PDA

Ver Versão Completa : Ubuntu Ou Mandriva?



Eduardo_
17-03-09, 08:47
pra quem quer se livrar do Windows (em parte...) qual distro usar?
to usando o Ubuntu mas to balançado pelo Mandriva... alguem recomenda algo?

agm2112
17-03-09, 09:10
pra quem quer se livrar do Windows (em parte...) qual distro usar?
to usando o Ubuntu mas to balançado pelo Mandriva... alguem recomenda algo?


Tanto faz... o que importa é que seja Unix. Eu uso Mandriva (Mandrake) desde os anos 90...

MarciON
17-03-09, 11:03
galera
eu to kerendo testar um sistema desses
maaasss, preciso d um bom editor de vídeo e um bom editor de fotos
oq sugerem?

uso no Windows XP o Adobe Premiere Pro 2.0 e o Photoshop CS3
ja ouvi falar do Gimp, maas porem não sei se ele me dará todos os recursos q preciso, como ja tenho no Photoshop
e tbem ja ouvi falar da makina virtual q instala dentro do Linux pra rodar um Windows com os programas la dentro..
iai, q saídas eu tenho se kiser partir pro Linux?

agm2112
17-03-09, 11:09
galera
eu to kerendo testar um sistema desses
maaasss, preciso d um bom editor de vídeo e um bom editor de fotos
oq sugerem?

uso no Windows XP o Adobe Premiere Pro 2.0 e o Photoshop CS3
ja ouvi falar do Gimp, maas porem não sei se ele me dará todos os recursos q preciso, como ja tenho no Photoshop
e tbem ja ouvi falar da makina virtual q instala dentro do Linux pra rodar um Windows com os programas la dentro..
iai, q saídas eu tenho se kiser partir pro Linux?


Pra fotos não uso photoshop a anos... só uso Gimp e Krita. Pra video quase nunca fiz nada, mas existem vários, como o Cinelerra ou KDEnlive.

Pode instalar o Windows usando o Virtualbox, Qemu (os 2 grátis), ou o VMWare. Todos funcionam muito bem, mas hoje em dia não uso Windows pra mais nada.

MarciON
17-03-09, 11:23
Pra fotos não uso photoshop a anos... só uso Gimp e Krita. Pra video quase nunca fiz nada, mas existem vários, como o Cinelerra ou KDEnlive.

Pode instalar o Windows usando o Virtualbox, Qemu (os 2 grátis), ou o VMWare. Todos funcionam muito bem, mas hoje em dia não uso Windows pra mais nada.


intao, mas é q em foto pelo menos a minha produção digamos q é em grande escala
hehehehe
toda semana sai pelo menos 2 ediçoes d albuns fechados, daí tem q ser completinho

Wanderson
17-03-09, 16:54
Nao curti o gimp nao
eu uso o Debian
acho dahora

Du_Modders
17-03-09, 19:03
intao, mas é q em foto pelo menos a minha produção digamos q é em grande escala
hehehehe
toda semana sai pelo menos 2 ediçoes d albuns fechados, daí tem q ser completinho


Então Marcion...faz que nem eu...uso o ubunto...mas pra fazer os projetos preciso do AutoCad que não tem pra linux...aí volto pro windows né...fazer o que...:D

Flw...!!! :f

Tales Teixeira
18-03-09, 21:52
pra quem quer se livrar do Windows (em parte...) qual distro usar?
to usando o Ubuntu mas to balançado pelo Mandriva... alguem recomenda algo?

Eu prefiro Ubuntu. Quero lhe perguntar uma coisa....

Por que você quer se livrar do Windows?

redinjf
19-03-09, 00:19
Cara, dos dois, eu ficaria com o Ubuntu.
Não consegui me adaptar ao Mandriva (Nem aos antigos Mandrake e Conectiva)
Já Debian e suas Distro-based, eu adaptei facilmente.
:D
Cara, se tu curte jogo ou aplicativos que não têm pra linux ainda, mantenha o Windows.
Até a poco tempo atraz (quando eu só tinha HD de 80GB) deixava 10GB pra Linux.
Agora que eu comprei outro HD (250 GB) não deixei sequer 5GB pra Linux. Mas pretendo voltar a usá-lo assim que possível.
A propósito, você que já usou Ubuntu, que tal testar agora o Debian? Shooow de distribuição.
Bom, se tu tem muita paciência, parte pro Slackware :D

glauber
19-03-09, 01:02
galera
eu to kerendo testar um sistema desses
maaasss, preciso d um bom editor de vídeo e um bom editor de fotos
oq sugerem?

uso no Windows XP o Adobe Premiere Pro 2.0 e o Photoshop CS3
ja ouvi falar do Gimp, maas porem não sei se ele me dará todos os recursos q preciso, como ja tenho no Photoshop
e tbem ja ouvi falar da makina virtual q instala dentro do Linux pra rodar um Windows com os programas la dentro..
iai, q saídas eu tenho se kiser partir pro Linux?


Talvez tu queria conferir o Ubuntu Studio (http://ubuntustudio.org/) (clica no nome para ir à homepage).

