PDA

Ver Versão Completa : Esse cara é descuidado ou eu sou muito exagerado?



Tales Teixeira
14-01-09, 22:14
Estava eu em frente ao trabalho. Era praticamente final de expediente quando de repente vejo um cara pegando a moto dele que estava encostada na grade. Era um CG.

A moto em si estava suja, com cara de largada mesmo.

O cara sobe na moto, mete a chave, "kika" já deixando a bicha aos berros. Meteu a primeira e saiu "rasgando".

Po... sou cheio de cuidados com a minha. Quando ligo espero ela esquentar um pouco e tal evitando rotações elevadas quando o motor não está "tinindo" ainda.

Ou sou exagerado em relação aos cuidados que tenho com a minha moto ou esse cara é realmente um louco.

O que ele fez não prejudica o motor a longo prazo?

hedertone
14-01-09, 22:17
Você ta certo.

Deixa a moto esquentar um pouco antes de sair..

Ps.: Alterei o titulo...

Tales Teixeira
14-01-09, 22:18
Ps.: Alterei o titulo...

Obrigado, ficou melhor! :OK:

moisespatriarca
14-01-09, 22:21
Muita gente fora do nosso mundo (dos que cuidam das suas motos e frequentam foruns para crescer em conhecimento e como pessoas), não estão nem aí pra elas, quebrou, troca, amassou, conserta, de qualquer jeito e com qualquer peça (independente da procedência dela) :NOOK:

Furious VIPER
14-01-09, 22:29
Acredite q ele vai ficar furioso qdo fizer o motor da moto dele com 1/3 da km q tu vai fazer o teu! hehehe Já vale os cuidados q tu tem.

Eu tb cuido da minha moto... esse papo de "esquentar" não precisa... só dxar o óleo circular direito no mtor é o suficiente. Até pq refrigeração à ar... e a moto parada.. não há refrigeração.

pedrohools
14-01-09, 22:33
hauhhasuhsuaahus subir na moto e esperar esquentar é mta viadagemm pro meu gosto!!!!! hahahahua desculpe :tchau:

hedertone
14-01-09, 22:35
hauhhasuhsuaahus subir na moto e esperar esquentar é mta viadagemm pro meu gosto!!!!! hahahahua desculpe :tchau:
Não é esperarrrrrrrrrrrrrrrr
Na verdade é ligar, dar um tempinho e sair de boa...

Tales Teixeira
14-01-09, 22:43
hauhhasuhsuaahus subir na moto e esperar esquentar é mta viadagemm pro meu gosto!!!!! hahahahua desculpe :tchau:


HuaheuhAUEhuaEHuahea
É como o hedertone falou. Não é esperar "séculos" para andar com a moto, mas pelo menos deixar o óleo circular de boa.

Quando ligamos a moto já existe o maior desgaste. Se você já ligar socando o giro, imagine....

Eu sou neurótico então, porque dou uns 3 toquinhos de leve no start antes de fazer a moto pegar literalmente quando está de manhã principalmente no frio.

Então sou um louco :G

Na hora de vender a motoca, vai fazer fila pra nego comprar de tao filé que ela vai estar, hahahah :clap:

Ramiro
14-01-09, 23:01
Acho que tu é exagerado e ele é louco!

amiltonscj
14-01-09, 23:27
Acho que tu é exagerado e ele é louco!

[2]

Tales Teixeira
14-01-09, 23:33
Exagerado por cuidar do meu patrimônio?
Pode ser, mas a minha coinciência(é a que vale) está limpa por valorizar aquilo que comprei com o maior sufoco, ehehhee.

Ramiro
14-01-09, 23:36
Exagerado por cuidar do meu patrimônio?
Pode ser, mas a minha coinciência(é a que vale) está limpa por valorizar aquilo que comprei com o maior sufoco, ehehhee.


