PDA

Ver Versão Completa : Mountain Biking - Alguém curte?



Rafa Davidson
06-02-09, 14:16
Mountain Bike, traduzido literalmente como Bicicleta de Montanha, é um tipo de bicicleta usado no Mountain Biking, uma modalidade de ciclismo na qual o objetivo é transpor percursos com diversas irregularidades e obstáculos. Em alguns países de lingua latina o esporte é chamado de Bicicleta todo terreno ou BTT (Bicicleta Todo o Terreno). No Brasil é chamado popularmente de Mountain Bike, eventualmente de Ciclismo de Montanha ou Mountain Biking e comumente abreviado como MTB ou esporadicamente como BTT.

O Mountain Bike é praticado em estradas de terra, trilhas de fazendas, trilhas em montanhas e dentro de parques e até na Cidade.

Mountain Bike é um esporte que envolve resistência, destreza e auto-suficiência. Como é comum a prática do esporte em locais isolados, o aspecto de auto-suficiência é importante para que o ciclista consiga realizar pequenos reparos em sua bicicleta.

Equipamento

As bicicletas para mountain bike diferem das bicicletas de estrada em diversos aspectos:

* Usam pneus mais grossos e cardados (com cravos e geralmente acima da largura 1.5"), que absorvem impactos de forma mais eficiente, possuem maior aderência em terrenos enlameados e oferecem maior controle e tração da bicicleta em terrenos acidentados, na areia e na lama.
* Usam amortecedores, na frente, atrás ou dois, um na frente e outro atrás, conhecidas como bikes Full Suspension, para reduzir os impactos sentidos pelo ciclista e permitir maior controle da bicicleta. Não sendo absolutamente necessário o amortecedor central ou traseiro (no quadro da bicicleta), o principal para quem vai começar é o dianteiro, de garfo telescópico ou "double-crown" (dois crown, um embaixo e outro em cima da caixa de direção) ou o normal (um pouco menor que o telescópico).
* Possuem quadros reforçados e mais resistentes, especialmente nas modalidades que incluem saltos e quedas de grandes alturas, mas sem comprometer gradativamente no peso do conjunto;
* O guiador (guidão) é, não necessariamente, mais alto, permitindo uma posição menos inclinada e mais confortável para o ciclista ou também reto, modelo clássico por ser um dos primeiro tipos a serem usados.
* Possuem aros de 26" e 24", em geral 26", em vez dos aros 700 do ciclismo de estrada. Os aros costumam ser de parede dupla, reforçados de modo a evitar deformação nas ultrapassagens de obstaculos. Recentemente está sendo usado também aros de 29" e misturas, como 29" na frente e 26" atrás;
* As relações de marchas são maiores e mais leves tão precisas quanto as bicicletas do ciclismo de estrada. Hoje em dia a quantidade de marchas varia de 21 marchas até 27 marchas. Recentemente também foi adotada a quantidade de 30 marchas.
_______

http://jowettscycles.co.za/files/images/Merida%20Mountain%20Bike%20AM%203000%20D.jpg
http://www.besportier.com/archives/scott-ransom-mountain-bike.JPG

vou voltar a praticar, pegar a trilha da fazenda aqui perto, das 05:00 às 06:00 da manhã nos fins de semana, vou ver se junto alguns amigos.

TorteX
06-02-09, 15:32
Ja peguei muita trilha de bike, ja brinquei muito de bmx, caminhos compridos com speed (caloi 10 uhaeuhaeh)
Ja fiz de tudo possivel com bicicletas, vem de pequeno ja ficar sobre duas rodas eaheauhaehhae

pedrohools
06-02-09, 15:50
com o preço duma bike dessas da pra compra uma cross inteirona ainda e joga no barro e não precisa Pedalaarr!!

Rafa Davidson
06-02-09, 16:24
com o preço duma bike dessas da pra compra uma cross inteirona ainda e joga no barro e não precisa Pedalaarr!!


dá pra montar separado que é bem mais barato e tem baikes que custam menos de 1000, pra quem quer só curtir é uma boa, além de ser saudável e a bike eu já tenho.



Ja peguei muita trilha de bike, ja brinquei muito de bmx, caminhos compridos com speed (caloi 10 uhaeuhaeh)
Ja fiz de tudo possivel com bicicletas, vem de pequeno ja ficar sobre duas rodas eaheauhaehhae


quando eu era moleque tinha uma Caloi Cross hahaha

TorteX
06-02-09, 17:02
dá pra montar separado que é bem mais barato e a bike eu já tenho.

quando eu era moleque tinha uma Caloi Cross hahaha


Caloi cross...meu amigo tinha uma dessa...levinha de tudo com as peças anodizadas!

Rafa Davidson
06-02-09, 17:20
Caloi cross...meu amigo tinha uma dessa...levinha de tudo com as peças anodizadas!


exato, era muito boa e eu não tinha alergia as manoplas =D

o modelo atual dela
http://www.tottalmarketing.com/upload/Cross_bc338f.jpg

• Abraçadeira do selim: alumínio com quick release
• Alavanca de freio: em alumínio
• Aros: em alumínio anodizado preto
• Canote do selim: em alumínio oversize 27.2mm preto
• Corrente: grossa
• Cubo dianteiro: aço preto
• Cubo traseiro: aço preto
• Freio: v-brake
• Garfo/suspensão dianteira: aço carbono oversize
• Guidão: cross com cross bar
• Movimento central: caixa de esferas over
• Movimento de direção: oversize a-headset
• Manopla: plástica
• Pedal: cross em Nylon com refletor
• Pedivela: monobloco com engrenagem 40 dentes preta
• Pneus: 20 x 2.125 Big Cross
• Quadro: em alumínio 6061 T6 com tubo inferior aero super resistente
• Raios: aço
• Roda livre: 20 dentes
• Selim: eclipse arrow com protetor
• Suporte do guidão: oversize a-head em alumínio com 4 parafusos de fixação do guidão
• Tamanho (aro): 20''

