PDA

Ver Versão Completa : Pegar moto no tranco oferece risco ao motor?



Sam_2006
04-02-09, 15:27
Pra mim todas as motos pequenas (até 250) deveriam ter, ALÉM da partida elétrica, partida a pedal, pois assim você não ficaria tanto na dependência da bateria. Eu sinceramente não confio em baterias de moto, descarregam muito fácil. A minha moto tem pedal, e ele já me salvou várias vezes.
Mas para o caso de uma moto que só tenha partida elétrica, eu ouvi dizer que pegar ela na banguela pode danificar o pistão.
Será que tem realmente algum problema?

agm2112
04-02-09, 15:45
não ... pode ligar sem problemas.

brunohcs
04-02-09, 15:54
não ... pode ligar sem problemas.


interessante..!

uma veiz eu tive que fika meses e mais meses ligando minha biz soh na bengala pq o pedal tinha kebrado mahahaha

mas eu axava q fazia mal..

Volverine MF
04-02-09, 15:59
Creio que possa fazer mal para o cambio, afinal, ele recebe um tranco, alias, por aqui isso é conhecido como "dar tranco".

tasmotos
04-02-09, 16:01
Amigos,

Qualquer tentativa de fazer um veiculo automotivo pegar "no tranco" ofereçe riscos sim.
Não só para o motor como par outros componetes como cambio, transmissão, etc. etc.
As pessoas mais experientes tentam minimizar esses riscos tomando certas precauções.
Existem tambem a avaliação do tipo de motor: dois tempos, quatro tempos, com carburador, com injeção eletronica, etc. que gera mais polemica no assunto.
Muitas vezes o problema que pode ser gerado, não é imediato e nem aparente, mas de certa forma vai refletir na vida util do motor.

Atenção:

Amigos, não sou santo e nem puritano, já fiz muitas vezes automoveis e motos pegarem no tranco, e muitas vezes é a unica solução no momento.
O que eu acho é que não se pode fazer de conta que isso é correto e normal e que não ira causar um dano imediato ou futuro no veiculo.
Ou seja temos que ter conhecimento desse riscos...

Abraços

tasmotos

Furious VIPER
04-02-09, 20:52
Já ouvi dizer q fazer pegar no tranco usando a 3ª amrcha é menos prejudicial q a 2ª.. pq o tranco é menor! Será verdade??

sucupira
04-02-09, 20:58
Agora pegar uma banguela de moto, podeeeeeeeee....

BrunoDias
04-02-09, 21:00
bom
se conseguirem fazer o motor pegar na banguela, por favor, me digam como é auehiaehau

mas se for pegar no tranco, da problema sim, mais ainda se tiver injeçao eletronica, pois dizem que desconfigura a injeçao, sei la

Sam_2006
05-02-09, 07:14
"Banguela" é quando você põe a moto numa descida e deixa ela descer por ação da gravidade!

agm2112
05-02-09, 07:43
Creio que possa fazer mal para o cambio, afinal, ele recebe um tranco, alias, por aqui isso é conhecido como "dar tranco".


Pode ser que sim ... mas o simples fato de se andar com a moto, passar em buracos, subir ladeiras, andar e parar no trânsito, também faz mal ao câmbio ... o câmbio só não irá sofrer algum desgaste se a moto ficar parada. Mas câmbio parado não é cambio .. é objeto decorativo ... Filosófico, não ?

MarciON
05-02-09, 07:56
eu acho q tem q deixar a moto em casa, é um perigo sair d casa sem bateria, pode provocar um acidente tentando dar tranco e o dpvat vai subir, nao da conta d manter a moto nao usa, vai d onibus, ou entao vende a moto e pega uma mais barata
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk kkkk

brincadeirinha :D:D:D

intao, eu nao gosto d dar tranco nao, afinal, a moto é pesada d+ e imagina as peças la dentro do motor, sem lubrificação, derrepente elas se movem d uma vez com o tranco
nao q com a partida isso nao aconteça, mas acredito q seja mais suave um pouco

na injeção eletronica ja ouvi falar q pode queimar o módulo, isso procede?

Diego.fcs
05-02-09, 09:19
Vira e mexe eu ligo a bolinha assim, para sair de casa tem uma rampa, é só deixar em 3ª e boa, vc mal tira a mão da embreagem a moto já pega, só dá uma soltada leve na embreagem e já aperta ela novamente, a moto pega sem dar trancos. O que pode danificar é dar tranco com marchas curtas, 1ª por exemplo e em carro marcha ré. Em 3ª não tem erro...

