PDA

Ver Versão Completa : Texaco parou de fabricar o API SL para moto!!



Mostarda_69
10-01-09, 17:48
Poxaaa.. vcs q tem yamaha em principal... era uma mão na roda esse óleo que é o mesmo q o yamalube por um preço bem mais em conta...

Só pq hoje resolvi abri denovo a lateral de DT e ve se tava tudo em ordem, e resolvi colocar API SL..

Fui comprar e o cara falou:

Bá, veio ontem o caminhão trouxe todos óleos, e ele pararam de fabricar o API SL pra moto, soh tem o API SL pra carro, e frizou q n é pra mim usar (óbvio neh), e um API SF pra moto, com o rótulo diferente, porém agora é soh SF... que sacanagem...

To de cara... agora vo continua com o Ipiranga na DT q tb eh SF mas eh 10 pilas... :stop: :stop: :stop: :stop: :stop:



PS: me apavorei a cor do óleo, com questão de 300-400km o óleo tava igual o da RD de fora em 3mil km.. me assutei o quanto solta de porcaria os disco novo.. normalmente qd trocava com 6 meses mal dava uma diferença do novo.. n fica nem preto, saia aquele caramelo ainda, ja que ali n esquenta muito neh.. mas tava cinza... dp tiro uma foto e mostro..

Cassio
10-01-09, 18:51
Estranho né.. eles pararem de comercializar o SL e continuar o SF.. :0_0:

Ou a Yamaha tá envolvida nessa história ou o cara comeu bola..

Furious VIPER
10-01-09, 18:53
pô.. pararam de fabricar mesmo?? q droga!
Não sei pra qual óleo eu vou agora! :d

Mostarda_69
10-01-09, 19:02
Pois eh.. fikei de cara com isso.. com certeza deve ter algo a ver com a yamaha... pq se eh a texaco q muda soh o rotulo e embalagem.. eles devem ter pago pra fica soh com o YAMALUBE a classificação SL..

Sacanagem o Yamalube sae 18 pila aqui.. e esse texaco saia 12... to tri xatiado.. :d :d

Furious VIPER
10-01-09, 19:10
No manuel da YBR diz óleo SH ou superior...
vou ver o q tem de óleo com essa classificação no mercado agora!

CHIDERA
10-01-09, 19:12
intaum axo q num paro de fabrica naum quando fui compra aki em rio preto era 8.60 agora tem ainda o SL soh q mudo de rotulo eh meio dourado meio verde sei lah soh q agora eh 15.80 axo q num vira mais tava axando q aki era o havoline mais barato do brasil agora com essa crise..,.

Roberval3000
10-01-09, 19:44
pra mim nada muda

paguei 13.90 no texaco e o yamalubs ta 14.

Furious VIPER
10-01-09, 20:15
http://www.br.com.br/portalbr/calandra.nsf#http://www.br.com.br/portalbr/calandra.nsf/0/BE6B7AB55210B54803256DAD004CC8DB?OpenDocument&SDuvidas

Esse link é da Petrobrás... e fala dos óleos q eles tem. óbvio q pra nós só interessa o óleo abaixo:
http://www.br.com.br/portalbr/calandra.nsf/0/170214185e11a9920325703400692e36/body/4.66?OpenElement&FieldElemFormat=jpg
GP LUBRAX - Óleo lubrificante multiviscoso de base mineral especialmente desenvolvido para motores quatro tempos de alta rotação de motocicletas. Garante uma maior vida útil ao conjunto motor/transmissão.

Aditivos - anticorrosivo, antidesgaste, antiespumante, antioxidante, detergente, dispersante, agente de reserva alcalina, abaixador do ponto de fluidez e melhorador do índice de viscosidade

Classificação - API SL, JASO MA

Grau - SAE 20W/50



Me chamou atenção por ser SL... mesma classificação do Yamalube/Havoline, não?

Rogerin
10-01-09, 20:23
pago 16 mangos no yamalube aki,mas num ligo muito não,é uma vez por mes mesmo,pior seria se eu tivesse um golf e tivesse que usar o shell ultra de 50 mangos o litro :lol:

Rogerin
10-01-09, 20:24
http://www.br.com.br/portalbr/calandra.nsf#http://www.br.com.br/portalbr/calandra.nsf/0/BE6B7AB55210B54803256DAD004CC8DB?OpenDocument&SDuvidas

Esse link é da Petrobrás... e fala dos óleos q eles tem. óbvio q pra nós só interessa o óleo abaixo:
http://www.br.com.br/portalbr/calandra.nsf/0/170214185e11a9920325703400692e36/body/4.66?OpenElement&FieldElemFormat=jpg
GP LUBRAX - Óleo lubrificante multiviscoso de base mineral especialmente desenvolvido para motores quatro tempos de alta rotação de motocicletas. Garante uma maior vida útil ao conjunto motor/transmissão.

Aditivos - anticorrosivo, antidesgaste, antiespumante, antioxidante, detergente, dispersante, agente de reserva alcalina, abaixador do ponto de fluidez e melhorador do índice de viscosidade

Classificação - API SL, JASO MA

Grau - SAE 20W/50



Me chamou atenção por ser SL... mesma classificação do Yamalube/Havoline, não?

esse da lubrax é muito bom,as motos do meu trampo só usam dele e se mantem macias.

Christian
10-01-09, 20:41
Mostarda... fi da mãe, eu que ia criar esse tópico. :P

Mas é uma meleca mesmo galera.
Tambéem só usava o Havoline e qual não foi minha surpresa quando meu pai comprou 2 litros de óleo (1 para minha XTZ e um para a Fan dele) e vi que era API SF. :NOOK: :NOOK: :NOOK:

Com certeza tem o dedão da YAMAHA nessa história ai, pois eles devem ter um olheiro aqui no Fórum que viu que nós estavamos abandonando o Yamalube. >-P

Vou ter que achar outro óleo SL, pois o Havoline vou deixar o pai usar na Fan... eu que não ponho essa bicheira no motor da minha moto. :drool:

Só pra comprovar o oficio:

http://i229.photobucket.com/albums/ee79/ChristianMorais/S6301583.jpg

http://i229.photobucket.com/albums/ee79/ChristianMorais/S6301585.jpg

Furious, tive que olhar o site da Petrobrás, pois não acreditei.
Trabalhei num posto BR, e na época o GP era API SF, ou SG não lembro, mas sei que era uma bucha. :lol:
Mas vou amanhã no posto pra ver se na embalagem consta API SL, pois se for assim vai ser o meu próximo óleo sem sombra de Dúvidas.

Abraços!

Beto
10-01-09, 20:42
Bão o Lubrax.....um amigo mecãnico e pessoa conceituada.........me indicou o Shell Advance , Beto

Furious VIPER
10-01-09, 20:46
É Hunter... volta e meia tô no site da petrobrás pesquisando algo... e fui correndo pra lá ver isso aki por causa do tópico!
Qdo vi.. bah, pensei o mesmo "certamente é meu próximo óleo"!
Se for SL é ele na cabeça... já aproveito q é no mesmo posto q abasteço.
Mas se for ANTERIOR ao SH nem penso, passo reto!
A YBR pede SH... então um SI ou SJ já tá bom! Só por curiosidade... existe SI e SJ? Nunca vi! hehehe

alexandregf
10-01-09, 21:32
Bem que eu estranhei....até no posto da texaco eu não achei :NOOK:. Acabei comprando o Yamalube mesmo por 18 conto.

jeanks
10-01-09, 22:10
Agora são dois havolines:

O Super Motocycle, que é SF, e o Premium Motocycle, que é SJ.

Sei lá, eu tb acho que tem dedão da Yamaha nessa história...

Ja to usando o GP mesmo, fazer o que né? E outra, é tudo oleo, é casar com uma marca e já era, não vira ficar trocando...

Agora se o GP mudou pra SL eu não sei, eu comprei dois litros semana passada e eram SG.
Pra galera da Yamaha só sobrou buxa mesmo, a maioria pra cima de SF é caro, tipo o Castrol, Mobil Racing ( SJ ), etc.

tom crazy
10-01-09, 23:02
Vi a galera comentando do GP Lubrax e como tenho 1 litro dele fui conferir a especificação pra vocês hehehehe. Ele é SG e não SL, pelo menos esse litro que eu tenho aqui e o frasco do litro anterior são SG. Esse ultimo litro faz umas 2 semanas que eu comprei, só se mudou alguma coisa agora no começo do ano.

Furious VIPER
10-01-09, 23:14
Vi a galera comentando do GP Lubrax e como tenho 1 litro dele fui conferir a especificação pra vocês hehehehe. Ele é SG e não SL, pelo menos esse litro que eu tenho aqui e o frasco do litro anterior são SG. Esse ultimo litro faz umas 2 semanas que eu comprei, só se mudou alguma coisa agora no começo do ano.

