PDA

Ver Versão Completa : Supra x Podium



Hunter 123
24-04-09, 23:20
Tenho alternado Supra e Podium na minha moto. O manual manda colocar uma ou outra, dando clara preferência pela segunda. No entanto, percebo que ao colocar a Supra, a moto liga mais macia de manhã. Estranho, não?

Wanderson
24-04-09, 23:25
ixi
eu nao tenho ideia disso
pode ser q a mistura da gasolina no carburador ajuda apegar melhor
qnto ao uso nunca usei essas gasolinas
muito caro pro meu orçamento

Furious VIPER
24-04-09, 23:33
ixi
eu nao tenho ideia disso
pode ser q a mistura da gasolina no carburador ajuda  apegar melhor
qnto ao uso nunca usei essas gasolinas
muito caro pro meu orçamento

Wanderson.. 5 centavos a mais por litro tá caro? hehehe
Coloca 20 litros... vai te dar 1 real de diferença!
Larga mão de comprar cigarro e investe na moto malandro! hehehe
Eu só uso aditivada, seja carro ou moto. Essa podium tem maior octanagem, mas para motos com taxa de compressão baixa acaba não tendo resultado perceptível. Isso foi o q eu li em vários lugares da internet, inclusive aqui no PN

Wanderson
24-04-09, 23:58
Wanderson.. 5 centavos a mais por litro tá caro? hehehe
Coloca 20 litros... vai te dar 1 real de diferença!
Larga mão de comprar cigarro e investe na moto malandro! hehehe
Eu só uso aditivada, seja carro ou moto. Essa podium tem maior octanagem, mas para motos com taxa de compressão baixa acaba não tendo resultado perceptível. Isso foi o q eu li em vários lugares da internet, inclusive aqui no PN


5 centavos?
a podium aqui eh 2.80 dai pra mais
eu pago de 2.24 a 2.39
a diferença eh grande
ja tentei usar gasolina aditivada e minha moto nao curtiu nao
falhou muito
nao sei se era a procedencia da gasolina
mas nao ficou legal nao!
mais do q eu investi?
se eu comprar uma fazer ai uso gasolina melhor

mantabodyboarder
25-04-09, 00:02
O manual manda colocar Podium?

Que moto é essa, uma B12?


Furious, aonde que a Podium é só 5 centavos mais cara? Não é gasolina aditivada, é Podium, e o litro dessa gasolina por aqui é coisa de 1 real mais caro!

Furious VIPER
25-04-09, 00:08
O manual manda colocar Podium?

Que moto é essa, uma B12?


Furious, aonde que a Podium é só 5 centavos mais cara? Não é gasolina aditivada, é Podium, e o litro dessa gasolina por aqui é coisa de 1 real mais caro!

O Wanderson disse q não usa nenhuma DESSAS GASOLINAS!! Eu me referi à Supra (aditivada da BR)! Esa é normalmente 5 centavos mais cara q a comum.
A média geral dos preços aqui é:
Comum 2,50
Aditivada 2,60
Podium 3,10

Ou seja... 50 centavos a mais no litro fica caro... mas 5 centavos.... não, né?

mantabodyboarder
25-04-09, 01:32
Ah sim, eu só to usando Texaco com Techron, mas a comum deles.

Até agora a moto tá suave na nave

Ivan RJ
25-04-09, 01:47
Eu posso dar um pitaco que achei muito interessante, desde zero eu sempre abasteci com aditivada da Petrobras, sempre funcionou muito bem, no penúltimo tanque resolvi experimentar a V-Power, da Shell, e a moto continuou andando igual aí vem a surpresa. No último tanque deixei quase acabar a gasolina toda e coloquei a Podium, não acreditei no que estava acontecendo com a moto até minha mulher notou a diferença, ela estava na garupa, a moto passou a funcionar lisa, praticamente com vibração ZERO, repito que não acreditei no estava acontecendo. A resposta nas acelerações ficaram muito rápidas. A marcha lenta parece um relógio. Vejam eu não mexi em nada na regulagem da moto, apenas resolvi testar outra gasolina que achava que não daria nenhuma diferença pela taxa de compressão da Yes. Nunca mais uso outra gasolina que não seja Podium, somente em casos de viagem que não seja possível achar essa gasolina. Jamais poderia imaginar como essa gasolina é boa e a diferença que daria na moto. Um grande abraço a todos os irmãos.

