PDA

Ver Versão Completa : Qual o Oleo correto e quais as consequencias ?



Minghe
16-06-09, 08:59
Ola a todos do PN, tenho uma dúvida e gostaria de saber as opiniões de todos à respeto do seguinte:

Tenho uma YES 125 ano 2008 com 12.500 km , faço a troca de Oleo a cada 1500 km e troca de filtro com 3.000 km. A minha dúvida é com relação ao Oleo, na tampa de troca de oleo esta escrito que deve ser o 10/40 , mas sempre coloco o 20/50. No manual não menciona qual oleo exatamente deverá ser colocado. Quais as consequencias se continuar utlizando o oleo 20/50 e, qual oleo devo utilizar 10/40, uma vez que é necessário atentar que o oleo serve tanto para a lubiricação das engrenagens de cambio, lubrificação de pistao e rolamentos e embreagem ?

Abraços

cabra de brasilia
16-06-09, 09:02
Meu simplifica a vida vai no posto BR compra o óleo de moto 4T (GP Lubrax) que vende lá......é exatamente esse o óleo que a Suzuki usa nas pequenas.....e esquece o resto..........


http://www.filtrobom.com.br/r_uploads/produtos/oleo-lubrax9.jpg

blaugusto
16-06-09, 09:03
Na minha Yes eu uso Havoline SL.

Mas visite o link abaixo e leia tudo e com calma que não sobrará duvidas, tenho certeza.

http://www.motonline.com.br/forum/forum_posts.asp?TID=9055&PN=0&TPN=1

Um abraço!

ammanzoli
16-06-09, 09:14
Na minha Yes eu uso Havoline SL.

Mas visite o link abaixo e leia tudo e com calma que não sobrará duvidas, tenho certeza.

http://www.motonline.com.br/forum/forum_posts.asp?TID=9055&PN=0&TPN=1

Um abraço!


esse e o mesmo da petrobras ..20w50 sl .. o Havoline custa 16 reais .. o BR custa 11 reais trocado

blaugusto
16-06-09, 09:24
Pelamordedeus, pelo bem da tua motoca, não usa esse nabo desse GP Lubrax.
Entrou uma unica vez na minha motoca e nunca mais.

ammanzoli
16-06-09, 09:31
Pelamordedeus, pelo bem da tua motoca, não usa esse nabo desse GP Lubrax.
Entrou uma unica vez na minha motoca e nunca mais.


entao de uma explicação para nao fazer isso ???

pois o que eu peguei e GP lubrax de uma embalagem verde onde a api sl .. a mesma do yamalube /Havoline

cabra de brasilia
16-06-09, 09:37
Uma vez eu comprei um celular da marca AIKO em uma semana joguei o telefone fora de tanta raiva que passei.......não vou dizer pra ninguém não comprar porque AIKO não presta.......só vou relatar que comigo eu não tive uma boa experiência....ou não deu muito certo comigo......

Já BR o Uno aqui de casa 120.000 KM usa Tecno não baixa uma gota sequer, motor funciona uma beleza, silencioso, temperatura ok, enfim ótimo.....o Gol com 50.000 KM idem...........

Nas várias vezes que eu fui na revenda Suzuki aqui era exatamente esse ai que eles colocam nas pequenas....inclusive foi o que o chefe de oficina mandou que eu use........disse mais ainda compra no posto que é mais barato........

blaugusto
16-06-09, 09:40
Eu uso o Havoline SL e já usei outros SL, como Motul, Mobil, BR e até Bardhal. E em nenhum deles percepção foi igual.
Apenas por ser SL não quer dizer que seja tudo igual.

Se não me engano já tem até outro tópico aqui no forum falando sobre óleo.

E no Forum do Motonline a discussão já tem 162 páginas.

ammanzoli
16-06-09, 09:50
Eu uso o Havoline SL e já usei outros SL, como Motul, Mobil, BR e até Bardhal. E em nenhum deles percepção foi igual.
Apenas por ser SL não quer dizer que seja tudo igual.

