PDA

Ver Versão Completa : Comprei minha Yes. Resumo dos 2 dias.



jnmac
31-05-09, 23:56
Fala galera!!! Comprei minha motoca!!! Uma Yes 125 azul...

Resumo:

Minha carteira de moto que era pra chegar no final da tarde do dia 27, nada. Dia 28 (meu niver), nada! 29, último dia antes de pegar minha moto.... NADA.
A mina da auto-escola, falou que Habilitação de moto tá demorando mais pq só tem um funcionário responsável! Deve ser mentira mas blz...

No dia 29, fui lá na Red Fox.. Paguei a moto e já fomos pra General Osório! (Minha namorada e eu)

Compramos dois capacetes Ls2, não conheço capacetes, mas pareceram bons Custoxbenefício.
Além de uma Jaqueta Riffel pra mim...

Peguei a moto no dia 30 e como estava sem carteira e sem placa. Fui buscar de Kombi com meu cunhado hehee.. Só dei uma volta no quarteirão e algumas na minha rua (moro numa travessa sem saída, com um bom espaço) e depois guardei....

Já fiquei com um pé atrás pq depois de dar a volta no quarteirão, uns 10 mim. Desce uma moto na minha rua com dois carinhas capacetes escuros e sem baú de entrega nem nada, descem ficam olhando casa por casa e saem, moro numa travessa, nunca entra ninguém que não more lá. Mas depois tentei desencanar!

Já no domingo, mesmo morando praticamente ao lado de uma delegacia, e minha rua sendo sempre patrulhada, não me contive e dei um rolê um pouquinho mais longe...

Fui ao mercado duas vezes, com minha namorada.. Como nunca tinha pilotado na rua, fui na manha, bem devagar...
Senti que tenho que aprender muuuito, ganhar confiança!

Mas a moto é uma delícia... Apesar de ter apanhado pra aprender sobre a mudança entre reserva, tanque e off....

O capacete, achei grande e pesado no começo, mas acabei me acostumando. Embora queira comprar um articulado, pra uns rolezinhos por perto.

A jaqueta não usei, mas parece realmente confiável e resistente....

Espero que minha CNH chegue à manhã. Que depois do trampo, quero andar um pouquinho!

Agora dúvidas:

1° Gasolina, fiquei muuito na dúvida. A vendedora me indicou pódium ou gasolina comum, nunca aditivada! Confere? (Pódium, não tem no meu bairro! No BR só supra (aditivada)). Mas se for realmente melhor vou atrás!

2° Como funciona o afogador? Sei, que ao ligar a moto fria devo ligar e depois colocá-lo até a metade. Não sei se é a gasolina (pouca e aditivada ALE), mas se abaixo o afogador ela morre. PS. Coloquei neste posto, pq é o mais perto da minha casa e único que sabia que não ia ver policial! Só tinha aditivada, mas tbm só coloquei R$5,00

3° Como usar a trava de capacete? Funciona?

4° Quando vc vai trabalhar de moto. O que não pode faltar?

Desde já, e mais uma vez: Muito obrigado!!!!!!!!!!!!!!!!

Jn

Ivan RJ
01-06-09, 00:16
jnmac, parabéns, vamos as dúvidas:
1º Gasolina Podium é a melhor, se não achar por perto não tem problema, use a aditivada.
2º Afogador, quando a moto está extremamente bem regulada e com bom combustível, ela liga sem o afogador, mas o afogador existe e é para ser usado se necessário. Puxe o afogador antes de ligar a moto. Ligue a moto e deixe esquentar um pouquinho, vá baixando o afogador o suficiente para o motor não morrer e saia para passear depois de 2 quilometros o motor já estará quente, pode fechar o afogador.
3º A trava funciona, de um lado vc abre o banco, virando para o outro vc abre a tranca.
4º Capacetes, vc comprou capacetes excelentes, espero que tenha comprado o número certo. O capacete tem que estar justo na sua cabeça, faça o teste coloque o capacete e balance a cabeça, se o capacete não acompanhar o movimento simultaneamente, está largo e não servirá para te proteger.
5º Não pode faltar, selante nos pneus, roupa para chuva e eu diria um bauleto grande se vc for viajar com sua namorada.
De resto siga o manual, não vá no papo de nenhum amigo, o segredo para essas motos andarem bem, no futuro, está na forma que vc irá amaciar o motor. Por tanto qualquer dúvida procure no manual, se a dúvida perdurar nos pergunte, estamos aqui para ajudar. Um grande abraço a todos os irmãos.

