PDA

Ver Versão Completa : Corrente de transmissão com retentores aumenta o desgaste da coroa/pinhão?



Furious VIPER
21-01-09, 22:07
Senhoras e senhores... já comprei meu kit relação pra qdo for trocar (ainda vai durar um bocado)!!
Compreo o kit Riffel Top, q tem coroa e pinhão Riffel em aço 1045 com uns dentes bem grossos (mais q os da VAZ) e corrente KMC COM retentores.
Agora fiquei pensando...a corrente com retentores pesa mais q a sem retentores? Esse possível peso extra transmite um maior desgaste à coroa/pinhão? Tb já ouvi falar q essa corrente com retentores faz a mot perder de leve a potência, em função da corrente ser mais pesada... confere isso??

Simsim... eu sou curioso... mas é tudo pra minha empresa.. q segundo o Rockfox é a:

"Relações Eternas VIPER"

Obrigado pelos esclarecimentos!

GuilhermeRS
21-01-09, 22:47
Sempre tive esse pensamento, e uma vez um kra lah do outro fórum que é engenheiro e moderador e escambau, disse que em motos ateh 250cc a corrente com retentor tende a tirar um pouco de força do motor na roda devido ao peso maior...

A minha tah indo pro saco e não decidi, acho que vou por que retento pelo fato de ela esticar menos, a trudi eh uma merda, de 400km jah tem folga...

Mostarda_69
21-01-09, 23:32
400km veio?? eu lubrifiquei antes de sair daqui.. fiz os 1000km ae pra imbé.. e cheguei aqui justinha..

desde os 1500km n encosto mais nela e ja ta beirando os 8mil.. vo se forte concorrencia pro viper, levando em conta que n cheguei nem no primeiro risco de 10 q acho q tem..

Ivan RJ
22-01-09, 00:25
Furious, eu nunca vi isso em toda a minha vida, nunca soube que corrente com retentor causaria perda de potência. Se isso for verdade, deve ser um milésimo de segundo em uma competição. Para nós não fará a menor diferença. Um grande abraço a todos os irmãos.

Richard
22-01-09, 07:26
Viper... Sobre perda de potencia... Nunca ouvi falar...

Mas em relação ao desgaste, deveria funcionar de forma contraria ao que vc apresentou, pois com os retentores, a corrente segura um pouco mais de lubrificante, alem de ela não afouxar com tanta facilidade... E o afrouxamento da corrente, é um dos principais fatores que apresenta desgaste...

Só falo uma coisa... Corrente com retentor é tudo de bom... Coloquei uma DID na CB, e a moto mudou da agua para o vinho em relação a lubrificação e manutenção (ajustes, esticamentos, etc)...

Ainda bem que a original da COmet já é com retentor e sem emenda....

Se ela for sem emenda, dá um pouquinho mais de trabalho pra colocar, pois tem que tirar o quadro elastico da moto, mas vale a pena pelo quesito manutenção.... :Q

ammanzoli
22-01-09, 07:40
as correntes com retetores .. gastam um pouco menos que a normal .. mas o custo/benef. nao vale a pena ..pois o preço e + alto .. e a durabilidade nem tando assim .. mas na realidade a corrente com retentores e + para motos grande onde o troque e muito grande... sendo assim quando o cara acelera de uma vez.. ela nao fica seca .. ja nas pequenas .. nao vale a pena nao

Luigi
22-01-09, 07:51
Corrente com retentor é o que já!

Você que faz milagre com essa sem retentor furiosa, porque normalmente tem que regular a cada 1.000 e dura no máximo unas 15.000
Já a com retentor é duka, no caso da GS que tem bastante torque e eu normalmente saio apavorando nos semáfaros, está com 3.000km e nunca foi regulada vai até uns 10.000 sem regular uma unica vez

ammanzoli

Eu discorgo que a duração não é "tanto assim maior"

Um kit (pra pequenas) com corrente normal vai sair uns R$50,00 com rieffel 1045 e corrent CIC com retentor (que para uma pequena tá ótimo) sai uns R$80~90 vale a pena com certeza, porque se o cara cuidar como cuida da sem retentor vai durar mais que o dobro a relação completa!

