PDA

Ver Versão Completa : Planejando o UP. Preciso de opiniões.



Tales Teixeira
10-04-09, 02:54
Pessoal,

Preciso da opinião de vocês, principalmente os mais experientes. Em Junho ou Julho pretendo realizar um UP para uma 250cc. Sei que algumas marcas ainda não colocaram modelos 2009 no mercado. Mesmo que venha coisa boa, esse seria um plano B, por exemplo.

Eu particularmente não gostava de trail, mas aqui no RJ está muito complicado andar com a minha moto atual por causa dos buracos. Então, considero uma possibilidade. As motos que me "agradam" HOJE são as seguintes:

-> Fazer - Essa era a moto que eu queria anteriormente. Ainda no aguardo do modelo 2009.
-> XTZ 250X - muito bonita, mas preço discutível. Freio a disco traseiro. Não gosto muito do painel.
-> Tornado - bonita, mas falta conta-giros, e não possui freio a disco traseiro.
-> Lander - Não gostei muito do painel também.
-> Twister - descontinuada e bem visada(roubo). Em Junho/Julho provavelmente não vai ser mais vendida nas lojas.

A lista acima pode não estar completa. Foi baseada nas motos que mais vejo nas ruas com excessão da XTZ 250X, que não tem muito. Os detalhes citados de cada uma, foram coisas que eu reparei e "anotei".

Abaixo seguem alguns pontos a serem considerados no meu ponto de vista.

- O ideal seria uma moto completa, pois a minha é. Pelo que vi, está difícil.
- IE ou ainda vale uma carburada?
- Se for trail, seria interessante possuir ajuste na suspensão para diminuir a altura mesmo que mínimo caso necessário.
- Manter uma velocidade de 100km/h sem forçar muito. Acho que isso é uma realidade para as 250cc, correto?
- Poder realizar viagens e não ficar exausto.

Bem, a proposta deste tópico realmente é pedir uma opinião baseado no conhecimento de vocês para me ajudar na escolha da minha próxima moto levando em conta principalmente o custo x benefício. Eu considero como um tiro certeiro a escolha da minha primeira moto dentro que eu analisei na época. Espero conseguir fazer a mesma coisa na próxima.

Não considero muito válido opiniões do tipo: "eu iria de X ou Y" e não falar mais nada, ou seja, se acha que vale a pena uma moto específica, por favor explique o por quê da escolha. Vamos aproveitar esse tópico para "destrinchar" tecnicamente e também em relação ao custo x benefício sobre as motos que o mercado nos oferece no momento, feliz ou infelizmente. Esqueçamos o fanatismos por determinada marca. Vamos ser práticos.

Já agradeço os comentários.

Abs a todos.

Tqf2
10-04-09, 08:03
Eu particularmente não gostava de trail, mas aqui no RJ está muito complicado andar com a minha moto atual por causa dos buracos. Então, considero uma possibilidade. As motos que me "agradam" HOJE são as seguintes:

-> Fazer - Essa era a moto que eu queria anteriormente. Ainda no aguardo do modelo 2009.
-> XTZ 250X - muito bonita, mas preço discutível. Freio a disco traseiro. Não gosto muito do painel.
-> Tornado - bonita, mas falta conta-giros,  e não possui freio a disco traseiro.
-> Lander - Não gostei muito do painel também.
-> Twister - descontinuada e bem visada(roubo). Em Junho/Julho provavelmente não vai ser mais vendida nas lojas.


Hoje eu tenho uma Fazer, a moto é um espetáculo, em quase tudo.
Super econômica; tem I.E. :D
Ótima para viagens em rodovias asfaltadas;
Mantêm velocidade (em subidas) de uns 120~130km/h, depedendendo do peso na moto e da inclinação da subida, mas 120 é normal em quase todas as subidas.
KIT relação SUPER silencioso e durável (mais de 50.000km para se fazer uma troca)

MAs eu disse que ela é um espetáculo em quase tudo... menos pra buraco, como qualquer outra street.

E como vc mesmo disse que está difícil andar por causa de buracos e ondulações aí na sua cidade..

