PDA

Ver Versão Completa : [DICAS] Como se livrar de um provável acidente...



hedertone
08-01-09, 13:41
Tenho pouquíssima experiência e criei este tópico com o intuito de que os "gurus" venham aqui nos passar algumas dicas de como se livrar das seguintes situações:

1. Em uma curva o Pneu traseiro começa a perder aderência.
2. Uma Possível colisão com o fundo de um carro.
3. Ter um buraco muito grande a sua frente.
4. Um animal na pista.

Com o pouco que sei, sempre que rola um susto do tipo, carro parar de uma vez ou animal na pista, eu antes de desviar, tento reduzir ao máximo a velocidade sem travar os pneus, depois faço o desvio. No caso de animais, eu não desvio, na maioria das vezes ele vai na direção que desviamos... Eu espero o bixo tomar a decisão.

Gostaria de ter mais dicas referentes a estas e outras situações.

Abraço!!!

Elfo®
08-01-09, 13:51
reze muito, para nao se maxucar demais.. brincadeira :clap: ]:) :G

hedertone
08-01-09, 13:53
Me preocupo mesmo...

Lembro que o IvanRJ viajando a noite com a YES e sua esposa na garupa, passaram por cima de uma pedra, quase que conheceram o chão...

menina de moto
08-01-09, 13:57
Eu já caí no item 3.

hehehehehehhee

Mas no meu caso caí porque tentei frear....se eu tivesse mantido a velocidade que eu estava não teria caído...

No item 4 geralmente eu freio a moto até quase parar e espero o bixinho passar, para eu seguir...

No item 2 eu puxo o freio dianteiro e procuro levar a moto para o corredor (entre uma pista e outra)....assim se não parar pelo menos o impacto não será tão grande e ainda tem a chance de ficar entre os carros e não acontecer nada

já no 1 caso, não sei o que faria.....acho que só rezando mesmo....

E em todos os casos é rezar muuuuuuuuuuuuuuiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiitttto ooooooooooooooooooooo

Elfo®
08-01-09, 14:19
1. Em uma curva o Pneu traseiro começa a perder aderência
em curva, eu antigamente ( :G :G ) tinha a mania de deitar a moto, ate qse ralar o tenis no chao, ate que uma vez a moto deu uma trepidada, depois disso, antes de qlqer curva eu verifico antes, se faço com a moto deitada ou eu deitando e deixando am oto o maximo de pe possivel


Uma Possível colisão com o fundo de um carro.
jogar a moto pro lado, antes olhar para ver se nao tem carro, e tentar desviar


3. Ter um buraco muito grande a sua frente.
nunca freie, a nao ser que o buraco, seja tao grande a ponto de sua roda entrar nele e nao sair, caso seja pouco menor, nao frei, pois qdo a roda entrar no buraco e perder o contato com o asfalto, sua roda ira travar, assim, qdo ele pegar novamente o contato com as falto, sera chao


4. Um animal na pista.
ak em sp, so se for Cao ou gato, se for cachorro, grite

- sai da frente irmao ( motoqueiro (cachorro louco) e cachorro e toda da msm familia )

mas se for gato, 85% de certeza de chao, os fia da mae entram na tua roda, te derrubam e saem dando risada

menina de moto
08-01-09, 14:26
- sai da frente irmao ( motoqueiro (cachorro louco) e cachorro e toda da msm familia )

mas se for gato, 85% de certeza de chao, os fia da mae entram na tua roda, te derrubam e saem dando risada



Hahahhahahahahah


Adorei a parte do gato sair dando risada...

hahahahahhaa

Elfo®
08-01-09, 14:45
mas é verdade, sao uns filhas da mae kkk

menina de moto
08-01-09, 14:49
mas é verdade, sao uns filhas da mae kkk


Ahhhh não fala assim!!! Tenho uma gatinha que é um amor.....

sandro_ventania
08-01-09, 14:52
Minhas opiniões...