jucazl
01-06-09, 00:33
ande sempre com a trava do capacete fechada :D é só engatar ela que nem cinto de carro sabe ?
gasolina pode ser qualquer uma a aditivada dizem que limpa mais sl pq.
veja se o capacete é o tamanho certo, ele tem que entrar certo na cabeça, nem folgado nem muito apertado ;)
leve sempre o jogo de ferramentas que vem junto com a moto guardado caso precise ;D

ammanzoli
01-06-09, 01:02
jnmac, parabéns, vamos as dúvidas:
1º Gasolina Podium é a melhor, se não achar por perto não tem problema, use a aditivada.
2º Afogador, quando a moto está extremamente bem regulada e com bom combustível, ela liga sem o afogador, mas o afogador existe e é para ser usado se necessário. Puxe o afogador antes de ligar a moto. Ligue a moto e deixe esquentar um pouquinho, vá baixando o afogador o suficiente para o motor não morrer e saia para passear depois de 2 quilometros o motor já estará quente, pode fechar o afogador.
3º A trava funciona, de um lado vc abre o banco, virando para o outro vc abre a tranca.
4º Capacetes, vc comprou capacetes excelentes, espero que tenha comprado o número certo. O capacete tem que estar justo na sua cabeça, faça o teste coloque o capacete e balance a cabeça, se o capacete não acompanhar o movimento simultaneamente, está largo e não servirá para te proteger.
5º Não pode faltar, selante nos pneus, roupa para chuva e eu diria um bauleto grande se vc for viajar com sua namorada.
De resto siga o manual, não vá no papo de nenhum amigo, o segredo para essas motos andarem bem, no futuro, está na forma que vc irá amaciar o motor. Por tanto qualquer dúvida procure no manual, se a dúvida perdurar nos pergunte, estamos aqui para ajudar. Um grande abraço a todos os irmãos.


bom axo que nosso amigo ja disse tudo ...

mas uma coisa sempre trave o capacete .. mesmo que for na esquina da sua casa .. numca deixa de andar com ele travado ....

sobre gasolina .. se eu fosse vc sempre usaria aditivada .. se tiver com uma grana mais usa a podiun ... .

e ande como disse devagar .. vai pegando as manhas ... mas nao fica saindo na rua sem a CNH nao cara ... pois sabe como e mesmo que vc ande certo e alguem bater em vc .. mesmo que estaja certo .. pela falta de |CNH .. vc estara sempre errado para justisa .. espera mais um pouco ela chegar e depois ande

renanperim
01-06-09, 08:15
Não use a trava de capacete não.

Leve ele na mão.
Ta doido deixar um ls2 naquela trava?

No mais, cuidado sempre.
Gasolina eu só uso aditivada do Ipiranga/Shell.

Lembre-se dos cuidados basicos com lubrificação da corrente, calibragem dos pneus, corrente, entre outras.

Boa sorte, cuidado e cuidado, prefiro ser um tiozao que uma estatística.

PimEdu
01-06-09, 12:05
Compra uma corrente grande e prende ele, eu prendia o meu na roda e nunca me robaram, e ainda protege um opuco mais a motoca. Não deixa na trava capacete bom que aquilo la da para abrir na mão.
Afogador nem sempre precisa, a sua como é nova capaz de precisar mais, em geral qdo ta frio vai precisar.
Usa sempre aditivada, é melhor e não sai tao mais caro, a moto fica com o sistema mais limpo pq ela tem especies de detergentes como aditivos.
De resto, eu te recomendo sempre deixar ela com trava de disco e corrente no capacete, a trava me parece proteger melhor que a corrente, que pode ser cortada com um alicate e tals, já a rtava fica mais dificil. Eu sempre usei, na comet desencanei e me robaram ela, então, hj não saio sem, e sempre das boas, mais pesadas, uma corrente boa vai gasta uns 50 reais e mais uns 50 na trava, mais acho que vale a pena.

Pésão
01-06-09, 12:42
Comprou na red fox da radial?!
Se sim, fuja de lá. Faça só a primeira revisão e pronto.

E parabéns pela motoca e pelo equipo.. já começou bem!

Saurus
01-06-09, 13:37
jnmac, primeiramente parabéns pela aquisição. A Yes é hoje, talvez a melhor relação custo benefício em termos de motos 125/150cc. Leia atentamente o manual do proprietário e siga o que diz lá.

