PDA

Ver Versão Completa : vale a pena passar o motor pra 0,75 ou melhor voltar pra stander?



marcelofreitas
07-06-09, 12:01
bem pessoal como ja citei, abri o motor da TDR, mas o pistão que ja esta 0,50, ainda naum precisa ser mechido pq esta sem folgas, mas fiquei intrigado com uma coisa, qnd folgar, é melhor passar pra 0,75 ou voltar pra stander? ouvi dizer que 0,75 esquenta pacas!
abração galera!

imported_chicao
07-06-09, 14:14
A cada retifica a moto aumenta um pouco a potencia, já que aumenta as cilindradas, coisa discreta, mas aumenta.

Tem que olhar os custos do jogo camisa, pistão e aneis STD, e os custos da retifica + pistão e aneis 0,75. Você sabe os valores ?

pistão
07-06-09, 14:18
logico que vale a pena passar par 0,75 como economia de custos (unica vantagem, potencia é quase nada), afinal é bem mais caro atroca de cilindro!
é se foi feito para aguentar 0,75. é obvio que não dá problemas!

imported_chicao
07-06-09, 14:25
Aproveitando o topico....

As consecionarias sempre mandam trocar a corrente quando o ajuste chega em uma marca X. O que agente faz ? Tira um dente e continua usando normal...

As consecionarias sempre mandam trocar os pneus quando a marca X aparece dentro do pneu. O que agente faz ? Reabrimos o pneu e continuamos andando normalmente.

As consecionarias dizem que so pode remover até 0,75, o que a gente faz ? Só remove até 0,75!

Pergunta: Alguém já removeu 1mm e ta andando de boa hoje em dia ???

Stone
07-06-09, 14:39
minha ML está 1mm e anda normal

0,75 tá zero ainda, manda bala até 1,25 ou mais!
esquenta demais... teoricamente esse motor retificado vai puxar mais mistura ar/comb. se não mecher na giclagem vai ficar pobre...

encamisar um cilindro 2T não pode ser feito em qualquer lugar, tem que ser feito por alguém que realme entende do assunto, afinal, se mudar as janelas de pisição, nem que for 0,5mm, isso já vai alterar em toda a diagramação desse motor...
sem falar na qualidade do aço da camisa, tem que ser coisa boua...

pistão
07-06-09, 14:39
Aproveitando o topico....

As consecionarias sempre mandam trocar a corrente quando o ajuste chega em uma marca X. O que agente faz ? Tira um dente e continua usando normal...

As consecionarias sempre mandam trocar os pneus quando a marca X aparece dentro do pneu. O que agente faz ? Reabrimos o pneu e continuamos andando normalmente.

As consecionarias dizem que so pode remover até 0,75, o que a gente faz ? Só remove até 0,75!

Pergunta: Alguém já removeu 1mm e ta andando de boa hoje em dia ???

istos são coisa que utrpassa olimite de segurança da peça ou seja pode até fazer mas não reclama se a corrente quebrar o pneu fura ou estourar e etc.
e sobre um 1mm depende do motor, os que foram feitos para isto aguenta, os que não foram não tem geito pois se não há aneis para isto como vai fazer?
só retificando mais que pode e fabricando outras peças para acompanhar!
mas acho que dá os caras fazem isto para para aumentar cc!
mas acho que ao contraio das outras coisas sai bem mais caro do que seguir as "dicas" da conscecionaria!

marcelofreitas
07-06-09, 14:50
ja que 0,75 esquenta demais, naum ficaria ruim pra viagens longas, ou seja qnd se exigir muito naum vai dar problemas?
como saberei se a retifica que mandeirei meu motor se deicidir a troca do cilindro stander, como saberei se é de boa qualidade?

imported_chicao
07-06-09, 15:01
istos são coisa que utrpassa olimite de segurança da peça ou seja pode até fazer mas não reclama se a corrente quebrar o pneu fura ou estourar e etc.
e sobre um 1mm depende do motor, os que foram feitos para isto aguenta, os que não foram não tem geito pois se não há aneis para isto como vai fazer?
só retificando mais que pode e fabricando outras peças para acompanhar!
mas acho que dá os caras fazem isto para para aumentar cc!
mas acho que ao contraio das outras coisas sai bem mais caro do que seguir as "dicas" da conscecionaria!


