PDA

Ver Versão Completa : Pisca Alerta para Motos



Tales Teixeira
17-01-09, 03:05
Pessoal,

Fiz uma busca no fórum sobre esse assunto, mas tem apenas citações dos usuários sem muito detalhes. Então resolvi criar um tópico mais específico.

Queria colocar na minha Yes como mostrado no vídeo abaixo.

Motivo? Av. Brasil o trânsito pára do nada e para mim funcionaria para alertar os carros que estão atrás. Como fazemos quando estamos de carro. No meu caso seria útil.

http://www.youtube.com/watch?v=fsZ--DDUej8

Alguém tem alguma dica de como fazer e etc? Se alguém do RJ souber, melhor ainda.

Valeu!

Roberval3000
17-01-09, 07:29
Mas usar pisca alerta no transito é proibido

se nao to errado, só se usa parado no acostamento

e outra, luz de freio ja é pra alertar q sua moto ta parado, se nao funciona ai é outros 500

Japaparadoxx
17-01-09, 08:02
Eu tinha, eu usava o do alarme, a ignição da minha moto ligava e desligava nos botao de um alarminho ruim q comprei, ai ao invés de usar pra segurança do geito que o manual dizia, eu instalei pra ignição.
Intão eu aproveitei e liguei uma chave separada pra aciona as setas, mas eu usava isso só pra avisar o pessoal que minha moto ia mandar fogo.

allbass
17-01-09, 08:23
Eu tinha, eu usava o do alarme, a ignição da minha moto ligava e desligava nos botao de um alarminho ruim q comprei, ai ao invés de usar pra segurança do geito que o manual dizia, eu instalei pra ignição.
Intão eu aproveitei e liguei uma chave separada pra aciona as setas, mas eu usava isso só pra avisar o pessoal que minha moto ia mandar fogo.


Hahahah bem util ein...

Furious VIPER
17-01-09, 08:30
Os carros realmente usam isso em situações de perigo... tipo trânsito tá parando, engarrafamento na BR e tal... só pra alertar!
Eu qdo tô de carro uso sim pra alertar de uma freada mais brusca com possivel parada... afinal tem gente q anda desatento e é capaz de emendar a traseira do carro dos outros.
Se é proibido... paciência, prefiro argumentar com o seu puliça sobre a situação do q arriscar levar uma batida.

Cassio
17-01-09, 08:35
Dá pra fazer, o maior "problema" será vc encontrar uma chave para acionar o pisca alerta de modo que não fique aquelas gambiarras feias.. se achar algum punho de moto que tenha..
Acredito que não seja proibido não.. CB 450 se não me engano saía de fábrica com pisca alerta.

Ramiro
17-01-09, 08:58
http://www.motoacessorios.com.br/images/suzuki/SZK001.jpg


Tem que comprar algo como isso ai.. e conversar com alguém que entenda de elétrica, provavelmente tenha que instalar outro relé pra fazer isso.. mas não tenho certeza.. e foda-se se é proibido ou não!

loucura
17-01-09, 11:18
poe o esquema eletrico da tua moto aqui que vejo como vc vai fazer..

basicamente vai colocar um positivo a mais e puxar num novo rele depois uma chave (botao)depois liga nos dois lados q correm o positivo do pisca original..

Roberval3000
17-01-09, 11:24
ja axo idiotice, tem luz de freio pra q? parece mulherzinha desesperada q é só começar chover q liga pisca alerta com carro em movimento. Mas cadum cadum
cada um com suas ideias e imaginação. :lol: :lol: :lol: :lol:



Os carros realmente usam isso em situações de perigo... tipo trânsito tá parando, engarrafamento na BR e tal... só pra alertar!
Eu qdo tô de carro uso sim pra alertar de uma freada mais brusca com possivel parada... afinal tem gente q anda desatento e é capaz de emendar a traseira do carro dos outros.
Se é proibido... paciência, prefiro argumentar com o seu puliça sobre a situação do q arriscar levar uma batida.

P.H
17-01-09, 11:32
Vou postar um Tutorial ai pra galera ver o sequema como é, ai edito aki colocando o link


EDIT.: http://www.pequenasnotaveis.com.br/index.php?topic=23674.0

Tales Teixeira
17-01-09, 11:47
Mas usar pisca alerta no transito é proibido

se nao to errado, só se usa parado no acostamento

e outra, luz de freio ja é pra alertar q sua moto ta parado, se nao funciona ai é outros 500


Roberval3000,

Onde está escrito isso no CTB?
Pode postar aqui, por favor?

