PDA

Ver Versão Completa : Motores carburados tem Cut-Off?



Furious VIPER
17-06-09, 11:41
Senhoras e senhores:
Motores q usam alimentação por meio de carburadores, tem o sistema cut-off?


O cut-off (para os motores que o possuem) funciona em qualquer marcha ou somente na última?

Lagartixxa
17-06-09, 12:34
alguns carburadores de carro eu sei que tem

funciona em qq marcha, tirou o pe do acelarador ele corta o combustivel

Furious VIPER
17-06-09, 12:50
alguns carburadores de carro eu sei que tem

funciona em qq marcha, tirou o pe do acelarador ele corta o combustivel

Eu li q não basta tirar o pé do acelerador! Tem q estar com o carro engrenado e sem pressionar a embreagem.
Eu noto q qdo tiro o pé do acelerador e estou em uma breve descidinha, o econômetro vai dormiiindo, e não se meche, até eu acelerar novamente, ou trocar de marcha.

Alan Ranieri
17-06-09, 13:17
Econômetro? Do que se trata isso?

agm2112
17-06-09, 13:22
Nunca vi carro carburado com cut-off. Que eu conheça só a YBR Factor. Talvez os últimos carburadores de carro também tivessem, mas imagino que seja só corte pela solenóide da marcha-lenta, não um corte total.

blaugusto
17-06-09, 13:25
Para que serviria o Cut-Off nos carros carburados??
Me disseram economia... mas perai... me disseram que quando descemos ladeira com o carro engrenado mas com o acelerador "fechado" não existe gasto de combustivel.
Assim aquela mania de alguns vovôs de desligar o carro pra descer a serra pra economizar combustivel iria por água abaixo.

:/

agm2112
17-06-09, 13:44
Para que serviria o Cut-Off nos carros carburados??
Me disseram economia... mas perai... me disseram que quando descemos ladeira com o carro engrenado mas com o acelerador "fechado" não existe gasto de combustivel.
Assim aquela mania de alguns vovôs de desligar o carro pra descer a serra pra economizar combustivel iria por água abaixo.

:/


Desligar carro em movimento só economiza segurança, seja pela falta de freio (e de sua luz) ou pelo risco de travar a direção.

Cassio
17-06-09, 14:21
A factor tem e é carburada

blaugusto
17-06-09, 14:23
E economiza combustivel nas reduzidas???

MarciON
17-06-09, 14:41
nao sabia q carburados tinham esse sistema
ouvi falar tbem q o new civic só ativa cut off qdo da uma reladinha no freio


kero por cut off na twister!! heauheuahuheau

DOUGLAS 00
17-06-09, 14:49
Na Ybr factor tem, e em carros, pelo que eu sei em alguns fiat oggi também tinham.

blaugusto
17-06-09, 14:52
kero por cut off na twister!! heauheuahuheau


Usa o cut off manual... fica na torneirinha ali debaixo do tanque... hehehe...

MarciON
17-06-09, 15:03
Usa o cut off manual... fica na torneirinha ali debaixo do tanque... hehehe...

ehauehuhaeuaeh
nao da, daí vai puxa o q tiver na cuba do carburador... heauheauheuha

blaugusto
17-06-09, 15:04
Mas acelera depois pra ver se não corta... hahuhuahuahua....

cabra de brasilia
17-06-09, 15:07
Já mostrou uma vez no VRUM (SBT 08:00 da matina aos domingos) o Palio Economy na descida....sem o pé no acelerador e engrenado o consumo de combustível era zero no aparelho de medição......desengatado.....marcada um tal de 1.4 no aparelho quer dizer estava de marcha lenta.......

agm2112
17-06-09, 15:14
Já mostrou uma vez no VRUM (SBT 08:00 da matina aos domingos) o Palio Economy na descida....sem o pé no acelerador e engrenado o consumo de combustível era zero no aparelho de medição......desengatado.....marcada um tal de 1.4 no aparelho quer dizer estava de marcha lenta.......


Qualquer carro que se preze faz isso .. nem precisa de teste. Pode acreditar !

Cassio
17-06-09, 15:51
Qualquer carro que se preze faz isso .. nem precisa de teste. Pode acreditar !


Qualquer carro que se preze e que tenha injeção ou carb eletrônico.

agm2112
17-06-09, 16:01
Qualquer carro que se preze e que tenha injeção ou carb eletrônico.



Qualquer carro feito depois de 1995.... ou seja ... qualquer carro que se preze.

sandro_ventania
17-06-09, 16:44
A minha sundown tem cutt-off.

blaugusto
17-06-09, 16:46
Qual Sundown??

Bem... a Sundown MAX tem ABS....

Mostarda_69
17-06-09, 16:53
Cut-off na STX?? Certeza disso, olha que eu acho que precisa ser eletronico o bura pra cortar..

