PDA

Ver Versão Completa : Compressão, Refrigeração, Potencia



LuizFabri
26-05-09, 21:09
Gurizada.. a um bom tempo queria postar, mas pela falta de tempo e falta de paciencia de postar... hoje resolvi...
Seguinte..

Vi a uns dias atras um colega aqui do PN que colocou um radiador de oleo na CG dele.... coisa que eu já queria fazer na kiki a tempo...
E alem disso queria aumentar a taxa de compressão dela, afinal só tenho usado a Texaco Techron Premium, e o MotoGp como oleo...

Aí juntando a fome com a vontade de comer, vieram as duvidas:
1) É dificil fazer a adaptação do radiador na Yes?
2)Aumentando a taxa de compressão sei que aumenta a temperatura, mas torna a queima mais eficiente se utilizado em conjunto com um bom sistema de ignição, vela iridium e o escambau, mas para a refrigeração acho que faria tpw umas aletas para o motor, ou não, mas a duvida é a seguinte, aumentará em algum "burro", tirando o de cima, a potencia dela? Tipo, de 13hp para 15hp?


Abração galera

pistão
26-05-09, 21:23
cara não sou nem um mecânico tão pouco preparador mas, seguinte acho que tem preparações muito melhores (pelo que já li aqui no fórum ) do que vc colocar radiador, a temperatura muda muito pouco para valer apena, e acredito que há um custo razoável, que poderia ser imvetido em outras peças do seu motor o que o deixaria mais "esperto", mas, o que manda é a sua vontade se vc acha legal?

R.L
26-05-09, 21:27
so completando o q o pistão falou, a moto desse user que tem radiador de oleo,se não me engano é preparada, não tem apenas o radiador, então vc teria que mecher bem mais aii, tem que ver se o custo x beneficio compensa!!!

LuizFabri
26-05-09, 21:28
Na verdade verdadeira, essa ideia do radiador veio com a vontade de comprar a CB400 de um amigo... mas...!!!
Aih... ficou e não comprei e não vou comprar...!

Mas a questão do radiador veio mesmo para refrigerar o motor com o aumento da temperatura ocasionado pelo aumento da taxa de compressão....

Voce disse que tem outras formas, até agora eu já procurei.. mas não achei nenhum kit pra yes que tenha funcionado.... ou dado certo...

Pra voce ter ideia.. esses dias, fiquei pra tras de uma sport, com garupa na subida..!!! fiquei de cara..!!
Ahahaha

É uma moto preparada sim..... mas a vontade é maior doque a sanidade..
ahahahaah

Stone
26-05-09, 21:34
coloca um carburador maior...

R.L
26-05-09, 21:34
sei como é caraa, as 150 sport são fodaa, um camarada meu tem uma, e ele me deixava pra tras veio, pra vc ver como um carbura a vacuo e 1cv a mais faz diferença.


kkkkkkkkkkkkkkkkk

LuizFabri
26-05-09, 21:41
coloca um carburador maior...


Tpw o da strada?
Se bem que agora to sem o restritor.... ahahahaha
se é pra explodir explode...



sei como é caraa, as 150 sport são fodaa, um camarada meu tem uma, e ele me deixava pra tras veio, pra vc ver como um carbura a vacuo e 1cv a mais faz diferença.


kkkkkkkkkkkkkkkkk


Mas o cara tava com garupa!!!!!
ela tem 15.. a kiki 13... de cara!!!!

pistão
26-05-09, 21:43
kara da para vc aumentar a cc mas o como em qualquer preparação o motor dura menos e tem que retrabalhar o cabeçote se não tua moto nem anda dependendo do aumento por causa do aumento excessivo de compressão, nisto vc já pode colocar novo carburador (maior) e aproveitar e deixar com uma taxa boa para o álcool, o que sambem ajuda (álcool é melhor em preparações) além de uma vela de iridium (será que ś assim que se escreve), que ajuda a melhorar a queima, mas saiba fica muiiiiito caro e vc tem que achar o kara, mas o kara mesmo para fazer tudo isto pra ficar bom!!!!

chuckzin
26-05-09, 22:37
Eu partia pra um carbura maior ou "brocar" o teu, um sistema de admissão e escape melhor (filtro esportivo e escape "operado")

A powercans tem uns kit de aumento de CC e uns comandos "bravos" interessantes, só não sei se tem algo pra tua motoca, da uma pesquisada ;)

MarciON
27-05-09, 08:24
como todas as preparações desse tipo q ja vi acontecer nos ultimos anos desse forum... NAO vai dar certo...

quer uma moto q anda mais, trabalha, vende essa, e compra uma maior!
eu ficava puto qdo me falavam isso, mas o dia q fiz, vi q era verdade e pro meu bem q todos falavam

fazer gambiarra em moto pequena e fraca, só presta pra logo quebrar, e vc ter q gastar mais dinheiro pra voltar ela original..
desculpa pelo excesso de sinceridade heuaheuahhuea
mas, na boa, pro seu bem..


num joga dinhero fora nao vai...

agm2112
27-05-09, 08:57
Se sua moto não fôr pra uso no dia a dia e vc tiver disposição e dinheiro pra consertar motor quebrado, vai fundo. Caso contrário, faça a melhor receita de preparação que existe: compre uma moto maior. Seu motor já funciona no limite. Acima disso qualquer falha vai quebrar ele.

