PDA

Ver Versão Completa : Radiador de óleo



sandro_ventania
06-01-09, 14:29
Alguem teria por aí um radiador de oleo?
Estou querendo adaptar um na minha moto!

Richard
06-01-09, 15:29
Pra que????

Um motor de 200cc de um cilindro não é pra esquentar tanto a ponto de precisar de um radiador...

allbass
06-01-09, 15:32
A TW e Tornado tem

Estetica?

sandro_ventania
06-01-09, 18:14
Claro que esquenta! tanto é que varias 250cc possuem.
Um motor de moto sem o radiador de oleo facilmente ultrapassa os 100°c, alguns colegas já mediram mais de 130° em algumas.
A minha já medi no bloco 105°C em dia fresco!
Não há oleo que resista. nem motor que dure!
Fizeram um teste...duas ML125, uma com radiador adaptado e outra sem...a sem radiador fez motor com 48.000km a com radiador passou dos 100.000km sem precisar fazer motor.

Mas por favor, sem a perguntinha..."ué então por que todas não saem de fabrica com radiador?"
Se fizerem, aí a resposta...CUSTOS !!

Tqf2
06-01-09, 18:19
E é facil fazer essa adaptação.........?

sandro_ventania
06-01-09, 21:36
É relativamente facil sim, basta estudar o circuito do oleo no motor.
Eu já estudei o da minha...abaixo do filtro de oleo tem um parafuso para fazer teste de pressão da bomba de oleo, vou tirar o oleo dali, passar pelo radiador e retornar para o filtro de oleo.
mas tqf2, a fazer, tem radiador não tem?

crypton ss
06-01-09, 21:45
eu tbm to a procura se eu achar eu te do um tok , realmente o radiador realmente e uma boa eu acho em moto de baixa cilindrada as montadoras nao colocão por causa do custo :)

a minha que era 100cc passei para 150 ja o oleo ta afinando de mais

thiago proton.
06-01-09, 21:56
A questão é vale pena?se sim deve ser bem feito e deve de fato trazer uma certa durabilidade

isso deve ajudar voce

http://www.clubedasmotocas.com/portal/forum/9-Projetos/44769-Radiador-oleo-Adaptar-para-XR-200.html

http://www.twisteronline.com.br/xForum/viewtopic.php?f=1&t=21145

sandro_ventania
06-01-09, 22:23
Oi Tiago o primeiro já tinha visto, o segundo li agora.
estou convencido que é superimportante controlar a temperatura das nossas pequenas e que vale apena.
Se eu conseguir o radiador, vou fazer a adaptação e vou fotografar e documentar o processo pra quem quiser fazer o mesmo.
Estou aceitando doação de qualquer tipo de radiador. :OK: :OK: ;)

GuilhermeRS
06-01-09, 22:37
Mas será que a bomba de óleo vai aguentar??? Ela vai ter que fazer mais força...

E quanto mais de óleo vc vai ter que usar para que não fique nem pouco e tb não fique demais aumentando a pressão e estourando tudo...

Esses motores suzuki que equipam as stx tem manutenção muito cara, acho muito arriscado financeiramente...

thiago proton.
06-01-09, 22:45
tipo fiquei foi na duvida a respeito de um radiador a agua?
seria bacana se voce realmente for fazer tirar as fotos e fazer um tuturial ai pra galera :OK:

Como estou de ferias vou olhar por aqui se acho algum a venda

thiago proton.
06-01-09, 22:46
ha e todo mundo sabe que motor bem refrigerado consegue chegar a altas rotações e isso é bom :OK:

Richard
07-01-09, 07:23
Claro que esquenta! tanto é que varias 250cc possuem.
Um motor de moto sem o radiador de oleo facilmente ultrapassa os 100°c, alguns colegas já mediram mais de 130° em algumas.
A minha já medi no bloco 105°C em dia fresco!
Não há oleo que resista. nem motor que dure!
Fizeram um teste...duas ML125, uma com radiador adaptado e outra sem...a sem radiador fez motor com 48.000km a com radiador passou dos 100.000km sem precisar fazer motor.

Mas por favor, sem a perguntinha..."ué então por que todas não saem de fabrica com radiador?"
Se fizerem, aí a resposta...CUSTOS !!


A CB 400 por exemplo, não tem radiador de oleo, e é um motor muito mais forte que de uma STX ou de uma Twister e nem por isso vc via motor de CB explodindo por aí e nem mesmo tendo que se fazer o motor depois de 30000 km...

