PDA

Ver Versão Completa : Vela mais fria em viagens, é válido em 2 tempos?



Mostarda_69
21-01-09, 23:28
Bom galera, to aifm de encarar uns 1000km de DT, porem sei q o motorzinho esquenta pra burro na estrada, e também sei que ele fica xoxo quando esquenta demais. Então mexendo com meus pauzinho pensei, o que poderia ajudar, o principal e barato é a VELA, como a recomendada é a B8ES, eu não poderia usar uma B9ES que tem mais capacidade de dissipar o calor.

Q vocês acham?? A viagem é longa não pretendo ir moendo a pau, mas na volta eu pego uns 30km de serra e é uma subidona, n quera anda a 60km pq fico xoxo o motorzinho..

Abração ae galera..

Ivan RJ
21-01-09, 23:36
Sem a menor dúvida Mostarda, quando eu tinha moto 2T só viajava com vela mais fria. Vai tranqüilo, a moto fica ótima e o motor não esquenta tanto. Eu usava a vela mais fria até no dia a dia. Um grande abraço a todos os irmãos.

moisespatriarca
21-01-09, 23:48
Alguém pode explicar isso melhor, como funciona?
Pois a minha tem 3 opções de vela, fria, normal e quente, qual seria a melhor pra uso no dia/dia?

Muito obrigado.

Ivan RJ
22-01-09, 00:30
Moisés, no caso de 4T e sendo a temperatura em nosso país muito parecida durante o ano todo, não faz a menor diferença, é mais importante manter a sua moto bem regulada e com o melhor combustível possível. Não se preocupe com o manual da moto, nesse tópico é igual ao da Yes. Um grande abraço a todos os irmãos.

DOUGLAS 00
22-01-09, 08:40
Sim é uma boa rodar com uma vela mais fria. Vai render menos, mas provavelmente vc não fica na estrada...

KDASH
22-01-09, 09:59
Minha opinião bate com a maioria, vela fria na cabeça, a moto va esquentar menos e, como estamos falando de umalonga distancia, vc preserva o seu pistão nessa brincadeira tb!

tasmotos
22-01-09, 10:29
Mostarda_69

Ai cara... que saudades de minhas motos com motor 2 tempos...
Realmente como foi citado acima é vantajoso sim viajar com velas mais frias.
Atualmente, eu não me lembro mais da numeração, mas garanto que a 30 anos atraz eu era fera. nisso...
Boa viagem...

Abraços

tasmotos

V0LK0V
22-01-09, 10:36
vela fria na cabeça, como assim fica xoxa? ta certinha de carburação? ta dando a quantia certa de oleo? quanto tempo desde a ultima vez que foi feito uma geral no motor?

tecnicamente o motor da DT e a RX 180 sao quase iguais, e nao tenho esse tipo de problema de esquentar e perder o rendimento, mesmo constante acima de 120km/h ( de DT nem da pra ir assim mto curta )

da uma verificada no coletor pra ve se tem alguma rachadura (esquenta, espande e vira entrada de ar) as valvulas de palhetas estao boas? bem alinhadas? o cano ta descarbonizado?

da uma verificada ai, pois de DT com relaçao original ela deveria manter um bom ritmo sem xoxar

Mostarda_69
22-01-09, 12:47
Não to dizendo q a minha fica xoxa, eu li isso pesquisando no google, em alguns site eles comentam o uso de vela fria pra ela n esquenta demais, e ficar xoxa.. n sei onde li tb, q tinha umas 2 tempos q n sei tb de que marca, que quando ela esquentava viajando o motor trava e apaga.. dp q esfria ela voltava ao normal..

Ta e que fica melhor.. a Original eh uma B8ES, nas RX180 recomenda grau 9, será que uso 9 ou 10??

V0LK0V, como faço pra visualizar as palhetas de torque, e como faço pra saber se estão boas??
O resto ta tinindo, mas as palhetas nunca mexi por n saber como interpretar!!!

V0LK0V
22-01-09, 12:56
usa a 9

sobre as palhetas, tem que tirar o carburador, depois tirar o coletor ai sim vc chega nelas, e so retirar e verificar se estao vedando bem, se nao estao tortas ou quebradas, limpar algum acumulo de sujeira e bem facil de fazer, pois elas ficam entre o cilindro e o coletor

é uma peça barata que faz toda a diferença.

moisespatriarca
22-01-09, 14:56
Obrigado Ivan, achei que a mudança era muito significativa!!! :OK:

sandro_ventania
22-01-09, 17:24
Só que está havendo uma confusão...quanto maior o numero da vela, mais quente ela é!
Vejam:

"O grau térmico de cada tipo de vela é indicado por um número e esse número faz parte da designação das velas Bosch.