Se não me engano já tem até outro tópico aqui no forum falando sobre óleo.

E no Forum do Motonline a discussão já tem 162 páginas.


nao disse que e melhor .. mas atende igualmente .. pois se sao SL .. pode se dizer que a mesma coisa .. se muda .. muda muito pouco ... eu coloqui na minha e nao sinto nenhuma diferença do yamlube ...

assim quero saber um explicação tecnica .. e nao do seu uso ..

ammanzoli
16-06-09, 09:52
Uma vez eu comprei um celular da marca AIKO em uma semana joguei o telefone fora de tanta raiva que passei.......não vou dizer pra ninguém não comprar porque AIKO não presta.......só vou relatar que comigo eu não tive uma boa experiência....ou não deu muito certo comigo......

Já BR o Uno aqui de casa 120.000 KM usa Tecno não baixa uma gota sequer, motor funciona uma beleza, silencioso, temperatura ok, enfim ótimo.....o Gol com 50.000 KM idem...........

Nas várias vezes que eu fui na revenda Suzuki aqui era exatamente esse ai que eles colocam nas pequenas....inclusive foi o que o chefe de oficina mandou que eu use........disse mais ainda compra no posto que é mais barato........


vc ainda compra com essa embalagem amarela .. pois na no posto BR que fui . um do melhores de vitoria .. so tinha esse de embalagem verde .. porem o desenho se nao me engano e igual ..

Marcio Hecht
16-06-09, 09:56
Eu uso o oleo da Yamaha YAMALUBE... nunca tive problemas

Diego.fcs
16-06-09, 10:32
Segundo o jornal da bandeirantes ontem, 40% dos óleos de motores de carros no brasil é falsificado.

blaugusto
16-06-09, 10:38
Falsificado?? hehehe...
E eles falaram sobre como é essa falsificação??

Furious VIPER
16-06-09, 11:29
Segundo o jornal da bandeirantes ontem, 40% dos óleos de motores de carros no brasil é falsificado.

Putamerda... vou fazer as trocas de óleo na concessionária pra ter a garantia dos 105mil km... acho q é o suficiente! hehe

imported_chicao
16-06-09, 11:58
A API sendo a mesma ou superior, e o grau de viscosidade tb o mesmo do indicado no manual, pode usar qual quer oleo, de carro, moto, ou o que seja!.

Eu uso Mobil Super moto, aquele preto, pagava 15 em cada, na proxima vou por um de 8 R$ e duvido que dê problema

Alan Ranieri
16-06-09, 12:01
Segundo o jornal da bandeirantes ontem, 40% dos óleos de motores de carros no brasil é falsificado.


Hum, sempre comprei o Yamalube na Yamaha, agora esse negocio de falsificação eu não sabia, já ouvi dizer que um percentual de óleo reciclado é adicionado aos óleos novos, agora se isso é verdade não sei.

blaugusto
16-06-09, 12:07
Copiado do forum Motonline: (vale a pena a leitura: http://www.motonline.com.br/forum/forum_posts.asp?TID=9055&PN=0&TPN=1)