Ta certo.. o exagero começa quando ao ver os outros não cuidarem tão bem quanto tu, isso acaba te incomodando. ;)

Ivan RJ
15-01-09, 00:40
Pedro, vc irá achar um exagero quando o mecânico te der o preço para fazer o motor da sua moto ou vc, com a graça de Deus, é uma pessoa abastada que pode trocar de moto quando ela começar a apresentar algum problema. Tales, vc está correto, eu sempre faço isso, e a muitos anos. Nunca fiz motor das motos que eu tive, sempre foram vendidas com a quilometragem correta e o motor original como veio de fábrica. Quanto aos cachorros loucos nem me importo mais, na hora que sai a fumaceira do escapamento, ou o motor tranca, o cachorro vira cadela. Um grande abraço a todos os irmãos.

Furious VIPER
15-01-09, 01:11
na hora que sai a fumaceira do escapamento, ou o motor tranca, o cachorro vira cadela.

Comentário da série: SENSACIONAAAAAAAAAAAAAAL!!! :clap: :clap: :clap:
Muito boa Ivan... e é isso mesmo...enqto o motor aguenta eles nõa cuidam.. mas espera o motor abrir o bico...

Japaparadoxx
15-01-09, 01:44
Tanto carro quanto moto tem que esperar esquentar o motor.

Mostarda_69
15-01-09, 06:45
Eu cuido sempre, tanto a mtoot quanto o carro, eu ligo do uns 10seg (quando frio) e ja saio, mas procuro nunca passa dos 3mil rpm.. se eu to inspirado no valentino eu rodo pelo menos uns 15minuto na boa pra dp esgualepá!!

Diego.fcs
15-01-09, 09:33
É isso aí Ivan, o certo é deixar aquecer e deixar o óleo "girar" bem no motor... Eu sempre deixo aquecer e saio na manha, ando um trajeto bom na manha, sempre quando saio ando acho que uns 2km no mínimo bem devagar...

Eu tinha um vizinho que tinha uma TW, todo dia ao ir trabalhar ele dava partida e já saía e colava a mão até cortar 1ª e 2ª...

rodriggocg
15-01-09, 09:54
Além disso sempre ligo apertando a embreagem mesmo em ponto morto. Dou também umas 3 apertadas na embreagem antes de engatar a primeira se a moto tiver fria.
Acho que muita gente não sabe usar as motos e detona mesmo.
Vejo um número enorme de reclamação de Sundown Motard estragando marcha, etc.
Tô com a minha desde 2007 sem nenhum probleminha e rodo todo dia.

tecnicomauricio
15-01-09, 10:13
:) O procedimento correto para Motos com partida a pedal:
Pela manhã qdo o motor tá super "frio" pois ficou umas 10 horas ou mais parado
dar 2 ou 3 partidas no pedal com a chave desligada e de preferência com a embreagem acionada, depois ligue a chave,
assim que a moto pegar não acelere mais de 2000 rpm ..vai de leve o ideal é uns 800rpm espere uns 15 segundos e saia de leve..boa, belezinha..não adianta querer correr se vc acordou atrasado, chegue atrasado nada de fazer loucuras, afinal vc não está numa ferrari nem ganha $$ pra se arriscar como um piloto de F1...se vc se arrebentar o prejuizo e a dor vai ser só sua.. mais vale chegar 1 dia atrazado do que ter que ficar uns 15 de cama..

procedimentos para motos com partida elétrica:
1) mantenha sua bateria sempre em dia senão vai ter que dar tranco se sua moto não tiver pedal de partida! rss...
2) ligue a chave mais deixe o engine-stop desligado acione 60% do afogador.
3) acione a embreagem, de 1 toque não muito longo no start..
4) ligue o engine Stop e puxe a embreagem depois star.. a moto vai pegar espere uns 5 segundos e volte o afogador na posição normal..
Não acelere muito a moto deixo por volta dos 800rpm aguarde un 15 segundos e saida de leve..

(por que acionar a embreagem na hora de ligar a moto??? )
Resp: os discos fiaram muito tempo "colados" e sob pressão das molas é provável que não estejam devidamente lubrificados e ainda facilita muito a moto pegar e não força o motor de partida no caso de motos com partida elétrica)

Tqf2
15-01-09, 10:16
Eu cuido sempre, tanto a mtoot quanto o carro, eu ligo do uns 10seg (quando frio) e ja saio, mas procuro nunca passa dos 3mil rpm.. se eu to inspirado no valentino eu rodo pelo menos uns 15minuto na boa pra dp esgualepá!!


