PDA

Ver Versão Completa : alguém que manja de contas doideras aí??



Stone
27-05-09, 21:34
seguinte, eu preciso da ajuda de vocêis aí,

um pistão está no ponto máximo superior (PMS), quando eu giro o virabrequim exatamente 180º o pistão descerá 54mm e estará no ponto máximo inferior (PMI)
aí a questão,
1 - tem como calcular o ponto exato do pistão a um certo ângulo do virabrequim, por exemplo, quanto o pistão desce se eu virar o vira. a 456º??
2 - e se eu descer o pistão, tem como calcular o ângulo do virabrequim??

algum engenheiro aí????

ps. tô querendo fazer quase que um dragster com um motor de RD, mas isso eu falo mais tarde....

jucazl
27-05-09, 21:49
Naum sei faze a conta mas diz ae qual é deste dragster
motor de rdz 135?
pistao de agrale,rd350,dt ?
que ignição vai usar?

Diego.fcs
27-05-09, 22:01
Num dá para fazer uma regra de 3? Tipo, em 54mm ele anda 180°, quanto vai andar em xx milímetros ou em xx graus??

Stone
27-05-09, 22:07
Diego, axo que não dá certo, pois quanto mais perto do topo/fundo, menos o pistão se meche para cada grau, saca?
[hr]Mensagem unida: 1243472924[hr]
botei um tópico lá no área de debate, por enquanto só estou na teoria ainda...

Diego.fcs
27-05-09, 22:10
Diego, axo que não dá certo, pois quanto mais perto do topo/fundo, menos o pistão se meche para cada grau, saca?
[hr]Mensagem unida: 1243472924[hr]
botei um tópico lá no área de debate, por enquanto só estou na teoria ainda...


Entendi, achei que fosse meio que linear o esquema...

cassula
27-05-09, 22:58
ter como calcular eu acho que tem tem, pro trigonometria, mas vai sair uns valores bem quebrados.


eu acho que daria pra fazer se você tiver o desenho em escala, usando sin/cos/tg, entre outras
mas isso é trabalhoso; pra cada avaliação, você teria que desenhar o pistão numa nova posição
dentro do cilindro, o que mudaria completamente a posição da biela e do virabrequim.

como o movimento do pistão é periódico, igual às funções seno e cosseno, você poderia usar uma dessas funções
para calcular a posição de um ponto particular do pistão (o topo por exemplo) em relação ao cilindro. somente o ponto
vai se mover conforme a evolução dos graus da função trigonometria, né?
se você souber os tamanhos das peças, se pá dá pra usar escalas pra avaliar a posição da peça em relação ao sistema...


P.S. não sou engenheiro, se tiver um ae, se manifeste.

Ivan RJ
28-05-09, 00:54
Grande Stone, a única coisa que eu posso te sugerir é que envie uma MP para nosso irmão João Tadeu Bocolli, colunista no PN e moderador e mais uma monte de coisas no Motonline, pedindo que encaminhe essa pergunta para o Harada ou para o Leandro Mello. Qualquer dúvida me envie MP. Um grande abraço a todos os irmãos.

speed biker
28-05-09, 06:19
360° ---- 108
456° ---- X = 136,8 136,8 - 108 = 28,8 <--- Valor que ele vai desce do PMS

Diego.fcs
28-05-09, 09:35
Ou também dá para fazer o seguinte, vc ir movimentando ele a cada grau, medir o tanto que o pistão andou e montar uma tabela, será mais trabalhoso, mas será mais preciso.

Sabedoria
28-05-09, 10:40
Para se conseguir o valor exato, vc tem que calcular o angulo da tangente do virabrequim a cada passo ou grau, mas o importanta neste caso
é saber que a 90 º será exatamente a maior largura necessaria do bloco/carter e que o pistão estara exatamente no meio do percurso. E que não seria
possivel um angulo de 456 º. Isto seria os 360º + 96º.

Saurus
28-05-09, 10:44
Para se conseguir o valor exato, vc tem que calcular o angulo da tangente do virabrequim a cada passo ou grau, mas o importanta neste caso
é saber que a 45 º será exatamente a maior largura necessaria do bloco/carter e que o pistão estara exatamente no meio do percurso. E que não seria
possivel um angulo de 456 º. Isto seria os 360º + 96º.


Desculpe-me, mas não entendi. Pode explicar de outra forma. O assunto é interessante para mim (gosto de matemática, quer seja trigonometria, geometria, álgebra, cálculo diferencial/integral, etc... hehehehehe).

Sabedoria
28-05-09, 11:02
A 0º e 180 º não existe angulo entre biela, virabrequim e pistão, pois estão todos alinhados. A partir deste ponto as intercecções entre base da biela no
vira e da cabeça da biela que esta no pistão começam a formar um angulo que forma um triangulo imaginario que tem como pontos o centro do eixo
do pistão, o centro do eixo da biela no vira, o comprimento da biela e a distancia entre o centro da biela e o ponto central do eixo do virabrequim.
Quando o angulo do vira for 90º tera se formado um triangulo retangulo. (angulo de 90º entre a linha imaginaria do centro do pistão, centro do vira
e centro do eixo da biela no vira. Foi mais claro? Parece dificil sem um desenho, mas basta ir imaginando um triangulo com a vertice bem "fininha"que
vai aumentando até um angulo maximo quando o vira estiver a 90º e depois começa a se fechar de novo até chegar nos angulos de 180º e ai começa
novamente a formação do triangulo, só que do outro lado do vira.

jecastro
28-05-09, 12:07
Antes de tudo, não entendi o porque dos 456° pois o motor gira apenas 360°.

Cálculo I
Isto é básico de seno e cosseno.

Primeiro é saber o raio=54mm/2=27mm ou 2,7cm

se eu considerar altura zero quando o pistão esta em baixo e 5,4 quando ele esta no alto a fórmula para altura do pistão será.

Alt=(cos(Angulo)*2,7)+2,7

então a 456° o pistão vai estar alt=(cos(456°)*2,7)+2,7=2,417 cm acima do mínimo.

Cáculo II
Sim, mas você terá dois ângulos para uma mesma posição do pistão, uma para quando estiver subindo e outro para quando ele estiver descendo.

Ângulo=cos-1((alt-2,7)/2,7)

cos-1 você faz clicando no "Inv" da calculadora do windows e depois no cosseno(cos).

rocksul
28-05-09, 12:30
Embora o Jecastro seja hondeiro, gosto dele pq ele manja dessas coisas!
Se eu fosse moderador já trancava o tópico, daqui em diante vai ser só flood! A resposta foi dada!

Alan Ranieri
28-05-09, 12:41
Jecastro você é professor de matemática?

jecastro
28-05-09, 13:09
Jecastro você é professor de matemática?

Não, eng. de Telecom. Engenharia tem cálculo pacas.

Sabedoria
28-05-09, 13:22
Exatamente isto jecastro. Com o angulo de 90º o cos é zero, o que resulta em metade do percurso que é 2,7 cm. Por isto gosto deste forum. Tem um nivel de usuarios melhor que outros que tem sempre pseudo entendidos em achismos. Pode trancar o tópico que o jecastro matou a pau! :clap: :OK: :clap: :OK: :clap: :OK:

Stone
28-05-09, 19:44
cara, valew aí galera
principalmente Jecastro, isso sim que é resposta!
obrigadão!