Eu vi no site da petrobrás... vou passar no posto texaco correndo amanhã pra ver... se tiver havolina SL eu compro... se nõa tiver eu passo no BR e vejo o Lubrax... se for SL eu compro tb.. hehehe se for anterior ao SH... não compro!
Só troco o óleo qdo achar um óleo igual ou superior ao SH! hehehe

Tqf2
10-01-09, 23:24
Eu uso o Yamalub e pago R$14,00 cada litro


PS: POr curiosidade... PQ motos 125cc pedem pra trocar óleo a cada 1.000 KM e a 250 cc (Fazer) a cada 5.000KM..? O que tem de diferente nelas.......? Só o radiador de óleo.....?

Furious VIPER
10-01-09, 23:31
Eu uso o Yamalub e pago R$14,00 cada litro


PS: POr curiosidade... PQ motos 125cc pedem pra trocar óleo a cada 1.000 KM e a 250 cc (Fazer) a cada 5.000KM..? O que tem de diferente nelas.......? Só o radiador de óleo.....?

No meumanual diz o seguinte:
Motos em uso normal-
Ideal a cada 2mil km
Máximo a cada 3mil km

Motos em trabalho intenso-
Ideal a cada 1mil km
Máximo a cada 2mil km



Eu acho q é pra vender mais óleo isso aí.. pq tá grampeado num papelzinho FORA do manual!!
Não achei o dado da km de troca de óleo dentro do manual.

Mostarda_69
10-01-09, 23:34
No manuel da YBR diz óleo SH ou superior...
vou ver o q tem de óleo com essa classificação no mercado agora!

Se deu bem, a Fazer é SL ou superior (q nem existe)ahuahuahuahua
Mas a Detezera é SF... então continua o ipiranga!!!



http://www.br.com.br/portalbr/calandra.nsf/0/170214185e11a9920325703400692e36/body/4.66?OpenElement&FieldElemFormat=jpg
Classificação - API SL, JASO MA
Grau - SAE 20W/50

Vo i atras dele, mas aqui o MOTO2 pra DT eh 6,50, sendo que pago numa cidade vizinha 3,99, vo procura la tb esse GP e faze um estoque...
Mas tenho tempo, a Dt eu tenho óleo pra 1 ano, e a fazer eu troquei a 15 dias, tem mais 5 meses e meio..



Mostarda... fi da mãe, eu que ia criar esse tópico. :P

Perdeu Playboy, perdeuu... aeheauhaeuhuae.. ganhei por 3 horas!!! uhuullll

Mostarda_69
10-01-09, 23:36
Furious, na nossa XTZ, memso motor da Y, fala em 3milkm.. e fim de papo.. ou 6 meses claro..

Tqf2, por 2 motivos, 1 eh pelo radiador de óleo, diz a lenda, q motos 125cc não eh dificil passar de 105ºC, e com radiador, dificilmente chega a 85ºC, e o uso de uma 125 é em regime mais alto de rotação, exige mais do óleo.

jeanks
11-01-09, 00:11
Cara, eu tenho uma Yes...a J. Toledo recomenda a troca com 3.000 KM, mas não tenho coragem de passar dos 1500.
Isso pq a Yes tem filtro de oleo...mas esquenta muito, oleo não aguenta.

Trocar com 3 mil deve ferrar o motor com o tempo.

Furious VIPER
11-01-09, 00:16
Cara, eu tenho uma Yes...a J. Toledo recomenda a troca com 3.000 KM, mas não tenho coragem de passar dos 1500.
Isso pq a Yes tem filtro de oleo...mas esquenta muito, oleo não aguenta.

Trocar com 3 mil deve ferrar o motor com o tempo.

Baseado no q tu diz isso?
Não vale usar o viscosímetro de mexânico.. q é o indicador e o polegar! hahahhaa

jeanks
11-01-09, 00:23
não velho, a minha começa uma barulhera no motor do caramba lá pelos 1200 do óleo, troco e para o barulho, o que será que é?? :G
E pq tem cara que troca oleo de fazer com 4000 sem problemas???

Eu moro em Campo Grande - MS, cidade quente, minha moto esquenta muito que sinto até nas pernas, ando bastante, e como eu disse, lá pelos 1000 e poucos km já sinto a moto mudar, coisa que resolve com a troca de oleo.

Então, pela LÓGICA ( não pelo teste do polegar :k ) o oleo esquenta muito e não aguenta, ou to falando $#@%$#?

O oleo sai até viscoso da moto...sujo pra caramba, mas não muito fino. O que me faz trocar com 1500 e não com 2 ou 3 mil com a jotinha quer é a barulhera que some depois da troca do oleo.
Eu até trocaria com 3 mil, se não pretende-se ficar com essa moto até 2014, 2 anos depois de acabar a biblia do banco e ter um dinheiro pra comprar uma 250 a vista.
Então o motorzin tem que durar até lá, cuidar dele que nem uma moça.

Tqf2
11-01-09, 00:42
Caramba,,, em minhas motos 125cc que eu tinha eu trocava rigosoramente a cada 1.000 KM :#

Bom.. a vantagem que foi um gasto que valeu a pena, pq nenhuma delas me deu problemas.... :OK:


Sobre o óleo... vou continuar com o Yamalub mesmo...... :D

minerinho
11-01-09, 01:08
pô.. pararam de fabricar mesmo?? q droga!
Não sei pra qual óleo eu vou agora! :d


[2]
o cara q troca meu oleo a um tempo atras tinha falado q tava mto
dificil achar o oleo da texaco pra moto :(

Felipe Oliveira
11-01-09, 11:29
Uso o Gp lubrax na minha yes... Sempre vi na embalagem SG mas o último que comprei ta SL! Mudaram mesmo então??
Vou ficar só com esse agora! \o/

Christian
11-01-09, 12:42
Vou lá no posto e já volto com a embalagem do GP Lubrax pra mostrar aqui.

Abraços!

Furious VIPER
11-01-09, 12:58
Uso o Gp lubrax na minha yes... Sempre vi na embalagem SG mas o último que comprei ta SL! Mudaram mesmo então??
Vou ficar só com esse agora! \o/

Aeeeeeeeeeeeeee.... mudaram mesmo então?!?!?!
Se eu tiver q sair hj já aproveito e passo no posto pra ver qual é!

Christian
11-01-09, 13:16
PRONTO, resolvido.
Fui no Posto e comprei o GP Lubrax.
Ele é mesmo API SL e JASO MA. :clap: :clap: :clap:

Paguei R$12,00, mas te um lugar que vende à R$10,00 só que hoje estava fechado.
Vai ser meu próximo óleo até que continue sendo SL. :OK:

A embalagem não mudou, e ele não diz a classificação na frente, só na parte traseira onde tem todas as especificações.

Abraços!

minerinho
11-01-09, 13:44
que bom... agora só GP Lubrax sl rss

Marcio
11-01-09, 13:54
Caramba, peguei a nota fiscal da revisão de 1000 km da X e o litro do yamalube saiu a 16,00... carinho hein ?? O manual diz q apos as 2 primeiras revisões (1000 e 3000 km) a troca deve ser feita a cada 3000 km mas o mexânico lá da yamaha disse q era bom trocar a cada 1500 km.

sandro_ventania
11-01-09, 14:06
Eu uso o Lubrax SL (embalagem verde com o SL bem grande na frente) e acho um bom oleo.
Certamente o GP lubrax agora é o mesmo Lubrax SL.

Furious VIPER
11-01-09, 14:12
Masaaaaah.. todo mundo de óleo novo então! hehehe a Yamaha kis dar uma de esperta e se fudeu! hehehe

AdelsonRJ
11-01-09, 16:39
E ainda enchem a bola do Mobil..
Bem antiquado...SF...
Pra usar SF é melhor comprar o Ipiranga Moto 4T,
q não tem a fama do Mobil , é eh mais barato..

Furious VIPER
11-01-09, 17:24
E ainda enchem a bola do Mobil..
Bem antiquado...SF...
Pra usar SF é melhor comprar o Ipiranga Moto 4T,
q não tem a fama do Mobil , é eh mais barato..

Olha só.. qm é vivo sempre aparece!!

AdelsonRJ
11-01-09, 18:09
Olha só.. qm é vivo sempre aparece!!


Devagar....Devagarinho...
Tô aparecendo..
Gde Abraço.

CHIDERA
11-01-09, 18:43
nossa no posto q eu fui tinha o havoline SL
vo te q ih lah di novu pra conferi

Christian
11-01-09, 20:14
Eu uso o Lubrax SL (embalagem verde com o SL bem grande na frente) e acho um bom oleo.
Certamente o GP lubrax agora é o mesmo Lubrax SL.


Cara.
Me confirma uma coisa.

Esse Lubrax SL que tu usa é esse aqui?

http://www.postosportaldesantos.com.br/portal/images/lubrax-auto-sl.gif

Porque se for, é feito para carros.
Não que não possa ser usado em motos, mas sabe como é, tem óleos específicos para carros e motos. ;)

Sobre essa parte em negrito que destaquei... NÂO, o Lubrax SL não saiu de linha, pois é óleo para carros e o Lubrax GP para motos.

