PDA

Ver Versão Completa : oq acontece de errado pra um pistão furar?



marcelofreitas
06-04-09, 22:23
vi o mecanico falando que um pistão furou, oq aconteceu de errado?

Adriano CG bolinha
06-04-09, 23:25
pelo que "dizem" é coisa de ficar estourando (pré-ignição)com a moto pode causar isso mais nunca vi um pistão realmente furado ja vi rachado e com a biela destruida mais furado mesmo nunca ... dificil de acontecer em quem anda de boa eim

redinjf
06-04-09, 23:39
Eu já ouvi casos de Motor quente demais (esquentou demais, fundiu e o pistão...bom, nem precisa falar), Mistura Pobre (mistura pobre aumenta a temperatura do motor) e Centelha muito forte :D

buzato
07-04-09, 00:42
Eu já ouvi casos de Motor quente demais (esquentou demais, fundiu e o pistão...bom, nem precisa falar), Mistura Pobre (mistura pobre aumenta a temperatura do motor) e Centelha muito forte :D


centelha forte É LENDA. :-/

Ivan RJ
07-04-09, 01:15
Furo na cabeça do pistão é provável que a causa seja por mistura excessivamente pobre. Se isso ocorrer na estrada tem um jeitinho de consertar para tentar chegar em uma cidade próxima. Um grande abraço a todos os irmãos.

j_antunes
07-04-09, 01:59
Pode ter sido tiro.

Mostarda_69
07-04-09, 07:40
Ivan, esse jeitinho uma vez vi num relato de viagem, acho q no site do inema. Quase não acreditei, é fantastico a garra dos motorzinho!!!

casali
07-04-09, 09:14
Mistura pobre, falta de combustível

Tqf2
07-04-09, 10:08
Furo na cabeça do pistão é provável que a causa seja por mistura excessivamente pobre. Se isso ocorrer na estrada tem um jeitinho de consertar para tentar chegar em uma cidade próxima. Um grande abraço a todos os irmãos.





Ivan, esse jeitinho uma vez vi num relato de viagem, acho q no site do inema. Quase não acreditei, é fantastico a garra dos motorzinho!!!


O que seria esse jeitinho......?

Tampar com o que ?

Saurus
07-04-09, 10:19
Mistura pobre. A pré-ignição (batida de pino) não causa furo no pistão mas sim empenamento de bielas e danifica pino de biela, batida de saia de pistão.

redinjf
08-04-09, 03:48
centelha forte É LENDA. :-/


Por isso q eu falei "ouvi casos" :D
Eu já vi motor fundido por mistura pobre e água no motor, mas a centelha foi o que me falaram...
Falaram isso referente ao povo que usa amplificador de centelha e que por isso, correria risco de derreter o pistão =)

RODRIGO_FAN08
08-04-09, 07:25
Mistura pobre, falta de combustível


exato...

Twister
08-04-09, 10:07
Deu falta em alta rotação = Pistão furado,

aqui é normal entre as Titans 200cc que usam gasolina e carburadores mal regulados (oficinas de fundo de quintal) o motor esquenta demais, da falta de combustivel e tchau...

por esse motivo que muitas das motos mexidas são notadas por ai, dando exesso em baixa rotação, exesso em baixa pra não dar falta em alta... caso da minha moto no alcool

Ivan RJ
08-04-09, 10:39
Tqf2, o jeitinho é tampar o furo com um parafuso que podemos tirar da moto, que não faça falta, como o parafuso da placa. Podemos amarrar a placa com um pedacinho de arame ou até barbante. Essa gambi era muito usada nas motos de 2T, mas é para ser usada em distâncias curtas, pois, a diferença de material do pistão em relação ao parafuso faz com que o calor se concentre na cabeça do parafuso e depois de algum tempo o furo aumenta mais ainda. Tirinho não fura pistão, empena as válvulas. A gasolina não serve apenas para fazer o motor funcionar, também serve para refrigerar o motor, logo, a mistura muito pobre é a causa absoluta do furo na cabeça do pistão. Antigamente, nas motos 2T, quando viajávamos, usávamos velas mais frias para evitar o travamento do motor e um tombo por conseqüência, mas também para não corrermos o risco de furar o pistão na estrada. Bom é isso aí, qualquer coisa diferente eu desconheço, mas afinal estamos em um fórum para aprender diariamente. Um grande abraço a todos os irmãos.

PS: Excelente tópico, parabéns Marcelo.

buzato
08-04-09, 11:05
Por isso q eu falei "ouvi casos" :D
Eu já vi motor fundido por mistura pobre e água no motor, mas a centelha foi o que me falaram...
Falaram isso referente ao povo que usa amplificador de centelha e que por isso, correria risco de derreter o pistão =)



Por isso que já tratei de falar que é lenda, pra que isso não se difunda. Um cara que chega a uma conclusão dessas ao analisar um motor com pistão quebrado com certeza o faz pra se excluir da culpa de ter furado o pistão. Então joga culkpa no equipamento de ignição, o dono do carro fica puto , se arrepende de ter instalado a ignição, e volta a fazer serviço com o mecanico. E o mecanico dessa vez manda forjar, vende pistões, ganha mais dinheiro em cima, etc etc etc. Entendeu como é ?