Quanto à gasolina, a Podium é gasolina para motores de alta taxa de compressão (acima de 10:1) e mesmo assim, só se a gasolina comum/aditivada estiver dando pré-ignição (batendo pino). Colocar Podium para motores com taxa de compressão menor que 10:1 é jogar dinhiro fora, pois vai funcionar exatamente como uma gasolina comum aditivada. Nem mais, nem menos. É muito melhor você prestar a tenção para não abastecer com gasolina adulterada, pois essa sim pode lhe render sérias dores de cabeça (e no bolso). Por isso, recomendo gasolina comum aditivada (de preferência sempre). Esse papo da vendedora é furado, ela falou mherddda.

Capacete. Comprou bem até demais, mas o que abunda não prejudica. Então fica sussa, mas só tenha o cuidado de comprar um capacete que, quando novo, fique ligeiramente apertado, com pequeno incômodo, pois, com o uso, a forração tende a lacear e ficar mais folgado na cachola.

Como já disseram aí, afogador tá lá não é à toa, é para ser usado. Um motor de moto carburado que, quando frio, pega sem o uso de afogador, certamente está com a mistura rica ou o clima está acima dos 35ºC. Ao ligar a moto com motor frio, use o afogador. Ligue a moto e, mesmo que fique um pouco acelerada, deixe o motor aquecer e o óleo lubrificante circular por todo o motor antes sair rodando (isso leva uns 2 minutos no máximo). Se ao abaixar o afogador a moto continuar morrendo, mantenha o afogador puxado e vá rodando por mais uns 5 minutos que, acredito, depois disso o motor já esteja em temperatura de trabalho.

A Jaqueta Riffel só não é boa para os pseudo-jaspions que acham que só as Alpine Stars, Spidi, etc é que são boas e adoram gastar muita grana. Eu comprei uma calça Riffel Dynamics e achei ela excelente. Absolutamente nada a reclamar.

Espero ter ajudado em alguma coisa.

aaxabreu
01-06-09, 13:42
Parabéns cara...
Não vai se arrepender, é uma ótima moto...

Vou te dar umas dicas do que faço na minha ok???

Gasolina: desde o 1º abastecimento uso a Shel V-Power, nunca usei outra então não tenho como comparar, porém, nunca tive problemas com essa, recomendo.
Óleo e Filtro: Troco o óleo a cada 1500km, e o filtro a cada 3000km, ou seja, a cada duas trocas de óleo uma troca de filtro, simples.
Afogador: Geralmente a minha liga sem precisar do afogador. Só se eu deixar ela mais de um dia parada ou se estiver muito frio, aí sim aciono o afogador, ando com ele acionado por algum tempo (coisa de segundos) e volto ele pra posição normal.
Sua Segurança: Vc já começou bem investindo em um bom capacete e uma boa Jaqueta. Tente se acostumar a andar de luvas tbm, eu já ralei a palma da mão e vc não tem idéia de como isso incomoda e dói.
Segurança da Moto: Se possível faça seguro. Se não for possível o seguro, coloque alarme, trava, cadeado e tudo o que puder. Apesar da Yes não ser tão visada, já tem índice de roubo, e é bom se previnir.
Autorizadas Suzuki: É difícil achar uma boa. O lugar que eu comprei a minha até que é bom, só demora pra vc conseguir deixar a moto lá, tem que agendar no mínimo uma semana antes. Mas o serviço deles é bom.

Acho que de resto o Ivan já explicou mto bem...
Curta muito a motinha, ela é bem legal

Muitos km de felicidades pra vc e sua moto...

Abraço!!!

tom crazy
01-06-09, 19:55
Parabéns não vai se arrepender da escolha, a motinha é boa.
Quanto a trava do capacete se eu bem entendi o pessoal no começo do tópico se referia a travar (ou afivelar dependendo do cap.) a cinta que prende o capacete na cabeça e não guardar o capacete naquela travinha na lateral traseira euaheuaheuaheau.

ammanzoli
01-06-09, 20:09
jnmac, primeiramente parabéns pela aquisição. A Yes é hoje, talvez a melhor relação custo benefício em termos de motos 125/150cc. Leia atentamente o manual do proprietário e siga o que diz lá.

