PDA

Ver Versão Completa : O porque do elevado o numero de mortes de motociclistas no Brasil.



tasmotos
21-01-09, 10:56
Sou motociclista desde a década de setenta, atualmente verifica-se que o aumento no volume de mortes de motociclistas por acidentes esta tomando proporções assustadoras. Já há alguns anos discuto o assunto com amigos, enumerei abaixo, sob o meu ponto de vista, as principais causas desse triste fenômeno.
Acredito que quanto mais o assunto for de conhecimento geral, e debatido por toda a sociedade Brasileira, maior serão as chances de sobrevivência dos milhares de motociclistas que anualmente começam a enfrentar o perigo nas ruas e rodovias.

- Questão Matemática: Volume de vendas de Motocicletas muito elevado.
O vertiginoso crescimento das motocicletas circulando no transito brasileiro, em especial nas grandes capitais, apresenta números de proporção geométrica. Estatisticamente falando fica difícil dizer se o volume de mortes é proporcional ao volume de vendas, tese defendida por algumas pessoas. De qualquer forma o que se percebe é que esse volume esta acima de qualquer índice apresentado por paises que também tem frota elevada de motocicletas. É muito importante termos consciência, de que não podemos aceitar esse volume como normal só por estarem dentro de padrões estatísticos, como dizem alguns.

- Legislação de Transito, e Legisladores com visões ultrapassadas.
O que me parece é que os representantes dos poderes executivo e legislativo, responsáveis pelo setor de transito no Brasil não estão conseguindo perceber a velocidade do crescimento do volume de motos no transito e nem tão pouco entender os reflexos disso, normalmente esses executores e legisladores públicos são lentos e burocráticos. É muito comum ver políticos declarando que os motociclistas são bandidos e marginais, e que a motocicleta é um transporte muito perigoso. Como podemos esperar soluções técnicas adequadas com essa miopia total sobre o assunto. Essas pessoas têm que se conscientizar com urgência que a motocicleta chegou para ficar, que seu volume no transito já é gigantesco, e que em breve poderão estar em numero maior que os automóveis no transito.

- Aspectos Culturais dos Motoristas em Geral.
Assim como os legisladores de transito, os motoristas em geral também não assimilaram ainda a motocicleta como um membro integrante e ativo de nossas ruas e rodovias. Prova disso é que nas discussões de transito entre motociclistas e motoristas, percebe-se nitidamente as formas preconceituosas que são utilizadas por ambos os lados. Essa intolerância de ambas as partes é um dos fatores que ampliam muito as causas que elevam os acidentes. A falta de legislação adequada é o principal combustível para alimentar os ânimos de ambas as partes.

- Perfil do usuário de motocicletas:
Quando “dissecamos” os números das estatísticas verificamos que a maioria dos óbitos se concentra nas faixas etárias mais jovens. Alem do fato de serem a maioria dos proprietários de motocicletas, é sabido que a adrenalina e a emoção nessa faixa etária muitas vezes se sobrepõe à razão e então esses jovens motociclistas acabam pilotando de maneira inadequada, arriscando suas vidas e a de outras pessoas.

- Aspectos culturais do Motociclismo:
A motocicleta no Brasil é um meio de transporte recente, enquanto que no Japão, Europa e Estados Unidos às pessoas já andam de motocicleta a mais de cem anos, no Brasil ela só começou a ser utilizada em grande escala a pouco mais de trinta anos. Nesses paises a cultura de motos é passada de pai para filho, assim quando um jovem compra uma motocicleta ele já terá recebido toda uma carga de informações necessárias para seu uso. No Brasil os jovens, cujos pais nunca andaram de motocicletas, são obrigados a comprar uma motocicleta como opção barata de transporte, não tendo a mínima noção do que realmente é uma motocicleta e quais serão as dificuldades e riscos que terá que enfrentar para utilizá-la.

Pense sobre o assunto, de sua opinião, discuta, tente entender melhor essa questão para que saibamos como buscar soluções definitivas para sua solução.

tasmotos - Tomás André dos Santos

exfof
21-01-09, 11:26
pra mim a tese de aumento do volume de motos é a que melhor explica, seguido das pessoas que n sabem andar de moto civilizadamente, como era antigamente.

Carlos Roberto
21-01-09, 11:34
Conversei com um instrutor de moto-escola alguns dias atrás e falamos sobre as novas regras das aulas práticas de pilotagem. Primeiramente ele disse que até março as aulas continuam como estão, só aumentando o número de aulas obrigatórias. Depois não sabe o que acontecerá, mas nenhum instrutor está disposto a arriscar a vida na garupa com um aluno no guidon. Quando a exigênciade ensinar passar marchas, o aprendizado é limitado a moto parada.

