PDA

Ver Versão Completa : Mudar escapamento em moto injetada exige uma nova regulagem?



hedertone
16-01-09, 00:19
Fiquei batutando... pensando no povo que gosta de deixar as motos zuadentas com aqueles escapes esquisitos...

Quem comprar a nova CG poderá fazer a troca do escape sem problemas ou terão que levar a moto e uma oficina especializada para o novo mapeamento da IE???

Furious VIPER
16-01-09, 00:22
Dizem q a snda lambda faz todas as leituras necessarias para reajuste de mistura... então escapamento seria "plug-and-play"... coloca o q tu kiser q a injeção se ajusta ao novo.
mas a IE da Fazer é simplona.. não tem sonda lambda... tem q ir em algum lugar pra regular... e se regula manualmente (se não me engano)!

hedertone
16-01-09, 00:24
Dizem q a snda lambda faz todas as leituras necessarias para reajuste de mistura... então escapamento seria "plug-and-play"... coloca o q tu kiser q a injeção se ajusta ao novo.
mas a IE da Fazer é simplona.. não tem sonda lambda... tem q ir em algum lugar pra regular... e se regula manualmente (se não me engano)!
ouvi dizer que determinadas marcas tem a sonda lambda instalada no próprio escape... No caso da CG, onde fica localizada?

Furious VIPER
16-01-09, 00:31
Mas a sonda não tem q ser ANTES da queima de combustível?? ela é o sensor q determina qto entra de gasolina e ar. ih... ontem fui dormir as 4h... to tortinho de sono... enão entendo nada de mecânica.. heheh esó pode sair porcaria nas minhas postagens!

Volverine MF
16-01-09, 00:57
Mas a sonda não tem q ser ANTES da queima de combustível?? ela é o sensor q determina qto entra de gasolina e ar.

Não Viper, a sonda lambda vai depois, na saida msm.

Ela tem a função de analisar o resultado da queima e de acordo com essa analise dizer se esta sobrando ou faltando combustivel.
Dai sim a IE "diz" pros atuadores (bico injetor e motor de passo) mudarem a regulagem.

MarciON
16-01-09, 07:08
Dizem q a snda lambda faz todas as leituras necessarias para reajuste de mistura... então escapamento seria "plug-and-play"... coloca o q tu kiser q a injeção se ajusta ao novo.
mas a IE da Fazer é simplona.. não tem sonda lambda... tem q ir em algum lugar pra regular... e se regula manualmente (se não me engano)!


um amigo aki da cidade colocou comando bravo na fazer, aumentou a vazao do bico e colocou escape gemoto (estralado), depois foi só levar na yamaha e "passar" no computador e ja era.. motoca fico mt forte

Cassio
16-01-09, 07:13
Isso, ela mede nivel de CO dos gases de escape após a queima, muito CO = mistura pobre (a injeção manda enriquecer a mistura), pouco CO = mistura rica (a injeção manda empobrecer a mistura).

Tqf2
16-01-09, 07:52
Quanto a injeção da nova CG e da Biz eu não sei..

Sei que da Lander e da Fazer é necessário ir na Yamaha pra que eles "passem" o aparelhor e coloquem a mistura na posição +3 a +5 (o original é zero)

hedertone
16-01-09, 08:09
Essa sonda na titan deve estar no inicio do escape mesmo....

Pra mudar neguinho vai ter que serrar então... viuxeeeeeeeeeeeeee

Luigi
16-01-09, 08:19
Da titan pareçe que é na saida do cabeçote, dá pra trocar o escape e manter ela!

agm2112
16-01-09, 08:20
Lá vai gambiarra ... e lá vai barulho ... :NOOK: .. e lá vai poluição.

jecastro
16-01-09, 08:22
Isso, ela mede nivel de CO dos gases de escape após a queima, muito CO = mistura pobre (a injeção manda enriquecer a mistura), pouco CO = mistura rica (a injeção manda empobrecer a mistura).


É isto ao contrário, mistura rica sobra mais CO pois tem muita gasolina para pouco oxigênio com isto falta "O" para formar o "CO2", e pouco CO mistura pobre.

Richard
16-01-09, 08:27
Vai ter que reajustar manualmente...

As injeções das pequenas não tem tecnologia suficiente para se auto modificar em um caso tão drastico como o de uma troca de escape...

