PDA

Ver Versão Completa : Freio a disco fazendo barulho



Dumbex
05-01-09, 09:56
Galera, seguinte...
Quando minha titan estava com uns 1000 km, o freio a disco dianteiro começou a fazer um barulho, como se estivessem agarrando pedaços de ferro nele e quando estou quase parando a moto o guidão vibra levemente, levei na conscessionaria que comprei exigindo que trocassem e eles me disseram que tava normal, que era normal do freio fazer alguns barulhos conforme o clima que está fazendo (verdade isso?) Beleza né, segui minha vida em frente :clap:
Dai agora com 2000 km a moto quando estou entre 5 km/h e 20 km/h, andando em neutra com a embreagem puxada, a moto começa a dar contantes vibraçoes no guidão como se estivesse algo segurando a moto ou como se a roda estivesse empenada.
Levei a moto pros caras darem uma olhada, e eles perguntaram se eu tinha batido ela, disse que não, que era uma moto de passeio e tomo muito cuidado com ela.
O cara pegou ela e foi dar uma volta, quando voltou disse que estava tudo ok, e que o barulho no freio era normal. Putz, sai de lá e o guidão tava a mesma mer...da, vibrando e fazendo barulho... ahhh e se eu segurar o freio levemente em uma descida, ele faz um barulho como se fosse aqueles freio barulhento de bicicleta velha hahahah.

Sabem o que pode ser?
Pois prefiro opinião de vocês que já passaram por vários problemas com motos, do que dos técnicos da honda que fingem que não tem problema, e quando falam alguma coisa só falam besteira.

Furious VIPER
05-01-09, 10:01
Pode ser pastilhas sujas/vitrificadas (pastilhas vitrificadas ficam com tipo uma camada por cima devido à sua qualidade/mal uso/condições extremas/chuva/oleo e essa camada diminui a frenagem e dá um barulho horrível pra moto, parece um caco véio.
Eu prefiro lixar as pastilhas em casa. É simples, só tem q tirar a roda dianteira e lixar de leve as pastilhas (na pinça mesmo, sem desmontar). Se mandar na concessionária vão querer te cobrar pq é ums erviço extra ao da garantia. Fora q se fizerem sem cobrar podem gastar demias tuas pastilhas (concessionária é uma bosta). Sobre o guidon vibrando... pode exigir um balanceamento nessas rodas. Tudo q tiver direito.. vai fundo!
Tá na garantia? Se sim... mete bronca!
Se não.. dxa quieto. Resolve por fora daí.

Dumbex
05-01-09, 10:37
Pode ser pastilhas sujas/vitrificadas (pastilhas vitrificadas ficam com tipo uma camada por cima devido à sua qualidade/mal uso/condições extremas/chuva/oleo e essa camada diminui a frenagem e dá um barulho horrível pra moto, parece um caco véio.
Eu prefiro lixar as pastilhas em casa. É simples, só tem q tirar a roda dianteira e lixar de leve as pastilhas (na pinça mesmo, sem desmontar). Se mandar na concessionária vão querer te cobrar pq é ums erviço extra ao da garantia. Fora q se fizerem sem cobrar podem gastar demias tuas pastilhas (concessionária é uma bosta). Sobre o guidon vibrando... pode exigir um balanceamento nessas rodas. Tudo q tiver direito.. vai fundo!
Tá na garantia? Se sim... mete bronca!
Se não.. dxa quieto. Resolve por fora daí.


A priemeira vez que começou com isso eu levei lá, os caras levaram a moto pra dentro e em menos de 5 minutos voltaram e disseram que tinha lixado o disco. Bom, peguei e sai, no mesmo dia o problema voltou |:(
Enquanto ao guidão ele não vibra o tempo todo não, é só quando estou devagar e quase parando ao freiar.

Sim, a moto ainda está na garantia, quando tiver tempo vou levar denovo lá, e exigir que seja pelo menos verificado.
Amigo meu fanático por moto e que tem uma cbr 1000 e um twister me deu uma dica. Falou pra eu usar consecionaria só enquanto estiver na garantia e pra fazer as revisões gratuitas, pois depois, é cobrado por hora, caro pra caramba e ainda fazem serviço de porco. Falou que tem um mecanico super responsa aqui na cidade, e que faz uns preços bacana pra ele e pra quem ele indicar, afinal o cara lucra clientes com isso, ou seja, depois que acabar minha garantia, vou vazar dessa concessionaria :NOOK:

Alguém ai tem mais uma idéia do que pode ser?

