PDA

Ver Versão Completa : Dicas Compra primeira moto



pilotofantasma
17-04-09, 01:44
Olá a todos!
Gostaria que os membros mais experientes me ajudassem na compra da minha 1ª moto.
Nunca tive uma moto e mal sei pilotar. Moro em Curitiba tenho 21 anos.

Pego ônibus todo dia pra faculdade, gasto 1 hora pra ir e 1 hora pra voltar praticamente 2 horas por dia. De carro faço em 20 minutos pra ir e 20 pra voltar.
Não trabalho porque curso medicina, com muito esforço, e ela consome meu tempo integralmente.

Eu sempre vejo pacientes arrebentados por causa de acidentes de moto e mas penso que se você não abusar você dificilmente se acidentará, até mesmo porque tenho um primo que tem uns 30 anos de experiência com moto e nunca sofreu um acidente considerável talvez pq ele seja responsável responsável assim como eu serei.

Sou apaixonado por motos desde pequeno, e no futuro quando estiver melhor financeiramente não exitarei em gastar valores altíssimos com supermotos cc 1000+(vcs entendem)

Mas hoje a realidade é que possuo uns R$ 5,000,00 pra entrada quem sabe menos
e posso pagar R$ 300,00 por mês em prestações por um ano ou mais. Acredito que de para comprar uma moto USADA boa com esse dinheiro.

Meu sonho atual é uma Twister, mas sei lá, talvez eu deva começar com uma moto mais simples.

Biz e CG 125 (nem a pau não gosto delas)
Yamaha Fazer é muito cara.

Ah informações importantes:
Sou um cara de baixa estatura uns 165 cm e bem magricelo.
Preciso levar livros, e livros pesados! por isso vou colocar um baú.
Logo começo a ir pro hospital, então nem pensar na moto me deixar na mão! (quebrando por exemplo).

Agradeço a opinião de todos.

Bruno Boo
17-04-09, 01:58
Yamaha YBR, não é defendendo a minha moto, mas YBR é foda, com 5 mil você pega uma versão K 0km da Factor, para ir trabalhar da numa boa, posso te garantir que conforto e economia não vão faltar, além de que a motoca é linda !

Tem também a YES, que não tem a qualidade de uma Honda ou Yamaha mas no custo beneficio acaba compensando pois por menos de 5 mil você pega uma 0km completinha !

Mas eu iria de YBR !

Aqui você tem idéia da moto:

http://www.yamaha-motor.com.br/cmi/pagina.aspx?719

Com R$ 5 mil de entrada, você pega até uma YBR ED pagando pouquissimo por mês, com freio à disco, partida elétrica e rodas de liga leve tubeless( sem câmara ), fora o visual show da motoca:

http://img13.imageshack.us/img13/4121/popupybr12ed.jpg

renanperim
17-04-09, 08:08
Vc não vai colocar seguro, vai?
Se não for colocar penso que a Yes seje uma opção melhor.

Se for colocar...
Titan(é 150, rs) Mix ESD, se ai o alcool for caro Titan normal.
Mas a Ybr não deixa de ser uma linda opção.
Considere a Intruder 0Km tb, vc é baxinho(com td respeito), então ela pode ser uma boa pra vc.

Diego.fcs
17-04-09, 09:11
Se vc tem 5.000,00 aí vc pode pegar uma Intruder 125cc 0km e boa, esse 300,00 que vc poderia gastar no restante num financiamento vc guarda para vc.

http://suzukimotos.com.br/images/img_moto_intruder_preto.jpg

É uma excelente moto (tenho uma e posso dizer), barata, confortável, completa. Tem freio a disco dianteiro, indicador de marchas, partida elétrica, rodas de liga, pintura perolizada e outras coisas...

Pra vc que ´não é muito alto ela é ideal, ela é baixa, e o bom é que nos finais de semana vc pode dar uns rolê na estrada, se for no estilo Biz já complica um pouco.

ammanzoli
17-04-09, 09:22
cara eu iria da seguinte forma

yes por 5 k e vem completa
2 ybr yamaha 125 ou fan honda 125 .. tb barata resistente e muito confortavel 5k a 6 k
3 honda 150 mix ... IE. toda remodela e nova (acabou de sair do forno) e é mix (alc e gas) caso vc queima muito economia e ecologia logico rsrs ...alem da do alto valor de revenda e facil revenda 6.5k a 8k

ou ainda uma TW ou tornado usada ... caso queima uma coisa + potente
[hr]Mensagem unida: 1239971115[hr]
assim tem a biz .. caso goste .. tb com IE e tem o bagageiro que ajuda muito .. so seu caso de fac para livros e etc

higoff
17-04-09, 09:32
Bem, vamos lá...

