PDA

Ver Versão Completa : O que fazer para enfrentar furos no pneu ?



higoff
02-05-09, 01:29
Oi pessoal !!!

Abri esse tópico para discutirmos o que fazer pra evitar ficar na rua com um furo no pneu !

O que vcs fazem ? Carregam "macarrões", usam aqueles líquidos que prometem vedar o penu no caso de um furo ?

Hj fui consertar um furo no pneu da moto e o cara colocou um "macarrão". Pelo que eu li na net, isso deve ser apenas temporário e eu devo tapar o furo da maneira correta no borracheio, né ? Aquele reparo por dentro...

Abs !!!

Furious VIPER
02-05-09, 09:26
Não sei mto sobre o macarrão, pelo q um amigo falou ele é permanente, é outro tipo de reparo. Aquele adesivo colado por dentro é pra outro tipo de furo, isso confere??
Já usei o selante de pneus Spread Tires, mas não precisei da sua função, afinal troquei as câmaras antes.
Acho o selante uma boa idéia por ser aplicado dentro do pneu e pronto... não tem manutenção, ele fica lá e qdo precisa ele funciona.
Tem outro tipo de produto, q tu levas contigo e qdo fura o pneu tu colocas o produto dentro do pneu, mas esse não me agrada, pq o pneu fura normal, perde pressão de ar... dai tu aplicas o produto e depois calibra! Meio contramão!!

Roberval3000
02-05-09, 14:11
uso macarrao definitivo mesmo

Ivan RJ
02-05-09, 15:31
higoff, o conserto com macarrão é definitivo, só não é aconselhável para motos que rodam habitualmente acima dos 200km/h, o que definitivamente não é o nosso caso. Quanto ao uso de selante existe um tutorial, de uma olhada, acho que vc vai gostar. É a melhor maneira de nos protegermos de um furo na entrada de uma curva e a roda traseira querer passar a dianteira, eu uso há muitos anos. Espero ter ajudado. Um grande abraço a todos os irmãos.

Lagartixxa
02-05-09, 16:47
eu to usando o selante preventivo no pneu traseiro da minha moto, um tempo atras meu pneu furou com um prego e levei pra consertar com o macarrao, mas mesmo assim o pneu continuava esvaziando um pouco. Pus o selante e nunca mais esvazio.

higoff
04-05-09, 19:33
higoff, o conserto com macarrão é definitivo, só não é aconselhável para motos que rodam habitualmente acima dos 200km/h, o que definitivamente não é o nosso caso. Quanto ao uso de selante existe um tutorial, de uma olhada, acho que vc vai gostar. É a melhor maneira de nos protegermos de um furo na entrada de uma curva e a roda traseira querer passar a dianteira, eu uso há muitos anos. Espero ter ajudado. Um grande abraço a todos os irmãos.


Fala pessoal !

Acabei fazendo o remendo definitivo no dia seguinte. Fiquei com medo de dar alguma besteira de qualquer modo.
Li o tuto que vc falou, Ivan ! Ótimas infos ali ! Mas ainda assim achei meio grande e complicado.

Abs !

Richard
05-05-09, 08:45
Para se prevenir, aquela "meleca verde" pode ser usada...

Tem pessoas que dizem que dá certo e tem outras que dizem que não DEU...


Mas caso o pneu já esteja furado, TROQUE-O...

Em pneu de moto não é recomendado fazer nenhum tipo de conserto, a não ser temporariamente para poder chegar no seu destino e posteriormente trocar o pneu...

Não existe nenhum tipo de reparo definitivo para pneu de moto, seja macarrão, o remendo a frio ou a quente e depois vulcanizado...

A carcaça do pneu de moto não foi feita para aguentar um remendo, bem diferente das carcaças de carro, onibus ou caminhões...

Repito mais uma vez: PNEU ´O PRIMEIRO ÍTEM DE SEGURANÇA DE QUALQUER MOTO, NÃO ECONOMIZE E PONHA SUA SEGURANÇA EM RISCO...


PS. Eu tenho em casa um pneu da minha moto com cerca de 1500 km que me furou e eu fiz um remedo para poder chegar em casa, no dia seguinte insteli um novo...

E meu pneu não custa barato como de uma CG... Custa na faixa de 300 realhos pra cima... Mas preferi gastar 300 contos em um pneu do que mais do que isso em medicamentos e curativos...

Sem contar que nunca eu iria fazer minhas curvas tranquilo, sabendo que meu pneu pode abrir a qualquer momento...

Diego.fcs
05-05-09, 08:53
Em pneus sem câmara vc pode usar o macarrão, e até parafusos, isso mesmo, parafusos! Vi um relato de um senhor aki (ex-proprietário de nossa CB400) que numa viagem furou o pneu dele sem câmara, ele pegou e rosqueou um parafuso no pneu e seguiu viagem... hehehehe...

