PDA

Ver Versão Completa : 5 ou 6 marchas, qual o melhor! Explicação definitiva!



KakarutoBR
29-05-09, 10:49
Pessoal, vi muita gente pensando que ter 6 marcha é melhor doque ter 5, mas não é verdade e vou explicar porque. (referente Twister x Fazer)

Acontece que a as diferenças entre o projeto dos motores e tmb a questão da injeção trazem diferenças enormes entre as duas motos na quesito "faixa útil" de rotações.
Como não estou no momento com os numeros em mãos, vou apenas chutar valores para exemplificar:
Imagine q a partir de 3mil rpm a fazer já esta torcuda e cheia de gas pra dar e que isso vá até os 8, 9 mil.... Então por ter uma grande area de utilização do RPM vc pode ter uma diferença grande de redução entre as marchas que não vai afetar o desempenho da moto e tmb evitar trocas constantes de marcha.
Ja a Twister tem uma faixa util muito menor... é como dizer que ela só andasse entre 7,000 rpm e 9 mil... Quer dizer que uma diferença grande entre uma marcha e outra, faria com que o RPM caisse d+, obrigando a pessoa sempre esticar ao maximo antes de por marcha...
Porem o mais importante é o seguinte: Precisamos parar de achar q tal moto tem uma marcha a mais! Tipo pra aliviar o motor.... pensem q é a exatamente a mesma merda só que dividido em mais partes....
Simulação:
Vamos dizer que a primeira marcha das duas motos tem poder = 1 e a ultima marcha tem poder igual a 100 !
Ou seja... quanto mais marcha colocar na moto vc apenas vai estar diminuindo o tamanho do pulo entre as marchas.... Então uma moto com 100 marchas o pulo seria de 1 unidade. E isso só faria vc trocar mto mais de marcha.
E pra terminar....
No caso especifico da Twister X fazer, ter uma marcha a mais é desvantagem.... vc tem muito mais troca de marcha e é mais cansativo, enquanto a fazer oferece pilotagem mais confortavel....

Existe uma matéria muito bem feita sobre esse assunto mas nao achei o link agora pra postar. Quem achar fique a vontade pra postar logo abaixo. Se não me engano foi o site do motonline que deu a explicação...


Abraços a Todos da comunidade. :OK:

agm2112
29-05-09, 10:56
Isso depende unicamente do motor e seu propósito.

Diego.fcs
29-05-09, 10:57
Isso depende muito to projeto de todo o conjunto, como por exemplo os carros V8 mais antigos que eram 3 marchas e ao mesmo tempo que tinha uma boa final tinha um bom torque em todas as faixas de rotação, vc dava quase 120km/h em 1ª marcha mas em baixa rotação vc tinha torque.

O Maverick é 4 marchas e em momento algum vc precisa reduzir na pista, nem para ultrapassagens nem em subidas, e vc usa a quarta desde 60km/h até 170km/h tranquilamente.

Em motos é a mesma coisa, não existe qual é melhor, em nossas pequenas motos creio que não precisamos mais do que 4 ou 5 marchas.

jecastro
29-05-09, 10:58
A Twister agora esta com 20% mais torque, por isto agora terá apenas 5 marchas.

agm2112
29-05-09, 11:02
A Twister agora esta com 20% mais torque, por isto agora terá apenas 5 marchas.


Finalmente ! Ficou com "apenas" 26hp, e provavelmente um motor bem mais agradável de se andar no transito, além de econômico !

DOUGLAS 00
29-05-09, 11:52
Eu acho que vai ser uma boa moto. Se tivesse grana pra investir numa moto mais cara, possívelmente pegaria uma.

Roberval3000
29-05-09, 11:52
depende se for numa honda é tudo otimo se for outra marca nenhum dos 2 presta

Pq honda é honda.

agm2112
29-05-09, 12:40
depende se for numa honda é tudo otimo se for outra marca nenhum dos 2 presta

Pq honda é honda.


Mais um comentário inédito.

hedertone
29-05-09, 12:47
Quando somente a fazer tinha 5 marchas todo mundo metia o pau nela... agora que a tw tem o pessoal justifica e fala que é melhor...

O papai da R1 não iria projetar uma moto com cinco marchas por acaso.

Em relação a IE e o aumento da faixa útil do motor.

