PDA

Ver Versão Completa : Para os experts no Ubuntu



César
06-03-09, 14:36
Seguinte meu windows deu pau. Não entrou mais. Então meio que na loucura e tipo pensando ah "f***-se! instalei o Ubuntu.
Última chance pra Linux se eu conseguir fazer esse negócio funcionar direito talvez a comunidade Linux ganhe mais um membro. Queria saber algumas coisas. O volume do som é baixo, tenho que por quase no máximo, no windows o som era alto pra kct. Minha placa mãe é Intel D945GNT, no site da intel tem driver só pra Linux Red Hat, Symbian e um outro lá e nd de Ubuntu, o Ubuntu é baseado em que? Segundo, Mesmo escolhendo tipo red hat, ele só tem o driver pra linux x86-64, será que vai rodar num sistema 32 bits? Outra dúvida, como que instalo um pacote .bin? Não achei pelo synaptic e nem pelo adicionar/remover programas vo ter que instalar manualmente
Outra coisa, na internet, quando abro um site pelo firefox as letras aparecem muito pequenas se eu mudo o tamanho da fonte de 16 pra 17, aí fica bom mas zoa toda a página tipo desorganiza algumas seções e amuntua letra de um quadro em cima de outro etc... o firefox é ruimzinho assim mesmo? Porque no Ie aparecia direitinho.
O vídeo, pelo menos nessa última versão do ubuntu reconheceu minha placa de vídeo e deixa numa resolução boa, baixei o driver proprietário da ATI 3D pra o Ubuntu na própria propriedades de vídeo, só que tipo, fica mais lento que no xp, ao rolar as telas dos sites, por exemplo, vai meio preso, tipo aos pulinhos no xp ia mais rápido e "liso". É assim mesmo?

agm2112
06-03-09, 14:43
Nunca vi ubuntu na vida ... mas vc já tentou aumentar o volume pelos vários mixers, como o kmix ou alsamix ?

Pra instalar .bin geralmente é só executar:
chmod +x arquivo.bin --> adiciona permissão de execução
sudo ./arquivo.bin ou ./arquivo.bin --> executa como root ou como usuário

César
06-03-09, 14:46
Isso levando em conta que o arquivo está no desktop? Os mixers já ta td no máx
Outra coisa, pra ver vídeos wmv, instalei tudo quanto é coisa relacionado a multimidia, plugin, o w32codecs, pra conseguir rodar wmv, até roda agora mas antes de reproduzir aparece a mensagem que tem que baixar codecs se coloco sim nd acontece. Mas reproduz o vídeo, beeem lento.

agm2112
06-03-09, 14:54
Isso levando em conta que o arquivo está no desktop? Os mixers já ta td no máx
Outra coisa, pra ver vídeos wmv, instalei tudo quanto é coisa relacionado a multimidia, plugin, o w32codecs, pra conseguir rodar wmv, até roda agora mas antes de reproduzir aparece a mensagem que tem que baixar codecs se coloco sim nd acontece. Mas reproduz o vídeo, beeem lento.


Não sei como é no Ubuntu, mas seu Desktop deve ficar em ~/Desktop ...

Instala o mplayer e o smplayer e seja feliz !

Rafa Davidson
06-03-09, 14:58
sobre o firefox, acho que no icewaesel fica melhor.

César
06-03-09, 15:00
Não sei como é no Ubuntu, mas seu Desktop deve ficar em ~/Desktop ...

Instala o mplayer e o smplayer e seja feliz !


Então pra ver esses vídeos abre pelo Totem, só que o vídeo ficava tipo como "piscando", aí achei na net um tutorial pra tirar esse problema configurando a saída de vídeo do firefox de auto para xwindow alguma coisa assim só sei que fiz e parou de piscar mas agora fica leeeento...... Será que por esse mplayer vai rodar + rápido?

agm2112
06-03-09, 15:24
Então pra ver esses vídeos abre pelo Totem, só que o vídeo ficava tipo como "piscando", aí achei na net um tutorial pra tirar esse problema configurando a saída de vídeo do firefox de auto para xwindow alguma coisa assim só sei que fiz e parou de piscar mas agora fica leeeento...... Será que por esse mplayer vai rodar + rápido?


mplayer é o player mais rápido do oeste ... e é ... húngaro.

http://www.mplayerhq.hu/design7/news.html

ramirobs
06-03-09, 16:30
mplayer é o player mais rápido do oeste ... e é ... húngaro.

http://www.mplayerhq.hu/design7/news.html


O VLC também é muito bom... roda tudo..

Barata
06-03-09, 16:46
Experts no umbunto? galo mesmo é quem fizer a rede do note da Dell funcionar nele! hehehehehehehehe

ramirobs
06-03-09, 16:54
Experts no umbunto?  galo mesmo é quem fizer a rede do note da Dell funcionar nele! hehehehehehehehe


Eu fiz funcionar por 10 minutos!

silverfox
06-03-09, 16:55
a minha intel do notebook funcionou blz

Barata
06-03-09, 17:35
os dez minutos foram pior do que não funcionar! foi só pra dar o gostinho!!!!

lagreca
06-03-09, 18:38
Gosto muito do VLC, mas para mim não toca RMVB, pelo que li no site oficial realmente não tem suporte, por isso uso mais o mplayer, o bicho é rapido,

Alguem consegui RMVB no vlc?