Eu juntaria as coisas,,,

Pegaria tudo que a FAzer tem de bom, porém com a suspenção de uma Trail... Resultado
LANDER X

Se eu fosse comprar uma 250cc hoje, eu iria na Lander X justamente por ter tudo de bom...

Salvo o banco que não é tão largo quanto o da FAzer, e talvez em viagens muito longas igual eu já fiz (4.200km) canse mais.

Mas mesmo assim.. eu ainda iria de "X"

Vale sim uns R$ à mais essa motinha....

V0LK0V
10-04-09, 10:01
concordo com o tqf2

Furious VIPER
10-04-09, 10:39
Moto carburada? Mas neeeeeeeeeeem a pau! Eu já tinha desistido da CBR450 e preferido a Fazer por causa da IE (junto com outros motivos e tal).
A única q eu pegaria mesmo sendo carburada é a Comet... mas daí é outro padrão... acho q vale a pena por ser uma moto estilosa pra caramba.
O painel da Lander e Lander X eu não curti não... acho q elas mereciam um painel com "mais ponteiros"... fica mais legal!

DOUGLAS 00
10-04-09, 14:50
A tornado, por estar saindo de lina pode ser um ótimo negócio, e tem regulagem de altura. A falta de freio a disco na traseira faz pouca diferença. O pono fraco é o banco. Acho no momento as Yamaha superiores, mas não pegaria elas ainda, pleo fato de ter novas Honda no forno, e esse fato pode faze-las baixar preço.

Se for pegar agora, Tornado na promoção. Se for depois, pega os novos modelos depois que baixar o agio ou então as Yamaha com melohores preços

OptimusLeo
10-04-09, 16:34
Eu pegaria uma Lander X.

Razao? Uma naked 250 monocilindrica dificilmente vai ser divertida ou rapida...mais uma motard 250 eu acho muito mais divertida, ja que o legal das motards nao e a sua velocidade ponta nem, senao o agil que elas sao em trechos urbanos, serras travadas e a posibilidade de poder rodar melhor sobre estradas de terra e fora da estrada.

Uma motard e o melhor vehiculo urbano que tem.

O unico que veria ruim e que o banco fino pode ser algo incomodo para viagems largas, especialmente se vai levar garupa. Mais eu nao presto muita atencao nisso, porque geralmente um passa a maior parte do tempo rodando na cidade ou fazendo viagems curtas para o interior do estado.

tom crazy
10-04-09, 18:54
Até pouco tempo atrás eu iria de Fazer, hoje já iria de XTZ250 X. Gosto demais de moto street mais com essas ruas cheias de buracos já estão fazendo eu mudar de idéia. Depois que andei aqui pela cidade com uma trail mudei totalmente meu conceito a favor delas, é bem mais suave pra andar, não fica pulando igual touro brabo e etc. Hoje mesmo eu tive que andar 1 km por estrada de terra com a yes e sofri um bocado, entrei meio rapido na terra e a moto foi sambando até eu consegui diminuir a velocidade, fora que a moto vinha pulando pra caramba.

Roberval3000
10-04-09, 19:01
sem duvida injeção, melhor combinação desempenho/consumo

essas 250 carburada bebe demais

Tales Teixeira
10-04-09, 20:00
Bem pessoal, agradeço a quem já respondeu colocando o seu ponto de vista. Vi que muitos escolheriam a XTZ.

Vamos lá. Essa moto, pelo que vi um tempo atrás, estava 13 mil reais. Um diferença de quase 3 mil para outras 250.

A grande pergunta. Será que vale a pena? A X tem um impacto positivo esteticamente para a maioria. Isso influencia, claro, mas não é o ítem que vai fazer muita diferença na prática a não ser satisfazer um gosto. Mas vamos algumas perguntas a serem analisadas:

- Ela seria hoje a mais completa das trails 250?
- Qual a diferença dela em relação a "prima" Fazer, além do estilo é claro? Se é que existe..
- O estilo motard vale 2 ou 3 mil?
- O que ela tem de diferente das outras trails em relação a mecânica, por exemplo?
Esquecendo a IE, que já sabemos que é o destaque principal desta moto em relação as concorrentes.