Isso aconteceu com a biz, que tinha torque máximo em 3.5 e agora tem a 3 se não me engano.

abraço!

agm2112
29-05-09, 12:49
Impressionante como tudo aqui vira briguinha de marca. Ô saco ...

chrespim
29-05-09, 12:57
Bacana, gostei do post e achei bastante válido a explicação! Realmente se percebe que a nova cb300 mudou para 5 marchas pelo ganho de torque em uma maior escala de rotação!

hedertone
29-05-09, 13:03
Impressionante como tudo aqui vira briguinha de marca. Ô saco ...
Eita... desculpa...

Não foi a intensão =]

Só acho engraçado quando isso acontece...

Abraço!!

KakarutoBR
29-05-09, 13:06
Gente realmente minha intenção não é defender marca alguma!
Sinceramente eu queria dizer q assim como a grande maioria achava que MAIS é MELHOR! E só depois de ver uma matéria sobre o assunto fui entender q não é assim... Realmente hj eu vejo que ter 5 marchas "NESTE CASO ESPECIFICO" é melhor... portanto fiquei contente dessa evolução da honda... Lembrando q acho a Fazer uma moto excelente e realmente o grande lance da fazer é o conforto... é uma delicia de guiar... Mas enfim... nao vamos falar de marcas... vamos apenas agradecer a concorrencia entre os fabricantes para que nos tragam motos cada vez melhores.

hedertone
29-05-09, 13:09
Gente realmente minha intenção não é defender marca alguma!
Sinceramente eu queria dizer q assim como a grande maioria achava que MAIS é MELHOR! E só depois de ver uma matéria sobre o assunto fui entender q não é assim... Realmente hj eu vejo que ter 5 marchas "NESTE CASO ESPECIFICO" é melhor... portanto fiquei contente dessa evolução da honda... Lembrando q acho a Fazer uma moto excelente e realmente o grande lance da fazer é o conforto... é uma delicia de guiar... Mas enfim... nao vamos falar de marcas... vamos apenas agradecer a concorrencia entre os fabricantes para que nos tragam motos cada vez melhores.
Pessoal aqui ta meio traumatizado pro lado das marcas... ui ui

Mas chefe... Muito obrigado pelo esclarecimento :)

O único problema que vi nas 5 cinco marchas da fazer, é o consumo em viagens, pelo menos segundo alguns testes, ela chega a fazer menos de 20km/l por trabalhar sempre em alta...

agm2112
29-05-09, 13:13
Gente realmente minha intenção não é defender marca alguma!
Sinceramente eu queria dizer q assim como a grande maioria achava que MAIS é MELHOR! E só depois de ver uma matéria sobre o assunto fui entender q não é assim... Realmente hj eu vejo que ter 5 marchas "NESTE CASO ESPECIFICO" é melhor... portanto fiquei contente dessa evolução da honda... Lembrando q acho a Fazer uma moto excelente e realmente o grande lance da fazer é o conforto... é uma delicia de guiar... Mas enfim... nao vamos falar de marcas... vamos apenas agradecer a concorrencia entre os fabricantes para que nos tragam motos cada vez melhores.


Eu fiquei sabendo das 5 marchas da CB300 agora ... mas certamente eles estão "sob influência" da Fazer, que andava tão bem (ou melhor) do que a antiga Twister, com uma marcha a menos. O marketing conta muito, pois o povo só quer saber de potência. Potência em rotação máxima não é nada para quem não é piloto de motoGP.

ps: Alguém já usou todas as 21 marchas daquelas bicicletas ?

Mostarda_69
29-05-09, 13:20
O único problema que vi nas 5 cinco marchas da fazer, é o consumo em viagens, pelo menos segundo alguns testes, ela chega a fazer menos de 20km/l por trabalhar sempre em alta...

Affffffffffffffffff.. todo mundo ja falou q a fazer anda na mesma rotação q a fazer... Ate a fazer gira menos...
La no FOL um usuário de twister afirmou que ela anda a 100km/h em cravados 7mil rpms..

explica então essa foto:
http://i305.photobucket.com/albums/nn228/Mostarda_69/DSC02265-1.jpg
Não to nem a 7mil.. 7mil nela passa um pouco, mas pouco mesmo de 110!

agm2112
29-05-09, 13:22
Que eu saiba a Fazer gasta menos que a Twister em qualquer situação ...

hedertone
29-05-09, 13:23
Affffffffffffffffff.. todo mundo ja falou q a fazer anda na mesma rotação q a fazer... Ate a fazer gira menos...
La no FOL um usuário de twister afirmou que ela anda a 100km/h em cravados 7mil rpms..

explica então essa foto:
http://i305.photobucket.com/albums/nn228/Mostarda_69/DSC02265-1.jpg
Não to nem a 7mil.. 7mil nela passa um pouco, mas pouco mesmo de 110!