César
06-03-09, 20:07
Esse Mplayer é muito bom roda meus vídeos wmv direitinho e rápido que nem o xp o problema é que o vídeo não fica em tela cheia, selecionando tela cheia pelo menu a tela fica preta e o vídeo em tamanho normal sendo exibido no meio.
Outra coisa to organizando minhas coisas aqui tipo alguns vídeos quero mover pra uma pasta, no xp seleciono eles e clico com o botão direito do mouse e posso escolher entre copiar ou mover, e no Linux, como faço? Pq só dá pra clicar e arrastar e ele move.

silverfox
06-03-09, 20:22
o ubuntu nao tinha um negocio, que detectava os codecs q precisa e baixava automatico quando fosse rodar o video?

César
06-03-09, 20:26
Pra alguns codecs funcionou pra outros não

ramirobs
06-03-09, 20:52
Pra alguns codecs funcionou pra outros não

VLC funciona tudo.. menos RMVB..

Vai no terminal e digita:


sudo apt-get update
sudo apt-get install vlc vlc-plugin-esd mozilla-plugin-vlc

lagreca
06-03-09, 21:39
Esse Mplayer é muito bom roda meus vídeos wmv direitinho e rápido que nem o xp o problema é que o vídeo não fica em tela cheia, selecionando tela cheia pelo menu a tela fica preta e o vídeo em tamanho normal sendo exibido no meio.
Para o mplayer não ficar em tela cheia deve estar com driver zuado,

Vai em preferences> Aba video . Muda para X11/Xv,  e reinicia o mplayer.
Ao menos aqui em casa é assim que eu uso.

César
06-03-09, 22:54
Para o mplayer não ficar em tela cheia deve estar com driver zuado,

Vai em preferences> Aba video . Muda para X11/Xv, e reinicia o mplayer.
Ao menos aqui em casa é assim que eu uso.


Lagreca, com essa conf o vídeo fica piscando voltei pra o que tava X11 (XImage/Shm)
[hr]Mensagem unida: Sex 06 Mar 2009 22:58:30 BRT[hr]
Show o VLC agora roda blza e em tela cheia tbém no começo o video piscava mas mudei o video output mode pra X11 aí resolveu
Só é uma pena pelo que eu to percebendo o desempenho de vídeo no Linux é inferior ao que eu tinha no xp, no xp parece que o vídeo rodava mais suave, com mais quadros, no linux roda as vezes dando umas travadinhas ou passando a impressão de estar com menos quadros, vai ver que é por causa dos drivers da minha placa de vídeo que deve ser optimizado pra windows. Mas dá pra assistir.
[hr]Mensagem unida: 1236394836[hr]
Pow, fiz uns negócios seguindo aqui https://help.ubuntu.com/community/RadeonDriver que melhorou o vídeo as páginas do firefox rolam agora melhor acho q consegui utilizar minha pl de vídeo
[hr]Mensagem unida: 1236396908[hr]
Ah, e como que eu entro como root? Pq fui instalar o google earth e descobri que o usoário que criei pra mim não é root

Tales Teixeira
07-03-09, 09:44
Ah, e como que eu entro como root? Pq fui instalar o google earth e descobri que o usoário que criei pra mim não é root

sudo su -

E digite a senha de root.

gibaa
07-03-09, 10:05
tb pode ser

#sudo -i

César
07-03-09, 12:30
Eu queria instala o Google earth. Pra isso tive que instalar os drivers da minha pl de vídeo, ATI Radeon X1600 pro, busquei na net e varei a madrugada digitando um monte de comando sudo por fim parece que consegui, tipo a verificação dá certo, no terminal digitando:

cesar@CeleronD:~$ glxinfo | grep vendor
server glx vendor string: SGI
client glx vendor string: SGI
OpenGL vendor string: ATI Technologies Inc.
cesar@CeleronD:~$

Depois instalei o google earth tbém pelo terminal mas ele abre, e logo fecha, quando aparece o globo, e parece que o driver pra ati tem bug, pq quando rodo algo que use 3D Opengl tipo proteção de tela Opengl 3d fica piscando. Isso porque os efeitos visuais da aparência no Ubuntu tão ligados, se desligo não pisca na proteção de tela mas não entra no google earth do mesmo jeito

Eu instalei o google earth por um site que instruiu a dar os seguintes comandos:

sudo wget http://www.medibuntu.org/sources.list.d/intrepid.list -O /etc/apt/sources.list.d/medibuntu.list

sudo aptitude update

sudo aptitude install medibuntu-keyring

sudo aptitude update

sudo aptitude install googleearth-4.3

A instalação ocorreu normalmente, mas não consigo inicializar o programa. Quando clico no ícone do Google Earth aparecem duas janelas em sequência:

A primeira diz:
Não foi possível criar o diretório: /root/.googleearth/Cache

Clico em Ok e aparece a segunda janela que diz:
O Google Earth não pôde gravar no cache atual nem no local do arquivo myplaces. Os valores serão definidos da seguinte maneira:
Caminho de Meus lugares: "/home/fluizp/.googleearth"
Caminho do cache: "/home/fluizp/.googleearth/Cache"

Clico em Ok novamente e em seguida o programa começa a ser carregado, e quando finalmente aparece a tela de entrada do programa ela desaparece instantaneamente.

Tentei logar como root e instalar lá, não dá os erros do cache mas o google earth fecha do mesmo jeito na hr q aparece o globo. E pq as coisas que instalo com meu user com comando sudo não aparece na minha seção de root e vice versa?