Vejam bem, só estou tentando encontrar os motivos da diferença de preço. Se for APENAS a estética, ok, ponto final.

Hoje eu estou acostumado com a Yes. Pra mim uma moto macia, estável, confiável e afinal de contas, completa(vidro, ar, direção, travas e etc, rsrsrsrs...). Tenho muita satisfação com a moto, mas todo mundo pensa em "andar pra frente"..

Enfim, vamos aos debates....
[hr]Mensagem unida: 1239404942[hr]
Abaixo uma das muitas reportagens sobre a X:

Estaciono a nova Yamaha XTZ 250X para abastecer. O frentista pergunta: "Qual a cilindrada dessa moto?" Antes mesmo de ouvir a reposta, ele já solta: "Tem um desenho, assim, agressivo, né?"

Ele acertou em cheio. O apelo visual é mesmo uma das grandes qualidades da recém-lançada versão supermotard da trail XTZ 250 Lander. Com um pára-lama dianteiro alto, traz aros de 17 polegadas calçados com pneus street, no melhor estilo supermotard. Feitas em alumínio e da marca japonesa DID, as rodas merecem destaque pela qualidade e também pelo acabamento em grafite, que dá um toque especial à nova XTZ 250X.

Para completar o visual atraente da única versão disponível, a balança, as canelas da suspensão dianteira, o escapamento e as tampas laterais do motor receberam pintura em preto fosco, que a Yamaha chama de Mat-Black. Além do pára-lama dianteiro em forma de flecha, tem proteção rígida das bengalas e novos grafismos, de mais bom gosto que na versão trail. Na 250X outro item que parece harmonizar melhor com o conjunto é a tampa do bocal de abastecimento: idêntica à usada na XT 660R.

A lanterna traseira e o suporte de placa, ambos inspirados nos modelos-conceitos X expostos no Salão Duas Rodas 2007, completam o acabamento de qualidade que a Yamaha dedicou a seu mais recente lançamento.

Mas as novidades têm seu preço: a XTZ 250X, que já está à venda em algumas concessionárias, vai custar R$ 12.060 -- quase 10% mais cara que a trail Lander, cotada a R$ 11.210. Por esse preço, bem que outros espelhos retrovisores poderiam ter sido instalados, e a ponteira do escape, renovada. Sente-se falta também de protetores de mão.

Relação final alongada
Equipada com o mesmo motor de um cilindro com 249 cm³ de capacidade, a XTZ 250X conta com as respostas rápidas ao acelerador da injeção eletrônica, que alimenta também os outros modelos de 250cc da Yamaha. Os números de desempenho são iguais ao da trail: 21 cv a 7.500 rpm e 2,10 kgfm a 6.500.

Porém, na motard 250X a relação final foi "alongada", usando-se uma coroa com dois dentes a menos -- 44, contra os 46 da Lander. O pinhão e a relação das cinco marchas continuam os mesmos.

Na teoria, a nova relação resulta em uma velocidade final maior. Apesar de o exemplar testado ser novo em folha, com apenas uma centena de quilômetros rodados, o velocímetro digital chegou a registrar 140 km/h.

Ciclística motard
Os aros de alumínio, além de belos, têm sua utilidade. Bastante leves, contribuem para a redução do peso suspenso, o que se traduz em agilidade. As rodas de 17 polegadas são calçadas com os pneus esportivos Pirelli Sport Demon, na generosa medida 130/70, na traseira, e 110/70, na dianteira.

Com a redução do ângulo de cáster de 26,50° na Lander para 25,40°, a nova 250 X reúne as qualidades que fizeram do segmento supermotard um sucesso de vendas em todo o mundo: a agilidade nas mudanças de direção, curvas mais "radicais", mas sem perder o benefício das suspensões de longo curso.

O conjunto de suspensões da Yamaha XTZ 250X -- balança traseira monoamortecida e garfo telescópico dianteiro -- tem a mesma configuração e curso da Lander. Porém as bengalas dianteiras foram recalibradas para oferecerem mais firmeza e esportividade. Afinal, a motard pesa 143 kg, dois a mais que sua irmã de uso misto.

