PDA

Ver Versão Completa : Passei na prática, agora... Primeira moto. 125?



jnmac
14-05-09, 18:36
Fala galera blz?
Bom, venho acompanhado o fórum já há um bom tempo, mas esse é meu primeiro post...
Fiz a prova prática hj e por um milagre...... "PASSEI" sem pagar o famoso "quebra" hehehe.
Digo milagre, pois nunca havia andado de moto antes, aprendi +/- na auto escola, e não estava nem um pouco confiante para fazer a prova. Mas hj pra minha surpresa passei sem errar nada e vendo muito motoboy que trabalha com moto sendo reprovado!
Acho que o fator determinante de minha vitória se dá ao fato de as últimas 9 aulas eu ter praticado com uma moto "Miza" ou "Milza" algo assim....
Moto péssima, (completa, mas péssima).
Tinha indicador de marcha, marcador de rotação, de combustível, freio a disco..... Mas, acho que estava quebrada, meu instrutor jura que já veio assim mas, sei lá...
Não manjo nada de motos. Como falei aprendi na auto escola mas nessa moto são seis marchas e todas pra cima, ou seja se vc quer deixar no neutro e tá em primeira, tem que passar segunda, terceira, quarta, quinta, sexta e aí sim neutro.....
Sem contar que era uma moto dura, pra fazer as curvas eu sofria e várias vezes eu errava...

Resumindo: hj na prova, ele me deu uma cg ks 125 e eu pensei "agora que eu to ferrado", já que tinha praticado com a outra. Mas pra minha surpresa, passei !! De primeira hehehe, sem pagar nada... Graças a cg: que moto gostosinha, leve, vira bem e consegui...

Aí já estava quase tudo pronto pra comprar uma Yes 125. Pelo custo x benefício e principalmente pq moro em SP capital e na zona leste....Ou seja baixíssimo índice de roubos né?

Mas comecei a indagar sobre viajens .. Pq temos uma chácara em Juquitiba (há +/- 120km de SP). E em alguns fds e feriados vamos para lá.. Até hj ia de carro com a família (Santana 2.0), mas agora iria deixar o carro pra eles e iria de moto com minha namorada...
Não somos muito pesados (eu e ela temos 65kg CADA) mas pra ir pra lá pego a Rodovia regis bittencourt que hj com o pedágio melhorou mas ainda é precária, sem contar com muuuuitos caminhões e carretas....

Eis as questões:
1) Uma 125 não iria ficar lenta d+?
2) Há um diferença considerável entre 125 e 150?
3) Meu principal uso pra ela é facul e trabalho.. Compensa gastar mais, numa maior que 150cc?
Desde já, o meu muito obrigado!!! E desculpas pela carta, valeu!!!!!!
John.

R.L
14-05-09, 18:47
e ai jnmac, Bem Vindo ao PN!!!

respondendo a sua pergunta, tipo, vc disse que vai usar a moto pra trabalhar e pra ir pra facul certo, e tbm
para pequenas viagens, como por exemplo juquitiba. Indico pra vc a titan 150, moto muito boa pra trabalhar, pra estudar e pra pequenas viagens, e não da manutenção, so troca o oleo msm.

falo dela, por que meu pai tem uma, mas quem usa ela sou so eu, uso pra trabalhar, pra ir ver minha namorada que mora na cidade vizinha aqui, e as vezes, fazemos pequenas viagens, e algumas vezes ate longas, como por exemplo, no fim do ano fomos pra campos do jordão, e ela foi de boa (com minha namorada na garupa), acompanhei meu sogro (ele tava de twister), algumas partes do trajeto fizemos a 120km/h.

boa sorte na escolha, e bons passeios!!

abraxx

rafaeld-_-b
14-05-09, 19:32
Bem vindo e parabéns por ter passado!