há muito venho pesquisando sobre óleos lubrificantes. Sem medo, fiz da minha "Mulata" um laboratório ambulante das minhas experiências. Primeiro, troquei o óleo original pelo Havoline Premium SL 20W - 50. Depois, troquei o óleo da Texaco pelo Valvoline Durablend Synthetic 10W - 40 SM (um óleo tipicamente automotivo...) .
Tudo isto, antes mesmo que a moto completasse os 500 quilômetros rodados.
Daí, depois de visitar trilhões de sites da internet, verifiquei que há uma tendência normal dos norte-americanos em utilizar óleo automotivo nas motocicletas. Em um dos sites, inclusive ("bobistheoilguy.com"), verifiquei que é comum os consumidores mandarem o óleo lubrificante automotivo usado nas motos para análise química após o uso por um determinado período de tempo ou após certa quilometragem, o que sequer passa pelas nossas mentes no lisarb.
Lá, Mobil 1, Shell Rotella T (mineral ou sintético), Redoil e Valvoline Synpower automotivos são comumente adotados em substituição aos produtos originalmente recomendados pelos fabricantes de motos, com excelentes resultados (sem os temidos problemas com as embreagens banhadas a óleos, por exemplo).
Bom, para resumir a estória, percebi que a tendência atual é a utilização de lubrificantes multiuso heavy duty, que atendem simultanemaente às classificações API "S" e "C", em função do custo mais baixo que apresentam e pela maior resistência à perda da viscosidade após o uso mais intenso. Neste contexto, li maravilhas sobre o óleo Shell Rotella T 15W - 40 CI - 4/SM, principalmente pelo baixo desgaste dos propulsores, caixas de marcha e embreagens mesmo após ultrapassadas as 3.000 milhas (4.800 kms) de utilização.
O que os amigos acham disto?
Particularmente, adotei o Lubrax Top Turbo 15W - 40 CI - 4/SL após os 3.000 kms rodados com a "Mulata" e, curiosamente, mesmo não sendo um óleo para motocicleta (sequer possui a especificação JASO MA), a moto está tendo um comportamento exemplar, onde destaco o câmbio macio e um ruído de motor muito baixo.
Em suma, optei por um óleo mineral multiuso, do tipo "uso severo" para motores diesel e gasolina, em razão da extrema resistência da aditivação ao calor, ao cisalhamento e à perda da viscosidade. Paguei R$ 7,00 pelo litro e estou satisfeito.
Mas acho que a discussão merece prosperar. Acho, sinceramente, que há um marketing danado nestes lubrificantes de moto, vendidos a preços altos e com API de um quarto de século atrás.
Seguem, abaixo, alguns sites para consulta e reflexão sobre o tema. Sinceramente, acho que óleos automotivos 20W - 50, 15W - 40 e 10W - 40, desprovidos de aditivos modificadores de atrito, podem ser usados normalmente em motos.

http://www.bobistheoilguy.com/forums/ubbthreads.php?ubb=post list&Board=9&page=1

http://www.nightrider.com/biketech/oiltest1.htm

http://www.falcononline.com.br/forum/index.php?topic=3871.0

http://www.calsci.com/motorcycleinfo/Consumables.html

http://www.wootbike.com/articles.php?article_id=7&page=5



________________________


Para quem achou absurdo visite o tópico e leia todas as 162 páginas. Vale a pena.

agm2112
16-06-09, 12:34
Eu uso uma mistura de azeite de dendê com óleo de rícino, óleo de canola e 2 colheres de sopa de sabão em pó Ariel.

ammanzoli
16-06-09, 12:41
Eu uso uma mistura de azeite de dendê com óleo de rícino, óleo de canola e 2 colheres de sopa de sabão em pó Ariel.


ta ai . natural .. nao agride o meio ambiente .. e ainda tem detegentes de limpeza .. show

blaugusto
16-06-09, 13:04
huahahuhaua... essa mistura deve ficar da bôa....

aline.abreu
16-06-09, 13:57
Olha, vou ser sincera, não conheço quase nada de oleo.

Vou falar do que eu senti usando oleos diferentes...

Castrol semi sintetico - O cambio da minha web fica "macia", isso faz com que eu me sinta mais confortavel mudando de marcha sem fazer força, sem ficar enroscando, esse castro é o indicado pela sundown, e dura 3000 km, já deixei 3000 km e continuei sentindo o mesmo resultado, mas costumo trocar entre 1500 km e 2000 km. Quando coloque um oleo lubrax(BR) e um advaced(shell) o cambio parecia desajustado e eu precisava ficar "balançando" a motoquinha pra ela engatar, isso quando ela não "travava" quando estava desligada e eu não conseguia trocar de marcha... ou engatar o neutro.