Furious VIPER
05-02-09, 09:22
eu acho q tem q deixar a moto em casa, é um perigo sair d casa sem bateria, pode provocar um acidente tentando dar tranco e o dpvat vai subir, nao da conta d manter a moto nao usa, vai d onibus, ou entao vende a moto e pega uma mais barata

Corretíssimo!!!

MarciON
05-02-09, 09:26
kkkkkkkk =x

allbass
05-02-09, 11:07
Corretíssimo!!!



Esse nao muda;...

jecastro
05-02-09, 11:10
Quando necessário eu uso a 3° marcha, lembro que tanto o pedal de arranque como a partida elétrica dão trancos no motor para fazer pegar. O risco é maior quando se trata de moto com ie e com a bateria completamente arriada pois neste caso ela não tem energia para fazer funcionar o bico injetor.

Christian
05-02-09, 13:49
uma veiz eu tive que fika meses e mais meses ligando minha biz soh na bengala pq o pedal tinha kebrado mahahaha

Tá, mas ai tu tirava a bengala da moto e colocava no lugar do pedal de partida? :drool:
:lol: :lol: :lol:

Não resisti. :P



Mas, porr@, não estou entendendo. ;/
Vocês estão falando de tranco ou banguela?

Tranco, é engatar segunda, ou terceira marcha e com a embreagem acionada, embalar a moto e soltar a embreagem para que a moto ligue.

Banguela é simplesmente soltar a moto no ponto morto (neutro) em uma descida.

Ligar moto na banguela não faz mal nenhum ao motor.

Abraços!

buzato
05-02-09, 14:05
Pegar no tranco ou na banguela quer dizer a mesma coisa, gente !!!!

Fazer pegar no tranco (ou banguela) força o sistema de transmissão, o tanto quanto uma redução de marcha brusca (por ex. de 3ra pra 2nda marcha). O que alivia esta situação é usar marchas mais longas (4ta, 5ta) porque estas farão o motor ter menor aceleração inicial (o famoso tranco), devido a redução do cambio ser também menor.


Agora com i.e a coisa muda mesmo.. e a moto vai sofrer bem mais, pelo simples fato que pra um motor com i.e. funcionar, ele deve ter sua linha de combustível pressurizada antes. Então vc vai ter que dar um tranco bem longo pra primeiro o gerador dar tensão pra bomba de combustível pressurizar, e só então o motor ligar. Nessa pode queimar um componente.

Furious VIPER
05-02-09, 19:50
Pegar no tranco ou na banguela quer dizer a mesma coisa, gente !!!!

Não cara... Pegar no tranco é o q estamos falando aki.
Andar na banguela (e não bengala como o Brunohshchshchsch disse) é aproveitar uma descida e deixar a moto no NEUTRO só aproveitando o embalinho...

buzato
05-02-09, 23:27
Não cara... Pegar no tranco é o q estamos falando aki.
Andar na banguela (e não bengala como o Brunohshchshchsch disse) é aproveitar uma descida e deixar a moto no NEUTRO só aproveitando o embalinho...

:0_0:

mas o titulo do forum fala em PEGAR NA BANGUELA, isto é por a moto na banguela, e dar tranco pra pegar, ou seja , é o famoso PEGAR NO TRANCO.

tudo mesma coisa sim.... andar na banguela (o que vc disse) sim é outra coisa, mas é asuntou de outro topico :P

superkyo
05-02-09, 23:42
Já liguei minha moto "no tranco" 2 vezes, ambas de 3º ( recomendação do meu pai ) o problema era o baixo nivel da agua da bateria, completei e ainda carreguei a bateria na CHUPETA com um carregador q meu pai fez...........

Uma coisa q sempre falam e eu naum vejo é q bateria de moto pequena dura pouco a minha já tem 2 anos e só deu essa arriada, pois a agua baixou e eu deixei a moto parada.........

raulzito rock
06-02-09, 22:41
mizericórdia!!!!!!!!!!!!!!!
uma vez dei um tranco para v se a minha pegava,usando a 1....mas o problema ....maior ...e que ....
depois ...dela não ter pagado ...eu descobri que o fusível tava queimado...

por isso um conselho: antes de expor as motokas a uma sintuação extrema,verifiquem se o problema
não se resolve de maneira mais simples.os pistões agradescem!

ze chico
06-02-09, 23:09
Minha rua é um verdadeiro convite p/ tranco - tremenda ladeira - e tive problemas no eixo
secundário ( rolamento) 2 vezes - parei com o tranco e era só de 2a. marcha, tambem parou o
defeito.