Tinha uns malucos na epoca dela que colocavam um radiador adaptado, porem quase sempre não dava muito certo, pq começava a vazar pelas guarnições das tubulações e outros lugares...

Agora pegando um exemplo bem mais pesado, como vc explica as motos mais antigas, como por exemplo as Harleys, que tinha motores acima de 1000cc com refrigeração a ar... E embora todos os outros parafusos da moto caissem, todos sabem que os motores da Harley sempre foram quase que indestrutiveis...

Minha opinião, tanto para sua moto como para a CB antigamente, é que não vale a pena fazer essa adaptação pois é uma mudança um tanto quanto radical no projeto do motor, já que ele foi projetado para ter uma refrigeração otimizada do jeito que ele foi concebido e colocando um radiador, vc acaba alterando o circuito (caminho) do oleo dentro do motor...

PoCelso
07-01-09, 08:33
Acredito que o radiador de óleo seja sim uma ótima solução de arrefecimento, mas só se seu motor for utilizado fora das condições normais para as quais foi desenvolvido.

O motor da minha Strada tem uma leve preparação e este sim supera em muito a temperatura que ele atingia quando dentro das especificações do projeto original.

Agora, se você não fez qualquer tipo de alteração no seu motor, esta alteração alem de complicada, possivelmente cara e arriscada... deve desvalorizar sua moto desnecessariamente (vão duvidar que seu motor é "normal").

Mas claro, a decisão é somente sua... Assim, desejo sorte e aguardo notícias, seja qual for.

Eu até penso em colocar na minha... mas só se eu voltar a mexer na receita da preparação (cilindrada talvez) que tenho, senão, deixo como está.

Tqf2
07-01-09, 08:38
mas tqf2, a fazer, tem radiador não tem?


Tem sim...

Perguntei pra saber sobre as demais motos, e pra eu aprender um pouco também.... :P

Luigi
07-01-09, 08:47
A GS500 não tem radiador de óleo!

sandro_ventania
07-01-09, 11:34
sim gente, eu sei disso tudo...a porsche por exemplo, até pouco tempo seus carros eram refrigerados a ar...ar forçado, mas a ar!
Existem 3 parametros que os engenheiros usam...
Parametro do toleravel, do intoleravel e parametro do ideal.
Fazer um motor dentro do parametro ideal custa mas caro, então eles perseguem o toleravel...esse toleravel pode resultar em otimas maquinas, como as harley davidson, mas fica claro que mesmo as harley, se tivessem dentro do parametro ideal, seriam ainda melhores.
Um exemplo...a GS500, não tem radiador, pois os engenheiros julgaram que o usuario delas vai andar 90% do tempo na estrada a mais de 100km/h...nessas condições ela fica dentro do toleravel, não precisando de nenhum radiador.
Por que, que alguns motores duram mais que outros? Pois eles andam em condições diferentes...certamente quem usa a moto mas tempo na estrada livre em ambiente mais fresco, vai ter motor por muito mais tempo do que, quem usa diariamente preso nos engarrafamentos e em ambientes quentes.
Qualquer engenheiros pode até fazer uma tabela...durabilidade do motor X temperatura de trabalho.

thiago proton.
07-01-09, 14:05
Verdade Sandro

crypton ss
09-01-09, 23:25
dai alguem ja achou a onde comprar :Q

hbrasil
09-01-09, 23:44
Sandro, compreendo tudo o que você disse, mas continuo não concordando! :#

Na medida em que você instala um radiador de óleo, a quantidade de óleo no motor tem que ser maior. Senão o motor "seca". É como se você aumentasse o tamanho da piscina: tem que colocar mais água.

Não sei se a bomba de óleo será capaz de movimentar tanto óleo, na medida que não foi feita pra isso.

Além do mais, o trabalho deve ser impecável. Se uma coisinha falhar, pode ir vazando óleo devagarzinho sem que você perceba, e aí (Deus nos livre), o motor pode bater.

Enfim, a decisão é sua. No seu lugar, eu não faria isso.

Um abraço e boa sorte!

Cyber
10-01-09, 00:49
A TW e Tornado tem

Estetica?


Necessidade, na verdade a grande maioria das 250 tem radiador.

Richard
12-01-09, 11:59
Necessidade, na verdade a grande maioria das 250 tem radiador.


Cyber...

Reitero que a CB 400 não tinha radiador e por exemplo a GS 500 tb não tem... E como disse, além de outra tantas motos Custom, por exemplo de mais de 1000cc que tb não tem...

