PDA

Ver Versão Completa : Sistema Ecco



blaugusto
25-05-09, 09:37
Fala galera!!

A pouco li em um dos topicos sobre o carburador com Sistema ECCO, que equipava as antigas pequenas.
Alguém conhece esse tipo de carburador e conseguiria falar melhor sobre ele?

Ficou curiosissimo ao saber que ele joga gasosa direto no motor, mas e a mistura, como é feita?
Serviria em nossas pequenas atuais e traria beneficios relativos a potencia?

Grande abraço,
Bleno Augusto

Diego.fcs
25-05-09, 09:58
Um bom carburador que creio eu que possa melhorar um pouco é o da ML ou da Turuna que são 24mm de venturi e com ECCO. Dizem que esse sistema fica melhor para retomadas de velocidade e tal, não sei ao certo explicar tecnicamente.

Stone
25-05-09, 20:23
Sistema ECCO de economia de combustível, é nada mais que uma "bombinha" que injeta gasolina no momento em que se está acelerando a moto, segurando o acelerador parado ele não injeta, só no momento que se está acelerando
Teoricamente isso servia para economizar combustível, algo que eu nunca entendi muito bem, pois as motos com ECCO tem giclês maiores que sem sistema ECCO, na minha opinião isso deveria ser do contrário, já que tem o injetador de combustível, mas sei lá, também pode ter algo a ver com a agulha do pistonete, seilá, os engenheiros devem saber mais que eu...

isso é o que eu sei desse sistema, talvez e tomara que apareça alguém que saiba explicar mais sobre o assunto

uedaa
29-05-09, 03:31
o sistema ecco serve para economizar combustivel sem alterar o desempenho ,ela tem gicles menor diametro para uso normal e quando precisamos de potencia o ecco manda mas gasolina para compensar os gicles subdimensionados tendo assim economia aliada a potencia.quando não há esse sistema os gicles de alta são mais abertos causando mais consumo em todas as acelerações.

MarciON
29-05-09, 08:09
o sistema ecco serve para economizar combustivel sem alterar o desempenho ,ela tem gicles menor diametro para uso normal e quando precisamos de potencia o ecco manda mas gasolina para compensar os gicles subdimensionados tendo assim economia aliada a potencia.quando não há esse sistema os gicles de alta são mais abertos causando mais consumo em todas as acelerações.


eeeeeeeeeeeeeerraaadoo!! ehauheuahehuea
o ecco nem tem a ver tanto com alto giro
é mais pra arrancada, pra qdo vc ta saindo com a moto ela sair melhor, só isso

em alto giro só vai jogar mais gasola se vc voltar toda a mão e mandar a mao dinovo, mas isso nao vira nada
não é um sistema q funciona direto, ele nao fica jogando gasolina ali se a moto precisar d pontencia na pista por exemplo
é uma bombinha mesmo, é só hr q torce o cabo q ela joga um pokim mais de gasola

esse tipo de carburador, a galera aki da cidade q fuça nas motocas costumava desligar esse sistema e trocar giclês

resumindo.. não é um carburador feito pra desempenho..

Noburo
29-05-09, 13:47
Exatamente...

O sistema Ecco que tinhas lá nas antigas CGs, se não me engano a Today foi a última que saiu com esse carburador, era para uma aceleração/retomada rápida.

Quem nunca passou pela situação de estar parado no sinaleiro querendo sair rápido e meter a mão com vontade no acelerador e ficar aquele buraco e muitas vezes a motor apagar???

O sistema ECCO nada mais é que uma bomba de aceleração rápida (vide carburadores de carro que também tem esse sistema), porém não era um sistema muito economico e por isso caiu em desuso.