Havoline SL - Estou usando na Web agora e o resultado é parecido com o castrol. Na yes já foi colocado dele 2 vezes e o cambio dela também fica macio. Foi trocado com 1500 Km

Bardhal SL - Na yes - No começo o oleo é bom e sinto a embragem macia também, mas depois de alguns (900 km + ou -) o cambio começa a ficar ruim.

Top turbo(br) - Na yes - Idem ao bardhal

Lubrax SL - não me lembro de ter usado, já usei o SF, isso tenho certeza, na web e o cambio parecia desajustado, conforme comentei acima.

Advanced(shell) - idem ao lubrax SF (Esses dois não uso mais por que não gostei)

Percebi também que a web é mais economica com o castrol que com os outros oleos.

Aline

agm2112
16-06-09, 14:04
Top turbo(br) - Na yes - Idem ao bardhal


Esse é o melhor !

cabra de brasilia
16-06-09, 14:40
Putamerda... vou fazer as trocas de óleo na concessionária pra ter a garantia dos 105mil km... acho q é o suficiente! hehe


Eu trabalhei em uma concessionária já.......vira e mexe mandavam eu limpar uns bicos injetores remanufaturados e embalar para vender como novo.......cansei de fazer isso........e olha que era marca para quem tem muita grana, hein..........

ammanzoli
16-06-09, 14:49
e motul .. algum comentario bom .. pois seu que em nautica .. que tem mottores de alta performace .. e pessoal gosta muito de usar ele .. dizem que muito bom ... mas tb e bem caro .. ex .. ontem comprei um oleo 90 para rabeta.. onde fica a caixa de marcha de motor de popa ... custa 43 reais o litro ....

blaugusto
16-06-09, 14:51
Entre o Motul e o Havoline eu fico com o Havoline.

agm2112
16-06-09, 14:52
e motul .. algum comentario bom .. pois seu que em nautica .. que tem mottores de alta performace .. e pessoal gosta muito de usar ele .. dizem que muito bom ... mas tb e bem caro .. ex .. ontem comprei um oleo 90 para rabeta.. onde fica a caixa de marcha de motor de popa ... custa 43 reais o litro ....


Que eu saiba óleo de rabeta é o clássico SAE90 ...

Motul é o "topo de linha" pras motos... mas acho que está mais pra topo de preço...

ammanzoli
16-06-09, 14:56
Que eu saiba óleo de rabeta é o clássico SAE90 ...

Motul é o "topo de linha" pras motos... mas acho que está mais pra topo de preço...


e a gente me esse oleo la ... pois nao esquenta .. pois funciona dentro da agua .. e sao so 3 engrenagem 1 frente 1 re e o pião que pega no eixo que e engrena em uma ou outra .. no caso de nenhuma e neutral .. ja colocamos ate oleo 20w50 sintetico .. e nao da problemas .. desde que seja um dos melhores oleos .. e 20w50 mesmo pageui 35 reais o litro

blaugusto
16-06-09, 15:09
Problemas realmente não dá... o problema é a durabilidade.
Se duraria 300.000 horas de uso com oleo SAE90 com oleo 50 (20w50) duraria umas 100.000 horas a menos (valores hipoteticos).

O real problema de usarmos oleo debaixa qualidade não é o funcionamento imediato da motoca é a durabilidade. Pelo menos EU penso na durabilidade.

ammanzoli
16-06-09, 15:22
Problemas realmente não dá... o problema é a durabilidade.
Se duraria 300.000 horas de uso com oleo SAE90 com oleo 50 (20w50) duraria umas 100.000 horas a menos (valores hipoteticos).