Não há TANTA necessidade pruma 250 assim não...

sandro_ventania
12-01-09, 18:15
Sandro, compreendo tudo o que você disse, mas continuo não concordando! :#

Na medida em que você instala um radiador de óleo, a quantidade de óleo no motor tem que ser maior. Senão o motor "seca". É como se você aumentasse o tamanho da piscina: tem que colocar mais água.

Não sei se a bomba de óleo será capaz de movimentar tanto óleo, na medida que não foi feita pra isso.

Além do mais, o trabalho deve ser impecável. Se uma coisinha falhar, pode ir vazando óleo devagarzinho sem que você perceba, e aí (Deus nos livre), o motor pode bater.

Enfim, a decisão é sua. No seu lugar, eu não faria isso.

Um abraço e boa sorte!


HBrasil, quanto a parte mecanica para fazer a adaptação, tá facil e a bomba aguenta, pois o esforço maior dela é fazer o oleo passar pelo filtro...imagine forçar o oleo a passar através de papel!!, então fazer ele passar por mais 1/2 metro de mangueira de bom calibre é moleza.
É claro que o serviço tem que ser bom, pra não ter vazamentos!

Richard...

Não há TANTA necessidade pruma 250 assim não...

Concordo com voce que não há TANTA necessidade assim, mais voce tambem deveria concordar comigo que uma moto COM RADIADOR é melhor que uma moto SEM RADIADOR.
Ou nem com isso voce concorda? :-/

Richard
13-01-09, 07:39
HBrasil, quanto a parte mecanica para fazer a adaptação, tá facil e a bomba aguenta, pois o esforço maior dela é fazer o oleo passar pelo filtro...imagine forçar o oleo a passar através de papel!!, então fazer ele passar por mais 1/2 metro de mangueira de bom calibre é moleza.
É claro que o serviço tem que ser bom, pra não ter vazamentos!

Richard...

Concordo com voce que não há TANTA necessidade assim, mais voce tambem deveria concordar comigo que uma moto COM RADIADOR é melhor que uma moto SEM RADIADOR.
Ou nem com isso voce concorda? :-/


Concordo, da mesma forma que um computador (trabalho com isso), precisa de arrefecimento, pois tem uma temperatura ideal de trabalho...

Porem o que eu vejo de vc em relação a por um radiador na sua moto, é a mesma coisa que vejo em alguns clientes, que acham que o sistema de resfriamento que vem em um processador comprado em "box" (caixa com processador + cooler do sugerido pelo fabricante) não é suficiente para que o mesmo trabalhe tranquilamente... O que é errado, pois o cooler que vem nesse "box", já é preparado para aquele determinado processador, testado e aprovado como funcional e com uma margem de segurança, mas o cara prefere gastar mais 100 paus em um sistema de air cooling da Evercool pq todo mundo fala que o cooler original não presta...

Concordo que é melhor.... Porém não é NECESSÁRIO, entendeu????

E no caso de se mexer em um motor, a coisa é bem mais complicada do que trocar um simples coolr de computador...

Podem (ou até mesmo TERÃO que) ser alteradas pressão do oleo, bomba, vc vai ter que "descobrir" quando de oleo vai no seu motor depois de colocar o radiador... Tem um monte de quesitos técnicos que devem ser considerados...

Essa sua mudança segue a mesma linha do que eu falo pro pessoal que quer montar uma Motard...

Uma motard não é só trocar rodas e penus e pronto... Tem que avaliar as suspensões, se não precisarão ser alteradas, calibragem das mesmas, que pneus irá utilizar, que rodas, etc...

No caso do motor, tem um monte de porens tb, que vc deve ver com calma antes de fazer tal alteração...

Abraço

agm2112
13-01-09, 08:15
Não seria mais fácil trocar a moto por uma 250cc com o desejado radiador ?

Fazer esse frankstein vai acabar reduzindo a vida útil do seu motor original. Da mesma forma que é ruim o motor funcionar quente demais, é ruim funcionar frio demais, ou pior ainda, com a temperatura oscilando descontroladamente entre o quente e o frio, ou a pressão do óleo oscilando por falta de capacidade da bomba. Um investimento em óleo de ótima qualidade (sintético) atenderá melhor às suas expectativas ...

