PDA

Ver Versão Completa : guidão da YES tremendo



PimEdu
11-06-09, 12:57
Galera, é o seguinte, um tempo atras (500km) deu problema na minha caixa de direção dai troquei, na autorizada por uma original.
Agora, na volta o guidão qdo eu solto ta tremendo, tipo, eu solto, dai ele começa a virar de um lado pro outro cada vez mais forte, até eu segurar dai ele para, se não fica aumentando a tremeção, o que pode ser?

raulzito rock
11-06-09, 13:03
folga na caixa de direção...
vá na loja e paça para os caras darem uma olhada,
vc não ta bebendo e pilotando não né??

brincadeira...

tom crazy
11-06-09, 15:04
A minha tem hora que oscila o guidão depois de trocar a caixa de direção também, só que no meu caso troquei por uma paralela. Cheguei a trocar até as buchas da balança pq o mecanico dizia que eram elas (realmente estavam gastas, a balança tava com uma folga consideravel), mais ainda assim se eu pegar pista em alta velocidade sinto ela um pouco estranha. Desisti do mecanico que eu levei, to esperando sobrar uma grana e vou levar em outro mecanico que parece ser muito bom, sempre tem altas motos lá inclusive muitas antigas como 7 galo, cb450 e etc, tá sempre lotado. Preciso passar lá qualquer hora dessas, inclusive um membro aqui do forum que indicou ele (acho que foi o Minghe) pra resolver isso.
O mais engraçado é que a minha só oscila quando to quase dando redline na moto e por exemplo se eu tirar um pouco o peso da frente dela, tipo tentar apoiar na pedaleira traseira. Dai as vezes ela dá uma balançada perigosa. Mais se eu tiver na cidade mesmo que a uns 80km/h e tirar a mão do guidão ela continua retinha (coisa que não acontecia com a caixa de direção gasta).

PimEdu
11-06-09, 17:14
Folga? tipo, tremer que digo é que nem eu pegar o guidão e virar de um lado para o outro, começa virando poquinho e vai aumentando, até me dar cagaço e eu segurar para não cair. La na conc ngm falo de nenhuma ourta peça gasta, então acho que deve ser alguma coisa desajustada, folga é capaz, os negos fizeram um baita serviço porco.

raulzito rock
11-06-09, 18:03
será que eles montaram a caixa de direção certim???
tem q levar isso em consideração tb.
a minha ex yes tb gastou a caixa de direção,mas quando troquei por um original ficou ótimo,e não deu mais problema,

tom crazy
11-06-09, 18:43
Folga? tipo, tremer que digo é que nem eu pegar o guidão e virar de um lado para o outro, começa virando poquinho e vai aumentando, até me dar cagaço e eu segurar para não cair. La na conc ngm falo de nenhuma ourta peça gasta, então acho que deve ser alguma coisa desajustada, folga é capaz, os negos fizeram um baita serviço porco.



É o que acontece aqui também.

Ivan RJ
11-06-09, 19:02
CUIDADO, o nome disso é XIME com X ou CH é perigosíssimo ]:). Toda a parte dianteira tem que ser revisada, trocar o óleo das bengalas, verificar o desgaste do pneu, calibragem do pneu, roda empenada, balanceamento da roda, assentamento do pneu no aro e alinhamento das bengalas, mandem revisar a colocação da caixa de direção. Não tem nada haver com a roda traseira, problemas na roda traseira só se percebe quando a moto sai da inércia e em curvas devido a torção da balança. Um grande abraço a todos os irmãos.

tom crazy
11-06-09, 19:25
Pois é, por isso que falei que to procurando outro mecanico. Pra vcs terem idéia esse mecanico que eu levei a moto disse que óleo da bengala e fluido de freio não se troca, disse que só troca em caso de vazamento. Depois dessa já perdeu o pouco crédito que tinha comigo.

raulzito rock
11-06-09, 19:38
hehehehhe depois dessa eu nem passaria emfrente a oficia dele

ammanzoli
11-06-09, 20:13
Pois é, por isso que falei que to procurando outro mecanico. Pra vcs terem idéia esse mecanico que eu levei a moto disse que óleo da bengala e fluido de freio não se troca, disse que só troca em caso de vazamento. Depois dessa já perdeu o pouco crédito que tinha comigo.

comigo teria perdido todos os creditos e ainda ficado devendo ..

cita o nome da loja ai .. para quem ninguem vai mais la .. afinal tesmo que ajudar a todos a sempre conserva a motoca .. e como cara desse .. isso e uma coisa que nao acontece



hehehehhe depois dessa eu nem passaria emfrente a oficia dele


2

tom crazy
11-06-09, 20:37
chama ML motos.
O pior que quando levei a moto lá foi por indicação também, colega meu destruiu a biz dele e levo, eu tinha andado na moto e ela tava muito boa, melhor que antes dele cair. O cunhado desse meu colega também sempre levou as motos dele lá e pelo menos parece que tá tudo bem. Agora pensei aqui, será que esse cara é "hondeiro" ? Só arruma moto honda? uehauehuaheuaheuah. Tenho que rir pq estressar não vai adiantar nada.

blaugusto
12-06-09, 08:40
O nome disso é shimmy, como um colega disse. Ou melhor, isso ocasiona o Shimmy.

Isso tá me parecendo um problema estrutural da Yes, pois já vi algumas pessoas relatando isso. Eu tb havia notado isso na minha, mas como não costumo tirar as mãos da direção nem liguei.