Claro no caso de motos maiores eu recomento corrente melhor que a CIC, mas tinha colegas que usavam em falcons e nunca tiveram problemas, só se um dia tiver que trocar a relação, coloco DID, mas nas minhas 5 motos nunca precisei trocar hehe!

Furious VIPER
22-01-09, 09:36
as correntes com retetores .. gastam um pouco menos que a normal .. mas o custo/benef. nao vale a pena ..pois o preço e + alto .. e a durabilidade nem tando assim .. mas na realidade a corrente com retentores e + para motos grande onde o troque e muito grande... sendo assim quando o cara acelera de uma vez.. ela nao fica seca .. ja nas pequenas .. nao vale a pena nao

Eu nem vejo pela durabilidade mentira, isso conta pra mim sim, vejo mais é pelo conforto, manutenção.



Corrente com retentor é o que já!

Você que faz milagre com essa sem retentor furiosa, porque normalmente tem que regular a cada 1.000 e dura no máximo unas 15.000


porque se o cara cuidar como cuida da sem retentor vai durar mais que o dobro a relação completa!

/quote]
Eu regulo qdo sinto a folga nela... nem preciso olhar pra corrente... mas é sempre bom dar akela verificada na tensão! Essa semana (depois q desmontei a moto no findi) senti a moto dando umas batidinhas.. bem estranho, mas só em baixa velocidade... era a folga maior q o recomendado, agora pouco fui lá ajustar a folga da corrente.
Sobre durabilidade... tu acha mesmo q dura o dobro se eu mantiver os mesmos cuidados? hehehe
Acho q sou candidato ao cargo de "motociclista q menos troca peças em suas motos"!! O terror das Moto-peças! hahah

[quote=Richard;367223]
Viper... Sobre perda de potencia... Nunca ouvi falar...

Mas em relação ao desgaste, deveria funcionar de forma contraria ao que vc apresentou, pois com os retentores, a corrente segura um pouco mais de lubrificante, alem de ela não afouxar com tanta facilidade... E o afrouxamento da corrente, é um dos principais fatores que apresenta desgaste...


Se ela for sem emenda, dá um pouquinho mais de trabalho pra colocar, pois tem que tirar o quadro elastico da moto, mas vale a pena pelo quesito manutenção.... :Q

Não sabia dessa parte da folga exagerda ser o principal meio de desgaste prematuro.
Ela é COM emenda... assim como a original da YBR! Mas lá na loja disseram assim: "ô alemão, qdo tu for trocar essa relação, vem aki, não via em outro lugar pq aki eu te garanto q nós temos a chave especial pra colocar a ementa e prender direito... senão os caras fazem serviço cagado e tu fica empenhado na rua depois."
Achei legal a preocupação sendo q a montagem vai ser DE GRAÇA... eu paguei 90 mangos com montagem grátis (todas as peças com troca na loja já tá inclusa a mão de obra).
Vamos ver até qto dura a original.. mas sinceramente qro trocar.. hehehe to gostando dessa história de trocar relação... hehehe
Já não basta na vida... qro trocar na moto tb! :drool: :lol:

Richard
22-01-09, 09:50
Eu nem vejo pela durabilidade mentira, isso conta pra mim sim, vejo mais é pelo conforto, manutenção.
Não sabia dessa parte da folga exagerda ser o principal meio de desgaste prematuro.
Ela é COM emenda... assim como a original da YBR! Mas lá na loja disseram assim: "ô alemão, qdo tu for trocar essa relação, vem aki, não via em outro lugar pq aki eu te garanto q nós temos a chave especial pra colocar a ementa e prender direito... senão os caras fazem serviço cagado e tu fica empenhado na rua depois."
Achei legal a preocupação sendo q a montagem vai ser DE GRAÇA... eu paguei 90 mangos com montagem grátis (todas as peças com troca na loja já tá inclusa a mão de obra).
Vamos ver até qto dura a original.. mas sinceramente qro trocar.. hehehe to gostando dessa história de trocar relação... hehehe
Já não basta na vida... qro trocar na moto tb! :drool: :lol:


Depois não quer que chame de burro... ]:) ]:) ]:)
Ow Tio.... Eu disse UM DOS PRINCIPAIS motivos e não O PRINCIPAL... :-/ :-/ :-/