A minha opinião é meio em cima do muro. Se HOJE eu fosse pegar minha primeira moto, daria mais importância a dois fatores, em ordem: motor de pelo menos 250 e injeção eletrônica. Como estou começando a viajar mais com minha esposa, uma moto 250 tem bem mais força pra garupa do que a minha 150 Sport, quem dirá comparada a uma 125. Por outro lado, injeção eletrônica é tudo de bom, cara. Vale a pena.

Ou seja, eu pegaria uma Fazer ou, melhor ainda, esperaria a "nova Twister". Mas se vc não se importa com moto carburada, acho a Twister uma boa opção, já que ela está num ótimo preço (apesar de ter saído de linha) e vc acha a Fazer cara.

Tá aí a minha opinião ! Boa sorte !

Abs !

Dumbex
17-04-09, 11:32
Hoje eu compraria uma Intruder ........
Te garanto que pelo teu tamanho tu não vai se arrepender... porém também tenho 1,65 e ando numa boa na minha titan 150 :OK:

Hunt3r
17-04-09, 11:41
Eu pegaria ou Yes ou Intruder se tu gostar do estilo.
YBR, a mais completa está muito cara, assim como a CG150.

Abraços!

chuckzin
17-04-09, 11:45
Pela sua estatura e o fato de querer usar bau, seria uma pecado comprar uma moto como por exemplo uma YBR que nem a da foto la em cima.

Pensa que coisa horrivel ficaria um bau pendurado ali na rabeta :P

Eu acho que deveria ir de Intruder mesmo, moto boa, confortavel, de confiança e aceita uma personalização bem interessante, como ao invez de um bau, que tal alforges de couro etc etc.. ;)

Furious VIPER
17-04-09, 20:53
Se tu curte andar rápido.. acelerar mesmo, compra uma 250 pelo menos...
Esse papo de "se acostumar com a moto"... "moto grande demais para iniciantes" cai por terra com 2 semanas andando de moto... tu já aprende a segurar a moto em pé, a curvar direitinho, saber até onde pode deitar e acelerar...
Comprar moto pequena pra aprender é furada... tu te arrepende depois!

Rafa Davidson
17-04-09, 21:01
Ah informações importantes:
Sou um cara de baixa estatura uns 165 cm e bem magricelo.
Preciso levar livros, e livros pesados! por isso vou colocar um baú.
Logo começo a ir pro hospital, então nem pensar na moto me deixar na mão! (quebrando por exemplo).

Agradeço a opinião de todos.


Burgman, Yes ou Intruder...

R.L
18-04-09, 00:32
se tu vai andar so pequenos trajetos, via de YBR Factor ED (a mais bonita) ou então de
Titan 150 2008, por que as novas, sem comentarios =P

abraxx

MarciON
18-04-09, 10:41
bom, eu tenho uma twister e te digo q é uma moto excelente, vc se acostuma rapido, e eu no seu lugar compraria de olhos fechados uma zero km, o preço agora ta baixo, td zero, nao vai kebrar tao cedo, 1 ano de garantia..
é uma moto muito ágil e estável para uso na cidade, freios muito bons, pode comprar tranquilo
eu tenho uma 2001/2002, pego 17Km de estrada de terra todo fim d semana, e a moto até agora ta sendo bem resistente, nada d quebras

pelo q vc escreveu, vai d twister, nao vai se arrepender
agora se for pegar uma outra moto, não abra mão de freio a disco, é muito mais segurança

abç

Barata
18-04-09, 17:00
compra uma yes zero km, R$ 5000.
cg é moto de motoboy.

Adriano CG bolinha
20-04-09, 00:04
pooo barata fala assim não .. onde trampo tem 8 motoboys e a maioria ta de ybr ....tem mais esse negócio de cg é moto de motoboy não acho que isso é meio que passado rs .. certo que entre uma ybr usada e uma cg eu vou de cg ...
para o amigo que quer uma moto eu gosto muito hj da Lander, mais pela sua estatura acho que não rola, agora entre ybr - cg - yes, eu iria de yes por ser completa e ser baixo custo .. o que acha da burgman ja andei em uma e gostei tambem ... com essa grana que vc tem em mãos eu nem pensaria em moto usada ..

