PDA

Ver Versão Completa : Como pilotar bem nas rodovias?



fred_black
27-05-09, 22:12
galera nunca andei em viagem longa so viagens curtas, mais me digam tem algum segredo para ter um bom desempenho?
hora certa de passa as marchas?
como manter sempre um giro alto.
hj vaijei com a twister e ela nao passou dos 8 mil giros ou 120 km/h, mais eu passava da 5 para 6 em 80 km/h, tem algum giro correto para trocar de marcha?

R.L
27-05-09, 22:17
galera nunca andei em viagem longa so viagens curtas, mais me digam tem algum segredo para ter um bom desempenho?
hora certa de passa as marchas?
como manter sempre um giro alto.
hj vaijei com a twister e ela nao passou dos 8 mil giros ou 120 km/h, mais eu passava da 5 para 6 em 80 km/h, tem algum giro correto para trocar de marcha?


bom de twister não entendo muito, mas que posso te dizer é o seguinte, sempre que viajei, deixava um poko de acelerador sobrando, pra uma ultrapassagem, é uma maneira de ter um bom desempenho.

logo aparece alguem que te explique mais!!

Furious VIPER
27-05-09, 22:20
Se teu motor tá bom... tu só vais demorar mais... ou menos pra alcançar a velocidade final... não tem giro certo pra ela acelerar. Claro q qto mais próximo da área de torque máximo, melhor aproveitada será a força do motor.
2 motos em exatas iguais condições chegam à mesma velocidade final, mesmo se uma for trocando marchas no torque máximo e outra for trocando marchas com 2mil rpm...

fred_black
27-05-09, 22:22
mais vamos levar em consideração que aqui tem muita subida e muita curva, as poucas retas que tinha não conseguia passar dos 120, no maximo estourando foi 130 em uma descida

Furious VIPER
27-05-09, 22:25
Mas não depende somente do teu jeito de pilotagem.. depende tb das condições do vento e proncipalmente, da saúde do teu motor!

fred_black
27-05-09, 22:29
hum, eu pensava que tem um giro indicado para manter a performance da moto, ate em questao de economia

Furious VIPER
27-05-09, 22:33
hum, eu pensava que tem um giro indicado para manter a performance da moto, ate em questao de economia

Na real tem... só q são inversamente proporcionais!!
Nas informações técnicas sempre diz "XX cvs à XXmil RPM"!! Agora a informação sobre giro ou velocidade econômica nao são informados.

stcowboy
27-05-09, 22:37
120km/h a 8000rpm? Algum outro dono de Twister pode confirmar se é o giro normal dela para essa velocidade? Nunca andei de TW, mas como ela tem 6ª marcha, pensei que o giro era um pouco menor nessa velocidade, mas é exatamente igual ao da minha FZ...

Diego.fcs
27-05-09, 22:37
Evitar andar com o giro muito alto, evite também andar muito próximo a carros e principalmente caminhões. Revise muito bem sua moto antes de viajar e use os equipamentos de proteção devidos.

Faça uma parada a cada 150km para abastecer e faça alguns alongamentos e beba bastante água.

Vlade
28-05-09, 00:25
Bom, pelo o que eu li a Twister tem 2,48 kgf.m a 6.000 rpm.
Acredito que por volta dos 5 mil giros, a twister já disponha de quase 90% do seu torque maximo. Então realizando trocas de marcha entre 4800 e 5500 rpm, teria um aproveitamento melhor da gasolina.

Então quando você achar que vai precisar que o motor esteja esperto, só escolher a marcha que vai te manter nessa faixa de rotação com certa folga pra quando precisar puxar mais.

E o Diego.fcs também disse, evite andar com o giro muito alto. A potencia maxima da twister aparece aos 8 mil rpm. Como o R.L. disse, deixa sobrar um pouco pra caso você venha a precisar a moto te responder de prontidão.