O que posso dizer é que as aulas para carro não nos ensina tudo, porém, aprendemos, além de estacionar, a andar no trânsito, indo devagar, apagando o carro, atrapalhando quem tem pressa, mas no trânsito de verdade, onde iremos dirigir de verdade.

Como moto é diferente, pelo menos por enquanto. Somos limitados a pilotar entre cones num espaço e ambiente bem controlado. Não fazemos aulas quando chove, por exemplo. Não nos eninam passar marcha com a moto em movimento, nem como se portar no trânsito e onde se posicionar de maniera mais segura. Não nos ensinam nem como freiar uma moto direito.

Parece-me que a populização das motos é muito recente e que antes motociclistas eram filhos de ricos, que aos 12 anos já sabiam pilotar, necessitando, aos 18 anos, apenas de uma pequena prova pra ser habilitado. Posso estar enganado nisso.

Nos últimos anos, porém, as motos se tornaram tão populares quanto a andar de transporte coletivo. E jovens que nunca tiveram chance de pegar num veículo, derrepente, ganhando dois salário mínimos, podem tirar uma CNH A e financiar uma moto. Além, até, de poder term um emprego sobre duas rodas, substituindo o office boy.

Mas, mesmo diante desta nova realidade, as provas e os critérios para ter uma CNH continuaram os mesmos. Então, temos uma combinação tipo: mais motos nas ruas + mais pessoas de todas as classes sociais se habilitando + curso e exigências oficiais que cobram pouco aprendizado para pilotar = mais acidentes.

Mas parece que as mudanças estão acontecento, pois o que acontece agora é muito grave e não dá pra esperar muito. Porém me assusta o posicionamento dos profissionais de auto-escola que preferem ficar acomodados no jeito que está, o que me faz pensar em maiores exigências, também, desse profissionais. Um professor que não confia no aprendizado de um aluno, é como confessar a própria incompetência.

renanperim
21-01-09, 11:40
Eu não sei se o grande problema seria a habilitação.
Eu passei por isso, eu custei a fazer meu instrutor me ensinar a trocar marchas.
Mas na prática, não aprendi nem a frear(usar o 70% freio da frente e 30% de tras, que aprendi aqui e ja utilizo), la ele falava para usar o traseiro apenas.

Mas isso não resolve, aposto que a grande maioria dos acidentes são causados pelo motociclista que "abusa" no transito.
E claro que quanto mais motos rodando, mais acidentes podem acontecer.

tasmotos
21-01-09, 11:47
Carlos Roberto

Exatamente, tambem acredito que a questão do preparo dos futuros motociclistas é uma das questões mais importantes em busca das soluções.

Abraços

tasmotos

Ramiro
21-01-09, 12:25
Mas isso não resolve, aposto que a grande maioria dos acidentes são causados pelo motociclista que "abusa" no transito.
E claro que quanto mais motos rodando, mais acidentes podem acontecer.


São os que abusam, mas também é o motociclista que não possui experiência no trânsito e acaba andando atrás de um carro no ponto cego sem manter a distância regulamentar. Ou seja, tanto a confiança como a falta dela pode causar acidentes.

agm2112
21-01-09, 12:33
O que vejo no RJ é que os mais novos acham que moto é brinquedo e que eles são "pilotos", tão hábeis que estão imunes a tudo. Só descobrem que eles não são tão bons assim quando se arrebentam ou algum parente ou amigo se arrebenta. Capacete pra eles serve pra não levar multa do guarda, e o que realmente importa é que suas motos "andem" mais que as dos seus amiguinhos.

Isto só vai mudar quando transito fôr ensinado na escola primária, como acontece em alguns países "desenvolvidos", e nossas ôtoridades pararem de se preocupar apenas em aplicar multas ou aumentar o valor do DPVAT.

Diego.fcs
21-01-09, 12:38
É que atualmente pessoas que nem a pé sabe andar direito compram uma moto em sei lá quantas vezes de 100 conto e dá essas cagadas... E num tem NENHUMA fiscalização, é meio que um país sem lei esse nosso...

