PDA

Ver Versão Completa : Revisão dos 60 milkm



César
19-06-09, 22:43
Galera, to pensando em levar a Yes na Suzuki pra uma revisão. A última revizão que fiz nela acho que foi aos 40 mil. Ela vai virar 60mkm agora. O que é bom mandar ver? Tipo, tem que trocar tensionador e corrente de comando? Parece que tá começando a bater, e regular válvula não tira o barulho não é nada incômodo mais é notável. Cabo do acelerador, é preciso trocar? É original. Pistonete, tem que trocar? Meu afogador do bura tá fom folga já, e bastante. O que pode ser feito? Qqr sugestão é válida. Valeu.

Diego.fcs
19-06-09, 23:31
Confira todos os cabos, a lona de freio, pastilha de freio, regulagem de válvulas, reaperto geral na moto, vela, limpeza de bura, confira as mangueiras, balanceamento das rodas, elétrica, bateria, enfim... Confira tudo!

Em todas as minhas revisões eu reviso praticamente tudo.

Rubinho
19-06-09, 23:46
Amigo, seguinte...
Com 60000 é bom mandar trocar todos os cabos, mesmo que aparentemente estejam bons, ja é final de vida ja, melhor morrer numa merreca que correr o risco de ficar na rua com um cabo arrebentado. Lembrando que cabos podem ir arrebentando aos pouco(melhor pois vc percebe pois os comandos ficam duros e manda trocar ou arrebentar de uma vez sem aviso, aí ja era).
Geralmente na suzuki ja tem um check list básico, você relata apenas como a moto está quando deixa na revisão e eles dão atenção especial para isso. Aconselho dar uma boa olhada na relação, troca do fluido de freio, vela e cabo de vela. Do resto eles fazem normalmente, como verificar pastilha e lona de freio e tal...

Tales Teixeira
20-06-09, 02:28
Geralmente na suzuki ja tem um check list básico....

Não tem no manual um checklist de verificação para os 60mil? Eu sinceramente não lembro.

De qualquer forma, acho interessante você levar uma lista de coisas que quer verificar na moto e dar pra eles. Não custa nada reforçar...

César
20-06-09, 07:37
Cabo de vela é bom trocar? Vou trocar então. Cabo do acalerador precisa? É que ele só vem em conjunto com o pistonete novo.... O cabo de embreagem troquei faz uns 6 mil km. É bom troca de novo? Vela eu troquei faz 6 mil também e relação ainda tá nova, comprei fim do ano passado com retentor. Bura eu mesmo limpo e regulo. Tipo tensionador de corrente de comando tem que troca com quanto?

Furious VIPER
20-06-09, 10:45
Tem coisas q é bom trocar independente do estado de conservação (CASO SEJAM ORIGINAIS AINDA)!!!
Cabos se muito bem cuidados duram sem dar dor de cabeça uns 50mil km... depois não vale a pena o risco de rodar com eles.
Coisas como relação, freios, lâmpadas... não adianta ter uma previsão.... qdo chegar a hora de trocar, troca e ponto final. É simples e não tem erro.
Como está o óleo das bengalas, caixa de direção e engraxamento da balança??
Eu fazia isso a cada 15mil na minha moto.. não é atoa q ela estava SEMPRE tinindo, ciclística impecável, motor e relação silenciosos e consumo "de cinema"!!!
Eu gastava mais com a moto do q gasto atualmente com o carro! hehehe Mas é como disse, o carro vai te enganando pq não gasta nada de começo, depois qdo começar... tenho q estar preparado... mas já tô economizando a grana pelo tempo e quilometragem, não só pela necessidade na manutenção!

renanperim
20-06-09, 11:28
Mas vc nao ia vender ela?

Mostarda_69
20-06-09, 11:51
Falou bemmm.. ele ia.. segiu nossos conselhos que carro se torna caro pra caramba... ainda mais sendo um usado...

césar... se eu fosse tu trocaria os cabos, e não trocaria só o de vela, caso n esteja com fissuras nem nada.. testa a fuga de energia... cabo da embreagem esquece, o teu eh novo, vela idem.. tensionar, eu n sei se o teu regula automatico ou não.. troca qd tiver dando batida e não tiver regulagem..

mas cuida o que o Furious falou, óleo das bengalas, engraxamento da caixa de direção e da suspensão traseira.

blaugusto
22-06-09, 10:27
Fala César. 60 mil com a Suzi?? Que beleza ein!!!