Tales Teixeira
17-01-09, 11:49
http://www.motoacessorios.com.br/images/suzuki/SZK001.jpg


Tem que comprar algo como isso ai.. e conversar com alguém que entenda de elétrica, provavelmente tenha que instalar outro relé pra fazer isso.. mas não tenho certeza.. e foda-se se é proibido ou não!

Legal Ramiro. Acho que é por aí mesmo.... vou tentar achar um tipo desses.

Tales Teixeira
17-01-09, 11:49
poe o esquema eletrico da tua moto aqui que vejo como vc vai fazer..

basicamente vai colocar um positivo a mais e puxar num novo rele depois uma chave (botao)depois liga nos dois lados q correm o positivo do pisca original..

Vou procurar e quando achar, posto aqui...

Tales Teixeira
17-01-09, 12:02
ja axo idiotice, tem luz de freio pra q? parece mulherzinha desesperada q é só começar chover q liga pisca alerta com carro em movimento. Mas cadum cadum
cada um com suas ideias e imaginação. :lol: :lol: :lol: :lol:

Você achar idiotice, tá certo. É a sua opinião e devo respeitar.

Mas posso fazer uma crítica, se me permite?

Pelo teor dos seus comentários, parece que você não possui muita experiência no trânsito. Chuva intensa, ou seja, o "mundo desabando em água", geralmente torna-se difícil a visibilidade. O pisca alerta em uma situação dessas, INDICA aos demais motoristas que estão atrás que ANDEM com cautela, porque a qualquer momento pode ocorrer uma situação INESPERADA.

Eu ando na Av. Brasil muitos anos principalmente de carro. Você acha que o pessoal anda a quanto? 60km/h? Tem dias que você só vê nego andando a 120km/h(comparando com a velocidade que estou no momento).

O trânsito volta e meia PÁRA como se alguém pegasse uma das mãos e segurassem TODOS os carros. A noite, numa situação dessas o ridículo pontinho da sinaleira da moto, muitas das vezes os mais distraídos NEM veem. Carioca tem a mania de "colar" atrás de você, não mantém uma distância muito segura. Na chuva então, meu amigo, é um abraço.

Por que será que muitos carros saem de fábrica com "brake light"(o meu é um). Porque a lanterna traseira única não é suficiente em alguns casos. Não fui eu quem disse, foram os ENGENHEIROS que projetaram.

Então, prefiro ser uma "mulherzinha" tentando ter mais segurança em uma situação dessas do que virar super-homem vuando pelas núvens quando um carro bater em mim a 120km/h ;)

Stone
17-01-09, 12:04
o esquema é muito fácil, você terá que achar os dois fios que mandam energia para as setas, não o neutro, o positivo (nas Honda é laranja e azul claro), isso dentro do farol, porque geralmente é ali que os fios todos se ligam
aí você coloca uma chavinha no lugar que você quer, essa chavinha vai ligar os dois fios dos piscas (do lado esquerdo e do lado direito), aí quando a chavinha estará ligada, quando você ligar o pisca para qualquer lado ascenderá os dois lados, quando desligar a chavinha vai piscar normalmente.

aí uma forma barata e não tão feia de colocar uma chavinha:
http://img107.imageshack.us/img107/2980/dsc00015xq2.jpg
(uma chavinha normal presa em uma chapinha de alumínio dessas de calha)

Tqf2
17-01-09, 12:15
Pelo que sei é somente "proíbido" trafegar com o pisca alerta acionado..
Mas no caso do trânsito para e vc ligar ele, não há nada de "proibido"

Aliás, nem sei se é proibido ou não, sei que é errado trafegar, mesmo em dias chuvosos, com os pisca aleta acionado, pois subentende-se que vc está parado e isso pode confundir os demais motoristas.

Eu acho legal essa idéia, pq vc pode acionar ele em caso de emergência...... :OK:

Ramiro
17-01-09, 12:36
Você achar idiotice, tá certo. É a sua opinião e devo respeitar.

Mas posso fazer uma crítica, se me permite?