Abraços!

Mostarda_69
11-01-09, 21:07
Me confirma uma coisa.
Esse Lubrax SL que tu usa é esse aqui?
http://www.postosportaldesantos.com.br/portal/images/lubrax-auto-sl.gif

Dando uma olhada na primeira pagina tu ja ve o óleo q estamos falando, http://www.pequenasnotaveis.com.br/index.php?topic=23486.0
]:) ]:) ]:)

Christian
11-01-09, 21:28
Dando uma olhada na primeira pagina tu ja ve o óleo q estamos falando, http://www.pequenasnotaveis.com.br/index.php?topic=23486.0
]:) ]:) ]:)



Tá de zuação né?

Abraços!

superkyo
11-01-09, 23:07
Alguem passa o link de um manual de OLEO q eu sempre esqueço as classificações SJ, SH, SL qual é melhor q qual, oq cada um faz, etc..........

agm2112
12-01-09, 08:02
Vocês tão viajando .... a Texaco simplesmente começou a fabricar um óleo SF, baratinho, e continuam vendendo o SL de sempre, com uma embalagem nova, escrito "Premium", só pra aumentar um pouco o preço ...



http://www.texaco.com.br/produtos_servicos/lubrificantes_graxas_fluidos/catalogo_on_line/catalogo_on_line.shtml?i=&j=11&movie=/menu_xml/my_mc1.swf

Havoline Premium Motorcycle Oil 4T SAE 20W-50

Óleo lubrificante multiviscoso SAE 20W-50, com classificação de serviço API SL, especialmente desenvolvido para lubrificação de motocicletas de 4 tempos. Proporciona facilidade na partida a frio do motor, com excelente desempenho a altas temperaturas e proteção do motor e engrenagens contra o desgaste, além de propiciar engates de marchas mais precisos e suaves.


Atende:
API SL / JASO MA.

Embalagens:
Caixa com 24 unidades plásticas retangulares de 1L.

Doidooo
12-01-09, 09:24
Vocês tão viajando .... a Texaco simplesmente começou a fabricar um óleo SF, baratinho, e continuam vendendo o SL de sempre, com uma embalagem nova, escrito "Premium", só pra aumentar um pouco o preço ...



http://www.texaco.com.br/produtos_servicos/lubrificantes_graxas_fluidos/catalogo_on_line/catalogo_on_line.shtml?i=&j=11&movie=/menu_xml/my_mc1.swf

Havoline Premium Motorcycle Oil 4T SAE 20W-50

Óleo lubrificante multiviscoso SAE 20W-50, com classificação de serviço API SL, especialmente desenvolvido para lubrificação de motocicletas de 4 tempos. Proporciona facilidade na partida a frio do motor, com excelente desempenho a altas temperaturas e proteção do motor e engrenagens contra o desgaste, além de propiciar engates de marchas mais precisos e suaves.


Atende:
API SL / JASO MA.

Embalagens:
Caixa com 24 unidades plásticas retangulares de 1L.


Ainda bem... gosto muito desse óleo...

Furious VIPER
12-01-09, 09:32
Hum.. então a notícia é q ele subiu de preço apenas, certo?
Vou ver o Lubrax super moto gp ultra power mega classic hiper SL classification... se for mais barato.. tô nele.
Afinal SL por SL... como são 2 grandes marcas, não custa experimentar.

agm2112
12-01-09, 10:00
Hum.. então a notícia é q ele subiu de preço apenas, certo?
Vou ver o Lubrax super moto gp ultra power mega classic hiper SL classification... se for mais barato.. tô nele.
Afinal SL por SL... como são 2 grandes marcas, não custa experimentar.


É... eu tb vou "migrar" pro BR quando meu estoque de Texaco acabar... afinal, deve ser o mesmo óleo com preços diferentes. Só que o antigo BR deixava meu câmbio ruim .... era bem chato pra achar o neutro. Mas não custa fazer um teste.

Furious VIPER
12-01-09, 10:09
É... eu tb vou "migrar" pro BR quando meu estoque de Texaco acabar... afinal, deve ser o mesmo óleo com preços diferentes. Só que o antigo BR deixava meu câmbio ruim .... era bem chato pra achar o neutro. Mas não custa fazer um teste.

Não é o SG q deixava teu câmbio ruim? Agora sendo SL será q não melhorou?
Realmente só testando.
Eu nõa lembro de ter usado um óleo q fosse ruim pro câmbio. Sei lá.. o câmbio da YBR é tão macio...

Christian
12-01-09, 10:11
Usei o Lubrax SG uma vez também e o cambio não ficou muito bom.
Também só resta fazer os testes agora que ele é SL.

Abraços!

Luigi
12-01-09, 10:23
Economizar 2 ou 3 reais numa troca de oleo ? :NOOK:
Ainda mais nas pequenas que é só 1l :NOOK:
A troca de oleo da GS são 3 litros, a R$16,50 o litro (motul 3000) ai sim doi o coração :lol: :lol: :lol:

Furious VIPER
12-01-09, 10:27
Economizar 2 ou 3 reais numa troca de oleo ? :NOOK:
Ainda mais nas pequenas que é só 1l :NOOK:
A troca de oleo da GS são 3 litros, a R$16,50 o litro (motul 3000) ai sim doi o coração :lol: :lol: :lol:

Cavalo anda, cavalo bebe!! :lol: :lol: :lol: :lol:

Sobre economizar 2 ou 3 reais: Não vejo problema em economizar.. se estiver comprando produtos de qualidade.
Se for economizar 5 reais, mas trocar por um óleo "super motard raider oil"... daí nem rola.. afinal eu não conheço... mas se for pra comprar um óleo bom (acho q a Petrobrás inspira um mínimo de confiança) eu economizo sim.
Só tem q ver se realmente o óleo pra motos 4t agora é SL. E o preço, né? de repente é mais caro e eu tô falando besteira aki! hehehe

Luigi
12-01-09, 10:35
Agora sobre o Texaco de carro x Moto, tem muita gente que usa o de carro em motos faz tempo e nunca teve problemas, no m@d mesmo!

Tem gente que usa Oleo de Frota mista (Diesel x Gas X Alcool) de caminhão na moto! :-/

Furious VIPER
12-01-09, 10:41
ô Luizuinho... lembra dakeles tópicos aki no PN sobre usar outros óleos.. em especial o top turbo (parece q é de caminhão) em motos??
Eu confesso q acompanhei o tópico do PN.. não tive tempo de ler trocentas paginas do outro fórum com flood no meio! hehe

Luigi
12-01-09, 11:03
Bom cada louco com sua mania, eu uso o Motul3000 que pareçe que é o que mais se adequa a GS pelo menos é o mais usado e a provado no GS500 online.

Mostarda_69
12-01-09, 11:48
Tá de zuação né?
Abraços!

ahuauahuhauhauhuahuahuahua, eu n podia perde essa!!! :lol: :lol: :lol: :lol:

Pelo que achei na netr o motul 3000 é API SG, dae nemrola paga tanto por um óleo q é teoricamente inferiror ao GP API SL.


Sobre a história de deixar o cambio mais macio, poxa, agora fiquei facero.. a Dt acho melhor q a fazer pra marcha e na Dt uso um API SF... Vo cata logo esse GP SL e vo mete nela!!!

agm2112
12-01-09, 13:13
Não é o SG q deixava teu câmbio ruim? Agora sendo SL será q não melhorou?
Realmente só testando.
Eu nõa lembro de ter usado um óleo q fosse ruim pro câmbio. Sei lá.. o câmbio da YBR é tão macio...


Não sei se é coincidência ... mas troquei o óleo da NX (Melequina), colocando o Lubrax SG .... e .... o neutro não existe mais. Claro que aquela moto não é um grande padrão para comparações, pois o cambio/embreagem podem simplesmente estar ruins mesmo. Vou trocar o óleo de novo pra ver o que acontece.

Luigi
12-01-09, 13:18
ahuauahuhauhauhuahuahuahua, eu n podia perde essa!!! :lol: :lol: :lol: :lol:

Pelo que achei na netr o motul 3000 é API SG, dae nemrola paga tanto por um óleo q é teoricamente inferiror ao GP API SL.


Sobre a história de deixar o cambio mais macio, poxa, agora fiquei facero.. a Dt acho melhor q a fazer pra marcha e na Dt uso um API SF... Vo cata logo esse GP SL e vo mete nela!!!


O motor da GS é uma sinfonia (metálica haha) e com o Motul3000 ele fica menos sinfonico :lol:
Pelos testes que o pessoal do GS500online fez é o que melhor se adequa a este motor por um preço "dentro dos padrões" R$16,50 nem é tão caro, eu pagava 19,50 no litro dele :(

sandro_ventania
12-01-09, 18:01
Cara.
Me confirma uma coisa.