Quando fui tirar minha habilitação vi muitos casos de caras ditos "fodões" serem reprovados, engraçado ver eles se gabando antes e depois ver os erros bestas... eauheuaheua

Quanto a moto se quer economia vai de 125cc, estou com uma FAN e nunca vi moto beber tão pouco gasolina. Antes eu andava de DT200 e o tanque secava do nada.. kkk

Agora se quer uma moto mais forte aconselho ir direto para uma 250cc tipo Lander, Tornado ou Twister. Acho que ir para uma 150cc não vai ter tanta diferença comparando com uma 125cc...

flw

R.L
14-05-09, 19:38
Agora se quer uma moto mais forte aconselho ir direto para uma 250cc tipo Lander, Tornado ou Twister. Acho que ir para uma 150cc não vai ter tanta diferença comparando com uma 125cc...



ai eu discordo de vc cara, tem diferença sim, e num pouca não, coloca uma 150 do lado de uma 125, tanto na rodovia quanto na cidade, ai tu ve a diferença, e a 150 e economica tbm, a do meu pai faz 28km/L.

rafaeld-_-b
14-05-09, 19:51
ai eu discordo de vc cara, tem diferença sim, e num pouca não, coloca uma 150 do lado de uma 125, tanto na rodovia quanto na cidade, ai tu ve a diferença, e a 150 e economica tbm, a do meu pai faz 28km/L.

Cara, sei que tem diferença, mas não exagera que nem é tanta assim...

No caso dele, que vai andar em rodovias, e possivelmente fará pequenas viagens aconselho logo uma 250.

R.L
14-05-09, 20:05
aa veio, tem diferença sim, e uma 150 pra pequenas viagens é muito boa, e sei la, os
gastos com uma moto acima de 150cc, são meio salgados, se dinheiro não for problema pra ele, eu tbm indico
uma 250cc.

brunohcs
14-05-09, 20:53
eu axo q a diferença de velocidade pa tu viaja.. nao eh tao grande nao cara, vai serum pouco mais lenta.. pouco menos de final.. mah axo q eh praticamente a mesma coisa viaja com uma ou outra... as duas vao anda no limite e com poka sobra pra ultrapassagens.. mas pra viaja na boas as duas vao que é uma maravilha..

donos de yes do forum dizem que é boa moto eu nem conheço né..

o mndbm aqui do forum foi com a YES dele pro Uruguai aqui de curitiba.. eh chão ein!.. e disse q foi de boa.. entao creio que da pa confia na motoca!

Vlade
14-05-09, 21:08
E ai galera! Novo no forum também!!!

Posso até estar falando besteira (ainda mais por ainda não ter moto). Mas como a ideia do colega é facul/trabalho/viagem/sitio...

Se você pensa em uma 150cc, pensaria numa BROS (Ou outra que exista, realmente não conheço  :-/). Boa suspensão pra uso misto e entrega bom torque em um giro relativamente mais baixo. Boa segurança pra andar na estrada dentro dos limites pois iria oferecer boas retomadas.

Se não gosta de trail, o colega R.L. comentou da titan. Tirando o estilo, teria uma sobra de motor para retomadas e andar com relativo conforto na estrada.
Se bem que lendo por vários foruns, vejo muita gente falar super bem da Yes. Além do que é barata e completa e, pelo o que vejo, manutenção é barata e quase não dá.

Se o percurso é longo a maior parte do tempo e você dispoe de grana, faz como o rafaeld-_-b disse. Vai pra uma 250cc trail, street, supermotard ( Yamaha 250x  :OK: ) e seja feliz :) (Uma hora eu chego la  :d)


OBS: aos colegas mais antigos, se falei $#@%$# não joguem pedra... ainda to aprendendo.

rafaeld-_-b
14-05-09, 21:25
Bem vindo Vlade!

Aqui ninguém é dono da verdade, e ninguém nasceu aprendido, toda opinião é válida, estamos apenas tentando ajudar um colega a tomar a decisão certa, mostrando os prós e contras das motos que ele pensa em adquirir.

Mais uma vez seja bem vindo e não tenha medo de falar. :OK:

R.L
14-05-09, 21:35
Bem vindo Vlade!

Aqui ninguém é dono da verdade, e ninguém nasceu aprendido, toda opinião é válida, estamos apenas tentando ajudar um colega a tomar a decisão certa, mostrando os prós e contras das motos que ele pensa em adquirir.