Pelo teor dos seus comentários, parece que você não possui muita experiência no trânsito. Chuva intensa, ou seja, o "mundo desabando em água", geralmente torna-se difícil a visibilidade. O pisca alerta em uma situação dessas, INDICA aos demais motoristas que estão atrás que ANDEM com cautela, porque a qualquer momento pode ocorrer uma situação INESPERADA.

Eu ando na Av. Brasil muitos anos principalmente de carro. Você acha que o pessoal anda a quanto? 60km/h? Tem dias que você só vê nego andando a 120km/h(comparando com a velocidade que estou no momento).

O trânsito volta e meia PÁRA como se alguém pegasse uma das mãos e segurassem TODOS os carros. A noite, numa situação dessas o ridículo pontinho da sinaleira da moto, muitas das vezes os mais distraídos NEM veem. Carioca tem a mania de "colar" atrás de você, não mantém uma distância muito segura. Na chuva então, meu amigo, é um abraço.

Por que será que muitos carros saem de fábrica com "brake light"(o meu é um). Porque a lanterna traseira única não é suficiente em alguns casos. Não fui eu quem disse, foram os ENGENHEIROS que projetaram.

Então, prefiro ser uma "mulherzinha" tentando ter mais segurança em uma situação dessas do que virar super-homem vuando pelas núvens quando um carro bater em mim a 120km/h ;)


Isso aí! Quanto mais segurança melhor!! Quem acha desnecessário são essas mulherzinha que quando chove fica em casa!! E quem acha que é frescura.. que morra e vá pro inferno!! hehe

Furious VIPER
17-01-09, 12:50
Isso aí! Quanto mais segurança melhor!! Quem acha desnecessário são essas mulherzinha que quando chove fica em casa!! E quem acha que é frescura.. que morra e vá pro inferno!! hehe

Peraí.. tem certeza q é o Ramiro?? Parece o spost do Rockfox! hahaha
Sobre segurança realmente acho válido... qm já passou por um aperto dos mais complicados sabe o qto ajudaria um pisca-alerta!

Ramiro
17-01-09, 13:23
Peraí.. tem certeza q é o Ramiro?? Parece o spost do Rockfox! hahaha
Sobre segurança realmente acho válido... qm já passou por um aperto dos mais complicados sabe o qto ajudaria um pisca-alerta!

hahuauhuha.. não sou eu mesmo..

P.H
17-01-09, 13:37
Pisca-alerta

O pisca-alerta é um importante instrumento de sinalização presente em todos os veículos, sejam eles de passeio, utilitários, caminhões, ônibus ou motos. Sua correta utilização é fundamental para sinalizar aos demais motoristas que o seu veículo encontra-se parado ou que há possíveis perigos à sua frente na pista, diminuindo assim as chances de acidentes como engavetamentos ou qualquer outra ocorrência que coloque em risco a vida dos usuários das vias.

O Código de Trânsito Brasileiro, através do artigo 251, parágrafo 1º, prevê que o pisca-alerta deve ser utilizado somente em imobilizações ou em situações de emergência. Por tanto trafegar com ele em funcionamento constante é um erro. Há inclusive algumas situações nas quais o uso inadequado desse instrumento pode resultar em acidentes graves, como por exemplo, utilizá-lo em trechos onde há neblina. Devido à baixa visibilidade, o motorista que vem atrás pode ter a impressão de que o veículo está parado e, portanto, frear. Já o motorista que vinha atrás deste não ter tempo para frear e bater.

Na Europa é comum usar o pisca-alerta no caso de haver um congestionamento ou problema súbito qualquer numa estrada ou via principal. E assim que os motoristas dos carros atrás diminuírem a velocidade, tendo percebido o problema a frente, então quem acionou o pisca-alerta pode desligá-lo. Ninguém segue viagem com o pisca-alerta ligado.

Quem sabe assim possa ter respondido duvidas e criticas.

superkyo
17-01-09, 13:43
Fato é q 99% dos motoristas naum sabem pra q server o pisca alerta realmente....