mndbm
25-04-09, 02:34
Eu desde a primeira abastecida com minha moto, colocava Podium (o salário me permitia), mas ela insistia em deixar o carburador sujo, raios! a gasolina de maior ocatnagem , que deveria deixa meu motor mais liso tava me fazendo limpar o carburador quase que quinzenalmente...  Lendo em outro fórum a explicação de um dono de outra moto maior, e estudando o assunto no meu curso de automobilistica, entendi o porque disso: A gasolina envelhece, vence!  Portanto se vc conseguir a Podium nova, vai ser desse jeito que o Ivan falou, fica um doce de moto... mas se ela estiver velha, é dinheiro jogado fora. Como no posto que eu abasteço há pouca procura pela Podium (e meu orçamento está estrangulado), tenho usado apenas a gasolina comum de boa qualidade, pois com o alto giro de vendas, é sempre nova.

Procure observar isso.

Off topic: A melhor gasolina que usei até hoje, foi a gasolina uruguaia durante uma viagem, com maior octanagem e concentração de chumbo, apesar deles garantirem que é equivalente à nossa, a gasolina dos caras é muuuuito poderosa, pra ter idéia,  até o ronco do motor fica diferente, mais grave... E a moto andava que era um espetáculo!

ammanzoli
25-04-09, 02:46
Ah sim, eu só to usando Texaco com Techron, mas a comum deles.

Até agora a moto tá suave na nave


realmente quando tava com minah biz e colocava a Techron da texaco .. parecia que a moto anda mais macia .. axer melho que com podium ...

Roberval3000
25-04-09, 07:55
Nunca SENTI nada.
Esquisito , vcs falam q ficou assim, assado.
kkkkkkk

Eduardo_
25-04-09, 12:54
Aqui eu não acho a Podium... mas na Fanzinha só uso a Supra (2,44R$)

Beto
25-04-09, 13:28
Uso a Premiun , mes q vem taxando a Twister ai só Podiun.......Beto

chuckzin
25-04-09, 13:31
Anos atrás eu usava Supra e éra mto boa.

Tentei usar Podium, mas não vi diferença, a moto estava andando da mesma forma com autonomia semelhante

Hoje utilizo a tal da "Techron" da texaco, achei superior a Supra/Podium do BR, a moto é mais redonda e parece ter mais retomada e autonomia 2km/l superior e além do mais que o posto aceita meu "Sodexo" (Vale alimentação) como forma de pagamento :lol:

Seba
25-04-09, 14:02
Realmente não faz diferença nenhuma usar comum, aditivada ou premium na Twister...

Não aumenta ou diminui consumo, giro ou final... quem diz que aumenta alguma coisa numa 125-150cc... é psicológico... já fiz varios testes... se tu não esperar que tua moto ande 200 vezes mais do que o normal com a Podium, vai perceber que não muda nada.

Eu só uso aditivada porque custa o mesmo preço e ajuda a manter tudo limpo.

Abraço.



Wanderson.. 5 centavos a mais por litro tá caro? hehehe
Coloca 20 litros... vai te dar 1 real de diferença!
Larga mão de comprar cigarro e investe na moto malandro! hehehe
Eu só uso aditivada, seja carro ou moto. Essa podium tem maior octanagem, mas para motos com taxa de compressão baixa acaba não tendo resultado perceptível. Isso foi o q eu li em vários lugares da internet, inclusive aqui no PN

Cassio
25-04-09, 18:22
Na moto eu sinto diferença entre comum, aditivada e podium.. mas acho que devido à regulagem do carb.

O manuel fala que a moto foi desenvolvida para usar aditivada, pois bem desde o primeiro tanque coloquei aditivada. Durante as revisões/regulagens que
a moto foi pra oficina com aditivada. Então resolvi colocar um tanque de podium uma vez, a moto ficou meio xoxa, voltei pra aditivada ficou boa, resolvi
colocar um tanque de comum ficou xoxa, voltei pra aditivada.
Com isso, conclui-se que não é que a aditivada é melhor que comum ou melhor que podium, mas sim que a gasolina que cada um acha que "casa" legal
com sua motinho, na verdade casa legal com a regulagem que está nela.

Uma vez com tanque cheio, e uma BOA regulagem, qualquer uma das três espécies de gasolina vai deixar a moto andando do mesmo jeito.
A diferença
maior está na sujeirada e carbonização do motor e etc. A comum suja mais, a aditivada suja menos e limpa um pouquinho, e a podium quase não suja
devido ao baixíssimo teor de enxofre e ainda limpa tb.