De resto acho que é como o Diego disse, evitar andar proximo de caminhoes e carros. Confira tudo na moto antes de viajar, use os equipamentos de segurança e bom proveito :OK:

Richard
28-05-09, 07:58
2 motos em exatas iguais condições chegam à mesma velocidade final, mesmo se uma for trocando marchas no torque máximo e outra for trocando marchas com 2mil rpm...



Porém não chegarão ao mesmo tempo a velocidade final, pois a que está tendo trocas de marcha aos 2mil rpm demorará mais para o motor encher, pois está trabalhando muito abaixo das faixas de torque e potencia...

O ideal é a troca entre as rotações maxima de torque e rpm, que é a chamada faixa util do motor. No caso da Tw, se não me engano a faixa util é de 1500rpm, só não lembro em qual rotação ela começa...

Sobre COMO pilotar na estrada, isso todos aqui já sabem, prudencia, segurança, equipamentos, bla bla bla...

j_antunes
28-05-09, 08:17
Basicamente é o seguinte: pra economia e conforto, deixa o giro baixo. Pra potência, deixa o giro alto. Em viagens longas eu te diria que o segredo é não manter o giro alto mais por causa de vibração e vento que por qualquer outra coisa. Mas na verdade você tem que passar as marchas quando se sentir confortável. Se prender a uma faixa de giro, qualquer que seja, vai te trazer problemas a menos que você esteja preso também a necessidades específicas de terreno. É igual a frenagem: julga de acordo com a inclinação da pista, resultado desejado etc.

renanperim
28-05-09, 08:17
A 6ª marcha não vai te dar força alguma para ultrapassagem.
Eu fiz alguns testes em uma rodovia aqui, principalmente garupado, sempre tive que usar a 5ª, o trecho que eu mais usava era 90por hora o limite.'

Eu até brinco a que 6ª é psicológica.
Ela dá uma aliviada no motor qdo vc ta a 100 e poucos no plano, mas não a potencia para vc ir muito mais longe.
Na subida ate da para manter, mas um pouco só.
Ou seja, as 6 da tw e as 5 da fazer se equivalem.
Mas é legal falar que a moto tem 6 marchas!
aehyaehuaheuhae

Furious VIPER
28-05-09, 10:21
Porém não chegarão ao mesmo tempo a velocidade final, pois a que está tendo trocas de marcha aos 2mil rpm demorará mais para o motor encher, pois está trabalhando muito abaixo das faixas de torque e potencia...

Eu sou o q demooooooooora pra chegar na velocidade de cruzeiro (sempre 80km/h)!!!
Pareço um caminhão arrancando de tão calmo! heehe De olho no econômetro sempre!

Marcio Hecht
28-05-09, 10:31
Na estrada eu deito o cabelo mesmo...
andar devagar soh na cidade.... viajo bastante de moto... todo final de semana a moto pega uma estrada..

abraço

SuZuKi
28-05-09, 10:39
Pow esse lançe de troca de marchas, varia muito!!!
depende de como vc gosta de tocar a moto...

mas como disseram e sempre bom deixar um pouco de motor pro caso de ultrapassagens e tal...

mas no mais e so tomar cuidado mesmo, principalmente com caminhão, não ultrapassar na decida e tal...

Saurus
28-05-09, 10:53
Eu ia falar em praticar direção defensiva, mas creio que a galera já resumiu tudo isso aí em cima.

Outra coisa é que concordo com o que falram aí em cima também: A 6ª MARCHA DA TWISTER SE EQUIVALE, A 100 Km/h, POR EXEMPLO, À 5ª MARCHA DA FAZER.

RODRIGO_FAN08
28-05-09, 13:50
Na estrada eu deito o cabelo mesmo...
andar devagar soh na cidade.... todo final de semana a moto pega uma estrada..


Eu tb sou desse "naipe".....num faço grandes viagens, mas nas cidades aki do interior eu sempre tô passeando.

