PDA

Ver Versão Completa : Alguém utiliza Linux?



Ramiro
18-02-09, 23:00
http://www.youtube.com/watch?v=mfcAq260olQ

ASSISTA O VIDEO ACIMA! VALE A PENA!
O uso do linux vem crescendo considerávelmente já que as ferramentas gráficas como o KDE e o Gnome vem se difundindo rapidamente tornando o uso mais fácil e rápido.

Alguém utliza linux? Que distribuição?

Estão planejando uma única plataforma linux.

Uma grande dificuldade no desenvolvimento de aplicativos para Linux é a diversidade de distribuições, cada uma com nomes e locais diferentes para programas e bibliotecas. Para eliminar esse problema, o padrão Linux Standard Base (ou LSB, como é mais conhecido) entra agora na fase de teste de sua quarta versão.

A Linux Foundation está convidando os interessados para testar a versão 4.0 beta da especificação LSB. Em seu site, o grupo de trabalho da fundação responsável pela tarefa apresenta cinco metas para os testes. Quem se interessar deve:

* experimentar as novas especificações ;
* testar a compatibilidade de aplicativos com a LSB 4.0. Para isso foi criado o Linux App Checker;
* criar seus próprios aplicativos com auxílio do SDK (kit de desenvolvimento de software) da LSB;
* avaliar a compatibilidade do sistema com a LSB 4.0 e também com o LSB Distribution;
* ajustar aplicativos de acordo com as implementações de exemplo da LSB.

Com suas ferramentas e especificações, a LSB busca aumentar a semelhança --- e portanto a compatibilidade --- entre as centenas de distribuições Linux. A especificação engloba definições claras para programas e bibliotecas. Para as localizações e nomes de diretórios, ela se baseia no padrão FHS (Filesystem Hierarchy Standard), assim como nos padrões já totalmente estabelecidos (desde os anos 1980) POSIX e Single Unix Specification.

Quem obtiver resultados nos testes deve repassá-los à Linux Foundation. Para isso, há uma lista de emails e um canal IRC (irc://irc.freestandards.org/#lsb).

glauber
18-02-09, 23:39
Muito legal o vídeo Ramiro. Coloquei um link para o vídeo e para este tópico no Fórum Ubuntu Linux - PT (http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,46579.0.html). []'s

Ramiro
19-02-09, 00:24
Eu experiementei o Ubuntu, Kurumin e Suse.. destes eu curte mais o Ubuntu.

glauber
19-02-09, 00:33
Eu experiementei o Ubuntu, Kurumin e Suse.. destes eu curte mais o Ubuntu.


Eu uso o Ubuntu (Xubuntu, atualmente) já tem quase três anos. Gosto muito do sistema, supre muito bem minhas necessidades.



Muito legal o vídeo Ramiro. Coloquei um link para o vídeo e para este tópico no Fórum Ubuntu Linux - PT (http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,46579.0.html). []'s


O tópico que eu criei foi trancado pela moderação do fórum porque já há um tópico anterior sobre o vídeo, que pode ser conferido aqui (http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,12763.msg67290.html#msg67290).

Ramiro
19-02-09, 00:35
Eu tentei usar o ubuntu no meu Notebook mas o troço eh uma porcariazinha e tava muito lerdo.. queria um tipo o ubuntu mas mais leve.. tentei instalar um Ubuntulite mas não rolou.. como eh esse Xubuntu?

glauber
19-02-09, 00:48
Eu tentei usar o ubuntu no meu Notebook mas o troço eh uma porcariazinha e tava muito lerdo.. queria um tipo o ubuntu mas mais leve.. tentei instalar um Ubuntulite mas não rolou.. como eh esse Xubuntu?


É uma variante oficial do Ubuntu, com ambiente gráfico XFCE ao invés do GNOME. É mais leve, mas não acho que seja mais leve que o Ubuntulite, até onde sei ele é destinado a servidores, daí a leveza. Com certeza o Xubuntu é bem mais amigável que o Ubuntulite. Baixa a imagem.iso, queima num CD e testa na tua máquina, pode ter uma surpresa positiva: http://www.xubuntu.org/. Eu só volto pro Ubuntu "principal" quanto tiver um note melhorzinho, pro meu atual o Xubuntu tá de bom tamanho. :)

Ramiro
19-02-09, 00:54
To baxando jah... soh ta meio devagar.. 230kb/s daqui uns 40 minutos eu experiemento..

glauber
19-02-09, 01:02
To baxando jah... soh ta meio devagar.. 230kb/s daqui uns 40 minutos eu experiemento..