As dimensões também apresentam ligeira modificação. As mais perceptíveis são a menor altura do assento (870 mm) e altura total: 1.163 mm na nova 250X contra os 1.180 mm da Lander. No trânsito urbano, isso se reflete em mais dificuldade para rodar nos corredores, já que o guidão mais baixo vai de encontro com o retrovisor dos carros.

Em compensação, o motociclista tem uma moto mais ágil e adequada para o uso urbano. Sem esquecer do visual, capaz de encantar, além dos outros motociclistas, até mesmo os frentistas...

(por Arthur Caldeira)
Fonte: http://noticias.uol.com.br/carros/ultnot/2008/04/02//ult5498u60.jhtm

Furious VIPER
10-04-09, 21:04
A XTZ 250 X é estilosa pra cacete!!

Baêta
10-04-09, 22:30
Cara, o ideal é vc tentar andar em todas para ver o que quer.

Em relação a X o q posso dizer:

*pontos positivos*

-acho-a linda
-curva muito
-todo mundo olha
-divertida
-tem um torque bacana. Na cidade é uma maravilha pra andar


*pontos negativos*

-freio original uma bosta. Tem q trocar a linha de freio. Coloquei um aeroquip e melhorou da agua para o vinho.
-não sei se é negativo ou positivo. Na estrada ando no máximo a 100-110km/h. Isso a 7 mil RPM, pra ter motor sobrando para ultrapassagens.
-banco não é dos mais confortáveis. Pra rodar na cidade, vai de boa. Mas na estrada sofre um pouco.


Se eu for lembrando algo, posto aqui.


ou então segura a onda, para ver o q a dona Onda vai lançar. Mas haja paciencia :s

renanperim
11-04-09, 11:57
No momento, eu acho que a Yamaha me parece mais interessante.
Injeção eletrônica faz uma diferente grande.
Porem as hondas continuam tendo mais potencia, se quizer mais potencia e custo mais baixo a TW pode ser uma boa opção(não sei se a tornado tb tem 24cv, deve ter).
Mas eu não gosto mt da Tornado, então honda só se for para pagar menos.

Mas tem que levar em conta o quesito "visada para roubo", vc vai pagar seguro?
O da Tw esta barato, da Fazer eu desconheo(mas que ela é menos visada, sem duvidas).
Agora o que a Yamaha chama de "conceito X" que deixou apaixonado, é linda demais.

Basicamente acho que você deveria mesmo é fazer uns teste-drive.

Tasteful
11-04-09, 13:20
tales:
tu quer uma moto simples que rode numa boa por ruas esburacadas,a lander normal roda tranquilo no asfalto,sendo bem + barata que a X,
a falta de freio a disco na tornado é mais sentida em competições e trilhas,na cidade acho que não há necessidade,li em um site um comparativo dizendo que o freio da lander nem leva tanta vantagem sobre o da tornado

Hanniball_King_CbaMT
11-04-09, 13:21
Eu iria de Tornado 2008,
Melhor relação consumo Urbano e Estrada: 22km/l na cidade e 26km/l na estrada, segundo um amigo meu,
agora
se for só pra uso urbano,
Eu iria de Lander X, há relatos de 29km/l na cidade e de 19km/l na estrada.

entao é isso, Tornado(Transformada em Motard) pra estrada e Lander X pra usar na Cidade.
Abs

Tqf2
11-04-09, 13:32
Basicamente acho que você deveria mesmo é fazer uns teste-drive.


É a melhor opção...

Se eu precisar mesmo vender minha Fazer, quand eu puder comprar outra 250cc, com certeza será a XTZ250 X
Pq eu andei e amei a moto..



- Qual a diferença dela em relação a "prima" Fazer, além do estilo é claro? Se é que existe..
- O estilo motard vale 2 ou 3 mil?
- O que ela tem de diferente das outras trails em relação a mecânica, por exemplo?