Essas foram as impressões que tive com minhas experiências, não só desta moto que tenho hoje mas considerando outras experiências que já tive com
outros carros e moto. Ah.. se tiver IE aí nem sente diferença nenhuma.. claro contando que sejam gasolinas boas.

cabra de brasilia
26-04-09, 10:46
Meu irmão tinha um Celta que só rodou com álcool desde que saiu da concessionária...aos 5 mil km foi necessário trocar filtro de combustível e limpar bicos porque o álcool é mais sujo que a gasolina em si sei lá...enfim.......enquanto não dava para ele levar para fazer limpeza estava usando Podium......o carro funcionava redendo redondo redondo redondo redondo redondo redondo redondo redondo!!!!!! mas como manter carro com Podium é meio cruel pro bolso ele colocou Supra o carro virou uma merd!....... não teve jeito foi para a limpeza de bicos e troca de filtro......

Agora ele está com um Lander XTZ 250 X 0km.......estava usando Supra no frio quando dava partida de manhã ela não gostava de segurar de primeira tinha que dar uma aceleradinha.....e geralmente só pegava na segunda partida.......colocou Podium......pega na primeira partida e segura a lenta como se já estivesse quente!!!!!!!!!.............fora que ele relatou que as retomadas são muito mais rápidas as respostas do motor..........

Barata
26-04-09, 11:48
Ta, mas o teu irmão mora aí em Brasilia contigo? pergunto isso porque me interessei pela questão de ligar a moto fria de manhã. Aqui no RS faz um frio do cão de manhã cedo, o que torra a paciencia de quem tem moto carburada! Pena que recem abasteci, mas na próxima vou testar a Podium.

Tqf2
26-04-09, 13:13
Eu nunca coloquei a Podium, pq aqui não tem..

A Supra já coloquei e não sentí diferença nenhuma, achei ruim igual as comuns.

Agora a V-Power da Shell, pelo menos aqui na minha cidade, é a melhor que tem.

Custa cerca de R$0,12 mais caro, mas é um espetáculo.

Diego.fcs
26-04-09, 21:59
Na minha CG bolinha só to andando 1/2 a 1/2 Gasolina Azul de aviação e gasolina Podium, e como só ando na pista o motor fica liso, mas liso mesmo, fora que vc pode lamber o escape que ele fica limpíssimo.

Esse fim de semana testei aquela Premium da Texaco, achei muito boa, e mais barata que a Podium, custa 2,52 reais.

A Podium é muito boa, até o cheiro é bom, mas acaba sendo um pouco cara, usa essa da Texaco que é boa, e vez ou outra faça como o Ivan, deixe esvaziar o tanque e completa com Podium.

Alan Ranieri
26-04-09, 22:07
Diego quanto tá o preço da avigas ae?

OgaiT
27-04-09, 09:31
Nossa pessoal...
Agora que vim me atentar pra essa parada..
Agora vou testar a tal da Podium pra ver a diferença.....

SuZuKi
27-04-09, 09:41
Pow eu so uso gasolina da Texaco com Techron, e ainda e a super aditivada lá a plus!!!

pois postos Texaco(pelo menos aqui em bsb) não vendem mais gasolina normal, so tem aditivada e aditivada plus...

Diego.fcs
27-04-09, 10:28
Diego quanto tá o preço da avigas ae?


Aki tá custando 3,70 o litro, faz uns 5 anos que tá esse preço... Vc paga quanto por aí??

Furious VIPER
27-04-09, 10:53
Pow eu so uso gasolina da Texaco com Techron, e ainda e a super aditivada lá a plus!!!

pois postos Texaco(pelo menos aqui em bsb) não vendem mais gasolina normal, so tem aditivada e aditivada plus...

Será q a "aditivada" não é a comum... e a "aditivada plus" é a aditivada normal??

RockErvaSul
27-04-09, 11:00
Ambas são a mesma coisa nas pequenas.
Existe a mesma chance de você comprar uma ou a outra "batizada".
Quanto a sujeira no carburador, sempre irá existir.
Para as pequenas até a comum é boa.
Como falou o sebá, aos que dizem que "a tal gasolina anda mais", baita falcatrua! Vai no psicólogo.

charles_bh
27-04-09, 14:08
Podium é muito cara..; Eu tenho usado a SUper Aditivada da Texaco ( a mais TOP deles) .. e moto tá fina, otimo rendimendo liga facil, mistura correta... recomento !!