1 - se estiver acelerando muito, desacelerar, abrir a curva o maximo possivel para colocar a moto o mais em pé possivel...tem gente que deita a moto demais só pra se amostrar...e principalmente, jamais frear!
2 - eu sempre ando no trilho deixado pela roda direita do carro, ali o asfalto é mais limpo...se o carro freiar derrepente, freie o maximo possivel com os dois freios, com a moto alinhada, em pé e sem deixar a roda travar e se notar que vai bater, que não vai conseguir parar, solte o freio dianteiro(pra não cair), alivie o traseiro(pra não derrapar) e manobre jogando pro acostamento ou corredor.
3 - se não der pra desviar, tente frear o maximo possivel, depois solte os freios, levante a bunda do banco e firme a direção! mas deixando o corpo flexivel.
4 - dizem pra não buzinar e nem piscar o farol...se não der pra frear, veja...normalmente se o animal estiver atravessado mais da metade da pista ele tem a tendencia de completar a travessia, se estiver antes da metade da pista ele tem a tendencia de voltar.

hummm...falar é facil...dificil é na hora... :lol: :lol:

Ricca
08-01-09, 15:07
Cruel esse tópico... :lol:
Porém bem util...nessas situações muitas vezes não sabemos o que fazer e como proceder.
Uns dias desses de chuva (coisa rotineira aqui em sampa no verão) tava voltando para casa...de boa pela situação da pista...tipo indo atrás dos carros. Ai do nada uma freada brusca do carro na minha frente...quando encontei no freio traseiro minha moto ficou de lado :drool: ...ai a solução foi rezar... :k tipo alguns pai nosso e ave marias em questão de segundos :lol:
Conclusão parei a centimetros do carro..e tive sorte de não bater e olha que era em uma reta e asfalto plano.
Nas demais situações acredito que nesta horas :G é rezar mesmo :lol:

Abraço a todos...e se tiver como animais como o gato de nossa amiga nunca o deixe perto de estrada ou ruas :lol:

hedertone
08-01-09, 15:09
Outra coisa que fez um amigo meu se livrar uma forte pancada e ganhar apenas arranhões...

Ao perceber que iria colidir na lateral do carro, ele se jogou da moto!

Coisa de louco... mas deu certo!

menina de moto
08-01-09, 15:15
Abraço a todos...e se tiver como animais como o gato de nossa amiga nunca o deixe perto de estrada ou ruas :lol:



Quanto a isso fiquem tranquilos: Minha gatinha nunca saiu de dentro do apartamento!!!! Hehehehehhehhe

Ricca
08-01-09, 15:21
Até pode ser...mas o duro e pular da moto em uma rua movimentada e ser atropelado, mas sempre dos males o menor :lol:

Ricca
08-01-09, 15:26
Quanto a isso fiquem tranquilos: Minha gatinha nunca saiu de dentro do apartamento!!!! Hehehehehhehhe
Parabéns isso nos conforta... :lol:

vedovatto3
08-01-09, 15:29
O Buraco, se ver que não vai conseguir desviar fique em pé nas pedaleiras e não freia.

Do carro é instinto, uma vez eu tava destraido e o transito tava andando a uns 80km/h de repente parou tudo. quando eu vi segurei no maximo o freio dianteiro e no ultimo momento soltei e puxei pro lado, quanse foi uma pancada legal.

tasmotos
08-01-09, 15:31
Amigo,

Para todas as situações que voce citou voce pode incluir esta dica:

Procure aumentar seu campo de visão, procure sempre observar o mais adiante possivel.

Lembre-se a prevenção vale muito mais que qualquer outra dica para tentar solucionar o problema depois.

Veja no site Show Motos, a matéria que postei em minha coluna: "Velocidade não é Tudo"

Abraços

tasmotos

hedertone
08-01-09, 15:37
Amigo,

Para todas as situações que voce citou voce pode incluir esta dica:

Procure aumentar seu campo de visão, procure sempre observar o mais adiante possivel.

Lembre-se a prevenção vale muito mais que qualquer outra dica para tentar solucionar o problema depois.

Veja no site Show Motos, a matéria que postei em minha coluna: "Velocidade não é Tudo"

Abraços

tasmotos
Todos nós tentamos evitar acidentes, mas um dia podemos passar por uma destas situações...

