PDA

Ver Versão Completa : Cut-off... como funciona?



Furious VIPER
13-05-09, 12:13
Senhores... gostaria de saber como funciona o sistema cut-off (é assim mesmo q se escreve, né?)...
Pelo q eu ouvi falar e li ele corta a alimentação do motor qdo registra inatividade de aceleração pelo pedal/manopla do acelerador, correto??
Se ele interrompe a alimentação, os pistões mantém seu curso normal... apenas no embalo (não mais com a explosãodas câmaras), é isso mesmo??
Tava indo pagar umas contas agora e isso me veio na cabeça...
Qm souber dá uma luz aí!

Cassio
13-05-09, 12:35
É isso, porém além do acelerador fechado, considera também que a moto esteja engatada e a embreagem não esteja acionada (acredito eu que use a mesma informação que impossibilita de
dar partida com a moto engatada quando é partida elétrica), pois senão sempre que parasse no farol o motor seria cortado..

A filosofia disso é exatamente igual nos carros injetados (porém nos carros considera-se além do câmbio engatado uma certa rpm do motor pra cortar a
injeção). Muita gente não sabe disso, e desce a serra de carro na banguela achando que tá economizando mas na verdade está gastando o tanto de
combustível pra manter a lenta, quando poderia estar com o combustível cortado se tivesse engrenado.
Nos carros carburados a história é outra lógico, exceto nos tais carburadores eletrônicos, onde é possível cortar o combustível tb.

Mostarda_69
13-05-09, 12:51
Ta morta a cobra.. eaheauheaua

só lembrando, a fazer e lander ate 08 não tinham cut-off.. não sei se colocaram agora em 09 pelas emissões..

Em carros ate da pra sentir o momento que desliga o cut-off e começa a injetar combustivel... li uma vez que os palio eh em 1600rpm q ativa a injeção do combustivel..

no corsa eu reparei isso nas 1300rpm..



O motor gira normal, só não tem a injeção de combustivel!

Furious VIPER
13-05-09, 12:59
Tá... ele "gira normal"... é como eu falei então?? tipo... ele gira normal sendo lubrificado normal.. só q sem as explosões?

agm2112
13-05-09, 13:25
Tá... ele "gira normal"... é como eu falei então?? tipo... ele gira normal sendo lubrificado normal.. só q sem as explosões?


É .... o óleo e a água continuam circulando normal, e isso é o mais importante. O motor para de gerar energia (e de produzir calor). Se acionar a embreagem, tocar no acelerador ou colocar no neutro ele volta a injetar combustível. (mas as vezes morre assim mesmo !)

Lagartixxa
13-05-09, 13:48
qndo o carro entra em cut-off ela corta combustivel e ar tbm si nao daria mistura pobre e fundiria rapidim o motor

agm2112
13-05-09, 13:51
qndo o carro entra em cut-off ela corta combustivel e ar tbm si nao daria mistura pobre e fundiria rapidim o motor


Ar não faz mal nenhum ... ar e combustível mal queimados sim. Sem combustível não há ignição.

Cassio
13-05-09, 13:53
Isso Furious, o motor continua girando sendo empurrado e não empurrando, e como o agm disse, óleo e tudo mais continua normal, só que sem gasolina.

Mostarda, a lander e fazer nunca tiveram e nunca terão, pois nos casos de injeção não precisa de válvula cut-off como nos carburadores eletrônicos, mas simplesmente a centralina manda o bico não injetar nada.

Luigi
13-05-09, 13:57
qndo o carro entra em cut-off ela corta combustivel e ar tbm si nao daria mistura pobre e fundiria rapidim o motor

Se a moto cai pra reserva a 180km/h funde o motor então ?!

rocksul
13-05-09, 15:07
Se a moto cai pra reserva a 180km/h funde o motor então ?!

Se for de carro, tomara que funda.
KKKK



Citação de: Lagartixxa em Hoje às 13:48
qndo o carro entra em cut-off ela corta combustivel e ar tbm si nao daria mistura pobre e fundiria rapidim o motor
/tu ta na erva!

/eu tb, sempre!!!

Beto
13-05-09, 15:34
Nota : indo págar as contas e sonhando economizar, rsrsrsr Ki nem eu. \Beto
[hr]Mensagem unida: 1242239684[hr]
Nota : indo págar as contas e sonhando economizar, rsrsrsr Ki nem eu. \Beto

Mostarda_69
13-05-09, 16:43
Mostarda, a lander e fazer nunca tiveram e nunca terão, pois nos casos de injeção não precisa de válvula cut-off como nos carburadores eletrônicos, mas simplesmente a centralina manda o bico não injetar nada.

TchÊ, a fazer e lander ate 08 (sem as mods pro promot) não cortam combustível, melhorou?!? aeuheahuaehuhaeuheu

E a Ybr é bura eletronico e tem sistema cut-off, pelo menos assim intitulado pela Yamaha!

superkyo
13-05-09, 20:33
CUT-OFF é maravilhoso dá uma economia enorme.....

sandro_ventania
13-05-09, 20:44
O carburador não precisa ser eletronico, o meu é a vacuo (Mikuni BS28) e tem cut-off.
Quando a borboleta é fechada, cria-se um forte vacuo no coletor, é esse vacuo que aciona o mecanismo que corta o combustivel.
Mas eu creio que o cut-off não corta completamente o combustivel, pois é muito diferente descer uma ladeira com o motor engrenado(mas funcionando) do que com ele apagado.
Quem sabe que tem cut-off experiente desligar na chave durante a descida...

vinicius.a
13-05-09, 21:11
Ae Furious, sobre o cut-off: http://www2.uol.com.br/bestcars/ct/cutoff.htm

E mais algumas outras dicas: http://www2.uol.com.br/bestcars/servico/consumo-1.htm

Tava lendo algumas coisas a respeito hoje mesmo! kkk

Abraço...

MaumauFT
13-05-09, 22:39
Na verdade a injeção precisa somente da informação do TPS (sensor de posição da borboleta) e rotação.

A "regra" que ela usa eh muito simples:
Se estiver a mais de 1600rpm (exemplo do pálio que o amigo citou ali) e com o TPS em 0%(borboleta fechada), então, após 0,5s corto a injeção. Simples e funcional
O motor não tem combustível, apenas ar e ignição, porém, sem combustível não há combustão, portanto, não faz diferença ter ou não ter centelha.
Na moto que tem cut-off, não há diferença entre descer uma lomba grande ou desligar a chave, justamente por esse motivo.


No momento em que você pisa na embreagem a injeção nem faz idéia de que você o fez. Ela só vai perceber isso quando a rotação baixar de 1600rpm. Em carros com um certo tempo de uso e falta de manutenção, ao pisar na embreagem em rotação alta e no cut-off, a queda de rotação é tão grande que, ao chegar nas 1600 rpm, o motor volta a injetar, porém, devido à falta de eficiencia dos bicos injetores (sujeira) ou da ignição (velas/cabos gastos) não consegue segurar o motor ligado e morre.



Quer testar o Cut-off?? Acelera até uma rotação bem alta, 5, 6 mil rpm e solta o pé do acelerador. Deixa o carro engatado ir diminuindo a rotação (e a velocidade, consequentemente) sozinho. Você vai ver direitinho quando ele volta a injetar. Dá um tranquinho bem sutil. É mais fácil de ver isso em primeira e segunda marchas, pois, são mais curtas então, qualquer irregularidade no motor é sentida com facilidade.