Mais uma vez seja bem vindo e não tenha medo de falar. :OK:


concordoo =D

e voltando ao assunto, tipo, num tenho nada contra as 125cc, ate trabalho com uma, uma YBR 2000, so que tipo, se vc estiver viajando sozinho sem um garupa a mais seguro, pois com garupa ela vai fica um pouco mais frouxa, no caso de uma ultrapassagem, lembrando que estou dizendo isso de uma coisa que eu achu, nunca sai com garupa em 125cc, sempre ando sozinho, ja de 150 ai sim, e ela da pra arriscar ultrapassagem com garupa, mas nem sempre tambem.

Vlade
14-05-09, 21:42
Valeu ai rafaeld-_-b e R.L.

Torcendo pra logo logo eu estar com minha moto e aqui tirando duvidas com vocês do forum.

jnmac
14-05-09, 21:58
Valeu galera....

Pensando bem axo que vou continuar com a yes ou pegar a honda que o R.L indicou, vou pesquisar os preços direitinho...
Mas axo que vou de yes pelo fato de ser menos visada e a diferença da velocidade não ser tão expressiva...
A yes tá R$5034,00 dando dois de entrada fica 24*199,50 aki na red fox em SP. O que acham?

Agradecimentos especiais: R.L, rafaeld-_-b, brunohcs e Vlade....

Obrigado!

R.L
14-05-09, 22:03
Valeu galera....

Pensando bem axo que vou continuar com a yes ou pegar a honda que o R.L indicou, vou pesquisar os preços direitinho...
Mas axo que vou de yes pelo fato de ser menos visada e a diferença da velocidade não ser tão expressiva...
A yes tá R$5034,00 dando dois de entrada fica 24*199,50 aki na red fox em SP. O que acham?

Agradecimentos especiais: R.L, rafaeld-_-b, brunohcs e Vlade....

Obrigado!



ai jnmac, achu a yes uma motinha bonitnha cara, e num é tão visada assim, pode ser que vc fça uma boa escolha, mas o que importa e vc ser feliz com sua motoca, e dar varios roles com ela por ai, não importando a cavalaria que a motoca tenha. E o forum, e o pessoal que dele participa, esta ai pra isso, debatermos e tirarmos duvidas.

ps: depois que comprar a motoca, e tiver o numero minimo de posts aqui no forum, posta umas fotinha ai da motoca pra galera ver ;)

abraxx

Vlade
14-05-09, 22:34
Valeu galera....

Pensando bem axo que vou continuar com a yes ou pegar a honda que o R.L indicou, vou pesquisar os preços direitinho...
Mas axo que vou de yes pelo fato de ser menos visada e a diferença da velocidade não ser tão expressiva...
A yes tá R$5034,00 dando dois de entrada fica 24*199,50 aki na red fox em SP. O que acham?

Agradecimentos especiais: R.L, rafaeld-_-b, brunohcs e Vlade....

Obrigado!


Boa jnmac, boa sorte com sua escolha. Não esquece os equipamentos de segurança!!
Abraço!

Barata
14-05-09, 22:41
Boa jnmac, boa sorte com sua escolha. Não esquece os equipamentos de segurança!!
Abraço!


Exato! não esquece dos equipamentos!
Quanto a tua moto, se a idéia é curtir, passear, viajar e tal, compra uma 250 se puder. As twister estão em promoção, vale a pena. Eu comprei minha moto a pouco tempo também, uma Yes, que recomendo muito se tua escolha for uma 125cc, mas logo em seguida tu sente falta de mais motor. Então, se tiver grana compra uma 250, porque essa história que o cara tem que começar com 125 é lorota ou olho gordo de quem não tem.
abração

stcowboy
14-05-09, 22:44
Cara, há uns 7 meses atrás, quando comecei a andar de moto tive a mesma dúvida.