Mas assim... quanto mais folgada a corrente, mais ela se movimenta na coroa e no pinhão, gerando mais desgaste... Por isso que tem que deixar ela sempre regulada, pq se ela ficar batendo pra tudo quanto é lado, ela come mais rapido...

agm2112
22-01-09, 10:03
Corrente com retentor rouba um pouco de potência/consumo, afinal ela é bem mais "dura" para ser dobrada, mas não deve ser nada perceptível.

ammanzoli
22-01-09, 10:12
ammanzoli

Eu discorgo que a duração não é "tanto assim maior"

Um kit (pra pequenas) com corrente normal vai sair uns R$50,00 com rieffel 1045 e corrent CIC com retentor (que para uma pequena tá ótimo) sai uns R$80~90 vale a pena com certeza, porque se o cara cuidar como cuida da sem retentor vai durar mais que o dobro a relação completa!

Claro no caso de motos maiores eu recomento corrente melhor que a CIC, mas tinha colegas que usavam em falcons e nunca tiveram problemas, só se um dia tiver que trocar a relação, coloco DID, mas nas minhas 5 motos nunca precisei trocar hehe!


sera que dura quase o dobro mesmo .. que pelo menos o preço e .... bom de qualquer forma numca fiz o teste

tasmotos
22-01-09, 10:21
Furious VIPER

Ai Cara...

Tambem já ouvi falar desses dois aspectos, mas eu acho que é só lenda urbana, mas como outros já falaram as vantagens da corrente com retentor supera em muito essas outras questões duvidosas.

Mas o que eu quero mesmo é aproveitar o Tópico para lembrar a todos que a corrente com retentores não deve ser lavada com produtos puros, para evitar o resssecamento das borrachas.
Aconselho sempre utiliza-los junto com o sabão liquido.

Para tanto vai uma tabela que montei com minha visão dos riscos para corrente com retentores:

Vermelho...: Gasolina.......: Alto risco de ressecamento........- Não utilizar em hipotese alguma.
Amarelo.....: Oleo Diesel...: Médio risco de ressecamento......- Utilizar misturado com sabão liquido.
Verde........: Querosene...: Baixo risco de ressecamento.......- Utilizar misturado com sabão liquido.

Obs 1.: Apesar do oleo diesel ser mais gorduroso que o querosene, ele contem enxofre que detona a borracha. Agora se utilizar-mos o biodiesel (sem enxofre) ele é mais seguro que o querosene.
Obs. 2.: Essas informações bem como a tabela de risco só valem para correntes com retentores, para outras coisas tipo lona de freio, etc. a coisa é totalmente diferente.

Abraços

tasmotos

Furious VIPER
22-01-09, 11:01
Mas tas.. me diz uma coisa..qdo colocamos a mão num pote com óleo diesel a mão sai "engordurada... e não resseca! Agora se fizermos isso num pote com querosene a mão sai menos engordurada e reseca em pouco tempo.
Será q o Diesel resseca mais as borrachas q o querosene mesmo?

Dumbex
22-01-09, 11:14
Aproveitando o topico, como faço pra saber se minha corrente que veio com a titan, é normal ou com retentores??

Tem como saber só olhando pra ela?? :#

agm2112
22-01-09, 11:22
Aproveitando o topico, como faço pra saber se minha corrente que veio com a titan, é normal ou com retentores??

Tem como saber só olhando pra ela?? :#


Ela tem umas borrachinhas pretas entre os elos.

http://www.ferret.com.au/odin/images/207340/GB-Series-Industrial-O-Ring-Chain-from-GB-Power-Transmision-207340.jpg

Ivan RJ
22-01-09, 11:40
Dumbex veja a foto que o AGM postou e com toda a certeza do mundo sua moto não vem com este tipo de corrente, conta giros, rodas de liga, etc, etc, etc, etc, etc, é onda :d.
Um grande abraço a todos os irmãos.

tasmotos
22-01-09, 11:54
Mas tas.. me diz uma coisa..qdo colocamos a mão num pote com óleo diesel a mão sai "engordurada... e não resseca! Agora se fizermos isso num pote com querosene a mão sai menos engordurada e reseca em pouco tempo.
Será q o Diesel resseca mais as borrachas q o querosene mesmo?