Diego.fcs
05-01-09, 15:43
A Intruder vivia chiando o freio, aí nas revisões o cara lixou, tá com 3.300km rodados e sempre teve, até que esses dias fiquei puto, fui numa rua sem movimento algum, sem nada ao lado, totalmente deserto em um novo loteamento e deu uns 80~90km/h numa descida e colei a mão no freio dianteiro com gosto mesmo, várias vezes... Aí ficou filé! hauhauhuaa

Dumbex
05-01-09, 18:09
A Intruder vivia chiando o freio, aí nas revisões o cara lixou, tá com 3.300km rodados e sempre teve, até que esses dias fiquei puto, fui numa rua sem movimento algum, sem nada ao lado, totalmente deserto em um novo loteamento e deu uns 80~90km/h numa descida e colei a mão no freio dianteiro com gosto mesmo, várias vezes... Aí ficou filé! hauhauhuaa


Já me deu vontade de fazer isso :lol: :lol:

Bom,, acabei de chegar da Honda, deixei minha moto lá, os caras disseram que vão verificar, quero só ver o que vão falar da Sra. Jumbo agora... :clap:

allbass
05-01-09, 18:14
Esquece cara....isso eh problema cronico das TITAN ESD e CG SPORT....

Troquei 4 Discos, Duas Pinças e Um par de bengalas na garantia...

nunca resolveu, sempre apos uns 100km ele voltava...fui trocando na garantia
agora com 1 ano eu tenho um disco com 2 meses de uso...uma pinça com 4mese e bengalas com 6 meses rs...

faz o mesmo...mas nao vai resolver...conheço mais de 20 pessoas aqui na cidade com o mesmo problema...

allbass
05-01-09, 18:14
A Intruder vivia chiando o freio, aí nas revisões o cara lixou, tá com 3.300km rodados e sempre teve, até que esses dias fiquei puto, fui numa rua sem movimento algum, sem nada ao lado, totalmente deserto em um novo loteamento e deu uns 80~90km/h numa descida e colei a mão no freio dianteiro com gosto mesmo, várias vezes... Aí ficou filé! hauhauhuaa


QUando ela vitrifica e eu fico com preguiça de tirar e lixar tbm faço isso...

Dumbex
05-01-09, 18:17
Esquece cara....isso eh problema cronico das TITAN ESD e CG SPORT....

Troquei 4 Discos, Duas Pinças e Um par de bengalas na garantia...

nunca resolveu, sempre apos uns 100km ele voltava...fui trocando na garantia
agora com 1 ano eu tenho um disco com 2 meses de uso...uma pinça com 4mese e bengalas com 6 meses rs...

faz o mesmo...mas nao vai resolver...conheço mais de 20 pessoas aqui na cidade com o mesmo problema...


Isso muitas pessoas já me falaram, mas agora é normal o freio ficar agarrando e vibrando o guidão quando estou andando devagar e sem frear??
Se for normal me arrependo de ter comprado essa moto, já comprei a mais completa achando que não ia ter problema e acabo me ferrando bunito :NOOK: :NOOK:

allbass
05-01-09, 18:24
è normal sim...vc esta em uma velocidade mais baixa, a moto vibra menos e a parte empenada do disco demora mais a passar pela pinça...

Cara vc fez muito bem em comprar cm freio a disco...ele mesmo com esse probleminha ja me ajudou muito...
freio a disco é muito mais segurança viu...isso ai nao atrapalha nada na pilotagem nem na frenagem
So enche o saco mesmo eu particularmente fico puto quando vejo o disco pegando...mas ja desencanei..

Abraços

Dumbex
05-01-09, 18:27
è normal sim...vc esta em uma velocidade mais baixa, a moto vibra menos e a parte empenada do disco demora mais a passar pela pinça...

Cara vc fez muito bem em comprar cm freio a disco...ele mesmo com esse probleminha ja me ajudou muito...
freio a disco é muito mais segurança viu...isso ai nao atrapalha nada na pilotagem nem na frenagem
So enche o saco mesmo eu particularmente fico puto quando vejo o disco pegando...mas ja desencanei..