Também passei tranquilo e de CG (a vantagem é que era com partida elétrica, rsrs). Mas resolvi partir para uma 250cc (Fazer) nas ruas e não me arrependo nem um pouco. Até pensei na Factor, que era lançamento na época, mas resolvi fazer um esforço por uma moto maior. Ando na cidade no máximo a 5000rpm, o que faz ela andar em um ritmo tranquilo mas ainda sim superior a uma 125cc e fazer médias de consumo de mais de 30km/l. Com isso, se a usasse no dia a dia, estaria economizando no combustível a diferença nas parcelas. Ela é como meu bom e velho Opalão: a última marcha (4ª nele e 5ª nela), vai de 60 a 140km/h sem reclamar, o que favorece muito o baixo consumo.

Dei uma volta em uma Yes a algumas semanas, que acabou servindo para me mostrar que realmente fiz a escolha certa: Para ela andar, tem que manter o giro sempre lá em cima (e isso porque ando bem tranquilo), o que anula a vantagem do consumo menor, a vibração é grande e a insegurança com a suspensão nas curvas é maior ainda! Ela não deixa de ser uma ótima 125 (estaria no meu top 3 em matéria de desempenho na categoria, já em visual, só não vence a Factor), mas se você tem como partir para uma 250, mesmo com algum esforço, não pense duas vezes!

guinomo da pratinha
14-05-09, 22:50
a diferença entre a 125 e a 150 é o conforto
a 125 vibra muito, enquanto a 150 é super confortavel se comparada com a 125
digo as motos honda, o resto nem sei

raulzito rock
15-05-09, 01:50
a Yes e uma ótima moto,vai te dá um ótimo custo benefício,o único problema com ela e a revenda,e só!!!
e mais confortável que as demais ,vc viaja em médias distãncias ex:150km vc não sente a estrada, em bem macia ,e confortável,se vc for de baixa ou média estatura,no meu caso sofro um poco pq sou alto,ai incomoda um pouco as costas,devido a coluna,mas de resto,tenho ela a mais de 1 ano e nunca levei a oficina para nada,faço revisóes periodicas,trocas de óleo,filtro, lavagem do elemento de ar,limpeza de carburador,e gasolina,essa e a unica despeza que ela me deu ate hj,tem ótima suspensão(vc não e arremeçado para cima quando passa em um buraco como ocorre com as 150)só trocaria ela por uma 250,como ta quase acontecendo,
abração e boa escolha irmão!!!

renanperim
15-05-09, 08:08
É claro que em viagens vai faltar motor, em uma 250 ja falta.
Porem estando em SP é quase obrigatorio se vc tiver uma 250, tem que ter seguro(o mesmo para motos honda acima de 125cc).

A Yes é uma boa moto, pode ficar sucegado.
Mas ate onde eu sei na auto escola era obrigatorio ter moto completa(pelo menos na que eu fiz era).

E tirar carta com Miza ta de brincadeira eim.

Richard
15-05-09, 08:18
Agora se quer uma moto mais forte aconselho ir direto para uma 250cc tipo Lander, Tornado ou Twister. Acho que ir para uma 150cc não vai ter tanta diferença comparando com uma 125cc...


Uma 250 ainda é fraca... Vc não acha melhor ele pegar uma V-Max ou uma Hayabusa pra começar??? :P


Jnmac, é melhor vc pegar uma 125 mesmo e por enquanto aquetar o facho e rodar somente dentro da cidade, não invente de ter acabado de tirar carta sem nunca ter subido em uma moto antes e já se enfiar em uma Régis. Ela está duplicada, está melhor acabada, mas continua sendo uma pista muito cruel, ainda mais para motos pequenas.

Aprenda a pilotar na cidade e continue indo de carro para o sitio, depois de vc conhecer sua moto, comece a fazer o trecho SOZINHO, com sua namorada no carro e o mesmo te acompanhando. Depois de algumas 20 vezes que vc fizer isso, coloque sua namorada na garupa e aí vá com ela, mas ainda sendo acompanhado pelo carro.

Não faça a besteira de achar que vc já é um super piloto e já pode cruzar o Brasil do Oiapoque ao Chuí em uma 125cc.

