PDA

Ver Versão Completa : Comum ou Aditivada, o que implica no motor?



Mostarda_69
08-06-09, 23:42
Pois bem, vi muito tópicos falando sobre as gasol..

Mas este é exclusivamente sobre o que causa em cada motor, ex:

Na Fazer, manda coloca ADITIVADA, e faz uns 2milkm que to usando comum, pois a aditivada está na casa de R$2,55-R$2,60 e eu conheço um posto que tem comum de excelente qualidade a R$2,43.

Na CG, manda comum, mas o SEBÁ, antigo dono, usou durante 22800km somente aditivada!

O que implica isso nos motores? Levando em conta que ambas estão em PERFEITAS condições (diga a gasolina).

E se tiverem adulteradas, quais ocorrências com cada? Tipo, se tu precisa usa um posto que não conhece, o ideal é optar por qual?

luisptg
09-06-09, 00:02
Eu particularmente só uso a Supra da petrobras, desempenho do motor é bom.
Qdo vou viajar ou em distancias longas, ou até peguinhas e umas raspadinhas de leve a Podium, desempenho ótimo.
Essas gasolinas comum nunca é pura, nem a aditivada é pura, axo q a unica diferença é o desempenho do motor.
Tem um pai de um amigo q puxa caminhão da petrobrás, ele adultera na casa dele mesmo, é fálil o sistema...
Ja comprei pura dele, é como se fosse a aditivada (a comum) e dura muito mais, muito mais. Reduz ao extremo o consumo.
Abs

Furious VIPER
09-06-09, 00:05
Qual montadora animaaaaaal ainda recomenda colocar comum??
Seria como escrever no adesivo "encha o tanque com qualquer porcaria"

Aditivada sempre!!

Se bem q no momento é Álcoooooolll!
Pras motos flex tem q ver o consumo com álcool.. mas o preço está muitíssimo convidativo!

imported_chicao
09-06-09, 00:06
A diferença entre comum e aditivada é apenas que uma contem aditivos detergentes, e a outra não.

A lista de diferenças que uma ou outra faz no carro por outro lado é muito grande, resumidamente é assim:

A gasolina aditivada limpa melhor tudo por onde passa, conservando carburador, mangueiras e motor um pouco mais limpos que a comum.

O maximo que pode acontecer usano gasolina comum na Fazer é entupir o bico injetor com mais frequencia.

Outra coisa importante é que se o veiculo sempre recebeu gasolina comum, encher o tanque com aditivada pode fazer o veiculo falhar, pq os aditivos detergentes irão limpar tudo por onde passa, e soltar muita sujeira de uma vez, entupindo o sistema de alimentação do veiculo seja injeção ou carburado.

ammanzoli
09-06-09, 00:15
Qual montadora animaaaaaal ainda recomenda colocar comum??
Seria como escrever no adesivo "encha o tanque com qualquer porcaria"

Aditivada sempre!!

Se bem q no momento é Álcoooooolll!
Pras motos flex tem q ver o consumo com álcool.. mas o preço está muitíssimo convidativo!


a minha biz 06/06 ainda mandavam colocar gas comun... ja na xtz 04/05 ja diz adtivada


eu mesmo so coloco adtivada .. esta semana que vou andar com podium .. ganhei 20 litros rsrsr .. mas eu nao to gostando nao .. a moto fico a com a lenta alta .. nao pega facil de manha ... to axando que a podium esta meia velha .. mas de graça ta bom rsrs

Mostarda_69
09-06-09, 00:19
Vo volta pra aditivada no carro e na fazer então... vo continua com a comum na titanzera, ou de repente dependendo do humor uso aditivada tb..

Acho que ta 2,55 aquela com thecron... que os cara dizem ser super-aditivada..

Furious VIPER
09-06-09, 00:21
Vo volta pra aditivada no carro e na fazer então... vo continua com a comum na titanzera, ou de repente dependendo do humor uso aditivada tb..

Acho que ta 2,55 aquela com thecron... que os cara dizem ser super-aditivada..

Essa gasolina da teexaco é aditivada normal... nada de mais!!!

E pelo q uma moto proporciona de economia... mete aditivada...
Nunca sequer vi uma gota de gasolina comum. Q nojera!

raulzito rock
09-06-09, 00:48
Qual montadora animaaaaaal ainda recomenda colocar comum??
Seria como escrever no adesivo "encha o tanque com qualquer porcaria"

Aditivada sempre!!

Se bem q no momento é Álcoooooolll!
Pras motos flex tem q ver o consumo com álcool.. mas o preço está muitíssimo convidativo!


velho a Honda pede para não colocar aditivada na TW...

já na yes era ao contrário,
então só coloco comum na TW,se alguêm teve problemas com a TW colocando aditivada diga aê galera!!!!

imported_chicao
09-06-09, 00:55
velho a Honda pede para não colocar aditivada na TW...

já na yes era ao contrário,
então só coloco comum na TW,se alguêm teve problemas com a TW colocando aditivada diga aê galera!!!!