O real problema de usarmos oleo debaixa qualidade não é o funcionamento imediato da motoca é a durabilidade. Pelo menos EU penso na durabilidade.


entao ... por isso que a gente nao se preucupa .. pois a troca e recomendada com 40 horas de uso .. alem disso e problema do cara .. que se quebra e uns 4 mil so a frente e re e pião

FLIT
16-06-09, 15:25
uso há muito tempo o top turbo, desde qdo custava 60,00 o balde. hoje está custando 144,00.sempre tive bom rtesultado, sem problemas. só não usei qdo as trocas foram feitas nas revisões gratuitas.

blaugusto
16-06-09, 15:34
40 horas de uso com SAE90?!!?!?!?!?!!?!?!? O.o

Tá maluco. E ainda usa 20w50 numa coisa que custa R$4.000,00 pra trocar?!?!?!

É isso mesmo que entendi?!?!?!?!

FLIT
16-06-09, 15:47
nesse caso um sae 90 vai detonar o motor rapidamente, pois não vai conseguir formar um filme entre as partes móveis.
por isso que em motos e carros importados, com motores mais ajustados e modernos os óleos recomendados geralmente são 10w30 ou até 0w30.

relativo a intervalos de troca, num trator normalmente se recomenda 200 horas. se fosse uma moto andando a 50 km/h de média teríamos 10.000 km!

de forma que 2.000 km com média de 50 km/h significa +- 40 horas de uso. talvez numa viagem a velocidade constante e sem forçar um óleo duraria tranquilamente 5.000 km, mas nesse trânsito, com fortes aceleradas, e qdo parado temperaturas muito altas,( na verdade andar com moto em sampa é quase que andar numa competição) 40 horas seria uma boa pedida, e se calcular a média de velocidade na cidade, talvez dê até menos. quem tem carro com esse marcador pode verificar que se não sair da cidade normalmente a média é de +- 30 km/h!!

em carros e motos não se usa horímetro por motivo de custo e porque a km recomendade sempre acaba sendo menor do que 200 horas.

blaugusto
16-06-09, 15:58
Mas nesse caso o oleo SAE90 a que nos referimos seria usado na caixa de tansmissão do barco(?).
Por isso não comentei sobre quilometragem. Em caixa de câmbio que possui óleo dedicado é absurdo usar óleo 20w50.
Compromete e muito a durabilidade do sistema. :/

aline.abreu
16-06-09, 16:12
Nuss... Não entendi nada dessas contas que vocês estão fazendo...

agm2112
16-06-09, 16:25
Óleo de rabeta praticamente não precisa ser trocado, assim como óleo de cambio de carros. Não atinge altas temperaturas e não é contaminado pela queima do combustível. Ele precisa somente atender a especificação de extrema pressão, diferente dos óleos de motor normais.

blaugusto
16-06-09, 16:29
Pois é... por isso achei estrtanho ter que trocar a cada 40horas um oleo SAE90.
Mais absurdo ainda usar um 20w50...

agm2112
16-06-09, 16:33
Uma vez desmontei um motor Johnson 65, ano 1968, parado a 7 anos.... o motor consegui fazer funcionar (tinha até aranha dentro de um dos carburadores), mas a rabeta.... o óleo virou uma cola e grudou tudo... não tinha mais neutro nem ré. Desisti e ele foi pro ferro velho.

blaugusto
16-06-09, 16:36
Só uma duvida: esses motores, rabeta... estão se referindo a motor de barco né??? :)

agm2112
16-06-09, 16:38
Só uma duvida: esses motores, rabeta... estão se referindo a motor de barco né??? :)


Sim ! Esse tópicos sobre óleo são sempre iguais .... vamos diversificar um pouco !

http://www.nautica.com.br/noticias/images/ips_rabeta.jpg

blaugusto
16-06-09, 16:41
huhuhuhu... era só pra ter certeza!

E bota igual nisso. :D
Eu só fiquei um tempinho a mais nesse topico por conta desses motorzin fraquin aí... heheheh...

aline.abreu
16-06-09, 16:50
Nossa, eu já não tava entendo nada... agora to entendendo menos ainda...