Eduardo_
21-01-09, 12:47
O que vejo no RJ é que os mais novos acham que moto é brinquedo e que eles são "pilotos", tão hábeis que estão imunes a tudo. Só descobrem que eles não são tão bons assim quando se arrebentam ou algum parente ou amigo se arrebenta. Capacete pra eles serve pra não levar multa do guarda, e o que realmente importa é que suas motos "andem" mais que as dos seus amiguinhos.


aqui eu vejo a mesmo coisa! nego compra moto e já tira os retrovisores, capacete é aquele que tava no quintal há anos sem viseira sem nada e não poem nem na metade da cabeça, andam no que a moto dá e saem levantando pneu se achando o máximo. :NOOK:

tecnicomauricio
21-01-09, 12:52
Muitos acidentes são causados por imprudência principalmente dos motociclistas novatos, aqueles mulekes que se deixam levar pelo impulso de emoçao ao acelerar uma moto..ou pensam que chegar na frente é prova de ser vencedor, gente o transito não é nenhuma prova de competição, se vc saiu mais tarde.. chegará mais tarde, não adiante querer correr contra o tempo.. pois mais cedo ou mais tarde .. o tempo sempre vence!
"existem motocilistas velhos e motociclista ousados mais não motociclista velho e ousado'

não to dizendo que todo novato seja imprudente e sim "queles mulekes que se deixam levar pelo impulso de emoçao ao acelerar uma moto."
melhor explicar certinho pra não ter problema :G

gd
21-01-09, 12:54
É um conjunto de fatores. Tirar carta é facinho e barato, e com o financiamento comprar um carro ou uma moto também ficou completamente fácil.

Os "malucos no trânsito", pelo menos pra mim são casos a parte, pois não vejo gente assim todos os dias. Mas o povo displicente, que acha que é só sentar numa moto ou carro e acelerar pra chegar até seu destino, tá cheio por aí. Esses dias mesmo vi uma garota com uma scooter chapando na traseira de um carro quando o sinal fechou. Ela veio que nem uma flecha, completamente alienada em relação ao trânsido. Por sorte ela não se machucou, só fodeu a moto toda.

Não quero generalizar que só mulher faz cagada no trânsito, mas a maioria das mulheres que eu vejo no trânsito é muito displicente. De carro elas são mais perigosas ainda. Moro em Santos/SP, e aqui em 95% das vezes que vejo um carro cortando os outros no trânsito, ou querendo passar por eles acelerando forte pra 10 metros mais a frente parar num semáforo fechado, trata-se de uma mulher. Ainda não consegui entender de onde vem tanta pressa.

>-[

tasmotos
21-01-09, 13:03
Amigos,

Outro ponto que costumo abordar, é a cultura das ruas nas grandes cidades.
Para exemplificar utilizarei os "chamados" motoboys e motoqueiros, deixando bem claro que não se trata de preconceito contra esses irmãos motociclistas.
O que se percebe nessa cultura da rua é que eles acham que se andarem corretamente conforme seus conhecimentos de legislação, eles sempre estarão certos.
Dessa forma passam em cruzamentos em alta velocidade, por exemplo, só porque a preferencial é deles. E depois que ocorre o acidente vão logo dizendo :- A culpa é do tiozinho motorista.
Mas de nada isso adianta, o estrago já foi feito, e eles se esqueceram da lei mais sagrada de todas: as leis de fisica. E quando o choque é inevitavel adivinhem quem sai perdendo.
Portanto a questão não é saber quem esta certo ou quem esta errado, a questão é saber quem é que vai se ferrar..

Abraços

tasmotos

Roberval3000
21-01-09, 13:50
tudo errado

ja vi nego de moto perguntando pra q farol ligado de dia, se ta tudo claro. :clap: :clap: :clap:

A.C.P.
21-01-09, 13:54
Belíssimo tópico!
Eu acredito numa junção de todos os fatores citados aqui e acrescento mais um: a banalização da morte na sociedade brasileira.
O que esperar de um país que trata seus mortos com a frieza dos números?
Não morrem mais 'Josés' nem 'Marias', somente morrem 3 ou 4.
Aí fica difícil.
Outra causa é o preconceito: já desfiz amizade só porque peguei o cara falando que tem vontade de 'derrubar um motoboy'.
Só que o filhodamãe não sabe que o 'derrubar' mata.
Claro que esse preconceito existe, porque muitos de nós (condutores de moto no geral) barbarizamos no trânsito. Mas não justifica descontar no mais fraco.
Situação complicada...

tecnicomauricio
21-01-09, 14:02
tudo errado

ja vi nego de moto perguntando pra q farol ligado de dia, se ta tudo claro. :clap: :clap: :clap:
comigo foi deferente.. um cara de carro me xingou! apaga esse farol aí! num tá vendo que é de dia!!motoqueiro burro! .... :-/

igortde
21-01-09, 14:17
Acho que são 2 pontos que mais tem peso ...
1 - Pessoas destreinadas andando pelas cidades ... onde na auto escola ensina-se apenas passar com a moto entre os cones e parar na faixa, o resto se deixa de lado.
2 - Pessoas onde pensam que motos são brinquedos, que a emoção da vida é ser o primeiro a chegar (nesse caso, o único lugar que estão chegando, esta sendo o céu)

