PDA

Ver Versão Completa : Corrente com retentor estica um pouco nos primeiros kms?



Roberto de Souza
28-04-09, 13:58
É o seguinte, estou n desespero, minha FYM FY250 quebrou a corrente aos 12.000 km, e na hora de trocar, para minha surpresa a concessionária de Sorocaba (Motolab) não tem a corrente para vender nem tem previsão de quando chega. Nem sequer sabiam dizer qual a medida da corrente nem de qual moto serve (mesmo que tenha que encurtar). Eu tirei a corrente da moto e levei numa loja, para minha surpresa ela tem 110 elos enquanto uma corrente "nova" modelo 520 por 110 elos era muito mais curta do que a minha, então desconfiei que talvez fosse uma corrente modelo 525 ou 530, então liguei para uma concessionária FYM de S. Bernrdo do Campo e o mecânico me garantiu que a corrente é 520 x 118 (tudo bem que a minha tinha 110), comprei então uma KMC 520 x 120 elos por 100 reais imaginando talvez ter que retirar 2 elos, e na hora de montar...............caramba, ficou tão curta que mesmo com a roda toda para frente, montou forçada, mas tão forçada que mesmo chutando a corrente ela não bambeia nada nada, ou seja, está extremamente esticada, muito, mas muito mesmo, de tal forma que estou com medo que na primeira arrancada o flange onde a coroa é parafusada possa quebrar. Então gostaria que alguém por experiência própria me diga se ela vai esticar um pouco logo nos 300 - 500 km, é que daí eu vou andando na manha até ela ficar um pouquinho bamba, mas se não esticar nada, vou ter que comprar outra corrente, agora eu sei que a correta é uma de 124 elos, teria que comprar uma de Comet que tem 128 elos e retirar quatro, custaria mais 140 reais. Por favor, me respondam. Obrigado.

Luigi
28-04-09, 14:26
Bom primeiro

100 reais foi CARO!

Aqui eu compro a relação completa por 100 reais com corrente KMC Gold

Segundo, vai esticar, mas muito pouco, nunca vai suprir essa falta de elos

Agora 140 reais uma CORRENTE KMC é carrisimo, isso é o preço de uma corrent DID!

agm2112
28-04-09, 16:08
Dá pra tirar elo de corrente com retentor ?

Compra uma corrente na medida certa pra evitar apurrinhação... e por esse preço vai de DID.

Roberto de Souza
28-04-09, 16:18
Em relação ao preço, achei caro tbém, é que fui obrigado a comprar por qguns motivos:
1-) corrente tão grande assim (acima de 110 elos) não tem sem retentor (logo de cara já encarece), as da Vaz são ainda mais caras;
2-) No site do paulinhomotos, a corrente da Comet (128 elos) está 141 reais, mas é da Vaz, da DID / Daido também não estou encontrando tão comprida assim, a maior que encontrei era de 120 elos, igual à minha que está super esticada (não adiantaria).
Então eu tenho três alternativas: 1-) tentar andar com esta corrente super esticada correndo o risco de quebrar o cubo da coroa, 2-) gastar mais R$ 141 numa corrente Vaz da Comet (já estou falido!) 3-) comprar uma coroa menor (30 ao invés de 32 dentes), mas liguei na FYM de S.B.C. e eles estimaram chegar em 15 dias, fora que vou ter que pedir para o vendedor comprar do bolso dele para mim fazer um depósito na conta dele com valor do sedex incluído e ele ter boa vontade de colocar nos correios para mim.
Logo a 1° alternativa é a melhor, mas será que a corrente vai dar uma esticadinha como acontece com as correntes sem retentor?

Luigi
28-04-09, 17:13
Roberto, DUVIDO!

A GS, que digamos tem um "pouco mais de toque e potencia" está com 8000km e a relação NUNCA FOI ESTICADA!
Corrent original com retentores

A Fazer eu vendi com 13.000km sem esticar a corrente!