Respondendo..
1- A diferença dela pra "prima" Fazer... Nenhuma.. não há diferença, apenas o ângilo de caster do motor que mudou.
2- Sim, o estilo Motard vale R$3.000, pq se comprar uma moto Trail e modificar ela pra Motard, com os aros de boa qualidade e tal.. igual da Lander X, vc gastará uns 3 mil.
3- O motor é revestido de cerâmica/porcelana, sendo assim um motor feito para vc rodar 300 mil a 400 mil KM sem retífica, diferente dos demais, que normalmente é uns 100 a 150 mil (se o cara for cuidadoso)
[hr]Mensagem unida: 1239467680[hr]


Eu iria de Tornado 2008,
Melhor relação consumo Urbano e Estrada: 22km/l na cidade e 26km/l na estrada, segundo um amigo meu,
agora
se for só pra uso urbano,
Eu iria de Lander X, há relatos de 29km/l na cidade e de 19km/l na estrada.

entao é isso, Tornado(Transformada em Motard) pra estrada e Lander X pra usar na Cidade.
Abs


MAs se se o cara andar com alcool e com cabo enrolado pra fazer 19km/l na estrada..

É na faixa de 25km/l na estrada (até 120km/h)

Tales Teixeira
15-04-09, 01:25
Cara, o ideal é vc tentar andar em todas para ver o que quer.

*pontos negativos*

-freio original uma bosta. Tem q trocar a linha de freio. Coloquei um aeroquip e melhorou da agua para o vinho.
-não sei se é negativo ou positivo. Na estrada ando no máximo a 100-110km/h. Isso a 7 mil RPM, pra ter motor sobrando para ultrapassagens.
-banco não é dos mais confortáveis. Pra rodar na cidade, vai de boa. Mas na estrada sofre um pouco.
ou então segura a onda, para ver o q a dona Onda vai lançar. Mas haja paciencia :s

O problema é arrumar tempo para andar em todas as que eu tenho interesse, mas vou tentar. O banco é uma coisa que me preocupa na X também em relação a estrada. Se bem que rodo 95% na cidade. Não arrisco viajar de moto ainda porque a 125cc realmente cansa um pouco. Já com uma 250cc a idéia é viajar mesmo, rsrsrs...



Mas tem que levar em conta o quesito "visada para roubo", vc vai pagar seguro?
O da Tw esta barato, da Fazer eu desconheo(mas que ela é menos visada, sem duvidas).
Agora o que a Yamaha chama de "conceito X" que deixou apaixonado, é linda demais.
Basicamente acho que você deveria mesmo é fazer uns teste-drive.

Renan, com certeza quando eu fizer o UP vou optar por Car System ou Seguro. No RJ é pedir para tomar um prejuízo. :)



tales:
tu quer uma moto simples que rode numa boa por ruas esburacadas,a lander normal roda tranquilo no asfalto,sendo bem + barata que a X, a falta de freio a disco na tornado é mais sentida em competições e trilhas,na cidade acho que não há necessidade,li em um site um comparativo dizendo que o freio da lander nem leva tanta vantagem sobre o da tornado

Pois é.... aí é que está. O que me agrada nas trails mesmo é a possibilidade de colocar ela motard. As "patinhas" finas das trails não me agrada. Das duas uma. Ou uma trail que depois eu modifique, ou uma que já venha do jeito(no caso a X).

Você tem idéia mais ou menos do site onde tem o comparativo de freios que você citou? Valeu...



É a melhor opção...
Se eu precisar mesmo vender minha Fazer, quando eu puder comprar outra 250cc, com certeza será a XTZ250 X
Pq eu andei e amei a moto..

Respondendo..
1- A diferença dela pra "prima" Fazer... Nenhuma.. não há diferença, apenas o ângilo de caster do motor que mudou.
2- Sim, o estilo Motard vale R$3.000, pq se comprar uma moto Trail e modificar ela pra Motard, com os aros de boa qualidade e tal.. igual da Lander X, vc gastará uns 3 mil.
3- O motor é revestido de cerâmica/porcelana, sendo assim um motor feito para vc rodar 300 mil a 400 mil KM sem retífica, diferente dos demais, que normalmente é uns 100 a 150 mil (se o cara for cuidadoso)