A.C.P.
21-01-09, 14:18
comigo foi deferente.. um cara de carro me xingou! apaga esse farol aí! num tá vendo que é de dia!!motoqueiro burro! .... :-/


|:(
Taí outro fator: muitos motoristas não tem a menor noção do que é pliotar uma moto e simplesmente fazem besteira por total ignorância.

tecnicomauricio
21-01-09, 14:36
Ha que bom seria se todos os motociclistas tivessem pilotado uma moto antiga(classica)... :G
tem até um ditado que diz:
A moto antiga diz para seu dono:
Não corra
Deixe ele passar
Não tenha pressa
Relaxe e aproveite

renanperim
21-01-09, 14:42
a questão não é saber quem esta certo ou quem esta errado, a questão é saber quem é que vai se ferrar..


Falou tudo.
Pode fechar o tópico.

Carlos Roberto
21-01-09, 14:51
Não beber quando tiver dirigindo ou pilotando também ajuda.

san_haim
21-01-09, 15:12
Li tantas coisas tristes nesse post, que nem li tudo, aprei na metade, mas enfim...
Nosso país é muito devagar no que se trata de leis.
Concordo quando disseram sobre a auto-escola, e pra mim, ela soh serve pra tomar uma boa grana nossa, em troca de um documento que diz que a pessoa está habilitada a dirigir, quando na verdade não está.
Vejo muitas pessoas andando sem CNH, e preferem pagar as multas quando é pego do que pagar os exames da auto escola.
Pra melhorar temos que cada um fazer a nossa parte. Respeitar as leis de trânsito, orientar nossos amigos que estão comprando moto sem saber andar nela, cuidar da manutenção das nossas motos, enfim, diversos detalhes que fazem muita diferença, tipo um efeito em cadeia.

Beto
21-01-09, 15:19
Fecho com o amigo A.C.P. é o conjunto q engrandece a "OBRA" , erro em cima de erro . Qto aos manos q ganham a vida em cima de 2 rodas , são obrigados a cumprirem horário cada vez mais apertado e com menos equipamentos de segurança , alem da pressão existente entre eles msm , um mais ninja q o outro . Cara senta atras de um volante ja se acha superior e no direito de fazer o qizer........ate jogar bituca na cara do BETO . Motociclista (espertinho, gde maioria) dão ratão na maior..... como meu mano disse : " A vida esta banalizada" Gde Tópico.........valeu.........1 minuto de reflexão , eu tenho certeza , ajudou mto ..serio . Tipo acordou para REALIDADE . Grato amigos............ :( :( :(........Beto Kaipira........

tasmotos
21-01-09, 15:20
Ai Pessoal

Conforme vão chegando os depoimentos e opiniões, a gente vai percebendo o quanto a questão é complexa.

Acho a troca de informações é muito valiosa, no sentido que faz com que cada um tenha uma visão mais completa do assunto.

Nunca ira existir solução para os ploblemas que levam a esses obitos, se primeiramente não enterder-mos com bastante clareza quais são esses problemas.

Abraços

tasmotos

ammanzoli
21-01-09, 15:56
creio que principalmente .. pelo juizo das pessoas.. e pq moto nao tem proteçõa ..numa batica .. 80Km por EX .. quase sempre o piloto vai para 7 paumo .. ja no carro .. as coisa são bem diferentes.. como pode ver o numero de mortos em moto e maio .. ja de ferido .. deve ser minimo de moto .. pq como ja disse quase sempre e caixão mesmo

brunohcs
21-01-09, 15:57
pra mim a tese de aumento do volume de motos é a que melhor explica, seguido das pessoas que n sabem andar de moto civilizadamente, como era antigamente.



FALO E DISSE!

