PDA

Ver Versão Completa : oq as agrales tinham pra compensar o YPVS da yamaha?



marcelofreitas
24-06-09, 21:42
oq a agrale fazia pra destribuir o torque????? :s

chuckzin
24-06-09, 21:56
MOTOR :D

marcelofreitas
24-06-09, 22:18
se é pra rir!
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk kkkkkkkkkk

Ivan RJ
24-06-09, 23:40
Marcelo, as Agrales tinham uma forma curiosa de denominação, por exemplo a Agrale 27.5, tinha, se não me engano 200cc e 27,5CV. E assim por diante, ou seja, MOTORRRRRRRR! Muito MOTORRRRRRRRRRRR!!!
PS: Quanto a Centimetros Cúbicos da 27,5 eu posso confirmar amanhã, pois, tenho um parente que tem uma, é só olhar no motor.

casali
24-06-09, 23:52
é isso Ivan,

Muito MOTORRRRRRRRRRRR!!!

Adriano CG bolinha
24-06-09, 23:56
realmente as agrales tem muiiito tive a oportunidade de pilotar e de comparar junto com a xl que tinha num deu não a agrale acertada é muito forte a que andei era a 27 mesmo agora imagina a 30

Ivan RJ
25-06-09, 00:10
Adriano, não fique triste, não dá nem pra CB400, a XL não daria nem pra saída. E só lembrando ela tem final, também. Eu nunca pilotei a 30.0 Elefantré, mas devia ser um motão. Um grande abraço a todos os irmãos.

ammanzoli
25-06-09, 00:16
o meu pai teve um elefante .. branco com azul .. com aquelas grades de ferro .. axavam linda a moto .. mas ele disse q a moto era muio potente e tal ... mas q vivia dando problemas .. disse q nao tinha um mes q nao dava alguma coisa

Ivan RJ
25-06-09, 00:24
ammanzoli, tenho um conhecido que sempre aparece nos encontros aqui do Rio e tem uma 27.5, faz parte do motoclub eu sozinho, viaja o Brasil todo para encontros e a moto continua inteira apesar de anos de uso, tudo é manutenção e saber mexer na moto, ficar longe de mecânicos. Um grande abraço a todos os irmãos.

ammanzoli
25-06-09, 00:30
ammanzoli, tenho um conhecido que sempre aparece nos encontros aqui do Rio e tem uma 27.5, faz parte do motoclub eu sozinho, viaja o Brasil todo para encontros e a moto continua inteira apesar de anos de uso, tudo é manutenção e saber mexer na moto, ficar longe de mecânicos. Um grande abraço a todos os irmãos.


mas eu vo pergunta para ele quais eram os problemas ... mas pelo q me lembro era caburaço e vazamentos

Guilherme Mcnasty
25-06-09, 14:40
Assim:
A 13,5 tinha 125 cm³, 13,5 cv e refrigeração a ar;
A 16,5 tinha 125 cm³, 16,5 cv e refrigeração líquida;
A 27,5 tinha 200 cm³, 27,5 cv e refrigeração líquida
A 30,0 tinha 200 cm³, 30 cv e refrigeração líquida.
O que vc quier saber é por que mesmo sem nenhuma válvula de escape tipo YPVS ou guilhotina elas eram tão potentes, é isso?
Se for basicamente a resposta é DIAGRAMA DE CILINDRO. Os motores 27,5 e 30,0 eram bem acertados pra alta, na baixa andam muito parecidos com uma dt 200 com a válvula desligada.
Tinham admissão bem preparada, boa carburação janela de escape alta, a única coisa que ajudava um pouco na baixa era a carburação até mesmo um pouco estrangulada pro motor(Dellorto 25 mm) e escapamento com boa progressão de baixa/média. De certa forma acho até estranho um motor desses, desenvolvido pela Cagiva acredito visando as competições(alto regime) andar por aqui com carburação e escape estrangulados. Já vi na net e em provas de velocross por aqui tempos atrás alguns desses motores berrando bonito...

marcelofreitas
25-06-09, 19:47
pena que entraram em extinção, ah se eu tivesse vivido nessa época, ou entaum estivessem peças de reposição qnt ainda tem pras DTs!
abração a todos e obrigado pelas informações!!!!!!!!!