Já usei ambas por longos periodos, na TW e nunca tive problemas com nem uma delas...

Mostarda_69
09-06-09, 07:43
Li no BCWS que se tu usa a comum sempre, no momento que tu pegar uma gasol adulterada, a chances de entupir bicos, ou bura é bem maior que se tu usasse sempre aditivada.. eu nunca abasteço em outros postos, salvo excessões em viagens, então... aditivada nelas...

cabra de brasilia
09-06-09, 08:28
O que eu li sobre a MIX é que com gasolina ela fica na casa dos 40 km/l e com álcool fica nos 29 km/l........

Álcool é meio embaçado de usar...o Celta do meu irmão usava álcool desde quando saiu da concessionária.......aos 5.000 km teve de trocar filtros e limpar bicos......estava tudo entupido.......os caras da oficina de injeção disseram que o álcool é mais "sujo" que a gasolina.......para comprovar a teoria a MIX vem com um filtro de combustível suplementar próximo a bateria........

Na prática...e curiosamente falando....quando eu trabalhava em posto de gasolina o que eu mais reparava era que a ponta do escape dos carros dos clientes que só usavam comum é que o escape se deteriorava mais rápido quanto os que usavam aditivada o escape geralmente estava em perfeitas condições........

blaugusto
09-06-09, 08:46
É pq quando o alcool queima ele libera água... Já reaparam que carros a álcool andam cospindo agua pel escape???

aline.abreu
09-06-09, 09:04
Na Yes só uso aditivada da Br, ontem coloquei uma "aditivada" de outro posto e a moto não está respondendo tão bem.
Na web coloco Podium. Com podium ela chega a fazer entre 58 e 62 km/l
Com aditivada fica nos 52/55 km/l.
Nunca usei comum nela.
O motor dela faz um barulho agradável...
Não sei exatamente o que a gasolina faz no motor, mas por alguns centavos entre a comum e a aditivada, fico com a aditivada. Aqui em campinas dá pra achar podium por 2,799, o normal é 2,99. Mesmo assim, para encher o tanque da web gasto 10,00 ...

douglasybrazul
09-06-09, 09:09
enche o tanque de podium

pra viajar é mto bom

descarboniza tudo

a saida do escapamento chega a espretear de tanta sujeira que sai

e pra pegar de manhã eu achei melhor

2,99 o litro

aline.abreu
09-06-09, 09:27
A podium faz muita diferença mesmo...
Acredito que seja por ser mais "Pura" que as outras.
A da Shell que seria a concorrente da Podium também é boa... já usei na Yes... e é o mesmo preço. Aqui em Campinas não achei em muitos lugares para comprar, mais rara que a Podium.

Furious VIPER
09-06-09, 11:43
O que eu li sobre a MIX é que com gasolina ela fica na casa dos 40 km/l e com álcool fica nos 29 km/l........

Álcool é meio embaçado de usar...o Celta do meu irmão usava álcool desde quando saiu da concessionária.......aos 5.000 km teve de trocar filtros e limpar bicos......estava tudo entupido.......os caras da oficina de injeção disseram que o álcool é mais "sujo" que a gasolina.......para comprovar a teoria a MIX vem com um filtro de combustível suplementar próximo a bateria........

Na prática...e curiosamente falando....quando eu trabalhava em posto de gasolina o que eu mais reparava era que a ponta do escape dos carros dos clientes que só usavam comum é que o escape se deteriorava mais rápido quanto os que usavam aditivada o escape geralmente estava em perfeitas condições........

Sempre li o contrário... q a Gasolina é mais suja q o álcool!
nclusive esses dias no auto-esporte mostrou 2 motores abertos, um q só usava gasolina.. e outro q só usava álcool. O motor a álcool tava limpo e o motor a gasolina tava sujinho, tipo preteando...
Em gasolina comum eu não confio... sempre usei aditivada, na moto e no carro tb! Mas agora com o preço do álcool e com as motos flex chegando... gasolina é coisa de motor monocombustível!!

raulzito rock
09-06-09, 12:53
Na yes sempre usava a aditivade e de vez em quando colocava podium (só para viajar) inclusive pq no manual a suzuki pede preferência para a aditivada,ja na TW a "Ronda"pede para da preferência para a comum,mas como num tem 'probrema', vou optar pela aditivada,como num preciso de tanta desempenho na cidade,"ela já anda mais que o suficiente na cidade"Podium só para Viajar como na minha ex YES.