Rogerin
07-02-09, 14:16
o problema é quebrar a chaveta,o magneto trava e da uma canceira arrumar.

Tqf2
07-02-09, 16:08
Dar tranco em motos ou carros é extremamente prejudicail, lógico que ninguém vai ficar na rua por causa da falta de bateria, então.. tranco e bora pra oficina...:P

Minha YBR quebrou um rolamento no eixo do virabrequim por causa de trancos consecutios, foram 15 dias dando em média 6 trancos diário (15 x 6 = 90)

loucura
08-02-09, 20:54
"da problema sim, mais ainda se tiver injeçao eletronica, pois dizem que desconfigura a injeçao"

não prejudica não se você estiver com a marcha engatada e embreagem acionada, o atrito inicial será no disco onde é normal a cada troca. sobre a IE como ja foi dito da problema mas o chip nao é facil de acessar assim nao muito menos com um tranco, sei disso porque eu chipo carros pra outros combustiveis ou performance. pra alterar você vai precisar de um novo modulo e reprogramar o mesmo se for o caso, SOBRE O AQUECIMENTO DE BICOS como foi dito que eu saiba a moto IE não é Diesel pra aquecer bico. é vela normal com centelha,

no caso o problema seria com carros..
Se o seu carro possuir um catalizador, não o faça pegar no tranco por que assim você fará o catalizador esquentar demais e pode vir a derreter, a não ser quando a bateria estiver com carga normal e o defeito seja no próprio motor de partida, ele não estiver virando o motor, aí nesse caso não há outra forma a não ser fazer pegar no tranco, mas também nessa condição não há contra-indicação. fonte http://www.melhorcarro.com.br/dicas-pegar-no-tranco/

loucura
08-02-09, 20:57
Não há nenhuma contra-indicação mecânica em fazer o motor pegar por tranco. Pode ser usada qualquer marcha, de preferência as mais baixas, por produzirem mais rotação no motor nas baixíssimas velocidades de carro empurrado. Motores pegam no tranco até em marcha à ré, se for conveniente por questão de espaço ou se o veículo estiver numa ladeira com a frente voltada para cima.
http://www2.uol.com.br/bestcars/carros/outros/catalisador.jpg
Só não se deve tentar fazer o motor funcionar por tranco se houver algum problema de ignição, pois combustível não-queimado poderá chegar ao catalisador (se tiver) e danificá-lo em poucos quilômetros assim que o motor funcionar. Pela mesma razão, desde a introdução do catalisador (ao lado), no ano-modelo 1992 da maioria dos carros nacionais, não mais se devem utilizar sistemas antifurto que interrompem a ignição, "afogando" o motor.

GuilhermeRS
08-02-09, 21:05
Moto é muito fácil de pegar no tranco, se vc colocar no cavalete e gira a roda com força em 3ª e soltar a embreagem ela pega, jah fiz isso e funciona...

Soh que ela não pega se eu embalar pra trás e soltar a embreagem, acho que é pq o cambio funciona ao contrário...kkkkkkkkkkkkkkk

Pobre motinho...

loucura
08-02-09, 21:19
carro pega de re porque o cambio tem ré e o motor continua girando ao mesmo eixo... a moto não apesar de uma dt um dia montei a eletrica errada e ela andava de ré....

barba
04-02-11, 11:56
Ai galera entrei neste tópico só para fala que prejudica sim ontem de manha dei um tranco em minha xtz e me custou 500,00 reais
pois quebrou a valvula e machucou o pistão tudo porque fiquei com dó de gastar 100,00 reais com uma bateria agora vou ter que comprar a bateria
e as peças que quebrou alem de ficar a pé até uns treis dias

GaúchoPassoFundo
07-02-11, 02:51
Fazer pagar no tranco pode causar um baita tranco no bolso do vivente, isso sim!!! Não tem nada a ver com o "tranco" gerado pelo motor de partida ou pelo pedal de partida como o colega aí falou, pois em ambos os casos o motor de partida e o pedal "tentam" acionar o motor numa rotação CONTROLADA e se não pegar você tenta outra vez partindo do zero. Já ladeira abaixo, quando você solta a embreagem o conjunto todo fica forçando constantemente sob um alto esforço dos componentes e sujeitando o conjunto a altas rotações no caso de ladeira ingreme, e se tiver algum problema de rolamentos baleado ou folga em alguns componentes não estranhe se o pistão sair pelo cano de descarga.

