PDA

Ver Versão Completa : O Verdadeiro Guidão Tomazelli



Dário
06-01-09, 21:14
Boa noite pessoal.

Andei pesquisando em várias fontes diferentes, mas todas divergem quanto ao modelo do guidão Tomazelli.

Alguns dizem ser desse tipo:

http://img.auctiva.com/imgdata/0/2/5/8/2/6/webimg/186770089_o.jpg

Parecido com o guidão morcego, outros dizem que os Tomazelli são semi-guidãos:

http://www.acessorioscaramori.com.br/dados/produtos/504.jpg

And now, Joseph? Qual é o Verdadeiro?

Furious VIPER
06-01-09, 21:19
Q eu saiba... a Tomazeli faz semi-guidons. mas nada impede de fazer guidons tb.
Não conheço a marca a fundo pra te dizer.

thiago proton.
06-01-09, 21:19
Bem conheço uma pessoa que viveu nesta época e posso dizer que são os semi guidon pois ele disse que era preso pelas bengalas então é mesmo

thiago proton.
06-01-09, 21:24
Q eu saiba... a Tomazeli faz semi-guidons. mas nada impede de fazer guidons tb.
Não conheço a marca a fundo pra te dizer.



Verdade mas acho que teve uma época que a galera so andava com estes guidons Tomazelli e quando se fala em guidons Tomazelli ja se imagina um guidon bem baixo e esportivo :OK:
Mais ou menos o que acontece com o bombril(todo mundo acha que palha de aço se chama bombril)
Virou mais que uma marca e sim um estilo eu acho :#

Stone
06-01-09, 21:28
nunca ouvi falar... :G

moisespatriarca
06-01-09, 21:32
Será que essa matéria ajuda em alguma coisa?

http://www.motoecia.com.br/tuning/tuning70.asp

Furious VIPER
06-01-09, 21:34
Verdade mas acho que teve uma época que a galera so andava com estes guidons Tomazelli e quando se fala em guidons Tomazelli ja se imagina um guidon bem baixo e esportivo :OK:
Mais ou menos o que acontece com o bombril(todo mundo acha que palha de aço se chama bombril)
Virou mais que uma marca e sim um estilo eu acho :#

Isso, isso! Tipo: Tomaselli = Semi-Guidons!
Não qr dizer q eles não façam outros guidons.. e de repente outras peças pra moto... mas só acho referências aos semi-guidons na internet. Nada de outras peças.

Richard
07-01-09, 07:37
Nos anos 701 e 80, quando se falava em Tomazelli, estava se referindo a semi-guidões...

A marca Tomazelli fabrica outros tipos de guidões, porem a sua referencia nessa epoca eram os semi...

Ou seja, quando se fala que um cara quer colocar um guidão TIPO Tomazelli, ele está se referindo a colocar um semi-guidão em sua moto, da mesma forma que muitos hoje conhecem o Morceguinho e dizem que querem colocar um guidão TIPO Morceguinho, que na verdade são dois semi-guidões como por exemplo os da RD 350, CBR 450, etc...

Na maioria das vezes o cara fala que vai por um Tomazelli e põe na verdade um semi-guidão de outra marca, entenderam???

Tomazelli se tornou marca referencia nesse estilo de guidão (semi-guidão). ;)

Ivan RJ
07-01-09, 10:39
Nos anos 70 eu usava o guidom da 1ª foto, inclusive no ciclomotor Push, foi minha "1ª moto" , se podemos chamar assim, eu cortei o original e soldei novamente para que ficasse com esse formato, pois, não existia este guidom para ela. Este modelo muda muito a ciclística da motocicleta. O peso é muito jogado na roda dianteira, eu achava que ficava muito boa de curva, dava pra mergulhar nas curvas, mas o pneu dianteiro acabava rapidinho. Eu eu penso que é muito bom se vier de fábrica, pois, a ciclística estará perfeitamente equilibrada. Um grande abraço a todos os irmãos.