evd3k
09-06-09, 12:54
kal amelhor eu nao sei... mas qdo eu comprei a moto as vendedoras falaram, soh pra por gasolina comum pq a aditivada no brasil eh mto impura, eh mais q a comun... agora eu nao sei... pelo q lih no tpc eh melhor a aditivada neh... aff... mas agora jah foi enxi o tanque onten com a comun.... :( :s |:(

aki eu soh abatesco no ipiranga... eh o melhor q tem aki na minha opiniao.... :D

Alan Ranieri
09-06-09, 13:34
Só uso Podium melhor para o meio ambiente tem apenas 30 ppm de enxofre. Teoricamente deve ficar um pouquinho melhor na YBR, pois ela tem taxa de 10:1 o mínimo citado pela Petrobras para melhora de desempenho.

blaugusto
09-06-09, 14:19
Podium nessa YBR deve ficar beeeem melhor que na Yes...

Dumbex
09-06-09, 14:35
Só estou usando a V-POWER agora, moto pega melhor de manhã, e não falha tanto... unica coisa que ajuda, consome o mesmo que a comum e não deixa a moto envenenada =P

FBSLikan
09-06-09, 14:52
A honda tb não a utilização de aditivada na CG por ter feito testes usando somente a comum.
uma coisa que me intriga é que a minha cg passa a consumir muito sempre que eu coloco aditivada. já verifiquei regulagem, sujeira no carburador, e tudo e tá sempre normal... dai é colocar a aditivada e a moto que fazia 30 km/l passa a fazer 10~12 km/l ¬¬
Aline onde vc abastece?
a média da gasosa da maioria dos postos aki em Campinas é de 2,29 pra comun e 2,40 pra aditivada! Ô_õ

raulzito rock
09-06-09, 15:03
carai men,10km/l?????vixe
aki gasosa ta de 2,69,a comum,e tá até barata!
já teve até de 2,72a comum!!!
carinha aki,num sei pq.

aline.abreu
09-06-09, 15:30
A honda tb não a utilização de aditivada na CG por ter feito testes usando somente a comum.
uma coisa que me intriga é que a minha cg passa a consumir muito sempre que eu coloco aditivada. já verifiquei regulagem, sujeira no carburador, e tudo e tá sempre normal... dai é colocar a aditivada e a moto que fazia 30 km/l passa a fazer 10~12 km/l ¬¬
Aline onde vc abastece?
a média da gasosa da maioria dos postos aki em Campinas é de 2,29 pra comun e 2,40 pra aditivada! Ô_õ


Abasteço ou no posto BR Perto do taquaral(do lado do meu serviço) ou no castelo (Onde a Podium as vezes está 2,79), de vez em quando (quase nunca) na Amoreiras São bernardo (Sempre BR). Ontem abasteci em um ipiranga novo(Na alberto sarmaneto, era texaco antes) não gostei muito da gasolina deles, apesar de ser mais barata. A yes (na minha mão) faz 35/38 Km/l com a aditivada ou com a podium, não muda muito... a web faz muiiiito mais...

A.C.P.
09-06-09, 16:15
Segue uma dica: vai abastecer e não confia no posto ainda? Comece pela gasolina mais cara, sempre. A rotatividade do combustível dentro do tanque da mais cara é menor e os caras não ficam vacilando com gasolina adulterada paradona lá. Geralmente as mais adulteradas são as mais baratas. ;)
Agora, gasolina aditivada tem detergente, só isso. Mas esse 'só isso' mantém a moto num melhor estado... fato.
Mais importante que isso é só abastecer em posto de confiança. Como mudei de emprego não abasteço mais no Texaco que sempre abastecia, pois fica bem longe agora. E não é que nos 'testes' descobri um BR ruim do caramba? To fazendo umas ligações e em breve vai baixar fiscalização lá. Alcoolina pura! Percebi pelo cheiro!
Agora só abasteço num Shell que é considerado posto modelo da rede. Tanto que quando tem corrida de F1 aqui o pessoal sempre aparece lá pra gravar vídeo de divulgação e o atendimento é bom pra caramba.
Agora, tem um assunto mais complexo quando se diz respeito a gasolina: V-Power, Premium ou Comum (que inclui comum aditivada). Tem muita diferença nisso tudo...

blaugusto
09-06-09, 16:23
No Ipiranga tem 4 tipos de gasolina... qq isso...

Podia pelo menos ter um manualzinho com o composto de cada combustivel...

FBSLikan
09-06-09, 16:45
A dica do ACP é boa... mas sempre surge aquele dia que vc tá querendo economizar e não pensa nas consequências... ¬¬
tô cabreiro com o combustível que eu coloquei ontem na "cambalhota" 2,20 é muito barato e eu não raciocinei na hora e mandei encher o tanque.
agora é torcer pro barato não sair caro.

