PDA

Ver Versão Completa : XTZ 125 2009 - Mais manca e mais cara.



jecastro
29-01-09, 17:31
http://carros.uol.com.br/ultnot/2009/01/29/ult5498u178.jhtm

http://n.i.uol.com.br/carros/images/xtz_125_2009_570.jpg

No início dos anos 80 popularizavam-se no Brasil as motos de uso misto. Modelos como a Yamaha TT 125 recebiam a curiosa classificação de "cidade-campo" em função de sua proposta. Quase 30 anos depois, as nomenclaturas mudaram e as motos, hoje chamadas de trail, continuam fazendo sucesso para quem busca um veículo versátil. Assim como o termo "cidade-campo" caiu em desuso, a Yamaha relegou às suas motos de competição os ruidosos e poluentes motores dois tempos. Assim, a XTZ 125 modelo 2009 recebeu mudanças para atender ao rigoroso Promot 3 (lei que regulamenta a emissão de poluentes por motocicletas e similares), mas sua proposta de uso misto continua a mesma.

CONTENÇÃO
As mudanças para poluir menos resultaram em perda de desempenho. A antiga XTZ 125 (lançada em 2003) oferecia 12,5 cv de potência máxima, já o modelo 2009 produz apenas 10,9 cv a 7.500 rpm. O torque máximo também diminuiu de 1,19 kgfm para 1,11 kgfm a 6.000 rpm. Na prática, ao se pilotar a nova XTZ não se nota tanto a perda de torque, mas se percebe que com a potência menor fica mais difícil manter a velocidade na estrada. No painel, que se manteve inalterado, o velocímetro marcou no máximo 110 km/h -- na descida e com aceleração a toda. Porém, bastava uma subida para o ponteiro começar a cair para 90 km/h, 80 km/h...

Bom lembrar que a XTZ 125 não tem a pretensão de ser uma moto estradeira. Por isso mesmo, na cidade, esse desempenho menor passa despercebido. Além disso, o que se perdeu em potência ganhou-se em economia de combustível -- na estrada teve consumo de 42,3 km/l e nas ruas de São Paulo fez até 37,4 km/l.

PLÁSTICA NO ROSTO, PÉ NA TERRA
Além das adequações à nova lei de emissão de poluentes, o modelo 2009 da XTZ 125 também tem alterações visuais. À primeira vista, nota-se apenas a nova carenagem do farol -- de muito bom gosto e seguindo as linhas de design da linha WR no exterior. As setas também são novas, arredondadas como na sua irmã maior, a Lander XTZ 250. A roupagem e o tanque continuam os mesmos, mas com novos grafismos. Outra pequena mudança foi na proteção do escapamento.

Mas a ciclística permaneceu inalterada. O quadro é do tipo diamante com motor fazendo parte da estrutura. Na dianteira, o garfo telescópico convencional tem 180 mm de curso, assim como a suspensão traseira monoamortecida. Ambas absorvem tranquilamente as irregularidades do piso. Bastante leve, com 103 kg a seco, o conjunto da XTZ 125 merece elogios e encara uma estrada de terra ou a buraqueira do asfalto maltratado das nossas cidades sem transferir ao motociclista as imperfeições do piso.

As rodas, aro 21 na frente e 18 atrás, agora vem calçadas com pneus mais modernos, os Pirelli MT 90 Scorpion A/T de uso misto. O par tem limitações se a intenção for encarar a lama, mas se saem muito bem no asfalto e em terra seca.

O conjunto de freios também permaneceu o mesmo. Na dianteira, a XTZ 125 tem freio a disco de série -- disco de 220 mm de diâmetro com pinça de dois pistões. Na traseira, um tambor de 130 mm. Em função do baixo peso da moto, o sistema de freios dá conta do recado.

Outro ponto positivo para quem é fã de motos trail é a posição de pilotagem. Bastante ereta e com o tanque esguio, o piloto se encaixa na moto e tem total controle para uma aventura mais off-road. Porém o banco estreito, pode se tornar um desconforto para quem passa muitas horas pilotando.