Prevenir todos sabem que é a melhor maneira, mas o foco do tópico é depois do prevenir, quando o acidente parece inevitável.

EDIT>>>>>>>>>>

Não conheço pessoa mais prevenida que o IvanRJ, mas até ele com toda a preocupação que tem, passou por aperto na estrada.

menina de moto
08-01-09, 15:41
Até porque ninguem aqui tá a fim de cometer suicidio....as vezes acontece de forma inevitável...


Acho que todo mundo aqui já tomou um susto, já passou por um momento "pense rápido"

moisespatriarca
08-01-09, 15:52
RESPEITE TODOS OS LIMITES, SEUS E OS DE VELOCIDADE

:OK:

Seja sempre atento, só assim seus reflexos vão corresponder à altura:

No caso de buracos, geralmente me levanto, quando não é possível desviar.
Animais: reduzo o máximo , sem deixar a moto derrapar e espero o impacto, nunca freie seco, isso pode aumentar os riscos, mas também depende do tamanho do animal.
Uma ótima técnica de frenagem que uso em carro e estou adaptando pra moto é frear o dianteiro dando "soquinhos", ou seja freia e solta, freia e solta, freia e solta, claro que sem exercer muita pressão no manente e junto com o traseiro numa frenagem constante (como se fosse um ABS :G), até hoje funcionou :OK:

Nunca freie "dentro" do buraco, tente sempre antes :OK:

tasmotos
08-01-09, 16:20
hedertone

Concordo, depois que bobeamos é bravo mesmo... o chão muitas vezes é inevitavel, e ele inclusive pode ser a melhor situação.
Falando nisso, quem é mais experiente: Quem tem muitos anos de pilotagem, ou quem já caiu bastante. Posso dizer que me enquadro nas duas respostas acima, mas mesmo assim não me considero experiente, e sei que a qualquer momento posso estar sujeito a estar diante novamente de uma das situações citadas por voce, e ai um belo de um chão sera novamente inevitavel.
Se voce pilotar com um campo de visão maior ou seja mais preventivo, voce acredita que a chances matematicas de ocorrerem uma das situações acima são maiores ou são menores...
Eu costumo dizer para motociclistas novos, que a moto difere do carro principalmente na condição de concentração na pilotagem, no carro voce pode pilotar mais distraido, mais desatento. Mas na moto isso é pode ser fatal. Não devemos tambem pilotar com excesso de preocupações.
Já fiz muitas analises de meus diversos tombos que tive em toda minha vida, e percebi que a desatenção ou a preocupação com outros assuntos sempre foram os principais responsaveis.
Com relação a resposta imediata sobre a reação no caso de uma das situações acima, eu acho que fica dificil abordar com muita precisão. Cada situação é unica, posso garantir que já passei por diversas vezes em cada uma das situações citadas, e em cada uma delas a solução foi diferente.
Espero ter colaborado com seu topico

Abraços

tasmotos

Tales Teixeira
08-01-09, 16:43
1. Em uma curva o Pneu traseiro começa a perder aderência.
2. Uma Possível colisão com o fundo de um carro.
3. Ter um buraco muito grande a sua frente.
4. Um animal na pista.


1 - Nunca aconteceu comigo. O que eu faria era desacelerar e dar um toque muuuito de leve no freio dianteiro tentando fazer o traçado da curva sem movimentos bruscos.

2 - Essa situação é a que mais me preocupa uma vez que ando em vias de alta velocidade principalmente a Av. Brasil. O que faço geralmente, é manter uma BOA distância do carro à frente procurando não ficar no meio dele, ou seja, sempre mais ao lado para que qualquer freiada brusca dele, eu possa freiar, mas ao mesmo tempo tenha angulo suficiente para tirar a moto para o corredor ou acostamento. Uma coisa que faço também é tentar ver o trânsito que está à frente sempre tentando prever algo.

3 - A única coisa que faço é tentar segurar a moto o máximo que puder ANTES do buraco. Quando a moto acerta, levanto um pouco e deixo "bater". Se ele for enorme, não adianta, só pedindo a Deus para não se machucar muito.