E boa sorte.

higoff
15-05-09, 09:10
Uma 250 ainda é fraca... Vc não acha melhor ele pegar uma V-Max ou uma Hayabusa pra começar???  :P


Jnmac, é melhor vc pegar uma 125 mesmo e por enquanto aquetar o facho e rodar somente dentro da cidade, não invente de ter acabado de tirar carta sem nunca ter subido em uma moto antes e já se enfiar em uma Régis. Ela está duplicada, está melhor acabada, mas continua sendo uma pista muito cruel, ainda mais para motos pequenas.

Aprenda a pilotar na cidade e continue indo de carro para o sitio, depois de vc conhecer sua moto, comece a fazer o trecho SOZINHO, com sua namorada no carro e o mesmo te acompanhando. Depois de algumas 20 vezes que vc fizer isso, coloque sua namorada na garupa e aí vá com ela, mas ainda sendo acompanhado pelo carro.

Não faça a besteira de achar que vc já é um super piloto e já pode cruzar o Brasil do Oiapoque ao Chuí em uma 125cc.

E boa sorte.


Concordo plenamente com o Richard...

E depois que vc estiver bem treinado, esquecendo o fator roubo, eu iria de 250. Com garupa, a minha CG 150 Sport já perde velocidade na Washington Luís (BR116) naquelas subidonas que existem antes de Resende, RJ. Mesmo que eu venha no pique, já cai para uns 80, no máximo 90 Km/h... Peso 75 Kg e minha esposa 65. Imagina então um motor 125...

Agora, pra andar sozinho a minha é uma maravilha !

Outra coisa, pra viajar a 110 Km/h, o motor 125 anda tão esgoelado que a vantagem da economia de combustível se perde. Motor 125 é para CIDADE. Claro que dá pra viajar, mas vc tem algumas desvantagens.

Abs !

PenPen
15-05-09, 09:27
minha sugestão depende, vai ser a vista ou a prazo? se for a prazo sem entrada vai de 125/150... se for a vista ou com uma boa entrada uma 200/250...
eu fiz assim eu ia comprar uma yes financiada, mas como ganhei no bicho :drool: :drool: :drool: comprei uma 200 usada por 4,5 fiz o motor e adquiri um chicote original novo ... no total saiu 5,000 e tenho uma moto praticamente zero e 200cc :) :)... agora se eu fosse financiar com certeza tentaria pegar a moto mais nova possivel para não acumular problemas + financiamento

raulzito rock
15-05-09, 10:05
E irmão,primeiro cidade,muuuuuuuuuuuuuuito depois estrada,eu passei 8 meses rodando com minha na cidade para depois viajar,(claro que o fato de ta sem CNH pesou um pouco sobre isso!huahuaahhauhuahu),nada de estripulias,e evite sair de casa em horários de pico,onde o trãnsito ta parado e o povo compressa!!!
abração

jnmac
15-05-09, 14:02
Galera, obrigado pela atenção viu.....

Muito obrigado mesmo...

Referente a 250cc.
Lógico que queria uma 250, axo linda a twister... Mas a grana tá curta e como não manjo nada de mecânica de moto, creio ser melhor comprar uma zero pra não pensar nisso, não é?

Referente a andar muito na cidade antes de pegar estrada. Conconrdo plenamente! Não me arriscaria na Regis sem experiência com moto... E mesmo assim, quando for vou com muuuuito cuidado! Obrigado!

Agora, na opinião de vc´s, depois de um tempo andando na cidade etc.. Eu me aventurar na estrada com a yes 125 e ir pra chácara. Vai faltar fôlego ou se for de boa dá pra ir? Tipo não preciso correr, primo muito minha segurança e principalmente da minha namorada... Se for na manhã, sem pressa vou passar raiva? hehe

Agora vc´s falaram de equipamento de segurança, e é essa minha outra dúvida, que capacete comprar? (Sei que eq. de seg. não é só capacete, mas é o principal)
Gosto muito daqueles que abrem a frente.... (Pra andar na ciade de boa, quando for viajar compro um fechado)

Qual vc´s me indicam, levando em conta que não tenho dinheiro disponível, já que vou comprar a moto agora e aí tbm entra emplacamento e taxas né?

Mais uma vez muito obrigado!!!

persiu
15-05-09, 17:58
Nossa..cara passei por algo parecido uns meses atrás kk k...