Art. 40. O uso de luzes em veículo obedecerá às seguintes determinações:

I - o condutor manterá acesos os faróis do veículo, utilizando luz baixa, durante a noite e durante o dia nos túneis providos de iluminação pública;

II - nas vias não iluminadas o condutor deve usar luz alta, exceto ao cruzar com outro veículo ou ao segui-lo;

III - a troca de luz baixa e alta, de forma intermitente e por curto período de tempo, com o objetivo de advertir outros motoristas, só poderá ser utilizada para indicar a intenção de ultrapassar o veículo que segue à frente ou para indicar a existência de risco à segurança para os veículos que circulam no sentido contrário;

IV - o condutor manterá acesas pelo menos as luzes de posição do veículo quando sob chuva forte, neblina ou cerração;

V - O condutor utilizará o pisca-alerta nas seguintes situações:

a) em imobilizações ou situações de emergência;

b) quando a regulamentação da via assim o determinar;

VI - durante a noite, em circulação, o condutor manterá acesa a luz de placa;

VII - o condutor manterá acesas, à noite, as luzes de posição quando o veículo estiver parado para fins de embarque ou desembarque de passageiros e carga ou descarga de mercadorias.

Parágrafo único. Os veículos de transporte coletivo regular de passageiros, quando circularem em faixas próprias a eles destinadas, e os ciclos motorizados deverão utilizar-se de farol de luz baixa durante o dia e a noite.


PISCA-ALERTA - luz intermitente do veículo, utilizada em caráter de advertência, destinada a indicar aos demais usuários da via que o veículo está imobilizado ou em situação de emergência.

san_haim
17-01-09, 13:53
Quem disse que é coisa de mulherzinha, com certeza nunca pego uma estrada muito movimentada, ou sequer pegou uma estrada né, pq mora em SP e fica mais parado do que andando no transito, então nem precisa de pisca mesmo!!!

KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK KKK

gd
17-01-09, 13:56
Esses que acham idiotice no mínimo não sabem o que é trafegar com segurança em marginais e rodovias. O nome já diz, "alerta". Deveria vir de fábrica em todas as motos.

Tales Teixeira
17-01-09, 16:28
Art. 40. O uso de luzes em veículo obedecerá às seguintes determinações:

[b]V - O condutor utilizará o pisca-alerta nas seguintes situações:

a) em imobilizações ou situações de emergência;



Emergência ou apuros. A maioria a 120km/h, freiada brusca de todos a frente.

E??

superkyo
17-01-09, 17:03
Eu acho q naum é motivo para pisca-alerta, mas como toda lei brasileira dá tanta margem a interpretação q naum dá pra falar é isso e não é aquilo....

Ramiro
17-01-09, 17:21
Eu acho que a lei que se foda... o cara tem que pensar na segurança! Se eu quiser andar envolvido em papel bolha, não importa se isso ta dentro da lei ou não.. A lei deveria pensar na nossa segurança mas foi feito soh pra arrecadar dinheiro!

Cassio
17-01-09, 17:46
O pessoal (leia-se carros principalmente) usa pisca alerta quando:
- Ou quando está parado no acostamento
- Ou quando numa rodovia, o fluxo à frente está parado ou muito muito lento. É uma maneira de advertir para o motorista que vem atrás, que ele tenha atenção pois precisará diminuir a velocidade consideravelmente.
Pode parecer que não.. mas isso ajuda a prevenir muitos acidentes sim, pois se vc estiver andando na rodovia e ver um carro a frente com pisca alerta ligado, fique atento e comece reduzir a velocidade. Do contrário, se ninguém liga o pisca, as vezes quando vc percebe que o carro a frente está muitíssimo lento ou parado pode ser tarde demais pra começar frear.

Na moto me parece útil para estas situações tb, mas se a intenção é usar exatamente nesses momentos (como eu entendi que o colega que abriu o post deseja), é bom que a chave de acionamento esteja em um lugar de muito fácil acesso, como o comando de seta, buzina e etc nos punhos. Porque numa hora dessas o sujeito precisa controlar a freada, reduzir marchas, decidir se entra no corredor ou se dá tempo de frear sem entrar na traseira do carro à frente, dar aquela olhadinha no espelho e ver se vem alguém babando atras (e isso influenciará na tomada de decisão do quanto e pra que lado frear), etc.. Se o sujeito nesse momento (que passa num piscar de olhos) ainda for querer desviar a atenção e precisar tirar a mão do guidão pra procurar a chave e acionar o pisca alerta, é muito mais perigoso do que não ter o negócio na moto e não ter que pensar nisso. É uma coisa a menos pra se preocupar nessas horas.