10 segundos.............??? :0_0:

Então eu sou exagerado também... deixo uns 3 minutos....... :P (de manhã)

Durante o dia e com ela fria (se foi isso que Mostarda 69 disse) também espero uns 10 a 15 segundos...

Diego.fcs
15-01-09, 10:25
Esse lance da embreagem é interessante também, sempre dava uns trancos ou fazia um barulhão quando engatava a 1ª, depois que fiz esse esquema parou...

Quando o motor tivé esquentando, pressione a embreagem e deixa um tempo pressionada, solta ela e faça novamente, dá umas apertadas e tal para banhar bem com o óleo, aí quando engata num dá tranco.

TorteX
15-01-09, 10:31
O que faço é ligar a moto, ai nesse meio tempo eu vou, pego meu capacete, faço carinho no cachorro, ai sento nela e vou embora uhauhuheuhAEUh
Agora na 500 é mais complicado, como ela fica parada a semana inteira tem cuidados a mais, ela eu puxo o afogador, ligo, e deixo com o afogador ela ligada por uns 5 minutos, ai volto o afogador e vou embora...
Em ambas as motos que tive, enquanto to ligado, ou na hora que vou sair, sempre dou umas 5 bombadas na embreagem que ja resolve o problema...

Furious VIPER
15-01-09, 10:37
O que faço é ligar a moto, ai nesse meio tempo eu vou, pego meu capacete, faço carinho no cachorro, ai sento nela e vou embora uhauhuheuhAEUh

Por isso q tu reclama q teus capacetes tem cheiro de cachorro molhado! hahahha

SuZuKi
15-01-09, 10:38
vc está certissimo!!!

quando ligo a minha deixo quase uns 5 mim, logico que sempre varia um pouco, mas é por ai!!!

até carro quando ligo é assim tbm!!!

sempre deixo esquentar um pouco e tbm pro oleo circular legal antes de sair!!!


embreagem tbm sempre dou umas prescionadas pra num dar trancos!!!

:OK: :OK: :OK:

Tqf2
15-01-09, 10:45
Esse lance da embreagem nunca fiz...... :# (até hoje)

A partir de amanhã vou experimentar ..... :D

TorteX
15-01-09, 10:56
Por isso q tu reclama q teus capacetes tem cheiro de cachorro molhado! hahahha


Olha a ordem, eu pego o capacete depois faço carinho no dog! aeuhhuAEu
E eu nunca falei isso, meu capacete ta sempre cheirando shampoo ou perfume! huaeuhaehauh

tasmotos
15-01-09, 10:58
Amigos

Certa vez eu quando eu tinha uma Intruder 250, estava em um local de encontro de motociclistas, e chegou um jovem tambem com uma Intruder 250.

Ele olhou para minha moto e falou: Como sua moto esta bonita, Agradeci e fiquei na minha.

Ele depois perguntou: Qual é a kilometragem dela? :- Eu respondi 44.000 km.

Novamente perguntou: Voce já trocou a transmissão (relação)? :- Eu respondi ainda não.

Ele então falou: O pneu traseiro parece que ainda é original, é isso mesmo? :- Eu respondi: sim é o original.

Mais uma pergunta: Voce já trocou a pastilha do freio a disco? :- Novamente respondi: não ela ainda é original.

La veio mais uma pergunta: Voce já teve que "mexer" no motor? Eu respondi nunca, é totalmente original.

Ai veio a ultima pergunta: Como que voce consegue essas coisas?

Eu que ja tinha observado ele chegar e sair outras vezes respondi: -Simples, antes de sair eu espero o motor girar alguns segundos, não saio fritando o pneus e não chego acelerado e freiando bruscamente como voce faz...