Esse Lubrax SL que tu usa é esse aqui?

http://www.postosportaldesantos.com.br/portal/images/lubrax-auto-sl.gif

Porque se for, é feito para carros.
Não que não possa ser usado em motos, mas sabe como é, tem óleos específicos para carros e motos. ;)

Sobre essa parte em negrito que destaquei... NÂO, o Lubrax SL não saiu de linha, pois é óleo para carros e o Lubrax GP para motos.

Abraços!


Hunter, É esse mesmo aí da foto, e que com certeza o que tem dentro desse frasco é o mesmo que vai dentro do Lubrax moto GP tambem.
Uso a algum tempo e acho um bom oleo.
No manual de serviço vem escrito...oleo para motores 4 tempos, SAE 20W50, API SF ou superior
Agora veja, esse oleo é para motores 4 tempos, é SAE 20W50 e o API é superior (leia-se melhor) ao SF.
Então, usando ele estou seguindo o manual. Essas embalagens que vem escrito especifico pra moto é puro markenting...oleo de moto e carro...é tudo o mesmo oleo em embalagens diferentes.
O que manda é a classificação.

Furious VIPER
12-01-09, 19:45
Essas embalagens que vem escrito especifico pra moto é puro markenting...oleo de moto e carro...é tudo o mesmo oleo em embalagens diferentes.
O que manda é a classificação.

V-I-A-J-O-O-O-O-O-O-O-O-O-O-O-U!

Da onde isso Sandro?? Tá loco meu... os óleos têm propriedades diferentes pois tem funçõõõõões diferentes! Isso todo mundo sabe. (mas se não souber, podemos voltar a falar, sem problemas)!

Felipe Oliveira
12-01-09, 20:28
Pago R$10 no Gp Lubrax num posto BR aqui! Acho que tá muito bom esse preço! Legal saber mesmo que agora é SL! hehe! Quase nem reparei nisso pois só aparece escrito atrás da embalagem com letras pequenas! Faz no máximo uns 2 meses que mudaram!

sandro_ventania
13-01-09, 10:20
V-I-A-J-O-O-O-O-O-O-O-O-O-O-O-U!

Da onde isso Sandro?? Tá loco meu... os óleos têm propriedades diferentes pois tem funçõõõõões diferentes! Isso todo mundo sabe. (mas se não souber, podemos voltar a falar, sem problemas)!


Furious, uma das diferenças que se apregoava é que moto tem embreagem banhada em oleo e que portanto ele não poderia ter aditivação que reduzisse o atrito(olha que zica pras partes metalicas!), então oleo de moto sempre tinha classificação baixa tipo SF, pois esse oleo é tão velho que ainda não tem essa aditivação anti-atrito.
A classificação API determina que independente do fabricante a composição do oleo tem que ser a mesma para cada classificação, podendo inclusive serem misturados...e isso por força de lei internacional!!!
Se agora o oleo é SL, então cadê a diferença, cadê a estoria de não poder ter anti-atrito, se todo SL tem que ter esse aditivo?
Muitos aqui já comentaram(e não fui eu), que o Yamalube é o mesmo Havoline, só que em embalagens diferentes !
O que muda em um oleo de carro e de moto é a classificação SAE, normalmente carro usa SAE 15W40, por possuir temperatura controlada e motos usam 20W50, pois por não possuir controle de temperatura(a maioria), precisam de um oleo de viscossidade maior, para que o oleo mantenha um nivel de viscossidade aceitavel nas altas temperaturas em que as motos trabalham.
Agora eu que te pergunto...me mostre QUAL é o aditivo que tem no oleo de moto que não tem no de carro?

Mostarda_69
13-01-09, 13:00
1 - Setodo SL tem que ter esse aditivo?
2 - Muitos aqui já comentaram(e não fui eu), que o Yamalube é o mesmo Havoline, só que em embalagens diferentes !
3 - Agora eu que te pergunto...me mostre QUAL é o aditivo que tem no oleo de moto que não tem no de carro?

1 - Aonde diz que pra ser SL precisa ter anti-atrito?? Aonde diz q a norma pra classificação de motos é a mesma pra carros?
2 - Eu dic e confirmo!! :drool: :drool: :drool: :drool:
3 - Eu ja digo qual aditivo o óleo de moto Não tem, e não qual ele tem..ANTI-ATRITO.

Só to querendo chega a uma conclusão, não me interprete mal!! :) :)

CHIDERA
13-01-09, 13:43
toh andando com oleo de carro na 150 e naum senti diferença nenhuma

sandro_ventania
13-01-09, 14:50
vai sentir a longo prazo, com a maior durabilidade do motor ;)

Kepler
13-01-09, 15:16
Galera,

Se a texaco deixou de vender, com certeza tem o dedo da dona YAMAHA. Afinal existe um acordo comercial entre as duas. Np mínimo o YAMALUBE (a preço de ouro |:( ) deve ter caido muito de vendas e consequentemente a Y pressionou a Texaco.

A dois anos e sei meses utilizo o HAVOLINE PREMIUM SL na minha YS250 e continua tudo normal. Inclusive observei a mesma consistencia de quando utilizada o YAMALUBE. Nada de patinar embreagem. Nadinha. :clap:

Onde que tem dizendo que o PREMIUM SL é pra carro ? Só pelo adesivo ? Se você ler o rótulo está explicito : MOTORES A GASOLINA E GNV.

Mostarda_69
13-01-09, 15:32
Opa, opa opa....
o de carro tem um carro no rótulo.. e o de moto.. tem uma moto.. bem grandeee..

Ae que ta.. o de carro deve ter anti atrito...

Pelo que axei no site, o de carro soh tem a classificação API e o de moto tem a API e a JASO..

Kepler
13-01-09, 15:36
O fato de ter um carro no rótulo não quer dizer que ele seja único e exclusivo para carro :G

Você entrou em contato com o departamento técnico do SAC ? Eu sim :OK:

Mostarda_69
13-01-09, 16:16
Ta e pq o meu tem uma moto?? :D

Só se ficam mudando de rótulo como mudam de cueca!!! :NOOK: :NOOK:

Agora vo usa o GP soh pra aprenderem n mudar os rotulos!!!

Kepler
13-01-09, 16:35
É você tem razão :lol: tem o da moto também.
Já utilizei e não vi diferença.

Talvez seja pra nos cobrar mais caro :drool:

Usa quem quer. :OK:

sandro_ventania
13-01-09, 20:07
É você tem razão :lol: tem o da moto também.
Já utilizei e não vi diferença.

Talvez seja pra nos cobrar mais caro :drool:

Usa quem quer. :OK:

Ainda vão continuar com essa estoria por muito tempo...sempre vai ter fregues que vai se iludir com o papo deles.
É igual cigarro, todo mundo sabe que mata, mas mesmo assim tem gente que se ilude com os comerciais da holliwoody e malboro...alíais nem esses comerciais passam mais, basta a embalagem bonitinha |:( |:( |:( |:(

jeanks
13-01-09, 20:31
Pessoal, comentário bem idiota...mas, o óleo por si só, já não é anti-atrito???

Eu tb não levo muita fé nessa conversa de óleo pra carro e óleo pra moto pq aditivos diferentes.

Porque a Texaco embalava o Havoline Premium SL ( carro ) como Havoline super Motocycle??

Olha, no site da Petrobras, sobre "mitos sobre lubrificantes", a parte interessante ( item 26 ):

26. Posso usar o Lubrax SJ na minha moto 4 tempos?

R: Não. Os níveis de aditivação indicados para motos 4 tempos são geralmente característicos de óleos com desempenho API SF ou SG. Óleos API SH, SJ e SL possuem um nível de aditivação que pode comprometer o funcionamento do sistema de embreagem da moto, que também é lubrificado pelo óleo do motor.

Ué, eles vem com essa conversa de embreagem banhada a óleo e blablabl, e agora lançam o GP como SL???

[b]Claro, apesar de tudo isso ainda não tive coragem de botar óleo de carro na minha moto porque se tiver errado, quem vai se lascar é eu. :lol: Só achei estranho essa da Petrobras...


Sei lá

Furious VIPER
13-01-09, 20:58
Acho estranho voltarmos no assunto de "q óleo usar para minha moto, óleo de carro, moto, jet-ski, bicicleta, máquina de costura, de fritura ou de caminhao?".
Pra mim é meio simples.. óleo de moto é óleo de moto... e ponto final ué!
Prefiro a cada 2500km pagar 2 ou 3 reais a mais mas ter a certeza d q uso algo próprio para o meu veículo do q economizar esses 2 ou 3 reais no valor do óleo e ser parte de uma experiência. Pode dar certo, claro... mas essa brincadeira ainda pode sair caro.

jeanks
13-01-09, 21:08
Mas viper, a questão não é economizar 2 pila, e sim fazer meu motor durar mais. Eu se tivesse dinheiro compraria aqueles óleo de 40 pila sem pensar duas vezes, mas não posso. Então tenho que procurar o melhor que cabe no meu bolso...

Essa da BR falar que não pode usar SL e ao mesmo tempo lançar o GP como SL...vc não acha estranho?