Acabo de ser corroido por um intenso sentimento de inveja... :G

Wanderson
19-02-09, 08:53
eu uso tb, no trampo e em casa e na facul

tipo em casa, eu usava o debian e o kurumim
nao gostei do ubuntu
nunca me deu vontade de instalar o Slackware ou Suse da vida
logo mais vou correr atras da certificação LPI
usei o Fedora 9.0 ou 8.0 nem lembro mais
muito bom tb

agm2112
19-02-09, 08:54
To baxando jah... soh ta meio devagar.. 230kb/s daqui uns 40 minutos eu experiemento..


230kbps ? Aqui no meu trabalho eu baixo as distros a 2.5mb/s ....

Uso Linux a 7 anos, e foi uma excelente escolha ... No momento uso Mandriva, mas já usei FreeBSD, RedHat, SuSe e Debian. Uso inclusive a trabalho (edição de fotografia e desenvolvimento de software), e me atende perfeitamente.

César
19-02-09, 08:55
Eu não gosto de Linux. Já usei bastante, Ubuntu, Conectiva, slack, etc..., mas hoje prefiro o velho e bom Windows xp.

Wanderson
19-02-09, 08:56
230kbps ? Aqui no meu trabalho eu baixo as distros a 2.5mb/s ....


Caraca
se tem um link de qnto ae???

Eu tenho um aqui no trampo de 2Mb, mas que vem por fibra Optica A banda é 90% garantida e nao chega
acho q nem a 1mb por segundo

Ramiro
19-02-09, 09:02
Caraca
se tem um link de qnto ae???

Eu tenho um aqui no trampo de 2Mb, mas que vem por fibra Optica A banda é 90% garantida e nao chega
acho q nem a 1mb por segundo

Minha conexão eh de 4mb. :D

Wanderson
19-02-09, 09:06
Minha conexão eh de 4mb. :D

Zuado hein Ramiro
Sinto lhe dizer mas eu com meu link de 2mbps em casa faço download nessa velocidade tb!

eu queria saber a do AGm 2.5mb por segundo eh show

Ratazana
19-02-09, 09:24
Já usei Conectiva, Ubuntu (gostava pra caramba), Kurumin - esse foi o melhor, Puppy, Damm Small Linux (muito bom esses dois ultimos)

Mas no momento uso o velho Rwindows Xp, pois a net em casa infelizmente ainda é discada, e usar discada no Linux é suicídio...

MarciON
19-02-09, 10:07
só nao uso linux pq preciso do Photoshop e do Premiere.. nao curti o gimp nao

Rafa Davidson
19-02-09, 10:48
eu uso Kwort, como diz meu amigo devo ser a unica pessoa que usa... uahuhua

agm2112
19-02-09, 11:08
Zuado hein Ramiro
Sinto lhe dizer mas eu com meu link de 2mbps em casa faço download nessa velocidade tb!

eu queria saber a do AGm 2.5mb por segundo eh show


Não sei qual o esquema aqui ... sei que chega uma fibra ótica direto da Impsat, mas não faço idéia de quanto é o link. O DVD do Mandriva 2009 chegou em 45 minutos, vindo de um FTP brasileiro !

Ramiro
19-02-09, 11:13
Curti o Xubuntu cara!!! Bem mais level e bem bom!

glauber
19-02-09, 11:37
Meu link é ADSL de 1mb/s, a minha velocidade de download fica na média dos 100KB/s



Curti o Xubuntu cara!!! Bem mais level e bem bom!


Apesar de sacrificar alguns recursos que se encontra no Ubuntu (sinto falta especialmente do arrastar/soltar do GNOME, que é matador), o ganho em desempenho justifica a escolha. Afinal, os recursos que considero mais importantes no Ubuntu encontro aqui no Xubuntu também.

Rafa Davidson
19-02-09, 11:45
bom é o zenwalk (eu prefiro xfce), mas as versões mais novas não são compativeis com o meu monitor. :s

hedertone
19-02-09, 16:29
Sou usuário linux.