Furious VIPER

Realmente o oleo diesel é mais oleoso que o querosene, o problema do ressecamento da borracha é causado pelo alto teor de enxofre que existe nele. (Explicação feita por um quimico)

Uma solução é utilizar o biodiesel no lugar do diesel, pois o biodiesel não contem enxofre. A dificuldade é saber em que posto de combustivel ele esta sendo vendido.
E voce continuara a não podendo usa-lo na sapata de freio e o chão continuara imundo.
Portanto basta utilizar a mistura.

Curiosidade esclarecedora: Quando eu lavava as motos com oleo diesel e sabão liquido separadamente, periodicamente minhas mãos ficavam ressecadas e depois "descascavam" (da mesma forma de quando colocamos diretamente as mão no cimento).
Foi ai que o Vital me falou que isso era causado pelo enxofre do oleo diesel .
Depois que começei a utilizar os produtos misturados nunca mais minha mão descascou.

Forte Abraço

tasmotos

Richard
22-01-09, 12:01
Furious VIPER

Realmente o oleo diesel é mais oleoso que o querosene, o problema do ressecamento da borracha é causado pelo alto teor de enxofre que existe nele. (Explicação feita por um quimico)

Uma solução é utilizar o biodiesel no lugar do diesel, pois o biodiesel não contem enxofre. A dificuldade é saber em que posto de combustivel ele esta sendo vendido.
E voce continuara a não podendo usa-lo na sapata de freio e o chão continuara imundo.
Portanto basta utilizar a mistura.

Curiosidade esclarecedora: Quando eu lavava as motos com oleo diesel e sabão liquido separadamente, periodicamente minhas mãos ficavam ressecadas e depois "descascavam" (da mesma forma de quando colocamos diretamente as mão no cimento).
Foi ai que o Vital me falou que isso era causado pelo enxofre do oleo diesel .
Depois que começei a utilizar os produtos misturados nunca mais minha mão descascou.

Forte Abraço

tasmotos



Ou seja... No momento que vc misturou os produtos, vc quebrou uma das cadeias quimicas que provocava o ressecamento das suas mãos...

Mas ainda não adianta nada, pois vc mudou a composição do produto e no caso alterou sua forma de ação...

Furious VIPER
22-01-09, 12:09
Enxofre ó: :NOOK:
hehehehhe

Vou passar no posto e comprar um pouco de querosene pra limpar a corrente qdo trocar a relação!
Só tenho medo desse querosene, memso diluido em sabão líquido possa comer o verniz das minhas rodas.. afinal eu envernizei qdo as pintei.
E outra... eu q mantenho a corrente absurdamente lubrificada... será q o enxofre é tão agressivo aos retentores... sabendo q depois de lavada com diesel (supostamente) e enxaguada abundantemente.. a corrente recebe muito óleo??

tasmotos
22-01-09, 12:17
Ou seja... No momento que vc misturou os produtos, vc quebrou uma das cadeias quimicas que provocava o ressecamento das suas mãos...

Mas ainda não adianta nada, pois vc mudou a composição do produto e no caso alterou sua forma de ação...



Richard

Perfeito amigo, voce esta quase chegando la...

Já utilizo da mistura a mais de 3 anos, e o desempenho para lavagem é fantastico em diversos aspectos, posso lhe garantir isso.
Mas voce tem certa razão em sua afirmação.
Quando se faz a mistura, um porduto "detona" o outro. Mas só que isso não acontece de imediato, por isso é que em minhas explicações de como utilizar a mistura, sempre aconselho que seja feito uma pequena quantidade.
Eu elaboro no maximo 250 Ml de mistura.
E faço mais mistura somente se necessario.
Por experiencia percebi que já entre 40 e 50 minutos o produto misturado já não serve para mais nada.
Ai esta tambem a grande vantagem para a natureza.
Lembre-se que eu sempre minhas motos utilizando o que sempre achei que era o mais correto.
Para mim, na minha idade é mais dificil aceitar coisas novas, mas desde que passei a utilizar a mistura só tenho visto beneficios.,
Faça como eu... quebre paradigmas e use a mistura... eh eh eh eh... ficou chic não...