Claro, a XTZ 125 tem suas limitações para trilhas mais pesadas, não apenas em função dos pneus, mas do desempenho que pode comprometer a aventura em subidas mais íngremes. Bom lembrar que esta trail não é uma off-road profissional. Mas atende muito bem a proposta de uso misto -- um modelo para se uso no dia-a-dia e que transite bem no sítio, na praia e por vias não-pavimentadas.

Disponível nas cores azul, preta e vermelha, a XTZ 125 vem em duas versões, ambas com freio a disco na dianteira: a K, com partida a pedal; e a E, com partida elétrica. O preço, apesar das alterações no motor e no visual, aumentou pouco em relação à versão passada: passou de R$ 6.867 para R$ 7.013 na versão K. Já a versão E 2009 sai por 7.817.

Rafa Davidson
29-01-09, 17:34
se a XTZ ficou assim, imagina a STX =/

fabricio_stos
29-01-09, 18:01
Se eu naum me engano, essa noticia saiu em novembro na duas rodas, certo? ou outubro, sei la!

Mas mesmo assim, apesar de tudo isso, ainda sou mais uma XTZ 125 X do q a Titan Jaspion ou Power Rangers ou a Fan que com akele catalisador ficou muito estranha! Se eu naum tivesse a minha TW eu ia de XTZ sem duvidas!

Marcio
29-01-09, 18:16
A XTZ 2009 foi lançada desde novembro e só agora sai no uol carros... eu tenho uma X 2008 e estou totalmente satisfeito com ela...

DOUGLAS 00
30-01-09, 08:46
Adoro a Xtz, porém pagar 8 mil nela é soda...

mantabodyboarder
30-01-09, 09:03
Quem andou na XTZ nova disse que não perdeu em nada pra anterior, durante o uso.

Fora que esses valores são antes da crise, agora a viamar anuncia a XTZ125X k por 5900!

V0LK0V
30-01-09, 09:52
manca por causa do mardido catalizador.

jaba
30-01-09, 11:27
as vezes essa perda de potencia é tão pequena que nem da pra notar

lute
30-01-09, 11:51
Na pratica não se nota nada.... 1,5cv deve dar uma diferença de uns 3km/h na velocidade final...

Também vi na Viamar, e o novo farol dá um ar mais arrojado para a moto... mas nada muito diferente... vcs perceberam que do lado esquerdo agora também tem a tal "luz da infeção" assim como a Factor?!?! É fogo... os caras já preparam a elétrica, só esquecem de botar o "detalhe" da IE... hahaha

E ela fez mais de 40km/L na estrada?? Acho que não enrrolaram tanto o cabo.. hehhe.. se manter uns 90km/h aí sim...

Abraços

Sam_2006
30-01-09, 12:00
Se a Bros vale 9.000...

DOUGLAS 00
30-01-09, 12:39
Quem andou na XTZ nova disse que não perdeu em nada pra anterior, durante o uso.

Fora que esses valores são antes da crise, agora a viamar anuncia a XTZ125X k por 5900!


Aqui na minha cidade me ofereceram uma 08/08 c partida por 8 mil... Se fosse ali pelos 7 eu coemçaria a pensar no caso...

hedertone
30-01-09, 13:10
Na pratica não se nota nada.... 1,5cv deve dar uma diferença de uns 3km/h na velocidade final...

Também vi na Viamar, e o novo farol dá um ar mais arrojado para a moto... mas nada muito diferente... vcs perceberam que do lado esquerdo agora também tem a tal "luz da infeção" assim como a Factor?!?! É fogo... os caras já preparam a elétrica, só esquecem de botar o "detalhe" da IE... hahaha

E ela fez mais de 40km/L na estrada?? Acho que não enrrolaram tanto o cabo.. hehhe.. se manter uns 90km/h aí sim...

Abraços
Se não me engano, essa "luz de injeção" na verdade é responsável por exibir se tem algum problema no sistema elétrico... nada de IE...

Roberval3000
30-01-09, 13:37
Se a Bros vale 9.000...