Gabriel Paulino
09-06-09, 16:54
quando comprei a moto usava comun, depois comecei a passar aos poucos pra aditivada (Supra)
agora eu so coloco supra, a moto anda mais macia e melhoro um pouco a aceleração

Alan Ranieri
09-06-09, 20:01
Só completando as dicas, evitem postos que estão na lista da ANP do meu outro tópico.

http://www.pequenasnotaveis.com.br/index.php?topic=24688.msg386726#msg386726

chuckzin
09-06-09, 20:21
Eu uso adtivada, não por desempenho, porque não muda nada, mas sim porque os tais adtivos, mantem o motor mais "limpo" e pela menor chance de adulteração, pelo menos aqui.

Pra não dizer que nunca usei outro combustível, já utilizei comum e não senti diferença, agora com podium, a moto me pareceu mais redonda, porém desempenho, nada muito perceptível :)

O negócio agora é testar a tal de gasolina azul de avião :D

R.L
09-06-09, 20:23
so utilizo na motoca gasolina ipiranga, e sempre do mesmo posto (quando ha a possibilidade), andei usando uns tempos a aditivada, da uma diferença sim, mas bem pouco, dizem que deixa o motor rodando legalzinho, quando começar a sobra uma graninha de novo, eu volta a usar, mas por enquanto vai de comum mesmo, que não tenho nada a reclamar dela. Pelo menos a do ipiranga,porque jah usei uma vez a do BR, pra não usar mais, ¬¬

Furious VIPER
09-06-09, 21:02
Eu só conheço 3 tipos de gasolina vendida em postos de combustível:

Comum: gasolina sem aditivo algum, octanagem normal.
Aditivada: gasolina com aditivos, octanagem normal, vários nomes fantasia (V-Power, Supra, Techron, Premium e afins).
Gasolina com maior octanagem: sem aditivos porém com octanagem elevada, alguns nomes fantasia (Pódium, F1-Master e afins).

Qqr outra fora isso, desconheço...

Alan Ranieri
09-06-09, 21:09
Furios, a Podium possui aditivação e é de alta octanagem.

Mostarda_69
09-06-09, 21:27
Comum
Aditivada
Premium
Podium

Furious VIPER
09-06-09, 21:30
Furios, a Podium possui aditivação e é de alta octanagem.

Valeu pela correção!!



Comum
Aditivada
Premium
Podium

Premium é o nome da Aditivada da Ipiranga!!
Alguém confirma?

chrespim
09-06-09, 21:35
Eu costumo usar mais aditivada, gosto mais do desempenho! E o bura sempre limpinho!!

jeanks
09-06-09, 21:39
Premium até onde eu sei é um tipo de gasolina "chique".

ammanzoli
10-06-09, 01:17
Podium nessa YBR deve ficar beeeem melhor que na Yes...

bom to uzando na minha xtz ... que o mesmo motor da ybr .. e sim da difereça .. ate de manha quando afogo ela para esquenta .. com a adtivada ela fica com ziro ate no normal quando esquentava .. ja com podium ele começlae a esquetar e fica bem acelerada .. o bom que fico dentro dse casa .. e quando ela começa a disparar a aceleração ..ai ja sei que ta quente .. mas eu pelo menos senti diferença da podium .. ja comun vs adtiv .. eu nao posso dizer pois numca usei comun na motoca


Valeu pela correção!!
Premium é o nome da Aditivada da Ipiranga!!
Alguém confirma?

a BR tb tem gasolina premiun .. antigamente quando nao existia a podium .. tinha essa Premium que tem uma octanagem um pouco mais elevada do que comun... depois que lanlaram a podium .. praticamente se extingui-se a premiun BR .. que hoje vc so encontra em alguns posto no RIO e na Bahia se nao me engano .. no resto do pais so podium

Mostarda_69
10-06-09, 07:25
A premium é entre a podium e a aditivada.. ela tem alta octanagem, mas n como a podium.. e sai bem mais em conta, e só postos ipiranga tem ela.. enquanto a podium soh BRs..

Preço aqui:
COMUM: R$2,40
ADITIVADA: R$2,55
PREMIUM: r$ 2,80
PODIUM: não existe mas numa cidade que eram parecidos os preços coma qui tava R$3,20.

agm2112
10-06-09, 09:19
Ai ai ... de novo ...

Gasolina comum é aquela gasolina de sempre ...

Gasolina aditivada possui algum detergente que ajuda a manter limpo o motor, mas nada que alguém possa perceber.

Gasolina "premium", além de aditivada, possui maior octanagem em relação a comum ou aditivada, ou seja, uma menor tendencia a se "inflamar" no motor sem a centelha da vela (antes do ponto correto). Isso só faz diferença em motores com taxa de compressão superior a 10:1 e injeção eletrônica equipada com sensor de detonação (knock sensor), ou seja nenhuma de nossas motos.