4 - Freiar, freiar e freiar. Se não tiver jeito, deixo bater. Mas acredito que qualquer impacto com um animal, seja qual for o tamanho, é chão e mais uma vez pedir a Deus para não se machucar muito.

Muitas da minha experiência na moto é fruto dos anos que tenho de categoria B. O resto, está sendo a prática do dia a dia.

O certo moçada, é ser cauteloso e tentar prever no caso dos carros, as possíveis reações dos motoristas. No resto, é fazer uma oração toda vez que for pegar a moto.

vedovatto3
08-01-09, 16:49
Uma coisa que eu sempre faço é quando estou em uma estrada ou avenida e vou freiar e vejo que tem carro/moto vindo atrás eu dou uns toquinhos no freio para piscar e alertar quem vem atrás antes de segurar o freio.

jaba
08-01-09, 18:04
1.Tem que segurar a moto no braço mesmo

2.Se não tiver como desviar do carro, usa os dois freios o certo axo que é 70% o da frente e 30% no de tras (mais axo que ninguem consegue direitinho essa marca e ainda mais em uma hora de perigo) só tem que toma cuidado pra não trav a roda da frente e o freio motor tambem ajuda bastante

3.Se não tiver como desviar tambem tenta fica bem firme na moto ou em pé, porque o guidão as vezes fica meio descontrolado quando vc passa em um buraco grande (aprendi rampando lombada kkk)

4.Diminui a velocidade e tenta preve pra que lado ele vai, se ele vier correndo tentando morde sua perna é só dar uma bicuda nele

Já passei por todas essas situações e foi isso que eu fiz, se é certo ou errado eu já não sei só sei que to vivo até hj kkkk

Tqf2
08-01-09, 18:08
1. Em uma curva o Pneu traseiro começa a perder aderência.


Vire a direção (guidon) para o lado contrário da curva e acelere (Drift) :drool:

moisespatriarca
08-01-09, 18:13
Vire a direção (guidon) para o lado contrário da curva e acelere (Drift) :drool:


O famoso contra-esterço:

http://www.motonline.com.br/forum/forum_posts.asp?TID=7026&KW=contra

http://www.motonline.com.br/default.asp?cod=6709&categoria=6&show=1

e no youtube tem alguns videos sobre isso!!!

:OK:

Tqf2
08-01-09, 18:20
Isso mesmo moisespatriarca :D

Ivan RJ
08-01-09, 18:34
Bom tópico Heder, vamos começar de baixo para cima:

Tudo o que irei postar depende da velocidade da motocicleta e muito mais da velocidade do seu Anjo de Guarda.

4º Um animal na pista:
Se for um gato, que não seja o da menina de moto se não o Furious pode ficar furious, ou cachorro, mira no meio que é mais macio ]:), como diz um grande mestre de pilotagem Geraldo Tite Simões.
A postura é não assustar de forma alguma o animal, isso vale para crianças, idosos e até adultos. Tente freiar o máximo possível e depois desviar.
Nas estradas vemos sempre animais de maior porte, como cavalos , vacas e pessoas. Nesse caso se a colisão for inevitável, esgotados todos os recursos para parar a moto, use a própria moto para te proteger:
Pule e deixa ela se chocar primeiro com o animal ou tente derrapar segurando no freio traseiro para que as rodas peguem nas patas do animal e vc passe por baixo dele. Em automóvel seria o contrário, acelerar ao máximo para que no momento do choque o animal passe por cima do teto do carro sem o risco de cair em cima do parabrisa e por consequinte te matar!!!

3º Ter um buraco muito grande a sua frente:
Depende da velocidade em que está, como em todas questões, se for em uma pista de alta velocidade e não houver condições de freiar com segurança para passar devagar, acelere tudo o que a moto puder, levante do banco e jogue o peso um pouco para tras, isso fará a roda dianteira passar sem tocar nas bordas do buraco. Segure a moto bem firme, pois, provavelmente a roda traseira irá tocar na borda e a pancada deverá ser forte.

