PDA

Ver Versão Completa : Você guarda seus recibos? Por quanto tempo?



Rafa Davidson
05-01-09, 15:58
Veja até quando guardar documentos e recibos de pagamento

Começo de ano, hora de limpar gavetas. Mas você sabe o que pode e o que não pode ser jogado fora? Para facilitar a vida de todo mundo, o diretor do Instituto Brasileiro de Estudo e Defesa das Relações de Consumo (Ibedec) José Geraldo Tardin fez uma lista dos documentos mais importantes e também os mais comuns que ocupam as gavetas de grande parte dos brasileiros. O objetivo de guardar esses documentos vai da comprovação de pagamento até a utilização de algum benefício ou quitação de obrigações legais, como imposto de renda, por exemplo.

"Devemos ter cuidados de nos proteger de cobranças indevidas e não correr o risco de ter o nome e o CPF em lista de devedor do comércio, bancos e órgãos federais. Para isto, o consumidor precisa guardar alguns documentos. O prazo mais comum de prescrição de dívidas é de cinco anos, conforme o Código Civil. Há comprovantes que devem ser mantidos por mais tempo como os de imóvel financiado", diz Tardin. Confira o que guardar e por quanto tempo:

Guarde por 5 anos:

a-) os tributos ( IPTU, IPVA, Imposto de Renda e outros),
b-) contas de água, luz, telefone e gás,
c-) recibos de assistência médica,
d-) recibos escolares,
e-) pagamento de cartões de créditos,
f-) recibos de pagamentos a profissionais liberais,
g) pagamento de condomínios.

Guarde por 3 anos:

a-) os recibos de pagamentos de aluguel,
b-) recibos de diárias de hotéis,
c-) recibos de pagamento de restaurante.

Guarde por 20 anos:

a-) documentos comprobatórios para aposentadoria junto ao INSS

Documentos

- Seguros em geral (vida, veículos, saúde, residência, etc) - 1 ano após o término da vigência,
- Extratos bancários - 1 ano,
- Recibos de pagamento de aluguéis - 3 anos,
- Taxas e impostos municipais e estaduais (lixo, IPTU, IPVA, etc) - 5 anos,
- Contas de água, luz, gás, telefone (inclusive celulares) - 5 anos,
- Condomínio - 5 anos,
- Mensalidades escolares - 5 anos,
- Faturas de cartões de crédito - 5 anos,
- Contratos e recibos de serviços de profissionais liberais como advogados, médicos, dentistas, pedreiros, etc - 5 anos,
- Plano de saúde 5 anos,
- Declaração de Imposto de Renda e documentos anexados - 6 anos,
- Comprovantes de pagamento de financiamentos de bens como carros e imóveis até o término do pagamento de todas as parcelas ou após a entrega da escritura definitiva (imóveis) e/ou documento que oficialize a quitação (consórcio),
- Notas fiscais até o término da garantia do produto,
- Documentos comprobatórios para aposentadoria junto ao INSS de todo período laboral.

Fonte: http://diarionet.terra.com.br/consumidorsub.action.aspx?idPageItem=9895

Diego.fcs
05-01-09, 16:14
Eu guardo sim, tenho contas de luz duns 2 anos já, acho que vou jogar fora, nem moro mais lá... hehehehehe...

Do pedágio eu guardava, porq tem até placa dizendo para guardar porq corre processo na justiça e quem sabe um dia eles vão devolver a grana, mas acho difícil, jogo fora do pedágio.

Volverine MF
05-01-09, 16:20
Eu guardo praticamente tudo tbm, é muito importante pra evitar grandes dores de cabeça.

moisespatriarca
05-01-09, 16:30
Minha casa parece um arquivo público de tanto documento, ainda bem que a patroa tem vocação pra arquivista, separa tudo em pastas, desde manuais até recibos da vendinha do seu Manuel!!! :OK:

menina de moto
05-01-09, 16:31
Eu não guardo nada...hehehehe


Sei que o Guto vai me matar quando ler isso aqui, mas eu não guardo nadinha...vai tudo fora....Já me dei mal por isso, mas não adianta, sou muito desorganizada com as minhas coisas....

Rafa Davidson
05-01-09, 16:35
Eu não guardo nada...hehehehe


Sei que o Guto vai me matar quando ler isso aqui, mas eu não guardo nadinha...vai tudo fora....Já me dei mal por isso, mas não adianta, sou muito desorganizada com as minhas coisas....


faz como eu, pega uma pasta grande e vai tacando tudo lá. :OK:

Guigo
05-01-09, 17:57
Eu guardo tudo...tudinho mesmo... ;)

Só não me lembro aonde.... :0_0: :)

brunohcs
05-01-09, 18:05
Eu guardo tudo...tudinho mesmo... ;)

Só não me lembro aonde.... :0_0: :)

[2]
haha!



bah eu tenho uma caixa grande, com os principais docs!

recibinhus de compras bestas.. vai fikando na cartera até eu me enxe o sako e esvazia a carteira...

so bem desorganizado com isso.. eu deveria pegar uma pasta e separar tudo certinho dai eh tranquilO!

Mostarda_69
05-01-09, 19:46
Eu tenho um arquivo e n se salva nada, vai tudo.. ate nota de parafuso de 1 pila eu guardo..

Furious VIPER
05-01-09, 20:29
Eu não guardo nada...hehehehe


Sei que o Guto vai me matar quando ler isso aqui, mas eu não guardo nadinha...vai tudo fora....Já me dei mal por isso, mas não adianta, sou muito desorganizada com as minhas coisas....

Não mesmo meu amor... não vou te matar qdo ler isso.. pq eu faço a meeeeeeeeesma coisa! hehehe
O máximo q eu faço é guardar os comprovantes de pagamento da universidade, da moto (antes de quitar, agora tenho td guardado mas nem uso pq já quitei mesmo). E tb dxo meus gastos com a moto TODOS, TODOS TODOS, em um arquivinho de Excell, mas nada de ninja, bem simples com os gastos, data, especificação do produto e valor total!

Rafa Davidson
05-01-09, 20:41
aqui tem umas contas de água e luz de uns 30 anos atrás, meu pai guarda tudo uhauaha

Tqf2
05-01-09, 22:24
Eu acho que guardo alguma coisa,,, só não me pergunte o quê, nem onde..... :# :-/

Wanderson
06-01-09, 08:23
eu ate guardo mas nunca acho
preciso guardar os da faculdade
mas ja devo ter perdido alguns
mas uma grande maioria eu jogo fora
tava pensando em digitalizar tudo e guardar no pc

menina de moto
06-01-09, 08:34
Não mesmo meu amor... não vou te matar qdo ler isso.. pq eu faço a meeeeeeeeesma coisa! hehehe
O máximo q eu faço é guardar os comprovantes de pagamento da universidade, da moto (antes de quitar, agora tenho td guardado mas nem uso pq já quitei mesmo). E tb dxo meus gastos com a moto TODOS, TODOS TODOS, em um arquivinho de Excell, mas nada de ninja, bem simples com os gastos, data, especificação do produto e valor total!




Mas pelo menos vc tem um controle né meu amor....eu só tenho guardado as coisas mais importantes, mas qdo preciso não sei onde estão...hehehehehhe


Sou muito desorganizada......meu chefe que não me escute....hehhehehehe

Christian
06-01-09, 13:22
Só guardo por um ano.
No começo do ano novo faço uma foguei bonita que só vendo. ]:) :P :#

Mas acho que vou começar a guardar antes que me dê mal.

Abraços!