Gasolina Podium: Tem tudo que tem a premium, além de ser mais limpa, (acho tem menos enxofre) poluindo um pouco menos.

Sabe qual gasolina eu uso ? Qualquer uma. Já usei todas elas, inclusive Podium (minha moto tem taxa de 9,8:1, e não notei qualquer diferença além do peso no bolso. Coloco Bardahl Max top na gasolina comum e pronto (é o único aditivo em que confio).

cabra de brasilia
10-06-09, 09:49
Depois que a BR lançou a Podium a PREMIUM foi retirada do mercado....mas só para constar ela possuía 91 octanas........

Furious em relação ao álcool eu não me referia ao estado que as partes internas do motor ficam...realmente motor que roda com álcool geralmente as partes internas são mais limpas.....eu me referia ao líquido em si........o álcool é menos "limpo" que a gasolina........como disse não a toa que a MIX vem com um filtro de combustível extra...........

Marcio Hecht
10-06-09, 09:53
Soh abasteço no Texaco Aditivada com Techron

aline.abreu
10-06-09, 10:02
O testo abaixo foi retirado di site da petrobrás e adaptado para ser colocado aqui:

A Petrobras produz diversos tipos de gasolina utilizando tecnologia própria, fabricando as diversas frações de petróleo constituintes da gasolina e misturando-as entre si e com os aditivos, através de formulações convenientemente definidas para atender aos requisitos de qualidade do produto.

Nos postos Petrobras são oferecidos os seguintes tipos de gasolinas:

Gasolina Podium

Gasolina Comum

Gasolina Supra

Os tipos de gasolina são oferecidos de acordo com as principais características de projeto dos motores, em função da taxa de compressão do motor e outras variáveis que afetem a temperatura e pressão dentro do motor; e do tipo de sistema de injeção do combustível - eletrônica.

A escolha do tipo de combustível mais adequado para cada veículo deve ser feita de acordo com a orientação do fabricante, através de consultas ao manual do proprietário ou ao serviço de atendimento ao cliente, nos casos em que estas informações não estejam claras. Alguns fabricantes, principalmente de veículos importados, informam o valor da octanagem (RON), cabendo ao usuário a escolha do tipo da gasolina mais adequado dentre as opções disponíveis no país.

Composição

A gasolina é um combustível constituído basicamente por hidrocarbonetos e, em menor quantidade, por produtos oxigenados. Esses hidrocarbonetos são, em geral, mais "leves" do que aqueles que compõem o óleo diesel, pois são formados por moléculas de menor cadeia carbônica (normalmente de 4 a 12 átomos de carbono). Além dos hidrocarbonetos e dos oxigenados, a gasolina contém compostos de enxofre, compostos de nitrogênio e compostos metálicos, todos eles em baixas concentrações. A faixa de destilação da gasolina automotiva varia de 30 a 220°C.

A gasolina básica (sem oxigenados) possui uma composição complexa. A sua formulação pode demandar a utilização de diversas correntes nobres oriundas do processamento do petróleo como nafta leve (produto obtido a partir da destilação direta do petróleo), nafta craqueada que é obtida a partir da quebra de moléculas de hidrocarbonetos mais pesados (gasóleos), nafta reformada (obtida de um processo que aumenta a quantidade de substâncias aromáticas), nafta alquilada (de um processo que produz iso-parafinas de alta octanagem a partir de iso-butanos e olefinas), dentre outros.


Principais características da Gasolina Comum:

* É a gasolina mais simples (IAD = 87);
* Não recebe nenhum tipo de aditivo;
* Recebe adição de álcool anidro, conforme legislação vigente;
* Possui teor de enxofre = 1000 ppm;
* Não recebe corante, possuindo assim, a coloração natural das gasolinas (incolor a amarelada);
* Pode ser utilizado em qualquer veículo movido a gasolina;

Principais características da Gasolina Supra Aditivada:

* Possui a mesma octanagem da gasolina comum (IAD = 87), diferenciando-se desta em razão da presença de detergentes/dispersantes que mantêm limpo o sistema de combustão, os bicos injetores e as válvulas do motor;
* Recebe adição de álcool anidro, conforme legislação vigente;
* Possui teor de enxofre = 1000 ppm;
* Recebe um corante que a deixa com a cor esverdeada para diferenciá-la da gasolina comum;
* Pode ser utilizada em qualquer veículo movido à gasolina, especialmente os equipados com injeção eletrônica.


GASOLINA PODIUM

Lançada em junho de 2002, ela possui octanagem* superior às das melhores gasolinas do mundo
(IAD = 95), proporcionando melhor aproveitamento da potência do motor e melhor desempenho nas retomadas de velocidade.