2º Uma possível colisão na trazeira de um carro:
Volto a dizer depende da velocidade a decisão a ser tomada. Se vc estiver em alta velocidade, não puder parar, levante-se da moto para que no momento do impacto vc seja jogado por cima do carro.
Vamos nos lembrar de uma coisa:
É muito mais fácil morrer em um acidente no qual seu corpo rígido se choca com um objeto resistente do que morrer em uma aterrizagem forçada e rolar pelo chão.

1º Em uma curva o pneu traseiro começa a perder aderência:
Nesse caso é muito difícil aconselhar que se freie, pois quem não tiver muita sensibilidade nas mãos poderá exagerar e será chão. Eu , também, não aconselho diminuir a aceleração, pois, a moto perderá a tração.
Eu só vejo uma saída, tirar a B........ do banco e manter a moto mais perpendicular possível ao solo.

Tudo que citei acima depende de experiência, que depende de treino.

Galera sempre temos opções muito melhores que as que citei acima:
Lembrem-se que nem sempre o freio é a melhor opção.
Em alta velocidade, a maneira mais fácil de desviar a motocicleta de algum obstáculo é usando o contra esterço.

A melhor técnica de todas as citadas até agora, e a mais importante é:

NÃO CORRER, DIREÇÃO DEFENSIVA SEMPRE, SE NOTAR QUE PERDEU A CONCENTRAÇÃO, PARE A MOTO, SE ESTIVER COM PRESSA DE CHEGAR EM ALGUM LUGAR NEM PASSE PERTO DA MOTO OU DO CARRO, VÁ DE TÁXI, ONIBUS, PATINETE, PATINS, VELOTROL...
Jamais ingerir bebida alcoolica antes de dirigir, bem como qualquer outro tipo de droga.

Na maioria absoluta das vezes nós mesmo criamos situações de perigo contra nós mesmos, por tanto se alto avalie e veja se está em condições satisfatórias de pilotar uma motocicleta. Espero ter ajudado.

Um grande abraço a todos os irmãos.

PS: Vi agora, não usem o contra esterço se a moto estiver perdendo a aderência, normalmente ela perderá de vez e será ....CHÃO. Esqueçam o Drift nessas condições. Em outra oportunidade poderemos falar do DRIFT.

superkyo
08-01-09, 20:01
É engraçado na hora H seu cerebro parece pensar 5000x mais rapido no final ele decide oq fazer sem vc nem perceber.......

Agora nos sustos q eu passei ( 2 q consegui parar antes de bater ) naum tinha como saber se desviando naum ia me jogar na frente de outro veiculo ou carreta, só se for pra se jogar no acostamento ahuahuahu

Stone
08-01-09, 20:23
sobre passar em buracos e animais pequenos, eu freio o que puder, ai quando está perto eu coloco meu peso todo nas pernas e dou uma jogada de embreagem, para diminuir o peso da roda da frente, aí a frente não ofrerá tanto impacto, e a trazeira dará um impacto violento, mas assim é muito mais difícil de cair
isso quando dá tempo, muitas vezes não dá tempo para nada

mas o principal é sempre andar devagar com MUITA atenção, não vou dizer que eu não ando rápido uma vez ou outra, muitas vezes quando tem um retão, sem perigo, dou uma esticada, mas bem antes dá curva diminuo a velocidade de forma segura para fazer a curva, principalmente quando não dá para ver o que tem depois dela

acho que era isso

alexandregf
08-01-09, 21:17
1. Em uma curva o Pneu traseiro começa a perder aderência.
Se tá perdendo aderência é pq tá inclinando demais nas curvas...e cidade não é pista de corrida.....eu deixo isso para os pilotos de SM, quando eu faço curva eu procuro uma velocidade compativel e entro freando na curva, assim eu não inclino demais e por estar freiando fica mais fácil de se livrar de imprevistos.

2. Uma Possível colisão com o fundo de um carro.
Sempre mantenho uma distância rasoável dos carros, mantenho uma visão mais avançada, prestando atenção não só quem está a minha frente mas mais além, e moto só com freio a disco....