Tem um pessoal que bota ventoinha de PC no radiador da DT200 ... é mais ou menos a mesma coisa que eu tirar a ventoinha de 25A do meu carro (300W) e substituí-la por um ventilador FAET de 30W da Casa & Video... ela vai bloquear mais a passagem de ar do que promover a troca de calor do radiador ...

Luigi
13-01-09, 08:22
A GS por exemplo tem a possibilidade de se colocar radiador, bem facil, só comprar o kit da 500F na gringolandia, pois a mangueiras saem da tampa do filtro de oleo, o resto é tudo igual, se eu achar um dia no ebay o radiador + mangueiras + tampa eu até coloco, mas é dificil achar essas coisas lá!

igortde
13-01-09, 09:24
NA MINHA VIRAGO, SENTO PRATICAMENTE EM CIMA DO MOTOR, (A BUNDA FICA A UNS 10 CM DO MOTOR) E NÃO SINTO NADA DE CALOR ... TUDO DEPENDE DA ENGENHARIA DO MOTOR ....

sandro_ventania
13-01-09, 09:56
Concordo, da mesma forma que um computador (trabalho com isso), precisa de arrefecimento, pois tem uma temperatura ideal de trabalho...

Voce que é da area...já ouviu falar em processador funcionando em zero absoluto? coisa de outro mundo!!!
Ainda falando de cooler...o cooler que normalmente acompanha o processador é calculado para as temperaturas médias dos EUA...isso quer dizer que a ventoinha vai estar jogando ar no dissipador a aproximadamente 15ºC...a troca de calor é bem maior...diferente daqui que tem média de 25 a 30ºC...e durante grande parte do verão passa dos 40ºC.
Esse mesmo computador que uso (dual core 2.1, 2Gb ram) quando montei(cooler orignal do fabricante), bastava rodar um jogo mais pesado e ele desligava por superaquecimento...tive que fazer melhorias na ventilação pra resolver o problema.

AGM2112

Fazer esse frankstein vai acabar reduzindo a vida útil do seu motor original.
Cara, isso ia ser um tiro pela culatra, pois o objetivo é justamente o OPOSTO :0_0: :0_0:

Quando eu fizer eu prometo que posto os resultados, ok...por enquanto tá dificil (ou caro :k) arrumar as peças.

FabricioFabuloso
13-01-09, 10:33
Como já dito acima tudo depende da engenharia do motor... É mt mais facil meter um radiador de óleo do que projetar um motor que possa dissipar o calor gerado com eficiência. Acredito que se esse motor foi projetado/testado para rodar assim, ele pode rodar mt bem deste jeito... Salvo quando se faz algum tipo de preparação ou seu uso é extremo.... Acredito que essa alteração pode até "melhorar" o motor, mas fazer esse tipo de modificação em um motor pronto vai diminuir sua vida útil ao invés aumentar...

Abraços

higoff
13-01-09, 11:16
   Voce que é da area...já ouviu falar em processador funcionando em zero absoluto? coisa de outro mundo!!!
  


Um pequeno off...

Podemos atingir uma temperatura que esteja muito perto do zero absoluto, mas nunca poderemos atingir o zero absoluto.

"O zero absoluto é um conceito no qual um corpo não conteria energia alguma. Todavia, as leis da Termodinâmica mostram que a temperatura jamais pode ser exatamente igual a zero Kelvin, ou -273,15 ºC; este é o mesmo princípio que garante que nenhum sistema tem uma eficiência de 100%, apesar de ser possível alcançarem-se temperaturas próximas de 0 K, ou para ser mais exato, chegou-se a -273,12 ºC. Ainda que alguns objetos possam ser resfriados a esse ponto, para um corpo chegar ao zero absoluto, não poderá conter energia sobre o mesmo."

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Zero_absoluto

Abs !

Richard
13-01-09, 12:03
Sandor....

Baiscamente, o que o Higoff disse é verdade... Não é possivel o Zero absoluto tendo corrente eletrica em um corpo... O Zero absoluto na informatica não é absoluto...

E mesmo assim, o zero, seja absoluto ou não, não é a melhor temperatura de trabalho de um processador... ;)

sandro_ventania
13-01-09, 12:40
Acredito que essa alteração pode até "melhorar" o motor, mas fazer esse tipo de modificação em um motor pronto vai diminuir sua vida útil ao invés aumentar...

Fabricio, poderia me esclarecer o "por quê", voce acha que vai reduzir a vida util do motor, se o objetivo é controlar a alta temperatura, que é justamente o que diminui a vida util do motor?
Se eu fizer a modificação e a temperatura não baixar, aí sim eu concordo que a vida util vai ficar comprometida.