A fazer é injetada e não tem cut-off... ja foi testado... mas essa nova lander e que provavelmente será soh isso na fazer.. tem sonda lambda e outra catalisador.. reza a lenda q essa tem cut-off e fico mais economica ainda... logo chega fácil nos 40km/l na lander.. eahaeuheauheauea

Ratazana
17-06-09, 17:36
Na linha Fiat desde o 147 tem esse sistema. Nas motos eu sei só da factor que possui esse sistema. Carros com injeção eletrônica também contam com ele desde os primeiros. Agora as motos injetadas não sei dizer se possuem o dispositivo.

DOUGLAS 00
17-06-09, 17:42
Uma boa pergunta é se as novas Hondas de pequenas cc tem cut-off...

Furious VIPER
17-06-09, 20:21
LEgal despertar essa curiosidade na gurizada, afinal sabemos q sem aceleração o consumo é extremamente reduzido, só resta saber se é reduzido a 0 (cut-off) ou não!!

amiltonscj
17-06-09, 23:26
teoricamente nos carburas o freio motor gasta mais gasolina pois a mistura fika rica jah que
pro carbura seria como estar na marcha lenta com a borboleta fechada e puchando mais gasosa que ar
me corrijam se estiver errado, e cut off eh zero o consumo mesmo o civic só corta depois d dar uma
pisadinha no freio pois eh automatico, nos carros de vc acelerar o motor e soltar o acelerador mesmo com o carro
parado o cut off já funciona .


abraços

Furious VIPER
17-06-09, 23:52
teoricamente nos carburas o freio motor gasta mais gasolina pois a mistura fika rica jah que
pro carbura seria como estar na marcha lenta com a borboleta fechada e puchando mais gasosa que ar
me corrijam se estiver errado, e cut off eh zero o consumo mesmo o civic só corta depois d dar uma
pisadinha no freio pois eh automatico, nos carros de vc acelerar o motor e soltar o acelerador mesmo com o carro
parado o cut off já funciona .


abraços

Mas se o carro estiver parado ele vai baixar a aceleração e ficar em marcha lenta.. e não com o cut-off acionado!!

Cassio
18-06-09, 08:58
É.. se o combustível for cortado com o veículo parado o motor vai morrer né..

cabra de brasilia
18-06-09, 09:35
LEgal despertar essa curiosidade na gurizada, afinal sabemos q sem aceleração o consumo é extremamente reduzido, só resta saber se é reduzido a 0 (cut-off) ou não!!



No pograma VRUM mostrou ums teste...usaram o Palio Economy para tal........o teste se resumia a realizar a famosa "bangela" com o carro engrenado e desengrenado........

No aparelho de medição acusou zero de consumo fazendo bangela com o carro engrenado.......

Já com o carro desengrenado o aparelho acusava 1.4 sei lá o que....em resumo o carro estava com o consumo de marcha lenta....

Agora esse "econômetro" eu queria saber como ele funciona tecnicamente.......eu creio que ele mede a velocidade da roda com a posição do acelerador...enfim.....o fato é que eu não confio 100% na medição dele não.......ele mede umas lógicas meio esquisitas eu acho.....

Lagartixxa
18-06-09, 09:37
Eu li q não basta tirar o pé do acelerador! Tem q estar com o carro engrenado e sem pressionar a embreagem.
Eu noto q qdo tiro o pé do acelerador e estou em uma breve descidinha, o econômetro vai dormiiindo, e não se meche, até eu acelerar novamente, ou trocar de marcha.


logico, tem que esta engrenado pra entra em cut off
Viper oc que gosta de economizar combustivel depois procura as dicas "Ecodrive" que a ford lancou, sao dicas pra gasta o minimo de combustivel andando de carro...

entre as dicas esta inclusive usa cut off nas retas, vc da um pouco de embalo no carro e tira o pe pra ele corta o combustivel e ir no embalo

agm2112
18-06-09, 09:46
entre as dicas esta inclusive usa cut off nas retas, vc da um pouco de embalo no carro e tira o pe pra ele corta o combustivel e ir no embalo


Mas e o combustível que ele gasta até chegar até aquela velocidade ? Variar a velocidade gasta muito mais combustível do que mante-la (já dizia Lavoisier) !

blaugusto
18-06-09, 09:48
Carros que possuem computador de bordo de verdade tem esse sistema de medição. Geralmente eles mostram em tempo real o consumo em km/l naquele instante.

Nos carros com injeção eletronica isso é fácil ser medido...
Agora carburado já não faço a minima. Deve ser meio aproximado.

A propósito: a Scania já tinha esse econometro um pouco antes da Fiat...

agm2112
18-06-09, 09:53
Carros que possuem computador de bordo de verdade tem esse sistema de medição. Geralmente eles mostram em tempo real o consumo em km/l naquele instante.

Nos carros com injeção eletronica isso é fácil ser medido...
Agora carburado já não faço a minima. Deve ser meio aproximado.

A propósito: a Scania já tinha esse econometro um pouco antes da Fiat...