Principais características da Gasolina Podium:

* Contém detergentes/dispersantes que mantêm limpo todo sistema de combustão (bicos injetores, válvulas de injeção, etc);
* Recebe adição de álcool anidro, conforme legislação vigente;
* É menos poluente, apresentando Teor de Enxofre = 30 ppm;
* É levemente alaranjada devido ao corante laranja adicionado ao álcool anidro;
* Pode ser utilizada em qualquer veículo movido a gasolina, especialmente os equipados com injeção eletrônica, sendo recomendada para veículos que possuem motores de alto desempenho (taxa de compressão a partir de 10:1) e/ou que requeiram combustível com alta octanagem;


Perguntas e respostas sobre a podium:

http://www.br.com.br/wps/portal/!ut/p/c1/04_SB8K8xLLM9MSSzPy8xBz9CP0os3hLf0N_P293QwP3YE9nAy NTD5egIEcnQ3cjY6B8JE55gyAjSnQ7GZOk29_f0xUob-Dq6mFsDlROSLefR35uqn5BbmhoRLmjIgAPR3Gj/dl2/d1/L0lDU0lKSWdrbUEhIS9JRFJBQUlpQ2dBek15cXchL1lCSkoxTk ExTkk1MC01RncvN185TzFPTktHMTAwMTc5MDJER0ZBMFBLMTAw NC9HWTBzajM3ODAwMDI!/?PC_7_9O1ONKG10017902DGFA0PK1004_WCM_CONTEXT=/wps/wcm/connect/Portal%20de%20Conteudo/produtos/automotivos/gasolina/gasolina+podium/gasolina+podium+de+a+a+z#1


GASOLINA DE AVIAÇÃO:

NO LINK TEM ESPECIFICAÇÕES DA GASOLINA DE AVIAÇÃO.

http://www.br.com.br/wps/portal/!ut/p/c1/04_SB8K8xLLM9MSSzPy8xBz9CP0os3hLf0N_P293QwP3YE9nAy NTD5egIEcnQ3dTM6B8JG75ACMKdBs4GZOk29_f0xUob-Dq6mFsDlROSLefR35uqn5BbmhoRLmjIgBN1pCC/dl2/d1/L0lDU0lKSWdrbUEhIS9JRFJBQUlpQ2dBek15cXchL1lCSkoxTk ExTkk1MC01RncvN185TzFPTktHMTAwTUFGMDJMTFRSUFE0MzBB NS9wSkZucTQzMzYwMDAy/?PC_7_9O1ONKG100MAF02LLTRPQ430A5_WCM_CONTEXT=/wps/wcm/connect/Portal%20de%20Conteudo/produtos/paraaviacao/gasolinaaviacao/maisgasolinaaviacao


FONTE: WWW.BR.COM.BR[/url] (http://)

Qual é a diferença entre a Podium e a Premium?
A gasolina Podium tem octanagem mais alta que a gasolina Premium, um baxíssimo teor de enxofre, e em razão de sua composição especial, maior estabilidade (resistência à oxidação).

Nos postos que comercializam a gasolina Petrobras Podium existe disponível também a gasolina Premium?
Não, pois a gasolina Podium é uma gasolina que atende à especificação Premium, possuindo características diferenciadas e superiores.

GASOLINAS COMERCIALIZADAS

Os tipos de gasolina comercializados no país são: comum, aditivada, Premium e Petrobras Podium (produto exclusivo dos Postos Petrobras). Em todas, as distribuidoras adicionam um percentual de álcool anidro definido, por lei, pelo Ministério da Agricultura e Abastecimento.

A gasolina comum é o produto básico comercializado em todo o território nacional, também chamado de Gasolina C.

A gasolina aditivada difere da comum por receber das companhias distribuidoras um aditivo com características detergentes e dispersantes.

A função dele é manter o motor limpo, sem agregação de depósitos, o que permite um bom fluxo de combustível e conseqüentemente um melhor desempenho. Esse tipo de gasolina é indicado para todos os veículos de injeção eletrônica ou carburado.

A gasolina Premium também recebe aditivos detergentes e dispersantes das companhias distribuidoras, porém difere das demais por apresentar octanagem mais elevada e um menor teor de enxofre. Sua utilização é indicada para veículos com motores de alta taxa de compressão.

Petrobras Podium é a gasolina com mais alta octanagem comercializada no mundo. Ela proporciona um total aproveitamento da potência projetada pelo fabricante do motor.

O produto foi desenvolvido com a mesma tecnologia da gasolina utilizada pelos carros da equipe BMW WilliamsF1 e possui baixíssimos teores de benzeno e enxofre na sua composição, o que reduz a emissão de monóxido de carbono em até 42%.