Abraços


Valeu pela dica aew brother.
Vou esperar agora o que os caras vão falar, e depois que sai da garantia e das revisões gratuitas eu vazo da concessioaria, pois cobram caro e fazem serviço mto ruim, parcero meu aqui da city falou que tem um camarada dele que faz serviço de mestre e cobra barato pra ele e pros amigos deles :OK:

Pretendo passar na honda só quando for comprar alguma peça original :clap:

allbass
05-01-09, 18:32
Blz cara...parabens pela motoca... :clap: :clap: :clap: :clap:...
depois cria um topico dela e seja feliz... :OK: :OK: :OK:

Tqf2
05-01-09, 18:42
Cara isso não é disco empenado não........? ;)

allbass
05-01-09, 18:49
É, disco empenado...
Agora o que faz ele empenar?

A Honda daqui trocou tudo varias vezes e nao descobriu

e não é um caso isolado...

Tqf2
05-01-09, 18:58
É, disco empenado...
Agora o que faz ele empenar?

A Honda daqui trocou tudo varias vezes e nao descobriu

e não é um caso isolado...


Vixi. aí complica...
Talves seja o material do disco mesmo, que empena com facilidade...

Pq andando o disco esquenta, daí passa numa água por exemplo, molha e empena...

E se colocar um outro tipo de disco, talves um margarida, fica bonito, diferente e pode ser... que resolva o problema...

Bom, não é bem resolver né....rss mas não terá mais o problema.....

allbass
05-01-09, 19:13
Eu quando sobrar grana vou colocar um discão wave sim...
Mas nao vai ser com o intuito de Melhorar a frenagem
Ou acabar com esse problema...
Vai ser por estética...logico q pretendo continuar pelo menos
com a mesma capacidade de frenagem...se melhor melhor ainda... :G

destbr
05-01-09, 19:13
problema cronico creio q nao, pelo menos a minha nao acontece nada disso. Só se for nas mais novas. e nao conheco ninguem com esse problema por aqui.
é normal as pastilhas agarrarem um pouco quando são novas, mas nas primeiras semanas de uso, ja voltam a ficar normal.

faz o seguinte: coloca ela no cavalete e tenta girar a roda pra ver se o disco ta empenado. se nao conseguir girar pq ta agarrando, empurra a pinça com a mao contra o disco e da uma puxada de volta q ele alivia. dai vc pode ver bem se esta empenado ou nao.

quanto ao guidao tremer, gire a roda e veja se o pneu nao foi montado torto (ele possui uma linha circular que deve acompanhar a mesma distancia do aro em todos os pontos).

assim que puder, fuja da concessionaria, foi o q eu fiz aqui em sorocaba, pois a honda daqui só me encheu.

peça para o mecanico do seu amigo dar uma olhada tb pra ver o q ele fala.

allbass
05-01-09, 19:18
A ESD mais velha que vi com esse defeito foi uma 2005...

Isso é disco empenado..e a vibraçao é por conta dele..
quando minha pastilha estava gasta eu nem percebia
agora q troquei estou sentindo bem mais...

Essa dica de ver o pneu eh otima tbm...serve tbm pra saber se o aro ta empenado

Furious VIPER
05-01-09, 20:56
pra ser disco empenado a probabilidade é pequena. O q pode ser é disco MAL MONTADO!!
Sim.. o disco é preso por 5 parafusos na Titan, né? algum desses parafusos deve estar com mais pressão q os outros, deixando o disco na diagonal e não exatamente na vertical.
Experimenta tirar o disco... e colocar dnovo... conferir o enquadramento dele na roda/cubo.. e remontar.
Meu disco tava assim um tempão atrás.. eu achava q era empenado e tal, criei até tópico aki no PN.. mas era só o "assentamento" do disco! Depois q resolveu (sozinho) nunca mais me incomodei nem com pastilhas chiando nem com trepidação na dianteira.

Dumbex
05-01-09, 21:01
Beleza, amanhã não vou poder retirar pessoalmente, dai peço pra minha irmã retirar a moto e ver se está tudo ok ;)
Dai aviso vocês galera ;)

E sobre essa do disco poder estar empenado ou mal encaixado, nem imaginava que isso poderia existir, nem imagino ao mesmo como retirar ele que nem vcs tão falando :#
ahahahahaha
valeu pela força ai galera

Furious VIPER
06-01-09, 00:13
Beleza, amanhã não vou poder retirar pessoalmente, dai peço pra minha irmã retirar a moto e ver se está tudo ok ;)
Dai aviso vocês galera ;)

E sobre essa do disco poder estar empenado ou mal encaixado, nem imaginava que isso poderia existir, nem imagino ao mesmo como retirar ele que nem vcs tão falando :#
ahahahahaha
valeu pela força ai galera