Luigi
13-01-09, 12:45
sandro_ventania
Se o seu motor não trabalhar na temperatura ideal (muito frio no caso) ele não vai ter as folgas corretas (materiais não dilatam o suficiente) sendo assim a vida util diminui sim!

sandro_ventania
13-01-09, 12:58
O que tá dificil de voces entenderem, é que, o que eu quero, é que o motor se mantenha o maximo possivel dentro da temperatura ideal...eu quero justamente é impedir que ele fique acima da temperatura ideal, por sinal, muito facil de passar aqui pelo Rio de Janeiro!
Se eu morasse no Rio Grande do Sul, talvez não estivesse nem ligando pra isso...
Motor de moto, com refrigeração a ar, ficar abaixo da temperatura ideal de trabalho...acho que nem dentro do freezer....he he he he :lol: :drool:

FabricioFabuloso
13-01-09, 13:51
Sandro, sempre vejo que suas ideias tem como objetivo melhorar a performance/durabilidade dos motores e acho isso muito válido... O problema: Qual a temperatura ideal ??? Pra vc pode ser mais baixa do que hj, mas pro cara que projetou o motor pode ser a ideal entende ?? Por isso que digo que essa questão tem q ser levantada no projeto do motor... Não adianta fazer essa adaptação agora, se o projeto naum previa isso... E como disse se sua moto estivesse preparada eu até diria que valia o risco... mas em um motor original que naum apresenta problemas acho mt arriscado além de gastar mt grana...

Abraços

agm2112
14-01-09, 08:05
O que tá dificil de voces entenderem, é que, o que eu quero, é que o motor se mantenha o maximo possivel dentro da temperatura ideal...eu quero justamente é impedir que ele fique acima da temperatura ideal, por sinal, muito facil de passar aqui pelo Rio de Janeiro!
Se eu morasse no Rio Grande do Sul, talvez não estivesse nem ligando pra isso...
Motor de moto, com refrigeração a ar, ficar abaixo da temperatura ideal de trabalho...acho que nem dentro do freezer....he he he he :lol: :drool:


Eu tb ando de moto no RJ (Angra) e ja pensei em adaptar um radiador na minha moto, coisa feita em 15 minutos usando peças do motor 350cc... mas meu motor só funciona realmente quente quando subo a serra Paraty/Cunha, onde ele fica andando a 20km/h por duas horas na subida... só que quando eu pegasse estrada boa ele poderia funcionar frio demais, o que é tão prejudicial quanto quente demais, pela dilatação incorreta de suas peças, o que aumenta o atrito, como disse o Luigi aí em cima.

sandro_ventania
14-01-09, 12:31
Agm2112, dificilmente o motor vai trabalhar frio demais, é quase uma impossibilidade no nosso clima.
O poder de dissipar calor de um radiador é proporcional a diferença de temperatura entre o meio ambiente e o oleo. Isso quer dizer que quando o motor esquenta muito o radiador dissipa muito, mas conforme a temperatura vai diminuindo, ele vai dissipando menos.
Isso cria um ponto de equilibrio, que no nosso clima creio que nunca vai estar abaixo da temperatura ideal, pois temos um fator dinamico...maior velocidade, maior a fonte de calor e vice-versa.
Em radiadores com ventoinhas e sem cebolinha é que seria problematico, pois mesmo o motor em marcha lenta a ventoinha estaria ligada.
No mercado externo, existe varias 125cc com radiador de oleo.

Murilo_Biz125
15-01-09, 22:54
há uns anos atras, sentado na varanda olhando pro motor da moto, pensei em fazer um sistema de refrigeração á água externo. Imaginem uma serpentina passando entre as arestas de ventilação, bem próximas e até coladas, aparafusadas ou soldadas sei lá (para transferir bem o calor) ??? Ainda mais que era na biz, acomodar uma bomba e um reservatorio ia ser mole-mole. Mas depois vendi a moto e desisti, mas fica ai a ideía.

evertcapelli
02-05-16, 21:52
Vocês esquecem que em outras motos como importadas foram projetadas por engenheiros! aqui no brasil na época de hoje,faculdade é para dupla de sertanejo universitário não para engenheiros!cada vez mais se pensa assim,não faça durar pra ele voltar e fazer a manutenção na nossa concessionária! lembre-se da cb300 com seu cabeçote manco, e de outros micos por ai!