Então já é :)
Li um teste de um tio careca.... ele disse que fazia menos de 20...

Abraço!!

KakarutoBR
29-05-09, 13:31
bem... é isso ai... a 5º da fazer é quase igual a 6º da Twister.. questao do consumo é q moto quando anda com o gaz aberto no maximo consome mesmo...
Andei nas duas motos muito pouco pra falar sobre consumo, mas meu camarada tem a Fazer e anda todo final de semana pra Serra Negra, Morungaba e essas bandas.... ai a fazer teve q ir pra manutenção e ficou andando 1 mês com a Twister do pai dele.... E ele disse q as viagens tem muito mais troca de marcha principalmente nas subidas e é mais cansativo... entao é só questao de escalonamento de marcha mesmo.. pq no caso dele a Fazer tá tendo mais final q a Twister (nestas estradas) ... depois pergunto pra ele sobre consumo... mas acho q diferença não vai ser mta... é o normal de moto pra moto... E pelo q ele fala a rotação da fazer nao precisa esgoelar como na twister.

[hr]Mensagem unida: 1243615203[hr]
Ultima coisa antes que isso aqui vire uma guerra:
A intenção deste tópico era apenas acabar com discução besta sobre a nova CB300 ter ou nao 5 ou 6 marchas.
Pq um dia eu tmb fui besta de pensar que a Twister era melhor "só" pq tinha 6 marchas.... se ela for melhor não vai ser por isso, pode ter certeza...
Twister, Fazer ou qualquer outra moto é questao de gosto... O legal que a partir deste tópico acabe aquelas briguinhas bestas "minha moto tem mais marcha e tal" e ninguem passar por ignorante perante os amigos..

rocksul
29-05-09, 13:55
A 6ª Marcha da twister hoje é só pra diminuir o giro e economizar combustível, na reta, a velocidade máxima da twister é alcançada em 5ª. Na sexta, as vezes, até perde velocidade.

Mostarda onde tu andava as 10:46 da manhã??? (tb sô curioso!)

A minha moto que tb é 250 carburada a 6750rpm tá a 100. A 7000rpm tá a 105.

Até aí é um lance que eu tenho curiosidade. A 9000rpm ela tá a 150km/h e a 10500 165.... esse lance da relação longa é isso? velocidade final????

Stone
29-05-09, 20:43
minha DT é 6 marchas, todas curtinhas, uma encima da outra, e acho pouco, deveria ter mais 2 pelomenos ]:)

kid_biker
29-05-09, 22:32
Eu ja andei de fazer e depois dos 110km/h o motor fibrava demais, achava que necessitava de uma outra macha.
e vo6 o que acham?

Diego.fcs
29-05-09, 23:11
Eu ja andei de fazer e depois dos 110km/h o motor fibrava demais, achava que necessitava de uma outra macha.
e vo6 o que acham?


Eu achei o contrário quando fiz um test-drive, achei que o motor trabalhava bem mais redondo e bem mais cheio que a Twister.

Brigas de marca sempre tem, e a Yamaha sempre acertou nas motos, mas só agora que a honda tá copiando que tão falando bem de Injeção, que num precisa de uma 6ª marcha e tal... Sim, sou Yamaheiro Xiita... huahauha...

A 6ª marcha da Twister é como disseram, mas para economia (mas num economizava), é como no Uno, se vc ver no manual a 4ª e a 5ª marcha tem a mesma final.

Mostarda_69
29-05-09, 23:50
[hr]Mensagem unida: 1243615203[hr]
Ultima coisa antes que isso aqui vire uma guerra:
A intenção deste tópico era apenas acabar com discução besta sobre a nova CB300 ter ou nao 5 ou 6 marchas.
Pq um dia eu tmb fui besta de pensar que a Twister era melhor "só" pq tinha 6 marchas.... se ela for melhor não vai ser por isso, pode ter certeza...
Twister, Fazer ou qualquer outra moto é questao de gosto... O legal que a partir deste tópico acabe aquelas briguinhas bestas "minha moto tem mais marcha e tal" e ninguem passar por ignorante perante os amigos..