Ovelha Negra
06-02-09, 21:05
Amigos,

gosto muito, tenho até uma série de vídeos do pessoal fazendo trial, ando montanha abaixo, e usando bikes de diversos modelos...

http://www.ovelhanegra.com.br/Videos/esporte_bicicleta_inteligente.wmv

Rafa Davidson
06-02-09, 21:17
Amigos,

gosto muito, tenho até uma série de vídeos do pessoal fazendo trial, ando montanha abaixo, e usando bikes de diversos modelos...

http://www.ovelhanegra.com.br/Videos/esporte_bicicleta_inteligente.wmv


muito bom o video uhauhauha

Ovelha Negra
06-02-09, 21:23
Vou ver onde coloquei os vídeos de bikes, mas aqui vai mais um...

http://www.ovelhanegra.com.br/Videos/sportszerubiciklis.mpg

Abraços,

Ovelha

Ovelha Negra
06-02-09, 21:33
Amigos,

realmente na bike se pode aprender o fundamental para se fazer um "born...'

Editando:

desculpem esqueci o link para o vídeo...é que a gente vai ficando velho...

http://www.ovelhanegra.com.br/Videos/burn-velo.wmv

Ovelha

Marcio
06-02-09, 22:00
Eu tenho uma mountain bike e todas as terças e quintas feiras a noite eu saio com um grupo de mais ou menos 80 pessoas pelas ruas do recife.... das 20:30 h até mais ou menos 23:30 h.... nos fins de semana o percurso é off-road... geralmente uma trilha escolhida pessoal. Pra quem não pratica eu recomendo pq é bom pra saúde e pra mente. abraço a todos.

Rafa Davidson
06-02-09, 22:17
Eu tenho uma mountain bike e todas as terças e quintas feiras a noite eu saio com um grupo de mais ou menos 80 pessoas pelas ruas do recife.... das 20:30 h até mais ou menos 23:30 h.... nos fins de semana o percurso é off-road... geralmente uma trilha escolhida pessoal. Pra quem não pratica eu recomendo pq é bom pra saúde e pra mente. abraço a todos.


tô tentando recrutar uns amigos, um já topou, fomos vendo alguns outros que topariam ou não, ae vamos chamar depois.

Huss3f3lt
06-02-09, 23:17
Ah eu praticava Freeride , que é tipo manobras em rampas , gaps e etc, agora faço urban de vez em quando (andar pela cidade , escadas , saltos , e etc.)
Fotos da atual magrela.

http://img13.imageshack.us/img13/1025/a530034ru8.jpg
http://img12.imageshack.us/img12/9895/a530038cr2.jpg

Rafa Davidson
06-02-09, 23:41
massa a roda, lindona, a bike toda, mas essa roda ae ta show, que colocar suspensão na dianteira na minha e trocar os câmbios, mas são meio carinhos os câmbios. :s

Huss3f3lt
06-02-09, 23:54
massa a roda, lindona, a bike toda, mas essa roda ae ta show, que colocar suspensão na dianteira na minha e trocar os câmbios, mas são meio carinhos os câmbios. :s

Pois é cara , se comprar separado fica caro , se der , é um bom negócio comprar a bike já montada.

Rafa Davidson
07-02-09, 00:45
Pois é cara , se comprar separado fica caro , se der , é um bom negócio comprar a bike já montada.


eu tenho a bike, mas o câmbio ta bichado já =/

Stone
08-02-09, 00:45
eu também fazia trilha, tinha uma especialized, era muito boa a byke, pedálavamos todo final de semana, geralmente saía nos sabado de tarde e voltava domingo de tarde, ia uma galera, depois começaram a comprar carro e moto e esqueceram da bicicleta, eu até que queria andar denovo, mas não tem ninguém pra acompanhar
ah, depois eu também tinha uma cross, ó a idéia, um dia fui fazer uma trilha com ela, desci autas pirambera, só o freio trazeiro não dava conta, não deu outra, caí e desci um pedação capotando, quebrei o braço, aí nunca mais fiz trilha

Rafa Davidson
08-02-09, 00:57
eu também fazia trilha, tinha uma especialized, era muito boa a byke, pedálavamos todo final de semana, geralmente saía nos sabado de tarde e voltava domingo de tarde, ia uma galera, depois começaram a comprar carro e moto e esqueceram da bicicleta, eu até que queria andar denovo, mas não tem ninguém pra acompanhar
ah, depois eu também tinha uma cross, ó a idéia, um dia fui fazer uma trilha com ela, desci autas pirambera, só o freio trazeiro não dava conta, não deu outra, caí e desci um pedação capotando, quebrei o braço, aí nunca mais fiz trilha


=/

ixi que putz hein... mas se quiser é só dar ideia na galera, fazer um marketing, falar dos beneficios a saude e coisas do tipo, meu amigo veio aqui hoje e eu mostrei pra ele umas paradas que eu comprei pra minha bike, pneus e câmaras novas e uma suspensão dianteira, mostrei algumas lojas na net e ele ficou bem empolgado, vamo falar com o resto do povo, espero que a maioria aceite. =D