PDA

Ver Versão Completa : Coisas de primeiro mundo!



raulzito rock
18-06-09, 11:48
Gente achei bem interessante essa matéria e trouxe para compartilhar com vcs.


(16-06-09) - A Motorcycle Safety Foundation, fundação norte-americana para a segurança das motocicletas, existe desde 1973 com o objetivo de tornar as ruas e estradas dos Estados Unidos mais seguras para as motocicletas. Mantida pelos principais fabricantes do setor de duas rodas, a fundação, conhecida pela sigla MSF, oferece cursos para motociclistas e instrutores de moto escolas, além de promover campanhas para o público em geral. Como o mês de maio antecede o verão no hemisfério norte, quando os motociclistas tiram suas motocicletas da garagem, a MSF o elegeu “o mês de cuidado com as motos”.

Porém, diferentemente de nossos governantes que preferem proibir a educar, a fundação elaborou um guia para alertar os motoristas de que as motos estariam de volta às estradas. “É fato que os motoristas de carro e outros veículos são os culpados da maioria dos acidentes que envolvem motocicletas e outros automóveis”, afirmou Tim Buche, presidente da Motorcycle Safety Foundantion. “Justamente por isso decidimos criar essa campanha mirando os motoristas. Temos informações que podem salvar sua vida esteja você atrás de um guidão ou de um volante”, completou Buche.

Tanto que, a MSF criou o site www.forcardrivers.com (para motoristas de carro) com dicas de segurança, vídeos e outros recursos para ensinar os motoristas como interagir e respeitar as motos no trânsito.

Além do vasto material disponível – em inglês – a MSF elaborou diretrizes para os motoristas. São 10 coisas que todo motorista de carro, ônibus e caminhão deveria saber sobre as motocicletas. Claro que o trânsito nos Estados Unidos é bem diferente da nossa realidade, porém algumas dicas são universais. Não se trata de determinar quem está certo ou errado. Pelo contrário. O objetivo é um só: evitar acidentes. Leia e pense a respeito.

1 – Dados indicam que mais da metade dos acidentes fatais com motos envolvem outro veículo. Na maioria das vezes, o motorista e não o motociclista está errado. Há infinitamente mais carros, picapes e caminhões do que motocicletas nas ruas. Alguns motoristas simplesmente não reconhecem a motocicleta – eles a ignoram (geralmente, sem querer)

2 – Devido a sua menor dimensão a motocicleta pode facilmente ficar escondida nos “pontos cegos” dos carros, como a coluna da porta e do teto. Ou pode ainda ser confundida com objetos ou ficar disfarçada em fundos como árvores, cercas etc. Portanto, preste bastante atenção e olhe duas vezes antes de trocar de faixa ou entrar em um cruzamento.

3 – Uma motocicleta pode parecer que está mais longe do que realmente está. Também pode ser difícil determinar a velocidade de uma moto. Quando for virar ou entrar em uma pista, considere que a moto está mais perto do que parece.

4 – Muitas vezes os motociclistas diminuem a velocidade simplesmente reduzindo as marchas ou tirando a mão do acelerador, portanto não acionam o freio e a luz de freio não se acende. Mantenha distância segura da moto a sua frente. Em cruzamentos, considere que motociclistas podem reduzir a velocidade a fim de evitar acidentes.

5 – Motociclistas frequentemente ocupam uma posição na faixa de rolagem para serem vistos mais facilmente ou para evitar sujeira da pista. Entenda que os motociclistas ocupam espaço na faixa com um propósito, não para serem folgados ou para se exibirem. Se a moto estiver no canto não divida a faixa de rolagem.

6 – Luzes indicadoras de direção, as setas, não se desligam automaticamente nas motos, portanto alguns pilotos (principalmente iniciantes) algumas vezes se esquecem de desligar as setas depois de uma curva ou de uma mudança de faixa. Antes de se antecipar, tenha certeza que a seta da moto indica a direção que ela vai seguir.

7 – Maneabilidade é uma das melhores características das motos, principalmente em baixa velocidade e em vias bem pavimentadas, mas não espere que a moto seja sempre capaz de desviar do seu caminho ou sair da sua frente.

8 – A distância de frenagem de uma moto é praticamente a mesma de um carro, porém pisos escorregadios tornam a frenagem complicada em motos. Mantenha distância segura atrás de uma moto porque nem sempre o motociclista pode parar de uma vez.

9 – Quando uma moto está em movimento, veja além da motocicleta – veja a pessoa que está por baixo do capacete, pois pode ser seu amigo, seu vizinho ou até um parente seu.

10 – Se um carro colide em uma moto, bicicleta ou pedestre pode causar sérios danos e até a morte. O motorista que causou o acidente provavelmente nunca se perdoará por isso.