Ovelha Negra
20-04-09, 13:16
Amigos,

se a gente estivesse no mundo...

http://cgi.ebay.de/ws/eBayISAPI.dll?ViewItem&item=220396736995&rvr_id=&AID=421045&psid1=728x90_img_r&aid=421045&psid4=&psid3=m%EF%BF%BDrz+2009%2Cgespann%2Ct%EF%BF%BDv%2C nl&psid2=9804&lid=tnb32&sid=


Ovelha

oliver2fast4u
20-04-09, 23:41
Apesar d ser Hondeiro, eu iria de Yes 125, ótima moto para se locomover, é barata e é bem econômica, é uma boa pedida pra quem não usa moto pra ir ralar em encontro de motoqueiro e nem alisa os buracos das ruas, e tambem não é visada por ladrões como a "ASA", ou compre uma factor q tem o conjunto melhor das 125, só falta um pouco de folego nela mas é bem economica.
pelos 5k, eu iria numa CG 150 pela suspensão e motor mais esperto, alem de fácil manutenção, em qualquer buteco de beira d estrada tem peças baratas e um mecanico que sabe botá-la no ponto. mas se preferir uma moto mais forte e c/ manutenção mais cara e q vá t dar um pouco mais d "IBOPE", eu pegaria uma Fazer, ou uma TW por achar mais bonita e ter um funcionamento mais "truculento", ótima pra ser desafiada nas acelerações, frenagens e curvas, dá pra divertir um pouco c/ ela.HAHAHAHAHAHA!!!!!!!!

redinjf
21-04-09, 01:22
R$5000? Yes :D
Freio a disco, partida elétrica, conta-giros, indicador de marcha no painel. Além da suspensão mais confortável das 125/150cc :D
Ah e tem a dafrinha tb. Tenho ouvido boas sobre ela...

MatheusS50
21-04-09, 12:14
bom.. não sou ultra-experiente, mas tenho 11 anos de motociclismo..

Quando comecei, tive uma moto 2T arisca e potente, no qual todos diziam que não era a moto ideal para iniciar, e de fato não era.. mas não me arrependi, pois na naquela época era o que eu dava importância.. ou seja, potência.. a moto me divertiu bastante e me gerou muito aprendizado.. a única decepção foi partir para as 4T e ver como tem potência bem inferior para a mesma capacidade cúbica.

Pois bem.. essa estória que iniciante não se acostuma com moto maior, é pura balela.. muitas vezes a moto maior ajuda mais o iniciante do que a moto menor, pois ela tem potência adicional para ultrapassagem mais segura, ciclística mais elaborada e freios mais seguros. O peso extra só conta no tombo, em equilíbrio o que conta é ciclística.

Mas.. analisando o seu caso.. acredito que hoje você está passando uma jornada que será longa (afinal, curso de medicina não é fácil.. você vai começar atuar mesmo perto dos 30 anos, certo?), então acho besteira se endividar em juros em uma moto grande agora, ainda mais sem saber se essa é realmente sua paixão.


Então, o que eu faria no seu lugar.. compraria uma moto pequena e de qualidade, com valor de revenda e baixo custo de manutenção, mas que encaixe nesses 5.000,00 reais. E os seus 300,00 reais por mês, pagaria um consórcio de uma moto que seja dos seus sonhos, por exemplo uma CB1300, que não tem a esportividade da Hornet ou CBR, mas é boa para iniciar devido sua distribuição de potência e torque.

Com isso, sua pequena moto será seu meio de transporte no lugar do ônibus e sua poupança sobre rodas, te gerando economia pra garantir o pagamento do consórcio. Quando você tiver passado a fase de perrengue, vai ser gostoso de ver que você capitalizou seu dinheirinho de forma eficiente (apesar do consórcio ter taxa de administração, o custo é bem inferior aos juros dos financiamentos.. por isso é uma forma de poupar) e agora possui um capital guardado pra comprar seu sonho.



Analisando a condição acima, eu iria em uma das opções abaixo:

-CBX 200cc Strada: Excelente moto, mas infelizmente está quase impossível achar uma inteira. Essa foi a motinha que eu gostaria de ter adquirido antes de ter comprado minha pequena Sport, mas desisti pq não achei uma inteira.
Tem 19hp de potência, pouco peso, baixa inércia.. o que resulta em ótimo consumo e excelente performance. Com pouquíssimas modificações se assemelha a uma Twister em performance sem o ônus de custo e consumo desta.
Se achar uma inteira por 5.000,00 reais, não hesite.