Stone
17-01-09, 22:41
acabei de instalar na ML :OK:

destbr
18-01-09, 00:09
puxa, boa ideia de vcs!!

tenho uma chavinha q é bem pequena, parecida com a da foto da primeira pagina, mas ela é mais fininha (veio em uma peça de computador e nunca precisei dela).

vou usar ela pra fazer isso na minha. ja precisei de alerta e lembrei de uma sundown (eu acho) q tem.

:OK:

destbr
18-01-09, 14:06
fiz na minha e nao achei q ficou muuuito legal. ficou bom, mas na hora em q o alerta esta ligado, a luz fica levemente mais fraca e o lado oposto ao que foi acionado no manete, fica ligeiramente mais atrasado que o outro. quase impeceptivel, mas fica.

acabei optando por nao instalar :(

alguem sabe me dizer como o alarme trabalha? pq ele consegue acionar os dois lados simultaneamente com mesma intensidade e sem atraso algum.

Cassio
18-01-09, 14:33
fiz na minha e nao achei q ficou muuuito legal. ficou bom, mas na hora em q o alerta esta ligado, a luz fica levemente mais fraca e o lado oposto ao que foi acionado no manete, fica ligeiramente mais atrasado que o outro. quase impeceptivel, mas fica.

acabei optando por nao instalar :(

alguem sabe me dizer como o alarme trabalha? pq ele consegue acionar os dois lados simultaneamente com mesma intensidade e sem atraso algum.


Quanto ao alarme não sei.. mas o ideal seria mesmo colocar um rele só pra fazer a função do pisca alerta. Existem vários tipos diferentes de rele, conforme a especificação do que ele vai acender (qtde de lamps X potência das mesmas), no caso de simplesmente pegar o rele que acende originalmente 2 lamps + a do painel, e colocar pra acender 4 lampadas é capaz que não fique bom mesmo.

Ramiro
18-01-09, 16:34
O alarme tem um relé dentro.. oq tu vai precisar é de um relé e pronto.. e fazer as ligações.. com uma chavezinha pra ligar.. dessas bem discretas.. como essa aqui:
http://www.motoacessorios.com.br/images/suzuki/SZK001.jpg

XING LING
18-01-09, 19:52
Minha xing ling ja veio de fábrica!!!Em algum caso q vc tem q parar por exemplo para colocar uma capa de chuva, vc liga o pisca!!!

Cassio
18-01-09, 20:25
tem uma chave da roncar tb.. mas sei lá, acho que dá pra fazer uma gambi melhorzinha e mais discreta.

https://roncar.websiteseguro.com/produtos/3923.5.jpg

san_haim
18-01-09, 20:54
Alguem pode fazer um tutorialzinho pra ajudar?

Stone
18-01-09, 20:57
tem um na área de tutoriais :G

san_haim
18-01-09, 21:21
Me desculpe.. rsrs

Diego.fcs
18-01-09, 21:27
Proibido não é, tanto que na CB 400 tinha original de fábrica um pisca alerta. Aliás, não entendo o porq não temos em nossas motos, se bem que os nossos ridículos sistemas elétricos não iam dar conta de ter 4 piscas piscando por um longo tempo em caso de uma quebra.

Cassio
19-01-09, 07:00
Proibido não é, tanto que na CB 400 tinha original de fábrica um pisca alerta. Aliás, não entendo o porq não temos em nossas motos, se bem que os nossos ridículos sistemas elétricos não iam dar conta de ter 4 piscas piscando por um longo tempo em caso de uma quebra.


Entender é fácil, difícil é se conformar.. O motivo é custo, ou melhor, lucro para as fabricantes/montadoras. Nem chave pra ligar o farol, nem lanterna tb, não tem mais em algumas motos..

pickloco13
19-01-09, 12:35
ficou bom msm heim

Wanderson
19-01-09, 12:37
isso parece eh alarme disparando
rsss
o meu fica assim qndo despara
pq sera q tem uma musica de fundo
kkkkkk

RODRIGO_FAN08
19-01-09, 14:21
Pisca alerta, sendo de mulherzinha ou naum, eu uso assim mesmo.....
Quero ver um desses aí numa estrada cheia de neblina onde se vê apenas alguns metros à frente, sem o tal pisca....Já passei por uma dessas(trabalhando) e se num fosse o pisca alerta.... :0_0: :0_0:
E as faixas de pedestre???Pára em uma aki sem ligar o pisca, vai.... :k

O meu nem ficou tão feio.... :lol: :lol:

http://img222.imageshack.us/img222/3227/piscafn1.jpg

destbr
20-01-09, 02:14
ramiro, onde vende dessa chave?