Sei que é um baita pepino, principalmente em motos que não tem pedal de partida, mas se não pegar chame um mecânico, empurre a magrela ou arrume como transpostar até uma oficina.

Dei só um tranco em uma CB 400 81 e foi o suficiente para descobrir que mexer num motor desses sai caro pra burro.

Eduardo Toda
07-02-11, 08:24
Agora pegar uma banguela de moto, podeeeeeeeee....


Também ouvi dizer que não é recomendado "descer"na banguela (alta velocidade) com a moto, ou no neutro ou com a menete da embreagem puxada...

jecastro
13-02-11, 22:15
Ai galera entrei neste tópico só para fala que prejudica sim ontem de manha dei um tranco em minha xtz e me custou 500,00 reais
pois quebrou a valvula e machucou o pistão tudo porque fiquei com dó de gastar 100,00 reais com uma bateria agora vou ter que comprar a bateria
e as peças que quebrou alem de ficar a pé até uns treis dias


Se isto ocorreu é porque além de estar sem bateria a correia do comando de válvula estava fora da posição, se for só bateria e for carburada não tem nenhum risco.

Diego.fcs
13-02-11, 22:38
Ai galera entrei neste tópico só para fala que prejudica sim ontem de manha dei um tranco em minha xtz e me custou 500,00 reais
pois quebrou a valvula e machucou o pistão tudo porque fiquei com dó de gastar 100,00 reais com uma bateria agora vou ter que comprar a bateria
e as peças que quebrou alem de ficar a pé até uns treis dias


Como vc deu esse tranco? Que se vc usar 3ª marcha como citamos anteriormente não tem problemas, o tranco é mínimo...

Irmão
13-02-11, 23:06
Jecastro quem informou a vc que o pedal de partida e motor de arranque
dá um tranco no motor? vc já viu como funciona o sistema de partida?
vc acha que um pequeno motor de arranque teria força pra dá um tranco
se não teivesse uma enorme engrenagem pra fazer o cambio girar suave?
Desculpe mas quem te ensinou ensinou errado. E se a "correia" do comando
tivesse fora do lugar a moto não estaria funcionando antes, e ela só sai com
um tranco muito forte.
Conclusão: Em alguns casos tranco estraga o motor, como no caso do Barba.

NiveaC
14-02-11, 01:55
galera, o tópico é de 2009, apesar das regras dizerem o contrário, não acho ruim upar quando a informação é útil e a dúvida em questão é sempre questionada mas prestem atenção na data antes de responder rsrs

magrao tk
14-02-11, 07:33
Nas carburadas não tem problema se for no caso apenas de falta de bateria, ou até no caso de sair de um lugar que seja a descer, é mais rápido e prático em uma moto com pedal.

Maaaaas, tem de ser feito sempre engatando uma marcha mais alta, uma 4ª ou 5ª. E apenas soltar a embreagem, e quando o motor virar aperta-la de novo. Aí descer pra marcha certa e sair normalmente. Não dá nem pra chamar isso de tranco, já que voce vai simplismente fazer o motor virar quase que na mesma velocidade e quantidade de voltas que um pedal faria.

Não recomendo ''forçar'' uma moto que não tá querendo pegar dando tranco, mesmo dando certo é arriscado, afinal não se sabe o que aconteceu no motor pra ele não ter funcionado do jeito certo.

Nas injetadas não tem nenhum jeitinho, simplismente não pode.

Bandit
14-02-11, 09:19
Acho q deve fazer mal aos componetes da moto... principalmente, qd vc liga a moto Fria, q eh normalmente qd nao se tem bateria, no começo do dia neh... imagina, os componetes, do motor, FRIO, sem Oleo, lubrificando. e vc ainda da um tranco desses :-/

uma vez, fui liga a minha Yes, tava sem bateria... dei tranco (mas nas motos novos, e pequenas) vc empura 2 metros, ela balança um pouko e ta ligada, acho q ai ela nem sofre, mas ai descobri q nao tinha agua nenhuma na bateria, entao eu completei, isso ja tem qs 1 ano.. e ela ta inteira ate hj (eu ando de farol acesso o dia todo, mas pra bate partida, costumo desliga farol e painel, de manha eu coloco no Neutro) :P

Agora a XLX 350R, cara akilo ali e tenso pegar no tranco, antigamente, qd eu peguei ela, ela nao ligava nem no pedal... ai ate no tranco era tenso...