-CG150: Vc citou que não queria CG125.. pois bem..eu tbm tive esse preconceito muito tempo, mesmo pq, só tinha tido motos de maior cilindrada e potência antes.. mas achei uma saída quando não encontrei a Strada acima em condições decentes. A 150cc é bem diferente da 125cc antiga na questão mecânica... possui tecnologia digna de motores atuais, com comando apoiado em rolamentos, balancins roletados, válvulas de adm e escape com diâmetro de apenas 4,9mm (a maioria das motos utilizam válvulas com haste de quase 6mm), árvore de balanceamento no virabrequim pra anular vibrações comuns em um monocilíndrico e uma potência de 14,5hp(ou 15,3 na Sport) com excelente consumo por um motor eficiente..



Agora abaixo vou citar as motos que eu pensei em adquirir e o motivo pelo qual não comprei, talvez se assemelhe a sua opinião e gosto pessoal.. caso não, desconsidere.. e aos amigos que possuem as motos abaixo, é apenas uma opinião pessoal, e sendo assim não significa que estou afirmando que para todos motociclistas ocorre assim:


-YBR125: Excelente qualidade, muito completa e bonita na versão Factor.... excelente preço.. mas, a potência foi o fator determinante pra mim, pois ela tem menos potência que a CG125 com motor varetado (OHV). Outro fator de desistência, é que até a opção de preparação complicou, pois o cilindro tem parede limitada para montar um pistão de maior diâmetro e assim aumentar a capacidade cúbica. As válvulas do cabeçote tbm são pequenas.

Enfim, se o seu foco em performance é pequeno, é uma ótima opção.

-Suzuki Intruder/Yes125: Bom, essa posso opinar com conhecimento de causa, pois a alguns anos atrás tive uma Kataninha 125, que utilizava a mesma mecânica das Intruder/Yes 125 atuais.. com algumas diferencinhas.. É um motor até esportivo para uma 125cc, pois na Katana gerava 14hp, e na atual cerca de 13hp (acredito pela questão de emissões, deixaram a mistura pobre e aplicaram catalisador no escape), mas muitos acabam achando que é mais fraca, pois se vc não usar giro alto o tempo todo, vc não usufrui da potência adicional que ela tem em relação as demais 125..
É bem econômica e vem completinha pelo preço. É uma opção desde que entenda a questão da performance.


As 250cc nacionais:

Fazer/Twister: São motos excelentes, com motores modernos e boa potência para a capacidade cúbica.. com duplo comando na cabeça.. Mas, é aquela coisa.. se vc vai empatar 10.000 ou 11.000 reais na moto, que posteriormente vc iria enjoar rápido e logo partir para uma maior, não é mais válido capitalizar esse dinheiro para o seu destino final, ou seja, motos esportivas de maior cilindrada (ou até uma CB500, que com um adicional de 3.000,00 reais vc compra uma em excelente estado e já tem mais que o dobro de potência num motor bi-cilíndrico e refrigeração líquida)?

Por esse motivo não comprei essas motos.. confesso que quase comprei a Fazer 0km pois o preço estava muito bom para quem pagasse a vista, como era o meu caso.. mas preferi capitalizar esse dinheiro, pois saberia que logo iria vender a moto, pois não era a moto que iria me satisfazer, mesmo pq, gosto mais de investir em carros e motores automotivos.

Por isso optei por uma CGzinha 150 e um orçamento adicional para aumentar sua performance, assim tenho uma moto com baixo consumo, custo de manutenção baixo, e cumpra o papel que preciso hoje, de me locomover do ponto A ao B, com agilidade e baixo custo.
A minha decepção atual para a mesma está sendo apenas a velocidade de cruzeiro, que logo irei resolver com uma potência extra e uma relação mais longa.



é isso.. espero que tenha contribuido.. boa sorte na sua empreitada!


Abraço!

pilotofantasma
23-04-09, 22:37
Primeiramente um grande obrigado a todos pelas respostas! :clap:
Nesses últimos dias estive visitando lojas de motos, revendas, concessionárias., oficinas de moto. Falei com vendedores, mecânicos, amigos aff um monte de gente.
Pesquisei pra caramba na internet. Comprei jornal, olhei nos classificados, enfim tudo o que deve ser feito antes de comprar uma moto... eu acho que fiz. (se tiver faltando alguma coisa, me avisem)


Bom, analisei todas as motos que vocês postaram aqui, e faço meus comentários:

Das 125cc e 150cc
Muitas delas eu até poderia comprar 0 Km, mas o foda é que não dá pra viajar sossegado (sim eu esqueci de mencionar essa informação importante, quero também uma moto que dê pra viajar tranqüilo sem que os caminhões fiquem na iminência de passar por cima).
Outro fator importante é o visual da moto, tem que ser bonitinha pelo menos.