Rodrigo_Alves
21-01-09, 16:23
O tópico está muito bom! Meus parabéns, Tas! :clap:

Aqui na minha cidade, fica muito fácil saber porque tem tanto jovem morrendo em acidentes de moto. Os rapazes da minha idade (22 anos) compram uma moto (uma Fan, geralmente), tiram a rabeta, botam escapamento Gemoto, arrancam os retrovisores, usam capacete aberto sem óculos e totalmente coberto de adesivos e vão fazer papel de "maioral" pelas ruas (para mim, é papel de palhaço), cortando os carros e correndo até onde a moto agüenta. Este tipo de indivíduo deveria ter a sua carta cassada definitivamente, pois ficou provado que ele não tem responsabilidade nenhuma no comando de uma moto. Tem moleque aqui que enche a cara de cerveja e depois sai pilotando feito maluco... :stop:

Hopeless
21-01-09, 18:07
A causa disso é simples. Somos um povo muito mal educados! Mal chegamos as margens de uma civilização. Não existe respeito, apenas medo. O menor que se cuide ou sera atropelado mesmo, pq quem morre é o outro não eu!! e enquanto não respeitarmos uns aos outros nada nunca em tempo algum ira funcionar direito.

tasmotos
22-01-09, 10:49
Amigos,

É isso ai, percebe-se que todos os comentarios são perfeitos.
Vamos discutir mais...
O João Tadeu em sua mensagem de ano novo, citou que não houve mortes entre os membros do PN, acho que isso já é uma prova irrefutavel que as coisas podem mudar em um ambito maior.
Vamos falar mais sobre o assunto, divulgar mais, e levar o pensamento do PN para o maior numero de pessoas possiveis...

Abraços e vida longa a todos,

tasmotos

V0LK0V
22-01-09, 10:57
enquanto o brasileiro manter esse sentimento de "ninguem faz nada intão não faço tambem" nada vai mudar.

nossa midia e nosso governo nos encina a deichar tudo pra la, nossa educação é assim, so vai mudar quando nos brasileiros tomar-mos uma atitude, parar de aceitar as barbaries dos governantes, nao dianta botar a culpa no motoboy irresponsavel, tem que fazer os governantes assumir as responsabilidades que lhe cabem, afinal quem faz as coisas serem assim nao e o povo, e a falta de corretas regulamentaçoes e fiscalizaçoes, leis duras e funcionais inspiram o cidadão a obedecer a lei. fico revoltado com tantas coisas que vejo, nao ha organização, a lei nao se aplica, os governantes fingem nao ver, afinal e nos o povo, os troxas que pagamos as contas desse pais ridiculo que o povo tanto se orgulha por uma falsa imagem vendida pela midia

Beto
22-01-09, 13:34
Continuando O importante assunto...........Hoje parei antes da faixa de pedestre , um ser humano q dirigia um carro, estava sobre ela , qdo percebeu seu erro...deu uma rèzinha meio sem graça . Achei legal a atitude do caboclo , reconheceu seu erro .
Na mesma sequencia , abriu o sinal , como um pedestre ja havia começado a travessia , esperamos o cara passar , nada mais q nossa obrigação . Legal o sr. (pedestre )num gesto de cabeça , agardeceu . Com essas pequenas atitudes , acredito q viveríamos melhor . Acho q no exemplo cada um dos participantes , teve um gesto Educado , coisa simples , indolor de facil pratica . Todo mundo é capaz , só ter BOA Vontade ....BETO kaipira

tasmotos
22-01-09, 14:10
Beto,

Parabens pela sua atitude...
Vou te contar uma coisa... quando isso acontece logo de manha comigo, sinto-me muito bem, e passo dia no maior bom astral.
Mas se logo de manhã eu quebro pau no transito (não que seja comum eu fazer isso), parece que meu dia vai ficar todo estragado.

Estou discutindo esse tema tambem no Motoline, e la foi falado que isso é uma questão de cultura.
Eu acredito que é verdade, então alguem tem que começar a mudar a cultura das pessoas, para mudar-mos essa triste realidade do Brasil.

Abraços,

tasmotos

A.C.P.
22-01-09, 15:41
Continuando O importante assunto...........Hoje parei antes da faixa de pedestre , um ser humano q dirigia um carro, estava sobre ela , qdo percebeu seu erro...deu uma rèzinha meio sem graça . Achei legal a atitude do caboclo , reconheceu seu erro .
Na mesma sequencia , abriu o sinal , como um pedestre ja havia começado a travessia , esperamos o cara passar , nada mais q nossa obrigação . Legal o sr. (pedestre )num gesto de cabeça , agardeceu . Com essas pequenas atitudes , acredito q viveríamos melhor . Acho q no exemplo cada um dos participantes , teve um gesto Educado , coisa simples , indolor de facil pratica . Todo mundo é capaz , só ter BOA Vontade ....BETO kaipira

Meus parabéns. :clap:
cada um fazendo um pouquinho o mundo melhora.