Assim como no termômetro, números baixos como 4 e 5 representam velas "frias", ou seja, velas com alta capacidade de dissipação do calor gerado pelo motor - Ex. Ferrari.

Números de mais altos, como 7 e 8 representam velas "quentes", ou seja, velas com baixa capacidade de dissipação do calor gerado pelo motor - Ex. Fusca.

fonte:http://www.bosch.com.br/br/autopecas/produtos/velas/ciencia_grau.htm"

César
22-01-09, 17:43
Da hora não sabinha disso não. É verdade que moto 2t em viajens tinha q levar 2 ou 3 velas que sempre queima uma no meio do caminho?

V0LK0V
22-01-09, 18:32
ATENÇÂO cuidado, por acaso alguem aki usa velas BOSH na motocicleta? porque so vejo VELAS NGK em circulaçao...

NGK quanto maior o numero MAIS FRIA E A VELA


http://www.ngkntk.com.br/direct/images/velas/perg4_tab1.gif

http://www.ngkntk.com.br/direct/p4.html

V0LK0V
22-01-09, 18:34
Sobre queimar vela , CUIDADO TEM ALGO ERRADO COM SUA CARBURAÇÃO, a minha nunca queimou uma vela sequer, eu tenho uma de reserva, mais nunca usei, mantendo o carburador regulado, valvulas de palhetas em ordem e escapamento descarbonizado e nas especificações a vela nao queima

moisespatriarca
22-01-09, 18:40
A Intruder 2008 usa essa marca aqui:

http://www.iberinox.pt/iberinox/?pg=produtos&CID=4&ID=19

NHSP LD B8RC

Mostarda_69
22-01-09, 23:12
Sobre queimar vela , CUIDADO TEM ALGO ERRADO COM SUA CARBURAÇÃO, a minha nunca queimou uma vela sequer, eu tenho uma de reserva, mais nunca usei, mantendo o carburador regulado, valvulas de palhetas em ordem e escapamento descarbonizado e nas especificações a vela nao queima

Concordo.. vela de 2 tempos NUNCA queima.. pra fala a verdade, esses tempos mexi na RD da granja.. a vela original... tava todo comida, n sei como a moto andava, e advinha soh.. 11 anos e 35milkm a vela..

Sobre os GRAUS, a BOScH é um jeito e a NGK é outro.. Ngk = Fria 8-9 Quente 4-5, BOSCH = Fria 4-5 Quente 8-9.. Só uso NGK, por isso nem comentei antes de cada tipo de vela..

V0LK0V
23-01-09, 07:17
exatamente mostarda, provavelmente nao vai achar facil vela bosh pra botar na moto, pois NGK e de otima qualidade e o preço e muito bom

marcelofreitas
23-01-09, 10:16
fala aew mostardinha nas duas viagens de 643km que eu fiz com a tenebrosa fui com a vela de uso padrão e com outra na mochila, e nunca precisei trocar, ela ainda esta funcionado na moto, agora na estrada a motinha naum esquenta de jeito nehum, acredito que aquelas aletas de refriamento(grandes e bem espaçadas) tenham sido muito bem projetadas pq mesmo com o calor infernal do nordeste a bichinha naum esquenta!(digo ela esquenta normal, e olha q eu catuco com vontade!), ou seja o vento da muito bem a conta do recado na resfriação em estradas!, boa sorte e boa viajem!
viagem + DT = diversão garantida!!!!! :OK: :OK: :OK: :OK: :OK:

Mostarda_69
23-01-09, 12:54
Pois olha, eu noto uma enoooooooooorme diferença em anda na cidade e anda na estrada.. Pra ti ter uma ideia, eu pintei o cano da fazer de preto fosco, porem ate vira fosco ele precisa queimar o brilho, na fazer em 20km tava todo fosco.. A Dt eu pintei toda curva, e fiz 150km e ta brilhoso cheio de sujeira, pq ele fica grudenta ate queimar.. ontem que dei uma esguelada na estrada uns 15km dae soh na saida do motor que fico fosco.. se em 150km nem cocegas fez e em 15 de estrada ja queimo, ela esquenta beeeeeeeeeem mais,, :drool: :drool:

marcelofreitas
23-01-09, 13:03
olha depende do transito da sua cidade, pq aqui em Natal anda e para toda hora, toda esquina tem sinail, engarrafamentos e afins, ai sim sinto o vapor subindo do motor, agora na estrada é só alegria!! rss
abração!