PDA

Ver Versão Completa : Tempo frio e regulagem do bura



blaugusto
02-06-09, 10:47
Olá pessoal.

Estava pensando: esse tempo tá frio demais. O ar entrando no bura deve estar gerando um potenciazinha extra. Tá bom pra cair na estrada. Bom pra abastecer com podium

Mas daí eum logo voltei pra realidade. Será que esse ar gelado faz diferença nas nossas pequenas? Será que eu preciso mesmo regular o carburador novamente? Ou será que só vai fazr diferença pras minhas mãos que vão mexer no bura ali pertinho do motor quente??? hehehehe..

Abraços a todos,
Bleno Augusto

Sabedoria
02-06-09, 11:18
Não precisa alterar nada não. A moto tera um rendimento melhor, mas não ficara com mistura pobre.

blaugusto
02-06-09, 12:10
Uhmm... bom saber... hehehehe...
Pena que tá frio caraca, senão até pegava a motoca pra dar umas voltinhas e confirmar o rendimento. hehehe...

A motoca será que vai chegar a consumir mais?

renanperim
02-06-09, 12:25
Frio?
Ta MUITO frio.

Ainda bem que a moto ta perfeita e nao me da trabalho para ligar.

Minha mãe lavou minha jaqueta e vim trampar é de carro!
aehuaehuaehhuae

To vendo de comprar aquelas "2a pele" para colocar em baixo da camisa, ai vai ficar algo como:
Eu, Segunda pele, camisa, blusa leve, jaqueta.
Coisa linda de deus!
aehuaehuhuaehuae

Alan Ranieri
02-06-09, 12:25
Não sei na prática como fica, mas estando mais frio a densidade do combustível também aumenta, mas se vai tornar-se considerável a diferença de consumo acho que não.

Ivan RJ
02-06-09, 12:39
Na moto não altera nada, é imperceptível, só para nós que estamos em cima da moto. A segunda pele é ótima nem precisa usar muita roupa por cima, basta uma camisa normal e a jaqueta para proteção de tombo, a balaclava do mesmo material, também é ótima. O uso da segunda pele é uma forma de se pilotar com muito mais conforto, pois, se evita a grande quantidade de roupas que atrapalham e limitam os nossos movimentos. Está mais que aprovada. Um grande abraço a todos os irmãos.

blaugusto
02-06-09, 13:15
É... também tem aquela outra historia: dizem que é melhor abastecer a moto quando tá frio...

Vou fazer as devidas medições. :D

E a regulagem do bura tá excelente tb. Só um toquezinho e liga. Sem afogador.


Pô, também to doido pra comprar um kit de segunda pele. Só tem um problema. Eu sou pelu pra c@&#!
tô com meo de comprar essas roupas e não conseguir usar. hehehhehe....

Diego.fcs
02-06-09, 13:31
Também acho que não muda muito não, o que pode talvez mudar é a questão de o motor trabalhar mais frio.

Cassio
02-06-09, 14:03
Na minha motoca é perceptível a diferença quando está muito frio. A lenta dela fica ruim. Tá certo que é só levar, dar uma regulada e pronto.. Mas daí outro dia
eu comentei isso com um amigo e ele disse que ele nunca regulou o carburador da moto dele.. enfim..

Teoricamente sei que ar mais frio pra dentro do motor melhora rendimento, por outro lado ar mais frio por fora mantendo a temperatura do motor
abaixo da temperatura ideal de funcionamento é ruim.

agm2112
02-06-09, 14:14
Eu percebo diferença... tudo funciona melhor, no carro e na moto.

blaugusto
03-06-09, 08:46
Perguntei para minha mulher se ela estava sentindo diferença na resposta da moto. Disse que não.
Daí precisamos ir no mercado ontem de noite e eu também não senti diferença nenhuma nas respostas, tanto em alta quanto em baixa.

Logo, num uso comum na cidade não tá fazendo diferença esse frio não. Só quero saber do consumo agora! hehehehe...

Mas tudo isso já era esperado. :-D
A duvida de verdade era apenas com relação a regulagem do bura.

A parte que eu achei que mudaria alguma coisa era com relação a primeira partida de manhã. Mas nem isso mudou. Continua numa boa.
Como de praxe eu dou a partido e deixo ela lá aquecendo enquanto me arrumo.
Aliás, a partida do motor, está boa demais. Isso até me assusta. Nos primeiros minutos a marcha lenta fica em menos de 500RPM e não morre.

fred_black
03-06-09, 09:45
aqui no sul ta muito frio, a moto fica melhor sim

Alan Ranieri
03-06-09, 10:18
Aproveitando o tópico me tirem uma duvida sobre carburador, imaginamos uma situação hipotética:

Cruzar a Cordilheira dos Andes onde as vezes as estradas chegam a 5,000 m qual é o comportamento da moto regulada ao nível do mar? A mistura vai ficar muito rica? Tem que fazer correções ao longo da subida?