Faz o seguinte: Essa revisão é bastante importante pra qqr motoca. Leva ela no Maccari que apesar de ele não ser mais autorizado da Suzuki ele trabalhou bastante tempo com a marca.

Ele cobra um pouco mais caro que outras oficinas e qse o mesmo que as autorizadas, mas vale muito a pena.

Um abraço!

blaugusto
22-06-09, 10:30
Fala César. 60 mil com a Suzi?? Que beleza ein!!!

Faz o seguinte: Essa revisão é bastante importante pra qqr motoca. Leva ela no Maccari que apesar de ele não ser mais autorizado da Suzuki ele trabalhou bastante tempo com a marca.

Ele cobra um pouco mais caro que outras oficinas e qse o mesmo que as autorizadas, mas vale muito a pena.

Um abraço!

agm2112
22-06-09, 14:22
Não troque nada a toa... só troque se necessário, caso apresente sinais de desgaste ou defeito. Quem troca peça sem precisar é mecânico de rico.

sandro_ventania
22-06-09, 20:32
Não troque nada a toa... só troque se necessário, caso apresente sinais de desgaste ou defeito. Quem troca peça sem precisar é mecânico de rico.


Assino em baixo e acrescento...mecanico de RICO ou de POBRE burro !!

Furious VIPER
22-06-09, 21:04
Não troque nada a toa... só troque se necessário, caso apresente sinais de desgaste ou defeito. Quem troca peça sem precisar é mecânico de rico.

Melhor trocar antes do tempo e nunca ter imprevistos do q economizar onde não precisa e ficar no meio do caminho, não achas?

agm2112
23-06-09, 09:02
Melhor trocar antes do tempo e nunca ter imprevistos do q economizar onde não precisa e ficar no meio do caminho, não achas?


Não. Prefiro ter a capacidade de avaliar uma peça e saber que ela está em perfeitas condições de rodar ao invés de jogar dinheiro fora. Meu carro tem 437.000km, e muuuitas peças originais. Se eu fosse da sua filosofia, já teria jogado o carro fora 5 vezes. Nesses 437.000km e 17 anos, fiquei na estrada 2 vezes, uma por um rotor quebrado e outra por uma escova de alternador. As duas falhas corrigidas em menos de meia hora.

Troco uma peça quando percebo que ela está com folga, fazendo barulho, vazando, falhando, etc. Trocar só por trocar não faz sentido algum. Não tenho o dom da premonição para saber qual peça e quando a peça vai quebrar, exceto quando explícita no manual. Mesmo assim existem absurdos, como definir a quilometragem para trocar um amortecedor, peça que depende unicamente do uso do veículo ...

blaugusto
23-06-09, 09:20
Eu prefiro não ficar no meio do caminho.

agm2112
23-06-09, 09:36
Eu prefiro não ficar no meio do caminho.


Compra uma moto zero. É bem mais garantido. Mas mesmo assim pode dar azar ...

A melhor maneira de ter certeza de que não vai ficar no meio do caminho, é indo a cavalo. Testados e aprovados a mais de 2000 anos, os cavalos possuem baixa manutenção. Levando um martelo, pregos e ferraduras, a manutenção está completa.

Furious VIPER
23-06-09, 10:17
Não. Prefiro ter a capacidade de avaliar uma peça e saber que ela está em perfeitas condições de rodar ao invés de jogar dinheiro fora. Meu carro tem 437.000km, e muuuitas peças originais. Se eu fosse da sua filosofia, já teria jogado o carro fora 5 vezes. Nesses 437.000km e 17 anos, fiquei na estrada 2 vezes, uma por um rotor quebrado e outra por uma escova de alternador. As duas falhas corrigidas em menos de meia hora.

Troco uma peça quando percebo que ela está com folga, fazendo barulho, vazando, falhando, etc. Trocar só por trocar não faz sentido algum. Não tenho o dom da premonição para saber qual peça e quando a peça vai quebrar, exceto quando explícita no manual. Mesmo assim existem absurdos, como definir a quilometragem para trocar um amortecedor, peça que depende unicamente do uso do veículo ...