3. Ter um buraco muito grande a sua frente.
XTZ devora os buracos ]:) nem me preoculpo muito, mas sempre mantenho a visão no que vem pela frente e tento desviar se possível, se não entra com gosto ]:)

4. Um animal na pista.
Mesmo esquema dos buracos eu tento desviar, se não der eu jogo a moto pra qualquer canto, porque tenho dó do bichinho.

GuilhermeRS
08-01-09, 21:17
As evzes que precisei freiar pra não entrar em algum carro o que me salvou foi o fato de NÃO APERTAR A EMBREAGEM, parece um detalhe, mas vc ganha uns 30% menos de espaço pra parar a moto...

tasmotos
10-01-09, 17:45
Amigos,

Voltei a este tópico porque acredito que posso ajudar um pouco mais...

Analisando as excelentes as explicações do Ivan, observa-se que ele fez diversas ressalvas sobre as condições, a cada explicação, e isso é muito normal porque cada situação é diferente da outra, e nós como pilotos, com a soma de experiencias do dia a dia, tambem seremos diferentes cada vez que elas ocorrerem.
Portanto fica dificil, ou praticamente impossivel montar um manual de como se sair bem nessas situações. Mesmo que isso fosse possivel nós não conseguiriamos em fração de segundos, seguir detalhadamente, passo-a-passo qualquer tipo de manual.
Quando eu falei no inicio do tópico que devemos pilotar buscando um campo de visão maior, e de forma defensiva, eu estava querendo dizer que independente de qual vai ser a forma que vamos resolver o problema no momento, o mais importante e tentar evita-lo.
Notem que o Ivan no fim de seu post tambem ressalva a mesma coisa.
Quando entrei no Forum PN meu objetivo sempre foi de ajudar os motocilcistas com o pouco que aprendi na minha vida de motociclista.
Nos ultimos anos tem me assustado muito o volume de jovens que perdem suas vidas em cima de uma motocicleta, então eu decidi fazer alguma coisa, e dessa forma estou tentando.

Abraço carinhoso a todos

tasmotos

Roni Breda
10-01-09, 18:56
Muito bom o Topico e as dicas até aqui postada. mas falta um item numero 5 na lista, ou seja

5 - como escapar de um vagalhão?

tomara que o moisespatriarca, não leia isto senão ele vai ficar bravo comigo. :G :G :G

Ivan RJ
10-01-09, 19:15
Valeu Tas, essa é a minha luta desde que comecei a participar do Pequenas Notáveis, tenho certeza absoluta que nós conseguimos manter muitos jovens vivos até agora e espero que a cada novo participante, com mais idade e experiência, que venha a fazer parte deste fórum se engage nessa luta. Sei o quanto é difícil mudar a cabeça de um jovem que entra na nossa comunidade e abre um tópico já interessado em saber como preparar um motor, sendo que o mesmo deveria nos perguntar como pilotar primeiro, mas acredito estarmos no caminho certo, basta olhar as estatísticas do fórum para vermos que a algum tempo não temos perdido nenhum irmão. Conto sempre contigo e com os demais para mantermos e se possível aumentarmos o número de participantes VIVOS. Um grande abraço a todos os irmãos.

Ivan RJ
10-01-09, 19:18
Como escapar de um Vagalhão?
500 libras em cada pneu, a moto bóia :lol:.

Don Migliard
10-01-09, 19:28
Para o Item 1 interromper a aceleração e tentar manter os pneus perpendiculares ao solo; Item 2 Jamais vire a cabeça para olhar para tras ou para os lados use sempre o retrovisor e se não for conseguir frear desvie a moto com se fosse entrar no corredor nunca vá para o meio da faixa ao lado; Item 3 segure o guidão com força mantenha os pés nas pedaleiras e fique em pé como os pilotos de motocross o impacto com o buraco será bem reduzido, agora se o buraco for junto ao trilho do bonde como na rua do comércio em Santos aí é chão, quase quebrei o pé; No item 4 nunca desvie apenas reduza a velocidade e cuidado para não travar os pneus, se perceber que a colisão será inevitável trave o guidão eu já caí nesse item também me assustei e apertei o dianteiro evitei o choque com o cachorro que fugiu sem prestar socorro e tomei um preju de R$500,00.