filipeoli
07-01-09, 11:01
aproveitando, qual é o valor aproximado desses guidons e semi-guidons?

thiago proton.
07-01-09, 14:14
Nos anos 70 eu usava o guidom da 1ª foto, inclusive no ciclomotor Push, foi minha "1ª moto" , se podemos chamar assim, eu cortei o original e soldei novamente para que ficasse com esse formato, pois, não existia este guidom para ela. Este modelo muda muito a ciclística da motocicleta. O peso é muito jogado na roda dianteira, eu achava que ficava muito boa de curva, dava pra mergulhar nas curvas, mas o pneu dianteiro acabava rapidinho. Eu eu penso que é muito bom se vier de fábrica, pois, a ciclística estará perfeitamente equilibrada. Um grande abraço a todos os irmãos.


Verdade com guidon mais baixo,fica claro a sensibilidade em curvas ou com a frente da moto vc consegue jogar o peso mais fácil nas curvas pois é so esticar o braço referente a curva como no motocross um braço fica totalmente esticado e outro levemente dobrado e o cotovelo para cima e isso ajuda muito a ter sensibilidade na frente da moto
http://img146.imageshack.us/img146/7577/alesi19zc.jpg

Dário
08-01-09, 22:46
Eu fico meio com o pé atras pra colocar esses semi guidons, são muito bonitos mas tenho medo de que eles girem na hora de uma freiada mais sinistra...

tasmotos
10-01-09, 17:27
Ai Amigos,

Vi esse tópico na pagina 2 e desenterrei...

Bom, pelo que vi ninguem conhece...
O modelo Tomazelli é o da primeira foto... pelo menos na minha juventude era esse.
Parece-me que o nome vinha de famoso um piloto Italiano do passado...
É importante ressaltar que naquela época não existia moto esportiva de fabrica, então as motos eram "preparadas", e um dos itens que eram trocados era o guidão, normalmente se colocava o famoso Tomazelli.
Na minha época só colocava esse guidão quem era "fera" para pilotar.
As motos já eram "ruim" para pilotar com esse guidão então, ficava pior.
Bom isso foi a muito tempo... agora ele me parece ridiculo...
Mas vale pelo registro historico. (ai de quem me chamar de "véio")

Abraços

tasmotos

Beto
10-01-09, 17:52
rsrsrb fala garoto........fica ruim para pilotar nada.......da mais estabilidade e "pega".........a questão é só acostumar e gostar . Qto ao "véio" fica tranquilo , imagino q aqi tenha cara q tenha mtos anos mais q vc .............. :lol:.........idade questão de cabeça.....nada contra quem gosta de motos Custon... :G........ ]:)...........Beto Kaipira

Beto
10-01-09, 18:13
Minha primeira moto............uma 50tinha da Yamaha.......segunda foi uma 125cc honda 2 pistões , 2 cabura ,importada........andava mto ............só q eu morava em Londrina......e pra achar uma vela, maior dificuldade , tinha peças q comprar , só em S/ Paulo. :G........Beto caipira

tasmotos
10-01-09, 18:49
Minha primeira moto............uma 50tinha da Yamaha.......segunda foi uma 125cc honda 2 pistões , 2 cabura ,importada........andava mto ............só q eu morava em Londrina......e pra achar uma vela, maior dificuldade , tinha peças q comprar , só em S/ Paulo. :G........Beto caipira


Beto

Ai Amigo...
Esse negocio de "veio" é só para o pessoal se situar no calendario, porque como digo sempre nós motocilcistas em cima de uma moto, temos sempre quinze anos...
Minha primeira moto tambem foi uma Yamaha 50cc modelo FS1, eu tive um amigo que tinha a CB 125 de dois cilindros. Veja matéria e foto da minha cinquentinha em meu tópico "historias do fundo do bau: minha primeira moto" no boteco da esquina...

Abraços

tasmotos