Mas para nossa sorte isso só acontece quando soltamos ou afrouxamos as mãos da direção.
Mas todos que conheco que tiveram esse problema tinham bauleto, vc tb tem??
Os pneus são os originais?

Na minha eu só notei depois de alguns mil km rodados.

Eu queria muito achar (ou fazer) uma barra de torção decente pra Yes, talvez o problema se resolva.


Na hornet antiga isso tb acontecia, mesmo com a mão firme na direção. Foi solucionado na versão nova.

Acho que a J. Toledo esqueceu dagente. :(

Ivan RJ
12-06-09, 10:40
Nunca vi uma Yes ter esse problema, aliás, defeito. Eu uso um baú de 45 litros. O defeito está em algum dos itens que eu citei, não é da moto. As motos da Suzuki não possuem nenhum defeito crônico (projeto), esses defeitos são naturais do uso, basta uma manutenção correta que eles nunca aparecerão. Basta um pneu mal assentado, pelo borracheiro, para moto mudar completamente o comportamento em baixa ou em alta, as vezes nas duas. Fiquem atentos que se descobre quem é o bom e o mal mecânico. Comecem pelas mãos, mecânico bom não se apresenta ao cliente com mãos sujas. Pensem nisso. Um grande abraço a todos os irmãos.

blaugusto
12-06-09, 10:53
Concordo que pode ser pneu, baú instalado errado, barra de torção frouxa, mesa com folga ou fadigada, existem diversos fatores que podem influenciar.

Mas é muito chato que uma moto com a qualidade e robustes da Yes sofra desse "problema" com qualquer alteraçãozinha anormal.

Eu sou fã da Yes e recomendo a todos, pois problemas toda moto tem, e das pequenas a Yes é a que tem menos pontos negativos e mais pontos positivos.

junecaz
12-06-09, 11:44
Verifica se a tua roda dianteira não está empenada.

Ivan RJ
12-06-09, 12:21
Bleno, estou com dificuldade em entender o que vc chama de barra de torção e baú mal instalado acho impossível, qualquer criança de 5 anos instala um baú.. Um grande abraço a todos os irmãos.
Ps: Em tempo, um pneu de marca inferior sem balanceamento causa muitos problemas.

blaugusto
12-06-09, 12:40
Na verdade do bau eu quiser dizer sem o suporte correto.

O bau instalado só na grelha que acompanha a motoca deixa o peso muito pra tras, bem além do eixo da roda traseira. Isso deixa a frente muito leve.
Com o suporte correto o peso vai mais pra frente e fica mais proximo do eixo traseiro.

A porca barra de torção que temos nas nossas pequenas é aquela chapinha que passa debaixo do paralama dianteiro. Toda motoca tem (ou deveria ter).

Abraço!

tom crazy
12-06-09, 18:53
E só pra complementar eu não tenho bau na minha moto e ela tende a shimmar mesmo com as mão no guidão se eu passar em desniveis em alta velocidade e tiver com os pés apoiados na pedaleira traseira. Sei que não é defeito cronico da moto pq ela não tinha isso, são erros de "mexanico" que mexeu nela. Agora é partir pra outra oficina.

Ivan RJ
12-06-09, 20:28
blaugusto, essa peça nada mais é que o suporte do paralama, não é nenhuma barra de torção, só há torção na suspensão dianteira quando acionamos o freio dianteiro e mesmo assim nas nossas pequenas é totalmente insignificante. A forma encontrada para motos que andam acima de 200km/h foi adicionar outro disco, desta forma a frenagem foi melhorada e não há torção das bengalas. Nas motos antigas que tinham alta performance, só era utilizado um disco e não havia nenhum tipo de torção ou se havia era imperceptível. Quando as mesas estão apertadas corretamente não se percebe nenhum desalinhamento entre as bengalas. Um grande abraço a todos os irmãos.

Stone
12-06-09, 21:47
quando na minha titan acontecia isso era a roda trazeira empenada ou raios frouxos

imported_chicao
12-06-09, 23:42
Pois é, por isso que falei que to procurando outro mecanico. Pra vcs terem idéia esse mecanico que eu levei a moto disse que óleo da bengala e fluido de freio não se troca, disse que só troca em caso de vazamento. Depois dessa já perdeu o pouco crédito que tinha comigo.


Você a ainda tem sorte, o meu disse que a entrada de AR em baixo do banco da twister era uma saida ....

Diego.fcs
12-06-09, 23:52
Já comentei em outro tópico mas vou comentar novamente aki, aconteceu isso na bolinha logo nas primeiras revisões, foi só eu dar um reaperto geral na moto, colocar umas arroelas de borrachas e boa, meus problemas "se acabaram-se".

blaugusto
15-06-09, 09:16
Nas grandalhonas não têm barra de torção??? :-O
Nem nas curvas isso não faz falta?? Até na minha bike já faz uma diferença danada!! hehehhe...

PimEdu
15-06-09, 10:00
Então, ja calibrei os pneus para ver se não era isso e nada, continua.
Na verdade é de humor da moto, tem dia q ela faz shimmy que nem o diabo, dia q solto o guidão e nem faz mençaão de balançar, sei la, vou ver se arranjo tempo e levo ela, ja preciso trocar a relação mesmo.
Alguém conhece algum mecânico bom de verdade em Sampa?