Stone
28-04-09, 21:27
esticar ela não vai não....
tenta achar um pinhão um dente menor que caiba na sua moto
ou compra uma emenda e coloca mais um elo na corrente, esse elo você encontra jogado em qualquer oficina
mas tem que ser emenda específica para corrente 520 com o-ring, custa cerca de R$12 mangos uma emenda dessas

Roberto de Souza
29-04-09, 08:10
Stone, esta idéia de colocar uma emenda é uma boa, apenas o elo eu acho que vai ser difícil encontrar pois o pessoal aqui de sorocaba é meio esquisito, se você bater palma numa casa e pedir água a pessoa vai bater a porta na sua cara, mesmo assim vou tentar. O pinhão ou coroa menor sem chance, aparentemente nenhum encaixa perfeito, talvez o a relação da Titan 150 sirva, mas terei que comprar duas correntes 428 e desmontar uma para aumentar uns 15 elos na outra. É que daí eu vou dininuir a corrente de 520 para 428, será que dá problema?
O pior é que ontem a noite eu resolvi andar com a moto, só na avenida do meu bairro que é novo e não tem nenhum movimento, fiquei dando voltas por 20 minutos, andei 18 km e os picos foram de 80 km/h mas não por muito tempo e quando parei, aparentemente estava tudo normal, o barulho não mudou, mas a corrente não esticou nem um décimo de milímetro, continuou esticadona ao extremo.
Bem, acordei de manhã e resolvi ir trabalhar de moto, 15 km para ir e mais 20 para voltar (outro caminho) como estou aqui falando é sinal que cheguei, mas bem no último kilometro, bem depois de uma curva, quando fui acelerar ouvi um barulho estranho, parecia tipo grilinho, um meio nhec nhec mas bem agudo e meio alto. Na desaceleração sumia mas ao acelerar de novo o barulho ia aparecendo devagar. Tem cheiro de óleo / borracha derretendo, estou achando que talvez seja aqueles dentes de borracha que ficam dentro do cubo da coroa que tevem ter esquentado demais, pois toquei o dedo na roda e estava pelando de quente. espero que seja só isso e que eu consiga voltar para casa.

Luigi
29-04-09, 08:14
Cara vocês está detonando a corrente, o problema não é ficar esticada demais, o problema é esticada demais, você pegar um buraco ou solavanco a correte vai folgar por desigal, dai meu amigo, já era, nunca mais pega "regulagem" e a relação vai embora rapidinho! :s

Saurus
29-04-09, 17:14
A corrente antiga não tem gravado nela o passo? O número de elos está realmente correto? Confirme essas informações no manual do proprietário ou junto ao fabricante.

Uma outra opção é ir a uma loja, olhar uma moto igual nova e contar o número de elos da corrente.

Toda corrente quando nova, nos primeiros Km de uso tende a lacear um pouco. É o processo de acamação. Mas esse laceamento não é tão grande ou tão rápido a ponto de ter que instalá-la à forceps. A instalação deve ser fácil (se feita da forma correta) e a folga inicial é bem pequena, mas tem alguma folga, de forma a permitir ajustes de aocrodo com a moto (suspensão, carga, tamanho de coroa e pinhão).

Stone
29-04-09, 22:04
não anda assim não cara, isso vai acabar com o eixo do pinhão e seus rolamentos, a médio/longo prazo isso vai se acabar tudo, aí o prejuízo será grande, sem falar nos rolamentos da roda, da balança, acaba com tudo...
sobre o elo da corrente é fácil você achar, pois dependendo da moto sempre sobram alguns elos da corrente, aí é só tirar um ou três elos e colocar na sua moto
não ande com ela assim...

Roberto de Souza
30-04-09, 08:07
É, não vai ter jeito, parei de andar com a motoca e desinstalei a corrente. Em relação à corrente original, tem 118 elos e é original (igual a de uma nova da loja), mas como eu disse é um pouco mais comprida do que a de 120 elos vendida aqui no Brasil. Nem no manual, nem nas concessionárias, nem no site do importador, ninguém sabe informar a especificação correta de maneira oficial (por escrito), apenas um mecânico disse que a de 118 elos é para servir, mas como pude perceber não é verdade, o ideal seria uma com 124 ou 126 elos. Já estou meio sem paciência para resolver o problema, então vou andar uns três meses de carro e quando sobrar um pouco de $$$ vou comprar a corrente da Comet que tem 128-elos e custa 141 reais. Fazer o quê, moto da China é assim mesmo. Se nesse meio tempo eu encontrar alguém que tenha uma corrente velha com retentor (acho difícil) daí eu emendo para ver se dá certo.