Uso no desktop Ubuntu.
No server do trabalho uso o debian.

Tales Teixeira
19-02-09, 19:58
Bem, acho que uso linux tem uns 10 por aí. Ja usei a maioria das distros. Da mais para menos famosas, mas o que eu curto mesmo é FreeBSD.

Me lembro mais da época do Slackware 8.1(que pra mim foi o melhor), do Red Hat 7.3 e etc.

Como não sou xiita, no desktop uso Windows mesmo por ser mais cômodo.

A fase de compilar tudo "from source" ou "scratch" já passou.... :Q

jeanks
19-02-09, 23:20
Eu usei bastante, comecei com Kurumin, passei pro Slack, usei Ubuntu, Fedora 6( não gostei ), Mandriva 2007 ( tb não gostei ), e o que mais gostei foi o Arch Linux.

O duro que meu antigo PC queimou e montei um com sucata que tinha por aqui, PIII 450 com 128Mb que não roda linux, para Desktop, direito. Até o XFCE fica ruim, e não sou fanático pra usar os outros "leves" da vida não. Se não da pra usar o KDE ou Gnome, não vejo como rodar em um Desktop, sinceramente.

Daí na minha sucata recuperada instalei o Win ME, até que meu cunhado deixou esse dele aqui em casa, que daria pra rodar Linux de boa, mas não é meu, então não vira instalar.
Nisso to faz uns 2 anos sem usar Linux em Desktop.

TorteX
20-02-09, 00:25
AHh...num gosto do linux, so acustumado com a cara de sempre do windows eauhuahuaehu
Meu notebook veio no linux, primeira coisa que eu fiz quando cheguei em casa foi por um xpzão nele aeuhahauhe

agm2112
20-02-09, 09:19
Eu usei bastante, comecei com Kurumin, passei pro Slack, usei Ubuntu, Fedora 6( não gostei ), Mandriva 2007 ( tb não gostei ), e o que mais gostei foi o Arch Linux.

O duro que meu antigo PC queimou e montei um com sucata que tinha por aqui, PIII 450 com 128Mb que não roda linux, para Desktop, direito. Até o XFCE fica ruim, e não sou fanático pra usar os outros "leves" da vida não. Se não da pra usar o KDE ou Gnome, não vejo como rodar em um Desktop, sinceramente.

Daí na minha sucata recuperada instalei o Win ME, até que meu cunhado deixou esse dele aqui em casa, que daria pra rodar Linux de boa, mas não é meu, então não vira instalar.
Nisso to faz uns 2 anos sem usar Linux em Desktop.




A pouco tempo atras eu rodava FreeBSD num servidor doméstico feito com sucata... Pentium 200MMX com 16mb... rodava em modo console, roteador/firewall, Apache e MySQL ... compilei kernel e tudo nele !

Barata
20-02-09, 09:50
tem que usar windows 3.11 !!!!!

Wanderson
20-02-09, 11:18
tem que usar windows 3.11 !!!!!

3.11??
hahahhaha
tenta colocar ele em rede
3.11 workstation
mas nem os caras da nasa conseguem
muito zuado ele

Testador
20-02-09, 11:28
3.11??
hahahhaha
tenta colocar ele em rede
3.11 workstation
mas nem os caras da nasa conseguem
muito zuado ele



Acho que se o cara instala isso o cara nem sabe mecher mais.. ou melhor o cara nem sabe instalar..

Wanderson
20-02-09, 11:31
Acho que se o cara instala isso o cara nem sabe mecher mais.. ou melhor o cara nem sabe instalar..

eu lembro q qndo vc ia instalar
com uma par de disquetes
aparecia a telona azul pra instalar tipo a do xp

BrunoDias
20-02-09, 12:15
a fase de eu querer usar linux passou
prefiro a comodidade windows, mesmo utilizando pirata

a mairia das pessoas q conheço q falam que usam linix, na verdade tem um dual boot e entra no linux so pra tirar uma onda com o amigo bobo haahah

Wanderson
20-02-09, 12:51
a fase de eu querer usar linux passou
prefiro a comodidade windows, mesmo utilizando pirata

a mairia das pessoas q conheço q falam que usam linix, na verdade tem um dual boot e entra no linux so pra tirar uma onda com o amigo bobo haahah

eu usava em dual boot tb
mas pretendo estudar linux e migrar de vez
rs

agm2112
20-02-09, 12:57
eu usava em dual boot tb
mas pretendo estudar linux e migrar de vez
rs



Eu não uso Windows desde 2001 ... já foi tarde. O máximo que tenho é uma instalação básica via Virtualbox pra usar o software da Garmin (GPS).