E eu sinceramente não acho que o melhor seja usar o que o fabricante recomenda. Aquilo é só Lobby, do tipo "me da um $$ que boto seu lubricante no manual"

Furious VIPER
13-01-09, 21:11
Mas viper, a questão não é economizar 2 pila, e sim fazer meu motor durar mais. Eu se tivesse dinheiro compraria aqueles óleo de 40 pila sem pensar duas vezes, mas não posso. Então tenho que procurar o melhor que cabe no meu bolso...

Essa da BR falar que não pode usar SL e ao mesmo tempo lançar o GP como SL...vc não acha estranho?

Mas necessariamente TODO óleo SL TEM q receber os aditivos anti-atrito?
Pq do q eu lia, SL é a classificação evolutiva dele... e não necessariamente a presença de tal etal componente. o SL pra motos seria diferente do SL pra carros q é diferente do SL pra caminhões.

Roberval3000
13-01-09, 21:18
pra q tanto drama

yamalube custava só 10 cents a mais

Furious VIPER
13-01-09, 21:26
pra q tanto drama

yamalube custava só 10 cents a mais

aki é 5 pila a mais! poxa... quase 50% a mais! tá loco meu!

Mostarda_69
13-01-09, 22:51
o SL pra motos seria diferente do SL pra carros q é diferente do SL pra caminhões.

Aeeee, mais um que concorda.. ahueheuheauueauea
O SL de moto, num carro pode ser SF por não conter os tais anti atritos.. porem o método de avaliação do de moto não deve ser o mesmo do carro.. De repente pra moto é SL pois alia anti atrito no motor e agarre na embreagem... e nu carro eh soh anti atrito pra tudo.. que ja numa moto comeria a embreagem e de repente num teste de moto o SL de carro seria um SF pra moto por estragar mais precocemente a embreagem...

CHIDERA
13-01-09, 23:14
e óia q eu vo ti fala hein....nuns tempos passados numas dificuldades finaceiras...jah omplei o oleo da minha ex-titan 2000 com oléo de cozinha...saia um cheiro de fritura e dava pra ver o atrito do motor...mais acho q foi melhor isso doq fikar sem oleo ateh eu arruma um dinhero pra troka o oléo...num fundiu naum ateh eu passa pra frente num tinha fundido naum e andava a danada escapão e piao 16..num tem nada a ve com o o topico mais soh pra relatar...

CHIDERA
13-01-09, 23:18
e na 150 toh com um SL de carro 20/65 na 150 e digo num vi diferença nenhuma vai tranquila

Furious VIPER
13-01-09, 23:23
Chideroxx... o fato de não ter fundido o motor não qr dizer q ele esteja bom! Ele pode ter ferrado mas continua andando o suficiente pra não fundir... de repente uma exigida mais forte ele abre o bico.
E sobre o "sentir diferença" com óleo diferente.. é complicado, extremamente subjetivo. Vale mesmo é a especificação técnica nesse caso e as recomendações do manual (óleo para motos, claro)!

loko por ybr
13-01-09, 23:24
Xatiado pq só usava dele na minha motoca :d :d :d :d

agm2112
14-01-09, 07:48
Não é possível que em pleno século XXI, ano 2009 ainda tem gente que acredita na "teoria da conspiração do óleo de moto" ... Existe óleo de moto e existe óleo de carro ... ponto final. Basta na moto colocar o óleo de moto e no carro botar óleo de carro... na panela, bota óleo de cozinha, no bacalhau bota azeite, e por aí vai.

Os caras que escreveram o manual da moto ou os que a desenvolveram não são malucos, e não, nós não somos mais inteligentes ou "malandros" do que eles. Eles escreveram o tipo de óleo porque certamente existe um bom motivo para isso. Se hoje em dia existem óleos DE MOTO superiores aos API SF pedidos no meu manual, ótimo, vou usar eles. Afinal, eles pedem "Óleo DE MOTO API SF ou superior", mas não pedem "óleo para locomotivas" ou "óleo para caminhões turbo-diesel".

Furious VIPER
14-01-09, 09:45
hahaha olha o agm dos mais indignados! hahahaha

superkyo
15-01-09, 00:02
Amanha vou comprar mais uma leva de oleos pra motoca, oleo pro motor e pra corrente e o filtro de oleo tb hehehe, dia de presentear a motoca.....

superkyo
15-01-09, 11:27
Ah só uma coisa para os q falaram q oleo pra moto naum tem carro na embalagem, entra no site da TEXACO lá está clarissimo, vc clica em oleo motocicletas/motonetas e as embalagens são todas com CARRO.........

DUVIDA : SJ significa oq ?? ( API SL e JASO MA ) ?? pois é isso q tá escrito no HAVOLINE....

PS : Preciso achar um manual sobre oleos eu naum entendo nada desse monte de siglas SH, SF, SJ, SL....

Mostarda_69
15-01-09, 11:31
Foto errada.. no de moto diz Motorcycle... nakele n tem escrito nada.. soh diz havoline primium..
Tem q ser Havoline Premium Motorcycle

superkyo
15-01-09, 13:48
Por isso q todo mundo compra o YAMALUBE cheio de putaria essas outras marcas.........e outra até agora naum achei um texto decente q explique bem todas as siglas de oleo lubrificante para motos PQP nem GOOGLE ta achando.......

Mostarda_69
15-01-09, 14:19
bah eu achei ontem uma tabela sobre tudo isso... vo ve se encontro..

Gomides
15-01-09, 21:53
Aew galera... comprei a Strada... to gostando d+... troquei o oleo pra garantir, paguei 10 pau num vidro de GP SL ... como a strada eh 1,2 L tive q comprar 2... mas achei bom o oleo... trocas de marchas macias... apesar de eu nao estar acostumado com ela... e nao saber diferenciar muito bem ainda... pode ser só pq o oleo eh novo.

Christian
15-01-09, 22:11
Hehe, olha o agm nervoso. :D
Eu por enquanto continuo com o GP SL, até que seja o mais em conta e pronto.
No fundo, o que o agm2112 citou tem lógica. ;)

Abraços!

Kepler
16-01-09, 09:36
Rapaz acho que ferrou tudo .......... |:(
Comprei um destes óleos especiais e tals :#

:-/

Putz, sempre adiciono nas minhas refeições e agora, pela teoria do rótulo este óleo só deve servir para aves. :stop:
O melhor, só serve para GALOS. :lol:

AZEITE DE OLIVA (GALO) kkkkkkkkkk

No rótulo tem um galo. rsrsrsrsrsr :G

Brincadeiras aparte, respeito a opinião de cada um. :OK:
Essa foi só pra descontrair.

sandro_ventania
16-01-09, 11:58
Mas necessariamente TODO óleo SL TEM q receber os aditivos anti-atrito?
Pq do q eu lia, SL é a classificação evolutiva dele... e não necessariamente a presença de tal etal componente. o SL pra motos seria diferente do SL pra carros q é diferente do SL pra caminhões.

A classificação API (Instituto Americano do Petroleo), classifica o oleo justamente pelos seus aditivos, se a classificação SL diz que o oleo tem que ter, anti-espumante, anti-atrito, etc. Então um oleo que não tenha um desses aditivos NÃO poder ser classificado como SL...Pô isso é obvio |:(
A classificação é dada para todo o motor 4 tempos, movido a gasolina,alcool e gás...independente se é moto, carro ou gerador.
Oleo para motores a diesel é outra classificação se não me engano ACEA.
O oleo pode ser inclusive de uso misto, pois a sua aditivação atende aos motores diesel e gas/alc/gnv...isso vem no rotulo.
Isso quer dizer que tem muito oleo para motores a diesel que podemos usar em motos (pronto, agora que vou ser linchado :drool: :drool:)

agm2112
16-01-09, 15:41
As grandes diferenças entre a especificação SL para a SJ é o detergente e a reserva alcalina, para resistir melhor à acidez da queima da gasolina, e para formar menos borra.

Óleo para motor diesel tem reserva alcalina diferente, pois a queima do diesel é mais ácida. Se o óleo é misto, e isto está escrito na embalagem, pode ser usado em gasolina ou diesel ... caso contrário não pode.

API SL Born on July 2001, intruduces limits in terms of stability to oxidisation, deposit control at high temperatures, reduction of volatility and consumption rates.

agm2112
16-01-09, 15:56
Um óleo SL não reduz necessariamente o atrito em relação a um SG. Ele pode causar menos desgaste ao motor de forma indireta, seja por reduzir os depósitos no motor -o que é cada vez mais crítico nos motores modernos-, ser mais estável em partidas a frio ou situações de superaquecimento, evaporar menos, e resistir mais a oxidação.

O fato dele ser SL significa unicamente que ele passou num ensaio de laboratório. As vezes um óleo sintetico SG pode "causar menos atrito" do que um mineral SL, por sua base resistir melhor a situações extremas.