YBR factor ED Linda moto, gostei muito dela o único problema que vejo é a baixa potência (vcs me falaram que ela aparenta ser a mais fraquinha das 125)
Intruder Muita gente me aconselha a comprar essa moto, mas eu a acho horrível.
CG 125, 150 Não sei porque mas não vou com a cara dessa moto
Yes[ Achei bem feia
Burgman Não quero scooter, apesar de ser bastante econômica.

O que decidi então?
Vou comprar uma moto 250cc no mínimo, isso mesmo no mínimo, pq andei vendo umas motos um pouco mais antigas, tais quais umas CB 400 e 450 cara foi amor a primeira vista. Curti demais essas CBzonas..
Até mesmo porque a galera tá falando que com um mês vc já pegou a manha da moto, e há aqueles que digam em menos tempo.

Mas das 250cc nacionais só resta a Twister, só que ta meio cara (para o meu padrão) aqui em Curitiba, não achei por menos de R$ 5,900 ano 2002.
Tenho medo de pegar uma Twister e ser assaltado, mas fazer o que.
A FAZER é um tesão de moto mas ta cara mesmo as usadas, então nem pensar.
Bom vou continuar pesquisando, e quando eu for comprar vou levar um mecânico junto já que eu não entendo nada dessa parte.

Acho que vai uns 3 meses pra comprar uma moto ainda.

Então a dúvida está sobre:
- Comprar uma Twister usada
- Comprar uma CB 400 ou 450 (bastante usada rs) mas teria que ser bem conservada
- ou Comprar uma YBR 125 factor ED essa seria 0 Km (aqui eu estaria abrindo uma exceção porque quero uma moto potente pra poder viajar nas férias)

não descarto completamente as outras possibilidades de motos, mas acredito que ficarei com uma das 3 ali.

abraço ae turma!

pistão
23-04-09, 22:47
cara será que não dá pra vc pegar uma fazer?
eu iria de fazer ou twister,mas sou louco por motos com um pouquinho a mais de cilindrada,mas a factor e excelente, já a cb é uma maravilha mas é necessário ter muito carinho e manutenção com ela por que já é um senhora bem vivida !!!!!!rsrsr

superkyo
23-04-09, 23:56
Como vc pretende viajar indico a partir das 250cc msm minha opinião é q as 150cc e abaixo naum são boas para viajar, mas dá.....

TW : Mais barata
FAZER : Eu considero melhor e acho q vale pagar um pouco a mais

Negocio é dar os R$ 5.000 de entrada e parcelar o resto, com uma parcela de R$ 300/mes vc consegue pegar uma TW ou FAZER usadas e pagar em até 18 meses dependendo do ano.....

Naum conheço mto, mas as CB antigas 450cc naum são um pouco pesadas demais e gastonas ?? e vc diz q é iniciante, naum recomendo
PS : Pesquisei a CB 450 com tendo 175kg a seco e 192kg por ordem de marcha ( seria com os fluidos ? ), mais pesada q a COMET 250cc e praticamente a msm coisa da GS500E........

pilotofantasma
24-04-09, 02:11
cara será que não dá pra vc pegar uma fazer?



Fiz meus cálculos e percebi que vai um ano ainda pra me sobrar grana pra uma FAZER, tenso o negócio.



Negocio é dar os R$ 5.000 de entrada e parcelar o resto, com uma parcela de R$ 300/mes vc consegue pegar uma TW ou FAZER usadas e pagar em até 18 meses dependendo do ano.....


Velho os juros são de matar, parece que estou sendo roubado entende?
Eu até vi uma FAZER 07 TESÃO de moto, eu dava os R$5 mil e ainda tinha que pagar 24X de R$254 ou 12X de 433. Sendo o preço a vista R$ 8,600 parcelado vai pra R$11mil... saber que eu vou pagar R$2,600 de juros... ai ferrou né juros pra kct.