Quanto à gasolina, a Podium é gasolina para motores de alta taxa de compressão (acima de 10:1) e mesmo assim, só se a gasolina comum/aditivada estiver dando pré-ignição (batendo pino). Colocar Podium para motores com taxa de compressão menor que 10:1 é jogar dinhiro fora, pois vai funcionar exatamente como uma gasolina comum aditivada. Nem mais, nem menos. É muito melhor você prestar a tenção para não abastecer com gasolina adulterada, pois essa sim pode lhe render sérias dores de cabeça (e no bolso). Por isso, recomendo gasolina comum aditivada (de preferência sempre). Esse papo da vendedora é furado, ela falou mherddda.

Capacete. Comprou bem até demais, mas o que abunda não prejudica. Então fica sussa, mas só tenha o cuidado de comprar um capacete que, quando novo, fique ligeiramente apertado, com pequeno incômodo, pois, com o uso, a forração tende a lacear e ficar mais folgado na cachola.

Como já disseram aí, afogador tá lá não é à toa, é para ser usado. Um motor de moto carburado que, quando frio, pega sem o uso de afogador, certamente está com a mistura rica ou o clima está acima dos 35ºC. Ao ligar a moto com motor frio, use o afogador. Ligue a moto e, mesmo que fique um pouco acelerada, deixe o motor aquecer e o óleo lubrificante circular por todo o motor antes sair rodando (isso leva uns 2 minutos no máximo). Se ao abaixar o afogador a moto continuar morrendo, mantenha o afogador puxado e vá rodando por mais uns 5 minutos que, acredito, depois disso o motor já esteja em temperatura de trabalho.

A Jaqueta Riffel só não é boa para os pseudo-jaspions que acham que só as Alpine Stars, Spidi, etc é que são boas e adoram gastar muita grana. Eu comprei uma calça Riffel Dynamics e achei ela excelente. Absolutamente nada a reclamar.

Espero ter ajudado em alguma coisa.


entao

viva .. entao a xtz 125 pega bem a podium pois a taxa dela e 10:1

Underlost
01-06-09, 20:54
Moto zero é tudo de bom! Vai ficar bastante tempo sem esquentar a cabeça ...

jnmac
02-06-09, 00:31
Caraca, quantas dicas... Valeu galera...
Vou virar phd em moto bem antes de terminar minha facul! hehe

Bom agradeço a todos pelas palavras e vou jogar mais algumas dúvidas pra vc´s!!!!!

Pésão - Comprei lá sim, não gostei muito do atendimento, mas era o lugar mais em conta!!! Vc tem reclamações? Quais?

Ivan RJ - Selante nos pneus? :G Desculpe a ignorancia, mas o que seria isso? :G E roupa de chuva, indicações? Ou pode ser qualquer uma? Boas dicas, valeu!

renanperim - Bem lembrado, quantas libras vão no pneu da Yes?

PimEdu - Tbm achei muito frágil, To pensando em comprar um baú só pra colocar o capacete, quantos litros seria? Vc sabe?

Saurus - Que aula sobre gasolina!!!!! O capacete ficou justinho mesmo, até pensei que estava apertado, mas o carinha me explicou isso e tal... Muito obrigado!

aaxabreu - Referente a segurança da moto, cotei o seguro e ficou mais barato do que eu pensava... Acho que vou colocar, pelo menos nesse primeiro ano, que ela está zerada...

Mais uma vez muito obrigado a TODOS, mesmo os que eu não citei aki...

PS: Embora tenha colocado nome, fiquem a vontade para responderem!

Assim que lembrar de mais dúvida, posto aqui, obrigado!

buzato
02-06-09, 01:40
Selante de Pneus é importantíssimo, se não fosse ele eu ficaria na rua. A Biz já veio com, e qdo eu trocar o pneu e camara vou por com certeza.

Abraço

danielpaiva
02-06-09, 12:15
renanperim - Bem lembrado, quantas libras vão no pneu da Yes?
Resposta: Na corrente, tem uma "capa" preta com um adesivo, la ele fala qual a calibragem com e sem garupa. (se não me engano é 28 dianteiro e 31 traseiro (Não lembro direito)).