Abraços a todos

tasmotos

tecnicomauricio
15-01-09, 11:01
:lol: exagerado??? :drool: nada!! :clap:
eu coloquei um tempo mínimo.. se vc tiver paciência não tem problema nenhum...eu disse que depois de uns 200 giros (15 segs) o óleo já lubrificou o motor mais se esperar 1 a 2 min também tá valendo.. é só ter bom-senso de não ligar a moto dar umas aceleradas de 3000 rpm e sair acelerando que nem loko.. aí num tem motor que dure mesmo!! |:(
Afinal é como eu digo sempre... cuidado e canja de galinha não faz mal a ninguém!
è duro adquirir um patrimônio.. então é preciso conservar! :clap:

loko por ybr
15-01-09, 11:02
Continue sempre com esse cuidado sua motoca agradece e seu bolso tbem!!! :OK:

tecnicomauricio
15-01-09, 11:10
Amigos

Certa vez eu quando eu tinha uma Intruder 250, estava em um local de encontro de motociclistas, e chegou um jovem tambem com uma Intruder 250.

Ele olhou para minha moto e falou: Como sua moto esta bonita, Agradeci e fiquei na minha.

Ele depois perguntou: Qual é a kilometragem dela? :- Eu respondi 44.000 km.

Novamente perguntou: Voce já trocou a transmissão (relação)? :- Eu respondi ainda não.

Ele então falou: O pneu traseiro parece que ainda é original, é isso mesmo? :- Eu respondi: sim é o original.

Mais uma pergunta: Voce já trocou a pastilha do freio a disco? :- Novamente respondi: não ela ainda é original.

La veio mais uma pergunta: Voce já teve que "mexer" no motor? Eu respondi nunca, é totalmente original.

Ai veio a ultima pergunta: Como que voce consegue essas coisas?

Eu que ja tinha observado ele chegar e sair outras vezes respondi: -Simples, antes de sair eu espero o motor girar alguns segundos, não saio fritando o pneus e não chego acelerado e freiando bruscamente como voce faz...

Abraços a todos

tasmotos

Exatammente!! aposto que ele esqueceu de perguntar: como a sua pintura está bonita, como vc consegue??? aí vc responderia: Eu lavo e encero minha moto, pelo menos 1 vez por mês!! Hahuhehihahe!!! :lol:
Na verdade é até fácil manter uma moto bem conservada, basta ter um pouco de capricho e valorizar o suado $$ que batalhamos tanto pra conseguir, e depois de obter um veículo pode ser ele moto/carro, não é apenas colocar gasolina e sair cantando pneu! :lol:

Tales Teixeira
15-01-09, 11:37
Essa da embreagem é uma boa. :clap:

Vou tentar também pra ver.

gottex
15-01-09, 11:41
quando ligo a minha deixo quase uns 5 mim, logico que sempre varia um pouco, mas é por ai!!!
bom eu li no Mano "Al" rss que nao pode deixar funcionando mais de 5 minutos parada né .
quando eu ligo de manha eu ponho ela p/ fora e ligo ( ela da aquela meia volta no motos e pega ) ai enquanto eu fecho o portao e ponho capaco ai depois eu saio de boa a te na casa da dona Encrenca rss.
sempre fiz isso mais essa de apertar a embreagem e novidade, eu nao do pratida com a embreagem totalmente puxada ( a minha tem que puxar a embreagem p/ acionar o sensor se nao pega mais eu so do uma encostada de lega desengatada so p/ asionar o sensor) por que ela demora pegar com a embreagem totalmente acionada .
Desengatada ele da meia volta e pega e a marcha lenta ta em 1500 RPM mais como ta fria ela fica em 1000 rpm enquanto eu fecho o portao .
vou começar a praticar essas dicas da embreagem rss .
um abraço a todos
inté

Furious VIPER
15-01-09, 12:05
Olha a ordem, eu pego o capacete depois faço carinho no dog! aeuhhuAEu
E eu nunca falei isso, meu capacete ta sempre cheirando shampoo ou perfume! huaeuhaehauh

hahaha o mais legal é q tu anda te dá o trabalho de responder! hahahaa

TorteX
15-01-09, 12:17
hahaha o mais legal é q tu anda te dá o trabalho de responder! hahahaa


Logico ueh! Direito de defesa! auhuhahuae

tasmotos
15-01-09, 12:18
Amigos,

O momento mais critico para o motor é na partida a frio, isso pode traser muito mais consequencias para desgaste do motor do que rodar muitos kilometros exigindo-se o maximo dele.