Forte Abraço

Tasmotos

tasmotos
22-01-09, 12:22
Enxofre ó: :NOOK:
hehehehhe

Vou passar no posto e comprar um pouco de querosene pra limpar a corrente qdo trocar a relação!
Só tenho medo desse querosene, memso diluido em sabão líquido possa comer o verniz das minhas rodas.. afinal eu envernizei qdo as pintei.
E outra... eu q mantenho a corrente absurdamente lubrificada... será q o enxofre é tão agressivo aos retentores... sabendo q depois de lavada com diesel (supostamente) e enxaguada abundantemente.. a corrente recebe muito óleo??



Furious VIPER

Voce tem razão em se preocupar com o verniz da roda.
Então para aumentar a segurança, e não danificar o verniz da roda, faça a mistura com mais concentração de sabão liquido que querosene.
Inicialmente experimente 80% sabão e só 20% de querosene.
Com o tempo voce encontra a concentração ideal.
Lembre-se de fazer apenas uma pequena quantidade da mistura por vez, assim alem de não perder o excesso, voce podera ficar experimentando novas concentrações a cada mistura.

Com relação a seu segundo ponto, acredito tambem que quando lavamos e enxaguamos bem qualquer parte da moto, o produto que foi usado não causara tanto problema. Por isso eu alerto a todas os motociclistas a nunca pulverizarem oleo diesel no motor depois da lavagem.
Na minha atividade, segurança para os materiais das motos dos clientes nunca é demais.

Abraços

tasmotos

Furious VIPER
22-01-09, 12:26
Boooooooooa....
E agora com a parte central das rodas estando pintada de preto... a sujeira fica mais fácil de limpar! hehehe pelo menos ela vai aparecer menos... e é só limpar até a roda brilhar (pelo efeito do verniz) q tá ótimo!
Vou fazer essa mistura sim!!

PS: Já experimentei (de maneira tosca) qdo fui limpar as rodas para pintura... e é mto bom mesmo... só ressequei as mãos qdo usei thinner direto nas rodas, com bombril pra tirar sujeira... daí fudeu de vez! hehe
Mas qdo misturado com sabão líquido de côco... parecia uma batida pelo cheiro.. quase dei uns goles! hehehe

tasmotos
22-01-09, 14:15
Furious VIPER

Voce pintou sua roda, e eu pesquizei, pesquizei... achei serviço bom e barato, e até agora não consegui parar a moto ( tem que ficar uma semana sem ela) para fazer o serviço.
To até com inveja dessa sua roda pintada...
Vou voltar a pensar com mais seriedade no assunto...

Em tempo: não va beber a mistura, porque alem de não ser nada parecido com batidinha de coco, tenho certeza que voce não vai ficar ligadão...

Abraços

tasmotos

César
22-01-09, 16:19
Corrente com retentor é o que há. Nunca mais compro corrente comum. Detesto ter que meter a mão na graxa e ter que ficar esticando e lubrificando corrente, e na comum é a cada 500km ou seja a cada 2 semanas fora que ela não segura o óleo e esborrifa óleo tudo na minha roda de liga fica uma nhaca e qqr chuvinha sai todo o óleo e tem que lambuzar ela d novo de óleo e é mais óleo espirrado na roda enfim é um saco.
Mas quando comprei a corrente com retentor...: Meus problemas si acabaram-si! É uma maravilha, é colocar e esquecer. Vira e mexe to checando ela, por costume, e a bicha nem fica frouxa nem perde a lubrificação, minha roda fica limpinha, não tenho que esticar a corrente por um bom tempo, mesmo depois de andar em chuva braba ela quase não perde a lubrificação, emfim é tudo de bom. E não deixa a moto mais pesada não eu pelo menos não notei nenhuma diferença perceptível. A única diferença vc percebe quando coloca a moto no cavalete e gira a roda com a mão em ponto morto com a corrente normal tipo girava umas 7 voltas, com a com retentor gira umas 4, diferença muito insignificante pra dar alguma diferença pro motor.

Furious VIPER
22-01-09, 19:29
Tas... se tu tiver um pouco de paciência.. e souber desmontar e remontar as rodas da tua moto.. vai fundo cara! Pelo valor q eu gastei... vale muito a pena pintar em casa!
Olha os gastos:
spray preto fosco colorgin - 10
spray verniz colorgin - 10
fita crepe para isolamento de pinturas - 8 (compre um rolo gigante e com a tira grossa pra não ficar colando trocentas vezes no memso lugar)
usei um pouco de thinner, mas nem adiantou tanto, poderi ter sido 1litro de diesel q sai uns 2 mangos
Então foi 30 reais.. q sem dúvidas dava pra ter pintado rodas de pelo menos 3 motos!! Ou seja.. o Douglas YBR pode me pagar um valor simbólico q eu PINTO pra ele!!