Acho que posso ter sido meio grosso.. mas não era a intenção.. eh soh pra mostrar que n existe isso..
E antes de comprar minha peimeira moto, tb achava a tw mais moto por ter 3 cv a mais e uma marcha a mais... no fim.. paguei 1 a mais pra ter a fazer.. eahueahueahuea



Mostarda onde tu andava as 10:46 da manhã??? (tb sô curioso!)

ahuahuahuahuahuah
Eu tinha saido as 7h de cruz alta.. fui pra sta maria (140km) e ia só encontrar com um amigo pra ir pra Cassino/Rio Grande, mais uns 300 e poucos.. lembra que abri um tópico com fotos da enchente??
É, ele dic ta pronto, e aidna tinha q troca óleo, enche tanque calibra pneu e enrola um pouco.. isso foi logo que pegamos a estrada, uns 30km de Sta maria...

Sky
30-05-09, 01:02
Bom, a minha tem 6 marchas, porém ela parece mesmo que dá um maior torque nela, em 5º fica meio chocha, chocha digo normal, na 6ª parece que abre o berreiro. Bom eu curto mais 6 marchas, apesar de outros reclamarem que vc nem acelera a moto e já tá de 5ª, bom voto na 6 marchas.

KakarutoBR
30-05-09, 09:14
Minha Yes tem 5 marchas.... dependendo do vento ou da inclinação ela anda mais em 4 do que em 5º .... acho q é normal já q a ultima marcha é sempre a q tem menos força em qualquer moto

igortde
01-06-09, 17:06
Tive a Tornado e Lander, e nunca a Lander gastou mais que a Tornado, em qualquer circunstancia, e as 5 marchas da Lander eram melhores, do que as 6 da Tornado

sandro_ventania
01-06-09, 20:56
Ter menos marchas pra trocar torna a pilotagem menos cansativa...pra mim se só fosse 1 marcha, mas com o mesmo desempenho seria melhor ainda.
Minha moto tem 5 marchas e eu vivo procurando uma sexta marcha...he he he.

FLIT
02-06-09, 08:38
a qde de marchas depende dos gráficos de torque e potência do motor cruzado com sua utilização.

por isso que motos de competição tem mais marchas, para aproveitar melhor a faixa de maior potência/torque( que é uma faixa mais estreita) com menor escalonamento sem perda de velocidade e as motos de passeio tipo custom, tem menos marchas, pois faixa de potência /torque tem maior elasticidade.

a relação final normalmente é fácil de ser trocada, permitindo adaptar a moto conforme a pista ( de alta ou de baixa), sem ter que mudar nada no câmbio, apesar de nas de moto gp isso ser feito.

nessas motos de passeio mencionadas, imagino que o motor tem ampla faixa de trabalho em torque de forma que se pode trabalhar com 5 marchas e com uma curva de potência adequada se pode manter as velocidades mais utilizadas, entre 80 e 120 km/h.

Tqf2
02-06-09, 09:45
Em hipótese alguma a Fazer gastará mais que uma TW250....

Tenho experiência em viagens hein..

Só de Barretos a Cuiabá já fui 3 vezes com a Fazer 250cc...
E nenhuma das vezes fez mens que 24km/l mesmo com garupa, e baúleto pesado (até quebrou o suporte)

A média foi de 26km/l na gasolina e 20km/l no alcool

Hunt3r
02-06-09, 14:37
Posso dizer que a 6ª não faz falta na Lnder, pois já tive uma.
As 5 marchas da Lander são perfeitas.
Na 5ª tu tem um bom torque desde os 60km/h. :OK:

Precisaria de uma 6ª apenas se o cara andar direto a 140km/h. :P

Abraços!

kid_biker
02-06-09, 22:35
Em hipótese alguma a Fazer gastará mais que uma TW250....

Tenho experiência em viagens hein..

Só de Barretos a Cuiabá já fui 3 vezes com a Fazer 250cc...
E nenhuma das vezes fez mens que 24km/l mesmo com garupa, e baúleto pesado (até quebrou o suporte)

A média foi de 26km/l na gasolina e 20km/l no alcool


No alcool?
Sua fazer anda no alcool?

sandro_ventania
02-06-09, 22:39
Mas eu detesto ouvir motor berrar...por mim eu andava a 100km/h com o motor a 3.000rpm.