Pra tirar o disco é um doce:
Na YBR tem 4 parafusos.. e 2 prisioneiros (um pra cada 2 parafusos)... então tem q desentortar as chapinhas pra depois tirar os parafusos... desrosqueia os parafusos até o fim.. e tira o disco.. daí confere se ele tá empenado (apoiando em cima de um vidro é fácil de ver)... e recoloque no cubo... apertando suavemente cada um doa parafusos... tipo 1 volta em cada um... pro disco descer parelho!!

allbass
06-01-09, 00:24
eu pra ver se o disco estava empenado colocava em cima de uma superficie plana...

todos empenaram...bem pouca coisa...muito pouco mesmo

engraçado que nunca vi um TW com esse problema
e parece q o disco eh feito do mesmo material

Furious VIPER
06-01-09, 00:47
eu pra ver se o disco estava empenado colocava em cima de uma superficie plana...

É isso aí! dá pra ser em cima de uma mesa, de um vidro, enfim... qqr superfície plana. Só assim pra teatar se ele tem algum "empeno"! hehe

Japaparadoxx
06-01-09, 01:01
A minha as vezes dava esses problemas, principalmente quando tomava um pouco de xuva, era freio cantando, freiando sozinho, barulho de areia, o o de tras travava por qualquer pressao no pedal.
Era fácil corrigir, eu colocava a primeira, carcava no freio e acelerava, dps parava os defeito.
Ou com a moto andando mesmo, as vezes o freio tava muito alto, freiando sozinho ou com barulho de areia, eu levantava, e empurrava o freio com o pé com bastante força, sei lá que acontecia fazendo isso. Só sei que a moto perde todo o freio na hora, e só ir dando umas bombada que o freio volta, dps fica filézinho o freio. Mas não tentem isso em casa, façam com a moto parada.

Diego.fcs
06-01-09, 07:49
Galera, se é disco empenado nem adianta fazer nada, só dar um passe. Agora acho mais válido tentar trocar o disco, pegar de uma moto ou de algum outro modelo que não apresente esse problema. Por aki é muito difícil ver CG com freio a disco na dianteira, talvez seja por isso então.

allbass
06-01-09, 09:30
é oq eu to dizendo...todas as ESD e Sport q eu fui ver se o disco tava pegando estavam assim

sem nenhuma excessão...foram umas 8 motos...

Dumbex
06-01-09, 17:27
Boomm, acabei de ver a moto, está 10!!! ;)
Espero que não seja que nem da ultima vez, no mesmo dia volto a ser a porcaria. hahahahha.
Bom enquanto a aprender a retirar o disco e colocar, voces me ensinaram...
mas e pra desempenar ele? :P

Dumbex
06-01-09, 20:45
Certo, e alguém tem uma idéia de preço de um disco novo pra titan? :G
Em via das dúvidas é bom ficar informado pra algum contra tempo!

Furious VIPER
06-01-09, 20:48
Certo, e alguém tem uma idéia de preço de um disco novo pra titan? :G
Em via das dúvidas é bom ficar informado pra algum contra tempo!

Tem umas lojas na net q vendem por uns 80pilas um disco de Titan. Mas não te apavora cara.. confere TODAS as possibilidades ANTES!!
E outra... se a moto tá na garantia e tu constatar q o disco tá empenado... certo q tu ganha outro, sem chorar nem nada! Só q esses tira e põe de disco, roda e tal tem q ser feitos por eles... senão eles alegam q tu empenou o disco (tri impossível deacontecer, mas eles alegam e cancelam a garantia).

Dumbex
06-01-09, 20:50
Tem umas lojas na net q vendem por uns 80pilas um disco de Titan. Mas não te apavora cara.. confere TODAS as possibilidades ANTES!!
E outra... se a moto tá na garantia e tu constatar q o disco tá empenado... certo q tu ganha outro, sem chorar nem nada! Só q esses tira e põe de disco, roda e tal tem q ser feitos por eles... senão eles alegam q tu empenou o disco (tri impossível deacontecer, mas eles alegam e cancelam a garantia).


To só perguntando agora, pois já peguei a moto hoje e está bala agora!!!
Dizem os caras que só fizeram uma limpeza no disco
hahahahha
tá boa agora
se o barulho voltar eu me acostumo com ele, já que dizem que é normal nas esd
:clap:

Furious VIPER
06-01-09, 20:55
To só perguntando agora, pois já peguei a moto hoje e está bala agora!!!
Dizem os caras que só fizeram uma limpeza no disco
hahahahha
tá boa agora
se o barulho voltar eu me acostumo com ele, já que dizem que é normal nas esd
:clap:

Nada disso cara... nem q tu compre pastilhas de outra marca... q tu coloque um disco usado de Titan (pra experimentar)... ou q tu troque o teu cubo. Sim, o problema tb pode estar no cubo. Se o cubo não está nivelado, o disco não encaixa perfeito.