Sobre a corrente... o Césr fazendo maior propaganda.. to afim de trocar essa relação duma vez! heheheh Mas qro ver até onde a minha original vai... não roderei 1km a menos q o possível com ela! hehe

brunohcs
22-01-09, 20:10
Tas... se tu tiver um pouco de paciência.. e souber desmontar e remontar as rodas da tua moto.. vai fundo cara! Pelo valor q eu gastei... vale muito a pena pintar em casa!
Olha os gastos:
spray preto fosco colorgin - 10
spray verniz colorgin - 10
fita crepe para isolamento de pinturas - 8 (compre um rolo gigante e com a tira grossa pra não ficar colando trocentas vezes no memso lugar)
usei um pouco de thinner, mas nem adiantou tanto, poderi ter sido 1litro de diesel q sai uns 2 mangos
Então foi 30 reais.. q sem dúvidas dava pra ter pintado rodas de pelo menos 3 motos!! Ou seja.. o Douglas YBR pode me pagar um valor simbólico q eu PINTO pra ele!!

Sobre a corrente... o Césr fazendo maior propaganda.. to afim de trocar essa relação duma vez! heheheh Mas qro ver até onde a minha original vai... não roderei 1km a menos q o possível com ela! hehe


Sua relação nem ta "ovalada" ainda? tipo umas partes mais soltas outras mais presas? kakak

Furious VIPER
22-01-09, 20:20
Sua relação nem ta "ovalada" ainda? tipo umas partes mais soltas outras mais presas? kakak

Nadinha... tudo lacradinho!
:OK:

ammanzoli
22-01-09, 20:23
Tas... se tu tiver um pouco de paciência.. e souber desmontar e remontar as rodas da tua moto.. vai fundo cara! Pelo valor q eu gastei... vale muito a pena pintar em casa!
Olha os gastos:
spray preto fosco colorgin - 10
spray verniz colorgin - 10
fita crepe para isolamento de pinturas - 8 (compre um rolo gigante e com a tira grossa pra não ficar colando trocentas vezes no memso lugar)
usei um pouco de thinner, mas nem adiantou tanto, poderi ter sido 1litro de diesel q sai uns 2 mangos
Então foi 30 reais.. q sem dúvidas dava pra ter pintado rodas de pelo menos 3 motos!! Ou seja.. o Douglas YBR pode me pagar um valor simbólico q eu PINTO pra ele!!

Sobre a corrente... o Césr fazendo maior propaganda.. to afim de trocar essa relação duma vez! heheheh Mas qro ver até onde a minha original vai... não roderei 1km a menos q o possível com ela! hehe


troca logo viper .. larga de ser mao de vaca pow :drool: :drool: :drool: :drool:

tasmotos
23-01-09, 00:01
Furious VIPER

Vou pensar com carinho na sua idéia, aqui em Sorocaba tem uma oficina de rodas que faz esse serviço.
O serviço é de alta qualidade, o pessoal que tem moto grande leva para ele.
Ele cobra R$ 150,00 mas para mim ele fez por R$ 100,00, só que tenho que levar as rodas lá.
Mas sua sugestão sai por um terço do preço, da para se pensar...

Com relação a transmissão, quando eu era jovem eu era totalmente desligado, e minhas transmissões não duravam nada, atulamente consigo entre 40.000 km a 45.000 km com uma transmissão. Acho que isso não é sinal de pão-durismo e sim de evolução como motociclista, porque o motociclista que se preze tem o maior prazer e a maior paixão em cuidar da sua moto, considero que isso deve ser um atributo natural do motociclista.

Abraços

tasmotos

Furious VIPER
23-01-09, 00:23
Seguindo teu raciocínio... no q diz respeito a evolução do motociclista.. me considero esforçado.
Como tu disseste... a durabilidade não qr dizer pão-durismo.. qr dizer um uso/manutenção consciente da moto. Bom fazer as peças durarem o máximo, por estarem sempre com ótimas condições de uso!