Eu uso a tal meleca verde, é um saco pra colocar, mande um cara que tenha a manha, a única coisa é que as vezes tem uns calibradores de pneu meio esquisito e o bico dá uma cuspida pra fora.

Tem também o spray, mas é para ser usado depois que furou o pneu...

higoff
05-05-09, 12:27
Para se prevenir, aquela "meleca verde" pode ser usada...

Tem pessoas que dizem que dá certo e tem outras que dizem que não DEU...


Mas caso o pneu já esteja furado, TROQUE-O...

Em pneu de moto não é recomendado fazer nenhum tipo de conserto, a não ser temporariamente para poder chegar no seu destino e posteriormente trocar o pneu...

Não existe nenhum tipo de reparo definitivo para pneu de moto, seja macarrão, o remendo a frio ou a quente e depois vulcanizado...

A carcaça do pneu de moto não foi feita para aguentar um remendo, bem diferente das carcaças de carro, onibus ou caminhões...

Repito mais uma vez: PNEU ´O PRIMEIRO ÍTEM DE SEGURANÇA DE QUALQUER MOTO, NÃO ECONOMIZE E PONHA SUA SEGURANÇA EM RISCO...


PS. Eu tenho em casa um pneu da minha moto com cerca de 1500 km que me furou e eu fiz um remedo para poder chegar em casa, no dia seguinte insteli um novo...

E meu pneu não custa barato como de uma CG... Custa na faixa de 300 realhos pra cima... Mas preferi gastar 300 contos em um pneu do que mais do que isso em medicamentos e curativos...

Sem contar que nunca eu iria fazer minhas curvas tranquilo, sabendo que meu pneu pode abrir a qualquer momento...


Cara, trocar o pneu é UTOPIA !

Meu pneu tb não é barato, custou 240 reais NOVO na Honda e depois de duas semanas furou. Não dá pra gastar 240 reais numa peça e tratá-la como se fosse descartável, não mesmo.

Meu pneu anterior durou 16000 Km e só ganhou o primeiro furo aos 15000. Aí eu até trocaria, NESSE caso...

Abs !!!

Richard
05-05-09, 12:45
Cara, trocar o pneu é UTOPIA !

Meu pneu tb não é barato, custou 240 reais NOVO na Honda e depois de duas semanas furou. Não dá pra gastar 240 reais numa peça e tratá-la como se fosse descartável, não mesmo.

Meu pneu anterior durou 16000 Km e só ganhou o primeiro furo aos 15000. Aí eu até trocaria, NESSE caso...

Abs !!!


Não é utopia não meu filho... É segurança e eu zelo pela minha...

Pergunte em qualquer SAC (serviço de atendimento ao cliente) de pneus, se tem algum problema de usar um pneu DE MOTO remendado???

Vão te apresentar mil coisas...

E se vc perguntar a mesma coisa pra um de carro, a resposta vai ser diferente...

Não é utopia não... A questão não é tratar um negocio que vc pagou quase 300 conto ser descartavel, mas sim, que esse negocio que vc pagou uma bela grana NÃO FOI PROJETADO PARA RODAR COM UM REMENDO, entende???

A questão do pneu ter um furo é praticamente igual a uma CAMARA furada... Vc faz remendo em uma camara de ar ou compra uma nova???

Muita gente faz remendo em camara de ar, porem ela não foi feita pra isso.

E outra coisa... Por que o seu pneu furou com duas semanas???

Se foi por algum tipo de defeito, o fabricante faz uma analise e depois vc é indenizado...

Se ele furou por algum elemento perfurante (meu caso) na via, aí o prejuizo é seu...


Repito... Eu não tenho coragem de pilotar a 150 km/h com um pneu que pode estourar a qualquer momento... Logicamente um zerado tb pode estourar, mas a chance é bem menor e eu não tenho que ficar lembrando que tem um remendo nele e que esse remendo pode não aguentar quando eu tiver fazendo uma curva em alta velocidade...

Minha tranquilidade e segurança vale mais do que os 300 e pouco que eu paguei no pneu novo...

Furious VIPER
05-05-09, 12:52
Concordo plenamente com o Limão...
Usar qqr tipo de peça com remendo não me agrada... mas dependendo da peça não influi diretamente na pilotagem, tipo uma rabeta rachada, um pisca com lente quebrada... agora um pneu... nossa primeira e mais importante segurança??
Esses 300 reais do pneu foram uma fatalidade... acontece.. quase nunca, mas acontece... faz parte!

Richard
05-05-09, 13:00
Concordo plenamente com o Limão...
Usar qqr tipo de peça com remendo não me agrada... mas dependendo da peça não influi diretamente na pilotagem, tipo uma rabeta rachada, um pisca com lente quebrada... agora um pneu... nossa primeira e mais importante segurança??
Esses 300 reais do pneu foram uma fatalidade... acontece.. quase nunca, mas acontece... faz parte!