Não sou de escrever muito então vou resumir.

MOTO: Vá de 150Cc !!! Por que ?
- Você tá aprendendo é uma moto de Baixa-Média Velocidade que aguenta estrada. Acho que a 125Cc perde muito em retomada !!!
- Manutenção Barata.
- Econômica em alguns modelo se consegue 34-35km/L
- Estilo On/Off por ter uma suspensão mais alta e você andar de GARUPA e talz..a moto fica mais confortável.

EQUIPAMENTOS:
- NÃO ECONOMIZE !!! NÃO SE ESQUEÇA DO GARUPA !!!
- LUVAS
- CAPACETE
- JAQUETA
- BOTA ESTILO DE ACAMPAMENTO.
- É SEMPRE BOM TER UMA CAPA DE CHUVA POR PERTO

Se você for de Sampa vá até a Rua General Osório lá tem tudo que você vai precisar de todos os tipos e modelos..e forma de pagamento diferenciada !!!

R.L
15-05-09, 18:49
Galera, obrigado pela atenção viu.....

Muito obrigado mesmo...

Referente a 250cc.
Lógico que queria uma 250, axo linda a twister... Mas a grana tá curta e como não manjo nada de mecânica de moto, creio ser melhor comprar uma zero pra não pensar nisso, não é?

Referente a andar muito na cidade antes de pegar estrada. Conconrdo plenamente! Não me arriscaria na Regis sem experiência com moto... E mesmo assim, quando for vou com muuuuito cuidado! Obrigado!

Agora, na opinião de vc´s, depois de um tempo andando na cidade etc.. Eu me aventurar na estrada com a yes 125 e ir pra chácara. Vai faltar fôlego ou se for de boa dá pra ir? Tipo não preciso correr, primo muito minha segurança e principalmente da minha namorada... Se for na manhã, sem pressa vou passar raiva? hehe

Agora vc´s falaram de equipamento de segurança, e é essa minha outra dúvida, que capacete comprar? (Sei que eq. de seg. não é só capacete, mas é o principal)
Gosto muito daqueles que abrem a frente.... (Pra andar na ciade de boa, quando for viajar compro um fechado)

Qual vc´s me indicam, levando em conta que não tenho dinheiro disponível, já que vou comprar a moto agora e aí tbm entra emplacamento e taxas né?

Mais uma vez muito obrigado!!!


o problema das 125cc que eu achu, são retomadas de velocidades, e a vibração!!!

sobre o capacete, eu tenho um Bieffe Free Style, os capacetes dessa marca são muito bons, forração otima, so são meio salgado de preço. E vc disse que quer um daquele que abrem a frente, eu não te indicaria, por dois tres motivos:
1º numa pancada, aquela frente vai arrebentar, pois é muito fraco.
2º entra muito vento por ali.
3º é perigoso vc tomar uma multa, se algum agente de transito te vir com a frente do capacete aberta.

te dou estas dicas, por que uso um zarref classic, da taurus, la no meu trampo, então posso te falar com certeza sobre esses tipos de capacetes.

Um capacete bom e barato, assim pra começar, é o Peels mach 5, custa em torno de R$ 120,00, so que ele é fechado, ai num sei se vc vai querer.

boa escolha ai na moto e no capa!!!

abraxx

ahlmiranda
17-05-09, 12:35
jnmac, é o seguinte, se der, pega uma 250, meu irmão aprendeu a andar de moto na auto escola e comprou uma fazer, nunca caiu da moto dele, quanto ao gasto, eu tenho uma tornado, nunca tive gasto nenhum com ela a nao ser óleo, o consumo nao é tao maior assim, da pra fazer 22, 23 km/l, eu faço isso na minha, na fazer tb meu irmão nunca teve nunhum gasto alem desses que tive com a tornado, e o consumo dela é menor... mas se a grana ta curta, compra uma 125 mesmo, tenho um amigo que foi daqui de Maceio-AL pra Ribeirão Preto-SP numa fan, e o cara tem 2m e pouco e pesa pouco mais de 100kg... se ele conseguiu, eu acho que a yes aguenta 120km sim...