Lagartixxa
18-06-09, 13:41
um pais que nao obriga o motociclista a andar de capacete eu nem falo nada do resto

blaugusto
18-06-09, 13:45
Obedecer as regras de segurança ninguém, cobrar depois de acidente todo mundo quer??

O pais é nossa pátria e tem obrigação de cuidar de nós.

Minha mãe mandava eu botar o capacete pra andar de bike. Quando cai e me machuquei pq tava sem ainda levei uma bela coça....

Ronnytrials
18-06-09, 14:03
excelente o texto, muito didático, realmente aqui no brasil só se faz proibição.
poderia servir de exemplo aki no nosso país.

obrigado por compartilhar raulzito.

Diego.fcs
18-06-09, 14:08
Lá não obriga o cara a usar capacete, nem obriga eles a não andarem a 200km/h, nem obriga a não dirigir alcoolizado, isso vai da pessoa, vai da responsabilidade da pessoa.

Sei lá também como funciona as coisas lá, mas só sei que aki daki uns dias terá que ter um órgão fiscalizador para ver se as pessoas estão tomando banho, porq não basta lei, campanha, estudos, estatísticas para aprenderem, tem que multar, prender e mesmo assim não funciona. Tanto que o estado tem que pagar pra pessoa pra ele pensar em colocar o filho na escola.

O mais importante num é lei, é cultura e consciência.

blaugusto
18-06-09, 14:20
Vai entender o que passa na cabeça do brasileiro....

raulzito rock
18-06-09, 16:26
chega a ser impressionante,a maneira como eles dão importançia a VIDA,aki pareçe que eles veêm motociclistas como marginais ,e discriminam,não os veêm como compatriotas que escolheram um meio de transporte diferente do carro,ou outro que não seja de 2 rodas para se locomover,o trânsito aki e direcionado apenas para veiculos com mais de 2 rodas,a nossa realidade e esta sim.preconceito, discriminação,desrespeito,etc
e sobre as leis,claro que sempre teremos cada vez mais leis, e severas,agora a culpa e nossa?ou falta alguêm investir em educação,para termos pessoas mais responsáveis?aki e pela maneira CORRETIVA ou seja maneira errada e desesperadA,quando deveria ser PREVENTIVA,que e a correta.
sem mais


por nada ronnytrials.

raulzito rock
18-06-09, 16:28
Vai entender o que passa na cabeça do brasileiro....

não passa muita coisa ,pq não lhe ensinaram nada.

SethM
18-06-09, 16:35
sobre o capacete aqui ta certo tem que obriga mesmo, se o cara for para o hospital o dinheiro vai sai do nosso bolso mesmo, agora la se cara for pro hospital é só ele quem vai pagar

exfof
18-06-09, 17:22
so funciona la fora...
aqui é foda-se e acabou

Jimmy1979
18-06-09, 18:04
hummmm .. lá tb é permitido fazer o que quizer no seu veiculo, mas se sofrer um acidente e for provado que foi a modificação é fator de causa, o neguinho tá fudiiiiiiidiiiiiiiiiiii na mão do governo.
capacete não é obrigatório, mas é recomendado ... se o cair e rachar a cabeça, vai para os melhores hospitais do mundo, mas vai ter que pagar por isso ...

ammanzoli
18-06-09, 18:39
so sei que com capacete e etc .. o nosso seguro ja bem caro .. imagine o seguro obrigatorio .. se aqui no brasil nao exigece capacete ... se hoje pagamos 250 em media .. ia para uns 450 ou mais ...

jecastro
18-06-09, 20:50
um pais que nao obriga o motociclista a andar de capacete eu nem falo nada do resto


Não é bem assim, alguns estados são obrigatórios, os que não são você tem que pagar um seguro obrigatório para cobrir as despesas em caso de acidente. Eu acho que eles estão certos, se o cara quer morrer deixe que morra, mas que não deixe custo para o governo.

neumar
18-06-09, 20:58
"10 – Se um carro colide em uma moto, bicicleta ou pedestre pode causar sérios danos e até a morte. O motorista que causou o acidente provavelmente nunca se perdoará por isso."

Aqui no Brasil acho que o cara se perdoa sim. Na verdade, nem param depois do acidente pra verificar se matou mesmo ou não.

Alan Ranieri
18-06-09, 21:10
Deus salve a América.

Stone
18-06-09, 21:32
gostei desse texto, todos os brasileiros deviam ler, pensar e se ligar
mas pode colocar um out-door a cada 100m com isso escrito, ninguém dará bola.....
lá é lá e aqui é aqui, ô povinho ignorante

aline.abreu
19-06-09, 12:10
A um ao atrás sofri um acidente de moto, colisão com outra moto. Eu estava na faixa (ocupando a faixa como se estivesse de carro), a outra moto, para cortar caminho, cortou a minha direita, e bateu a moto dele na minha. Sorte que eu tinha acabado de sair do farol, estava a menos de 20 km/h. Cai a machuquei o pé apenas, mas minha moto ficou detonada... Sabe o que o cara da outra moto fez? Fugiu... e ainda derrubou mais um rapaz de biz, um quarteirão na frente.