Furious VIPER
16-01-09, 17:24
Putz.. passei no posto BR agora.. enchi o tanque... e perguntei do óleo... o cara me disse q faz um tempinho q nõa tem vindo o óleo pra motos lá. Disse q era 10 reais, mas parece q vão reajustar o preço.. daí pensei "sim, vão reajustar pq agora é SL e não mais SG... mas não cheguei a perguntar pq o cara nõa sabia bosta nenhuma!
Continuo procurando um óleo...

san_haim
16-01-09, 18:00
Oleo pra locomotia foi otimo.. kkkk :lol:
Galera, uma duvida:
Sempre coloco o mobil SAE 20W50 com a classificação API SF..
Até alguns dias atras, antes de eu entrar nesse tópico eu nem sabia pra que serviam essas letras.
Aí fui trocar o óleo da moto hj e só tinha motul 3000, mobil api sf, e lubrax que era o mais em conta, resolvi colocar mobil pelo fato de ser recomendado e pq eu sempre coloquei ele.
Chegando no trampo fui ver a sobra da troca anterior de óleo, e estava escrito assim: Mobil 20w50 api sf/cc, ja o oleo que eu usei na troca de hj estava as mesmas especificações mais sem o CC do final.
Alguem sabe o pq, e qual a diferença entre eles? Qual o melhor? Existe mobil SG ou SL?

CHIDERA
16-01-09, 22:41
paguei 13 dinheiros no dah BR toh gostano ateh agora tudo macio...diminuiu o ruido do oleo de carro q eu tava...

Furious VIPER
22-01-09, 19:35
Tchanaaaaaaaaan.... só pra dizer q saindo do trabalho hj passei em um posto BR... e só vendiam API SL. Sem prazo pra receber a nova remessa. td bm, fui embora.
Passei em outro posto BR (no meio do caminho) e perguntei pro cara... qdo vi akele SL brilhando.. comprei 3 litros pra mim! hehe

Resumo:
Canoas- Posto Buffon ao lado do Truck Center (viaduto da boqueirão) NÃO TEM ÓLEO.. nenhum para motos.
São Leopoldo- Posto da Theodomiro da Fonseca, perto do hospital, só tem GP Lubrax SG e Shell Advance SG tb.
Esteio- Posto na frente da empresa Standard (logística de alimentos), no sentido interior capital, TEM API SL!!! Foi lá q parei e comprei os 3 litros!
Voltei faceiro... paguei 9,50 cada litro! Ao contrário dos 12,50 q pagava no Havoline!
Com o preço de 2 havolines, comprei quase 3 GP Lubrax!!
Só falta testar o óleo.. hehehe

sandro_ventania
22-01-09, 20:45
Legal, faz o teste aí e mostra pra gente!
Ao trocar de marca é ideal fazer uma "limpeza antes"...troque o oleo e o filtro...rode 50km e troque o oleo novamente...assim voce estará só usando o novo oleo. o outro que saiu ainda novo, voce guarda pra lubricar corrente, cabos de aço, etc.
Sem reclamar ;)...voce comprou 3 litros :G :G

jeanks
22-01-09, 21:35
Só uma pergunta.

Eu já to usando o Lubrax, só que o antigo ( SG ). Se eu comprar o SL, será que vou ter que fazer esse esquema de trocar o oleo com 500KM ou não precisa, já que é da mesma marca?

Furious VIPER
22-01-09, 22:12
Só uma pergunta.

Eu já to usando o Lubrax, só que o antigo ( SG ). Se eu comprar o SL, será que vou ter que fazer esse esquema de trocar o oleo com 500KM ou não precisa, já que é da mesma marca?

Segue o baile normal cara... o pouco q fica de óleo nõa é suficiente pra comprometer o óleo novo... o ideal é limpar se tu troca o tipo de óleo... sintético, semi-sintático ou mineral (ou vegetal? eu nunca lembro)!!

Sandro... comprei 3 litros pq axei barato... mas nõa vou fazer isso q tu falou não... não tem a menor necessidade!!

jeanks
22-01-09, 22:25
O Viper, valeu!

Só mais uma duvida, eu tenho um pouco de oleo guardado aqui ( já que na Yes vai 1,100ml, e sempre sobra ) se eu misturar os dois, tipo, botar os 800ml que eu tenho do SG, e completar com o SL, sera que da zica?

Valeu!

Opa, valeu Viper.


Detalhe, tava pagando 10 conto ( na verdade, 9,99 :lol: ) no SG, agora que mudou pra SL subiu pra 13 conto o Lubrax GP |:(

Valeu cara!

Furious VIPER
22-01-09, 22:36
Misturar óleos com classificações diferentes não é uma boa idéia!! Se for uma emergência, claro q pode.. mas já q não é o caso... guarda esse resto de óleo aí e usa pra lubrificar a corrente... pro motor usa só o SL.. (mais moderno)... sem dúvidas teu motor agradece! E a relação tb.. afinal lubrifica-se relação sempre com óleo NOVO!!
Feitoooooooo!!

Gomides
22-01-09, 22:45
Aki eu compro o Lubrax SL tb por 10 conto... to querendo fazer um estoque!!!

Kepler
23-01-09, 16:14
Chupa essa manga !!! :OK:


As especificações são as mesmas para os oleos:

Ambos fabricados pela Texaco do Brasil:

Yamalube: Óleo base mineral para motores 4 Tempos, API SL SAE 20W50, JASO MA
Havoline Premium: Óleo base mineral para motores 4 Tempos, API SL SAE 20W50, JASO MA*

O API é a sigla da American Petroleum Industry, responsável pela definição das categorias dos lubrificantes, de acordo com o seu rendimento e aplicação superando o padrão JASO MA (Japan Automobile Standards Organization).
__________________________________________________ ______________________________
__
* O Havoline Premium SAE 20W50 API SL passou pelos testes da JASO MA. Porém, essa informação não consta no rótulo por motivos comerciais.

Atenciosamente.

Cesar Augusto do Nascimento Fernandes

Global Lubricants Solutions - Technology Chevron Brasil Ltda.
__________________________________________________ ______________________________
____
Minhas considerações: Creio que por motivos obvios, quando vc pergunta pra alguém que vende o Yamalube, o mesmo dirá que o Havoline não serve pois não atende a JASO MA (o que agora sabemos não ser verdade).
Com certeza, esse motivo comercial deve ser um acordo entre a Texaco e a Yamaha para que nós, os consumidores babacas paguemos mais que o dobro do preço pelo mesmo óleo.
Na minha próxima troca, comprem o Havoline e coloquem nas embalagens de YAMALUBE :G

Baêta
23-01-09, 16:36
Cara, era só olhar no rotulo da embalagem (yamalube): Produzido por CHEVRON. Tem o site lá. Era só cubar.

Agora q o Lubrax é SL, vou comprar uma caixa. Consegui por 217 reais a caixa com 24 unidades.

superkyo
23-01-09, 16:46
BANDIT 1200S usa quantos LITROS de oleo a cada troca ??

agm2112
23-01-09, 17:22
Chupa essa manga !!! :OK:


As especificações são as mesmas para os oleos:

Ambos fabricados pela Texaco do Brasil:

Yamalube: Óleo base mineral para motores 4 Tempos, API SL SAE 20W50, JASO MA
Havoline Premium: Óleo base mineral para motores 4 Tempos, API SL SAE 20W50, JASO MA*

O API é a sigla da American Petroleum Industry, responsável pela definição das categorias dos lubrificantes, de acordo com o seu rendimento e aplicação superando o padrão JASO MA (Japan Automobile Standards Organization).
__________________________________________________ ______________________________
__
* O Havoline Premium SAE 20W50 API SL passou pelos testes da JASO MA. Porém, essa informação não consta no rótulo por motivos comerciais.

Atenciosamente.

Cesar Augusto do Nascimento Fernandes

Global Lubricants Solutions - Technology Chevron Brasil Ltda.
__________________________________________________ ______________________________
____
Minhas considerações: Creio que por motivos obvios, quando vc pergunta pra alguém que vende o Yamalube, o mesmo dirá que o Havoline não serve pois não atende a JASO MA (o que agora sabemos não ser verdade).
Com certeza, esse motivo comercial deve ser um acordo entre a Texaco e a Yamaha para que nós, os consumidores babacas paguemos mais que o dobro do preço pelo mesmo óleo.
Na minha próxima troca, comprem o Havoline e coloquem nas embalagens de YAMALUBE :G


Po cara .... descobriu isso agora ?

Furious VIPER
23-01-09, 17:34
Kepler... eu sei q os 2 são o mesmo óleo.. mas com o preço mais alto do Havoline agora.. vale a pena experimentr o Lubrax GP por 9,50!
Baêta... tu vai ganahr 11 reais de desconto (se o preço da unidade for 9,50) comprando o conjunto... será q vale a pena esses 11 reais de desconto pela incomodação de ter q ir de carro no posto, comprar uma caixa e deixar guardado??
Digo isso por mim... 24 óleos eu uso a cada 48 mil km... ou seja... se trocasse óleo da moto desde zero a cada 2mil km.. não teria usado os 24 ainda! E o prazo de validade, existe?
Se tu usa muito óleo (pelo teu avatar tu tem mais d 1 moto)... pode valer, senão nem rola!