Eduardo_
19-03-09, 12:39
Cara, dos dois, eu ficaria com o Ubuntu.
Não consegui me adaptar ao Mandriva (Nem aos antigos Mandrake e Conectiva)
Já Debian e suas Distro-based, eu adaptei facilmente.
:D
Cara, se tu curte jogo ou aplicativos que não têm pra linux ainda, mantenha o Windows.
Até a poco tempo atraz (quando eu só tinha HD de 80GB) deixava 10GB pra Linux.
Agora que eu comprei outro HD (250 GB) não deixei sequer 5GB pra Linux. Mas pretendo voltar a usá-lo assim que  possível.
A propósito, você que já usou Ubuntu, que tal testar agora o Debian? Shooow de distribuição.
Bom, se tu tem muita paciência, parte pro Slackware :D


Dizem que ele é meio complicado de instalar, mas vou baixar e testar ele na maquina virtual! =D
vou usar o Windows só pra imprimir algumas coisas pois além do Ubuntu (não sei porque raios) não imprime frente e verso (tenho uma HP LaserJet P1005) só quer imiprmir na melhor qualidade... prefiro ter esse trabalhão todinho de ter ir pro windows pra imprmir do que ter que ficar brigando com uma cambada de virus e outras coisas...

redinjf
19-03-09, 12:57
Dizem que ele é meio complicado de instalar, mas vou baixar e testar ele na maquina virtual! =D
vou usar o Windows só pra imprimir algumas coisas pois além do Ubuntu (não sei porque raios) não imprime frente e verso (tenho uma HP LaserJet P1005) só quer imiprmir na melhor qualidade... prefiro ter esse trabalhão todinho de ter ir pro windows pra imprmir do que ter que ficar brigando com uma cambada de virus e outras coisas...


Cara, o lance da impressora é configuração. Um dos problemas que eu enfrentei foi isso, dificuldade de drivers, seja USB (mp4, celular e etc) e LPT (impressoras).
Quando ao Slackware, sim, ele é bem complicado, não só de instalar, mas de usar no dia-a-dia. Nas distribuições Debian-based, ao instalar um pacote, usa-se apenas o comando "su dpkg -i pacote.deb", já no Slackware, a coisa é mais complicada (não só para instalar, mas para usá-lo também) tem que fazer o pacote, compilar, checar se há alguma dependência de biblioteca e tals.
O que pesou para eu ter deixado de lado o Ubuntu e partido pro Debian foi justamente o lance de configurações. O debian possui maior recurso quanto à isso, mesmo que, para isso, eu tivesse que usar pacotes unstable ou os testing. Considerando somente os stable, o Debian possui um maior leque de coisas que o Ubuntu. :D
Eu tinha que usar Linux (Ubuntu) e Windows justamente por isso, as vezes precisava de um aplicativo que eu não tinha no Lnx instalado ainda e não tinha tempo de procurar. Além dos Jogos (infelizmente o cedega não fica bom pra emular isso, o uso do processador ficava constante em 99%) =/

[]'s ae Eduardo_

César
19-03-09, 13:29
Tenho o Ubuntu no meu outro micro e ele tem alguns problemas de incompatibilidade, por exemplo, ele não detectou corretamente meu monitor na instalação , instalou um driver genérico que só permite no máx 800x600. Fora alguns problemas de incompatibilidade no Firefox. Existem sites que, só podem ser acessador pelo IE, mesmo instalando aqueles plugins do firefox e o w32codecs não funciona, este site por exemplo http://www.fleury.com.br/aulas_multimidia/videos/010_fleury_surdez/video.htm pelo Ubuntu até abre o flash do lado direito mas o vídeo do lado esquerdo não funciona de jeito nenhum, já no meu pc com windows xp funciona normalmente.

Eduardo_
19-03-09, 13:29
eu falava complicado pra instalar era o Debian mesmo, to baixando aqui esse http://cdimage.debian.org/debian-cd/5.0.0/multi-arch/iso-dvd/
que é o tal do "multi arquitetura"... vamos ver no que dá!

redinjf
19-03-09, 14:42
eu falava complicado pra instalar era o Debian mesmo, to baixando aqui esse http://cdimage.debian.org/debian-cd/5.0.0/multi-arch/iso-dvd/
que é o tal do "multi arquitetura"... vamos ver no que dá!

O difícil do Debian na instalação é porque ele deixa tudo na sua mão.
Mas depois de instalado, é só moleza :D



Tenho o Ubuntu no meu outro micro e ele tem alguns problemas de incompatibilidade, por exemplo, ele não detectou corretamente meu monitor na instalação , instalou um driver genérico que só permite no máx 800x600. Fora alguns problemas de incompatibilidade no Firefox. Existem sites que, só podem ser acessador pelo IE, mesmo instalando aqueles plugins do firefox e o w32codecs não funciona, este site por exemplo http://www.fleury.com.br/aulas_multimidia/videos/010_fleury_surdez/video.htm pelo Ubuntu até abre o flash do lado direito mas o vídeo do lado esquerdo não funciona de jeito nenhum, já no meu pc com windows xp funciona normalmente.


O meu monitor aqui ficou reconhecido como genérico tb, o vídeo que deu um trabalhozinho pra instalar mas, depois ficou certinho, funcionano na resolução máxima do monitor. Se sua placa de vídeo tiver desconfigurada, pode ser esse o motivo da resolução máxima ser 800x600.
Caso o chipset da sua VGA for NVidia, pega o driver atual no site, mata o X (interface gráfica), remove todos os pacotes relacionados com nvidia* e manda instalar. Deixa a net on, pq se precisar de alguma dependência, ele já puxa automaticamente. Ou então, vocÊ ainda tem recurso como o apt-get ou aptitude :D
Realmente o firefox no ubuntu as vezes fica de graça com alguns sites. Eu custei pra fazê-lo funcionar mas pelo menos valeu a pena, os site que eu acessava, todos funcionavam.
Linux é paciência e persistência.
Qualquer dúvida, procura no Vivaolinux. Lá tu acha solução para a maioria dos problemas.
[]'s

Ovelha Negra
25-03-09, 22:40
http://www.ovelhanegra.com.br/Avulsas/linux.jpg