Stone
25-06-09, 20:49
meu antigo mecânico tinha (ou ainda tem, não sei) uma 27.5 amarelo e roza de trilha, se não me engano aquela que tem freio a disco nas duas rodas, só sei que na época ele não trocava ela por nada! ah, e o filho dele tem uma DT200r 97 ou 98 de trilha, comprou ela zerinha e só andou na trilha com ela, muito, mas muito bem cuidada, eles fazem trilha geralmente 1 ou 2 vezes por mês só...

Cassio
26-06-09, 09:36
Só para entendermos melhor o que é o Ypvs e pra que ele serve (o Marcelo visto como fez a pergunta, e os yamaheiros do site devem saber, mas para
aqueles que não sabem aí vai..)
Motores fortes, todos nós sabemos que as 2T andam igual o capeta, mas as grandes potências (lembrando que potência = torque X rpm) são obtidas
geralmente nas faixas altas de rpm.
É difícil conseguir fazer um motor que gire bastante, que tenha ótima potência, e que consiga manter um torque razoável em baixa rotação, e linearidade
na transição de baixa pra alta rotação.
Os escapamentos de motos 2T são projetados com objetivos específicos, pois as características da reação de um motor 2T dependem diretamente das
características do escape. Qto maior a restrição à saída dos gases = maior torque e menos giro (velocidade) final do motor, qto menor a restrição menos
torque e mais giro. Então os engenheiros projetam um escape 2T de forma que a moto fique forte (com final e torque em alta), e ao mesmo tempo tenha
o melhor torque e linearidade em baixa. Para isso os da Yamaha inventaram uma forma dinâmica de fazer isso durante o funcionamento do motor, através
do Ypvs conseguem variar a restrição à saída dos gases, de forma que em baixa rotação as motos tenham um torque melhorzinho.

Eu não entendo muito de mecânica, mas acho que nos motores que não possuem mecanismos como o Ypvs, além do projeto do cilindro os escapes tem
fundamental importância para manter regime de baixa satisfatório para uma moto rodar na cidade.
Para conseguir melhorar em baixa, é preciso sacrificar um pouco a alta, não tem jeito.. ou o sujeito vai e coloca um escape que seja esportivo (como nas
motos de competição, e ganha muito em alta mas fica com baixa instável e por aí vai..
A própria Yamaha tem motos sem Ypvs, e aqueles que conhecem podem dizer melhor do que eu. A DT180 requer arrancar e andar mais em alta rotação
do que uma DT200 por exemplo.
Acho que o tal energy induction que eu não sei direito o que é, tem função de melhorar nesse sentido também. Aí quem conhece melhor o que é esse sistema
pode dizer melhor.

marcelofreitas
26-06-09, 10:53
bem é o seguinte naum entendo bem de mecanica, mas oq me explicaram é que esse energy induction(YEIS ou ar induction) da DT 180 foi feito pra melhorar o desempenho da moto em alta(o inverso da DT 200, YPVS) pois ela foi projetada com uma dinamica pra ter boa potencia em baixa.
naum sei se é verdade, se alguem puder corrigir ou confirmar, agradecemos, abraço a todos!

ricardopmax
26-06-09, 16:27
tive as 3, a 16.5 a 27,5 pra trilha, e a 30.0 elefante, azul e branca, era o auge dessas motos, a 30.0 era um cavalo branco, segundo uma antiga namorada... mas como ja disseram a 30.0 dava trabalho mesmo, a minha era a parte de baixo, nao sei por q cargas dagua a ***** vivia dando problema. agora a 27 e a 16.5 era só alegria. fazia trilha com a 27.5, era forte demais, dtzinha ficava no chinelo, compensação ela era muito pesada, akele motor numa cr era o bixo. valeu.

chuckzin
26-06-09, 22:16
se é pra rir!
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk kkkkkkkkkk


Desculpa se suou como satira de sua pergunta, mas como pode ver nas respostas, realmente as Agrales tinham o MOTOR como grande diferencial.

Tive oportunidade de andar com uma 27,5 original, um trator de duas rodas, isso que como ja foi dito antes, éram limitadas pela carburação e escapamento.

Um motor de regime alto, rendia boas levantadas, mesmo em marchas como segunda e terceira, o unico mal realmente era o peso, que por ser uma moto alta, o seu peso maior se concentra muito acima do eixo das rodas, deixando ela com impressão de muito, mas muito mais pesada.

marcelofreitas
26-06-09, 22:45
tranquilo..... abraço!