem robustas. Eu acho bacana as Cgs quadradas, já pensou em pegar uma ML?

hbrasil
04-01-09, 19:20
philosofer, fala com o Ovelha Negra que ele te dá uma aula de ML...