O que é rabeta?

E por que vão dois oleos?

Na moto também é assim?

Esses oleos podem ser usados na moto?

Aline

agm2112
16-06-09, 16:57
Nossa, eu já não tava entendo nada... agora to entendendo menos ainda...

O que é rabeta?

E por que vão dois oleos?

Na moto também é assim?

Esses oleos podem ser usados na moto?

Aline


Rabeta: Sistema de transmissão usado em barcos

São 2 óleos para aplicações diferentes. Um é para o motor, e outro para engrenagens

Nas motos (4T) é o mesmo óleo no motor e câmbio (e embreagem), por isso existem óleos específicos pra uso nelas

Não ! nenhum desses óleos devem ser usados em motos (a moto vai até funcionar, mas não é o adequado. Óleo de moto possui menos redutor de atrito (é um aditivo) para não estragar a embreagem, e provavelmente suportam temperaturas mais altas)

Óleos de barco também possuem componentes biodegradáveis para não contaminar a água do mar para atender a várias normas "ecológias" internacionais, o que os torna extremamente caros.

blaugusto
16-06-09, 17:04
Nossa, eu já não tava entendo nada... agora to entendendo menos ainda...

O que é rabeta?

E por que vão dois oleos?

Na moto também é assim?

Esses oleos podem ser usados na moto?

Aline



huhuhuhuhu... Aline... desse jeito vão pensar que eu sou um ogro e nunca te ensinei nada sobre motos!!! :-D

aline.abreu
16-06-09, 17:09
agm2112, obrigada pela explicação.

Que na moto vai um oleo só eu entendo, mas de barco não entendo nada... Ainda mais por que tinha barco no meio do tópico... rsrsrs

Aline

ammanzoli
16-06-09, 19:08
tem mais algum assunto de barco ainda .. axoq ue agm ja disse tudo ...

e sim blaugusto .. so as 3 engrenagem custa de 2 mil ate 8 mil reais (essa foi a mais cara que tivemos que comprar nao sei se tem mais caro ainda) mas deve ter sim .... e mais outra quebra muito isso .. pois no motor de barco nao tem embreagem .. quando vc engrena e direto um coisa parada com uma rodando .. e como tem gente que tem medo de dar aquela borrada .. fica engrenando devagar .. fico como se tivese arreando marcha .. o que fode tudo ... ou ate mesmo nao as pancadar ... quando se anda em lugar muito raso .. com a pancada ferra tudo tb ... e de motores grande de 90 hp para cima .. nao tem como bisorar como nos carro ..(ate tem mas nao tica bom )

http://img188.imageshack.us/img188/8608/img011q.jpg

essa ai mesmo e usada frente e re sem o pião do eixo que uma igual so que menor .. que temos aqui .. nao vendo elas por menos de 1800 de jeito nenhum .. e se o cara quizer montar e + 250 reais de mao de obra

agm2112
16-06-09, 19:58
tem mais algum assunto de barco ainda .. axoq ue agm ja disse tudo ...

e sim blaugusto .. so as 3 engrenagem custa de 2 mil ate 8 mil reais (essa foi a mais cara que tivemos que comprar nao sei se tem mais caro ainda) mas deve ter sim .... e mais outra quebra muito isso .. pois no motor de barco nao tem embreagem .. quando vc engrena e direto um coisa parada com uma rodando .. e como tem gente que tem medo de dar aquela borrada .. fica engrenando devagar .. fico como se tivese arreando marcha .. o que fode tudo ... ou ate mesmo nao as pancadar ... quando se anda em lugar muito raso .. com a pancada ferra tudo tb ... e de motores grande de 90 hp para cima .. nao tem como bisorar como nos carro ..(ate tem mas nao tica bom )

essa ai mesmo e usada frente e re sem o pião do eixo que uma igual so que menor .. que temos aqui .. nao vendo elas por menos de 1800 de jeito nenhum .. e se o cara quizer montar e + 250 reais de mao de obra


Não tem embreagem mas também o negócio dá tranco embaixo d'água ! O motor faz hidroginástica.