Rodrigo_Alves
22-01-09, 15:50
Desculpe, mas não acho que isto é só culpa do governo... O problema do Brasil é exatamente este: as pessoas botam toda a culpa no governo e se esquecem das suas responsabilidades por uma sociedade melhor. Se cada um fazer a sua parte, parar de xingar o país e perceber que não são só os políticos que estão errados em não resolver nossos problemas, já será de grande valia para melhorar a nossa comunidade.

Ricca
22-01-09, 16:31
Acredito que existe diversos pontos para esse aumento.
- Número de motos que teve grande aumento;
- Preparo do condutor;
- Condições gerais das pistas e sinalizações.
Mas o principal é algo que vem do berço...ou seja educação, atualmente ninguém respeita ninguém e não tem noção dos limites, afinal não somos gatos que tem 7 vidas :OK:

Abraço a todos

tasmotos
22-01-09, 23:22
Amigos,

Vamos continuar a discussão.
Peço a todos que falem os problemas e tambem apontem soluçoes.
Minha ideia é posteriormente resumir tudo em um documento e enviar por e-mail para politicos, autoridades, pessoas formadoras de opinião, etc.
Botem a boca no trombone....

Abraços

tasmotos

rino1313
23-01-09, 01:02
negligência,imprudência e/ou imperícia
acho que nessas três palavras resumem,explicam e qualificam os envolvidos :tiro: :tiro: :tiro:(condutor,governo,pais,mães,vizinhos,socieda de como um todo)

solução é utopia

tasmotos

quer mandar emails,comece mandando para os pais,mães para educarem seus filhos de maneira que eles cresçam respeitando os direitos alheios e cumprindo os seus deveres como cidadãos,seria um bom começo.

tasmotos
23-01-09, 09:23
rino1313

Voce tem toda razão a chave de tudo são os pais, são eles que vão, com seus atos e exemplos, mostrar o caminho correto para seus filhos.
Sempre tive motocicletas, e meu filho só pilotou depois que fez 18 anos.
Importante: Eu nunca precisei dizer não para ele, porque ele nunca pediu para andar em minhas motos antes dos 18 anos.... isso é exemplo é cultura dentro de casa passada naturalmente de pai para filho.

Abraços

tasmotos

A.C.P.
23-01-09, 10:21
Má conservação da pista é outro fator.
Quase caí agora.
Vinha no corredor de boa, tranquilo a uns 40km/h.
Do nada vi uma tartaruga que divide a pista solta no meio do corredor e virada pra cima. Até aí normal, só desviar, mas ao desviar fui direto num buraco na pista que fez a moto balançar toda.
Segurei, mas foi por pouco que não caí. A queda não seria feia. Mas havia risco de atropelamento...
Tenho amigo com platina na perna por conta de pista esburacada que o jogou longe. :(
Aliás, as ruas do Brasil não foram e não são projetadas pra motos. Desnível, faixas pintadas com tinta-sabão, guardireios assassinos... é cada coisa...

lackman
23-01-09, 11:25
Aqui em Porto Alegre é uma vergonha motorista de carro não respeita motociclistas. :-/

Ouvi falar que em São Paulo os motoristas dão o devido lugar aos motociclistas, quem dera se essa moda pegasse aqui em Porto Alegre.

Tasmotos

Acho que a idade ajuda o cidadão a madurecer a não fazer bobagem, mas não adianta o motociclista estar conciente do que esta fazendo e os motoristas de carros não estarem ligando pra isso.

Troca de faixa nas avenidas principais e normal os *** nem olham pro espelho, primeiro trocam a faixa e depois colocam o piscas... e pra :clap:

Dumbex
23-01-09, 11:31
Aqui em Porto Alegre é uma vergonha motorista de carro não respeita motociclistas. :-/

Ouvi falar que em São Paulo os motoristas dão o devido lugar aos motociclistas, quem dera se essa moda pegasse aqui em Porto Alegre.


Quem lhe falou isso?? Esse alguém é um fanfarrão!!
huAIAHIUAHUA
Acho que te passaram informação errada lackman, pois em são paulo é dificil achar alguém que respeite o motociclista.

Isso é uma situação que reparei, onde até hoje só vi em grandes cidades, como Campinas, São Paulo, Porto Alegre, São Leopoldo, entre outras.
Quando morei em cidades com média entre 5.000 e 60.000 habitantes, nunca vi problemas relacionados ao desrrespeito aos motociclistas.