Econômetro já existe desde a crise do petróleo... é um vacuometro simples no coletor de admissão. Quanto menor o vacuo, maior o consumo. Já os "computadores de bordo" calculam o consumo aproximado pela frequencia e vazão dos bicos injetores em tempo real, salvando os dados a cada X segundos para fazer a média instantânea e ponderada. Caso ocorra algum defeito ou entupimento, ele ira mentir feio no consumo.

blaugusto
18-06-09, 10:00
huhu.... a primeira vez que vi um veiculo utilizando isso foi uma Scania....

Ratazana
18-06-09, 10:53
Cut-off quando atua, o consumo é zero.

Lagartixxa
18-06-09, 13:44
Mas e o combustível que ele gasta até chegar até aquela velocidade ? Variar a velocidade gasta muito mais combustível do que mante-la (já dizia Lavoisier) !


mas o esquema num é afunda o pé pra ganhar velocidade, voce so da uma acelerada de leve pra ganha um pouco mais de velocidade e depois deixa o carro ir no embalo

agm2112
18-06-09, 14:15
mas o esquema num é afunda o pé pra ganhar velocidade, voce so da uma acelerada de leve pra ganha um pouco mais de velocidade e depois deixa o carro ir no embalo


Sei qual é ... tava de sacanagem. Tem q encostar no acelerador só pra ele ganhar velocidade muuuuuuito aos poucos.

sandro_ventania
19-06-09, 21:01
Peraí...consumo zero o motor morre...e é muito diferente descer uma ladeira usando freio motor com motor ligado e com ele desligado...posso estar errado, mas o motor não permanece ligado?


Cut-off na STX?? Certeza disso, olha que eu acho que precisa ser eletronico o bura pra cortar..

Mostarda, no carburador (que é a vacuo,não sei se faz diferença) tem uma valvula lateral de "corte de ar"...pelo que ouvi dizer ela que faz com que o pistonete desça, mesmo com giro alto do motor(freio motor), cortanto o combustivel, se não me engano corta a passagem de ar pela lenta tambem (não tenho certeza).

buzato
20-06-09, 03:05
Senhoras e senhores:
Motores q usam alimentação por meio de carburadores, tem o sistema cut-off?


O cut-off (para os motores que o possuem) funciona em qualquer marcha ou somente na última?


a Factor tem. 99,9% das motos carburadas nào tem cut off

amiltonscj
20-06-09, 12:52
[i] o cut off finciona quando não é necessária a injeção de combustivel para mante-lo ligado,
quando vc dá uma acelerada e solta o acelerador ATE chegar na marcha lenta o combustivel
não é injetado no motor, o consumo de combustivel no cut off é zero pois qm está movendo o motor não são
os pistões, são as rodas, no cut off a força aplicada eh diferente, a roda passa o movimento pra caixa de marchas
q por sua vez passa o movimento para o motor, ou seja nesse momento só entra ar na câmara de combustão

espero ter ajudado XD

jpchiullo
20-06-09, 23:05
A válvula corta o combustível quando o motor está acima de uma rotação específica e o acelerador solto.
Se o veículo estiver embalado o motor não morre por estar sem combustível, ele se comporta como se estivesse soltado o acelerador.
Um exemplo é quando estamos, de moto, acima de 60 Km/h por exemplo e a moto entra na reserva, a moto dá aquela reduzida, se você deixar ela parar, ela morre e você tem que dar partida de novo, se mudar a posição da torneira de gasolina antes de parar não precisa de uma nova partida.
Eu só sabia do Mille Eletronic, mas só descobrir depois de ouvir falar na Factor.

Cyber
21-06-09, 00:33
nao sabia q carburados tinham esse sistema
ouvi falar tbem q o new civic só ativa cut off qdo da uma reladinha no freio


kero por cut off na twister!! heauheuahuheau


twister aparentemente já tem huahua

jcassiog
02-07-09, 16:22
Aparentemente só motores com carburador eletrônico têm, mais na prática a funcionalidade é outra.
Em carros funciona devido ao peso que "embala" o veículo mesmo quando se tira o pé do acelerador, como o carro está na maioria dessas situações na descida e também em 5ª marcha - overdrive - tem-se o início do cut-off, onde o consumo é reduzido a zero, ou na pior das hipóteses o consumo será o mesmo da marcha lenta, que é muito menor do q com o pé embaixo hehhe (ja testei em um Voyage 86 1.6 orig. a álcool q eu tinha e com o meu carro atual um Santana 94/95 2.0 4 bicos, tb orig. a álcool).
Ja nas motocas as vezes não acaba compensando muito, devido ao freio motor ser muito maior e o arrasto aerodinâmico tb influenciar por demais negativamente - qdo se "tira a mão" sente q a moto da akela desacelerada muito mais nítida q em um carro, e depois temos de acelerar novamente pra poder encarar a subida, vc acaba gastando o que se economizou...

Jimmy1979
02-07-09, 17:58
Comet tem ...
Se ligar as mangueiras de vacuo dos carburadores entre sim, pode acelerar até além de 13000 rpm ...
de fabrica, uma é ligada uma na "torneira" e outra no vacuo, limitando automaticamente o motor no máximo 12000 rpm e dependendo da regulagem, não passa de 11000 rpm, como a minha .