PDA

Ver Versão Completa : Troca de pião da Fazer



NandoRamos
05-02-09, 11:10
Dai galera to com uma duvida o pião da Fazer morreu só que a coroa e a corrente estão em condições boas dai troquei so pião lavei tudo lubrifiquei e fico de boa ,minha Fazer ta com 28.950 km , a do meu sogro aconteceu a mesma coisa só que foi com 30.500 km até onde sei a coroa e que gasta primeiro não entendi o que aconteceu o mexanico disse que da pra andar + - uns 5.000 mil km ainda até lá ja sobro um trocado pro kit novo.

Furious VIPER
05-02-09, 11:26
Boa pergunta... eu nunca sei q eles tem desgastes diferentes.
Só pra esclarecer: não seria o pinhão da Fazer?
Pião é akele brinquedo de criança q fica girando! hehehe

vedovatto3
05-02-09, 11:30
As vezes o pinhão é de material inferior por isso gasta mais rápido.

Na titan o original gastou junto, coloquei um vaz e o pinhão gastou bem antes.

vedovatto3
05-02-09, 11:32
opá me bateu um pensamento agora.

O pinhão da muitas mais voltas doque a coroa, por ele ser menor, ai ele acaba tendo mais uso doque a coroa por isso gasta mais rápido!!! RESOLVIDO :D

NandoRamos
05-02-09, 11:37
Certo professor Pasquali hehe , só esqueci de mencionar que é original o kit gostaria que os outros proprietários de Fazer dessem seus depoimentos.

NandoRamos
05-02-09, 11:39
Tive uma titan e troquei 2 vezes o kit só que a coroa e que gastou primeiro.

Wanderson
05-02-09, 11:40
Então
Pelo menos 3 mecanicos ja me falaram isso
se zoa 1 componente da relação
é IDEAL trocar os 3, devido o desgaste de alguns, a corrente pode nao casar com o Pinhão

NandoRamos
05-02-09, 11:46
O mecanico falou sobre esta hipotese já andei uns 15 km hoje e ta legal se durar mais uns 3.500 km ta beleza ai o cartao de credito vai ta sosegado :OK:

Tqf2
05-02-09, 11:48
Fica tranqulio que é normal isso na Fazer, não me pergunte pq..... :P

MAs todas que eu já ví e que fiquei sabendo que trocaram a relação, o piNHão estava mais gasto do que a coroa..

Normalmente o pessoal da minha cidade está fazendo assim..

Troca somente o piNHão por volta dos 25.000km (antes dele desgastar tudo) e roda com a mesma coroa e corrente ...

Quando a moto chega aos 45.000km troca o kit relação completo.

Tenho uma Fazer 2008 e está com 29.000km e a coroa chega fácil aos 50.000km, mas o piNHão devo trocar lá pelos 33 a 35 mil km


PS: Nos primeiros KM ordados, é normal escutar algum barulho na relação, pois foi trocado somente 1 ítem, mas logo eles se acertam e param de "brigar" ;)

Wanderson
05-02-09, 11:52
Caraca
vou comprar uma fazer
a relação dura tudo isso de KM mesmo?
eu troco da minha moto acho q de 10 em 10 mil
qndo nao dá a marcação mais no quadro elastico eu troco

soh compro da Vaz

tasmotos
05-02-09, 11:59
NandoRamos,

Esse assunto eu discuto a muito tempo.
Antigamente tinhamos o habito e inspecionar separadamente o pinhão a corrente e a coroa, e só trocar o que estivesse realmente detonado. (as peças eram muito caras e dificies de de achar)
Atualmente fala-se em trocar sempre todo o conjunto de transmissão, senão as peças detonadas estragam a nova. (alem de serem bem mais baratas, se acha em qualquer esquina).
Do jeito que a industria anda, colocando o custo em primeiro lugar, deixando a qualidade em segundo plano, acho que devemos voltar a examinar item a item.
Pelo que vi voce rodou 30.000 km, independente de ser uma Yamaha Fazer, acho que esta ótimo para os padrões de média atual.
Tem muita gente que conheço que detona a transmissão antes de 20.000 km.
Se voce trocou o pinhão e vai rodar mais ainda, parabens...

Abraços

tasmotos

Furious VIPER
05-02-09, 12:06
Eu ainda confiro o desgaste dos dentes da coroa e do pinhão... a corrente eu sei q dura pra sempre com as minhas lambuzadas de óleo semanais! hehehe
Vou trocar tudo depois dos 45mil... nem barulho ela não faz ainda... mas prefiro trocar tudo, acho q pelo custo total (90reais num kit top riffel -corrente kmc com retentores + pinhão e coroa riffel), rodando 45mil tá ÓTIMO... qro ver qto dura a outra transmissão.
Agora qto custa uma transmissão BOOOOA pra Fazer? Qto dura o kit completo (NÃO trocando separadamente)??
E trocando separadamente, acaba valendo a pena? pq a coroa vai ter outro desgaste com o pinhão novo, a corrente tb já está "cansada", uma peça nova teoricamente acelera o desgaste das antigas. Então tu troca as antigas e o pinhão q era novo já será meio usado. Hum... confusão, hein?!