AdelsonRJ
23-01-09, 17:49
Viper,

O prazo de validade do oleo eh indeterminado...
desde q armazenado em local adequado,
sem humidade e presença direta da luz do sol

Abs

Baêta
23-01-09, 17:54
BANDIT 1200S usa quantos LITROS de oleo a cada troca ??


3,8 litros com o filtro. Troco a cada 3 mil km, junto com o filtro.

Kepler
23-01-09, 18:03
Po cara .... descobriu isso agora ?


:lol:

Esqueci de colocar a data desta resposta da TEXACO CHEVRON. :-/
Como já citei, a dois anos e seis meses venho usando. :OK:

VIPER,

O Lubrax GP tem API SL ? Não sabia, mas pelo que vi no site é SL sim. :OK:
Valeu pela dica :clap:

Furious VIPER
23-01-09, 18:07
3,8 litros com o filtro. Troco a cada 3 mil km, junto com o filtro.

Então vale e muito a pena comprar a caixa!!




Viper,

O prazo de validade do oleo eh indeterminado...
desde q armazenado em local adequado,
sem humidade e presença direta da luz do sol

Abs

Já tinha lido isso em algum lugar, mas não lembrava! Valeu pela dica!



VIPER,

O Lubrax GP tem API SL ? Não sabia, mas pelo que vi no site é SL sim. :OK:
Valeu pela dica :clap:

Tem SL sim.. comprei 3 litros ontem mesmo! mas engraçado é q alguns postos ainda tem o SG... e outros simplesmente NÃO TEM óleo para motos!
O cara do posto q me vendeu disse q qdo distribuem os óleos as vezes rola umas mudanças.. seja na embalagem, no óleo ou simplesmente trocam os óleos a serem distribuídos... então o cara não tem SEMPRE os mesmos óleos!! Não entendi direito!

sandro_ventania
23-01-09, 18:14
Segue o baile normal cara... o pouco q fica de óleo nõa é suficiente pra comprometer o óleo novo... o ideal é limpar se tu troca o tipo de óleo... sintético, semi-sintático ou mineral (ou vegetal? eu nunca lembro)!!

Sandro... comprei 3 litros pq axei barato... mas nõa vou fazer isso q tu falou não... não tem a menor necessidade!!

Ha ha ha ha...nem eu faria, caro amigo :G :G :G
Mas acho que trocar o filtro é valido.

Baêta
23-01-09, 18:34
Pois é Viper, só por isso q vou comprar uma caixa. A Lander é mixaria a mais q 1L. Como a beberrona é a B12, vai caixa mesmo. Estava fazendo isso com o Motul. Não pela marca, mas sim pela conveniencia, pq entregavam lá na oficina rsrs. Agora é Lubrax na cabeça.

Mas cá pra nós, essa embalagem do Lubrax é fuleira demais rsrsr

Furious VIPER
23-01-09, 18:50
Ha ha ha ha...nem eu faria, caro amigo :G :G :G
Mas acho que trocar o filtro é valido.

A YBR tem filtro centrífugo interno... akele q não se limpa nem troca assim tão fácil nem tão seguido!
Vou ver esse negócio do filtro aí... sempre tive curiosidade!




Pois é Viper, só por isso q vou comprar uma caixa. A Lander é mixaria a mais q 1L. Como a beberrona é a B12, vai caixa mesmo. Estava fazendo isso com o Motul. Não pela marca, mas sim pela conveniencia, pq entregavam lá na oficina rsrs. Agora é Lubrax na cabeça.

Mas cá pra nós, essa embalagem do Lubrax é fuleira demais rsrsr

hahaha concordo... parece q tô comprando um produto bagaceiro...

Roberval3000
23-01-09, 19:21
Qto ta lubrax SL?

é mais barata q yamalube?

Furious VIPER
23-01-09, 19:31
Qto ta lubrax SL?

é mais barata q yamalube?

Lubrax SL 9,50!
Yamalube SL 16,50!

Nem preciso falar, né? hehehe

Roberval3000
23-01-09, 19:36
nussa vou comprar de caixa

Felipe Oliveira
23-01-09, 20:46
hauhauhauha! Verdade!! Pode parecer bobagem mas sempre fiquei meio assim com esse Lubrax por causa da embalagem bagaceira! hueha! Por aqui paguei 10 conto o ultimo que comprei (SL). Espero que não aumentem o preço!

superkyo
23-01-09, 22:08
Aqui tá

YAMALUBE R$ 14,50
HAVOLINE R$ 13,90
LUBRAX naum vi

Christian
23-01-09, 22:19
Não recomendo Gp Lubrax.
Cambio ficou muito duro e tem que dar umas porradas porque senão não engata a marcha bem.
Isso na MINHA moto. Foi o que EU senti.

Quem usar por favor poste o que achou. :OK:

*** da Yamaha parece que fez as motos pra rodar apenas com os óleos que ela patrocina.
Yamalube = R$15,50
Havoline = R$15,00

:NOOK: :NOOK: :NOOK:

Se fodi. :drool:

Abraços!

superkyo
23-01-09, 22:39
Descobri q o HAVOLINE certo para motos é o com embalagem dourada com adesivo prata e escrito SJ no adesivo........vou procurar esse pra ver se tem escrito para MOTOS se naum tiver continuo com o YAMALUBE q aqui é quase o msm preço.....

Furious VIPER
23-01-09, 22:41
Eu usava o Havoline preto e nunca me incomodei com o óleo, pelocontrario, sempre mto suave o câmbio!
o câmbio da ybr é uma manteiga por natureza!
vou experimentar o gp lubrax e ver o q acho!

Luigi
26-01-09, 08:59
Motul 3000 SG R$19,00
Lubras GP SL R$12,00
Mobilzão preto lixo R$12,00

Bom, acabei comprando 3 litros de lubrax para testar na GS, esse novo sendo SL, (ainda tem SG em alguns postos)
Amanha a moto vai pra revisão dos 3.000 vou trocar o filtro de oleo e o oleo e posto o que eu achei


http://i89.photobucket.com/albums/k231/luigibnu/25012009334.jpg

agm2112
26-01-09, 09:02
Tembém tive problemas com o câmbio usando o Lubrax SG ... vamos ver se no SL melhorou ... mas a melequina que está lá em casa (NX150 em mal estado) não sabe o que é o neutro quanto o motor esquenta, usando o Lubrax SG.

Luigi
26-01-09, 09:28
Me falaram muito mal do Lubras SG, mas a mesma pessoa que falou mal, atualmente está usando o SL numa Ninjinha500tas e falou que está muito melhor que o SG, bom, como eu vou testar aqui e passa as minhas impressões no decorrer da semana que vem! :)

Kepler
28-01-09, 15:39
Texaco comanda em questão de lubrificantes.

Rules !

agm2112
28-01-09, 15:46
Texaco comanda em questão de lubrificantes.

Rules !


Isssaa.... uhuuuuuuu

Luigi
28-01-09, 15:56
Coloquei o Lubrax SL
Ficou bom
Vo testar mais um tempo!

Lagartixxa
28-01-09, 16:40
pelo jeito eu to ferrado, sempre troquei o oleo da Fazer na concessionaria por 2 razoes

1ª: o Yamalub era ate mais barato na concessionaria que nas motopeças por aqui
2ª: nao confio de trocar o oleo em posto e moto peça por conta o carter da Fazer ser de aluminio e se forçar d+ pra apertar o parafuso espana facil a rosca do bujao, na concessionaria eu nao corro tanto esse risco

mas pelo jeito vou ter que começar a correr risco e trocar oleo nos posto BR

agm2112
28-01-09, 19:47
pelo jeito eu to ferrado, sempre troquei o oleo da Fazer na concessionaria por 2 razoes

1ª: o Yamalub era ate mais barato na concessionaria que nas motopeças por aqui
2ª: nao confio de trocar o oleo em posto e moto peça por conta o carter da Fazer ser de aluminio e se forçar d+ pra apertar o parafuso espana facil a rosca do bujao, na concessionaria eu nao corro tanto esse risco

mas pelo jeito vou ter que começar a correr risco e trocar oleo nos posto BR


Troca em casa ...

Furious VIPER
28-01-09, 20:10
Troca em casa ...

Perfeito!!
Dá uma sensação de "eu não sou tão inútil qto pareço"!!!
Faço isso faz um tempão!
Inclusive.. amanhã é diaaaaaaaaaa!! Lubrax SL na cabeça... qr dizer.. no motor!