FAKADA!!
Essas motos 125/150 honda e yamaha tão caras demais, pra piorar são peladaças.
Nao tenho coragem de por mais de R$5500 numa 125.

Mostarda_69
30-01-09, 13:52
Exato.. a luz eh um esquema do bura eletronico.. ela avisa algumas anomalias.. ele q regla lenta, analisa a abertura do acelerador e umas coisa q n lembro.. eh pra isso a luz..

Aqui era 8300 uma xtz 125 E, fora os docs.. queria ve com a crise.. ta pra abri uma concessionária de verdade aqui.. la por final de fevereiro.

hedertone
30-01-09, 14:31
Exato.. a luz eh um esquema do bura eletronico.. ela avisa algumas anomalias.. ele q regla lenta, analisa a abertura do acelerador e umas coisa q n lembro.. eh pra isso a luz..

Aqui era 8300 uma xtz 125 E, fora os docs.. queria ve com a crise.. ta pra abri uma concessionária de verdade aqui.. la por final de fevereiro.
Passou no Jornal da Globo que a Yamaha reduziu a carga horária por conta da crise... deviam reduzir os preços também...
O mesmo para a dona honda careira!

lute
30-01-09, 16:26
Eu sei.. e não são apenas Factor e XTZ que tem esse indicador...

A Dragstar também tem... e é carburada... só não sei se é eletronico...

Não entendo também a diferença de preço entre o modelo K e E... são 800 pilas pela partida elétrica... muito caro...

Abraços

marcelofreitas
30-01-09, 16:52
DT 180 16,6cv > xtz 125 antiga 13cv > xtz nova 10 cv até onde isso vai diminiuir, daqui a pouco vira velociped!
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
abração galera!

fabricio_stos
30-01-09, 17:04
Naum existe comparação enre DT e XTZ mano.

DT - 2T, é uma motorização bem diferente das 4T, ela ganha em potencia e em desempenho só q perde em poluição. É porisso que as motos estão cada vez menos potentes e consequentemente menos poluentes.

Abraços!

P.S.: Pela tabela fipe uma XTZ 125 X K sai por R$ 7.227,00. Não acho caro pela praticidade dessa pequena.

marcelofreitas
30-01-09, 17:30
a ideia naum foi comparar tipos de motores e sim a perda da cavalaria com o passar dos anos!!!!!!
daqui a pouco estaremos pedalando as motos! rsss
e sera classificado assim: quantidade de potencia-foça muscalar da perna do condutor( cavalaria variável )

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk !!!!!!!!!!!!

abração galera!!!!!!!

Christian
30-01-09, 21:42
Foda mesmo esses dados de potência ai.
Custava muito a Yamaha colocar IE ao invés de 300 catalisadores para reduzir a emição de poluentes?
São uns fdm mesmo.

Abraços!

V0LK0V
31-01-09, 18:00
Foda mesmo esses dados de potência ai.
Custava muito a Yamaha colocar IE ao invés de 300 catalisadores para reduzir a emição de poluentes?
São uns fdm mesmo.

Abraços!


tem que botar igual fi, a nova titan tb tem catalisador

persiu
31-01-09, 22:42
Nesta semana que se passou eu estava em uma briga danada para escolher uma cross (125 X 150) e por pouco não fiquei com a XTZ 125 X/K, porém ao chegar na concessionária yamaha, dois vendedores se embananaram todo para responder perguntas simples e além do mais não tinham o preço de venda formado !!! E nem tinha comentado que eu já havia ligado na loja e haviam me passado por telefone o preço de R$6.900, moral da história, o vendedor passou nextel para o gerente perguntando o preço...que responde que era 7.200, sendo assim rebati falando que havia ligado lá um dia antes e haviam me informado 6.900, novamente chamada do gerente via nextel autorizando o preço. Porém como houve essa confiabilidade toda na negociação (desvalorização) ainda na concessionária imaginei isso em uma futura revenda...e desisti na hora da moto !!! :G

Mas ela realmente tá bem agradável de se ver !!! Como não conheço muita coisa fica ai o registro !!! :#