cabra de brasilia
27-04-09, 14:29
Bão existe uma lenda "eu não uso Podium porque vende pouco, prefiro a comum porque sai mais ai é mais nova"..........bão pelo o menos no posto que eu trabalhava a podium tinha até uma boa saída....não tanto a comum e supra mas tipo para cada 4 taques de comum/supra um de podium.......mesmo assim existe outro pequeno detalhe.......a Podium suas características permanecem por um ano enquanto a comum/supra imensos 90 dias.........então quem usa quase nada ou muito pouco a moto/carro como é meu caso....pode meter podium no tanque e esquecer esse negócio de "tempo"...........

ammanzoli
27-04-09, 15:10
Pow eu so uso gasolina da Texaco com Techron, e ainda e a super aditivada lá a plus!!!

pois postos Texaco(pelo menos aqui em bsb) não vendem mais gasolina normal, so tem aditivada e aditivada plus...


aqui em vix tb numca vi a texaco comun so adtivada

mndbm
27-04-09, 17:14
Um ano Cabra? to achando demais hein! Como eu disse, sempre usava a Podium, e mesmo assim sujava o carburador, aquela "goma" tb começava a se formar...

Alan Ranieri
27-04-09, 18:41
Aki tá custando 3,70 o litro, faz uns 5 anos que tá esse preço... Vc paga quanto por aí??


Faz tempo que não vejo, mas era próximo a isso, outro dia vou lá confirmar. Você a usa sempre? Não causou deposito de chumbo no escape não?

filipeoli
28-04-09, 00:04
Sobre esse assunto eu posso falar.
Semana retrasada andei com um tanque de supra e semana passada com um tanque de podium. podium a 3 reais o litro e supra a 2.49.

por incrivel que pareca...achei que com a supra a moto ficou uma maravilha e com a podium ate pior que com a gasolina comum. Hj que abasteci com gasola comum percebi claramente que a moto ta andando mais.

a e tem tb o consumo, que fiz os calculos certinhos.
supra 30km/l
podim 31,25

a virago ta uma maravilha de economica, tenho calculado sempre a km/l e foi consecutivamente:

26km/l
27km/l
30km/l
31,25km/l

nao sei se influencia mais coloquei militec

Diego.fcs
28-04-09, 09:25
Faz tempo que não vejo, mas era próximo a isso, outro dia vou lá confirmar. Você a usa sempre? Não causou deposito de chumbo no escape não?


Creio que uns 70~80% das abastecidas da minha moto foi colocando 2,5L de gasolina azul e completando com comum, muitas vezes completando com Podium, mas sempre tinha um tanto de azul. Faço isso porq uso a moto só de finais de semana, rodei quase 9.000km com a moto, vc passa o dedo no escape e não sai sujeira nenhuma, por dentro não sei como está, também rodo com ela o tempo todo na pista, comentei com o agm até que gostaria de fazer um teste dos 10.000km com ela, abrir o motor para ver.

Já uso ela há muito tempo em outras motos e carros, nunca tive problemas, e o desempenho da moto é outro, parece que o motor foi projetado para aquele combustível.

Alan Ranieri
28-04-09, 09:36
É porque a gasolina azul é rica em hidrocarbonetos de 8 carbonos de cadeia simples (octanos) dai que vem o nome octanagem :D, já nas gasolinas automotivas possuir com 6 7 carbonos (cadeia simples, ramificada) fica um misturada só, deve ser por isso que o motor roda liso.

Diego.fcs
28-04-09, 09:50
Algumas coisas que achei sobre isso:

A premium possui baixo teor de enxofre, o que polui menos e deixa menos resíduos nos motores. A diferença da gasolina aditivada para a comum está na presença de detergentes e dispersantes e nos diversos corantes que recebem.

Valores típicos de octanagem no combustível brasileiro

Gasolina do tipo C comum, por exemplo Gasolina Especial C/Texaco - 87 octanas IAD

Gasolina do tipo C aditivada, por exemplo Gasolina Plus/Texaco: 87 octanas IAD

Gasolina do tipo C premium, por exemplo Gasolina Premium/Texaco - 91 octanas IAD:

Gasolina do tipo C, por exemplo Podium/BR : 95 octanas IAD

Gasolina aeronáutica: 100 - 145 octanas

Álcool etílico anidro: 100 octanas


E um pequeno artigo, num sei se já psotaram aki:

Tabela comparativa

ERRADO: O combustível de maior octanagem é também o de melhor qualidade.
CERTO: A qualidade do combustível é definida pelo rigoroso atendimento a várias especificações técnicas, não só a octanagem.

ERRADO: O motor que utiliza combustível de alta octanagem é mais econômico.
CERTO: O motor de maior razão de compressão e que utiliza combustível de maior octanagem pode ser mais econômico.