PimEdu - Tbm achei muito frágil, To pensando em comprar um baú só pra colocar o capacete, quantos litros seria? Vc sabe?
Resposta: Voce quer colocar os 2 capacetes dentro? 45litros, quer colocar um só? 33litros. Tenho na minha um da GOW33l, muito bom...Mas o pessoal costuma falar que o baú da GIVI são melhores. (comprei pq na época tava duro de dinheiro).

aaxabreu - Referente a segurança da moto, cotei o seguro e ficou mais barato do que eu pensava... Acho que vou colocar, pelo menos nesse primeiro ano, que ela está zerada...
Resposta: Se tem condições de por seguro, demoro...mesmo sabendo que a Yes é pouco visada e tals, mas muito melhor ter seguro do que andar sem nd (aconselho por um alarme de presença também, custa por volta de 200 reais).

Abraços
Daniel

raulzito rock
02-06-09, 19:45
parabêns pela moto irmão,não vai se arrepender,tive uma por um ano e nunca me deu dor de cabeça,e olha que eu rodava bastante,viajava,punho enrolado e ela nunca me deixou na mão,mas esticar ela só depois dos 1800km ok?
pressão dos pneus:sem garupa 28 dianteiro,34traseiro
com garupa:mesma pressão dianteiro e 36 traseiro.
eu sou apaixonado pela yes!

Pésão
02-06-09, 20:03
Pésão - Comprei lá sim, não gostei muito do atendimento, mas era o lugar mais em conta!!! Vc tem reclamações? Quais?


Como vc disse o atentimento lá é uma porcaria, a não ser que vc tenha uma Hayabusa.
As revisões de lá são uma porcaria, do jeito que eles pegam a moto eles devolvem, nnaum mechem em nada, naum regulam nada. Enfim, uma porcaria. Resumindo. PORCARIA.

Sorte ae com a motoka, qualquer coisa é só avisar.

Ah lembrando, ja vai procurando um bom mecanico pra fazer as revisões fora da loja que tu comprou.

Gustoyle
02-06-09, 20:42
orra, tópico muito bom

po, peguei a minha sabadão, mas o pior eh q ainda nem dei rolê nela
ainda to tirando a carta, falta aula e prova prática ainda
to mó estigado pra pode testar ela
acho q em julho ja to com a carta =)

e obrigado ae pro pessoal q respondeu, por tabela, algumas das minhas duvidas


*é meu primeiro post aqui no forum, naum sei se róla um tópico pra se apresentar e pa, qlq coisa me avisem pq eu to meio perdidão o/

aaxabreu
03-06-09, 08:21
orra, tópico muito bom

po, peguei a minha sabadão, mas o pior eh q ainda nem dei rolê nela
ainda to tirando a carta, falta aula e prova prática ainda
to mó estigado pra pode testar ela
acho q em julho ja to com a carta =)

e obrigado ae pro pessoal q respondeu, por tabela, algumas das minhas duvidas


*é meu primeiro post aqui no forum, naum sei se róla um tópico pra se apresentar e pa, qlq coisa me avisem pq eu to meio perdidão o/


Cara...
Mesmo sem poder andar, é importante que vc dê uma ligada na moto...
Não deixa ela mto tempo sem ligar pois isso pode de acarretar diversos problemas...
Boa sorte com a moto, ela é realmente mto boa...

Abraço!!!

rocksul
20-07-09, 14:13
Tens como postar um resumo dela depois de três meses?

mantabodyboarder
20-07-09, 15:44
Capacete e jaquetas vc já comprou, falta mesmo a luva. Compre sem falta!

Gasolina já teve aí um explicação melhor que eu poderia oferecer.

Bauleto eu já tive um de 33lts e digo, foi o dinheiro mais mal gasto na minha moto. Se for andar sempre com garupa, compre logo o de 45lts senão vai se arrepender!

Capa de chuva eu uso a Passo Bom (de nylon), até hoje não entrou água.
As Alba também são 100% impermeáveis, testadas e aprovadas no regime extremo de uso dos motoboys :P
São mais baratas, mas são mais grossas (pesadas e ocupam espaço no bauleto/mochila), mas em compensação são bem mais resistentes. Não compre aquelas chinesas de 25 reais, a não ser que seja apena para garupa, elas não vedam direito o ziper na frente, infiltrando e enxarcando por ali.


Se o seguro ficou em um bom preço, é a melhor coisa que vc faz, vai poder usar a moto sem preocupações. Mas não facilite, compre uma daquelas travas de corrente ou cabo de aço, e sempre prenda a moto, se tiver um poste ou algo semelhante no local (ou prender uma moto em outra de amigo), melhor ainda.


Procure na Net sobre o "Macete do Tubo", vai ajudar um pouco no desempenho da Yes, tá acontecendo direto no Ibira Moto Point.