FONTE: [url]WWW.PETROBRAS.COM.BR

agm2112
10-06-09, 10:11
Esse copy/paste aí de cima já tem em uns 538 tópicos.

Furious VIPER
10-06-09, 10:35
Furious em relação ao álcool eu não me referia ao estado que as partes internas do motor ficam...realmente motor que roda com álcool geralmente as partes internas são mais limpas.....eu me referia ao líquido em si........o álcool é menos "limpo" que a gasolina........como disse não a toa que a MIX vem com um filtro de combustível extra...........

Mas se o álcool é "menos limpo" q a gasolina como tu mesmo disseste, essas "sujeiras" q tem no álcool são usadas na explosão?? Pq elas não ficam no motor...

aline.abreu
10-06-09, 10:37
Nos sites da Shell e da ipiranga não encontrei muitas informações interessantes.

No site da Shell só fala da Vpower
e no site da ipiranga fala sobre 3 tipos de gasolina:
Original Comum
Original Aditivada
Original Premium

Falaram sobre controle de qualidade, mas nada sobre octanagem e diferenças entre as gasolinas.

Aline

ps: Desculpem pelo post grande antes, eu não sabia que tinham essas informações em outros tópicos e como vi que haviam duvidas sobre isso, entrei nos sites dos distribuidores para pesquisar e coloquei aqui.

A.C.P.
10-06-09, 11:36
Opa, valeu pelos textos, Aline. Não tinha lido tudo e informação nunca é demais.

ammanzoli
10-06-09, 20:20
Mas se o álcool é "menos limpo" q a gasolina como tu mesmo disseste, essas "sujeiras" q tem no álcool são usadas na explosão?? Pq elas não ficam no motor...

teoricamente o que nao fica no filtro ( que nos carro a alcool essa peça e trocada + rapido que nos gasolina) e queimado sim .. ou simplesmente jogado para fora atravez do escape .... me lembro ate hoje .. que meu pai tinha um escort 83 a alcool .. e dentro sempre tinha aquela desentupidor de boca de fogão e as chaves para desmontar o carbura .. e me lembro que sempre que iamos para o sitio (uns 160 km) sempre paravamos no caminho para limpar .. pois entupia

cabra de brasilia
10-06-09, 20:24
Mas se o álcool é "menos limpo" q a gasolina como tu mesmo disseste, essas "sujeiras" q tem no álcool são usadas na explosão?? Pq elas não ficam no motor...



Pq você num joga essa lata quadrada branca na frente de uma carreta?................ :briga2: .....................

A bicho sei lá....só sei que carro (e no caso a MIX tombém) frex o sistema de filtrgem é "reforçado".........isso é um fato....agora me deixa em paz!....... :lol: .......................

ammanzoli
10-06-09, 20:50
no link que aline colocou .. fui ler la e olha a resposta da BR sobre as outras gasolinas especiais de outras empresas


24) A gasolina Petrobras Podium é equivalente à gasolina Gold da Esso ou à V-Power da Shell?
>>>Não existe nenhuma gasolina equivalente à Petrobras Podium no mercado brasileiro, ela é a única. <<<

simples e direto ... nao deixando nenhuma duvida que a podium e a melhor gasolina do mundo

la tem uma tabela com comparação a gasolinas do EUA e europa

Furious VIPER
10-06-09, 21:30
teoricamente o que nao fica no filtro ( que nos carro a alcool essa peça e trocada + rapido que nos gasolina) e queimado sim .. ou simplesmente jogado para fora atravez do escape .... me lembro ate hoje .. que meu pai tinha um escort 83 a alcool .. e dentro sempre tinha aquela desentupidor de boca de fogão e as chaves para desmontar o carbura .. e me lembro que sempre que iamos para o sitio (uns 160 km) sempre paravamos no caminho para limpar .. pois entupia

Mas como assim, essa "sujeira" (vamos chamá-la assim) passa por todo motor e sai sem sofrer nada?? Ah... isso não pode, né?!
Eu ainda qro uma explicação!!




Pq você num joga essa lata quadrada branca na frente de uma carreta?................ :briga2: .....................

A bicho sei lá....só sei que carro (e no caso a MIX tombém) frex o sistema de filtrgem é "reforçado".........isso é um fato....agora me deixa em paz!....... :lol: .......................