A 5ª marcha da minha fan tb só uso pra dar uma "descansada" no motor, mantendo a velocidade ou qdo ando no limite mesmo, pois de 4ª chega nos 135 fácil.....(relação de biz, 14-35)

blaugusto
28-05-09, 14:01
Pode trocar as marchas normalmente, do mesmo jeito que vc faz na cidade. Não tem diferença nenhuma.

Apenas preste muita atenção no transito a frente e atras, dê sempre a passagem.
Alivie ultrapassagens.
Evite ultrapassar caminhão na descida. Quando eles te vêem do lado sempre aceleram.
Evite ficar atras de veiculos fechados, assim você vê o que está acontecendo a frente dos outros veiculos e antecipa suas reações.

Mater velocidade entre 100 e 110km/h é o melhor, assim vc tem uma sobra pra se distanciar de um motorista engraçadinho ou para deixar motoristas metidos a ligeirinho se distanciarem.

Andar a 120km/h vai te dar alguns minutos de vantagem, mas vai te cansar como se você tivesse demorado muito mais pra chegar. A tensão aumenta e a força do vento também.

É legal correr, eu tb gosto, mas numa viagem não vale a pena a tensão gerada.

Dj Serginho Sag
28-05-09, 14:13
Bem, eu quando viajo com a patroa costumo andar numa boa.

Pra viagem, depende da moto que você tem.

Uma CG por exemplo. Você será ultrapassado por carros e ônibus da viação cometa.
Aliás quando vê-los no seu espelho, sai da frente...esses motoristas são doidos.

Procurar sempre manter a moto no centro da faixa que você estiver ocupando. Tem uns felas da put@ que adoram ultrapassar você COMPARTILHANDO a sua faixa. Então, muita atenão com isso.

Quando estou de Biz o povo adora fazer isso

Saurus
28-05-09, 14:34
...
É legal correr, eu tb gosto, mas numa viagem não vale a pena a tensão gerada.


Sábias palavras....

Gust@voJr.
28-05-09, 18:13
Pegava estrada todo dia...BR-116 no trecho que liga Rio Teresópolis...o lance pelo q peguei é economia é você não passar dos 95KM/h isso pelo menos na YBR q tenho ne!
Agora...na serra essa é uma senhora moto!!!
Ser mto prudente sempre!

uedaa
29-05-09, 03:22
o ideal é vc não deixar a rotação perto do limite e boa viagem...e sempre verificar o km do oleo.

MarciON
29-05-09, 10:42
cara, minha twister engarupado na reta anda de 120, 130 de boa
baxadas 145
subidas 120, se for mt, mas mt ingreme e mt cumprida cai pra 110

sozinho anda na reta 130, 140
baxada 150, se abaixar o corpo 160 facil
subida 120.. 125

consumo andando assim: 21Km/L

Alan Ranieri
29-05-09, 11:08
Trafegar em rodovias a 90km/h é perigoso?

jpchiullo
31-05-09, 11:58
Com relação as trocas de marcha, as principais seriam:

-Ao se preparar para uma ultrapassagem estar em uma marcha em que a rotação do motor esteja alta (dos 6.000 pra cima no caso da Twister) assim você consegue uma arrancada muito maior do que a dos carros e caminhões,realizando assim a ultrapassagem mais rapidamente. e

-Ao entrar em curvas mais fechadas, onde há a necessidade de diminuir a velocidade. Diminuir para a velocidade desejada à uma marcha compatível com a velocidade ANTES de entrar na curva. Diminuindo assim a tensão durante a curva, e a uma marcha mais baixa a moto tem mais freio-motor, reduzindo mais a velocidade quando se solta o acelerador e diminuindo a necessidade de frear.

Com relação a segurança, frear sempre com os dois freios, dianteiro e traseiro, antes de entrar nas curvas e não durante as curvas.
E usar o Contra-Esterço, virar o guidão pro lado contrário ao qual se quer virar, a moto deita automaticamente e vira muito mais.