PDA

Ver Versão Completa : para os munhecas>>Revitalização da Bateria



ammanzoli
07-06-09, 17:18
nao fiz e nao sei se funciona .. vi em um outro topico e quiz compartiha

Para melhorar o desempenho da bateria, quando esta já não está segurando mais carga, é necessário fazer uma limpeza. Segue uma maneira prática e barata de fazer isso.
Limpeza:
1- Esgote toda a agua da bateria (tome cuidado para não entrar em contato com a roupa e a pele porque corrói)
2- Coloque um pouco de bicarbonato de sodio em cada furo e acrecente água (de torneira mesmo). deixe essa solução agir por duas horas.
3- Esgote a bateria novamente.
4- Distribua em todos os furos solução para bateria (isso encontra em qualquer posto) e complete com agua destilada.
5- Limpe os pólos e os terminais dos cabos com um bombril ou uma lixa fina.
6- Instale na moto e tente dar partida. Se necessário dê uma carga lenta na bateria.

Resultado:
O bicarbonato vai limpar o zinabre que se acumula nas placas de chumbo.
A nova solução vai possibilitar melhor passagem de corrente entre os terminais internos da bateria.
Sua bateria vai durar muito tempo ainda.

imported_chicao
07-06-09, 17:26
Epa, minhacas nada.

Troquei a uma semana a minha, 130R$ Heliar 6A, caro pra ******* !!! Uma Moura de 40A ta 160, incompativel isso!!!

Se eu soubesse teria ao menos testado... Apenas abri a bateria pra ver como é por dentro, são placas de chumbo com algodão embebidos em algum acido e um outro metal que desconheco qual seja.

ammanzoli
07-06-09, 17:33
a minha so arrio uma vez ... mas por burrice minha .. a moto pegou e depois apagou .. ai dei partida ate descarregado tudo .. e a moto nada... quando o burro aqui .. viu depois que eu mesmo um dia antes tinha fexado a torneira na gasolina .. putz fiqui puto ... foi so abria e no 1° tranco brummmmm ...

mas quando tiver com tempo estou penssado e fazer isso .. so por manutenção mesmo..

Stone
07-06-09, 17:40
tenho uma bateria jogada qui, qualquer hora vou ver se isso funciona mesmo, já comprei até o bicarbonato!
e com baterias seladas, dá pra abri para fazer isso?

Alan Ranieri
07-06-09, 17:41
Tenho a original da moto aqui YUASA vo testar isso depois também.

imported_chicao
07-06-09, 17:55
tenho uma bateria jogada qui, qualquer hora vou ver se isso funciona mesmo, já comprei até o bicarbonato!
e com baterias seladas, dá pra abri para fazer isso?


Em geral a sela tem as mesmas capas das não seladas... Os buracos ficam em baixo da tampinha, que nas seladas é soldada, você pode fazer duas coisas

Procurar pelo buraco que serviria pra repor a agua (dependendo da marca fica marcada na tampa) e furar com uma broca pra madeira ou pra metal. Broca de videa não presta pq não tem fio de corte

Arrombar a tampinha de vez.

Deixa eu procurar uma foto no google que mostro onde é

Ivan RJ
07-06-09, 19:37
ammanzoli, eu estou a muito tempo prometendo um tutorial sobre esse assunto, mas estou com preguiça, é quase isso que vc postou, mas sempre terá que dar carga e não, Não USE água destilada e sim solução, que é ácido. Não existe formação de zinabre dentro da bateria, o que existe é cristalização, é um depósito de pó de chumbo e outros componentes resultado das reações químicas.
Não precisa esperar duas horas, essa operação necessita ser feita várias vezes, alternando água com bicarbonato e água limpa. Essa semana eu prometo que escreverei o tutorial.
Se a bateria for selada, basta cortar a tampa de plástico que cobre os bornos, normalmente tem a marca na tampa onde foi derretida para se unir a bateria, é simples.
Um grande abraço a todos os irmãos.

ammanzoli
07-06-09, 19:41
pow legal cara .. ve se arruma la e coloca aqui para complementar as informações

imported_chicao
07-06-09, 19:46
Se a bateria for selada, basta cortar a tampa de plástico que cobre os bornos, normalmente tem a marca na tampa onde foi derretida para se unir a bateria, é simples.
Um grande abraço a todos os irmãos.


Exato, mas tb não precisa cortar a tampa. Elas em geral em um furo central, tipo assim:

... ...
. Aqui você fura com a broca, embaixo EM GERAL, NÃO EM TODAS, tem uma borrachinha, é só tirar a borracha e "dar a manutenção" por ali... A Agua que entrar por ali vai para toda bateria....

Ivan RJ
07-06-09, 19:58
Chicão, dá muito trabalho ficar furando de um em um, corta logo a falsa tampa de deixa as tampinhas aparecendo, aí sim fica fácil a manutenção. Um grande abraço a todos os irmãos.

agm2112
08-06-09, 13:45
Não adianta encher ela de água destilada.... tem que encher com solução ácida. Água destilada é pra completar caso seja necessário.

Luigi
08-06-09, 14:08
Eu sempre uso a solução acida, compro em motopeças, acho que é 1,50 500ml!

Fiz a manutenção da bateria da GS ontem, na verdade, como eu tava sem solução em casa, eu peguei dos furos que tava quase no full e coloquei em 2 que estavam um pouco abaixo do low e ficou todos no meio.

ammanzoli
11-06-09, 00:31
e ai alguem ja fez a renovação ???? funciona mesmo ??? contem

Ivan RJ
11-06-09, 00:42
Eu sempre faço, calma esta semana eu escrevo o tutorial, prometo!!! Um grande abraço a todos os irmãos.

Dj Serginho Sag
11-06-09, 01:09
Agora eu já comprei bateria pra H6 :( :(

blaugusto
12-06-09, 11:03
Eu sempre uso a solução acida, compro em motopeças, acho que é 1,50 500ml!


1,50 500ml??? A solução ácida mesmo?