Eu uso uma ignição de 60.000V da cm racing no meu carro, e a mesma só traz melhoria no mesmo, acaba com a carbonização, dá mais torque e potencia, e o carro fica mais economico. E nada de pistão furado. :lol:

a ignição é uma destas: http://www.mercadolivre.com.br/jm/item?site=MLB&id=92347651
abraço

marcelofreitas
08-04-09, 11:12
obrigado ivan, agora me tira uma duvida, pq uma vela mais fria diminiui as chancer de um travamento no motor?

Stone
08-04-09, 23:38
não sei explicar direito, mas a vela sendo mais fria, ela dissipa mais o calor e assim diminuindo o calor da câmara de combustão

outra causa comum de furo em pistão é a quabra de uma válvula (motos 4T)
geralmente quando a válvula quebra na parte debaixo ela cai lá dentro e destrói tudo que tem direito
quando ela quebra na parte superior, ela cai lá dentro mais não chega a sair completamente do guia, aí geralmente só entorta a válvula e quebra o guia
[hr]Mensagem unida: 1239244773[hr]
não sei explicar direito, mas a vela sendo mais fria, ela dissipa mais o calor e assim diminuindo o calor da câmara de combustão

outra causa comum de furo em pistão é a quabra de uma válvula (motos 4T)
geralmente quando a válvula quebra na parte debaixo ela cai lá dentro e destrói tudo que tem direito
quando ela quebra na parte superior, ela cai lá dentro mais não chega a sair completamente do guia, aí geralmente só entorta a válvula e quebra o guia

Ivan RJ
09-04-09, 01:50
Marcelo, o Stone respondeu por mim perfeitamente, melhor do que eu. Se ele permitir eu só assino embaixo das explicações dele. O motor irá trabalhar abaixo da temperatura crítica. Sem mais nada a dizer. Um grande abraço a todos os irmãos.

jjacob
09-04-09, 07:25
A gasolina que que entra no motor esta fria, então ela ajuda muito a refrigerar o interior do cilindro, mas quando não entra gasolina suficiente cada explosão que acontece alcança uma temperatura muito alta conseguindo derreter e retirar um pequena camada da cabeça do pistão, e essa camada que vai sendo retirada vai afinado a parede do pistão logo abaixo da vela ate formar um buraco que fura a cabeça do pistão.

Se o motor estiver com a mistura muito pobre ele pode aquecer a tal temperatura que nem precisa de faisca, para a mistura ar+gasolina detonar, basta aperta-la um pouquinho que já detona, dai resulta em pre-ignição e da merda.

Vela é uma grande responsavel por pegar o calor do interior do cilindro, transmitir pelo seu corpo de ceramica e joga-lo ao ar, por isso existem os graus de vela, uma vela B5 não retira tanto calor do interiro do cilindro quanto uma B9 por exemplo.

Quando se coloca um amplificador de pentelha(centelha) os espertos aumentam a folga do eletrodo da vela, só que isso adianta o ponto um pouquinho podendo gerar a batida de pino.

marcelofreitas
09-04-09, 18:57
vlw galera!!!

Stone
09-04-09, 22:00
Estamos aqui pra isso!
Ps. gostei dessa de tampar o furo do pistão com parafuso!

FabricioFabuloso
10-04-09, 12:06
Tb jah tive esse problema com a RDzinha. Mas como o pessoal jah mt bem disse, o bura tem q estar bem regulado p-ra não dar falta em alta e, se usada em viagens, colocar uma vela mais "fria" ajuda...

Abraços

OBS: Gostei dessa idéia do parafuso hehehehe

redinjf
10-04-09, 16:34
Por isso que já tratei de falar que é lenda, pra que isso não se difunda. Um cara que chega a uma conclusão dessas ao analisar um motor com pistão quebrado com certeza o faz pra se excluir da culpa de ter furado o pistão. Então joga culkpa no equipamento de ignição, o dono do carro fica puto , se arrepende de ter instalado a ignição, e volta a fazer serviço com o mecanico. E o mecanico dessa vez manda forjar, vende pistões, ganha mais dinheiro em cima, etc etc etc. Entendeu como é ?

Eu uso uma ignição de 60.000V da cm racing no meu carro, e a mesma só traz melhoria no mesmo, acaba com a carbonização, dá mais torque e potencia, e o carro fica mais economico. E nada de pistão furado. :lol:

a ignição é uma destas: http://www.mercadolivre.com.br/jm/item?site=MLB&id=92347651
abraço


Pensando por esse lado. Excelente buzato :D
Forjar? Do cara q eu ouvi isso, ele pos pistão original msm...
Tava sempre olhano preparação pro opalao aqui quando me deparei com isso...
palaaaaa