O problema é que quando o motor fica parado por um determinado tempo, o oleo desce todo para o carter e então as peças superiores estão sem lubrificação, assim que o motor começa a funcionar a bomba de oleo começa a trabalhar e inicia a lubrificação das partes superiores.

Não existe necessidade de ficar muito tempo com o motor ligado, o importante é não elevar muito os giros nos primeiros segundo em que o motor começa a funcionar.

Para se conseguir isso é necessario que o motor esteja sempre bem regulado.

Uma das minhas manias e manter o motor regulado e acostumando-o sempre a pegar na primeira tentativa.

Atualmente para fazer minha Yes funcionar de de manhã faço o seguinte: com o motor desligado dou uma acelerada até o fim no acelerador, sem usar o afogador, tiro a mão do acelerador, só dou um toque no botão de partida ela pega de primeira, espero alguns segundos antes de dar a primeira acelerada com o motor ligado.

Abraços

tasmotos

César
15-01-09, 13:23
Cara, muitas pessoas são muito relachadas. Eu quando saio de manhã ligo e fico uns 15 segundos em rotação mediana antes de acelerar e sair.
Ligar e acelerar o óleo nem chegou nas partes altas do motor ainda é ferro contra ferro nos primeiros segundos prejudica a durabilidade do motor provavelmente esse cara amaciou a moto "no pau" cortando giro logo que saiu da consecionária.
Muita gente simplismente não troca óleo da moto o cara vai até quase secar, 10 mil km quando o nível tá quase no zero eles trocam, filtro não trocam nunca, vela idem, só quando para. Relação nunca esticam ou coloca óleo vc vê aquela relação seca guinchando e formando uma barriga ou seja o cara não estica a corrente, e por aí vai.... Se for comparar eu cuido até demais da moto.

san_haim
15-01-09, 13:52
Tales, parabens pelo cuidado que vc tem com a sua moto, as vezes pode ser ateh um pouco de exagero, mas se um dia o motor pifar, o dim dim vai sair do seu bolso. rsrs

Roberval3000
15-01-09, 13:58
Muita gente fora do nosso mundo (dos que cuidam das suas motos e frequentam foruns para crescer em conhecimento e como pessoas), não estão nem aí pra elas, quebrou, troca, amassou, conserta, de qualquer jeito e com qualquer peça (independente da procedência dela) :NOOK:


Com certeza axo q só uns 0,1% de quem tem moto frequenta forum sempre.

vinicius.a
15-01-09, 18:00
Com certeza axo q só uns 0,1% de quem tem moto frequenta forum sempre.


Tudo isso?? Quando falo que participo de uma comunidade de discussão on-line sobre motos me olham assim :0_0:

:lol: Mas a questão de ligar aki é: ligo (com embreagem acionada - ou melhor, desacoplada), saio da garagem, fecho o portão, capacete, luvas e saio andando sem esperar mais....

Tales Teixeira
16-01-09, 00:22
Tales, parabens pelo cuidado que vc tem com a sua moto, as vezes pode ser ateh um pouco de exagero, mas se um dia o motor pifar, o dim dim vai sair do seu bolso. rsrs


Obrigado! Com certeza. Meu bolso custa caro, hehehe.

jeanks
16-01-09, 00:53
Eu tb não sabia essa da embreagem.

Mas o procedimento é esse, tiro a moto, deixo ligada enquanto pego o capacete, coloco a mochila de ferramenta, do um tchau pra minha mãe ( que ainda da dormindo, então demora a responder, e enquanto ela não responde eu fico gritando "TCHAU MÃE!" na porta de casa :lol: ) e depois saio.

Eu penso que, a Yes é cara pra manter, tenho que cuidar pq só vou sair dela lá por 2013. Até lá pode aparecer muito problema, tenho que cuidar que nem uma moça.

Mas só faço isso de manhã.