Stone
29-05-09, 20:45
quando não há esse sistema os gicles de alta são mais abertos causando mais consumo em todas as acelerações.


cara, acho que isso está errado :G
olhando no catálogo de peças da honda da titan 2002/2003 você verá que os carburadores com o sistema ECCO tem o giclê de alta maior
como eu tinha falado antes, como o ECCO só funciona no ato em que se meche no acelerador, eu acredito que a agulha do pistonete libere menos gasolina, assim reduzindo o consumo
isso é só uma teoria minha (já que o gicê de alta é maior), não sei se é isso mesmo

RODRIGO_FAN08
29-05-09, 21:11
O sistema ecco é sim uma bombinha de combustível.....e que está DIRETAMENTE ligado ao acelerador, na verdade ao final do curso dele....ou seja, ele só entra em ação depois de enrolar 70% do cabo....
Ele joga o combustível lá na "cabeça" do pistão, gerando digamos....uma potência instantânea....ou quase isso.....(num é nenhum nitro tb né) :P

Quanto aos giclês, eu num sei dizer se são maiores com ou sem o ecco, mas sei que é um sistema bem chato de regular.... :s

Stone
29-05-09, 21:18
o ecco começa a injetar assim que se começa a acelerar, até o final do curso do acelerador, enquanto se está acelerando ele está injetando


Obs, dica do Stone: quando desmontar um carburador com ECCO, caso você esteja segurando a cuba e olhando a bombinha do ecco, NUNCA aperte a bombinha, ela ainda está cheia e o esguicho de gasolina vai diretamente bem no meio do seu olho, isso arde um bocado... ;) ;)

Diego.fcs
29-05-09, 23:06
A primeira cg com esse sistema foi a cg bolinha 1982, e a última foi a titan 1999... Esse carburador, novo, na concessionária da Honda custa 660,00 reais.

Stone
30-05-09, 13:06
Diego, minha CG é 81 e tem um carburador 22mm com ECCO, só que eu não sei se colocaram de outra moto...
e tem até a titan 2002

motoka 99
30-05-09, 13:50
O SISTEMA ECCO FUNCIONA COMO 1 SEGUNDO ESTAGIO, PORQUE EU FIZ O TESTE NA MINHA MOTOKA NA RODOVIA COM O ECCO ELA VAI ATE O FINAL DO GIRO DO MOTOR, JA COM O ECCO DESLIGADO ELA NAO PASSOU DE 100KM,COMCLUI QUE O ECCO FUNCIONA MAIS EM ALTA DO QUE EM BAIXA VELOCIDADE, JA QUE NAO NOTEI DIFERENÇA ANDANDO DE BOA.

RODRIGO_FAN08
30-05-09, 20:01
Engraçado.....eu já vi folga entre o acionador(akela meia lua no da cg) e a varetinha do ecco e o bura só jogava o combustível depois de 1/2 acelerador puxado....será que era o bura que tava com defeito então??vou dar uma olhada nos buras de strada da moçada por aki.....

Stone
30-05-09, 21:03
isso é quando está desregulado, com o tempo gasta a roldaninha e tem que regular denovo

RODRIGO_FAN08
01-06-09, 18:34
isso é quando está desregulado, com o tempo gasta a roldaninha e tem que regular denovo


suspeitei desde o princípio.... :lol: :lol:



Hj eu tava dando uma olhada no da strada, e realmente injeta logo após acionar o acelerador.... |:(

Stone
01-06-09, 19:47
:G :lol:

ammanzoli
01-06-09, 20:02
a xtz tem esse sistema ????alguem sabe dizer ?:?? ou era so na honda

sandro_ventania
01-06-09, 20:38
Galera, só não entendi uma coisa...sempre falaram que moto com sistema ecco era muuuuito mais economica...como então é alcançada essa economia? ou é mito ?

Diego.fcs
02-06-09, 13:39
Diego, minha CG é 81 e tem um carburador 22mm com ECCO, só que eu não sei se colocaram de outra moto...
e tem até a titan 2002


Hum... achei que fosse até a 99 só, mas a primeira foi a 82 mesmo. A maioria do pessoal que tem bolinha costuma colocar esse carburador, mesmo porq é meio impossível achar o carburador das bolinhas que não eram com ecco.