Esses sistemas de injeção, praticamente só tem duas leituras, uma com o motor frio e outra com o motor quente... Qualquer mudança pesada como troca de escape, ou um filtro esportivo, terá que ir na concessionaria e refazer o mapeamento...

Agora, vcs acham que o cara que tira o filtro de ar, poe estralador e tudo mais vai numa concessionaria pra mudar o mapeamento da injeção???

O cara vai rodar e não tá nem aí...

hedertone
16-01-09, 08:29
Opa!

A sonda fica antes do escape.

http://img80.imageshack.us/img80/8591/sondalambdaam9.png

san_haim
16-01-09, 08:44
E nessa brincadeira de levar na concessionária, quanto é cobrado pra refazer o mapeamento tanto na Yamaha quanto na Honda?

Baêta
16-01-09, 08:57
Na Lander, antes de pegar ela, o antigo dono levou para regular a ie pq trocou a ponteira. Não sei se é pelo barulho q fica isntigando, mas não consigo mais q 27km/l na Lander.

Já essa da CG, fiquei curioso se é preciso ou não. Conheco muita gente q tem 4 caneco ie e trocou a ponteira e de boa. Mas tb tem umas q precisam. Lembro a q 955, para ficar boa mesmo, tinha q colocar um power commander e reprogramar.

Outra coisa, mistura irregular, pobre ou rica demais, arregaça o motor.

Guilherme Mcnasty
16-01-09, 09:25
Se a moto tem injeção analógica com analisador de fluxo na admissão (vide fazer, lander e XT 660) tem que acertar a análise da CO ( o ideal seria numa oficina que tivesse analisador de gases, com sonda) pra melhor acerto, se não tiver simplesmente o melhor é alterar a análise/mistura e ir testanto, pois muda o acerto conforme o escape e a moto.
Se a moto tem injeção digital com análise de mistura por sonda lambda não precisa mecher em nada.

Richard
16-01-09, 09:58
Se a moto tem injeção analógica com analisador de fluxo na admissão (vide fazer, lander e XT 660) tem que acertar a análise da CO ( o ideal seria numa oficina que tivesse analisador de gases, com sonda) pra melhor acerto, se não tiver simplesmente o melhor é alterar a análise/mistura e ir testanto, pois muda o acerto conforme o escape e a moto.
Se a moto tem injeção digital com análise de mistura por sonda lambda não precisa mecher em nada.


No que mostra a foto do Heder e do Tone, a CG tem a leitura na admissão, então teria que refazer o mapeamento...

E agora vale prestar atenção, se todas as motos pequenas terão a leitura na admissão, pois isso prova que o tipo de injeção delas não chega nem aos pés de uma injeção de moto maior e concretiza o fato de que elas tem configuração de leitura de dois modos: Motor frio e motor quente... E no caso não faz essa coisa de ajuste automatico para melhor mistura como a Honda por exemplo diz na propaganda da sua 150...

Por isso que falo que injeção de moto pequena é a maior enganação que existe, pois vc tem a moto afogada e não afogada, nada mais... |:(

Luigi
16-01-09, 11:44
Mas richard Quebec, ali nõa é a admissõa, é o escape, sendo assim é uma 'sonda lambada' :lol:

Richard
16-01-09, 11:54
Mas richard Quebec, ali nõa é a admissõa, é o escape, sendo assim é uma 'sonda lambada' :lol:


:Oops:

Agora olhando com calma deu pra entender de que lado tá o motor... ahhehahe

Bom... Então, por enquanto (salvo erro) a CG tem um sistema de injelção diferente da Fazer por exemplo...

Valeu GSinger ;)

hedertone
16-01-09, 17:15
Naquele quadrado que selecionei, do outro lado (vi na loja da honda) tem um cabo que vai direto para central...

ThiagoRJ
16-01-09, 17:25
Naquele quadrado que selecionei, do outro lado (vi na loja da honda) tem um cabo que vai direto para central...


fala aeee heder.
Ta pensando em comprar a titan?
e ja ta pensando em pertubar os outros ae é?

To por fora, da I.E. da honda, entao, ela é "mais inteligente" do que da yamaha?

Isso procede?

hedertone
16-01-09, 17:33
fala aeee heder.
Ta pensando em comprar a titan?
e ja ta pensando em pertubar os outros ae é?

To por fora, da I.E. da honda, entao, ela é "mais inteligente" do que da yamaha?

Isso procede?
OPAAAAAAAAAAAAA
c ta bem meu veio??? sumiu!