Dumbex
06-01-09, 21:11
Nada disso cara... nem q tu compre pastilhas de outra marca... q tu coloque um disco usado de Titan (pra experimentar)... ou q tu troque o teu cubo. Sim, o problema tb pode estar no cubo. Se o cubo não está nivelado, o disco não encaixa perfeito.


Certo, então vamos lá :lol: :lol: :lol:

Quanto custa em média um cubo e uma pastilha?? AUIHAUIHauihuiHA

Furious VIPER
06-01-09, 21:13
Certo, então vamos lá :lol: :lol: :lol:

Quanto custa em média um cubo e uma pastilha?? AUIHAUIHauihuiHA

Pastilha tá em média uns 25 reais. De marca boa.
O cubo deve tá uns 100 reais no máááááááximo!

allbass
07-01-09, 10:40
To só perguntando agora, pois já peguei a moto hoje e está bala agora!!!
Dizem os caras que só fizeram uma limpeza no disco
hahahahha
tá boa agora
se o barulho voltar eu me acostumo com ele, já que dizem que é normal nas esd
:clap:


Sua moto ta na garantia?

Tem q fazer igual eu tava la toda semana...agora juntei todas as ordens de serviço e vou no procon...
acabou a garantia e o problema parece estar voltando
quero esse disco sem problema nenhum...

Furious VIPER
07-01-09, 10:54
Sua moto ta na garantia?

Tem q fazer igual eu tava la toda semana...agora juntei todas as ordens de serviço e vou no procon...
acabou a garantia e o problema parece estar voltando
quero esse disco sem problema nenhum...

É isso aí... o único problema é q tu tem q dispor de tempo pra isso!
Eu disponho de tempo caso dê agum problema.. mas a minha moto não estraga! hehehe
Ruim é se o cara trabalha, manhã e tarde, e estuda dnoite.. tipo.. nõa tem tempo pra fazer essas idas ao procon.. as vezes nem até a concessionária!

Dário
07-01-09, 22:24
O disco pode ter empenado por causa da dilatação que ele sofre, acho que isso pode acontecer com mais frequencia com a galera que anda forte na chuva, pq o freio é mais exigido.

Furious VIPER
07-01-09, 22:36
O disco pode ter empenado por causa da dilatação que ele sofre, acho que isso pode acontecer com mais frequencia com a galera que anda forte na chuva, pq o freio é mais exigido.

Mas o disco tem uma "têmpera" justmente pra não empenar em qqr situação mias forte! Disco empenado é raro de ver... normalmente é problema de fábrica! Tu empenar um disco é missão pra ninja!

Dário
07-01-09, 22:43
Cara, na verdade nem é tão difícil quanto vc pensa. Fiz um projeto de uma gaiola Off-road aqui na faculdade, minha parte foi sobre os freios. O problema é que algumas seções circulares, dependendo da espessura e material, tendem a se deformar mesmo com a dilatação provocada pela variação da temperatura ambiente. Esse foi um dos pricipais estudos do projeto, até chegar nisso:

http://lh6.ggpht.com/_Gyz4GOtALP8/SWVZbKEY33I/AAAAAAAAADM/tmAEwBbAork/s512/imagem.JPG

Dário
07-01-09, 22:48
Teve uma chapa circular que eu cortei na oficina e fiz um furo no meio... nós usamos com disco de freio e qdo tirei do carro parecia um chepáu chinês!

Furious VIPER
07-01-09, 22:55
Não é impossível.. mas pelo uso q é dado em especial com motos pequenas empensar é quase impossível!
Depende do material... mas principalmente da aplicação!

allbass
09-01-09, 10:35
É isso aí... o único problema é q tu tem q dispor de tempo pra isso!
Eu disponho de tempo caso dê agum problema.. mas a minha moto não estraga! hehehe
Ruim é se o cara trabalha, manhã e tarde, e estuda dnoite.. tipo.. nõa tem tempo pra fazer essas idas ao procon.. as vezes nem até a concessionária!


è isso ai...eu tenho dois trampos e a facul...q ta de ferias mas nao resolve pq a concessionaria fecha as 18..fazer oq