Eu sei que eu poderia ter prestado mais atenção, visto que o cara era imprudente, saindo da frente, encostado mais a direita e blablabla, e mesmo estando certa eu estava errada...

O que me indigna é a falta de respeito dos motorista... Esse rapaz não respeita ninguém...

Assim como um outro dia, indo para o serviço, um senhor (7 horas da manhã), estava um pouco alto(um pouco bebum), saiu da pista da esquerda, e entrou a direita, sem dar seta, bateu na lateral de uma moto, onde estavam mãe e o filho de mais ou menos uns 12 anos. A perna do menino foi prensada... A mãe, na hora, mesmo machucada, levantou e foi ver o filho, enquanto as pessoas pediam pra ela ficar no lugar, o homem tentou fugir, foi barrado por outras duas pessoas... aí chegou a policia, e o bombeiro... Tiveram que começar a entubar o menino no meio da rua. O homem se recusou a fazer o teste do bafometro... e sabe o que ele ficava gritando? Que a mulher era uma irresponsável, que a culpa era dele, que lugar de moto não é no meio da faixa e que ela era uma mãe péssima, afinal que mãe anda com o filho em uma moto...

Não sei o que aconteceu com o menino depois.

Mas acho que esse homem não sentia culpa nenhuma...

As pessoas esquecem de ligar a seta, dão seta para o lugar errado, entram em lugares errados, desrrespeitam as pessoas.

Esse texto é interessante, muito interessante.

Aqui no Brasil ele é insufuciente. Uma cultura fraca e mesquinha dos motorista, só vai ser mudada depois muito tempo.

Aline

Beto
19-06-09, 12:49
Depende se omcara for um parlamentar ....pode até dirigir Bebado e causar acidente irreparavel........q ñ da nada . Beto

raulzito rock
19-06-09, 13:34
acho que a culpa e nossa mesmo,nosso COMODISMO que nos fezem fracos enquanto categoria,(motociclista/motoqueiro).

Jimmy1979
20-06-09, 09:47
Obs.:

Quantas vezes já viram em filmes o "americanismo" ? o orgulho americano de ser americano, até no desenho do ****-pau eu vi isso ....kkkkkk
"Meu filho, vc é americano e pode fazer o que quizer"

Aqui no brasil, só escuto os próprios brasileiros, "aqui é uma merda" "aqui é isso" " aqui é aquilo" ...
"Olhaqui piá, tu já nasceu devendo e ta findido a não ser que seja rico"

Brasil é assim mesmo ... Ame-o ou deixo-o

Pabllov
20-06-09, 10:28
Minha gente...Nos EUA tudo gira em torno da lógica de mercado.
Nos EUA não é obrigado usar capacete porque não há saúde pública, portanto se o cara cair lá vai ter que procurar um hospital particular e, nesse caso, fazer girar a economia. É um tremendo engano achar que os EUA é um exemplo de governo, quem não tem grana lá não tem vez. Pesquisem um pouco mais sobre a história americana e vocês verão as atrocidades que são cometidas em nome desse "mercado".
Essa semana vi um vídeo sobre os carros elétricos. Em meados de 1990 a GM criou e viabilizou um carro elétrico com emissão zero de poluentes. (Na verdade o carro elétrico existem desde os anos 50, porém não acompanharam os avanços tecnológicos dos carros a gasolina.) Esses carros andavam tão bem quanto qualquer carro a gasolina, confortáveis e tudo mais. Uma campanha comercial já começava a ser montada e os primeiros carros vendidos, tudo ia muito bem e logo os carros elétricos iriam dominar o mercado automotivo. De repente a GM resolve acabar com as pesquisas e o desenvolvimento do carro elétrico, mandoou recolher todos os carros já vendidos e destruí-los. Alguém sabe dizer porque??
Eu digo: Lobby das indústrias petrolíferas!
Um país em que se permite o lobby não pode ser levado a sério
Ou seja, que se dane a população, se for para as indústrias petrolíferas (Que na maioria nem são americanas!) ganharem mais dinheiro e para a GM ganhar mais dinheiro, que o povo continue engolindo fumaça até morrerem asfixiados...
O mesmo acontece em todos os setores da economia americana.
Não tomemos como exemplo esse país imundo, espalha por todos os lados que cuida de sua população, quando na verdade só cuida do dinheiro deles...

A propósito o nome do filme é: quem matou o carro elétrico?

vinicius.a
21-06-09, 16:52
Esse texto é interessante, muito interessante.

Aqui no Brasil ele é insufuciente. Uma cultura fraca e mesquinha dos motorista, só vai ser mudada depois muito tempo.

Aline


Falou tudo... o que falta no nosso país é consciência. Povo não leva a sério a escola, educação básica...