é facil de achar esse rele pra comprar? quais as especificacoes pra ligar as 4 lampadas eu precisaria comprar?

alguem ajuda? :D

Cassio
20-01-09, 06:59
Pisca alerta, sendo de mulherzinha ou naum, eu uso assim mesmo.....
Quero ver um desses aí numa estrada cheia de neblina onde se vê apenas alguns metros à frente, sem o tal pisca....Já passei por uma dessas(trabalhando) e se num fosse o pisca alerta.... :0_0: :0_0:
E as faixas de pedestre???Pára em uma aki sem ligar o pisca, vai.... :k

O meu nem ficou tão feio.... :lol: :lol:

http://img222.imageshack.us/img222/3227/piscafn1.jpg


Rodrigo, a instalação da chavinha ficou bem discreta e muito legal, se fosse uma paradinha bem feito assim eu faria na minha sem problema nenhum acho até legal..
Mas... o resto que vc falou eu discordo de vc. Se tiver neblina, mas vc tiver andando com a moto, o pisca alerta só confundirá os outros, e isso é muito perigoso, eu diria a você pra não usar neste caso..
E quanto à faixa de pedestres, como o nome já diz, nem precisamos falar mais nada né... com pisca ou sem pisca, se vc falou se referindo a tomar multa vai tomar do mesmo jeito, e se vc falou se referindo ao injuriamento dos pedestres, o povo fica put* com pisca ou sem pisca tb.
Eu ando de moto, não sou nenhum santo.. mas antes de tudo eu sou pedestre. O espaço do pedestre tem que ser respeitado..
Na boa.

Ramiro
20-01-09, 10:33
O problema é quando tu para na faixa e o carro atrás não quer nem saber de parar! :NOOK:

RODRIGO_FAN08
20-01-09, 12:42
O problema é quando tu para na faixa e o carro atrás não quer nem saber de parar! :NOOK:


É este o problema....vc vem, o pedestre sinaliza que vai atravessar, vc já vai parando..... experimenta parar na faixa sem ligar o pisca pra ver se o de trás num passa por cima.... |:( |:( |:(

E no caso da neblina, a coisa tava tão feia que eu tava andando à 40km/h....os carros tb!!!Pra quem mal tá vendo a pista, um pisca alerta já serve de referência tanto pra orientar quem vem, como que vai....E todos na pista estavam de pisca alerta ligado.... ;)

Ramiro
20-01-09, 12:52
Cara... quem quiser colocar pisca alerta coloque.. não precisa nem justificar.. e usem quando vocês quiserem!!
You are a pirate!

RODRIGO_FAN08
20-01-09, 23:24
sem mais... :-/

omesmojairo
24-07-10, 00:51
to querendo colocar na minha, gostei da idéia.

alguém aí tem instalado na sua? :Q

magrao tk
24-07-10, 08:02
Quando era guri uma vez liguei 2 fiozinhos nos fios da chave que ligam os piscas na caixa de comandos e puxei pra fora. Quando queria pisca alerta emendava os fiozinhos kkkkkk gambiarra pura! Coisa de guri mesmo. Mas funcionava perfeito. Faltava só uma chavinha ali pra deixar de ser gambi.

roschneider
24-07-10, 09:36
olha eu fiz na titan e usei esse tutorial aki
http://www.pequenasnotaveis.com.br/index.php/topic,28537.msg458837.html#msg458837
nao gastei nada pois tinha tudo em casa
e com essa chavinha que usei ai ficou muito mais simples pois nao precisa acionar o botao e depois a seta somente ela jah se encarrega do serviço
ai um video de como ficou....
to pra por na strada tbm mas quero algo mais profissa dessa vez na escolha do local da chave....


Vídeo (http://www.youtube.com/watch?v=ruUZOabUCKA#)

f3rn4nd0
24-07-10, 16:15
Na Comet 2010 Efi está vindo com Pisca Alerta de fábrica...

Um treco tão simples e de uma utilidade sem tamanhos!