Em geral existe pistão e aneis com uma medida acima do maximo recomendado pelo fabricante do motor no comercio normalmente
[hr]Mensagem unida: 1244397721[hr]


minha ML está 1mm e anda normal

0,75 tá zero ainda, manda bala até 1,25 ou mais!
esquenta demais... teoricamente esse motor retificado vai puxar mais mistura ar/comb. se não mecher na giclagem vai ficar pobre...

encamisar um cilindro 2T não pode ser feito em qualquer lugar, tem que ser feito por alguém que realme entende do assunto, afinal, se mudar as janelas de pisição, nem que for 0,5mm, isso já vai alterar em toda a diagramação desse motor...
sem falar na qualidade do aço da camisa, tem que ser coisa boua...


O fabricante da sua moto manda abrir até quanto ?

Stone
07-06-09, 15:08
da minha ML manda abrir até 1mm, das outras eu não sei...

imported_chicao
07-06-09, 15:13
da minha ML manda abrir até 1mm, das outras eu não sei...


Se precisar abrir mais uma medida vc abriria ou voltaria pra STD ?

pistão
07-06-09, 15:19
A pergunta não foi feita par amim mas, .....
respondo dando minha opinião rsrsrsr
eu voutaria a standant, acho que no motor não é bom fazer ganbiarra!

Stone
07-06-09, 15:23
cara, até mais uma medida até daria para abrir, se tivesse pistão, mas fica tipo "casca de ovo"
mas CG é outra coisa, as vezes sai mais barato comprar um cilindro+pistão+anéis novo da Hamp do que fazer retífica
e sobre encamisar, 4T é sussegado, dá pra fazer sem problema nenhum (a não ser da qualidade do aço da camisa...), mas o problema é 2T pois tem as janelas...

marcelofreitas
07-06-09, 15:37
bem, no catalogo da yamaha só vendem pistãos até 0,75!

imported_chicao
07-06-09, 15:38
A pergunta não foi feita par amim mas, .....
respondo dando minha opinião rsrsrsr
eu voutaria a standant, acho que no motor não é bom fazer ganbiarra!


Mas sua resposta, como opinião, tb é interessante, valida e desejada, pq o que eu quero saber é justamente isso, na corrente se faz "gambiarra" nos pneus tb, e funcionam bem, um pouco arriscado mas funcionam. Eu mesmo rodei 3 mil kilometros depois de tirar um elo da corrente, e meus pneus, bem, meus pneus se a pista estiver sequinha e não deitar na curva ta seguro. hUHIuhiuhiu. aI Fico na duvida, sera que no motor essa "engembrada" tb funciona bem ? Seguro nós sabemos e concordamos que não é, mas sera que funciona ?

Como comprei a moto usada não sei se já foi pra retifica, mas creio que não, afinal a moto é 2003, eu comprei ela em 2006, precisar de retifica em 3 anos de uso é pq o dono ou foi sorteado ou foi muito descuidado.

Stone
07-06-09, 15:50
não vejo nenhuma gambiarra ou enjambre nisso, e funciona
desde que respeitado os limites do fabricante

passar uma medida, se a camisa não ficar muito fina, também não vejo problema, pelomenos nunca vi um motor explodir por isso, motor explode por falta de lubrificação, mistura pobre, excesso de folga, fadiga em peças móveis, etc...
bem, isso é só na minha opinião, algo que eu faria em MINHA moto, em motos de clientes jamais

Ivan RJ
07-06-09, 19:55
Eu voltaria para stander, pois, gosto de tudo original, sem discussões, sobre isso.
Jamais, JAMAIS em todo esse tempo de motociclismo tirei um dente de corrente, risquei um pneu, segurança em primeiro lugar, moto não é carro, só tem dois pneus, vai que passa em cima de uma guimba de cigarro aceso, lá se a moto pro chão. Imagine a corrente rompendo, a moto a 100km/h, enrolando no cubo.
LEMBREM-SE SEMPRE: SEGURANÇA EM 1º LUGAR.
Um grande abraço a todos os irmãos.

RODRIGO_FAN08
09-06-09, 13:47
da minha ML manda abrir até 1mm, das outras eu não sei...


Nem sei pra qto a honda manda abrir o da fan, mas a minha já está nos 2mm....funciona normal, tem bem mais força que original e está nos 40.200 já....


Agora da moto que foi perguntado no início do tópico, num sei....mas tô acompanhando o tópico aki...

Tasteful
09-06-09, 19:45
ihh aqui a gurizada das 180 usa até o talo..quando chega nos 2mm eles colocam pistão de dt 200,as motocas ficam um canhão para as pistas mas para usar na rua usa até a ultima medida que existe em pistão oiginal e depois mete um metal leve e seja feliz
abraços a todos

filipeoli
10-06-09, 00:53
Nem sei pra qto a honda manda abrir o da fan, mas a minha já está nos 2mm....funciona normal, tem bem mais força que original e está nos 40.200 já....