Legal seus comentários Tqf2...
Então se eu comprar uma tornado hoje e colocar ela Motard eu vou gastar quase 3k?? :0_0:
300/400 mil km? Do jeito que eu ando, capaz de um motorzinho desses então rodar muuuuiiittttooooo mesmo, rsrsrs.. :G

Santo Cristo - Poa
15-04-09, 08:29
Dois estilos de motos diferentes, a X e a fazer, nada ver uma coisa que a outra, hoje se eu fosse comprar, pegaria uma xtz x, to me cansando de passar em buracos, e a moto tremer toda, to querendo começar a passar por buracos mais rapido heheheheh


eu andei uma X, e achei muito boa de pilotar, claro, não pendula. heheheh e isso é u problema, pelo menos pra min.

em relação a carburada, xiii isso é coisa do século passado

como o vaiper falou, só pegaria uma carburada se fosse a comet gtr, fora isso...

rockfox
15-04-09, 10:13
Só pra citar, a tua moto não é completa. Falta motor.
Compra uma Varadero.

honoratoV8
15-04-09, 11:34
cara..de nada adianta..a galera pode dar trezentas sugestões

mas no fim, o que mais conta é o emocional

tem que ver o que vc curte

eu, por exemplo..soiu vidradoi numa custom

fim do ano, qdo for dar um UP, vou de custom...talvez a Dafra

Tales Teixeira
15-04-09, 11:40
Só pra citar, a tua moto não é completa. Falta motor.
Compra uma Varadero.

Mas isso é um fato em TODA 125cc. Comprei sabendo disso. :)
OBS: E não me arrependo.



cara..de nada adianta..a galera pode dar trezentas sugestões

mas no fim, o que mais conta é o emocional

tem que ver o que vc curte

eu, por exemplo..soiu vidradoi numa custom

fim do ano, qdo for dar um UP, vou de custom...talvez a Dafra

É relativo Honorato. Antes eu não gostava de trail, mas hoje considero uma possibilidade. Tudo depende do momento em que você vive. Valeu!

Marcio Hecht
15-04-09, 14:23
Eu iria de Lander ou Lander X.....

- moto economica ( 31 km/l na cidade, e 23 m/l na estrada colocando 153km/h)
- linda ( a qustão do painel vc vai ver, vai amar ele depois)
- boa de freio
- custo benefício melhor da categoria


abraço, qualquer duvida sobre a motoca de um tk ai....

Hunt3r
15-04-09, 14:40
Vai pegar nova?
Então pega com IE, pois moto nova carburada não é uma boa opção, já que a tendência é as motos todas serem com IE.
A Lander normal, é mais confortável nos buacos, pois os aros maiores absorvem melhor os impactos do que os aros 17.

Abraços!

mndbm
15-04-09, 15:20
Bom ou não, mas motos ainda podem sair carburadas e atenderem as leis de emissão. Lembrando que carburador, qualquer um dá um jeito, IE (ainda mais com nossa alcoolina cheia de água) só levando em oficina ou concessionária ( e muita gente tem pavor disso). Claro que tem inúmeros benefícios, mas o carburador não pode ser visto apenas como um "monstro gastador", só pq a IE tá se popularizando...
As 250 cc carburadas são gastonas ou não, depende da mão do piloto ;)

Eu também tenho uma Yes e entendo perfeitamente sua dúvida. Ando de olho no segmento street e on-off das 250, ainda que minha previsão de UP esteja programada pra mais pra frente. Eu comecei a olhar com outros olhos pras motos com curso de suspensão maior, justamente pela falta pavimentação descente na minha cidade. Mas não sei se me adaptaria ao estilo de fazer curvas com um amotard, portanto te recomendo dar umas voltas e principalmente umas curvas com uma SM pra ver se vc se adapta. Enquanto eu não experimento uma motard, fico dividido entre continuar com uma street que curve tão bem quanto a minha (mas com mais motor) ou então uma on-off que não seja motard. Afinal, o curso da suspensão vai ser mais longo, mas os pneus pequenos ainda devem sofrer com os buracos (simpatizo com modelos como TDM225, NX 200, mas não tem mais opções nesse estilo).