A mídia hoje em dia, atinge especialmente os centros urbanos, ou seja, grande quantidade de motos circulando, pouca quantidade com responsáveis montados em cima, e maior o número de pessoas sendo afetadas pela mídia.

lackman
23-01-09, 11:33
Amigos,

Vamos continuar a discussão.
Peço a todos que falem os problemas e tambem apontem soluçoes.
Minha ideia é posteriormente resumir tudo em um documento e enviar por e-mail para politicos, autoridades, pessoas formadoras de opinião, etc.
Botem a boca no trombone....

Abraços

tasmotos


Desculpa mas no Brasil a mudança tem que trazer dinheiro pro bolso das autoridades, se tu pedir algo e eles não receberem nada em troca nem perde o teu tempo.

É bacana a tua mobilização acho que são poucos como você que fazem a diferença.

Abraço

lackman
23-01-09, 11:36
Quem lhe falou isso?? Esse alguém é um fanfarrão!!
huAIAHIUAHUA
Acho que te passaram informação errada lackman, pois em são paulo é dificil achar alguém que respeite o motociclista.

Isso é uma situação que reparei, onde até hoje só vi em grandes cidades, como Campinas, São Paulo, Porto Alegre, São Leopoldo, entre outras.
Quando morei em cidades com média entre 5.000 e 60.000 habitantes, nunca vi problemas relacionados ao desrrespeito aos motociclistas.

A mídia hoje em dia, atinge especialmente os centros urbanos, ou seja, grande quantidade de motos circulando, pouca quantidade com responsáveis montados em cima, e maior o número de pessoas sendo afetadas pela mídia.


Dumbex

Pior é que foi morador de São Paulo que me citou isso e comentou que lá qualquer vacilo o espelho do motorista vira alvo de ponta-pé.

Abraço

jaba
23-01-09, 11:46
governo não faz nada pra muda isso
muito menos a gente
|:(
eu tento anda o mais certo que eu posso
mais tbm tenho que falar que as vezes eu estico quando to com pressa

tasmotos
23-01-09, 14:09
Desculpa mas no Brasil a mudança tem que trazer dinheiro pro bolso das autoridades, se tu pedir algo e eles não receberem nada em troca nem perde o teu tempo.

É bacana a tua mobilização acho que são poucos como você que fazem a diferença.

Abraço



lackman

Eu conheço muitos politicos e tenho que concordar com voce... o pessoal só pensa na grana...

Mas acho que isso tambem é um ponto positivo... veja meu raciocinio...

Diminuindo o volume de mortes de motociclistas, a motocicleta passara a ser um veiculo mais confiavel, e com isso aumentara ainda mais a vantagens que ela já tem sobre outros transportes, e assim os fabricantes e lojas de motocicletas irão vender muito mais, vendendo mais pagarão mais e mais impostos, ou não pois se chegar-mos onde voce falou a sobra vai para a corrupção... ai quando todo mundo ganha a coisa é melhor..

Ai Pessoal vamos continuar falando...

Abraços,

tasmotos

Dumbex
23-01-09, 14:40
E se nós juntássemos as galeras de cada região, e fizessemos uma campanha, do tipo respeito ao motociclista hahhahaa.

Não é uma má idéia, porém é preciso de um pouco de dinheiro e bastante pessoas!!! :)

tasmotos
26-01-09, 20:49
Falou Dumbex...

Não precisa de dinheiro não...
Ajudo muitas crianças e jovens com sindrome de donw e sempre do duro...
O que precisa mesmo é atitude...
Vamos pensar sobre o assunto, a idéia é boa...
Imagine uma mobilização com um passeio de motos em varias cidades do Brasil ao mesmo tempo...

Abraços

tasmotos

Carlos Roberto
02-02-09, 12:00
Saiu ontem no jornal de domigo essa reportagem. Muito triste e pouca esperança.

Trânsito do DF mata mais motociclistas do que condutores de carro

Imprudência, imperícia e o crescimento acelerado da frota de motocicletas. O resultado dessa combinação perversa é o aumento de mortes. No Distrito Federal, os motociclistas estão no topo das preocupações do Departamento de Trânsito (Detran). Nos últimos oito anos, a quantidade de motos em circulação cresceu 314,73%, bem acima da média nacional de 211,13%. Eram 25.973 unidades em 2000 e, no fim do ano passado, 107.720. No mesmo período, a frota de carros cresceu quase cinco vezes menos (66,31%).

Ainda não se sabe quantos motociclistas perderam a vida no trânsito brasiliense no último ano. Até novembro, foram 83. Considerando a população do DF de 2,5 milhões pessoas, a taxa de mortes por 100 mil habitantes foi de cerca de 3,2. Um estudo da Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (Abramet) mostra que os índices vêm crescendo. Em 1996, era de 0,4. Em 2005, a taxa de motociclistas mortos por 100 mil habitantes subiu para 2,3. “Hoje, a nossa maior preocupação é a motocicleta porque é o veículo que mais se envolve em acidente de trânsito com morte”, afirmou o chefe da fiscalização do Detran, Silvaim Fonseca.