Meu carro tem o cabeçote levemente rebaixado. Nos engarrafamentos em dias quentes, vejo o ponteiro da temperatura lá em cima, chegando no vermelho o tempo todo. A ventoinha liga e não desliga mais. Normalmente, motos pequenas não tem luz de óleo, muito menos marcador de temperatura.

blaugusto
27-05-09, 09:25
Olá colega. Eu tenho também uma Yes, ano 2008.

Eu também queria rebaixar o cabeçote pouca coisa, mas antes quero encontrar uma biela forjada para ela.
E junto quem o cabeçote viria também sensor de pressão de óleo e de temperatura. Sem esses dois acho loucura...

Outra coisa: já reparou no tamanho das aletas de refrigeração da Yes? São muito maiores que as companheiras CG´s e Y´s. Por isso eu me preocuparia antes com os sensores, pra ver se realmente existe tal necessidade...

Diego.fcs
27-05-09, 10:42
Esse lance do radiador acho desnecessário, isso depende de um projeto, e se num vem de fábrica creio eu que não haja necessidade.

Carburador vc pode deixar ela mais esperta, mas a final não vai mudar muito, vc teria que aumentar toda a alimentação (gasolina+ar) e provavelmente teria que fazer alguma outra coisa como furos na caixa de filtro de ar, filtro esportivo e tal, e com tudo isso vc vai precisar de um escapamento que dê maior vazão.

Não sei a medida do seu carburador mas creio que um de ML/Turuna 24mm pode ser usado.

- Carburador 24mm CG - R$100,00 (original usado)
- Filtro de ar esportivo meia-boca - R$40,00
- Escape tipo Gemoto - R$100,00

Vc vai gastar no mínimo uns 240 reais tirando a mão-de-obra, isso com o escape mais barato. Carburador de Strada é uns 200 reais.

LuizFabri
27-05-09, 12:17
Pois é.. quanto a dica de trocar de moto é isso que to pensando... mas infelizmente hoje não dá muito.. a não ser a a ronda me faça a nova cb em 90x....!!!!

Mas era para tirar a duvida mesmo...! acho que não vale a pena investir em um carburador maior, troca disso ou daquilo, o que queria é refrigerar mais e rebaixar o cabeçote para ter um aumento na taxa.. de 9.5 para algo em torno dos 10~10.5~11.. aí sim a gasosa que ponho faria algum efeito...


Escape? to pensando em tirar o da minha.... ahaha

abração galera

Beto
27-05-09, 13:07
Ta sobrando grana?/ Investe em equipamentos de segurança , pessoal e para a moto, mais conforto e garantia para uma longa vida , ate msm a da moto . BETO

Stone
27-05-09, 20:24
esse negócio de rebaixar cabeçote, não adianta muito não
com uma taxa alta você terá uma arrancada forte e de final perderá, o motor não vai girar direito e vai ter uma vida útil menor
o que faz o motor realmente mais forte é colocar mais mistura (ar/combustível) lá dentro dele, então o melhor é um bura maior, e como entra mais tem que sair mais, escape mais livre
depois disso é só preparação

sandro_ventania
27-05-09, 21:22
Confirmando o que o stone disse...Por mais mistura pra dentro da no mesmo que rebaixar levemente o cabeçote, só que sem as dores de cabeça dessa modificação.
Carburador de moto maior, (tipo 200cc), filtro de ar esportivo e escape esportivo.
E eu acrescentaria uns detalhes a mais, que são pequenos, mas que fazem diferença...poria uma vela iridium pra melhorar a queima da mistura e tambem um misturmax pra melhorar a mistura ar X combustivel.
Faça isso e tenho certeza que vc vai sentir a diferença.

jucazl
27-05-09, 21:41
Tu qué anda né entaum la vai

preparação leve:
Tire a tampa do filtro de ar restritor o que for deixe só o elemento do filtro ou akeles conicos esportivos mas com a caixa aberta.
regule o carburador.
mude o escape para um gemoto ou mothonda operado ou seu mesmo operado.
mude a vela por uma iridium.
coloque a melhor gasolina que tiver por ae ou a mais pura.
troque o oleo .
mude a relação conforme quiser arrancada ou final.

preparação mais pesada:

Carburador maior ,strada,xl.
tire todo o elemento do filtro de ar ou coloque um sportivo dakeles conicos ou tire tudo até a caixa do filtro de ar.
escape operado, gemoto ou moto honda .
relação conforme quiser arranca ou final.
pistao de strada .
retrabalho no cabeçote.
retrabalho na admissão.
e algum comando que sirva na yes.
vela iridium.
moto rodando no alcool.
peso aliviado.

com isso tu vai ter uma moto um pouco mais esperta mas NAO SE ESQUEÇA CAVALO QUE ANDA , CAVALO QUE BEBE, naum se esqueça tambem que podem ocorrer quebras por se elevar a capacidade do motor !!!!!
abraço

Stone
27-05-09, 21:46
isso mesmo Sandro, e muito mais diferença que rebaixar o cabeçote, sem dor de cabeça, sem válvula querer bater no pistão, sem danos precoces...


off. semana passada me bati com um motor de CG de trilha, ele tinha bastante torque mas não guentou nada...fiz retífica, cabeçote, tudo zerinho, mas as válvulas batiam no pistão, me bati um pouco até descobrir que a taxa estava lá na lua, tive que colocar 3 juntas a mais para acertar a taxa e evitar que as válvulas batessem no pistão, autos "preparador" o cara que fez isso.....rebaixou o CILINDRO e deixou as válvulas encostando no pistão, parecia uma escola de samba...