É exatamente esse o ponto...

Andar com um cabo partido, uma rabeta remendada, um banco rasgado, uma seta colada, etc. é uma coisa...

Agora usar pneu, roda, corrente, balança, bengalas, freios e coisas do tipo remendados ou danificados, não dá... Aí é loucura...

higoff
06-05-09, 08:38
Não é utopia não meu filho... É segurança e eu zelo pela minha...

Pergunte em qualquer SAC (serviço de atendimento ao cliente) de pneus, se tem algum problema de usar um pneu DE MOTO remendado???

Vão te apresentar mil coisas...

E se vc perguntar a mesma coisa pra um de carro, a resposta vai ser diferente...

Não é utopia não... A questão não é tratar um negocio que vc pagou quase 300 conto ser descartavel, mas sim, que esse negocio que vc pagou uma bela grana NÃO FOI PROJETADO PARA RODAR COM UM REMENDO, entende???

A questão do pneu ter um furo é praticamente igual a uma CAMARA furada... Vc faz remendo em uma camara de ar ou compra uma nova???

Muita gente faz remendo em camara de ar, porem ela não foi feita pra isso.

E outra coisa... Por que o seu pneu furou com duas semanas???

Se foi por algum tipo de defeito, o fabricante faz uma analise e depois vc é indenizado...

Se ele furou por algum elemento perfurante (meu caso) na via, aí o prejuizo é seu...


Repito... Eu não tenho coragem de pilotar a 150 km/h com um pneu que pode estourar a qualquer momento... Logicamente um zerado tb pode estourar, mas a chance é bem menor e eu não tenho que ficar lembrando que tem um remendo nele e que esse remendo pode não aguentar quando eu tiver fazendo uma curva em alta velocidade...

Minha tranquilidade e segurança vale mais do que os 300 e pouco que eu paguei no pneu novo...


Eu tb zelo pelo minha segurança e pela da minha esposa, que sempre anda comigo. Sou chato com a manutenção da moto, sigo todas a revisões periódicas e só uso peças originais da Honda.

Mas já li MUITO sobre pneus de moto e seus remendos pela internet e não vi toda essa criticidade que vc afirma. É CLARO, ÓBVIO e LÓGICO que se vc ligar para o SAC da empresa do pneu eles vão falar que o pneu dele não aceita remendos ! Compre outro por causa de um preguinho ! Isso é capitalismo...

É claro que para rasgos mais sérios no pneu não dá meeeesmo... mas um prego q nem altera a estrutura da malha interna do pneu ??? Isso é exagero...

No máximo vi um link do Motonline q diz que em motos de alta performance é necessário um remendo a quente que vulcaniza a borracha, que poucos borracheiros fazem. Segue o link.

http://www.motonline.com.br/default.asp?cod=7073&categoria=2&show=1

Esse tipo de exagero existe em todos os momentos de nossa vida. Eu lembro que, quando eu comprei a minha última lente de contato permanente, a empresa AFIRMAVA que a lente, sob hipótese ALGUMA, deveria ser usada por mais de 18 meses na minha vista, sob pena de problemas na córnea. Pois bem, fiquei 4 anos, 48 meses com ela, e NADA aconteceu com a minha vista. E só troquei pq meu grau estava mudando ! É claro q só fiz isso pq falei com a minha contatóloga antes e ela disse q isso era prática comum dos fabricantes...

Em relação ao pq do furo, eu tb tô me perguntando... ou foi um azar do caramba ou algo já não estava certo... Mas será q ainda é possível realizar uma análise após o reparo ?

Abs !

Richard
06-05-09, 13:00
Eu tb zelo pelo minha segurança e pela da minha esposa, que sempre anda comigo. Sou chato com a manutenção da moto, sigo todas a revisões periódicas e só uso peças originais da Honda.

Mas já li MUITO sobre pneus de moto e seus remendos pela internet e não vi toda essa criticidade que vc afirma. É CLARO, ÓBVIO e LÓGICO que se vc ligar para o SAC da empresa do pneu eles vão falar que o pneu dele não aceita remendos ! Compre outro por causa de um preguinho ! Isso é capitalismo...

É claro que para rasgos mais sérios no pneu não dá meeeesmo... mas um prego q nem altera a estrutura da malha interna do pneu ??? Isso é exagero...

No máximo vi um link do Motonline q diz que em motos de alta performance é necessário um remendo a quente que vulcaniza a borracha, que poucos borracheiros fazem. Segue o link.

http://www.motonline.com.br/default.asp?cod=7073&categoria=2&show=1

Esse tipo de exagero existe em todos os momentos de nossa vida. Eu lembro que, quando eu comprei a minha última lente de contato permanente, a empresa AFIRMAVA que a lente, sob hipótese ALGUMA, deveria ser usada por mais de 18 meses na minha vista, sob pena de problemas na córnea. Pois bem, fiquei 4 anos, 48 meses com ela, e NADA aconteceu com a minha vista. E só troquei pq meu grau estava mudando ! É claro q só fiz isso pq falei com a minha contatóloga antes e ela disse q isso era prática comum dos fabricantes...

Em relação ao pq do furo, eu tb tô me perguntando... ou foi um azar do caramba ou algo já não estava certo... Mas será q ainda é possível realizar uma análise após o reparo ?

Abs !



Como a sua historia da lente, são casos e casos... Vai saber se amanhã vc não terá um problema de vista devido a esse seu uso de hoje???

Sobre os pneus, essa criticidade que eu afirmo, é pq minha garota até tempo atrás, trabalhava no SAC da Pirelli e devido a isso ela tinha contato com os dois lados da historia, que no caso é o engenheiro de pneus que dizia tudo o que poderia ser feito ou não com um pneu e tb o cara que quase morreu pq um pneu seu estourou com ele no meio da rodovia a 120 km/h...

Eu não falo por santice nem nada do tipo, falo pq ela me ensinou muita coisa e me mostrou muitos casos de clientes que tinham problemas por falhaas tecnicas no produto e tb outros que quase se matavam por serem inconsequentes em relação a um "simples" pneu...

Obviamente o captalismo entra em cena, mas muitas coisas que a gente acha que é besteirinha por estar do lado CLIENTE, é muito diferente e levada em consdieração friamente pelo FABRICANTE...

Eu conheci a linha de produção da fabrica da Pirelli aqui em Santo André quando minha garota trabalhava lá, o processo de fabricação de um pneu é bem complexo e minucioso e não é apenas uma manta de borracha com alguns arames por dentro como muitos acham...

Por minha garota ter me passado muitas informações a respeito de acidentes, de problemas com produto e sobre a irresponsabilidade de alguns que acabam causando problemas, eu hoje não tenho coragem de subir em uma moto e andar do jeito que eu ando sabendo que ela tem um pneu (ou camara) remendado ou remoldado/recapado...

Sobre o seu pneu, o melhor é vc entrar em contato com o fabricante e explicar a historia, dizer que vc estava no meio da estrada e que precisou fazer o conserto por motivo de emergencia e ver se eles ainda conseguem fazer a analise ou não... Mas acho dificil de acontecer, já que vc mexeu no produto sem o consentimento deles...

Mas boa sorte...

higoff
06-05-09, 15:00
Valeu, Richard...

Vou entrar primeiro em contato com a concessionária da Honda onde eu comprei. Na sexta mesmo eu faço isso.

Eu tb acho difícil dar em algo, uma vez que eu precisei fazer o reparo. Não podia ficar sem a moto.

Mas valeu pela ajuda ! Depois posto aqui o desfecho.

Abs !

Richard
06-05-09, 16:44
Valeu, Richard...

Vou entrar primeiro em contato com a concessionária da Honda onde eu comprei. Na sexta mesmo eu faço isso.

Eu tb acho difícil dar em algo, uma vez que eu precisei fazer o reparo. Não podia ficar sem a moto.

Mas valeu pela ajuda ! Depois posto aqui o desfecho.

Abs !



Boa sorte pra vc carinha...

Deixa só eu avisar uma coisa... Se o pneu for Pirelli, vc vai ter canseira até pra fazer a avaliação do pneu, pq o setor do SAC deles tinha sido todo mandado embora (minha namorada inclusive...rs) e eles estavam sem SAC por um tempo, não sei se eles já voltaram com o SAC ou ainda não... Mas no tempo que não tinha o serviço, os clientes com problemas iam as lojas e elas não tinham o q fazer, pq a fabrica não tava atendendo problemas ou orientando o que o cliente devia fazer...


Mas, novamente, boa sorte... Depois diz aê o q q deu...

higoff
06-05-09, 16:45
Boa sorte pra vc carinha...

Deixa só eu avisar uma coisa... Se o pneu for Pirelli, vc vai ter canseira até pra fazer a avaliação do pneu, pq o setor do SAC deles tinha sido todo mandado embora (minha namorada inclusive...rs) e eles estavam sem SAC por um tempo, não sei se eles já voltaram com o SAC ou ainda não... Mas no tempo que não tinha o serviço, os clientes com problemas iam as lojas e elas não tinham o q fazer, pq a fabrica não tava atendendo problemas ou orientando o que o cliente devia fazer...


Mas, novamente, boa sorte... Depois diz aê o q q deu...


Huehauehua !

Justamente... é um Pirelli MT75... original da Sport.

Depois eu te digo q caca deu... rs...

Abs !