Furious VIPER
16-06-09, 20:24
Eu trabalhei em uma concessionária já.......vira e mexe mandavam eu limpar uns bicos injetores remanufaturados e embalar para vender como novo.......cansei de fazer isso........e olha que era marca para quem tem muita grana, hein..........

Mas é só troca de óleo na concessionária... de resto, faço os serviços por for se realmente valer a pena!!

Marcio
16-06-09, 20:37
troco a cada 1500 km e uso yamalube api SL . É um bom óleo ???

raulzito rock
16-06-09, 21:12
Eu usava sempre o GP,na yes, fazendo a troca a cada 1000/1500 km,num tive problemas,já usei Havoline(num gostei)parecia que tinha colocado areia no motor,usei o Selenia tb e achei melhor que o Havoline,na TW nem sei o que porr@ eles colocaram,só sei que não me deram (e eu esqueci de pedi tb)o resto do óleo,diferente do que acontecia na SUZUKI,eles dempre me davam o resto do óleo sem eu precisar pedi,
mas na segunda revisão eu vou pedi o resto do meu óleo!!!!
afinal paguei 61,23 para trocar o óleo e o filtro!

blaugusto
17-06-09, 08:51
troco a cada 1500 km e uso yamalube api SL . É um bom óleo ???


Eu considero o melhor óleo pras nossas motocas.
Junto com o Castrol Actevo

Tem o Motul SM tb... mas esse é outra história...

blaugusto
17-06-09, 08:54
e mais outra quebra muito isso .. pois no motor de barco nao tem embreagem .. quando vc engrena e direto um coisa parada com uma rodando


Rapaz... Sem embreagem??? Não dá pra pôr graxa no lugar do óleo não?!?!?! hehehehe....

Ligeirinho
17-06-09, 09:10
Fala rapazeada.

Eu nao entendo muito disso, mas até os 10000 km eu colocava apenas o Mobil preto como sugerido pela honda, mas depois vi que ele caiu de qualidade e é um oleo que soltaq um cheiro horrivel no escapamento.

Já usei o da castrol sae 20w50 (pote branco) oleo bom demais, mas caro.
Na ultima troca coloquei um oleo PDV, azul multiviscoso sae 20w50, diz que é SF, nao sei se isso faz diferença. vou trocar com apenas 1000km pra ver a qualidade dele se for bom derrepente continuo.

O fato do oleo do motor para moto é que ele deve ser sae 20w50, e nao necessariamente vir com a descrição 4T, porque a maioria dos carros tb sao quatro tempo, correto??

se alguem puder esclarecer agradeço.

douglasybrazul
17-06-09, 11:02
alguém tem alguma coisa sobre o oleo ipiranga ??

agm2112
17-06-09, 13:48
alguém tem alguma coisa sobre o oleo ipiranga ??


Ele é amarelo.

douglasybrazul
17-06-09, 13:51
Ele é amarelo.


isso é bom ou ruim ?

to usando ele direto

acho que agora vou por yamalube pra testar

blaugusto
17-06-09, 13:54
Usei Ipiranga tb...
Usei Motul, Mobil, Elf e Ipiranga. Não senti diferença na motoca.
Mas dentre esses 4 o Elf pareceu ser o melhor para a motoca a longo prazo.

Mas eu uso Havoline SL (o mesmo que o Yamalube) hoje. Muito melhor que o Elf...

ammanzoli
17-06-09, 19:14
Rapaz... Sem embreagem??? Não dá pra pôr graxa no lugar do óleo não?!?!?! hehehehe....


me diz vc .. coloca graxa no seu motor e noz diz .. se ticar file eu coloco la tb