Rafa Davidson
20-02-09, 13:03
sobre o XFCE ele evoluiu bastante e pra quem usa compiz ele não perde em nada pra KDE e GNOME, mas eu gosto do jeito simples dele.

Dreamlinux XFCE
http://polishlinux.org/reviews/dreamlinux22/dr1.png

uso em dual boot, mas pq jogo alguns jogos online pelo o windows.

Mostarda_69
20-02-09, 19:16
Bah o único contato q tive com linux foi na 6ª e 7ª série do fundamental.. isso em 1999/2000.. era uma coisa muito asquerosa.. era dos pc da escola.. credo tenho pavor ate de pensa.. fiquei com uma impressão muito ruim..

n largo meu XP sp3 nem a pau.. aeheuhaeuhaueue

mas ate q gostaria de aprender, pois muito q usam hje falam dos q usaram antigamente, como eu, q ficaram com uma má impressão..

Poxa, salvar um arquivo de disquete.. abrir outro editar e salvar de novo n se fazia em menos de 1 hora.. (exagerando claro)

glauber
20-02-09, 20:57
a fase de eu querer usar linux passou
prefiro a comodidade windows, mesmo utilizando pirata

a mairia das pessoas q conheço q falam que usam linix, na verdade tem um dual boot e entra no linux so pra tirar uma onda com o amigo bobo haahah


Eu uso o Ubuntu (no momento Xubuntu) exclusivamente em meu PC, sem dual-boot, desde outubro de 2006. :)

jeanks
20-02-09, 23:36
Pois é AGM, servidor caseiro é uma coisa, mas Desktop é outra.

Quer um exemplo? Nem flash do youtube roda direito nessa sucata que montei. Se fosse pra um servidorzinho caseiro até que ela aguentava, mas pra Desktop não.

Já ouvi muito falar do Free e já tive curiosidade de usar, mas nunca tentei. Só sei que "roda até em calculadora" hauah O SO mais "alternativo" que usei foi o OpenSolaris Nevada, que recebi em casa, mas o bicho pedia no minino 700 e poucos de memória, enquanto meu sempronzinho que torrou, tinha só 384. Rodou até, mas muito mal.

Wanderson
20-02-09, 23:43
XFCE nunca usei
eu gosto do KDE de preferencia o 4.0
eu ainda vou migrar tudo pra linux
qndo eu tava usando o debian aqui eu nao consegui configurar o ppoe nele
ai deixei meu modem com a nat habilitada entao nao era necessário configurar
mas começou a dar uns problemas de lowid no emule e desabilitei o firewall do modem adsl
e nada
ai fiquei meio fulo da vida e coloquei o xp
mas com o pc q eu to nem vira por linux
celeron 1ghz onboard com 700 e poko de ram
qndo eu comprar um pc novo vou de linux

jeanks
20-02-09, 23:54
Wanderson, eu não lembro direito, mas pelo que lembro era:

no terminal, como root:

pppoeconf ( pppoeconfig, bah, digita pppoe e aperta tab pra completar )

E faz a configuração de boa como nome de usuário, senha, MTU nem precisa mecher.

no firewall, se tiver habilitado, pra abrir as portas do amule, é:
iptables -F INPUT
iptables -A INPUT -p tcp --dport 4662 -j ACCEPT
iptables -A INPUT -p udp --dport 4665 -j ACCEPT

Aí coloca esses comandos em algum script de inicialização.

Tinha o firestarter, que era tipo uma interface pro iptables, mas nem precisa usar o iptables num desktop com modem roteado, só criar as rotas no modem e já era. Eu usava o modem em bridge, pq não sei pq dava diferença de uns 10kb/s nos downloads, não sei pq, então configurava o iptables pra abrir as portas do amule, do torrent, etc.

Mas se o modem tiver roteado, só configurar o modem certinho, igual tem que fazer no Windows. Senão é configurar o iptables ou então nem usar e deixar tudo arreganhado.