Uma pesquisa feita com pacientes do Hospital Sarah Kubitschek revelou que os acidentes de trânsito respondem pela maior parte dos casos de paraplegia. Dos 111 pacientes entrevistados, 49,5% sofreram o dano após envolver-se em acidente. Desses, mais da metade estava de moto. A pesquisa foi encabeçada pela professora Luciana Neves da Silva Bampi, do Departamento de Enfermagem da Universidade de Brasília (UnB) e doutora em Ciências da Saúde. “Muitos disseram que a moto ou o carro eram seu ‘avião’. Outros, estavam na hora errada, no lugar errado. Mas o que chama a atenção é o perfil. A maioria é homem, jovem, solteiro e que tem apenas o ensino fundamental”, acrescentou.

Alcoolizados

Não bastassem os riscos inerentes às características do veículo — que deixa o corpo vulnerável a qualquer impacto —, há quem cometa abusos sobre duas rodas. De cada 10 motociclistas abordados pela fiscalização, quatro não têm carteira e dois estão alcoolizados. Nas ruas, existem os que fazem malabarismos entre os carros, trafegam sobre a calçada e usam canteiros centrais como opção de retornos irregulares. A falta de capacete é outra infração comum. Ano passado, 782 condutores foram autuados por esse motivo.

Queixa recorrente entre os motoristas, o “corredor” — quando o motociclista dirige entre duas filas de carros — não é ilegal. O artigo que previa a proibição foi vetado quando o então presidente Fernando Henrique Cardoso sancionou o Código de Trânsito Brasileiro. Mas o fato é que, em 2007, a colisão lateral — típica do corredor — foi a segunda causa de morte de motoqueiros no DF.

O primeiro alerta para os riscos envolvendo os motociclistas no DF está no Informativo nº 3 do Detran. O documento reuniu as características dos acidentes com vítimas envolvendo motociclistas em 2007 e em 2006. A análise revelou que o risco de um condutor de moto morrer em acidente de trânsito no DF é três vezes maior do que o de automóvel, apesar de a frota de carros ser muito maior. A conclusão leva em conta o índice de veículos envolvidos em acidentes fatais. Enquanto o de motos ficou em 13,8 por 10 mil veículos, o de carros foi de 4.

O então diretor-geral do Detran, Jair Tedeschi, disse na sexta-feira que os números de motociclistas mortos só não foram piores porque o órgão adotou estratégias de conscientização no segundo semestre do ano passado. “Fizemos campanhas educativas de respeito mútuo entre motoristas e motociclistas, distribuímos mais de 3 mil coletes em parceria com o sindicato dos motoboys e oferecemos curso gratuitos de direção defensiva”, citou.

Tedeschi acredita que as mudanças de regras na formação do condutor vão ajudar a reduzir ainda mais as estatísticas. “Desde 1º de janeiro, os candidatos à primeira habilitação recebem uma carga muito maior de informação teórica e prática. E nela tem conteúdo específico sobre motos”, lembrou.

Presidente do Sindicato dos Motoristas Profissionais de Brasília (Sindmoto), Reinaldo Alves diz que a preocupação é com o jovem que acaba de comprar a moto. “Geralmente são garotões, recém-habilitados e que não sabem sequer travar o capacete direito”, observou. Segundo Reinaldo, os acidentes devem cair assim que as novas regras para habilitação forem colocadas em prática. “O que temos feito é oferecer, em conjunto com o Detran, o curso de direção defensiva e de pilotagem. Isso tem ajudado bastante”, afirmou.


fonte: http://www.correiobraziliense.com.br/html/sessao_13/2009/02/01/noticia_interna,id_sessao=13&id_noticia=73560/noticia_interna.shtml

tasmotos
02-02-09, 12:54
Carlos Roberto,

Muito bom seu post...
Infelizmente essa matéria de Brasilia, é um repetição do que ocorre nas outras grandes cidades do Brasil.
Percebe-se mais uma vez que a solução desses problemas parece estar mais nas mãos dos motociclistas do que dos outros fatores envolvidos.
Vamos la pessoal, vamos refletir e repassar para outros amigos motociclistas.
É imperativo à necessidade de se formar uma consciencia geral para a pilotabem defensiva e com responsabilidade.

Abraços

tasmotos