Guigo
10-01-09, 20:31
O n° 2 aconteceu comigo, de novo, essa semana...mais precisamente na terça-feira passada...
Mesmo estando devagar, com a pista molhada e com o sujeito que resolveu entrar numa oficina sem ligar nenhuma seta e com a luz de freio totalmente apagada (se é que tinha freio), em menos de 2 segundos tava eu no chão junto com a moto...
Felizmente comigo nada demais aconteceu, além de um arranhão no tornozelo....mas a moto amassou o guidon, que eu já mandei trocar....
Enfim....por mais que tenhamos cuidado (pelo menos eu acho que eu tenho), às vezes o tombo é inevitável.... :P
Então ANDE DEVAGAR, pra evitar maiores prejuízos à sua estrutura óssea.... :drool: :drool: :lol: :lol:
Abs. ;)

Mostarda_69
11-01-09, 01:37
1. Em uma curva o Pneu traseiro começa a perder aderência.
2. Uma Possível colisão com o fundo de um carro.
3. Ter um buraco muito grande a sua frente.
4. Um animal na pista.

1. Nunca aconteceu, mas em mente eu tenho que devo continuar linearmente o que estou fazendo, se eu to acelerando, no maximo diminuo a aceleração não cortar ela, agora se na pratica qd acontecer n sei o q vem na cabeça primeiro..

2. Quase aconteceu, e o que eu pensava consegui fazer pelo instinto. Invés de lacrar os freio, pisei forte atras (tava com garupa), a ia apertando e soltando bem forte o freio, (aperto e solto pra se ele trava qd eu solto eu retomo o controle, tudo muito rápido), e quando tava a 1 metro do carro soltei o freio da frente e puxei rápido pro lado.. consegui para bem do lado da porta do carona.. eahaeuhaeuhuaehueaheau

3. Eu freio valendo ate chega perto, qd eu to quase passando ele, solto os freios e deixo ir, pq freiando com o impacto alem de força a suspensão é bem mais provavelmente que entorte a roda..

4. Freio e nunca desvio, ja passei encima de um cusco de 30kg mais ou menos, tava a uns 80km, freei ate chega nuns 40km e qd tava encima soltei os freio e o cusco n saiu, então vai q desvio e ele vai pro mesmo lado, dae eu caio, continuei cruzei por cima dele e matou o tadinho.. tava eu e um amigo na garupa, isso na XT225 q tem as fotos la na seção e tb matei uma pomba na haste do retrovisor, soh me abaxo qd eh passaro..

Dumbex
11-01-09, 21:26
Galera, não existem só esses 4 tipos de acidentes....
vamos contribuir com mais tipos e prevenções... afinal todo mundo está comentando os 4 e até agora só vi um que se pronunciou com um novo..

ai vai o meu..

no caso de não ver uma lombada, quebra mola... freie para diminuir a velocidade, e quando for passar por cima solte o freio ;)

-EMK-
13-01-09, 08:01
1. Em uma curva o Pneu traseiro começa a perder aderência.
2. Uma Possível colisão com o fundo de um carro.
3. Ter um buraco muito grande a sua frente.
4. Um animal na pista.

1.Nunca me aconteceu, mas, eu ia desacelerar e tentar corrigir a moto até ter total controle, nem
que tenha que ir pra valeta....

2.Graças a Deus nunca me aconteceu, mas já passei alguns sustos.. primeira coisa que eu fiz
foi freiar e reduzir forte a marcha (altas rotações) o motor ajuda a segurar a moto, e tentar
desviar. (em último caso se joga pro lado)....

3. A primeira coisa que vem em minha cabeça é puxar a frente da moto, é que eu já fiz trilha ai é automático.... mas no caso de um buraco "grande" é chamar no freio e :k... ver o estrago.. :0_0:
Huahuhauhauhauhauhaa....