ERRADO: A altitude não influencia na octanagem requerida.
CERTO: Um aumento de 1000 metros na altitude reduz a octanagem requerida pelo motor em cerca de 4,4 octanas.

ERRADO: O motor projetado para operar com gasolina comum deve mudar para a Premium, de maior octanagem para desenvolver maior potência.
CERTO: É vantagem utilizar gasolina premium se o motor for adequado (razão de compressão .....10,1).

ERRADO: Gasolina aditivada apresenta maior octanagem.
CERTO: Gasolina aditivada contém aditivos detergentes e dispersantes que evitam o acúmulo de depósitos no sistema de alimentação e nada tem a ver com a sua octanagem.

Autores:
Técnico Químico – Jurandir Augusto dos Santos
Engenheiro de Petróleo – Kalil Ibrahim Haddad
Engenheiro de Processamento – José Américo Ranna

RockErvaSul
28-04-09, 10:25
Autores:
Técnico Químico – Jurandir Augusto dos Santos
Engenheiro de Petróleo – Kalil Ibrahim Haddad
Engenheiro de Processamento – José Américo Ranna

Parabéns.

blaugusto
28-04-09, 14:37
Minha esposa só usa Podium na WEB. Faz 55km/l. Com supra fazia só 50km/l!

Na Yes ela abastece com Supra, mas eu prefiro abastecer com Techron C... Pra viajar abastecemos com Podium... é outra coisa...

Elfo®
28-04-09, 15:32
a Minha moto, so abasteço no posto do mercado EXTRA, gasolina Aditivada a R$ 2,329 e 1 vez por mes, como encho o tanque toda sexta feira, é de lei( rodo muito, rodo mais de 400 km por semana, e nao sou motoboy, minha mina mora longe de mim), e 1 vez por mes, compro 1 vidro de aditivo de octanagem, pago R$ 14,00

ate hj o motor ta redondinho, so o acionador da corrente de comando que ta zuando, fora isso, ta zerado

giollo
29-04-09, 06:52
Na minha opinião só compensa utilizar Podium/Premium quem tem o motor preparador para este combustivel, tanto que nossas motos foram projetadas para rodar com Gasolina Comum ou alguem já ouviu dizer de alguma moto de baixa cilindrada que a fabrica recomenda utilizar Gasolina Premium ou Podium.

Claro que se pode perceber uma pequena diferença utilizando este tipo de gasolina mas, se a moto não estiver regulada para tal gasolina é dinheiro jogado fora, pois, você não estará utilizando de todo o beneficio que esta gasolina te pode proporcionar.

ammanzoli
29-04-09, 08:54
ERRADO: A altitude não influencia na octanagem requerida.
CERTO: Um aumento de 1000 metros na altitude reduz a octanagem requerida pelo motor em cerca de 4,4 octanas.




isso eu nao sabia .. axava que era so questao de ar mesmo .. mas nao influenciava, na perca de propriedades

blaugusto
29-04-09, 10:53
Na minha opinião só compensa utilizar Podium/Premium quem tem o motor preparador para este combustivel, tanto que nossas motos foram projetadas para rodar com Gasolina Comum ou alguem já ouviu dizer de alguma moto de baixa cilindrada que a fabrica recomenda utilizar Gasolina Premium ou Podium.


Caro colega, na Yes é recomendado o uso de gasolina super Premium da BR, como a Podium ou a Premium da Texaco, pois seu motor é importado. Assim como algumas Sundown, como a Web, por exemplo.

Já as Honda e Yamaha realmente cabem bem com gasolina comum.

Cassio
29-04-09, 13:49
Diz no manual da Ybr que ela foi projetada pra usar gasolina aditivada brasileira

cabra de brasilia
29-04-09, 14:14
Estava falando hoje com meu irmão...dono de uma Yamaha XTZ 250 X...ele contou que o principal benefício que teve com a Podium foi a "catinga" de gasolina que desapareceu.......fora a partida que agora pega de primeira e fica lisinha a marcha lenta..........

Alan Ranieri
29-04-09, 22:46
Eu uso Podium aqui, porque custa 3,00 e a gasolina aditivada ta na faixa de 2,75 na minha cidade não é grande a diferença sem falar que o cheio que sai do escape é bom :D

LwkinhaZ™
08-05-09, 23:54
Eu uso V-Power nunca me deu problema, posto de confiança, gasolina de confiança sempre vou 1 ou 2 dias após a distribuição do combustivel ao posto, sempre pego gasosa novinha. Recomendo a V-Power mto boa pra mim. Abraços