MatheusS50
24-04-09, 07:30
eu tbm acho legal a CB400/450.. é uma moto com uma relação custo/benefício excelente, a primeira vista..

masss.. nem tudo são rosas..

Primeiro se atente ao fato que hoje, as CB´s realmente inteiras e pouco rodadas, que ainda nunca tenham tido o motor feito (lembre-se que peças originais pro motor da CB são dificeis de achar, além de caríssimas, e as paralelas que todos usam não dura igual as originais), custam mais de 6.000 ou 7.000 reais.

Segundo, a CB bebe bem.. e não adianta falar o inverso.. apesar de eu não ter tido uma (quase comprei uma, desisti por esses fatos que estou postando), tenho amigos que tiveram..e todos confirmaram que a média geral fica em torno de 17km/litro. Como é uma moto grande, difere das pequenas, ela possui consumo levemente melhor na estrada do que na cidade (sempre saindo da inércia).

E o terceiro é a manutenção.. mas, esse item vc terá mais gasto caso compre uma CB não conservada e de motor não original.. aí seus gastos poderão ser bem altos..

Caso pague o preço de uma CB conservada, com motor lacrado original, aí pode considerar esse item de forma mais branda, mesmo assim o gasto de uma eventual manutenção será mais cara que as populares 125/150cc.. isso é fato.


Agora, concordo..viajar com uma 150cc, não é muito bom..mas eu estou fazendo isso todo santo dia, então posso falar..e ainda pego estradas de fluxo rápido, onde em alguns trechos a velocidade permitida é 120km/h..

A minha CGzinha, carrega meus 90kg com valentia até.. com tapa na giclagem da carburação e um alívio na caixa de filtro, ela mantém 130km/h na reta sem mudar a posição de pilotagem, com a aceleração plena... Mas a velocidade de cruzeiro que faço é 110km/h.. o que me garante a segurança e conforto..e vira e mexe ultrapasso Twister e Fazer em estradas... mostrando que a velocidade de cruzeiro de muito deles não fugiu muito da minha.

Outra alternativa é vc aumentar a capacidade cúbica da CGzinha como estou fazendo, para 190cc.. ganha uns hp´s a mais..coloca uma relação mais longa e assim terá uma velocidade de cruzeiro mais alto.


Agora, se for mesmo para as 250cc..também gostei da Fazer.. por pouco comprei uma 0km, só não fiz pq não quis empatar meu dinheiro em moto..se fosse investir 10.000, eu iria logo capitalizar mais e pegar uma moto me realizasse a longo prazo também..


Depois conte a motoca que pegou!

Fernando - ES
26-04-09, 07:45
Pilotofantasma;

Em 2003, eu tive a mesma dúvida sua, tirei a seguintes conclusões:


o meu desejo era comprar uma moto grande, mais por não saber andar de mot na época, optei por uma 125, caso me decepcionace, eu não teria pedido muito dinheiro;
outra, compre uma moto zero, será a sua melhor pós venda com garantia;
Procure respeitar as regras de transito, cuidado com os outros, e o resto é aprendizado mesmo que vc irá aprender;

[/list]
Fernando;
Serra - Espirito Santo

Carlos Roberto
27-04-09, 14:03
A minha primeira moto foi uma Twister. Foi a melhor coisa que fiz, pois o transito aqui é rápido...

Ratazana
27-04-09, 16:47
Minha primeira moto foi uma Titan 150, mas na época eu não entendia muito de motos, e por ter tirado CNH numa Titan 150 a única que veio na minha cabeça quando fui comprar foi ela. E foi uma usada ainda, poderia ter pego uma 0km, mas por um conselho errado optei por uma semi nova meio surradinha.

E não me arrependi, pois com uma semana de moto, levei meu primeiro tombo, e graças ao tudo paralelo da Honda gastei só uns R$ 160,00 de peças pra consertar a moto, foi um bom aprendizado.

Depois de um tempo sem moto, mas com um pouco menos de inexperiencia, parti pra uma moto realmente boa, a Yes. Se eu tivesse pensado um pouco quando comprei a titan, teria pego ela já, mas foi até melhor assim, pois esses R$ 160,00 que gastei em peças na época (2006) ficariam em torno de uns R$ 400,00 pra Yes, pois na época não existia nada paralelo pra ela.

Hoje, eu aconselharia a alguém que está comprando a primeira moto, pegar uma Yes ou Intruder, pois é o melhor custo benefício real de hoje. Moto barata, peças baratas, pouca manutenção, boa ciclística, vem completinha, etc.