Claro... com peças q dependem única e exclusivamente do uso enão da km não tem sentido trocar... concordo contigo.
Agora sobre o risco de ficar no caminho, não ocorreu problema maior, mas imagina q por uma peça q tu economizaste poderias ter ocorrido um problema gigante contigo no meio da estrada.
Fora q com peças sempre tinindo o veículo todo fica melhor... anda melhor, mais liso, freia melhor, amortece melhor... enfim... previne o desgaste prematuro de outras peças em função de algumas q já podem ser trocadas... e em situações extremas (acho q essas ficam definitivamente longe do meu uso e do teu tb) a chance de problema diminui drasticamente!!

agm2112
23-06-09, 10:20
Mas é muita peça ! Não tem como saber qual vai quebrar. Já vi gente estourando corrente de comando com 10.000km, e a minha tem 33.000. Vou trocar mesmo que ela esteja perfeita ?

Mostarda_69
23-06-09, 10:24
Mesmo assim existem absurdos, como definir a quilometragem para trocar um amortecedor, peça que depende unicamente do uso do veículo ...

Ja ouvi dizer que é em media 30milkm. No Corsa durou 37milkm, cidade e muuuuuuuuuuitos buracos. Na S-10 foi trocado na revisão de 165milkm, ja estavam no fim da vida, talvez um pouquinho mais rodassem mas como tava desmontada e ja estava balançando muito compensava. Mas pra qm recomenda 30milkm e durar 165mil.. é uma boa economia..

agm2112
23-06-09, 10:34
Ja ouvi dizer que é em media 30milkm. No Corsa durou 37milkm, cidade e muuuuuuuuuuitos buracos. Na S-10 foi trocado na revisão de 165milkm, ja estavam no fim da vida, talvez um pouquinho mais rodassem mas como tava desmontada e ja estava balançando muito compensava. Mas pra qm recomenda 30milkm e durar 165mil.. é uma boa economia..


Eu rodei 230.000 com um par de Nakata HG, 70% estrada boa. Troquei pq o esquerdo estava rangendo no frio, mas ainda tinha ação. Pelo manual, era pra ter trocado com 30.000. Como é um item de segurança, e 90% dos motoristas nem sabem o que é um amortecedor, a montadora nivela por baixo. Como eu sei identificar perfeitamente quando um amortecedor está "cansado", usei ele até o limite.

Dizem que juntas homocinéticas duram 80.000km. Tem uma no meu carro original ainda. Troquei as outras 3 porque estavam com uma pequena folga.

Furious VIPER
23-06-09, 10:39
Eu rodei 230.000 com um par de Nakata HG, 70% estrada boa. Troquei pq o esquerdo estava rangendo no frio, mas ainda tinha ação. Pelo manual, era pra ter trocado com 30.000. Como é um item de segurança, e 90% dos motoristas nem sabem o que é um amortecedor, a montadora nivela por baixo. Como eu sei identificar perfeitamente quando um amortecedor está "cansado", usei ele até o limite.

Dizem que juntas homocinéticas duram 80.000km. Tem uma no meu carro original ainda. Troquei as outras 3 porque estavam com uma pequena folga.

Eu não sei identificar... por isso prefiro trocar e ficar com a consciência tranquila!! Se de repente tem algum esperto q usa peças recondicionadas e é feliz... por mim td bm.. eu qdo troco é pq não tenho mais interesse em tal peça!!
E posso manter nma boa trocando qdo julgo ou qdo dizem ser necessário!!
De moto eu entendia um pouco mais... de carro to começando... vamos ver como fica!!

agm2112
23-06-09, 10:47
Hum ... estou tendo uma visão ...... hum ..... preciso trocar o rolamento traseiro, pois 3 grãos de areia passaram pelo retentor e contaminaram a graxa .... hum ... mais uma .... a engrenagem da bomba de óleo está com desgaste de 0.03mm acima do limite permitido ... hum ... o retentor da bengala esquerda vai começar a vazar daqui a uma semana .... esse óleo aí .... está levemente contaminado porque o motor passou uma noite afogado .... a lâmpada da seta esquerda .... tem um leve mal-contato que está gerando um desperdício de 330mW, o que fará a bateria durar 3 meses menos .... hum ...... acho que é isso.

http://images.uncyc.org/pt/0/0b/041117_PI_walter_3.jpg

Beto
23-06-09, 18:04
Legal sua preocupação com a sua segurança e a manutenção de sua moto . Eu levaria a um mecanico de confiança e pediria uma geral , mas antes um orçamento do q vai ser feito e se possível acompanhar o serviço (msm sendo de confiança) . Tô fora das "autorizadas" ,....Beto