Usando a gasolina Argentina que não contém álcool a moto ganha alguma coisa em autonomia e uma ligeira perda de potencia?

blaugusto
03-06-09, 10:31
É verdade. Como é que fica nessas condições??
Já pensou parar a cada 3Km pra regular o carbura??

Cassio
03-06-09, 13:46
Eu tenho uma revista com uma matéria de uma viagem com umas 8 motos pra "machu-pichu" (não sei como escreve rs). Tinha motos de tudo quando é
tipo, XT660, bandit, etc. e me lembro que falaram que as motos carburadas tiveram alguns contra-tempos graças à altitude efeitos dela.
Vou procurar a matéria depois.

César
03-06-09, 13:53
To indo trampa de moto. To saindo com 4 agasalhos pra não passa mto frio, no caminho vejo o mato congelado, branco.

agm2112
03-06-09, 15:16
Eu já subi os alpes suíssos com um Renault 19 a diesel. A partir dos 3000 metros o carro mal andava (ele já mal andava normalmente, mas ficou ainda pior). Depois de sofrer muito, o carro começou a superaquecer. Tivemos que parar pra ele descansar. E olha q tava a pelo menos 7 abaixo de zero. Sei lá se a falta de ar empobreceu a mistura e atrapalhou a refrigeração. Ou o carro era ruim mesmo.

blaugusto
03-06-09, 15:42
To indo trampa de moto. To saindo com 4 agasalhos pra não passa mto frio, no caminho vejo o mato congelado, branco.


Ô loco, aqui em Campinas??
Que horas que tu sai?? Eu vou de bike de moleton e jaqueta jeans. :D

Mal consigo fazer curva, mas o mato por aqui continua verdin.... hehehehe....

César
03-06-09, 16:32
Trampo na diviza com jaguariúna. Saio as 7 e meia e o mato no caminho tava branco. Cheguei a ficar com o rosto queimado pelo vento gelado, ficou vermelho e meio dolorido, pelo ar gelado que entra dentro do capacete.

Stone
03-06-09, 22:50
no andar da moto não senti nenhuma diferença não
mas hoje percebi que o escape, bem na saída do motor, estava meio amareladinho, que quer dizer que a mistura está pobre, aí fechei um pouco o parafuso do ar e a lenta já subiu, aí senti que a resposta da moto ficou melhor, pode deixar ela na lenta e acelerar tudo de uma vez que não dá nenhuma pifadinha!
eu só não sei se isso foi por causa do frio... huashahu

Alan Ranieri
03-06-09, 23:14
Deixa eu ver se entendi, mistura pobre é quando há pouca gasolina em relação ao ar e mistura rica qual há muita gasolina em relação ao ar certo?

Stone
03-06-09, 23:16
isso mesmo

acho que isso acontece pois teoricamente no frio as moléculas ficam mais juntas, aí entra mais oxigênio e causa o empobrecimento da mistura

ammanzoli
03-06-09, 23:28
isso mesmo

acho que isso acontece pois teoricamente no frio as moléculas ficam mais juntas, aí entra mais oxigênio e causa o empobrecimento da mistura


agora e minha vez .. isso mesmo .. quando o ar esta quente as moleculas tente a sepadir .. quando frio usa menos espaço .. com isso entra mais oxigenio no carbura quando frio ... para comprovar sobre as moleculas de ar .. uma vc enche um bexiga e amarra .. arruma uma bacia de notrogenio liquido (isso e um pouco dificil rsrsr) e começar a passar a bexiga no nitrogenio .. e a bexiga começa a muxar .. quando parar de passar ela volta ao mesmo estado de antes

Stone
04-06-09, 00:05
:clap: :clap:

blaugusto
04-06-09, 08:38
Por via das duvidas eu dei uma reguladinha no bura ontem a noite, logo que minha esposa chegou do trabalho. Foi bom até pra dar aquela esquentadinha nas mãos... hehehe...

Richard
04-06-09, 09:29
Augusto...

Na real velho... Tú precisa de uma moto maior...

Caraca, tentar até ganhar meio cavalo manco só por causa que o tempo tá frio é foda hein???

Na boa... Junta uma grana e faz um up, pq vc tá precisando... ahuhauheuha

:P

blaugusto
04-06-09, 09:51
hahahahaha... tô precisando mesmo velho...
Mas esse ano e meio não passa... faltam 16 prestações da Yes ainda. Então só vou conseguir dar um Up fim do ano que vem, e olhe lá.

igortde
04-06-09, 17:04
Trampo na diviza com jaguariúna. Saio as 7 e meia e o mato no caminho tava branco. Cheguei a ficar com o rosto queimado pelo vento gelado, ficou vermelho e meio dolorido, pelo ar gelado que entra dentro do capacete.


Qualquer dia da uma esticada e chegue aqui na cidade ....

Alan Ranieri
04-06-09, 20:54
Eu tenho uma revista com uma matéria de uma viagem com umas 8 motos pra "machu-pichu" (não sei como escreve rs). Tinha motos de tudo quando é
tipo, XT660, bandit, etc. e me lembro que falaram que as motos carburadas tiveram alguns contra-tempos graças à altitude efeitos dela.
Vou procurar a matéria depois.


Assim que você tiver tempo posta ela para nos lermos.

Agora outra dúvida o parafuso da mistura ele regula a quantidade de ar ou a quantidade de gasolina?

Stone
04-06-09, 20:56
geralmente é a quantidade de ar
tipo fecha=enriquece / abre=empobrece

Diego.fcs
04-06-09, 23:48
Juntamente com a idéia de nosso projeto de otimização de entrada de ar na moto vamo instalar algumas resistências elétricas na caixa de filtro de ar, ou alguma mangueira que passe pelo motor e circule dentro da caixa de filtro, pode-se juntar os projetos, colocar uma ventuinha de pc com uma resistência, aumentando a entrada de ar e quente ainda...

hehehehehehe...

blaugusto
05-06-09, 08:36
kkkkkkkkkkkkkkk...

Mas se entrar ar quente perde desempenho!!!! Tem que instalar um ar....

Cassio
05-06-09, 08:49
é verdade.. quanto mais quente o ar pra dentro do motor, pior é o rendimento..
os dois motivos principais que conheço pra justificar isso são:
- quanto maior a temperatura da mistura mais cedo pode ocorrer uma pré-detonação,
- quanto maior a temperatura mais "rarefeita" estará a mistura. Quanto mais "rarefeita", menor a quantidade/capacidade de mistura admitida. Quanto
menor a quantidade/capacidade de admitir mistura, menos poderosa será a explosão.

Diego.fcs
05-06-09, 08:55
Então temos que deixar tudo na famosa cntp - Condições Normais de Temperatura e Pressão... hehehehehehe...

Twister
05-06-09, 11:10
a minha moto ta tri, pra ligar tem manha por causa do alcool, mas o que o troço anda no inverno com alcool depois que esquenta não é nada normal... pena que coloquei o cano original devolta e ele segura pressão demais.

eu uso duas regulagens, uma pro inverno e outra pro verão, mas creio que em motos originais isso não se aplica.

chuckzin
05-06-09, 17:47
Não sei se já foi postado aqui, mas tenho uma consideração interessante a fazer:

- No frio, o ar tende a ficar mais comprimido (como nos sistemas de intercooler), sendo assim, que nessas condições de clima, as nossas pequenas "ingerem" mais ar, e por isso se percebe até um certo ganho de potencia e autonomia, devido o poder de combustão ser maior ;)

Legal né? ;)

O foda é o vento frio entrando pelas mangas e por baixo do capacete :P

Stone
05-06-09, 19:30
isso eu já tinha falado :G
e com isso a mistura fica pobre...

Alan Ranieri
05-06-09, 20:33
Eu não percebo essa diferença, aqui em Cabo Frio - RJ não faz muito frio igual ai pela região sul.

pistão
05-06-09, 21:09
eu estava lendo o topico e puts
é fato para mim minha moto nunca andou tão redondinho que nem agora no friozão que esta fazendo aqui!
o phoda é que não dá para usar se não a gente morre de pneumonia!
rsrsrsrsrs

FLIT
06-06-09, 09:41
tenho uma pergunta bem simples: se abrindo o parafuso do ar ( ou mistura) a mistura fica mais pobre, porque a moto anda mais, principalmente em alta?

mistura pobre=maior velocidade? parece errado ou é o contrário, abrindo o parafuso entra mais gasoroba..

se alguém tem dúvida, dê umas esticadas e leve a chave de fenda para fazer o teste.

o resultado que tive foi qto mais aberto melhor a moto anda, só piora a lenta.

pilote com responsabilidade e bom fds!

chuckzin
06-06-09, 09:58
O fato de vc "abrir" o parufuso do ar, aumentando assim a passagem e a moto render mais, pode decorrer por dois motivos principais.

Boia alta - Assim o carburador "ingeri" mais combustivel e assim, precisará de mais ar para uma boa queima, aumentando a potência principalmente em altas, trazendo consigo o consumo mais elevado :)

Combustivel adulterado - Como sabemos, nossa "gasolina" tem uma boa porcentagem de alcool, o alcool tem um poder de combustão maior e com isso, necessita de mais ar para uma queima perfeita. Se utilizar uma gasolina com uma % de alcool muito grande, terás que trabalhar na lenta e na mistura.

É isso ae ;)