NandoRamos
05-02-09, 12:16
Pois é Vurios so fiz isso por dois motivos a relação e a corrente estavam em bom estado e em segundo lugar finaceira achei o custo beneficio muito bom pois paguei 20 reais no pinhão e 5 reais na mão de obra e se aguentar 5.000 mil km vai dar mais ou menos 3 meses pois rodo 1600 km por mês dividindo isto por dia vai em torno de 0,28 centavos por dia.

Furious VIPER
05-02-09, 12:24
Pois é Vurios

Tu começou a escrever Viper e resolveu me chamar de Furious?? Vurious nunca tinha visto! hehe
Depois de ler isso aí fikei "Vurioso"!!! hahaha

Marcio
05-02-09, 12:26
Quais são os sintomas de desgaste dessas peças na moto ??

NandoRamos
05-02-09, 12:30
Eu sabia que tu ia xiar hehe não esquenta cara¨ Furious VIPER ¨

Wanderson
05-02-09, 12:32
Pois é Vurios so fiz isso por dois motivos a relação e a corrente estavam em bom estado e em segundo lugar finaceira achei o custo beneficio muito bom pois paguei 20 reais no pinhão e 5 reais na mão de obra e se aguentar 5.000 mil km vai dar mais ou menos 3 meses pois rodo 1600 km por mês dividindo isto por dia vai em torno de 0,28 centavos por dia.

eh velho
qndo to ao gasto q teve ta blz
agora soh reza pra nao estourar a corrente nesse 3 meses
q ai se vai ver a dor de cabeça
nao eh nem pelo gasto
eh ficar com a moto quebrada na rua e longe de casa

NandoRamos
05-02-09, 12:33
A uns dois dias quando fui arrancar no sinaleiro começou a estralar tipo escapando a corrente dai tirei a tampa do pinhão e vi a encrenca.

NandoRamos
05-02-09, 12:38
Acho que não Wanderson vou verificar constantemente a relação e cuidar mais ainda da lubrificação mais como se diz quem ta na chuva e pra se molhar.

jecastro
05-02-09, 12:39
Pois é Vurios so fiz isso por dois motivos a relação e a corrente estavam em bom estado e em segundo lugar finaceira achei o custo beneficio muito bom pois paguei 20 reais no pinhão e 5 reais na mão de obra e se aguentar 5.000 mil km vai dar mais ou menos 3 meses pois rodo 1600 km por mês dividindo isto por dia vai em torno de 0,28 centavos por dia.


Te cobraram a troca! Na minha eu paguei 16,00 e trocaram na própria loja de graça.

Wanderson
05-02-09, 12:41
Acho que não Wanderson vou verificar constantemente a relação e cuidar mais ainda da lubrificação mais como se diz quem ta na chuva e pra se molhar.

eh da uma olhada sempre cara!
aconteceu isso comigo e nem foi por culpa minha
fui trocar a relação e tava quebrado de grana
e comrpei uma marca muito fuleira
2 meses com a relação me estoura a corrente no meio do nada
me lasquei muito e sem contar o osso de empurrar a moto pelo menos uns 2km
ai qndo tava qse chegando em um mecanico um motoboy parou pra me ajudar
mas eh osso demais moto quebrada na rua

Santo Cristo - Poa
05-02-09, 12:42
é só vc abaixar ficar de joelhos ( de 4) e olhar para o pinhao, se ele estiver meio liso é porque está ruim (hora de trocar, o kit, ou só ele

bom eu troquei todo meu kit com 20.000 km, nao valeria pra min trocar só o pinhão, por isso troquei o kit, que por sinal já andei uns 10.000 com ele, até agora 100%.


Mas o que o colega falou acima está correto, não é necessário trocar o kit , e sim só o que estiver gasto, como no caso o pinhão, depois que gastar o pinhão, sim trocar todo kit

NandoRamos
05-02-09, 12:45
Te cobraram a troca! Na minha eu paguei 16,00 e trocaram na própria loja de graça.


Tinha uma de 15,00 e essa de 20,00 e os 5,00 foi pra coca- cola do mecanico .

RODRIGO_FAN08
05-02-09, 21:09
45.000km com uma relação...puts!!! tenho que rever meus conceitos.....rsrsrs