Agora da moto que foi perguntado no início do tópico, num sei....mas tô acompanhando o tópico aki...


putz 40.200 km e já ta com 2mm...ta judiando da motoca eim fio.

RODRIGO_FAN08
10-06-09, 13:15
putz 40.200 km e já ta com 2mm...ta judiando da motoca eim fio.


Judiando??

Naum retifiquei por "necessidade", e sim por opção..... ;)

Da forma que cuido da moto, estaria standart até hj tranquilo....mas como eu queria mais "força" né, preparação nela.... :P

marcelofreitas
10-06-09, 14:00
sauhhsuahsuashuahsuahs

agm2112
10-06-09, 16:58
Abre até o máximo permitido pela Yamaha (acho que é 0.75), e quando passar disso bota camisa std. Não tem nenhum problema ou gambiarra. É uma diferença de fração de milímetros ... Aquela DT de trilha q uso voltou pra STD por menos de 300 reais, com tudo de qualidade. Tava com pistão 0.75 (agora é um porta-lapis na minha mesa).

marcelofreitas
10-06-09, 18:29
blz, qnd precisar, acho que é isso mesmo que vou fazer, vou usar o corte 0,75 e só depois volto pra stander!
abraço galera!

Alan Ranieri
10-06-09, 20:51
A título de curiosidade na YBR a Yamaha prevê até 1mm, fiz os cálculos com 1 mm a mais na YBR ela ficaria com 128,29100625 cm³ isso deve dar 0.4 cv de diferença

imported_chicao
11-06-09, 02:19
A título de curiosidade na YBR a Yamaha prevê até 1mm, fiz os cálculos com 1 mm a mais na YBR ela ficaria com 128,29100625 cm³ isso deve dar 0.4 cv de diferença


É uma maquina!

Alan Ranieri
11-06-09, 09:44
Sensacional o comentário... |:(

RODRIGO_FAN08
11-06-09, 10:21
Sensacional o comentário... |:(


rsrsrs.....

Mas falando sério, agora se pegar a ybr e colocar o pistão da titan 125(de preferência 1mm) aí sim vc muita diferença...ao contrário do que alguns pensam, nem todo pistão de 125 é igual....

kadubmx
11-06-09, 11:00
rsrsrs.....

Mas falando sério, agora se pegar a ybr e colocar o pistão da titan 125(de preferência 1mm) aí sim vc muita diferença...ao contrário do que alguns pensam, nem todo pistão de 125 é igual....


é oq vou fazer na minha logo-logo!!!

hauahuahuahuahua

Stone
11-06-09, 18:48
não me lembro direito, acho que um cara aqui do fórum fez isso e não durou muito naum
já um amigo meu fez isso na XTZ e tá legal ainda

marcelofreitas
11-06-09, 20:40
sauhsuahusausua, esse lance ai de mudar o pistao e as medidas das 4t melhora ou naum!

Stone
11-06-09, 20:50
seilá cara, isso é uma das últimas coisas que eu faria na minha moto
primeiro seria escape, filtro, comando, bura, essas coisas

ah, descobri que na DT 200, no manual diz ter só 2 retíficas 0,25 e 0,50

kadubmx
11-06-09, 21:13
seilá cara, isso é uma das últimas coisas que eu faria na minha moto
primeiro seria escape, filtro, comando, bura, essas coisas

ah, descobri que na DT 200, no manual diz ter só 2 retíficas 0,25 e 0,50


ja fiz isso na minha, e t falar q mudou pouca coisa, mas ja ajudou!!
agora vai ser pistão de titan 99 1mm e trabalho no cabeçote!

marcelofreitas
11-06-09, 21:21
as 180 são até 0,75!

RODRIGO_FAN08
11-06-09, 21:58
seilá cara, isso é uma das últimas coisas que eu faria na minha moto
primeiro seria escape, filtro, comando, bura, essas coisas

ah, descobri que na DT 200, no manual diz ter só 2 retíficas 0,25 e 0,50


Se eu tivesse uma ybr, seria a 1ª coisa a fazer....vamos combinar: o desempenho da ybr original deixa bem a desejar na minha opinião....pistão da titan + comando + carbura(pode ser da titan 150) fica ótimo.... :D


Qto à durabilidade, dura muito se o serviço for bem feito....em compensação, se for mal feito ou feito por quem naum entende de preparação naum dura nada!
Tenho vários amigos que fizeram a troca de pistão e seguem felizes, mas já vi casos que a moto num tinha força, em outros a moto já fumava nas primeiras aceleradas.... :s

marcelofreitas
11-06-09, 22:20
pq as DT 200 são apenas até 0,50 e as 180 até 0,75?