Lagartixxa
28-01-09, 20:26
a minha titan eu que trocava o oleo ja que era so virar a garrafa de 1 litro la e boa
na Fazer da mais trabalho pois tem que medir meio litro, arrumar 2 garrafas de oleo vazia pra joga o oleo velho fora e ainda tem ir no posto jogar o oleo velho fora.

trocando na concessionaria é so deixa la, espera 20-30 minutos e me entregam a moto com oleo novo sem precisar mexer com nada!

acho muito mais comodo e antigamente ainda saia mais barato que trocar o oleo em casa

GuilhermeRS
28-01-09, 20:38
Vcs sabem pq pararam de fabricar Havoline SL?????

PQ a Ipiranga comprou a Texaco e eles tavam vendendo só o estoque até agora, ams depois de 5 meses acabou...


isso faz sentido??? Todo neh?? Faz tempo que venho notando dificuldades mto grandes em achar esse óleo, eu tava achando que iriam lançar um novo, melhor que o antigo, mas andaram pra trás...

O negócio é ficar com o yamalube ou o repsol que consigo a 8 pilas o litro e é SJ...(meu tio vende óleo e filtro)...

Furious VIPER
28-01-09, 21:16
qdo tava indo comprar os SL pra minha moto quase parei num ipiranga...mas como o assunto do momento era o Lubrax SL... fiki de verificar o da Ipiranga aki na cidade mesmo, uma hora dessas!

Lagartixxa
28-01-09, 22:53
PQ a Ipiranga comprou a Texaco e eles tavam vendendo só o estoque até agora, ams depois de 5 meses acabou...

creio q nao heim....
na verdade a Ipiranga foi comprada pela BR ano passado,

entao creio q a Texaco tenha sido comprada pela BR tbm e por isso a BR passou a fabricar o Lubrax SL 4T com a tecnologia absorvida da Texaco

Furious VIPER
28-01-09, 23:01
Ipiranga comprou a texaco? mas a Ipiranga não tava com as calça na mão?

Roberval3000
29-01-09, 13:06
Aqui tá

YAMALUBE R$ 14,50
HAVOLINE R$ 13,90
LUBRAX naum vi


acabei de voltar do posto, tao querendo 14,50 no lubrax, decepção

agm2112
29-01-09, 13:09
acabei de voltar do posto, tao querendo 14,50 no lubrax, decepção


Já imaginava... quando apareceu o Texaco "premium SL" percebi qual era a jogada ... mudam de embalagem, chamam de "premium", "exclusivo" e outras baboseiras, vendem o mesmo produto de sempre, com um preço premium.

Luigi
29-01-09, 13:25
Aqui em SC (trevo de itajaí/Blumenau/101) está R$12,00 o litro do Lubrax SL!

igortde
29-01-09, 15:41
creio q nao heim....
na verdade a Ipiranga foi comprada pela BR ano passado,

entao creio q a Texaco tenha sido comprada pela BR tbm e por isso a BR passou a fabricar o Lubrax SL 4T com a tecnologia absorvida da Texaco


Fora que as açoes da BR estão só caindo ... acho dificil fazer uma compra assim agora ...

Furious VIPER
30-01-09, 10:22
Acabei de trocar o óleo!! GP Lubrax no motor!!
Diferenças q eu senti:
NENHUMA.. hahaha nem liguei a moto com ele ainda!!
Mas eu achei mto estranho uma coisa: Qdo eu já drenei o óleo velho e fechei o bujão pra colocar o óleo novo... pego lá o meu funil e coloco o óleo novo (meio óbvio, né)... só q antes eu via o óleo mais "grosso".. e agora esse GP Lubrax... pareceu uma aguinha amarela! Muito estranho, me senti colocando urina no motor da moto! hehehe
Qro ver como se comporta com o óleo novo... tomara q seja apenas impressão e q ele trabalhe direitinho!

Lagartixxa
30-01-09, 11:27
oleo diferente, composição diferente Viper
por isso ele deve ser diferente do Texaco

Furious VIPER
30-01-09, 11:29
oleo diferente, composição diferente Viper
por isso ele deve ser diferente do Texaco

Sim, eu imaginei isso! mas os óleos q eu tinha usado até hj... todos eram parecidos na "consistência"... sabe, mais cremosos.. hehehe esse é meio aguado, parece ser bem mais fino... tanto q ele não demorou pra escorrer do funil pra dentro do motor.. era colocar no funil e ele já entrava no motor direto.
Mas vamos ver.. to desligando tudo aki pra ir trabalhar agora mesmo! Qdho chegar do trabalho conto se teve alguma diferença!

agm2112
30-01-09, 12:27
Acabei de trocar o óleo!! GP Lubrax no motor!!
Diferenças q eu senti:
NENHUMA.. hahaha nem liguei a moto com ele ainda!!
Mas eu achei mto estranho uma coisa: Qdo eu já drenei o óleo velho e fechei o bujão pra colocar o óleo novo... pego lá o meu funil e coloco o óleo novo (meio óbvio, né)... só q antes eu via o óleo mais "grosso".. e agora esse GP Lubrax... pareceu uma aguinha amarela! Muito estranho, me senti colocando urina no motor da moto! hehehe
Qro ver como se comporta com o óleo novo... tomara q seja apenas impressão e q ele trabalhe direitinho!


Na temperatura ambiente o óleo deve ficar aguado mesmo.. os sintéticos então, parecem água, com o objetivo de fluir o mais rápido possível. Quando esquenta, o óleo vai ficando mais viscoso para melhorar a proteção, uma vez que ele já está "espalhado" por todo o motor.
O óleo velho geralmente sai mais viscoso por estar "oxidado" ou simplesmente velho, pois provavelmente alguns dos seus aditivos já evaporaram ou reagiram com os ácidos da queima da gasolina.

Furious VIPER
30-01-09, 17:28
Gurizada... andei com a moto hj e esse óleo GP Lubrax é simplesmente....













igual! hehehe Nada melhor, nada pior! Nenhuma diferença pra câmbio nem nada!!
Ele é melhor q o Havoline... sabem pq? Pq 3 reais a menos em cada troca de óleo... mantendo a mesma qualidade é bom! hehehe
Viva o GP Lubrax!

agm2112
30-01-09, 19:24
Acho que eu nunca notei qualquer diferença de funcionamento de motor com óleos, desde o meu Gol de 1989 com o Shell Luma SF até os dias de hoje com o Mobil XHP SM... na moto percebi uma piora no engate das marchas com o antigo Lubrax, e só. Minha próxima troca ainda será com Havoline, pois tenho em estoque ...a próxima é com Lubrax ou Motul ... botou "premium" na embalagem, não compro.

Roberval3000
31-01-09, 11:21
Mas nao é pra vc sentir mesmo.

sandro_ventania
31-01-09, 15:45
Concordo com o Roberval...
Oleo SL por SL...se houver diferença tem que ser imperceptivel.
Até nos oleos mais antigos SF, para os mais novos SL...a diferença sentida é pouco...a grande diferença entre eles e na durabilidade do motor.

Furious VIPER
31-01-09, 15:50
Eu senti diferença sim!
3 litros de óleo GP Lubrax... saem 28,50! hehehe
3 litros do Havoline já sairíam 37,50
3 litros do Yamalube, sairiam por 49,50!!

sandro_ventania
01-02-09, 16:39
Eu senti diferença sim!
3 litros de óleo GP Lubrax... saem 28,50! hehehe
3 litros do Havoline já sairíam 37,50
3 litros do Yamalube, sairiam por 49,50!!



Ok Furious, No bolso a diferença é de imediato...sente a diferença até antes de ligar a moto...he he he!!!

grtecno®
02-02-09, 13:55
Quando vou na concessionária trocar o óleo, ou tem Yamalub ou Ipiranga...

Desde zero coloquei Ypiranga... Uma ou outra vez coloquei Yamalub...

Hoje troquei óleo... Coloquei um Mobil cinza... Nem sabia dessas de classificação...

Luigi
02-02-09, 14:14
3 litros de óleo GP Lubrax... saem 28,50! hehehe
Orra tá bom ai, aqui são R$36,00 :(

igortde
02-02-09, 15:04
Hoje troquei óleo... Coloquei um Mobil cinza... Nem sabia dessas de classificação...


Isso que você reparar na embalagem, o Mobil Cinza, não diz nada de ser para motores de motos

Furious VIPER
02-02-09, 20:29
Quando vou na concessionária trocar o óleo, ou tem Yamalub ou Ipiranga...

Desde zero coloquei Ypiranga... Uma ou outra vez coloquei Yamalub...

Hoje troquei óleo... Coloquei um Mobil cinza... Nem sabia dessas de classificação...




Cuida disso cara.. o óleo éo sangue do teu motor... nõa vai dxar os mancos de concessionária fazerem besteira, hein?!

vinicius.a
02-02-09, 20:40
É isso ae. O Viper tá certo... o óleo que vc coloca na moto é tão ou mais importante que a gasolina que vc escolhe!!

agm2112
03-02-09, 12:02
Mas nao é pra vc sentir mesmo.




Bota óleo de linhaça pra ver se vc não sente diferença ...

Daninean
03-02-09, 16:28
O Luigi entao vc colocaria esse Lubrax em uma Fazer 250 por exemplo :0_0: