PDA

Ver Versão Completa : Alguém sabe calcular quantos CV a minha moto tem?



Alan djow
11-05-09, 16:12
Boa tarde galera, tenho uma ml 88, montamos um cabeçote completo com cilindro, girabrequim, biela e bura da strada, o pistão que veio montado era std, abrimos a camisa e colocamos um metal leve 0,25, praticamente só ficou original o bloco e o cambio que também troquei algumas engrenagens que não estavam em bom estado, alguém saberia me dizer com quantos CV aproximadamente minha moto deve ter ficado?

douglasybrazul
11-05-09, 16:13
nem idéia

mas deve tá bem legal a motoca

Luigi
11-05-09, 16:26
uns 10cv (na roda)

chuckzin
11-05-09, 16:27
Só amarrando ela num dinamometro pra saber, mas deve beirar os 20cv ;)

Luigi
11-05-09, 16:31
Só amarrando ela num dinamometro pra saber, mas deve beirar os 20cv ;)

Para veio, se twister e fazer tem em torno de 17cv, uma "strada", o que não deixa de ser vai ter uns 13cv e olhe lá!

20cv é a comet que tem (21 e algua coisa na verdade) CB e GS tem pouco menos de 40cv

Isso tudo que eu to falando é NA RODA

renanperim
11-05-09, 16:36
Para veio, se twister e fazer tem em torno de 17cv, uma "strada", o que não deixa de ser vai ter uns 13cv e olhe lá!

20cv é a comet que tem (21 e algua coisa na verdade) CB e GS tem pouco menos de 40cv

Isso tudo que eu to falando é NA RODA


Quando falam "na roda" é tipo a "cavalaria real"?
E as que o fabricante anuncia é uma "média", sei la?

fazer segunda Yamaha tem 21, Tw 24 e Comet 30 e alguma coisa.

Luigi
11-05-09, 16:38
Na roda é a REAL que empurra a moto, os fabricanes falam no virabrequim, o que não vale nada, porque tem perda.

Jimmy1979
11-05-09, 16:41
COMET 20 na roda ? kkkkkkkkkk
TW e YS tem quanto então .... 10 ? na boa Luigi, com todo respeito, mas duvido que tua tem 40 na roda ...

Alan djow
11-05-09, 16:43
Na roda é a REAL que empurra a moto, os fabricanes falam no virabrequim, o que não vale nada, porque tem perda.


então o certo msm é o calculo na roda?

agm2112
11-05-09, 16:46
então o certo msm é o calculo na roda?


Na roda inclui as perdas do câmbio e relação (que desperdiçam bastante energia), mas é mais bonito dizer a potência no eixo do motor, porque é bem mais alta ! Na prática a potência na roda é mais "útil" para alguma coisa.

renanperim
11-05-09, 16:48
Valeu mesmo Luigi e Agm, sempre tive essa dúvida.

Entao a moto do amigo deve ter uns 18cv no eixo do motor?

Luigi
11-05-09, 16:48
COMET 20 na roda ? kkkkkkkkkk
TW e YS tem quanto então .... 10 ? na boa Luigi, com todo respeito, mas duvido que tua tem 40 na roda ...


Comet tem 21 e alguma coisa na roda, 4cv a mais que as outras 250, na roda, isso é muito!
E eu falei que a GS tem MENOS de 40cv (se não me engano 37) na roda! lei melhor!

chuckzin
11-05-09, 16:49
AH, na roda é outra jogada :D

então deve dar uns 11~13cv na roda, eu acredito ;)

Alan djow
11-05-09, 16:52
galera to no periodo de amaciamento ainda, mais a diferença de torque é muito superior ao antigo motor, muito legal!

speed biker
11-05-09, 17:13
A potência do motor está relacionada à cilindrada, mas não somente a ela. Depende da maneira como o motor aproveita a energia liberada na combustão. Um motor pode ter a mesma cilindrada que outro e ser mais fraco, assim como pode ter menos cilindrada e ser mais forte, por ser melhor projetado e construido.


Sua moto esta com 200cc (198cm³ reais) e é 24 kilos mais leve. Isso é um alivio e tanto na estrada não acham ? Com certeza esta andando na frente de 250 (pode vim quem quize que 250 essa guenta )293 deve falta uma unha !!Tem que pega esse cuida !! Tem freio??

Tqf2
11-05-09, 17:27
A única maneira de saber exatamente, e medir no dino mesmo....

Jimmy1979
11-05-09, 17:44
Pra descubir é só no dino mesmo. mas zoando, tirando a média CG x CBX.. pode dar uns 15~16 cv ... chutando !



Comet tem 21 e alguma coisa na roda, 4cv a mais que as outras 250, na roda, isso é muito!
E eu falei que a GS tem MENOS de 40cv (se não me engano 37) na roda! lei melhor!


Tem razão Luigi !!! :k
Achei ...
GS 500 despeja 36,88 na roda (37 cv)
Comet 20,67 na roda (21 cv)


Entretanto, há pilotos que equalizando a mistura da GS, mudando filtros e algumas regulagens leves conseguiram atingir 43.5 na roda, assim como na comet que conseguiram atingir 25,61 na roda com a mesma receita ...

Abração

ps.: não é para brigar e sim concordar ! :OK:

marcelofreitas
11-05-09, 17:58
pra terem uma idéia- TDR 180 18cv!
RD 350---55cv!
uma motinha 125 4T naum pode ter uma cavalaria taum exagerada!
abração galera!

Mostarda_69
11-05-09, 19:09
Eu acredito que no motor deva ter uns 18-19, levando em consideração que eh adaptado, mas foi trocado tudo.. uma strada tem 19cv.. deve ta beirando isso..

Por isso q a fazer anda junto com a twister ate corta.. pq na roda as duas tem a mesma coisa poxa...

tom crazy
11-05-09, 19:26
No motor deve tá igual a strada (não sei a potencia), mais pra andar deve tá andando mais pelo menor peso. Eu ainda compro uma ML ou um Turuna pra colocar um OHC 200cc deve ser divertido hehehe.

Outro detalhe que eu lembrei, deve tá andando próximo das twister/fazer né? Ou não?

Ivan RJ
11-05-09, 20:36
Deve andar mais que a TW e a Fazer.
Baseio a estimativa em testes, TW e Fazer 135km/h de velocidade real, a mesma da Srada 200cc. Isso porque temos que levar em consideração a relação peso x potência.
A ML é muito é mais leve que a TW e Fazer, com um pistão 0,25 já ganhou mais um pouquinho em relação a Strada standard. Para se determinar o grau de eficiência de um propulsor deve-se ter especial atenção ao peso que o mesmo terá que deslocar. Eu ficaria preocupado em redimensionar os freios para que essa ML pare quando o piloto quiser. Um grande abraço a todos os irmãos.

Alan djow
11-05-09, 23:18
Deve andar mais que a TW e a Fazer.
Baseio a estimativa em testes, TW e Fazer 135km/h de velocidade real, a mesma da Srada 200cc. Isso porque temos que levar em consideração a relação peso x potência.
A ML é muito é mais leve que a TW e Fazer, com um pistão 0,25 já ganhou mais um pouquinho em relação a Strada standard. Para se determinar o grau de eficiência de um propulsor deve-se ter especial atenção ao peso que o mesmo terá que deslocar. Eu ficaria preocupado em redimensionar os freios para que essa ML pare quando o piloto quiser. Um grande abraço a todos os irmãos.


e ai Ivan fmz! msm andando de boa, to evitando dar umas esticadas pq ainda to amaciando, mais ja sinto uma deficiência no freio cara..... ta demorando um pouco mais pra segurar legal a moto.

Stone
11-05-09, 23:36
coloca um discão nela e um cubo trazeiro de titan 2000/fan, e talvez até ums pinça de twister, aí você terá um senhor freio!

Alan djow
12-05-09, 00:05
coloca um discão nela e um cubo trazeiro de titan 2000/fan, e talvez até ums pinça de twister, aí você terá um senhor freio!


caraca bicho ....!!! rsrs

Luigi
12-05-09, 08:17
Pra descubir é só no dino mesmo. mas zoando, tirando a média CG x CBX.. pode dar uns 15~16 cv ... chutando !

Tem razão Luigi !!! :k
Achei ...
GS 500 despeja 36,88 na roda (37 cv)
Comet 20,67 na roda (21 cv)


Entretanto, há pilotos que equalizando a mistura da GS, mudando filtros e algumas regulagens leves conseguiram atingir 43.5 na roda, assim como na comet que conseguiram atingir 25,61 na roda com a mesma receita ...

Abração

ps.: não é para brigar e sim concordar ! :OK:


Eu não falei !?

Alan Ranieri
12-05-09, 10:34
Essa perda de potência é muito grande nem sabia que era tanto assim (diferença entre vira e roda), bem que eu já li quanto há mais peças moveis há mais perca de energia.

agm2112
12-05-09, 11:01
Essa perda de potência é muito grande nem sabia que era tanto assim (diferença entre vira e roda), bem que eu já li quanto há mais peças moveis há mais perca de energia.


Só pra ter uma idéia, em um carro os 4 pneus podem transformar em calor até 40% da energia gerada pelo motor. Por isso que o transporte em trens é bem mais econômico. Lembrando que um motor já desperdiça quase toda a energia do cumbustível (cerca de 70% sai pelo radiador ou outras formas de dissipar o calor).

Stone
12-05-09, 21:56
isso mesmo, cerca de 1/3 é dissipado em forma de calor, 1/3 sai pelo escape e 1/3 é aproveitado pelo motor!

Alan djow
12-05-09, 23:18
entaun o mais legal msm é a gente falar a potencia q tem no girabrequim..... nem da graça fala a potencia q tem na roda rsrs

Mostarda_69
12-05-09, 23:58
Por isso que a normal pela ABNT eh no virabrequim... e outra, antigamente era medido sem nada de periféricos, tipo, cano, catalisador, bomba de água, filtro.. era feito tudo pra da potencia.. tanto que tinha uns gols bola que declaravam 62cv, pra marcar mais que o palio q tinha 60cv.. porém o gol era 62cv sem a parafernalha q no fim ia da 55cv.. e o palio era 60cv com tudo.. dae a abnt colocou a norma como sendo com tudo que precisa pra funcionar normalmente...

assim como essas histórias do consumo, agora tem a norma la no adesivo de consumo.. então todos sçao testados da mesma forma.. tu pode não faze os 20km/l q diz uma carro, mas tu sabe que ele faz mais que o outro que diz fazer seus 17km/l...

qm dera vim nas motos isso...