4. Já passei em cime de lagarto, cobra... :o ta loco.... Mas o negócio é tentar frear e desviar..

OBS: Sempre use roupas claras ou coloridas, que proporcionem uma boa visibilidade no trânsito, não
precisa tbm anda igual a um palhaço..hauhauhauaa.. Farol sempre ligado... :P

Todos os casos que citei acima foi em situação extrema, e com certeza o teu reflexo vai falar mais alto na hora "H".... OK..
Mantenha a moto sempre em bom estado de conservação, principalmente os freios... ;)...

Carlos Roberto
13-01-09, 10:45
Já me aconteceu de eu, numa curva perder o pneu traseiro. Mas não foi daquela vez que conheci o chão. O que me recordo, mais ou menos, é que não apertei o freio e mantive a aceleração, tentando equilibrar a moto de uma lado para o outro. Foi questão de segundos isso.

Também quase bati em carro parado na minha frente. Consegui parar a moto apenas apertando com força o freio dianteiro, nem lembro se acionei o freio traseiro, mas nem toquei na embreagem, tanto que a moto apagou. Outra opção que já usei, tando de moto quanto de carro, é não tentar freiar, mas desviar. E de moto é mais fácil porque pode entrar entre dois caros a sua frente, como se fosse num corredor.

Muito acidente pode ser evitado com certos cuidados como: não andar colado nos veículos da frente, dar passagem, não usas penes carecas e manter a calibragem correta, não ficar parado ou em engarrafamentos atrás de veículos, pois corre o risco de ser encaixotado, manter as revisões em dia, principalmente dos freios.

aaxabreu
14-01-09, 15:33
Galera...
Hoje quase fui pro chão com a opção 4...

Saí de casa ás 05:45 da manhã...
Ainda estava escuro, estou fazendo o percurso normal de todo o dia...
Derepente, numa descida, eu vejo 2 gatos na minha frente... um estava correndo atrás do outro...
Acho que o que estava atrás estava louco por um "secho" :G :D...
Na hora eu lembrei das dicas que eu li aqui e pensei: "não vou desviar"...
Fui tentando reduzir a velocidade mas não ia dar tempo pra nada...
O gato que etava na frente passou correndo raspando na minha roda dianteira... acho que passei em cima da pata do que vinha atrás... mas nem parei pra olhar...
O gato da frente era branco, e o que vinha atrás era preto...
Não sou supersticioso... mas ainda bem que o gato que passou na minha frente não foi o preto... :lol:

Tomem cuidado com os gatos...
Eles são verdadeiros assassinos de motoqueiros... :lol:

Abraços!!!

Wanderson
14-01-09, 16:17
ja usei o 1 e o 2
soh q nao foi o pneu traseiro
foi o dianteiro na curva
e um carro bateu em mim
rsss
e o 5
irresponsabilidade
fui empinar e cai
mas nem deu nada
tava devagar
foi soh pra ficar ligeiro
e nao empinar mais

Ramiro
14-01-09, 16:23
1. Em uma curva o Pneu traseiro começa a perder aderência.

Depende.. em que tipo de pista... se for em asfalto eu prefiro parar de acelerar e tentar deixar a moto reta. Em chão ou areia eu acelero um pouco mais e seguro o guidão firme acompanhando o movimento da moto.


2. Uma Possível colisão com o fundo de um carro.

Freia até não poder mais se perceber que não da tenta desviar de preferencia pro lado contrário de onde ta o trânsito, ou seja pra direita ou, no caso de estar na pista da esquerda, pra esquerda.


3. Ter um buraco muito grande a sua frente.

Se você se deparar com um buraco muito grande a sua frente, você jah devia ter desviado. Se tiver rápido, não diminui, apenas segure firme o guidão, se tiver devagar desvie.


4. Um animal na pista.

Segure firme o guidão, mete o dedo na buzina e diminua a velocidade, tenta fazer pelo menos uma destas 3 coisas.. hehe

Tales Teixeira
17-01-09, 02:25
4. Um animal na pista.

Olha que fatalidade. De um acidente desses, não tem o que fazer...

OBS: Cenas fortes :0_0:

http://www.youtube.com/watch?v=y6mK34casTU&NR=1

gd
17-01-09, 14:00
Não vou nem ler todo o tópico. A resposta das suas perguntas é só uma:

Ande com prudência.