Dxo em paz não... agora eu qro saber... e enqto não souber vou te encher o saco! hehee

ammanzoli
10-06-09, 21:38
Mas como assim, essa "sujeira" (vamos chamá-la assim) passa por todo motor e sai sem sofrer nada?? Ah... isso não pode, né?!
Eu ainda qro uma explicação!!
Dxo em paz não... agora eu qro saber... e enqto não souber vou te encher o saco! hehee


nem toda sujeira e prejudicial ao motor ... e coisa tão pequena .. que como ja disse ja passou pelo filtro e etc .. que nao afeta em nada ... na camera de combustão .. mas talvez possa vir entupir um bicho injetor por exemplo .. o mesmo que acontece com a gasolina ..

mas vamos dizer que o alcool e mais impuro que a gasolina .. isso nao quer dizer que usando alcool no seu carro ele vai ter mais manuiteção

pistão
10-06-09, 21:53
Mas como assim, essa "sujeira" (vamos chamá-la assim) passa por todo motor e sai sem sofrer nada?? Ah... isso não pode, né?!
Eu ainda qro uma explicação!!
Dxo em paz não... agora eu qro saber... e enqto não souber vou te encher o saco! hehee


seguinte o motor do carro a álcool é mais limpo por que o álcool é em sim um liquido mais limpo quando queimado e não possui aquela "borra" ()vou chamar assim) da gasolina, coloque um pouco de gasolina no chão e põe fogo ela queima rapidamente mas deixa tipo um oleo no chão pouquíssimo mas deixa, agora pense isto por km e km com milhares de litro em um lugar tão pequeno como em uma câmara de combustão de um motor já se feito com álcool não fica nada some sem deixar resíduos praticante, o efeito corrosivo tão odiado do álcool é o mesmo que lhe garante este poder de limpeza extra, e par ao motor preparado para resistir a esta corrosão o álcool é muito mais saudável que a gasolina, e sobre a sugeria, a corrosão que lhe garante esta pureza em si também limpa tudo que entra em contato com ela inclusive os "impisimos" tanques de transportes dos caminhões e de reserva dos postos, ou seja o acool queima muito mais limpo mas tem muito mais ciscos!
e cisco entope mas não gruda como a o "óleo" da gasolina, que se prende ou motor !

Furious VIPER
10-06-09, 22:06
seguinte o motor do carro a álcool é mais limpo por que o álcool é em sim um liquido mais limpo quando queimado e não possui aquela "borra" ()vou chamar assim) da gasolina, coloque um pouco de gasolina no chão e põe fogo ela queima rapidamente mas deixa tipo um oleo no chão pouquíssimo mas deixa, agora pense isto por km e km com milhares de litro em um lugar tão pequeno como em uma câmara de combustão de um motor já se feito com álcool não fica nada some sem deixar resíduos praticante, o efeito corrosivo tão odiado do álcool é o mesmo que lhe garante este poder de limpeza extra, e par ao motor preparado para resistir a esta corrosão o álcool é muito mais saudável que a gasolina, e sobre a sugeria, a corrosão que lhe garante esta pureza em si também limpa tudo que entra em contato com ela inclusive os "impisimos" tanques de transportes dos caminhões e de reserva dos postos, ou seja o acool queima muito mais limpo mas tem muito mais ciscos!
e cisco entope mas não gruda como a o "óleo" da gasolina, que se prende ou motor !

Huuuuummmm... valeu pela explicação!! Faz sentido!!

pistão
10-06-09, 22:09
Huuuuummmm... valeu pela explicação!! Faz sentido!!


bom, como vocês sempre fazem, eu estou tentando ajudar um pouco, e comtribuir já que o pessoal aqui sempre tenta fazer o mesmo!

edt:
pelomenos a maioria!rsrsrsrsr

Mostarda_69
12-06-09, 01:01
Depois que a BR lançou a Podium a PREMIUM foi retirada do mercado....mas só para constar ela possuía 91 octanas........

Agora eu vo encher tua paciência....
Se quando foi lançada a PODIUM a PREMIUM deixou de ser fabricada, isto em 2002 como consta no site na Petrobras, como que desde que compramos o Corsa, em dez/02 ate final de 2005 ele só bebeu premium??

E outra, a premium nunca existiu em postos da BR, somente nos IPIRANGAS, ela é a gasol especial da ipiranga.. hoje pode não existir, mas ate 2008 tenho total certeza, porque abasteci!

segue o baile.. aehuaehuaehuaehaeu

aline.abreu
12-06-09, 08:53
Premium é um tipo de gasolina, como consta no site da petrobrás.

A Pódium é uma gasolina Premium.

A Premium da Ipiranga também é uma gasolina premium, porém apesar as duas serem premium, a da ipiranga fica no limite de ser premium e a Podium é bem superior.
Foi isso que eu entendi lendo no site da Petrobras.

Kyne
27-06-09, 18:50
Acho que essa discuçao nunca vai terminar, mas o certo é seguir o manual. Ja que la esta a melhor indicaçao pra cada modelo.
Na minha até hoje só abasteci aditivada ( R$ 2,27 da Ipiranga e R$ 2,29 BR ) Nao senti diferenças grandes entre elas, ja coloquei Techron super aditivada ( R$2,39 ) mas nao senti diferença nenhuma.