SObre interface, tb não gosto do Xfce, é um Gnome desnutrido. Gostava do KDE, 3.5 foi o ultimo que usei. O 4 nem cheguei a usar.

O bom do KDe é que é parecido com o Win e tem ferramenta de configuração pra quase tudo, ao contrário do Gnome, que de tão simples te obrigava a abrir o terminal pra configurar as coisas na unha. Não é ruim pra quem gosta de fuçar, mas quem só quer usar, digitar um ls no terminal é coisa do milênio passado!!

Wanderson
20-02-09, 23:59
Wanderson, eu não lembro direito, mas pelo que lembro era:

no terminal, como root:

pppoeconf ( pppoeconfig, bah, digita pppoe e aperta tab pra completar )

E faz a configuração de boa como nome de usuário, senha, MTU nem precisa mecher.

no firewall, se tiver habilitado, pra abrir as portas do amule, é:
iptables -F INPUT
iptables -A INPUT -p tcp --dport 4662 -j ACCEPT
iptables -A INPUT -p udp --dport 4665 -j ACCEPT

Aí coloca esses comandos em algum script de inicialização.

Tinha o firestarter, que era tipo uma interface pro iptables, mas nem precisa usar o iptables num desktop com modem roteado, só criar as rotas no modem e já era. Eu usava o modem em bridge, pq não sei pq dava diferença de uns 10kb/s nos downloads, não sei pq, então configurava o iptables pra abrir as portas do amule, do torrent, etc.

Mas se o modem tiver roteado, só configurar o modem certinho, igual tem que fazer no Windows. Senão é configurar o iptables ou então nem usar e deixar tudo arreganhado.

oiiiaa faz alguns meses q nao vejo os comandos do iptables
rsss
saudade deles
preciso voltar a mexer com linux
eu vou ver se rola um tempo legal de instalar o linux aqui
e configurar o ppoe ou habilitar a nat do modem mesmoe ver no q dá

jeanks
21-02-09, 00:04
huah faz mais de um ano que não mexo num terminal.
Eu usava um script que bloqueava port scans, ICMP, etc, mas nem lembro mais como faz isso huahu só o basicão mesmo, abrir e fechar portas.

Vi o post do AGM e tentei instalar o Arch aqui na sucatinha, mas decepção de novo huah sem chance de rodar um linux descente nessa maquina.

Wanderson
21-02-09, 00:09
q legal velho!
eu gosto de linux
tenho na facul
mas facul eh um lixo
vc aprender linux e configurar router ao mesmo tempo eh foda demais

vc na console do linux digita int s0/0 pra subir uma serial na console do linux
e no router digita shutdown -h now (comando q me veio na cabeça de linux)
eh muita coisa ao mesmo tempo
entao vou acabar a facul agora em junho e me dedicar a somente uma coisa

jeanks
21-02-09, 00:15
vc na console do linux digita int s0/0 pra subir uma serial na console do linux

Vixi, essa eu nem conheço.

Do shutdown eu usava o shutdown -r now pra resetar, até descobrir o "reboot" huah

Linux é bom, eu usava só ele na maquina,
queria aprender pra trabalhar nessa área, redes e servidores, que é a que eu gosto. Mas sem faculdade não dá.

Fiz vestiba na estácio de sá mais por causa disso, usa Software Livre, não é Aguanguera da vida que só ensina Microsoft. Mas depois que vi o precinho...huaha

Na UFMS parece que ensinam no software livre, mas nem sei se é, sei que o servidor dele roda o Mandriva.

Vamos ver, só sei que esse papo ta me dando vontade de tentar Linux de novo |:( :G

Wanderson
21-02-09, 00:33
eu quiz dizer q eh tanta coisa ao mesmo tempo
q eu confundo os comandos de router da cisco e digito eles na console
ou no dos
rsss
e digito os comando de linux no router
foi soh uma brincadeirinha boba e sem graça q eu quiz dizer
o comando int s0/0 por ex eh pra habilitar a serial do router
tem o int f0/0 pra subir a fast ethernet
ip route ip add no shut rs
alguns q eu lembro

jeanks
21-02-09, 00:54
Ha ta hauhauh

nem sabia que faculdade era assim. Quero fazer uma pra aprender essas coisas, mesmo que seja tudo ao mesmo tempo, como vc disse.

Valeu!