Sim, a I.E. da honda é "mais inteligente" que a da yamaha por conta com a sonda lambda.

Abração!!!

qrafabio
17-01-09, 15:10
Olha galera, não por que eu trabalho na honda não mais os cara não é brinquedo não, quando faz um troço bão é bão mesmo, a injeção da biz e da titan contam com praticamente todos os sensores e atuadores de um sistema de injeção complexo ou completo.
E pode instalar escapamento aberto sim que ela vai contornar a situação até um certo ponto, pois a sonda lambda vai notar que a mistura ficará mais pobre o sensor map vai sentir a pressão atmosferica e o fluxo de ar que for entrar a mais devido o escapamento deixar a moto mais rápida e o sensor EOT ira perceber quando o motor começãr a esquentar e ira enrriquecer a mistura para controlar a temperatura, o unico problema é que estas injeções eletrônicas são feitas para as motocicletas serem cada vez mais econoimicas e menos poluentes portanto talvez ela não ajude a moto a andar mais e sim controle variações de funcionamento devido a escapamento e filtro de ar mais livres, por exemplo ela pode em vez de almentar a quantidade de combustivel para corrigir a mistura pobre atrzar um pouco o ponto do motor para que o consumo não almente.
Pelo menos foi isso que eu senti em uma que eu fncionei sem filtro de ar, ao invez de ela entrar em alta mais forte devido estar mais livre ela ficou uma pouco mais devagar, portanto acho que para preparação de motocicletas injeção eletrônica um novo mundo esta se abrindo com relação a calibração do sistema de gerenciamento de combustivel, um exemplo é a servitec que lançou uma injeção, ou melhor um modulo de injeção eletronica para fazer lander que pode ser completamente alterada inclusive eles vendem sonda lambda opcional para suprir esta falha da yamaha.
Não sei se consiqui ser claro, é que me empolguei
qualquer coisa tamo ai

moisespatriarca
17-01-09, 15:31
Aê QRA gostei da sua QTC, TKS :OK:

qrafabio
17-01-09, 23:36
QSL
:)

mingaL
18-01-09, 00:20
arroxa.. se presisar tu faz uew..

pulatampinha
18-01-09, 21:48
Aê QRA gostei da sua QTC, TKS :OK:



QSL
:)




arroxa.. se presisar tu faz uew..


Nêgo tá fumando muiiiiiiiito aqui no fórum!!! :...:

ammanzoli
18-01-09, 21:55
Olha galera, não por que eu trabalho na honda não mais os cara não é brinquedo não, quando faz um troço bão é bão mesmo, a injeção da biz e da titan contam com praticamente todos os sensores e atuadores de um sistema de injeção complexo ou completo.
E pode instalar escapamento aberto sim que ela vai contornar a situação até um certo ponto, pois a sonda lambda vai notar que a mistura ficará mais pobre o sensor map vai sentir a pressão atmosferica e o fluxo de ar que for entrar a mais devido o escapamento deixar a moto mais rápida e o sensor EOT ira perceber quando o motor começãr a esquentar e ira enrriquecer a mistura para controlar a temperatura, o unico problema é que estas injeções eletrônicas são feitas para as motocicletas serem cada vez mais econoimicas e menos poluentes portanto talvez ela não ajude a moto a andar mais e sim controle variações de funcionamento devido a escapamento e filtro de ar mais livres, por exemplo ela pode em vez de almentar a quantidade de combustivel para corrigir a mistura pobre atrzar um pouco o ponto do motor para que o consumo não almente.
Pelo menos foi isso que eu senti em uma que eu fncionei sem filtro de ar, ao invez de ela entrar em alta mais forte devido estar mais livre ela ficou uma pouco mais devagar, portanto acho que para preparação de motocicletas injeção eletrônica um novo mundo esta se abrindo com relação a calibração do sistema de gerenciamento de combustivel, um exemplo é a servitec que lançou uma injeção, ou melhor um modulo de injeção eletronica para fazer lander que pode ser completamente alterada inclusive eles vendem sonda lambda opcional para suprir esta falha da yamaha.
Não sei se consiqui ser claro, é que me empolguei
qualquer coisa tamo ai


e como nosso amigo disse...

talvez a unica coisa que tenha que mexe e na lenta .. que provavelmente ira fica um pouco mais alta ...

Japonei
18-01-09, 23:16
Rapaz essas coisas sao complicadas mas é só perguntar maioria das motos regula sozinha quando anda!